Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

McDonald's muda receita de carne após reportagem de Jamie Oliver

Big Mac, o carro chefe do McDonald's
Chef britânico afirmou que hambúrgueres das unidades americanas da rede de fast food contêm hidróxido de amônia, substância nociva

O McDonald´s, maior cadeia de fast-food do mundo, anunciou que vai alterar a fórmula de preparo da carne utilizada para fazer hambúrguer. Segundo a matriz da empresa nos Estados Unidos, a mudança já estava em processo, mas a notícia foi divulgada esta semana depois de uma polêmica envolvendo a rede.

No ano passado, o chef britânico Jamie Oliver - famoso por ser ativista de comida saudável -, fez uma reportagem para seu programa de televisão afirmando que os hambúrgueres das unidades americanas do McDonald´s contêm hidróxido de amônia, uma substância nociva à saúde.

Segundo a reportagem, a empresa junta restos de alimentos e faz uma mistura, apelidada de "lodo rosa" por Oliver. Depois, o produto vai para a centrífuga e recebe uma lavagem que inclui hidróxido de amônia.

O McDonald´s utilizaria esse método para engordar os hambúrgueres e aumentar o volume de carne. A polêmica incomodou o McDonald´s, que agora anunciou mudanças em sua linha de produção.

Em nota, a assessoria do McDonald´s no Brasil diz que os hambúrgueres daqui são preparados de maneira diferente: "Na América Latina, a Arcos Dorados, empresa que opera a marca em toda a região, informa que o aditivo em questão não é e nunca foi utilizado como ingrediente em qualquer processo da cadeia produtiva da marca. A companhia acrescenta que os hambúrgueres são preparados com 100% de carne bovina e que toda a produção é validada pelas autoridades regulatórias locais".

Fonte iG

Conheça os sintomas do AVC


Hipertensão, diabetes, colesterol alto e tabagismo são fatores de risco para ocorrência de derrame

Um acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, acontece quando as artérias que irrigam o cérebro sofrem uma obstrução. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes vasculares cerebrais são a segunda principal causa de óbito no mundo — cerca de 7 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do problema.

De acordo com o médico Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do HCor, aproximadamente 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos, ou seja, ocorrem quando há um entupimento nas artérias que levam sangue ao cérebro. A obstrução é geralmente causada por coágulos sanguíneos formados na parede das artérias doentes ou por pedaços de coágulos desprendidos dessas artérias ou do interior da cavidade cardíaca. Dependendo da região cerebral atingida, o paciente sofrerá sequelas maiores ou menores, podendo até mesmo chegar a óbito.

Em 20% dos casos, o AVC é hemorrágico, quando a lesão cerebral ocorre por um derramamento de sangue no interior do cérebro. O especialista explica que em qualquer tipo de acidente vascular cerebral morrem células nervosas.

Pavanello alerta que para prevenir a ocorrência de um AVC é preciso controlar os fatores de risco, que incluem hipertensão arterial, diabetes, aumento do colesterol, aumento do triglicérides e tabagismo.

Sintomas do derrame
:: Diminuição ou perda súbita de força na face, braço ou perna de um lado do corpo;

:: Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular frases e se expressar ou para compreender a linguagem;

:: Perda súbita de visão em um ou nos dois olhos;

:: Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente;

:: Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Fonte Zero Hora

Nutricionista orienta alguns cuidados para evitar intoxicação alimentar ao comer fora de casa

Higienização e refrigeração dos alimentos são os principais aspectos

Os casos de intoxicação alimentar registrados em Porto Alegre esta semana alertam para os cuidados que o consumidor deve ter ao fazer um lanche fora de casa. Ainda mais no verão. De acordo com a nutricionista Betina Glitz, do Hospital Mães de Deus, nesta época do ano é mais comum a ocorrência de problemas digestivos, pois o calor facilita a proliferação de micro-organismos que prejudicam a saúde.

— Alimentos mal refrigerados ou mal higienizados são perigosos em qualquer época do ano, mas no verão a atenção deve ser redobrada — salienta Betina.

A nutricionista lista alguns itens que devem ser observados para evitar problemas depois da refeição. Caso eles apareçam, a orientação é procurar um serviço médico se ocorrerem quatro episódios de diarreia em um turno.

— Hidratação e reposição de sais minerais, com a ingestão de água, bebidas isotônicas e água de côco. Não tem prescrição de remédio nesses casos, o único jeito é hidratar o corpo — observa.

Preste atenção
:: Tenha cuidado com molhos à base de maionese, especialmente se forem feitas com ovos crus.

:: Evite beber líquidos diretamente em latas, prefira copo ou canudo — e lembre de limpar a embalagem. O ideal seria lavar a lata antes de consumir.

:: Observe se as carnes estão bem passadas.

:: Em buffets, certifique-se de que a mesa está refrigerada e que os vegetais folhosos estão bem lavados.

:: De maneira geral, é bom evitar frituras no verão e apostar em comidas mais leves.

Fonte Zero Hora

Fique atento à segurança sanitária do salão de beleza que você frequenta

Nova lei estabelece regras para profissionais e estabelecimentos de estética

Os salões de beleza são considerados estabelecimentos de interesse da saúde, mas a ausência de uma regulamentação clara para o setor, muitas vezes, representa riscos a quem frequenta centros de estética. A principal preocupação é com a esterilização e o descarte de instrumentos.

— Devido à falta de padrão nas escolas de cabeleireiros, muitos deles se formam sem o conhecimento necessário das técnicas de higiene — alerta o presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Rio Grande do Sul (Sinca /RS), Marcello Chiodo. Soma-se a isso, a dificuldade de fiscalizar todos os estabelecimentos.

Pois uma nova lei, recém sancionada pela presidente Dilma Rousseff, é comemorada pelo setor por reconhecer o exercício das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador, e fixa normas sanitárias para profissionais e estabelecimentos de estética. Esta é a primeira lei federal que traz, de forma expressa, a obrigatoriedade de procedimentos como esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento aos clientes de salões de beleza. Até então, as normas sanitárias para essas áreas eram definidas por Estados e municípios.
Conforme Chiodo, o Rio Grande do Sul sai na frente por já exigir, por exemplo, o uso de autoclave (equipamento de esterilização com tranca, que garante o tempo adequado para o processo) e não estufa para esterilizar materiais. Com a nova regulamentação, o sindicato pretende emitir carteirinhas para profissionais, mediante avaliação, e definir padrões para escolas de formação.

Outro projeto, segundo Chiodo, é a obrigatoriedade de fixar, em local visível ao cliente, um quadro com o alvará do estabelecimento, no qual constam os serviços autorizados e as medidas sanitárias que devem ser seguidas (ver abaixo). Os cartazes serão distribuídos gratuitamente pelo Sinca e pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

De acordo com a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Cecília Brito, a lei abre caminho para que sejam feitas novas ações de proteção à saúde do trabalhador de salões de beleza e dos próprios clientes.

— Esses profissionais, que passam a ser reconhecidos pela lei, têm uma importância muito grande em nossa cultura, mas é preciso observar os riscos a que eles estão sujeitos por conta das características de seu trabalho, como o uso constante de produtos químicos — explica Maria Célia.

A Lei 12.595 de 2012 foi aprovada no dia 18 de janeiro, e já está em vigor.

Preste atenção
A referência récnica da Anvisa para o funcionamento dos serviços de estética e embelezamento sem responsabilidade médica esclarece, entre outras orientações, como deve ser o manejo de instrumentos usados em salões de beleza, de modo a prevenir riscos à saúde dos clientes, como a contaminação por doenças infecciosas. Observe algumas das instruções que devem ser seguidas.

:: Toalhas e lençois são artigos de uso único, devendo ser trocados a cada cliente e devidamente lavados.

:: Lixas para unhas e pés, espátulas de madeira e lâminas são instrumentos descartáveis e não podem ser reutilizados nem reprocessados, pois isso representa risco potencial à saúde.

