Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sarampo e meningite podem aumentar com chegada de turistas

Marina Marquez/R7
Casos de sarampo e meningite podem aumentar durante a Copa
Outra preocupação dos médicos é uma doença similar à dengue chamada de chikungunya
 
Com incidência estável na maior parte do Brasil, o sarampo e a meningite podem ter o número de casos aumentados no País com a chegada dos cerca de 600 mil turistas que são esperados para a Copa do Mundo. Essas são as duas doenças que têm os maiores riscos de alta durante o evento, segundo o presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Renato Kfouri.
 
— Não temos tanto sarampo no Brasil, mas a Europa ainda vive surtos. O risco é maior para crianças menores de um ano, que, nessa faixa etária, ainda não foram vacinadas, e em regiões com baixa cobertura da vacina.
 
Quanto à meningite, o problema está no fato de que a vacina aplicada na rede pública brasileira protege apenas contra o tipo mais comum no País.
 
— Há outros tipos que circulam em outros países e que podem ser trazidos com os turistas.
 
Outra preocupação dos médicos é uma doença similar à dengue, chamada de chikungunya, comum no Sudeste Asiático e introduzida há pouco tempo na América Central. Ela nunca foi notificada no Brasil, mas pode ocorrer porque é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue.
 
— Os sintomas são bem parecidos aos da dengue, mas o índice de complicações dessa doença, porém, é maior.

Kfouri recomenda aos brasileiros que atualizem o quanto antes as vacinas obrigatórias e fiquem alertas para outras medidas que diminuem o risco de transmissão de doenças, como usar repelente, evitar grandes aglomerações, lavar bem as mãos e ficar atento à procedência da água e dos alimentos consumidos.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário