Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de agosto de 2014

Alerta: Pepsico confirma contaminação de Toddynho e anuncia recall

Divulgação: Toddynho - Problemas com contaminação provocam queda das vendas
Cerca de 8 mil unidades foram comprometidas. Produtos podem ter gosto azedo e causar desconforto abdominal 

A Pepsico do Brasil, fabricante da bebida achocolatada Toddynho, enviou um comunicado à imprensa confirmando a informação de que um lote com 8 mil unidades do produto foi contaminado e está impróprio para consumo.

A empresa vai recolher as unidades com marcações GRU L15 51 (intervalo de 23h04 a 23h46), com data de fabricação de 6 de junho de 2014, e data de validade de 29 de novembro de 2014.

Segundo a Pepsico, o produto, que estava bloqueado no centro de distribuição, foi distribuído por engano no Estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria na região metropolitana de Porto Alegre.

Uma falha no processo de descarte de produtos fora de especificação teria causado o problema. O lote se encontra fora de especificação bacteriológica, segundo a empresa, e pode apresentar sabor azedo e, eventualmente, causar desconforto abdominal.

Ainda de acordo com a fabricante, os demais produtos da marca estão em perfeitas condições para consumo. "A causa do problema foi solucionada, as autoridades competentes estão sendo avisadas e os produtos desse lote presentes nos pontos de venda estão sendo recolhidos imediatamente", informou a empresa em comunicado.

Quem tiver produtos do lote mencionado deve entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 703 2222, das 8h às 20h ou pelo e-mail sactoddynho@pepsico.com. 

iG

Marca de pasta de dente pode ter substância cancerígena, diz reportagem da 'Bloomberg News'

Reprodução
Triclosan, encontrado na Colgate Total, tem sido associado à doença em animais. Fabricante garante segurança  

Rio - O creme dental que você coloca na boca algumas vezes ao dia pode estar ligado ao crescimento de células cancerígenas, segundo matéria publicada pela "Bloomberg News". Apesar de aprovado há mais de uma década pela FDA, agência que regulamenta alimentos e medicamentos nos EUA, o ingrediente triclosan, encontrado na Colgate Total, tem sido associado ao crescimento do câncer em animais, diz a empresa de comunicação.

A fabricante refuta os argumentos da reportagem. A fabricante afirma que o produto é seguro, tendo sido aprovado por rigorosos testes. Além disso, segundo a empresa, os resultados obtidos pela pesquisa não são relevantes. A Colgate informou também que a eficácia e a segurança do produto são apoiadas por mais de 80 estudos clínicos envolvendo 19 mil pessoas. Segundo o porta-voz da Colgate, Thomas DiPiazza, a empresa também apresenta relatórios anuais ao FDA, revisando novas descobertas da ciência e de segurança.

Segundo a reportagem, os reguladores de medicamentos estão atualmente revisando os perigos de triclosan, um produto químico doméstico comumente usado, que ajuda a reduzir a contaminação de bactérias. De acordo com o FDA, o triclosan é encontrado em antibacterianos como sabão para as mãos, utensílios de cozinha e brinquedos para crianças, bem como em um dos cremes dentais mais vendidos do país - Colgate Total. Mas as descobertas do processo de aprovação do FDA da Colgate Total em 1997 mostram que a pasta de dente pode não ser tão segura quanto a empresa diz.

A FDA não havia divulgado o resumo de 35 páginas de toxicologia da Colgate Total e triclosan até o início de 2014, após uma ação da Lei de Liberdade de Informação movida em 2013. Depois de alguma pressão da Bloomberg News, a FDA também publicou os resultados em seu site.

No relatório, o FDA foi cauteloso sobre determinadas características da Colgate, colocando em questão não só os perigos potenciais de triclosan, mas também que ela pode tratar gengivite - que o FDA aponta que não é auto-diagnosticável - e acabar com a placa dental.

Uma das maiores revelações, de acordo com a Bloomberg News, é o fato de que a Colgate não considerou relevantes os experimentos com triclosan feitos em animais, e afirmou que seu produto é seguro.

Segundo a FDA, não se sabe com certeza se o triclosan é perigoso para os seres humanos. Embora os testes em animais nem sempre levam aos mesmos efeitos em humanos, essas experiências com animais anteriores levaram a FDA a abrir-se mais pesquisas sobre triclosan.

Já cientistas dizem que não é incomum - ou errado - atentar para esses produtos químicos comuns, especialmente porque estamos expostos a milhares deles todos os dias.

- Criamos um sistema em que estamos testando esses produtos químicos na população humana. Amo a ideia de que eles são todos seguros - afirmou à Bloomberg News o professor da Universidade de Massachusetts, Thomas Zoeller. Ele complementou, no entanto, que quando temos estudos em animais que sugerem o contrário, estamos assumindo um risco grande.

Outras empresas
Em maio, legisladores de Minnesota votaram para proibir o químico e um mês antes a Avon anunciou planos para eliminar progressivamente triclosan de seus produtos cosméticos e de cuidados pessoais. Embora a Avon tenha dito que a evidência científica "apoia o uso segura de triclosan", a empresa cedeu à pressão dos consumidores para soltar a substância química de seus produtos de consumo.

Em agosto de 2012, a Johnson & Johnson anunciou planos para remover uma série de substâncias química potencialmente prejudiciais, incluindo triclosan, a partir de sua linha de produtos de consumo de adultos até o final de 2015. A empresa já se comprometeu em novembro do ano passado a remover produtor químicos específicos de seus produtos para bebês, tais como o shampoo Johnson.

O Globo

Receita de tintura de calêndula: ótima para acne, ferimentos e cólicas menstruais

A calêndula (Calendula officinalis) é indicada para úlceras gastroduodenais, abscesso do estômago, afecções nervosas, artritismo, artrose, cólica menstrual, colite, gastrite, úlcera gastrintestinal, problemas na produção da bile, psoríase e resfriado

Serve para ferimentos em geral, acne, assadura, avermelhamento de pele, feridas, fissuras de mama, foliculite, frieira, fungo, queimadura (suave do sol), rachaduras, varizes, veias dilatadas e verrugas. 

Também ajuda a clarear manchas. 

Para uso externo, soque as flores, coloque em um pano limpo e aplique na pele. 

Para o chá, ferva um litro de água, apague o fogo e jogue uma colher de sopa da erva. 

Deixe abafado até amornar e tome durante o dia. Esse chá, junto com um pouquinho de losna, é ótimo para azia, gases e má digestão. Uma preparação mais elaborada é a tintura de calêndula. 

Ela pode ser usada tanto externamente (em acne, picadas de inseto, lesões cutâneas, ferimentos, machucados, contusões, hematomas) como internamente (em cólicas menstruais) 

Mas atenção: nunca aplique a tintura de calêndula em uma ferida com sangramento. 

Anote a receita: 

Ingredientes
- Alguns gramas de flores de calêndula 

 - Aguardente ou vodca 

 - Bocal de vidro de 300 mL (com tampa, por exemplo, a tampa de uma geleia) 

- Filtro de café 

 - Frasco para guardar a tintura 

Modo de preparo
 - Preencha o bocal com flores de calêndula até a metade. 

 - Cubra as flores de calêndula com aguardente ou vodca, que deve chegar até o topo do bocal. 

- Tampe bem este bocal. 

 - Deixe decantar por 2 a 3 semanas, em um local relativamente quente (você irá notar após algum tempo, uma mudança na coloração da tintura). 

 - Filtre a mistura com a ajuda de um filtro de café. 

- Em seguida, coloque a mistura em um frasco marrom escuro para conservar a sua eficácia (você pode encontrar esse tipo de frasco em farmácias). 

- Tampe bem e coloque uma etiqueta com o nome e a data de fabricação da tintura. 

Modo de usar

Uso externo: dilua a tintura, de preferência com um pouco de água, e aplique sobre a pele com uma gaze. (Observação: nunca aplique uma tintura de calêndula em uma ferida com sangramento!) 

Uso interno: a dose diária são 10 gotas diluídas em pouca água. 

Atenção, esta preparação possui álcool, portanto ela não é indicada para crianças. E também não é indicada para gestantes.  

http://www.curapelanatureza.com.br/2014/08/receita-de-tintura-de-calendula-otima.html

OMS aprova uso de tratamento experimentais no combate ao ebola

Reprodução
Com 1.848 casos suspeitos, epidemia já deixou mais de mil mortos

A Comissão de Ética da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta terça-feira (12) o uso de tratamentos experimentais no combate à febre hemorrágica ebola.

"Perante as circunstâncias da epidemia e sob reserva de que determinadas condições sejam cumpridas, a comissão chegou ao consenso de que é ético oferecer tratamentos não homologados, cuja eficácia não é conhecida, nem os seus efeitos secundários, como tratamento potencial ou preventivo", explicou a OMS.

A epidemia de ebola, que afeta a região da África Ocidental, já fez mais de mil mortos, em 1.848 casos suspeitos, de acordo com o último balanço da Organização Mundial da Saúde, atualizado na noite dessa segunda-feira (11).

Foram registrados 11 novos casos e seis mortos na Guiné-Conacri, 45 novos casos e 29 mortos na Libéria, e 13 novos casos e 17 óbitos em Serra Leoa. Não foram notificados novos casos ou mortes na Nigéria.

O vírus ebola é transmitido por contato direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. Não há vacina conhecida para a doença.

Agência Brasil

Super-heróis divertem crianças doentes em hospitais de SP

Foto: Lilian Knobel
Ação foi organizada pela ONG Tempo de Brincar em três instituições da capital paulista

A ONG Tempo de Brincar — organização não governamental formada por mães cujos filhos ficaram muito tempo hospitalizados — levou muita alegria e animação às crianças que estão internadas nos hospitais Pedreira, Vila Maria e Incor (Instituto do Coração), em São Paulo.

A ação intitulada Pai Herói aconteceu neste fim de semana para comemorar o Dia dos Pais. A criançada recebeu seus super-heróis favoritos e se divertiu em um dia recheado de surpresas, emoção e amo.

Os super-heróis voluntários encenaram a história de uma criança que tem medo de tomar injeção. Todos eles tentam destruir esse medo, mas nenhum consegue, até que aparece a verdadeira estrela da peça, o Pai Herói, que com o superpoder do amor, acaba com todos os medos da criança.

Os pequenos ganharam uma capa customizável, para que se sintam como verdadeiros super-heróis.

Os pais também foram presenteados com uma camiseta com o símbolo do pai-herói e um cartão com foto da criança impressa na hora para guardar na carteira.

A ideia do grupo de voluntários com essa ação foi mostrar a importância da presença da figura paterna nesse momento tão delicado, que é a longa internação.

Mais do que entregar presentes materiais, a ONG tem como característica promover uma experiência completa, com ações interativas, que proporcionem um momento prazeroso em família.

Atualmente, a ONG Tempo de Brincar realiza cinco eventos por ano, reforma brinquedotecas de hospitais e promove cursos de capacitação para mães com filhos hospitalizados.

R7

Coração grande: falta de ar e tonturas são os principais sintomas

Cardiomegalia reduz a força do órgão, que não bombeia sangue suficiente 

Por Dr. Bruno Valdigem 

Cardiomegalia significa que o coração esta maior que o normal. Nesse caso, coração grande não é elogio! Quando esse órgão aumenta de tamanho, ele perde força. As fibras ficam estiradas e com o tempo, a pessoa sente sintomas de insuficiência cardíaca (incapacidade de o coração bombear sangue oxigenado suficiente para as necessidades de cada situação).

 Quanto pior a função, maior a probabilidade de arritmia cardíaca, morte súbita e cansaço aos esforços. Alguns sinais como desmaios, insuficiência renal associada, taquicardias ventriculares em exame de holter e baixa capacidade aeróbica marcam um grupo de pessoas onde existe maior probabilidade de complicações.

Um meio de quantificar o grau de insuficiência cardíaca é uma escala chamada classe funcional da New York Heart Association, que possui itens do I ao IV:

- Classe funcional I: cansaço apenas para esforços intensos
- Classe funcional II: cansaço para esforços moderados
- Classe funcional III: cansaço em esforços pequenos
- Classe funcional IV: cansaço com mínimo esforço, como escovar os dentes e se pentear, ou repouso.

Ao surgirem os primeiros sintomas, é muito importante entrar em contato com um médico e procurar um pronto atendimento. A atenção é redobrada para aquelas pessoas que possuem os fatores de risco para complicações já citados. 

Os sintomas mais comuns são: 

- Cansaço

- Tonturas

- Falta de ar no esforço ou mesmo em repouso

- Palpitações e desmaios são comuns e podem significar piora do problema

- Edema (inchaço) nas pernas

- Sensação de satisfação mesmo comendo pouco ("empanzinamento")

- Tosse seca em especial à noite

- Dificuldade de dormir por falta de ar ou ser acordado de noite por falta de ar significa que a função esta piorando ou você está retendo líquidos.

Não se deve deixar os cuidados com o coração de lado. Preste atenção aos sintomas principais e marque uma consulta médica se suspeita que seu coração esteja maior do que o normal.

Minha Vida

A cura israelense para erros de prescrição médica

Medicamentos prescritos erroneamente são a causa de centenas de milhares de mortes e lesões.  Um sistema de identificação desses erros em tempo real foi criado pela MedAware em Israel

Quando um menino israelense de 9 anos morreu porque seu médico de primeiros socorros prescreveu acidentalmente o medicamento errado, o internista Dr. Gidi resolveu criar uma maneira de prevenir erros de prescrição – um fato assustadoramente comum, estimado em causar lesões e mortes de mais de 200.000 pacientes todos os anos somente nos EUA.

Três anos após a tragédia, uma versão de teste ao vivo do Sistema de Análise de Prescrição e de Alerta MedAware   – projetada por Stein, Tuvik Beker and Prof. Eytan Ruppin –  será instalada no Sheba Medical Center, o maior hospital de Israel, enquanto estudos-pilotos são realizados no mundialmente renomado hospital de Boston, no Brigham and Women’s Hospital e no Massachusetts General Hospital.

Com base na análise de grandes volumes de dados de registros clínicos eletrônicos, a MedAware alimenta o seu software com padrões de prescrição usados por médicos, identificando assim potenciais erros de prescrição em tempo real.

“A facilidade com que um menino morreu por causa de um clique equivocado de um botão foi horrível para mim como médico e como pai”, relata Stein a ISRAEL21c.

O nascimento da MedAware
Ele era a pessoa excepcionalmente qualificada para resolver o problema. Antes de frequentar o curso de Medicina, Stein era um engenheiro de software, tendo concluído mais tarde seu doutorado em biologia computacional na Universidade de Tel Aviv, onde é docente de Medicina Clínica e Imagem Molecular.

Ruppin é professor de Ciências da Computação e de Medicina e autoridade internacional em Modelagem Biomédica e Aprendizado de Máquinas. Ele foi o orientador do doutorado de Stein.  Ruppin concordou em ser cofundador da empresa em 2012, trazendo consigo o especialista em logaritmos e aprendizado de máquinas Tuvik Beker.

“Por mais de um ano, realizamos estudos-pilotos em Israel, trabalhando noite adentro sem receber nada por isso. No ano passado, tivemos a sorte de sermos aceitos na aceleradora MassChallenge”, explica Stein.

MassChallenge, a maior aceleradora de startups do mundo, abriu recentemente a MassChallenge Israel, seu primeiro programa oficial fora de Boston. Durante os quatro meses de programa da aceleradora, as empresas israelenses selecionadas tiveram acesso a mentores de nível internacional, uma grande comunidade de empreendedores, treinamento, eventos de networking, espaço gratuito para escritório e prêmios em dinheiro.

“Boston é a meca das empresas da saúde. O fato de ter estado aqui por quatro meses ajudou a expandir horizontes e a abrir novas portas”, assim Stein.

“Após nosso sucesso lá, juntamos nossa primeira rodada de investimentos vinda de investidores anjos israelenses. Essa rodada foi estendida e nós praticamente dobramos o nosso investimento inicial. Estamos agora no meio de nossa segunda rodada OurCrowd [localizada em Jerusalém] .”

Soluções existentes que não funcionam
O sistema da MedAware assinala erros incluindo a prescrição de um medicamento com um nome similar ao pretendido, a prescrição de um medicamento ao paciente errado e a prescrição de um medicamento contraindicado por dados laboratoriais/diagnósticos recentes.
 
Segundo Stein, é um sistema único no mundo todo.

“As soluções atuais são em sua maioria sistemas baseados em regras, como bases de dados de interações medicamentosas”, explica Stein.  “Eles identificam vários erros, no entanto, há dois problemas: primeiro, você somente encontra aquilo que você definiu como uma regra. Há muitos erros aleatórios que ninguém imaginaria que fossem possíveis, como um menino de três anos recebendo a prescrição de uma pílula anticoncepcional ou um paciente sem câncer recebendo a prescrição de um medicamento para quimioterapia. Esses erros realmente ocorrem.

O segundo problema é que mais de sete por cento das prescrições são assinaladas pelos sistemas atuais, e 90% dessas identificadas são alarme falso.  Isso leva a uma “fadiga de alerta”, fazendo com que os médicos ignorem o alerta. Na prática, as soluções atuais não funcionam, e ninguém as usa.

Shimon Kosowitz, farmacêutico em uma filial Rishon LeZion, uma das organizações de saúde de Israel, afirma a  ISRAEL21c que, em Israel, os controles e as estimativas pormenorizadas existentes para evitar erros geralmente funcionam bem, sendo que em outros países há uma necessidade mais premente para uma solução como a oferecida por MedAware. Ele iniciou a sua carreira na Austrália, onde as prescrições ainda são escritas a mão.

“Se a letra não é legível, as pessoas adivinham o que deve ser dado”, conclui Kosowitz. “Muito depende da capacidade do farmacêutico em não cometer um erro.”

Os farmacêuticos na Austrália digitam o nome do medicamento e as instruções de uso no computador e, em seguida, buscam o medicamento na prateleira e escaneiam o código de barras para verificar se o que foi digitado confere. “Se lerem mal a receita e preencherem os dados de acordo com o que leram, o código de barras estará correto, e não perceberão o erro”, esclarece Kosowitz.  “A necessidade de um sistema melhor é indiscutível.”

Em estudos de larga escala, o Sistema de Análise de Prescrição e de Alerta MedAware identifica erros de prescrição fatais que escaparam da detecção de sistemas de alerta existentes em mais de 1% dos pacientes.  A tecnologia pode ser ajustada de acordo com as respostas dos médicos e os dados atualizados de registros clínicos de pacientes ativos, obtidos por meio de uma parceria com Elad HealthCare Solutions.

Fonte: Israel21c

Prefeitura de Serra Alta - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Serra Alta, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital n° 002/2014 referente ao processo seletivo que tem o objetivo de preencher 05 vagas imediatas, além de cadastro reserva, em cargos lotados nas secretarias municipais de Assistência Social; Saúde; e Educação, Cultura e Esportes.

Os profissionais serão contratados em caráter temporário e receberão salários que variam de R$ 552,86 a R$ 1.823,66, mais incorporação no valor de R$ 143,60, para cumprimento de jornadas de 10, 20, 30 e 40 horas semanais.

As chances são para candidatos com escolaridade nos níveis alfabetizado, médio/técnico e superior. Os profissionais vão exercer funções de agente educativo, auxiliar de serviços gerais, professor de inglês, professor das séries iniciais, técnico em saúde bucal e professor de artesanato.

Os interessados têm até o dia 15 de agosto de 2014 para efetuar a inscrição que garante participação no certame. Para tanto, devem recorrer ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura, localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 830, Centro. O atendimento será realizado das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. 

A prova escrita será aplicada a todos os candidatos, provavelmente, no dia 06 de setembro de 2014, das 8h às 11:30 horas, nas dependências do Centro Municipal de Educação, Rua Duque de Caxias, no 530, Centro -  Serra Alta/SC.

O certame terá validade até 31 de dezembro de 2014, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação.

Prefeitura de Alvinópolis - MG abre concurso público

A Prefeitura de Alvinópolis, em Minas Gerais, publicou o edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 71 vagas de emprego, das quais 05 serão destinadas a candidatos portadores de deficiência física. Os salários ofertados podem chegar a R$ 1.340,46. Há chances para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os candidatos deverão se inscrever nos cargos equivalentes ao seu grau de instrução. 

As inscrições via internet serão realizadas a partir do dia 10 de outubro até 13 de novembro de 2014, no site do IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (organizadora do concurso): www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 60,00, de acordo com a função escolhida. 

Entre as vagas disponíveis estão as de farmacêutico, psicólogo, especialista em Educação, professor regente de turma, assistente social, engenheiro civil, técnico em enfermagem, oficial de administração, agente administrativo, fiscal de obras e posturas, motorista (categorias B e C), condutor de veículos pesados, auxiliar de obras e serviços, operador de máquinas pesadas, pedreiro, bombeiro hidráulico e vigia.

Já as inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Rua Monsenhor Bicalho, 201, Centro – Alvinópolis/MG, no departamento de pessoal da Prefeitura Municipal de Alvinópolis - MG, também no período entre 10 de outubro de 2014 a 13 de novembro de 2014, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h30 às 11h e de 12h as 17h, excepcionalmente no primeiro dia a inscrição se iniciará às 14h.

O concurso consistirá na aplicação de provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos; provas práticas – somente para os cargos de motorista, condutor de veículos pesados, auxiliar de obras e serviços, operador de máquinas pesadas, pedreiro e bombeiro hidráulico; e avaliação de títulos para os cargos de nível superior na área de Educação, nomeadamente os de especialista em Educação e professor regente de turma.

As provas escritas serão realizadas na cidade Alvinópolis/MG, com data inicialmente prevista para o dia 28 de dezembro de 2014, em turnos distintos para os variados cargos. Cabe ao candidato conferir se será submetido ao exame pela manhã ou tarde, tendo como base a vaga para a qual se inscreveu.

Em todas os casos, a duração da prova será de 3 horas. Os locais de realização da mesma serão divulgados a partir de 22 de dezembro de 2014 no endereço eletrônico www.idecan.org.br.

Os gabaritos preliminares serão divulgados na internet, na página da organizadora, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira).

A validade deste concurso é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Bady Bassitt - SP

A Prefeitura de Bady Bassitt, no estado de São Paulo, por meio da empresa Persona Capacitação, vai realizar um concurso público a fim de preencher 70 vagas, mais cadastro de reserva. Há cargos a serem ocupados por profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O salário pode ultrapassar as cifras de R$ 9.500,00. Essas e outras informações constam no edital de concurso público n° 001/2014, recém publicado pelo Município. 

Os postos de trabalho a serem ocupados são os de agente de controle de endemias, auxiliar de serviços gerais, auxiliar em saúde bucal, dentista, eletricista de manutenção, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, leiturista de hidrômetro, mecânico de manutenção, médico (oftalmologista, urologista, plantonista, etc.), entre outros.

A inscrição será realizada exclusivamente através do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no site www.personacapacitacao.com.br, até as 22h do dia 25 de agosto de 2014. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 50,00 de acordo com  a função escolhida.

As provas do "BLOCO I", serão aplicadas em período distinto das provas do "BLOCO II", portanto, a Prefeitura Municipal de Bady Bassitt e a Persona Capacitação, não se responsabilizarão por inscrições feitas para cargos onde a prova ocorre no mesmo horário, caso o candidato tenha feito inscrições para provas do mesmo bloco, deverá optar por um dos cargos.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 14 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados após a homologação das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 15 de setembro de 2014.

Já as provas práticas serão realizadas no município de Bady Bassitt, em locais e horários a serem agendados após a divulgação da lista de classificação nos meios previstos no referido edital.

A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por até igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Bady Bassitt.

Concurso Prefeitura de Unistalda - RS 2014

A Prefeitura de Unistalda, no Estado do Rio Grande do Sul, publicou os editais nº. 001 e 002/2014 para realização de concurso público. São ofertadas 09 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.973,42 em regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.

Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, desde que as atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 10% das vagas para cada cargo do total das vagas oferecidas.

Cargos
Biólogo, Contador, Farmacêutico, Fiscal Ambiental, Médico Pediatra, Veterinário, Técnico em Contabilidade, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.

Inscrição
As inscrições via internet serão realizadas até 31 de agosto de 2014, pelo site www.objetivas.com.br.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental e Médio: R$ 50,00;

Nível superior: R$ 90,00.

Prova
O concurso constará unicamente de prova objetiva, de caráter eliminatório/classificatório, a ser realizada na data provável de 12 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 19 de setembro de 2014.

Validade
O concurso será válido por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais dois anos, a critério do município de Unistalda.

Concurso Prefeitura de Caibaté - RS

A Prefeitura de Caibaté, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público regido pelo nº 001/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe 12 vagas mais cadastro de reservas, com salários que vão de R$ 695,81 a R$ 8.017,08, por carga horária mínima de 20 horas e máxima de 44 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Operário, Operador de Máquinas, Pedreiro, Médico, Médico Veterinário, Monitor de Educação Infantil/ Ensino Fundamental, Monitor de Práticas Esportivas e Tesoureiro.

As inscrições podem ser feitas através do site www.objetivas.com.br, até o dia 31 de agosto de 2014. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 50,00 para nível fundamental e R$ 100,00 nível médio e superior.

A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 21 de setembro de 2014, em local e horário que serão informados através do edital de homologação das inscrições, previsto para ser divulgado no dia 12 de setembro de 2014.

Os candidatos aos cargos de Operador de Máquinas e Pedreiro serão submetidos à prova prática, prevista para a mesma data da prova objetiva ou em data a ser informada por edital.

Haverá prova de títulos para os candidatos aos cargos de engenheiro civil, fonoaudiólogo, médico, médico Veterinário, monitor de educação infantil/ensino fundamental, monitor de Práticas esportivas e tesoureiro. Os títulos devem ser entregues, junto ao Protocolo da Prefeitura, situada à Avenida Padre Réus, n.º 1582, Centro, Caibaté, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h30min, e das 13h30min às 16h, em dias úteis, no prazo marcado em edital específico.

O Concurso que será executado pela empresa Objetiva Concursos, terá validade por dois anos contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Caibaté.

Concurso Prefeitura de Porto Vera Cruz - RS

Para garantir a qualidade dos serviços prestados pela administração municipal, a Prefeitura de Porto Vera Cruz, estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 001/2014 de concurso público, que oferece chances para candidatos com nível de escolaridade fundamental (incompleto e completo) e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 3.449,60, para cumprir carga horária de 10 a 44 horas por semana.

Há 06 oportunidades para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, distribuídas entre os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Creche, Mecânico, Médico Pediatra e Operador de Máquinas.

O concurso será realizado sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda e as inscrições via internet poderão ser realizadas até 31 de agosto de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente, em 12 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 19 de setembro de 2014.

O concurso terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual prazo, a critério da Prefeitura Municipal de Porto Vera cruz.

Prefeitura de Atibaia - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura da Estância de Atibaia, no estado de São Paulo, dará início, no próximo dia 13 de agosto, a partir das 10h, às inscrições para o concurso público regido pelo edital 01/2014, que oferecerá 274 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, sendo que deste total 07  postos de trabalho serão preenchidos por candidatos portadores de necessidades especiais. O certame ficará sob a organização da Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”- Fundação VUNESP.

As chances são para agente de serviços de alimentação, agente de serviços de comunicação, agente de serviços de limpeza, agente de construção e manutenção, agente de serviços de gestão, agente de serviços de portaria e vigilância interna, agente de serviços de transportes, coveiro, salva-vidas, assistente em serviços educacionais, assistente em serviços de fiscalização, assistente em serviços de gestão, assistente em serviços de planejamento e finanças, assistente em serviços de saúde, assistente especial em serviços de gestão, guarda civil municipal, orientador social, técnico em serviços de saúde, advogado, arquiteto e urbanista, auditor, biólogo, cirurgião dentista, contador, coordenador de centro de referência, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico ou bioquímico, fiscal de tributos, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, orientador de medidas socioeducativas, professor, profissional da fisioterapia/terapia ocupacional e psicólogo ou psicanalista.

As remunerações variam de R$ 964,20 até R$ 9.983,29, por cargas que vão de 20 a 44 horas semanais. As taxas de inscrições também têm valores diferenciados, custando R$ 45,00, R$ 65,00 e R$ 87,00, de acordo com a função escolhida.

Os interessados terão até às 16h de 16 de setembro de 2014 para se inscreverem, através do endereço eletrônico: www.vunesp.com.br.

Todos os candidatos passarão por prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 16 de novembro de 2014. Os horários das provas serão der acordo com o nível de escolaridade do candidato.

O caderno de prova será disponibilizado no site da VUNESP, provavelmente a partir das 14h do dia 17 de novembro de 2014. A data para divulgação do resultado ainda não foi definida.

O certame será válido por dois anos, contados a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Formiga - MG abre processo seletivo

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Formiga divulgou edital nº. 008/2014 de processo seletivo para contratação temporária de Terapeuta Ocupacional, por vencimentos de até R$ 2.108,87, em jornada de trabalho de 30 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até 5 de setembro de 2014, no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, no Edifício Antônio Vieira, localizado à Rua Dr. Teixeira Soares, nº 264, Centro, em Formiga - MG.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 13 de setembro de 2014, das 8h às 12h, no auditório do Edifício Antônio Vieira, na Secretaria Municipal de Saúde, situado à Rua Dr. Teixeira Soares, 264, Centro, Formiga/MG.

O gabarito provisório será divulgado na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde,  em Formiga – MG e também no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg .

Edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 11 de agosto de 2014.

Concurso Prefeitura de São Pedro da Aldeia - RJ

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, publicou através do Instituto Nacional de Concurso Público - INCP, edital normativo para realização de concurso público n° 01/2014, com 1.041 vagas abertas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.

Os salários variam entre R$ 748,00 e R$ 2.843,07, com gratificações em alguns cargos, e 5% das vagas serão reservadas para candidatos com deficiência. A jornada de trabalho vai de 20 a 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Ajudante de Mecânico de Máquina Pesada, Apontador, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Oficina Mecânica, Auxiliar de Serviços Gerais/Capela Mortuária, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Borracheiro, Calceteiro, Copeira, Coveiro, Cozinheira, Eletricista de Automóvel, Eletricista de Baixa Tensão, Jardineiro, Maqueiro, Mecânico de Veículos, Mecânico de Manutenção de Máquina Pesada, Merendeira, Motorista "C", Motorista "D" ou "E", Motorista de Ambulância, Operador de Máquina Costal, Condutor de Máquina Pesada, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Pedreiro de Conservação e Manutenção, Pintor, Porteiro, Servente, Servente de Pedreiro, Vigia, Agente de Combate a Endemias, Agente Defesa Civil, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Fiscal de Transportes, Guarda Municipal, Monitor de Transporte Escolar, Recepcionista, Telefonista, Agente Administrativo, Auxiliar de Creche e demais cargos.

As inscrições serão realizadas via internet das 10h do dia 14 de agosto até o dia 5 de setembro de 2014, pelo site www.incp.org.br; ou de forma presencial no Auditório da 48ª Subseção da OAB/RJ, Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 01, Centro de São Pedro da Aldeia/RJ. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 65,00.

As provas objetivas para os cargos que exigem nível fundamental e superior serão aplicadas provavelmente nos dias 11 ou 12 de outubro de 2014. Já as provas objetivas para os empregos de nível médio serão realizada nos dias 15 ou 16 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados.

Os gabaritos serão divulgados na data prevista no calendário básico e através do portal www.incp.org.br.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da administração, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Edital / Publicações

Prefeitura de Bertioga - SP contrata agente comunitário de saúde

A Prefeitura de Bertioga, em São Paulo, anuncia a abertura do edital nº 02/2014 de processo seletivo, que visa o preenchimento de 104 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde. A remuneração é de R$ 1.014,00, em jornada de 40 horas semanal. Do total de vagas, 5% são para pessoas com deficiência.

Para participar, é preciso ter ensino fundamental completo e residir na área da comunidade em que realizará suas funções.

As inscrições ficarão abertas das 9 horas do dia 11 de agosto às 23h59min do dia 29 de agosto de 2014, pela internet, no endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 47,00.

As provas objetivas serão aplicadas, para todos os cargos, provavelmente no dia 21 de setembro de 2014.

A validade do processo seletivo é de 2 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período.

Concurso PREVISPA de São Pedro da Aldeia - RJ

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de São Pedro da Aldeia - PREVISPA, no Rio de Janeiro, abriu edital de concurso público n° 01/2014, com a intenção de ocupar 12 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários variados de R$ 748,00 a R$ 1.650,00 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

O certame será realizado, sob a execução técnica – administrativa do Instituto Nacional de Concurso Público - INCP.

As chances são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia Noturno, Agente Administrativo, Técnico em Contabilidade, Técnico Previdenciário, Contador e Médico Perito.

As inscrições serão realizadas via internet das 10h do dia 14 de agosto até o dia 5 de setembro de 2014, pelo site www.incp.org.br; ou de forma presencial no Auditório da 48ª Subseção da OAB/RJ, Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 01, Centro de São Pedro da Aldeia/RJ. As taxas são de R$ 30,00, R$ 46,00 e R$ 65,00 de acordo com a função escolhida.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 12 de outubro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no dia 24 de setembro de 2014. O gabarito será publicado na data prevista de 14 de outubro de 2014, por meio do site www.incp.org.br.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da gestão, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Prefeitura de Luz - MG lança edital de processo seletivo

O município de Luz, situado a 195 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, abre processo seletivo 003/2014  com o objetivo de preencher vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. O salário oferecido é de até R$ 3.728,62, por carga horária de 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Motorista, Assistente de Educador Físico, Educador Físico e Cirurgião Dentista de Estratégia de Saúde da Família.

Inscrição
As inscrições serão efetuadas de forma gratuita até o dia 15 de agosto de 2014, das 8 às 11 e de 13 às 17 horas, no Serviço de Administração de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura de Luz/MG, situado à Rua Dezesseis de Março, 172 – Centro – Luz/MG. 

Os candidatos farão provas e práticas, a serem realizadas na data provável de 23 de agosto de 2014, nos seguintes locais e horários:

Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho, situada à Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 307, no município de Luz/MG, às 9 horas; Secretaria Municipal de Obras Públicas e Transportes, situada à Rua Goiás, 15, no Município de Luz/MG, às 14 horas.

A divulgação do resultado geral será a partir das 16 horas do dia 29 de agosto de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura de Luz/MG, nos sites www.diariomunicipal.com.br/amm-mg e www.luz.mg.gov.br

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final.

Concurso TRT da 14ª Região 2014

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) publicou o edital nº. 001/2014 de concurso público. O certame oferece 07 vagas imediatas, mais cadastro reserva, para Analista Judiciário nas especialidades de medicina, odontologia e na área administrativa. A remuneração inicial pode chegar a R$ 8.118,19 em regime de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

A inscrição, com taxa no valor de R$ 74,90, será realizada até o dia 29 de agosto de 2014, através do site www.trt14.ieses.org.

O concurso será efetuado mediante aplicação de provas objetiva e discursiva, previstas para 28 de setembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados até às 18 horas do dia 24 de setembro de 2014, no site www.trt14.ieses.org.

O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado até às 10 horas do dia 29 de setembro de 2014, no site www.trt14.ieses.org.

O concurso público será válido por dois anos, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.

Concurso Prefeitura de Ibiporã - PR

A Prefeitura da cidade de Ibiporã, Estado do Paraná, abriu edital n° 161/2014 de concurso público com validade de 02 anos, para a ocupação de 52 vagas, mais formação de cadastro reserva, em funções dos níveis Fundamental, Médio e Superior. Os vencimentos vão até R$ 10.486,90.

Das vagas abertas, 10% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência e 5% aos candidatos afrodescendentes.

Cargos
- Nível superior: Advogado, Educador Físico da Saúde, Farmacêutico-Bioquímico , Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral-Plantonista, Médico Dermatologista, Médico do Trabalho, Médico Ginecologista, Médico Oftalmologista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Pediatra-Plantonista, Médico Psiquiatra, Professor de Educação Artística, Professor de Inglês, Profissional Acupunturista, Tecnólogo em Gestão Pública e Terapeuta Ocupacional;

- Nível médio e/ou técnico: Agente Municipal de Trânsito, Auxiliar Administrativo, Cuidador Social, Educador Infantil, Técnico em Edificações, Técnico em Laboratório e Técnico em Radiologia;

- Nível fundamental completo: Agente Comunitário de Saúde;

- Nível fundamental incompleto: Borracheiro, Condutor de Veículos, Coveiro e Serralheiro.

Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser efetuadas até às 23h do dia 28 de agosto de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 100,00.

Provas e Gabaritos
O concurso constará de provas escritas para todos, além de prova prática para cargos de Borracheiro, Condutor de Veículos, Coveiro e Serralheiro e avaliação de títulos para nível superior.

As provas objetivas serão realizadas preferencialmente no município de Ibiporã, no Paraná, dia 28 de setembro de 2014. No dia 29, às 17h, serão divulgados a prova objetiva e o gabarito oficial provisório das questões objetivas, no endereço eletrônico www.cops.uel.br.

Concurso Prefeitura de Santo Estêvão - BA

Com a oferta de 180 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, a Prefeitura de Santo Estêvão, no estado da Bahia, divulgou edital n° 01/2014 referente ao concurso público que irá contratar profissionais de todos os níveis de escolaridade para reforçar o seu quadro de funcionários. De acordo com o cargo e a jornada de trabalho, os contratados podem ter salários de R$ 724,00 a R$ 2.200,00.

Cargos
Nível fundamental: agente de limpeza pública, agente público, agente de limpeza escolar, agente de merenda escolar, auxiliar de pedreiro, carpinteiro, coveiro, cozinheiro, eletricista, encanador, fiscal de obras, motorista "D", operador de máquinas leves e pesadas, pedreiro, porteiro e agente comunitário de saúde.

Nível médio e/ou técnico: assistente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, intérprete de libras e técnico de enfermagem.

Nível superior: assistente social, nutricionista, pedagogo, professor pedagogo e professor de educação física.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 22 de agosto de 2014, na quadra de esportes da Escola Maria Irene Santiago na Rua Genésio Cardoso s/n - Santo Estêvão, no horário das 08 às 12h e das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira.

Taxas
Cargos com exigência de escolaridade no nível fundamental completo ou incompleto: R$ 50,00;
Cargos com exigência de escolaridade no nível médio: R$ 70,00;
Cargos com exigência de escolaridade no nível superior: R$ 100,00;

Provas
Sob a tutela da Fundação ADM, o concurso constituirá de uma prova objetiva de conhecimentos e de prova de títulos. A primeira será aplicada provavelmente no dia 28 de setembro de 2014 (domingo), em locais e horários devidamente comunicados aos candidatos no aviso de homologação das inscrições.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo, por ato expresso do prefeito municipal.

O edital e demais atualizações estão no site: http://www.fundacaoadm.org.br/concursos.html

Concurso Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé - SP (II)

A Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé, no estado de São Paulo, divulgou os editais de concurso público 1 e 2/2014 que juntos oferecem 13 vagas de emprego para eletricista, lavador/lubrificador automotivo, vigilante, motorista, escriturário, auxiliar de serviços gerais,  farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, engenheiro agrônomo, assistente social e auxiliar de serviços internos.

Podem concorrer às vagas candidatos de níveis fundamental, médio e superior, desde que tenham o grau de escolaridade devido e a habilitação exigida para assumir o cargo pleiteado. Os salários vão a partir de R$ 727,00 e chega a R$ 3.140,00. As jornadas variam de acordo com a função, podendo ser de 30 e 40 horas semanais.

Os interessados têm até o dia 17 de agosto de 2014 para efetivar a inscrição, através do site www.publiconsult.com.br. O custo da taxa de inscrição é de R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 30,00 nível médio e R$ 40,00 nível superior.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 31 de agosto de 2014. O horário e local serão informados oportunamente no site www.publiconsult.com.br.

O gabarito está previsto para ser divulgado a partir das 18 horas do dia seguinte ao da aplicação das provas, no site já citado.

Os candidatos aos cargos de eletricista, lavador/lubrificador automotivo e motorista, que forem classificados na prova objetiva, serão submetidos à prova prática, em local e data a serem informados.

O concurso público que ficará sob a responsabilidade da empresa Publiconsult, será válido pelo período de dois anos sendo facultada a sua prorrogação, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé, no estado de São Paulo, lançou edital de processo seletivo n° 2/2014, destinado ao provimento de 08 vagas para a função de agente comunitário de saúde (nível fundamental incompleto) por salário de R$ 785,16, em carga horária de 40h semanais.

A inscrição deverá ser efetuada até o dia 17 de agosto de 2014, exclusivamente pela internet, através do site: www.publiconsult.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.

A data estimada para aplicação da prova objetiva é 31 de agosto de 2014, às 9h30. A confirmação oficial acerca da data, horário e local de realização das provas ocorrerá através do Edital de Convocação específico, a ser disponibilizado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Bom Sucesso de Itararé e no site: www.publiconsult.com.br.

A partir das 18 horas do dia útil seguinte ao da aplicação das provas, o candidato poderá consultar o gabarito oficial no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Bom Sucesso de Itararé e no site: www.publiconsult.com.br.

O certame terá validade de dois anos, podendo ser facultada a sua prorrogação, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Marau - RS lança concurso público

A Prefeitura de Marau, no Estado do Rio Grande do Sul, sob a coordenação do Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IDRH), abriu o edital nº201/2014 de concurso público nº 001/2014, destinado ao preenchimento de 64 vagas efetivas, sendo 2% delas reservadas aos portadores de necessidades especiais, além de formação de cadastro de reserva. As vagas sã para candidatos de todos os níveis de ensino.

As oportunidades são para as funções de agente administrativo, agente de fiscalização área tributária, agente de fiscalização área ambiental, agente de fiscalização área obras e posturas, analista de informática, atendente de consultório dentário, atendente de creche, contador, enfermeiro, farmacêutico, licenciador ambiental, médico, veterinário, motorista, nutricionista, odontólogo, operador de equipamentos rodoviários, procurador jurídico, professor, psicólogo, psicopedagogo clinico e institucional, técnico em contabilidade e técnico em enfermagem.

Os ganhos vão de R$ 1.108,19 até R$ 13.200,28, por carga horária de 20 a 40 horas. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 80,00 e R$ 120,00 de acordo com o cargo almejado.  

As inscrições serão realizadas até 25 de agosto de 2014, sendo aceitas unicamente pelo endereço eletrônico: www.idrhconcursos.com.br. Os candidatos poderão se inscrever para mais de um cargo, desde que observados os horários estabelecidos para a realização das provas.

As provas objetivas serão aplicadas no mesmo dia para todos os candidatos, no entanto, apenas os inscritos aos cargos de nível superior serão avaliados de manhã, para os demais a prova será realizada à tarde. A avaliação acontecerá em local e dia a serem afixados no mural de publicações da Prefeitura e repassado pelos correios eletrônicos: www.idrhconcursos.com.br e www.pmmarau.com.br.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por mais dois anos, a critério da Administração da Prefeitura de Marau.

Concurso Prefeitura de Vassouras - RJ

A Prefeitura de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal Administração, publicou edital de concurso público n° 01/2014, para provimento de 41 vagas e formação de cadastro de reserva, para cargos do quadro de servidores da Prefeitura Municipal. As chances são para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.673,54, mais  gratificação de R$ 5.750,00, com carga horária é de 20 ou 40 horas por semana.

O concurso será executado através da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB. Do total de vagas, quatro serão reservadas para pessoas com deficiência.
Cargos
As vagas são para os empregos de Auxiliar Administrativo, Facilitador de Oficina, Orientador Social, Médico Clínica Médica Exclusiva - PSF e Médico Clínica Médica
SAMU.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas pela internet: no site www.funcab.org, até 07 de setembro de 2014.

Taxas
O valor da inscrição será:
R$ 68,00 para os cargos de Ensino Médio;
R$ 86,00 para os cargos de Ensino Superior.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 28 de setembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no dia 22 de setembro de 2014.

Gabaritos
O gabarito oficial será disponibilizado no site www.funcab.org, no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (Horário Oficial de Brasília/DF).

Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Jambeiro - SP divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jambeiro, no estado de São Paulo, lançou edital de  processo seletivo nº 05/2014, que visa formar cadastro reserva de profissionais para as funções de Gari, Motorista, Professor de Ciências e Técnico de Educação Física (níveis fundamental e superior). As remunerações variam de R$ 12,92 hora/aula a R$ 1.970,29, e as jornadas de trabalho vão até 44 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.conrio.com.br, das 09hs do dia 12 de agosto até 24 de agosto de 2014.

Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 20,00 e o boleto Bancário impresso pelo próprio candidato poderá ser pago até o dia 25 de agosto de 2014.

De acordo com a responsabilidade da empresa ConRio Concursos Públicos e Assessoria, haverá prova objetiva para todos os candidatos e prova prática para os inscritos à função de Motorista.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 07 de setembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições.  A validade do processo seletivo será pelo período de 12 meses.

Hospital Badim apresenta novo time de cirurgia bariátrica

Foto: Divulgação
Liderada pelo Cirurgião Bariátrico Guilherme Cotta, equipe tem expectativa de aumentar o número de cirurgias em mais de 53% nos próximos três anos

A partir de agosto, o Hospital Badim (RJ) conta com um centro especializado em Cirurgia Bariátrica, chefiado pelo cirurgião geral e bariátrico Guilherme Cotta. O objetivo é oferecer toda estrutura necessária, para pacientes e médicos, para o tratamento clínico e cirúrgico da obesidade mórbida. 

Cirurgião Bariátrico desde 2000, membro da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Cotta já foi coordenador de cirurgia geral em diversos hospitais. Sua equipe é formada por especialistas em cirurgia, endocrinologia, nutrição e psicologia, além de clínicos especializados e anestesistas.

Com expectativa média de 135 cirurgias por ano, e com uma porcentagem de reganho de peso de apenas 4%, o foco do centro é no preparo  e tratamento do paciente com Obesidade Mórbida. O principal diferencial do serviço é a preparação cuidadosa, e a estrutura voltada para tratamento e acompanhamento desta grande epidemia chamada Obesidade. “O foco no acompanhamento pós-operatório pelos especialistas é essencial, é o que determina a perda e a futura manutenção do peso”, explica coordenador.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 51% da população brasileira têm algum grau de obesidade ou sobrepeso. Segundo Cotta, a maioria dos pacientes que procura a cirurgia é formada por mulheres (a cada 6 mulheres 1 homem), mas o especialista alerta que o procedimento não é indicado para qualquer pessoa. “Hoje, o padrão de beleza é um corpo ‘malhado’, mas o estilo de vida do mundo moderno leva as pessoas ao sedentarismo e a dietas gordurosas (fast food). Muitos pacientes com sobrepeso são atraídos pela ideia de uma cirurgia milagrosa. A cada dez pacientes que nos procuram, três não têm indicação.”

O cirurgião acompanha os avanços na área da cirurgia bariátrica: “Estão sendo desenvolvidos vários medicamentos que possam simular a perda de peso da cirurgia, ainda sem sucesso.” Segundo ele, os principais desafios da especialidade são os distúrbios alimentares, as variações hormonais e a dificuldade de absorção de vitaminas. Para os interessados na cirurgia, ele indica que procurem sempre cirurgiões titulares da SBCBM, com equipe estabelecida.

Sobre a equipe  
A equipe do Centro de Cirurgia Bariátrica do Hospital Badim  é coordenada pelo Cirurgião Geral e Bariátrico Guilherme Cotta, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO). Atua a mais de 14 anos na área, sendo coordenador de Cirurgia Geral de vários hospitais como: Pasteur, Prontocor, São Lucas, entre outros. 

Fazem parte da sua equipe, os seguintes profissionais: Maria Virgínia Capotorto e Enio França, clínicos especializados em Cirurgia Bariátrica; Maria Carolina Coelho, Bianca Barone e Ana Luisa MacDowell, endocrinologistas; Robena Molinaro e Denise Boia, nutricionistas; Iricléia e Ana Maria Justo, psicólogas; Sebastião  Félix, psiquiatra; Rafael Almeida, Alexandre Carvalho, Vanessa Saloes e Bruno Peer, anestesistas; Guilherme Nahoum, Paulo Roberto Liborio, Igor Fernandes, Andrea Bacon e Gabrielle David, cirurgiões gerais.

Donato de Almeida 
Assessor de Imprensa
www.sbcomunicacao.com.br

Rio de Janeiro recebe maior evento regional de infectologia

 http://www.infectorio.com.br/images/cabecalho.jpg

Durante os dias 13 e 15 de agosto, acontece o Infecto Rio 2014, 4º Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro (Sierj), no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde profissionais de saúde e acadêmicos se reúnem para debater temas relevantes à especialidade. E o Sérgio Franco Medicina Diagnóstica apoia o evento e participa da programação, com palestras do infectologista do laboratório Alberto Chebabo, que também é presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro (Sierj)

O congresso - o maior evento regional da área - conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e abordará, nos três dias de atividades, temas centrais, como HIV/Aids, hepatites virais, infecção hospitalar e imunização, por meio de conferências, mesas-redondas, sessões interativas e apresentação de trabalhos científicos. 

 Segundo Chebabo, esse congresso é um dos exemplos mais sólidos do incentivo ao debate científico. “O evento é uma oportunidade para toda a classe médica discutir soluções e avanços em prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. É um orgulho representar o Sérgio Franco e a Sierj nesse importante congresso”, afirma o médico. 

O Infecto 2014 é direcionado para profissionais e estudantes de saúde. As inscrições são feitas através do site www.infectorio.com.br ou ainda no dia e local do evento. O congresso criou, ainda, um aplicativo, que foi patrocinado pelo laboratório Sérgio Franco, para fornecer mais informações aos interessados. O app está disponível nas plataformas Android e IOS. 

Serviço 

Infecto Rio 2014. 

Data: de 13 a 15 de agosto de 2014. 

Local: Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) – Rua Visconde Silva, 52/3º andar. 

Inscrições pelo www.infectorio.com.br ou no dia e local do evento. 

Rachel Lopes
Assessoria de Imprensa
rachel@saudeempauta.com.br

OMS enfrenta dilema ético sobre quem receberá tratamento para ebola

Foto: EPA - Quadro mostra ebola 'goleando' ações do governo na Libéria
Em encontro nesta segunda-feira, profissionais discutiram liberação de droga que está sendo usada em americanos 

Após o aparente sucesso de um tratamento de ebola feito em médicos americanos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu especialistas em ética nesta segunda-feira, em Genebra, para discutir se é certo usar remédios que nunca foram testados em humanos -e, neste caso, quem deve receber o medicamento, já que a oferta é limitada.

A decisão da OMS é complexa. Se a organização não aprovar o uso do medicamento por ele ainda ser experimental, pode enfrentar acusações de ter restringido o uso de droga com potencial de salvar vidas a trabalhadores de saúde de países ricos.
Por outro lado, liberar o uso da droga pode trazer acusações de que a maior organização de saúde do mundo autorizou experimentos com medicamentos potencialmente prejudiciais em parte da população mais pobre do mundo.

Dois profissionais de saúde americanos infectados pelos vírus aparentemente melhoraram após receber doses deste medicamento. A melhora nos seus quadros, porém, também pode estar ligada às condições de tratamento nos EUA, para onde foram levados.

No domingo, autoridades espanholas autorizaram o uso da mesma droga para um sacerdote espanhol infectado pelo vírus na Libéria, que foi levado para Madri.

Não há nenhum tratamento ou vacina conhecidos para o ebola.

Na discussão na OMS, será preciso antecipar o que poderá acontecer se o medicamento for adotado mas se provar ineficaz ou até mesmo prejudicial, de acordo com o especialista em ética médica Daniel Sokol, do 12 King's Bench Walk Chambers, de Londres.

"É preciso discutir como a mídia e a comunidade local irão reagir e as consequências dessa reação para as vítimas, profissionais de saúde e outros, e como deve ser o processo de seleção de candidatos ao tratamento", disse.

A preocupação com os danos que um tratamento mal-sucedido podem causar se explica porque já existe uma desconfiança em relação a profissionais de saúde, o que prejudica a contenção da epidemia.

No passado, muitos profissionais de saúde foram contaminados, e os hospitais, sem condições adequadas de infraestrutura, ajudaram a propagar a doença.

De acordo com Sokol, na epidemia de 1995 em Kikwit, na República Democrática do Congo, a relação entre o hospital e mortes de ebola era tão clara que gerou um boato de que os médicos estavam assassinando os pacientes que haviam roubado diamantes de minas locais.

Já na epidemia de Uganda, moradores acreditam que pessoas brancas roubavam parte do corpo das vítimas para lucrar. Médicos ocidentais eram vistos como suspeitos e acreditava-se que estavam trazendo a doença.

Em janeiro de 2002, um grupo de especialistas teve que fugir da vila de Mekambo, no Gabão, ao ser ameaçado por moradores.
 
Foto: EPA - Enfermeiro orienta parentes de vítimas na Libéria
Estigma
A desconfiança em relação aos profissionais estrangeiros vem desde o início do século XX, quando os colonizadores desprezavam os costumes locais. Quando houve uma epidemia de doença do sono no então Congo Belga, os moradores, obrigados a tomar remédios de cuja eficácia duvidavam, se revoltaram.

Além da desconfiança em relação a profissionais de saúde, há ainda a questão do estigma que aqueles que se curam do ebola carregam. Apesar de não existir um remédio em uso para a doença, o corpo dos pacientes pode reagir sozinho e combater o vírus.

Em epidemias anteriores, afirma Sokol, alguns sobreviventes não foram aceitos de volta em sua comunidades. Outros não conseguiram mais encontrar trabalho ou foram abandonados por seus parceiros. Após a epidemia de 2000/2001 em Uganda, as casas de alguns sobreviventes foram queimadas.

"É contra esse passado complexo historicamente, culturalmente e socialmente que os especialistas em ética terão que tomar uma decisão. As normas de ética médica, como a permissão para tratamento, também podem ser diferentes lá, e existe o perigo de transpor normas ocidentais para culturas diferentes", afirma.

G1

Nova lei faz com que farmácia passe a ser unidade de assistência à saúde

Foto: Yuri Marcel/G1 - Farmácia passa a ser unidade de saúde, e não só
estabelecimento comercial
Lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda. Farmacêutico deve estar presente em período integral no estabelecimento 

A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta sexta-feira (8), a lei que dispõe sobre exercício e fiscalização das atividades farmacêuticas. A decisão foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira (11). Com a Lei 13.021/14, a farmácia passa a ser uma unidade de assistência à saúde, e não apenas um estabelecimento comercial.

Uma das novidades da lei é a determinação de que o farmacêutico deve estar presente nas farmácias durante todo o horário de funcionamento. A lei anterior determinava que era obrigatória a presença permanente de um "técnico responsável", mas não especificava qual deveria ser a formação desse profissional. A partir de agora, somente o farmacêutico poderá exercer a responsabilidade técnica.

"Esta é uma vitória dos farmacêuticos e uma contribuição da nossa classe para a saúde do povo brasileiro”, disse o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, em nota publicada pelo site do conselho. De acordo com o órgão, o projeto de lei tramitou durante quase 20 anos no Congresso Nacional.

A lei estabelece também que o proprietário da farmácia não poderá desconsiderar as orientações técnicas do farmacêutico e que cabe a esse profissional esclarecer os pacientes sobre os benefícios e riscos do uso de fármacos, assim como informar sobre possíveis interações medicamentosas.

G1

Cientistas americanos criam tecido tridimensional semelhante a cérebro

Foto: Tufts University/Divulgação Imagem de microscópio mostra neurônios (amarelo-esverdeados)
ligados a uma estrutura feita com proteína de seda (azul); neurônios formaram redes funcionais
pelos poros da estrutura (áreas escuras) 
Material pode ser usado para simular reação cerebral a drogas em estudos. Estrutura imita separação entre a substância branca e cinzenta do cérebro 

Bioengenheiros do Centro de Recursos de Engenharia de Tecidos na Universidade Tufts, em Boston, criaram um tecido tridimensional semelhante ao tecido presente no cérebro de ratos, que poderá ser usado para simular as respostas cerebrais a drogas em estudos científicos.

A descoberta, financiada pelo Instituto Nacional de Imagens Biomédicas e Bioengenharia (NIBIB) dos Estados Unidos, foi publicada na edição desta semana da revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" ("PNAS").

Já era possível cultivar neurônios em laboratório para observar seu comportamento. Porém eles só se desenvolviam em duas dimensões, o que impedia a reprodução da complexa estrutura cerebral.

O novo tecido é composto de dois biomateriais: uma estrutura esponjosa feita de proteína de seda e um gel com base de colágeno. Neurônios de ratos foram instalados nessa estrutura esponjosa e o gel, disposto no centro da estrutura, permitiu que os axônios (prolongamentos dos neurônios) crescessem através dele.

Depois de alguns dias, os neurônios formaram redes ao redor dos poros da estrutura esponjosa. Os axônios se projetaram através do gel para se conectar com os neurônios do outro lado do poro. Isso fez com que o tecido imitasse a separação entre a substância branca e a substância cinzenta que compõem o cérebro.

"Esse trabalho é um feito excepcional", diz Rosemarie Hunziker, diretora do programa de engenharia de tecidos do NIBIB. "Ele combina uma compreensão profunda da fisiologia do cérebro com um grande e crescente conjunto de ferramentas de bioengenharia para criar um ambiente que é ao mesmo tempo necessário e suficiente para mimetizar o funcionamento do cérebro".

O novo tecido pode se manter vivo no laboratório por mais de dois meses. Para testar a eficácia da técnica, os pesquisadores já usaram o material para testar as mudanças químicas e elétricas cerebrais que ocorrem em resposta a uma droga e as mudanças provocadas por uma lesão.

Foto: Tufts University/Divulgação: magem feita com microscópio eletrônico mostra estrutura feita com proteína de seda que serve de base para tecido que imita cérebro

"Bons modelos permitem hipóteses sólidas que podem ser testadas exaustivamente. A esperança é que o uso desse modelo possa levar a uma aceleração de terapias para disfunções cerebrais, assim como oferecer um jeito melhor de estudar a fisiologia normal do cérebro", acrescentou Rosemarie.

G1