:: Alicates, pinças, afastadores e tesouras devem ser esterilizados após o uso. A esterilização é o processo físico, químico ou físico-químico que elimina todas as formas de vida microbiana. Deve ser precedida pela limpeza, realizada com água e sabão ou detergente, de forma manual ou automática, para remover sujidades visíveis, e pela desinfecção, processo físico ou químico que elimina a maioria dos micro-organismos patogênicos dos objetos. Após a esterilização, os instrumentos devem ser conservados em local limpo e protegido. É obrigatório o uso de invólucros adequados, com etiqueta informando a data em que foi realizado o procedimento.

:: Ceras para depilação devem ser fracionadas em porções suficientes para cada cliente, não podem ser reutilizadas sobras ou produtos químicos.

:: Escovas e pentes devem ser limpos após o atendimento de cada cliente.

:: Cadeiras, armários, macas, colchões, travesseiros e almofadas devem ser revestidos de material impermeável, resistente, de fácil limpeza e desinfecção, mantidos em bom estado de conservação e higiene.

:: Trabalhadores em salões de beleza devem receber Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) — óculos, máscaras, luvas e jalecos — de acordo com as funções exercidas.

:: Profissionais que realizam procedimentos com materiais perfurocortantes devem ser vacinados contra Hepatite B e tétano. Esses materiais devem ser descartados, sendo proibido o re-encape de agulhas.

:: Todos os produtos devem estar dentro do prazo de validade.

:: Produtos químicos que forem submetidos ao fracionamento e diluição devem ser acondicionados em recipientes devidamente identificados com etiqueta legível, informando nome do produto, composição química, concentração, data de envase e de validade, nome do responsável pela manipulação e fracionamento. O fracionamento deve seguir as normas do fabricante.

:: É vetada a reutilização de embalagens de produtos químicos.

:: Equipamentos e instrumentos devem ser disponibilizados em quantidade suficiente para atender a demanda do estabelecimento, respeitando os prazos de limpeza, desinfecção e esterilização.

:: Produtos que devem ser mantidos sob refrigeração devem ser guardados em refrigeradores específicos, com termômetro e registro diário de temperatura, não podendo dividir espaço com alimentos.

Fonte: Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre.

Fonte Zero Hora

Ler é o melhor exercício para o cérebro

Segundo especialista, o cérebro é como um músculo

Aos 69 anos, a ginecologista Loreta de Moraes Napp devora livros por prazer — e também por afinidade, já que é casada com o escritor gaúcho Sérgio Napp. Porém, há outro importante motivo por trás do hábito: ela sabe que o bom desempenho da sua memória depende disto.

— A minha preocupação começou cedo, ao observar que as mulheres que eu atendia se queixavam muito de lapsos de memória após a chegada da menopausa.

Hoje, Loreta recomenda leitura às pacientes como uma poderosa aliada para enfrentar as mudanças que a vida traz.

O cientista Iván Izquierdo é um dos maiores pesquisadores mundiais na área de fisiologia da memória e seus artigos e livros já são parte imprescindível das bibliografias básicas dos trabalhos dedicados ao tema.

Nesta entrevista, concedida ao caderno Vida, de Zero Hora, ele revela que apesar dos avanços na área, não há nada melhor para o cérebro do que devorar livros.

Zero Hora — Qual a grande descoberta sobre a memória nos últimos anos?
Iván Izquierdo — São muitas, principalmente nos últimos 20 anos. Temos conhecido cada vez mais detalhes sobre o mecanismo molecular que leva à formação da memória. Isso também se chama consolidação, porque consolida a informação de diversas procedências da linguagem cerebral na memória, por meio de sinais elétricos e neuroquímicos. Se descobriu, portanto, que comunicação se utiliza, e o que ocorre depois, para a formação da memória e o curso de tempo que leva. Além disso, se estuda hoje que regiões do cérebro participam da extinção, ou seja, a inibição da resposta para que ela não seja usada a qualquer momento. Um exemplo é a memória de medo, que não precisa ser usada toda hora e que serve para ajudar pacientes vítimas de estresse pós-traumático.

ZH — Já é possível, então, apagarmos lembranças desagradáveis? Como é feita essa inibição hoje?
Izquierdo — Não seria bom perdê-las, pois é preciso lembrar de um ocorrido para que o sujeito não repita a situação que a levou ao trauma. Mas os psicoterapeutas já utilizam esse recurso há 30 anos para tratar pacientes vítimas de estresse pós-traumático. Em síntese, é empregada uma técnica que faz com que a pessoa não "acione" a memória em determinados momentos. Ela age assim após ser exposta a estímulos e cenas e a situações que lhe produz medo (uma delas é a cognitivo-comportamental).

ZH — Muitas vezes ficamos nervosos quando queremos lembrar de algo e a coisa está na ponta da língua mas não sai. Quando o "branco" é um problema real?
Izquierdo — O branco é devido à ansiedade, que causa liberação de hormônios suprarrenais chamados corticoides. Eles vão circular no sangue e acabam eventualmente no cérebro, inibindo a memória. Pode acontecer com qualquer um, não é patológico. Ou seja, tem que tratar a ansiedade. Entretanto, o "branco" pode representar um problema real, como a doença de Alzheimer, quando o sujeito passa a esquecer o nome do pai, o ofício que atua.

ZH — Mas se eu estou notando que a minha memória pode ser aperfeiçoada, o que é possível fazer?
Izquierdo — Drogas, como a Ritalina, só são indicadas para quem tem déficit de atenção. Mas quem não tem a doença e quer ter um cérebro saudável, eu recomendo ler. Esse é o melhor exercício que alguém pode fazer com o cérebro. O uso constante da memória a estimula. É como um músculo: quanto mais se usa, melhor funciona. Mas não se deve fazer um uso abusivo da memória. Na hora de dormir, devemos descansar. Cada coisa tem seu momento.

O que ajuda
:: Concentre-se: livre-se das preocupações e preste atenção naquilo que você lê, vê ou ouve.
:: Seja curioso: esteja sempre aberto a receber novas informações e saber o porquê das coisas.
:: Planeje-se: além de dar sentido à vida, ter objetivos nos motiva a ficar atentos.
:: Tenha vida social: ampliar a rede de relacionamentos é um ótimo exercício para o cérebro.
:: Compartilhe: falar sobre o que se viveu treina a memória sobre esses fatos.

O que atrapalha
::Tensão
:: Má alimentação
:: Privação de sono
:: Remédios sem indicação médica
:: Ansiedade
:: Mau funcionamento do organismo
:: Sobrecarga.

Fonte Zero Hora

Seios gigantes prendem mulher na cama por seis meses

Uma peruana mãe de quatro crianças passou seis meses presa na cama por conta do crescimento de seus seios.

Julia Manihuari, de 29 anos, viu seus peitos crescerem depois de ter o terceiro filho, há sete anos.
Julia Manihuari, de 29 anos, viu seus peitos crescerem depois de ter o terceiro filho.
Julia Manihuari viu seus peitos crescerem depois de ter o terceiro filho. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)
 
Depois de pedir ajuda à imprensa local, a peruana foi levada de barco do vilarejo onde mora à cidade mais próxima e lá foi atendida por um especialista. O médico diagnosticou que Julia sofre de ginecomastia bilateral, uma doença que faz seus seios crescerem cada vez mais.

Uma cirurgia foi feita para cortar parte dos seios da mulher. "Antes da operação, eu não conseguia fazer nada. Meus seios estavam na altura das minhas pernas", contou ela ao tabloide "The Sun".
Fonte G1

Um em cada dez homens deseja reverter a vasectomia

Para ser bem-sucedida, a reversão deve levar em conta idade dos parceiros e tempo de esterilidade

Cerca de 10% dos homens de 20 a 30 anos que fazem vasectomia se arrependem de ter feito o procedimento e desejam fazer a reversão da esterilidade. Das 300 mil vasectomias realizadas a cada ano na América do Norte, cerca de 30 mil homens querem voltar a ter filhos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Um dos métodos mais utilizados para restaurar a fertilidade masculina é a a vasovasostomia (religação dos canais deferentes do aparelho reprodutor do homem).

— Nem sempre esse é o método mais indicado. Primeiramente, há que se levar em conta há quantos anos o paciente foi submetido à ligadura dos ductos seminais. Quanto mais tempo, menores são as chances de sucesso. Depois, é preciso levar em conta a idade da parceira, já que a fertilidade feminina também cai abruptamente depois dos 35 anos— diz Edson Borges, especialista em Medicina Reprodutiva e diretor do Fertility — Centro de Fertilização Assistida , em São Paulo.

De acordo com o médico, embora existam dificuldades técnicas que podem comprometer a vasovasostomia, quando bem indicado o procedimento costuma resultar na restauração dos espermatozoides em 90% dos casos, com taxas de gravidez entre 44% e 60%.

— Algumas vezes, o mais indicado é recorrer à fertilização in vitro, com injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI). São situações em que o tempo de vasectomia é mais longo — acima de dez anos —, associado a uma parceira com 37 anos ou mais.

Borges afirma que a parceira, independentemente da idade, também deve ser submetida a exames antes de qualquer procedimento adotado.

— Depois de passar por uma criteriosa avaliação, o casal poderá ser bem aconselhado sobre os prós e os contras dos métodos disponíveis para que se tornem pais biológicos. Geralmente, o custo por nascimento, no caso de a reversão da vasectomia ser bem sucedida, é menor do que as técnicas de fertilização in vitro. De todo modo, trata-se de uma decisão que deve ser tomada entre os parceiros, em conjunto com o médico — que deverá expor, com clareza, as chances de sucesso do procedimento adotado e do tempo de tratamento.

Fonte Zero Hora

Americana leva facada de rival, mas é salva por implante de silicone no seio

Mulher foi atacada pela namorada de seu ex na Flórida, segundo médico, ela teria morrido se não fosse a prótese.

Uma mulher de 41 anos disse que o implante de silicone nos seios salvou sua vida depois de ter sido atacada pela atual namorada de seu ex em Melbourne, no estado da Flórida (EUA), segundo reportagem da emissora de TV "WESH".

Implante de silicone salvou mulher de ataque nos EUA. (Foto: Reprodução/Wesh)  Implante de silicone salvou mulher de ataque nos EUA. (Foto: Reprodução/Wesh)
A vítima, que preferiu não ser identificada, levou uma facada de Amy Winter no seio esquerdo. A faca perfurou seu implante de silicone, mas a prótese acabou impedindo que ela sofresse um ferimento mais sério, de acordo com os médicos.

Amy Winter foi presa por atacar a ex de seu namorado. (Foto: Reprodução/Wesh)
Amy Winter foi presa por atacar a ex de seu namorado. (Foto: Reprodução/Wesh)
Após ser salva pela prótese de silicone, a mulher destacou que ter gasto US$ 6 mil para aumentar o tamanho dos seios foi a decisão mais acertada que tomou na vida.

"Foi muita sorte. Se tivesse ocorrido há três meses, antes de colocar o silicone, ela teria sido morta", disse o médico da mulher, Frank Filiberto.

Fonte G1

Soldado ganha braço biônico controlado pela mente

Britânico iniciou série de procedimentos para ligar músculos e nervos ao novo braço.

Um militar britânico ferido no Afeganistão iniciou uma série de procedimentos para receber um braço biônico controlado diretamente pelo cérebro. Assista ao vídeo (no site da BBC).

Andrew Garthwaite, 24 anos, perdeu o braço direito durante uma operação em Helmand e já usa um dos últimos modelos de braço biônico.

O britânico foi selecionado para receber o novo modelo, desenvolvido na Áustria por médicos e por uma companhia de robótica.

Garthwaite estima que serão necessários entre quatro e seis meses para ele aprender a controlar o novo braço e, dentro de pouco mais de um ano, ele poderá operar o braço normalmente.
Braço biônico foi implantado em militar ferido em serviço no Afeganistão. (Foto: BBC)Braço biônico foi implantado em militar ferido em serviço no Afeganistão. (Foto: BBC)
 
Fonte G1

"Prótese rasgada liberou 'tempestade de silicone' em meu corpo"

Leia o drama da mulher que está entre as 12,5 mil brasileiras que receberam próteses da empresa francesa PIP

"Era como se fosse uma tempestade de silicone no meu corpo, acompanhada de dor e febre durante meses e de muita incerteza". Foi assim que se sentiu a brasileira Jany Simon quando o implante de mama da marca francesa PIP rompeu em seu corpo.

Jany Simon, de 54 anos, gaúcha de São Gabriel, é uma das mais de 12.500 brasileiras que receberam próteses da empresa acusada de utilizar silicone de pior qualidade e cujo fundador, Jean-Claude Mas, foi detido nesta quinta-feira.

Ela contou que nos exames de rotina efetuados em março de 2005 foi constatado um carcinoma na mama esquerda e uma aglomeração de células do mesmo tipo na mama direita.

"Tiraram as duas mamas, e eu preferi colocar as próteses na mesma cirurgia. O mastologista, concordou, desde que eu colocasse o implante com que estava habituado. O meu plano de saúde pagava por um nacional, de valor menor, pelo que paguei a diferença".

"No entanto, em novembro de 2009 começaram a aparecer problemas, com o braço e o peito direito inchando. O mastologista pediu que ela retornasse a Porto Alegre e na ultrassonografia foi constatado o rompimento da prótese da mama direita".

A estilista e mãe de família não quis correr riscos e decidiu, simplesmente, retirar o implante. Mas foi aí que começou sua via-crúcis, para que o médico, a importadora e o fabricante fossem responsabilizados.

"Estava cada vez pior, com mais febre, e não podia trabalhar", desabafou.

 
O médico disse que era impossível, que isso não podia acontecer com essas próteses; mesmo se tivesse havido algum acidente, algum golpe, o gel não sairia da cápsula. Respondeu-me que não havia necessidade de pressa, que ele estava saindo de férias, voltaria em março e retiraria.

Em maio de 2010 consegui uma ordem da Justiça para a operação de retirada da prótese, uma cirurgia que durou cinco horas.

O cirurgião "ficou apavorado na época porque eu estava cheia de silicone solto, no tórax; os resultados da ressonância e os laudos falavam de uma tempestade de silicone. Estava cheia de gotinhas espalhadas pelo tórax".

Mas as complicações não acabaram. Depois de vários exames, que "foram um horror para mim e para minha família", foram localizados resíduos de silicone em nódulos na axila, pelo que ela precisaria fazer uma nova cirurgia.

(...) Logo depois, soube da resolução da Anvisa, mandei um e-mail contando a minha história e me deram o número de um protocolo e a recomendação de voltar a entrar em contato com o médico.

O escândalo se intensificou em dezembro, quando foi divulgado que essas próteses continham um aditivo perigoso e o governo francês recomendou sua remoção.

"Os fatos que conhecemos indicam que tanto a prótese francesa, quanto a holandesa, podem causar ruptura precoce, com possibilidade de reação inflamatória, pelo que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomendou que as pacientes antecipassem a revisão, para comprovar ou não a integridade dos implantes", disse à AFP o presidente da entidade, José Horacio Aboudib, em recente entrevista.

Neste mês, a Anvisa ordenou ao serviço público encarregar-se das cirurgias das mulheres que precisarem.

O fundador da PIP, empresa que fechou as portas em 2010, foi detido nesta quinta-feira na França, como parte de uma investigação por "homicídio e ferimentos involuntárias" relacionados às próteses. Jany Simon entrou na Justiça contra a importadora.

"Mas não deixo de responsabilizar o governo brasileiro e o médico que me operou. Acho que todos deveriam responder pelo que estou passando eu, meu marido e meus filhos. Não há dinheiro que pague isso", assegurou, questionando "o fato de a agência responsável do governo ter deixado entrar a prótese no país sem a devida fiscalização".

