Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Grávidas devem evitar escova progressiva e tintura; saiba o que pode

Você está grávida? Muitas dúvidas passam pela sua cabeça, não é mesmo? Entender o que pode prejudicar o desenvolvimento da criança e da própria gestante é realmente um desafio. Para
dificultar ainda mais, diversos mitos sobre produtos e tratamentos colocam em
dúvida o que pode ou não ser utilizado durante a gestação. 

  
A médica Rosiane Mattar, membro
da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), explica
quais são as principais recomendações médicas e como agir diante das mudanças que
ocorrem no corpo das mamães.Veja nas próximas legendas o que fazer!
Foto: Reprodução/Thinkstock
Saiba o que pode e o que deve ser evitado  durante a gravidez
Especialista esclarece as principais dúvidas sobre a primeira gestação
 
Você está grávida? Muitas dúvidas passam pela sua cabeça, não é mesmo? Entender o que pode prejudicar o desenvolvimento da criança e da própria gestante é realmente um desafio. Para dificultar ainda mais, diversos mitos sobre produtos e tratamentos colocam em dúvida o que pode ou não ser utilizado durante a gestação.    

A médica Rosiane Mattar, membro da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), explica quais são as principais recomendações médicas e como agir diante das mudanças que ocorrem no corpo das mamães.
 
Devo mudar meu dia a dia? 
Antigamente, as gestantes evitavam realizar as tarefas do dia. Mas uma gravidez saudável pode ser levada adiante cumprindo todas as tarefas diárias, desde que não haja nenhum excesso.

No entanto, alguns hábitos, como dirigir, devem ser feitos com mais cautela, considerando as mudanças no corpo da futura mãe, que levam a diminuição do reflexo.
 
Posso realizar tratamentos de beleza?
As primeiras 12 semanas de gestação são delicadas para a formação do feto e, por isso, devem evitar procedimentos como tingimento do cabelo. Devido a maior sensibilidade da pele, alguns outros produtos e tratamentos podem incomodar e causar alergias, como cremes e clareamentos.

― As escovas progressivas também estão riscadas da lista, pois nem todos os componentes de sua fórmula são conhecidos ou têm sua segurança atestada na gestação.

Em caso de dúvida, a avaliação deve ser feita sempre por um médico, apoiada na classificação de risco da agência americana FDA (Food and Drug Administration).
 
Posso viajar grávida?
De carro, ônibus ou avião, viajar é sempre muito cansativo, o corpo fica muito tempo na mesma posição e a ansiedade também pode atrapalhar.

― Na gravidez, os problemas podem se acentuar, ocasionando em inchaços e até mesmo em trombose, durante ou logo após o fim da viagem. Mas com os cuidados certos, é possível enfrentar uma viagem até 32ª semana de gestação. Depois disso, é melhor aguardar o nascimento do bebê

Para as mamães que estão pensando em tirar férias, paradas a cada hora para esticar as pernas ajudam na circulação e a ingestão de líquidos também colabora para a diminuição dos enjoos. Além disso, é importante uma consulta ao médico para confirmar que não há restrições para a viagem.
 
Posso ingerir bebidas alcoólicas? 
Não. A SAF (Síndrome Alcoólica Fetal) pode levar à malformação causada pela ingestão de álcool no período da gravidez.

― Não podemos recomendar nenhuma quantidade como sendo segura, pois não existem pesquisas que comprovem a reação inócua do álcool para o desenvolvimento do bebê.
 
Posso continuar a praticar exercícios físicos?
O exercício é recomendado em todas as fases da vida, respeitando sempre os limites do corpo. No período da gravidez, a mulher fica mais exposta a traumas, por causa da alteração no peso e no equilíbrio. Devido a isso, os esportes devem ser executados com moderação, de intensidade leve ou média, e que não ofereçam risco de queda. Boas alternativas são a ioga e a caminhada.
 
Fique longe do cigarro! 
Para as mulheres fumantes, deve ser mantida restrição total. É importante lembrar que os adesivos de nicotina, constantemente utilizados na tentativa de abandonar o tabagismo, também contém a nicotina, ainda que em menor quantidade, sendo prejudicial ao bebê.
 
Devo mudar minha alimentação? 
Toda gestante dever ser acompanhada por um nutricionista para adequar suas necessidades nutricionais ao período gestacional.

― Além de tomar cuidados com a procedência e higienização dos alimentos, algumas medidas, em pacientes suscetíveis, como evitar carnes cruas, podem colaborar para evitar a contaminação por bactérias e parasitas, como a toxoplasmose.

A doença transmitida pelos gatos, também pode ser transportada por verduras mal lavadas e carnes infectadas. Algumas pessoas são consideradas mais suscetíveis ao contágio e devem ter cuidado redobrado.
 
Saúde bucal 
Na gestação algumas mudanças na dieta, diminuindo os espaços entre uma refeição e outra, e o aparecimento da gengivite fisiológica, que proporciona um aumento da gengiva, podem acarretar em placas causadoras de cáries, principalmente em mulheres que utilizam aparelhos ortodônticos.

― Os aparelhos podem ser utilizados normalmente durante o período gestacional, mas como dificultam a limpeza requerem maior atenção na escovação e no uso do fio dental. A higiene bucal deve ser realizada diariamente para evitar futuros problemas.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário