Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prefeitura de Ribeirão Preto afasta médicos por falha

Divulgação/Agência Brasília
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto afastou nesta
quarta-feira (28) os médicos envolvidos no atendimento a uma
adolescente de 16 anos que acabou morrendo
Gabriela Zafra faleceu com suspeita de meningite em uma UPA após ser atendida cinco vezes
 
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto afastou nesta quarta-feira (28) os médicos envolvidos no atendimento a uma adolescente de 16 anos que acabou morrendo. Gabriela Zafra faleceu com suspeita de meningite em uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) após ser atendida cinco vezes em três postos da rede pública de saúde da cidade do interior paulista.

De acordo com o secretário Stênio Miranda, "a medida tomada é uma resposta à família e à população". A garota sofreu uma parada cardíaca e morreu na madrugada do dia 16 de maio, ocasião em que, sem que fosse pedido qualquer exame, teve seu caso sendo diagnosticado como intoxicação alimentar, virose, torcicolo e até caxumba.

― O diagnóstico de meningite não é difícil, uma vez que há sintomas que se manifestam como dor de cabeça e vômito.
 
Sem contar a investigação interna que foi aberta pela prefeitura, o caso também é apurado pela Polícia Civil, Ministério Público e Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo).
 
Procedimento
Na Secretaria de Saúde, uma comissão apura como foi o atendimento todas as vezes em que Gabriela procurou a rede pública. Para isso, o prontuário da paciente está sendo levantado e será analisado. A morte da jovem foi objeto de protesto na sexta-feira (23) em frente à prefeitura.
 
Questionado pelos vereadores sobre a situação do setor de saúde em Ribeirão Preto, o secretário da pasta alegou que "faltam médicos para atender à demanda de pacientes". Miranda foi sabatinado por mais de duas horas na sessão desta terça-feira (27).
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário