Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 29 de maio de 2014

Receita de suco anticãibras: laranja e melão

Foto: Reprodução
As cãibras musculares são movimentos involuntários dos músculos que provocam dores intensas
 
Afetando geralmente os membros inferiores, como coxa e panturrilhas, elas são causadas pela sobrecarga do músculo, desidratação ou ausência de minerais como cálcio e potássio.
 
Uma boa forma de evitá-las é através do consumo de frutas, sendo a laranja uma das melhores escolhas.
 
Por ser ótima fonte de potássio, sódio e cálcio, a laranja é um excelente alimento para ser ingerido antes e durante as atividades físicas.
 
Uma boa escolha é o suco dessa fruta, que alia suas propriedades ao fator da hidratação.
 
É importante que o consumo seja imediato, já que muitas das propriedades se perdem com o tempo de armazenamento.
 
Além de ser uma aliada contra as cãibras, a laranja tem propriedades que ajudam a prevenir doenças como pedra nos rins e infecções virais.
 
Já o chá feito com suas cascas é ótimo para combater enxaquecas e reduzir o colesterol. Vale ressaltar que os alimentos têm ação preventiva.
 
É necessário estabelecer uma rotina de consumo que permita a reposição desses sais minerais e não somente seu uso para efeito imediato.
 
O suco de laranja, quando consumido diariamente, traz benefícios que não se limitam apenas às cãibras.
 
Pela grande presença de vitamina C, já é um velho conhecido no combate a gripes e resfriados.
 
Além de uma alimentação rica, para evitar cãibras é essencial o uso de bons equipamentos como tênis para corrida e roupas adequadas, além de fazer alongamentos antes das práticas esportivas.
 
O suco de laranja pode ser feito sem espremê-las, utilizando toda a fruta no liquidificador. Dessa forma, é possível aproveitar todas as propriedades, sem perder as fibras contidas nela e ainda facilitar o trabalho.
 
Vamos ensinar uma receita fácil e prática que pode ser feita todo dia no café da manhã: o suco anticãibras de laranja e melão.
 
O melão, assim como a laranja, é uma rica fonte de potássio, mineral que contribui para garantir uma ótima contração muscular e assim diminuir a incidência das cãibras.
 
Aqui vai a receita:
 
Ingredientes
1 laranja descascada e sem sementes 2 fatias de melão Algumas folhas de hortelã a gosto
 
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco cremoso e homogêneo.
 
As folhas de hortelã podem ser adicionadas dependendo do gosto de cada um, elas dão um toque refrescante ao suco.
 
A Cura Pela Natureza

Sarampo e meningite podem aumentar com chegada de turistas

Marina Marquez/R7
Casos de sarampo e meningite podem aumentar durante a Copa
Outra preocupação dos médicos é uma doença similar à dengue chamada de chikungunya
 
Com incidência estável na maior parte do Brasil, o sarampo e a meningite podem ter o número de casos aumentados no País com a chegada dos cerca de 600 mil turistas que são esperados para a Copa do Mundo. Essas são as duas doenças que têm os maiores riscos de alta durante o evento, segundo o presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Renato Kfouri.
 
— Não temos tanto sarampo no Brasil, mas a Europa ainda vive surtos. O risco é maior para crianças menores de um ano, que, nessa faixa etária, ainda não foram vacinadas, e em regiões com baixa cobertura da vacina.
 
Quanto à meningite, o problema está no fato de que a vacina aplicada na rede pública brasileira protege apenas contra o tipo mais comum no País.
 
— Há outros tipos que circulam em outros países e que podem ser trazidos com os turistas.
 
Outra preocupação dos médicos é uma doença similar à dengue, chamada de chikungunya, comum no Sudeste Asiático e introduzida há pouco tempo na América Central. Ela nunca foi notificada no Brasil, mas pode ocorrer porque é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue.
 
— Os sintomas são bem parecidos aos da dengue, mas o índice de complicações dessa doença, porém, é maior.

Kfouri recomenda aos brasileiros que atualizem o quanto antes as vacinas obrigatórias e fiquem alertas para outras medidas que diminuem o risco de transmissão de doenças, como usar repelente, evitar grandes aglomerações, lavar bem as mãos e ficar atento à procedência da água e dos alimentos consumidos.
 
R7

A cada 2 minutos uma criança morre por falta de banheiros, alerta ONU

Thinkstock
A cada 2 minutos uma criança morre por falta de banheiros,
alerta ONU
Atualmente, 15% da população mundial se vê obrigada a defecar ao ar livre
 
A cada dois minutos e meio uma criança morre no mundo devido aos problemas de saúde pública gerados pela falta de banheiros, o que obriga milhões de pessoas a defecarem ao ar livre, alertou nesta quarta-feira (28) o subsecretário-geral das Nações Unidas, Jan Eliasson.
 
A falta de banheiros às vezes não é percebida como um problema, mas tem um "terrível impacto na saúde", acrescentou Eliasson no lançamento na sede das Nações Unidas de uma campanha sanitária para que o mundo todo tenha e use esse tipo de instalação.
 
Atualmente, 1 bilhão de pessoas, ou 15% da população mundial, se veem obrigados a defecar ao ar livre. No entanto, se se conseguisse acabar com a prática, as mortes por casos de diarreia em crianças menores de cinco anos diminuiriam 36% em relação ao número atual, ressaltou Eliasson.
 
As mortes, as doenças e a perda de produtividade implicam um custo de US$ 260 bilhões por ano, segundo os dados que Eliasson revelou durante a conferência. "Por isso agora é a hora de falar de forma aberta sobre a defecação ao ar livre e conseguir que o problema acabe", acrescentou o responsável das Nações Unidas ao explicar que a campanha de saúde busca "romper o silêncio" e o "embaraço" que ainda cerca esse tema.
 
Embora o fim da defecação ao ar livre possa parecer algo sem importância, é uma questão muito importante, já que pode fazer diminuir a mortalidade infantil e juvenil, melhorar a saúde geral, a educação e a produtividade através de um projeto "concreto e específico", ressaltou Eliasson.
 
Um dos objetivos-chave desta campanha lançada hoje é "romper o silêncio" que ainda existe em relação ao tema e se apoiar em líderes comunitários e políticos em "nível local" para que conheçam e se conscientizem sobre o problema.
 
Mark Néon, representante permanente adjunto de Cingapura nas Nações Unidas, ressaltou por sua vez que "a falta de informação e os tabus" em relação a esse tema têm terríveis consequências que quase não são conhecidas devido ao "silêncio" que ainda existe sobre o tema da defecação.
 
― Por exemplo, cada vez que uma mulher defeca ao ar livre pode ser estuprada, e muitas adolescentes abandonam o colégio por não ter um banheiro para usar quando passam a menstruar.
 
O representante também insistiu que, apesar de nas últimas décadas o número de pessoas sem latrinas ou banheiros ter diminuído no mundo todo, "ainda há muito a fazer". 
 
Efe / R7

Prefeitura de Ribeirão Preto afasta médicos por falha

Divulgação/Agência Brasília
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto afastou nesta
quarta-feira (28) os médicos envolvidos no atendimento a uma
adolescente de 16 anos que acabou morrendo
Gabriela Zafra faleceu com suspeita de meningite em uma UPA após ser atendida cinco vezes
 
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto afastou nesta quarta-feira (28) os médicos envolvidos no atendimento a uma adolescente de 16 anos que acabou morrendo. Gabriela Zafra faleceu com suspeita de meningite em uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) após ser atendida cinco vezes em três postos da rede pública de saúde da cidade do interior paulista.

De acordo com o secretário Stênio Miranda, "a medida tomada é uma resposta à família e à população". A garota sofreu uma parada cardíaca e morreu na madrugada do dia 16 de maio, ocasião em que, sem que fosse pedido qualquer exame, teve seu caso sendo diagnosticado como intoxicação alimentar, virose, torcicolo e até caxumba.

― O diagnóstico de meningite não é difícil, uma vez que há sintomas que se manifestam como dor de cabeça e vômito.
 
Sem contar a investigação interna que foi aberta pela prefeitura, o caso também é apurado pela Polícia Civil, Ministério Público e Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo).
 
Procedimento
Na Secretaria de Saúde, uma comissão apura como foi o atendimento todas as vezes em que Gabriela procurou a rede pública. Para isso, o prontuário da paciente está sendo levantado e será analisado. A morte da jovem foi objeto de protesto na sexta-feira (23) em frente à prefeitura.
 
Questionado pelos vereadores sobre a situação do setor de saúde em Ribeirão Preto, o secretário da pasta alegou que "faltam médicos para atender à demanda de pacientes". Miranda foi sabatinado por mais de duas horas na sessão desta terça-feira (27).
 
R7

Conheça a diferença entre os sintomas da gripe e da dengue

Agência Brasília/Divulgação
Vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito
 Aedes aegypti e só acontece durante o dia
Segundo especialistas, dores no corpo e febre podem ser indicadores das duas doenças
 
Mais de 54 mil casos de dengue foram registrados em São Paulo nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Por ser uma doença que causa muito mal-estar, as pessoas tendem a associar dores no corpo e febre à dengue, mas, algumas vezes, esses sintomas podem ser apenas uma gripe.
 
Segundo especialistas, os sintomas da gripe e da dengue podem se confundir por se tratarem de uma doença viral. Febre alta, dores nas articulações e músculos e cansaço são comuns às duas doenças, mas outros sintomas podem diferenciá-las.
 
A maior diferença entre as doenças é que na dengue não há tosse, dor de garganta ou espirros. O paciente infectado pelo vírus da dengue apresenta, além dos sintomas comuns às duas doenças, dor no fundo dos olhos e vermelhidão no peito. Enquanto o paciente infectado pelo vírus da gripe tem a traqueia e os pulmões como áreas mais atingidas.
 
Segundo o infectologista Paulo Olzom, para evitar complicações nas duas doenças, é recomendado que a pessoa procure atendimento médico logo no início dos sintomas, já que o diagnóstico da dengue clássica na fase aguda é apenas clinico.
 
― O organismo começa a produzir anticorpo contra o vírus e vai poder ser detectado após dez ou 14 dias do contágio. Por isso, o exame tem que ser refeito depois de duas semanas para confirmar o caso.
 
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e só acontece durante o dia. Ainda não existem medicamentos específicos contra a doença, por isso, a saída para amenizar os sintomas é tomar muito líquido para evitar a desidratação e tomar medicamentos para amenizar a febre.

Assista ao vídeo:



 
 
 
R7 / G1

Grávidas devem evitar escova progressiva e tintura; saiba o que pode

Você está grávida? Muitas dúvidas passam pela sua cabeça, não é mesmo? Entender o que pode prejudicar o desenvolvimento da criança e da própria gestante é realmente um desafio. Para
dificultar ainda mais, diversos mitos sobre produtos e tratamentos colocam em
dúvida o que pode ou não ser utilizado durante a gestação. 

  
A médica Rosiane Mattar, membro
da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), explica
quais são as principais recomendações médicas e como agir diante das mudanças que
ocorrem no corpo das mamães.Veja nas próximas legendas o que fazer!
Foto: Reprodução/Thinkstock
Saiba o que pode e o que deve ser evitado  durante a gravidez
Especialista esclarece as principais dúvidas sobre a primeira gestação
 
Você está grávida? Muitas dúvidas passam pela sua cabeça, não é mesmo? Entender o que pode prejudicar o desenvolvimento da criança e da própria gestante é realmente um desafio. Para dificultar ainda mais, diversos mitos sobre produtos e tratamentos colocam em dúvida o que pode ou não ser utilizado durante a gestação.    

A médica Rosiane Mattar, membro da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), explica quais são as principais recomendações médicas e como agir diante das mudanças que ocorrem no corpo das mamães.
 
Devo mudar meu dia a dia? 
Antigamente, as gestantes evitavam realizar as tarefas do dia. Mas uma gravidez saudável pode ser levada adiante cumprindo todas as tarefas diárias, desde que não haja nenhum excesso.

No entanto, alguns hábitos, como dirigir, devem ser feitos com mais cautela, considerando as mudanças no corpo da futura mãe, que levam a diminuição do reflexo.
 
Posso realizar tratamentos de beleza?
As primeiras 12 semanas de gestação são delicadas para a formação do feto e, por isso, devem evitar procedimentos como tingimento do cabelo. Devido a maior sensibilidade da pele, alguns outros produtos e tratamentos podem incomodar e causar alergias, como cremes e clareamentos.

― As escovas progressivas também estão riscadas da lista, pois nem todos os componentes de sua fórmula são conhecidos ou têm sua segurança atestada na gestação.

Em caso de dúvida, a avaliação deve ser feita sempre por um médico, apoiada na classificação de risco da agência americana FDA (Food and Drug Administration).
 
Posso viajar grávida?
De carro, ônibus ou avião, viajar é sempre muito cansativo, o corpo fica muito tempo na mesma posição e a ansiedade também pode atrapalhar.

― Na gravidez, os problemas podem se acentuar, ocasionando em inchaços e até mesmo em trombose, durante ou logo após o fim da viagem. Mas com os cuidados certos, é possível enfrentar uma viagem até 32ª semana de gestação. Depois disso, é melhor aguardar o nascimento do bebê

Para as mamães que estão pensando em tirar férias, paradas a cada hora para esticar as pernas ajudam na circulação e a ingestão de líquidos também colabora para a diminuição dos enjoos. Além disso, é importante uma consulta ao médico para confirmar que não há restrições para a viagem.
 
Posso ingerir bebidas alcoólicas? 
Não. A SAF (Síndrome Alcoólica Fetal) pode levar à malformação causada pela ingestão de álcool no período da gravidez.

― Não podemos recomendar nenhuma quantidade como sendo segura, pois não existem pesquisas que comprovem a reação inócua do álcool para o desenvolvimento do bebê.
 
Posso continuar a praticar exercícios físicos?
O exercício é recomendado em todas as fases da vida, respeitando sempre os limites do corpo. No período da gravidez, a mulher fica mais exposta a traumas, por causa da alteração no peso e no equilíbrio. Devido a isso, os esportes devem ser executados com moderação, de intensidade leve ou média, e que não ofereçam risco de queda. Boas alternativas são a ioga e a caminhada.
 
Fique longe do cigarro! 
Para as mulheres fumantes, deve ser mantida restrição total. É importante lembrar que os adesivos de nicotina, constantemente utilizados na tentativa de abandonar o tabagismo, também contém a nicotina, ainda que em menor quantidade, sendo prejudicial ao bebê.
 
Devo mudar minha alimentação? 
Toda gestante dever ser acompanhada por um nutricionista para adequar suas necessidades nutricionais ao período gestacional.

― Além de tomar cuidados com a procedência e higienização dos alimentos, algumas medidas, em pacientes suscetíveis, como evitar carnes cruas, podem colaborar para evitar a contaminação por bactérias e parasitas, como a toxoplasmose.

A doença transmitida pelos gatos, também pode ser transportada por verduras mal lavadas e carnes infectadas. Algumas pessoas são consideradas mais suscetíveis ao contágio e devem ter cuidado redobrado.
 
Saúde bucal 
Na gestação algumas mudanças na dieta, diminuindo os espaços entre uma refeição e outra, e o aparecimento da gengivite fisiológica, que proporciona um aumento da gengiva, podem acarretar em placas causadoras de cáries, principalmente em mulheres que utilizam aparelhos ortodônticos.

― Os aparelhos podem ser utilizados normalmente durante o período gestacional, mas como dificultam a limpeza requerem maior atenção na escovação e no uso do fio dental. A higiene bucal deve ser realizada diariamente para evitar futuros problemas.

R7

Prefeitura de Rio Branco - AC abre vagas para médicos

A Prefeitura de Rio Branco, no Acre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tornou público o edital SEMSA nº 01/2014 de concurso público simplificado, objetivando a contratação de médicos por tempo determinado para compor a equipe das unidades básicas de saúde. O certame será executado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco - SEMSA.

São oferecidas 22 vagas na função de Médico Clinico Geral, os candidatos aprovados exercerão a profissão com a carga horária de 40 horas semanais, e receberão o salário de R$ 1.865,16, mais gratificação de R$ 4.500,00.

As inscrições devem ser realizadas em horário comercial, no período de 26 a 30 de maio de 2014, no Departamento de Gestão de pessoas da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, sito à Avenida Ceará nº 3.367 - Bairro Abrão Alab, não será cobrado taxa de inscrição.

Para se inscrever o candidato tem que preencher a ficha de inscrição que está disponível no site (www.pmrb.ac.gov.br).

Os candidatos serão avaliados por prova de Títulos, Curriculum Vitae que deverá ser entregue junto com os títulos no ato da inscrição. O resultado final será divulgado no Departamento de Gestão de Pessoas da SEMSA, no Diário Oficial do Estado e no site oficial da Prefeitura de Rio Branco, datas à divulgar.

O certame terá validade de um ano e pode ser prorrogado por mais um ano.

Marinha do Brasil lança concurso para o Colégio Naval

A Marinha do Brasil, por meio da sua Diretoria de Ensino (DEnsM) está realizando concurso público de admissão ao Colégio Naval (CPACN), destinado ao preenchimento de 230 vagas.
 
As inscrições estão previstas para acontecer de 09 de junho a 28 de julho de 2014. Os candidatos deverão acessar os endereços www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou se dirigir a um dos locais de inscrição listados no edital.
 
As provas escritas serão aplicadas em endereço, data e horários a serem ainda definidos. A partir de 05 de novembro de 2014 será divulgada a lista dos candidatos aprovados nas provas escritas e chamados para a realização dos Eventos Complementares do certame.
 
Para conferir o edital completo, acesse www.ensino.mar.mil.br ou, www.ingressonamarinha.mar.mil.br. O documento resumido também foi publicado no Diário Oficial da União em 28 de maio de 2014.

Prefeitura de Coronel Pacheco - MG abre concurso público

A Prefeitura de Coronel Pacheco, no estado de Minas Gerais, divulgou edital de concurso público n° 01/2014 que será executado pela empresa Reis & Reis Auditores Associados. São ofertadas 74 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

De acordo com o edital, 07 são reservadas para pessoas com necessidades especiais. Os salários oferecidos variam de R$ 724,00 a R$ 2.900,00 de acordo com o nível de escolaridade e jornada de trabalho, que poderá ser de 12, 18, 30, 40 ou 44 horas semanais.

Cargos
- Alfabetizado: Operário, Servente Escolar, Rondante, Pintor, Zelador  e Pedreiro;

- Nível Fundamental: Auxiliar de Biblioteca, Recepcionista, Auxiliar de Serviços, Fiscal Sanitário, Motorista e Operador de Máquina;

- Nível Médio/Técnico: Instrutor de Informática, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviço de Saúde, Inspetor de Alunos, Técnico em Enfermagem e Técnico em Farmácia;
- Magistério Superior/Pedagogia - Professor P-IA - Educação Infantil, Professor - Uso Biblioteca e Professor P-IB - Anos Iniciais de 1º ao 5º Ano;

- Nível Superior: Médico, Enfermeiro, Farmacêutico, Professor P-III - 6º ao 9º Ano e Supervisor Escolar P-II.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições entre os dias 28 de julho e 26 de agosto de 2014, pelo site www.reisauditores.com.br ou, pessoalmente, das 8h às 11h e das 13h às 17h, no prédio do Conselho Tutelar/Polícia Militar (Praça Comendador Carlos Chagas, nº 55, Centro). A taxa custa de R$ 36,00 a R$ 100,00 conforme a função.

Provas
Haverá prova objetiva para todos os participantes, além de prova de redação para Professores e Supervisor Escolar e prova prática para Motorista e Operador de Máquina.
 
As provas objetivas de múltipla escolha e prova de redação serão realizadas provavelmente no dia 28 de setembro de 2014, no Município de Coronel Pacheco/MG e no Município de Goianá/MG (caso a quantidade de candidatos for superior a 400 candidatos), em locais e horários que serão divulgados no dia 22 de setembro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco/MG e no site www.reisauditores.com.br.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Nova Trento - SC divulga edital da seleção 006/2014

A Prefeitura de Nova Trento, cidade localizada a 80 km de Florianópolis, em Santa Catarina, abre inscrições para realização do processo seletivo nº. 06/2014,  destinado à contratação de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A seleção oferece 37 vagas de trabalho, por salários que podem chegar a R$ 5.909,58, mais abono, variável de acordo com o cargo ocupado.
 
Cargos: Assistente Social, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Médicos de várias especialidades, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Enfermeiro, Estagiário – para atuar na Delegacia Polícia Municipal, Fiscal de Obras, Técnico de Enfermagem, Professor de Bandas e Fanfarra, Motorista, Operador de Máquinas e Auxiliar de Serviços Gerais. 
 
As inscrições serão recebidas no período de 02 a 27 de junho de 2014, no horário das 08h30 às 17h no prédio da prefeitura Municipal de Nova Trento, situada na Rua Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento/SC.
 
No ato da inscrição o candidato deverá fornecer cópias dos documentos a seguir:
  • Carteira de Identidade;
  • Cartão do CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (masculinos);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Atestado de Frequência (para os cargos de Estagiário);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Diploma de Conclusão do Ensino Superior;
  • Diplomas/Certificados de Pós-Graduação: stricto sensu (doutorado), stricto sensu (mestrado), lato sensu ou especialização.
A seleção dos candidatos se efetivará mediante processo específico que se constituirá em prova objetiva para todos, prova prática e prova de títulos para algumas vagas oferecidas.
 
As provas objetivas serão realizadas por todos os candidatos inscritos no dia 06 de julho do presente ano, na Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, na Rua Francisco Dalsenter, nº 36, Bairro Trinta Réis, no Município de Nova Trento/SC.
 
A validade do processo seletivo será de dois meses.
 
O edital encontra-se publicado no site da Prefeitura de Nova Trento (http://www.novatrento.sc.gov.br/)

Prefeitura de Santo Inácio do Piauí - PI realiza processo seletivo

A Prefeitura de Santo Inácio do Piauí, no estado do Piauí, abriu edital de processo seletivo nº 001/2014, destinado ao provimento de 35 vagas para contratações imediatas, nos cargos da administração pública. As oportunidades são para profissionais de níveis médio e superior, por remuneração variada de R$ 724,00 a R$ 2.500,00, por jornada desempenhada de 20 horas semanais.
O teste seletivo será coordenado pela CONSEP - Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda.

As chances são para as funções de Monitor no Programa PROJOVEM; Monitor no Programa PETI; Operador de Sistema do Bolsa Família; Agente Administrativo; Professor de Educação Infantil e Professor de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental; Professor do EJA; Professor de Educação Física; Assistente Social; Psicólogo; Nutricionista; Bioquímico; Técnico em Saúde Bucal; Cirurgião-Dentista; Fisioterapeuta; Assistente Social; Motorista de Ambulância; Técnico em Enfermagem; Engenheiro Civil e Médico.

As inscrições deverão ser efetuadas nos dias 2 e 3 de junho de 2014, no Espaço da Cidadania, localizado na Rua Marcos Parente, próximo a Secretaria de Assistência Social, das 8h às 12h. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 30,00 de acordo com o emprego escolhido.
 
O certame será constituído de Análise Curricular, eliminatória e classificatória, aplicada a todas as funções.

O prazo do validade do teste será de 1 ano, a contar da data de sua homologado, podendo ser renovado por igual período, mediante ato do Poder Executivo, observada a conveniência e oportunidade da Administração.

Prefeitura de Vitória - ES abre vagas para médicos

A Prefeitura de Vitória, no estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Administração - SEMAD divulgou extrato do edital nº. 008/2014 para a realização de processo seletivo em caráter urgente, concernente à contratação temporária de profissionais na função de Médico (Alergista, Angiologista, Cirurgião Geral, Clínico Diarista, Clínico Plantonista, Gastroenterologista, Ginecologista, Infectologista, Neurologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra Diarista, Pediatra Plantonista, Pneumologista, Proctologista, PSF, Psiquiatra e Urologista).
 
A inscrição será realizada exclusivamente no site www.vitoria.es.gov.br/processos-seletivos, disponível a partir das 08h do dia 02 até 09 de junho de 2014, considerando o horário oficial de Brasília/DF. A entrega da Documentação Comprobatória será nos dias 10 e/ou 11 de junho de 2014, das 09h às 17h, no Posto de Atendimento (Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde - próximo ao Hospital São Lucas - situado na Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1.185, Forte São João/Beira Mar - Vitória/ES).
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Poderes do Estado, edição de 28 de maio de 2014, pág. 19.

Prefeitura de Camboriú - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Camboriú, no estado de Santa Catarina, publicou editais n°s 07 e 08/2014 de processo seletivo, destinados ao provimento de 74 vagas e à formação de Cadastro Reserva (CR) para profissionais da saúde. As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 884,84 a R$ 7.893,46 em jornadas de 40 horas semanais.

O edital n° 07/2014, oferece vagas para a função de Agente de Endemia. Já o edital n° 08/2014, as chances são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico de Enfermagem e Médico.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 13 de junho de 2014, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Departamento de Recursos Humanos (Rua Porto Alegre, nº 698, Centro). As inscrições serão efetivadas mediante a entrega dos documentos exigidos nos editais.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de entrevista coletiva, prova escrita e análise de currículo. A primeira etapa está prevista para 24 de junho de 2014, às 18h30, na Escola Básica Municipal Arthur Sichmann, situada na Rua Matias Faqueti, sem número, Centro.

Os certames terão validade de 01 ano e podem ser prorrogados uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Naviraí - MS abre processo seletivo

Divulgado o edital nº. 01/2014 para a realização de processo seletivo, da Prefeitura de Naviraí, no Estado de Mato Grosso do Sul. A seleção visa à contratação de profissionais de níveis médio e superior, por prazo determinado, nas funções de Odontólogo II (2) e Auxiliar em Saúde Bucal (1) para atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF).  A remuneração pode chegar a R$ 3.452,24.
 
As inscrições serão recebidas de forma gratuita na Gerência Municipal de Saúde, na sala de Saúde Bucal, situada na Avenida Amélia Fukuda nº 100, centro, Naviraí - MS, nos dias 29 e 30 de maio de 2014, nos horários de 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar: Ficha de inscrição disponibilizada no ato, pela Comissão, devidamente preenchida e assinada; Cópia autenticada de documento de identidade oficial com foto; Cópia do CPF e Cédula de identidade do CRO, com apresentação do original; Prova de quitação das obrigações militares e eleitorais, compreendendo-se, neste último, cópia autenticada do título eleitoral e do comprovante da última eleição ou certidão de quitação eleitoral obtida no site do TSE.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de entrevista, prova de títulos e análise de currículo.
 
Os locais e horários de realização da entrevista constarão em edital específico que será publicado no órgão oficial de imprensa do município, no painel de publicações oficiais da Prefeitura Municipal e no mural da Gerência Municipal de Saúde.
 
O processo seletivo será válido pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, de 28 de maio de 2014, pág. 30 a 33.

UEA abre concurso público com vagas para professor

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abriu edital de concurso público n° 06/2014 para provimento de cargos de professor com titulação de Mestre e Doutor. O edital oferece um total de 10 vagas nas áreas de Licenciatura em Letras, Estatística, Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Zoologia e Química. Os salários variam de R$ 5.940,02 a R$ 7.897,29.

As inscrições deverão ser feitas no período de 23 de junho a 25 de julho de 2014, na Escola Normal Superior (ENS), localizada na Avenida Djalma Batista, nº 2470, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Os candidatos aprovados atuarão em Manaus e, mais especificamente, na ENS. A taxa de inscrição é de R$ 220 ou R$ 250.

Segundo o edital, as provas serão realizadas em Manaus, provavelmente nos dias 09, 16, 23 e 30 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados oportunamente.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial do Estado do Amazonas, podendo ser prorrogado, por igual período, no interesse da Instituição.

UEA abre edital de processo seletivo

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou edital de processo seletivo n° 70/2014 para provimento de cargos de professor com titulação de Mestre e Doutor. Serão distribuídas 17 vagas, por salários de até R$ 8.847.27.

A inscrição deverá ser efetuada, até o dia 10 de junho de 2014, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Escola Superior de Ciências da Saúde - ESA, sala da Coordenação de Medicina - 4º andar, localizada na Av. Carvalho Leal, 1777 - Cachoeirinha - Manaus - AM. Não será cobrado qualquer valor a título de inscrição.
 
A avaliação dos candidatos consistirá de duas etapas:

Etapa I - Análise Documental (eliminatória) e Curricular (classificatória), que está prevista para o dia 11 de junho de 2014;
 
Etapa II - Prova Didática (eliminatória/classificatória), que provavelmente será realizada dia 27 de junho de 2014

A divulgação dos resultados está previsto para dia 30 de junho de 2014.

O prazo de validade do processo seletivo será de 2 anos após a publicação da portaria de homologação.

Concurso Prefeitura de Paineiras - MG

A Prefeitura de Paineiras, no estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público n° 001/2014, para o preenchimento de 74 vagas, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.438,00, por carga horária de 20 a 40 horas semanais. O certame será realizado por meio da empresa POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis.

As vagas são para os empregos de Agente Epidemiológico, Almoxarife, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Barqueiro, Coveiro, Enfermeiro, Especialista em Educação, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Professor da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Vigilante.

As inscrições serão realizadas até 19 de junho de 2014, na sede da Prefeitura Municipal, exceto sábados, domingos e feriados de 8h ás 11h e 13h às 16h e via internet pelo site endereço eletrônico da empresa organizadora: www.polisauditoria.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 140,00.

A realização da prova objetiva de múltipla escolha para todos os cargos está prevista para 27 de julho de 2014. Os locais e horários da avaliação serão divulgados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da empresa organizadora: www.polisauditoria.com.br. O gabarito será divulgado na data provável de 29 de julho de 2014, às 16 horas.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Irapuru (SP) abre concurso público

A Prefeitura de Irapuru, no estado de São Paulo, lançou edital nº 03/2014 de concurso público para o preenchimento de 07 vagas distribuídas nos cargos de Braçal, Agente Comunitário de Saúde, Fonoaudiólogo e Engenheiro Civil (Ensino Fundamental, médio e superior). Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 1.640,00, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
A Organização, a aplicação e a correção do concurso público serão de responsabilidade da QUÂNTICO – Assessoria e Prestação de Serviços Públicos.
 
As inscrições podem ser realizadas até às 22h de 08 de junho de 2014, através do endereço eletrônico www.quanticoconcursos.com.br. As taxas de inscrição variam de R$ 33,00 a R$ 53,00.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente em 13 de julho de 2014, em dois períodos e em locais e horários a serem divulgados através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br e www.irapuru,sp,gov.br, no Saguão da Prefeitura e também em Jornal de circulação local.

O gabarito está previsto para ser divulgado dia 15 de julho de 2014 nos sites www.quanticoconcursos.com.br e www.irapuru,sp,gov.br, e no saguão (mural) da Prefeitura e em Jornal de circulação local.

A classificação geral sairá no dia 25 de julho de 2014, através dos Sites: www.quanticoconcursos.com.br e www.irapuru,sp,gov.br, em Jornal de circulação local e no saguão da Prefeitura.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Irapuru.

Concurso Prefeitura de Inúbia Paulista - SP

A Prefeitura de Inúbia Paulista, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 01/2014, com a finalidade de preencher 06 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.731,90, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e a correção do concurso público serão de responsabilidade da Quântico – Assessoria e Prestação de Serviços Públicos. As chances são para as funções de servidor braçal, auxiliar de pedreiro, pedreiro, mecânico, motorista II e médico.
 
As inscrições serão realizadas até 06 de junho de 2014, na Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista (Setor de Protocolo), das 09h às 11h e das 13h às 15h. Os candidatos podem ser inscrever também pelo site www.quanticoconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 65,00 de acordo com o emprego escolhido.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente em 13 de julho de 2014, às 9h, em local a ser divulgado através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br, www.inubiapaulista.sp.gov.br e também no saguão da Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista.

Já a prova prática (2ª Fase) será realizada no dia 10 de agosto de 201,  em local e horário a serem divulgados através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br, www.inubiapaulista.sp.gov.br e no saguão da Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista.

O gabarito da prova objetiva será publicado nos sites www.quanticoconcursos.com.br, www.inubiapaulista.sp.gov.br, em Jornal de Circulação Local e no saguão da Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista, em 15 de julho de 2014.

A classificação geral será publicada no dia 25 de julho de 2014 através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br, www.inubiapaulista.sp.gov.br, em Jornal de Circulação Local e no saguão da Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista.

CETAM abre concurso público com 125 vagas

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) lançou o edital nº 001/2014 que rege as condições de realização de concurso público para preenchimento de 125 cargos. O certame, que será executado pela Fundação Carlos Chagas - FCC, abre oportunidades para candidatos dos níveis Médio, Técnico e Superior, para lotação em Manaus, Itacoatiara, Tabatinga e Tefé. Os rendimentos dos contratados poderá chegar a até R$ 3.730,60.
 
Cargos
Analista Técnico Educacional, com formação em áreas como Administração, Biblioteconomia, Agronomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Estatística, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia da Informação e Turismo; Assistente Técnico Educacional (áreas de Administração, Ciências Contábeis) e Técnico de Tecnologia da informação.
 
Inscrições e Provas
As inscrições serão realizadas de 19 de maio a 13 de junho de 2014 exclusivamente pela internet (www.concursosfcc.com.br), mediante o pagamento de taxa que pode custar de R$ 40 a R$ 80, dependendo do cargo escolhido.
 
As provas serão aplicadas nos municípios de Manaus, Itacoatiara, Tabatinga e Tefé, provavelmente no dia 03 de agosto de 2014. Também haverá prova de títulos para todas as especialidades do cargo de Analista Técnico Educacional, conforme os critérios expostos no edital.
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado.
 
O edital completo e demais atualizações estarão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas.

Processo seletivo da Prefeitura de Boa Saúde - RN está suspenso

A Prefeitura Municipal de Boa Saúde, no Rio Grande do Norte, divulgou portaria em que resolve suspender, temporariamente, o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de pessoal, prevista no edital n. 001/2014.
 
A suspensão do processo seletivo, de acordo com a portaria assinada pelo prefeito, se tornou necessária para que sejam feitas correções no edital e ajustes na organização do certame.
 
Veja a íntegra do texto aqui:
 
http://www.boasaude.rn.gov.br/noticias/portariasuspendetemporariamenteprocessoseletivosimplificado
 

Secitec - MT abre processo seletivo para contratação de professores

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (Secitec - MT) abriu edital n° 002/2014/SECITEC, para realização de processo seletivo para contratação de 35 professores da Educação Profissional e Tecnológica, para os semestres letivos de 2014/2015, bem como para a formação de cadastro de reserva – CR..

Há vagas para docentes de várias áreas de formação, entre as quais: Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Administração e diversas outras. Os candidatos selecionados devem atender as Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sinop e Tangara da Serra. A remuneração pode chegar a R$ 5.572,96 e a jornada de trabalho será de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
O Formulário de Inscrição estará disponível no sítio www.secitec.mt.gov.br no período de 29 a 30 de maio de 2014. As inscrições podem ser feitas nos endereços informados no edital, que pode ser conferido tanto no site da Secitec, quanto no Diário Oficial do Estado, de 27 de maio de 2014, a partir da página 18.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar a ficha de inscrição preenchida e cópia autenticada dos seguintes

documentos: Diploma e Histórico Escolar do curso superior e Pós-Graduação (se for o caso); Cédula de identidade ou documento equivalente válido em todo o território nacional; CPF; Curriculum Lattes e documentos comprobatórios de todos os títulos em 1 (uma) via; e Comprovação de experiência profissional (cópia da Carteira Profissional e/ou cópia do(s) Contrato(s) de Trabalho),
caso haja.

Os candidatos serão avaliados por meio de Prova de Títulos/Entrega de Currículo e Entrevista. O resultado final está previsto para sair em 09 de junho de 2014.

Prefeitura de Passos – MG lança teste seletivo

O Processo Seletivo nº 005/2014 da Prefeitura de Passos, no estado de Minas Gerais, anuncia que estão disponíveis vagas  de trabalho para profissionais de nível médio e superior nos cargos de Médico e Agente Comunitário de Saúde. O salário varia de R$ 9.408,69 a R$ 908, 79, respectivamente, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas de 02 até 13 de junho de 2014, pessoalmente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Lavras, nº 427, Muarama. Das 14h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção se dará por Análise títulos e de tempo de exercício na função.
 
Será de dois anos o prazo de validade do certame, passível de prorrogação.

Concurso Prefeitura de Padre Carvalho - MG

A Prefeitura de Padre Carvalho, em Minas Gerais, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 96 vagas, subdivididas em cargos que contemplam todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 11.300,00, em jornadas de 24 a 44 horas semanais.
 
As oportunidades são para os postos de Auxiliar Serviços Gerais – Faxineiro, Auxiliar Serviços Gerais – Gari, Auxiliar Serviços Gerais – Vigilante, Oficial de Serviço Pedreiro, Operador de Máquinas Pesadas I, Agente de Saneamento, Fiscal de Vigilância Sanitária, Agente de Assistência Social I, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia, Professor de Educação Física I, Professor de Literatura I, Professor PA I, Médico, Odontólogo e Psicólogo I.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pela internet, no site www.publicaconsultores.com.br, no período entre 08 de julho a 08 de agosto de 2014, ou presencial na Prefeitura Municipal de Padre Carvalho, Praça do Mercado, S/Nº - Centro – Padre Carvalho – CEP: 39.573-000, das 08h às 11h e 13h às 17h.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 60,00, de acordo com o cargo desejado.
 
Provas
Os inscritos passarão por Prova Objetiva, de múltipla escolha, de caráter eliminatório, e Prova Prática, de caráter eliminatório.
 
A Prova Objetiva será aplicada provavelmente em 31 de agosto de 2014, às 08h, para os candidatos inscritos nos cargos de escolaridade: Elementar, Fundamental Completo, Fundamental Incompleto, Médio e Superior. Já a Prova Prática será realizada na mesma data acima citada e será aplicada após a realização da prova objetiva, em local a ser designado pela Comissão de Coordenação e Supervisão do Concurso e divulgado, oportunamente, por Edital.
 
Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na Prova Objetiva serão divulgados no prazo máximo de 48 horas, em local a ser comunicado durante a sua realização.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
 
Acompanhe a publicação de todos os documentos deste certame, por meio do endereço: http://www.publicaconsultores.com.br/concurso/2

Concurso Público Prefeitura de Pirangi – SP

A Prefeitura de Pirangi, no estado de São Paulo, está com 16 vagas de trabalho disponíveis a serem preenchidas por profissionais de todos os níveis de escolaridade. O salário pode chegar até R$ 2.377,53, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até 06 de junho de 2014, pelo site da organizadora no http://www.corretoconcursos.com.br/, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 17 a R$ 47.
 
As vagas estão distribuídas entre as funções de Agente de Desenvolvimento Infantil, Escriturário, Fonoaudiólogo, Inspetor de Alunos, Médico Clínico Geral, Merendeira, Monitor, Motorista, Técnico de Enfermagem e Tratorista.
 
Todos serão avaliados por Prova Objetiva, com data de aplicação prevista para 15 de junho de 2014, na EMEF Joaquim de Abreu Sampaio Vidal Rua Prudente de Moraes N° 993, Centro. Algumas funções também serão avaliadas através de Prova Prática, com data de aplicação prevista para 22 de junho de 2014, na Avenida Aparício Lara, 773 – Centro (Almoxarifado do Município de Pirangi).
 
Edital completo desse concurso consta no http://www.corretoconcursos.com.br/.

Prefeitura de Padre Carvalho - MG abre processo seletivo 001/2014

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Padre Carvalho, publicou edital nº 001/2014 de processo seletivo, para preenchimento de 13 vagas nas funções de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração vai de R$ 724,00 a até R$ 1.300,00, para carga horária de 40 horas semanais de trabalho.
 
As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Facilitador do CRAS, Orientador do CRAS, Professor de Educação Física - CRAS e Coordenador do CRAS. 
 
As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site www.publicaconsultores.com.br, entre os dias 02 e 13 de junho de 2014, ou presencial na Prefeitura Municipal de Padre Carvalho, Praça do Mercado, S/Nº - Centro – Padre Carvalho – CEP: 39.573-000, das 08h às 11h e 13h às 17h.
 
O candidato poderá pagar a taxa de inscrição conforme seu nível escolar, sendo R$ 40,00 nível fundamental, R$ 50,00 nível médio e R$ 60,00 nível superior.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 19 de julho de 2014, em local a ser designado pela Comissão, de acordo com número de inscrições e disponibilidade de salas/escolas e oportunamente comunicado aos candidatos, através de Edital.
 
Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na Prova Objetiva serão divulgados no prazo máximo de 48 horas, em local a ser comunicado durante a sua realização.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
 
Acompanhe todas as publicações deste certame no endereço: http://www.publicaconsultores.com.br/concurso/4

Seletivo Prefeitura de Pirangi – SP abre vagas para nível superior

A Prefeitura de Pirangi, no estado de São Paulo, lançou o edital de Processo Seletivo nº 001/2014, com a finalidade de ocupar as 04 vagas de trabalho para contratações imediatas e para formação de cadastro de reserva. As oportunidades são todas para candidatos de nível superior, por salários entre R$ 1.636,51 e R$ 2.612,61, em jornadas de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Administração, Agronomia/ Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia.
 
As inscrições estarão abertas até 06 de junho de 2014, pelo site www.corretoconcursos.com.br. A taxa de inscrição vai de R$ 32 a R$ 52.
 
Os candidatos serão selecionados por Prova Objetiva, com data prévia de aplicação para 15 de junho de 2014, além da Análise de Títulos.
 
O edital pode ser encontrado, na íntegra, pelo www.corretoconcursos.com.br.

Cárie atrapalha a rotina dos brasileiros


Foto: Reprodução
A cárie é a doença crônica mais comum no mundo
Segundo Ministério da Saúde, 88% da população ainda sofre com problema
 
A cárie é a doença crônica mais comum no mundo, afetando cinco bilhões de pessoas, ou cerca de 80% da população mundial1. No Brasil, o cenário não é diferente: 88% da população ainda sofre deste problema2.

Em um mundo onde a sociedade está cada vez mais exposta ao consumo de açúcares, que servem de alimento para as bactérias que formam a placa bacteriana, a cárie tornou-se uma doença silenciosa que toma proporções cada vez maiores e impacta a vida pessoal e profissional das pessoas.
 
A dor causada pela cárie é o problema de saúde bucal de maior impacto sobre o bem-estar dos indivíduos3, levando a complicações que interferem diretamente na qualidade de vida. Para a professora de Bioquímica e Cariologia da Unicamp e membro da ACFF - Aliança para um Futuro Livre de Cárie -, Livia Tenuta, é possível relacionar a incidência de cárie a questões como diminuição do rendimento no trabalho, faltas escolares, dificuldades de comunicação e alimentação.
 
"É notório que algumas pessoas acometidas pela doença têm a estética da boca afetada, o que pode causar constrangimentos nos convívios profissional e social. Por isso, é preciso engajar a população sobre a importância da saúde bucal para o corpo todo", explica a professora.
 
Consequências poderiam ser evitadas
Atualmente, existem diversas maneiras para prevenir a doença. Fluoretação da água que abastece o sistema público das cidades e cremes dentais fluoretados são exemplos disso. No entanto, uma parcela da população ainda não tem acesso a esses recursos e acaba por não dar a devida atenção à saúde bucal.
 
"Muitas pessoas têm cárie porque não têm acesso aos métodos de prevenção ou não entendem a necessidade de uma boa higiene oral. Nossa missão é educá-las e mostrar que, além de todos os danos acarretados para a vida profissional e pessoal, é muito mais barato prevenir do que tratar as lesões de cárie posteriormente", reforça a professora.

1 World Health Organization; FDI World Dental Federation

2 BRASIL, Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal ? 2010 ? Nota para a imprensa. Brasil, 2010.

3 Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Odontologia. Campinas, SP, Brasil.

Fonte: ACFF
 
Minha Vida

Escolha a melhor posição para fazer sexo na gravidez

Foto: Reprodução
Prazer e intimidade não precisam ficar de fora da vida do casal durante a gestação
 
Sexo durante a gravidez ainda é um tabu entre muitos casais. Enquanto a mãe sofre com o desconforto conforme a barriga vai crescendo, o homem tem medo de machucar o bebê ou a própria mulher. Mas as mudanças hormonais não deixam dúvida de que existe muito desejo, principalmente a partir do terceiro mês - nesta fase, sintomas como enjoos e vômitos tendem a desaparecer.

O problema é que, justamente nesse momento, a barriga saliente passa a exigir criatividade do casal. "O sexo faz bem para a autoestima da mulher, que se sente desejada, querida e cuidada, principalmente quando é feito com carinho pelo seu companheiro", afirma a ginecologista Bárbara Murayama, diretora da Clínica Gergin, especializada em ginecologia e obstetrícia.

Existem posições mais indicadas para cada fase da gravidez, considerando principalmente o crescimento da barriga e o incômodo que ela pode causar para o homem e para a mulher. "Mas essas posições só valem para quem não tem gravidez de risco e são totalmente contraindicadas caso exista chance de aborto ou de parto prematuro", afirma a especialista. Não é seu caso? Então aproveite para apimentar os nove meses. 
 
Confira:

Papai e mamãe - a posição clássica

Papai e mamãe - Ilustração: Minha Vida

O homem fica por cima da mulher deitada. O homem fica apoiado com os braços ao lado da mulher, com a preocupação de não pressionar demais o abdômen da grávida. A posição é indicada quando a barriga ainda está pequena, quase imperceptível. "Com o homem por cima, existe uma pressão sobre a barriga que pode se tornar desconfortável ao longo da gestação", afirma a ginecologista Bárbara Murayama, da Clínica Gergin. O homem deve realizar o maior esforço na hora do sexo, enquanto a grávida preocupa-se em evitar movimentos exagerados e que gerem algum tipo de machucado. 

Os dois de pé

Os dois de pé - Ilustração: Minha Vida

Homem e mulher estão de pé. A mulher se apoia na parede e tem as pernas elevadas pelo homem. A barriga da mulher deve estar pequena. "No primeiro trimestre, quando a grávida não tem muitas queixas de náuseas e vômitos, a vida continua normal e ainda é possível arriscar os movimentos favoritos do casal", afirma a ginecologista. A barriga discreta permite posições mais ousadas, como esta em pé. Mas é importante tomar muito cuidado com o risco de quedas, já que agora a mulher está mais sensível.

Colher ou conchinha

Colher ou conchinha - Ilustração: Minha Vida

Homem e mulher ficam deitados de lado. A barriga já está com uma circunferência maior e fica apoiada na cama. Importante: os dois estão deitados do lado esquerdo (por causa da veia cava, que fica do lado direito e precisa estar livre de pressão para transportar sangue ao bebê). "Como a barriga começa a pesar, as posições em que a grávida fica apoiada na cama tornam-se as mais confortáveis a partir do quinto mês", afirma a ginecologista e obstetra Vera Fonseca, da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Cachorrinho

Cachorrinho - Ilustração: Minha Vida
 
A mulher fica de quatro sobre a cama. O homem de joelhos fica atrás dela e a segura pelos quadris. "As posições em que há penetração vaginal por trás são naturalmente menos controladas pela mulher, por isso, é importante que o homem seja muito delicado e respeite o corpo e a sensibilidade da grávida", afirma o sexologista Jorge José Serapião. A regra número um para posições deste tipo é ter liberdade e confiança no parceiro, avisando ao menor sinal de incômodo. A posição 'cachorrinho' é boa por deixar o esforço físico por conta do parceiro, preservando o prazer intenso para o casal. 
 
Deitados um de frente para o outro
 
Deitados um de frente para o outro - Ilustração: Minha Vida
 
O homem e a mulher estão deitados sobre a lateral do corpo, olhando um para o outro. A mulher fica deitada sobre o lado esquerdo, o homem deitado sobre o lado direito. A barriga da mulher está aparente. "Essa posição funciona como uma espécie de colher frente a frente e, da mesma forma que na outra posição, a mulher deve se apoiar no lado esquerdo do corpo, para preservar a saúde do bebê", diz a ginecologista Vera Fonseca. Apoiando a perna direita sobre a coxa esquerda do homem, a mulher ganha um alívio de peso que torna a posição mais leve. "Esta posição é muito valorizada pelas mulheres, que fica confortável ao mesmo tempo em que pode olhar para o parceiro e trocar expressões de afeto", afirma a especialista.

Papai e mamãe com apoio

Papai e mamãe com apoio - Ilustração: Minha Vida
 
Com o crescimento da barriga, surge também a necessidade de pensar em alternativas para a hora do sexo. Como o papai e mamãe pode colocar muita pressão sobre a grávida, dá para fazer uma adaptação e tornar a posição muito mais gostosa para os dois. Que tal fazer ele ficar de joelhos? Ou pedir para ele se apoiar com os braços ao lado da sua barriga? "Não há regras, mas apoiar a lombar em uma almofada, por exemplo, pode ajudar a aliviar a pressão nas costas", afirma a médica Bárbara Murayama.

'Gangorra'

Gangorra - Ilustração: Minha Vida
 
Homem e mulher estão sentados um de frente para o outro, enquanto ela enrosca as pernas ao redor do homem, sobre as pernas dele. A barriga da grávida está aparente, com circunferência característica dos seis meses de gravidez. "Essa não é uma posição muito comum no Ocidente, mas serve como alternativa nos últimos meses da gestação", afirma o psicólogo sexologista Jorge José Serapião. O encaixe estimula regiões erógenas da mulher sem acrescentar nenhum peso a ela. "Mas o homem precisa ter um bom preparo físico para se movimentar", diz o sexologista. 
 
Homem de joelhos
 
Homem de joelhos - Ilustração: Minha Vida
 
Mulher fica deitada com as pernas separadas. Homem fica de joelhos entre as pernas dela, que se enroscam na cintura do homem. Isso faz os quadris dela ficarem levemente elevados. "A ideia de elevar o quadril também pode ser adaptada, já que deixa os movimentos mais leves", afirma a ginecologista Vera Alencar. Use as pernas para criar esse apoio e deixe de lado medos como a sensação de que o pênis do parceiro chegue até o bebê. "O bebê está dentro do útero, que fica fechado até o início do trabalho de parto, e ainda dentro da bolsa, não há risco de machucá-lo", afirma a médica Bárbara Murayama. Mesmo assim, é importante ir com delicadeza, respeitando o tempo da mulher, já que movimentos muito bruscos podem ser desconfortáveis. 
 
Mulher por cima
 
Mulher por cima - Ilustração: Minha Vida
 
Homem está deitado na cama. A mulher fica por cima dele. A barriga da mulher precisa estar grande. A mulher se apoia em um dos braços para sustentar melhor o peso. "A posição em que a mulher fica por cima do homem é válida para os últimos meses da gravidez, porque a mulher tem mais controle na relação sexual, pode regular a velocidade e a intensidade da penetração", afirma a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama. Se o homem flexionar os joelhos, a grávida pode se apoiar nas coxas dele e ficar mais relaxada. 
 
Estímulo manual
 
Estímulo manual - Ilustração: Minha Vida
 
A mulher está sentada, com as costas apoiadas em uma almofada. O homem está sentado ao lado dela, apoiado no braço esquerdo, e com a mão direita estimulando o clitóris dela, que está quase no fim da gestação. "O sexo nem sempre se resume à penetração vaginal, o estímulo no clitóris, por exemplo, provoca muito prazer á mulher e, ás vezes, é suficiente para gerar um orgasmo", afirma o psicólogo José Jorge Serapião. Além disso, como a vagina fica mais sensível durante a gestação, às vezes é bom evitar o atrito do pênis dentro dela. Com as pernas abertas, a mulher pode ficar de frente para o homem, que masturba a parceira com a mão. 
 
Estímulo oral
 
Estímulo oral - llustração: Minha Vida
 
Outra maneira de evitar a penetração, caso o movimento do sexo seja muito intenso para a grávida no fim da gestação, é o sexo oral. "Este é um contato de carinho, uma demonstração de companheirismo e proximidade emocional que faz muito bem para a grávida", afirma o sexologista Serapião. Como sinal de afeto, o sexo oral é um 'presente' do homem que quer que a mulher se sinta desejada e sexualmente satisfeita até o último instante da gravidez. 
 
Minha Vida

Tabela de Calorias: Aves

Alimento
Medida caseira
Peso(g)
Calorias(Kcal)
Caldo de galinha em tablete "Knorr"
1 unidade
9,5 g
20
Chester assado
1 fatia fina
20 g
41
Coxa de frango assada com pele
1 unidade
46 g
99
Coxa de frango cozida sem pele
1 unidade
46 g
77
Espetinho de coração de frango na brasa
1 unidade
50 g
104
Espetinho de frango na brasa
1 unidade
50 g
80
Fígado de galinha cozido
1 col. sopa
25 g
35
Filé de frango à milanesa
1 filé médio
140 g
435
Filé de frango à parmegiana "Sadia"
1 filé médio
275 g
335
Filé de frango grelhado
1 unidade média
125 g
199
Frango ensopado
1 peito médio
180 g
229
Hamburguer de frango (grelhado)
1 unidade
85 g
164
Hamburguer de peru (grelhado)
1 e 1/2 unidade
80 g
166
Miúdos de galinha
1 moela média
18 g
29
Nuggets de frango
5 unidades
130 g
326
Peru assado
1 fatia média
32 g
52
Sobrecoxa de frango assada com pele
1 unidade
65 g
169
Sobrecoxa de frango assada sem pele
1 unidade
65 g
151
 
Boa Forma UOL

Exposição contínua a sons altos pode gerar danos permanentes aos ouvidos

Foto: Reprodução
Zumbido e irritação com ruídos são sintomas de perda auditiva
 
Por Dra. Samanta Dall' Agnese
 
O barulho por definição é um som perturbador. A maioria dos sons que nos irritam não são altos a ponto de causar um prejuízo a nossa audição. O que devemos levar em conta é o volume do som e o tempo durante o qual ficamos expostos.
 
Medimos o nível sonoro em decibel (dB), uma escala logarítmica. Essa medida foi escolhida para melhor representar a forma como nosso ouvido percebe os sons de forma não linear. Um aumento de som de 10dB, por exemplo de 100dB para 110dB, é percebido como duas vezes mais intenso.
 
Nosso ouvido capta sons a partir de 0dB, e uma conversa normal gira em torno de 60dB. Um estudo foi realizado na época da Copa da África do Sul para testar os instrumentos sonoros mais populares entre as torcidas e encontrou o nível sonoro de cada um:
  • Vuvuzela: 127 dB
  • Corneta: 123,6 dB
  • Pandeiro: 122,2 dB
  • Apito do juiz: 121,8 dB
  • 2 torcedores cantando: 121,6 dB
  • Buzina de gás: 121,4 dB
A exposição a sons explosivos, como fogos de artifício e armas de fogo, mesmo que por período curto de tempo, também pode causar uma situação chamada trauma sonoro agudo. Nesse caso, o impacto nas células da audição leva a uma perda auditiva, que pode ser transitória ou permanente. Se o indivíduo já é portador de perda auditiva ou tem problemas crônicos de saúde, a chance de que a perda seja permanente se eleva.
 
A exposição constante ao ruído pode gerar problemas crônicos. Este efeito é conhecido como perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR). A PAIR comumente afeta trabalhadores expostos a níveis intensos e contínuos no ambiente de trabalho, como em fábricas e na construção civil.
 
No início, é observada uma perda auditiva ao final do dia, com recuperação após horas de repouso. Se a exposição continuar, instala-se uma perda auditiva progressiva e irreversível.
 
O número de horas suficiente para gerar perda auditiva depende do nível sonoro em decibéis. Exposição a níveis de 80dB é segura por até 8 horas. Em níveis acima de 100dB, apenas 3 minutos já são suficientes para dano às células da orelha. O monitoramento por exames de audiometria pode fazer o diagnóstico precoce e indicar medidas de proteção ao trabalhador, como os EPIs (equipamentos de proteção individual).
 
Os sinais mais frequentes de dano auditivo por ruído são dores de ouvido, zumbido, irritação com sons altos e redução da capacidade auditiva. O incômodo pode ser grande a ponto de causar dores de cabeça e efeitos psicológicos. Se a perda auditiva for importante, o indivíduo pode se isolar socialmente pela dificuldade de comunicação.
 
Se após exposição a som muito alto a pessoa sentir desconforto nos ouvidos, zumbido ou redução na sua capacidade auditiva, deve procurar um profissional da área. O exame de audiometria pode diagnosticar o trauma acústico. Quanto mais rápido se iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.

Cuide-se!
Devemos evitar a proximidade com fontes sonoras, como caixas de som e fogos de artifício. Cuidado com o volume dos fones de ouvido, especialmente se estiver em um ambiente ruidoso, como as salas de academia, em que temos a tendência de aumentar ainda mais o volume. A comunicação é parte da nossa vida, portanto conserve sua audição!
 
Minha Vida