Fonte Delas

Humor: Viciado em internet

Cresce debate sobre aspectos nocivos de viver o tempo todo na internet

Há dois meses, falando a estudantes em Stanford, Mark Zuckerberg desabafou que, se voltasse no tempo para recomeçar o Facebook, ficaria em Boston, longe do Vale do Silício, dos fundos de "venture capital" e da "cultura de curto prazo". Ele tem um problema: a abertura de capital do Facebook se aproxima e a rede social dá sinais de, nos EUA, ter batido no teto.

As visitas cresceram 10% de outubro de 2010 ao mesmo mês de 2011, segundo a comScore, contra 56% de aumento no ano anterior.

Já se fala em "saturação social", como publicou o "New York Times". Segundo depoimento de David Carr, repórter e colunista da área cultural do "NYT", 2011 foi o primeiro ano em que ele viu sua produtividade cair por causa de seu consumo de mídia. E, para 2012, Carr diz estar diante da escolha entre cortar passeios de bicicleta ou "alguns desses hábitos digitais que estão me comendo vivo".

Nas três primeiras semanas, nada. "Meu Twitter ainda está me comendo vivo, embora eu tenha tido certo sucesso em desligá-lo por um tempo", diz ele à Folha. "Na maior parte do tempo, porém, é como ter um cão amigável que quer ser sempre acariciado, levado para passear. Em outras palavras, continua me deixando louco."

Menos interação
Pouco a pouco, os americanos, bem como os europeus, restringem a interação on-line e se tornam "espectadores", segundo o relatório Adoção de Mídia Social em 2011, da Forrester Research. Só um terço dos americanos e europeus atualiza seus perfis em redes sociais, Twitter inclusive, toda semana.

Já nos emergentes, Brasil entre eles, dois terços dos internautas atualizam seus perfis semanalmente. Nos centros urbanos, três quartos.

O relatório visa ajudar em estratégias de negócios, alertando de que "essas tendências apresentam um desafio para o Facebook, conforme se aproxima de seu IPO [oferta pública de ações]".

Aos estrategistas de marketing, Gina Sverdlov, da Forrester, escreve: "Se você tem como alvo usuários nos mercados ocidentais, priorize dar a eles conteúdo que possam simplesmente ler ou ver. Não espere muita interação dos consumidores ocidentais".

Editoria de Arte/Folhapress
"Slow" tudo
A reação vai além das redes sociais. No final do ano, a revista "Travel + Leisure" publicou uma edição sobre "o futuro das viagens", ouvindo futuristas e proclamando que "o maior luxo do século 21 será escapar da rede" em "black hole resorts", refúgios buracos negros, com "total ausência de internet --até as paredes serão impenetráveis ao acesso sem fio".

Segundo Judith Kleine Holthaus, ex-Future Foundation, hoje responsável por estratégia e insight na McDonald's Corp., "sejam instalados no alto de montanhas ou em vilas exóticas, os buracos negros serão o ápice do movimento 'slow food' [a favor de produção camponesa], 'slow travel', 'slow' tudo --o máximo em se livrar de tudo".

Na mesma direção, espalham-se pela Ásia os centros de recuperação de viciados em internet. Na Coreia, já seriam 200. Na China, 300.

Ganham repercussão nos EUA os softwares criados por Fred Stutzman, da Universidade Carnegie Mellon, como o Freedom, um "software de produtividade" que restringe o acesso à web por um determinado número de horas.

Ataques à Web
E no último ano e meio acumularam-se os livros com questionamentos aos efeitos da internet: ela mina a criatividade, escreve Jaron Lanier em "Gadget - Você Não É um Aplicativo" (ed. Saraiva); sufoca os momentos de quietude, segundo "Hamlet's Blackberry", de William Powers, inédito no Brasil; e afasta as pessoas com ferramentas que serviriam para aproximá-las, segundo "Alone Together", de Sherry Turkle, do MIT, também inédito por aqui.

O porta-bandeira nas críticas é Nicholas Carr, autor três anos atrás de um artigo de grande repercussão na revista "Atlantic", "Is Google Making Us Stoopid?" ("O Google está nos tornando burros?"), com argumentos que depois ampliou em "A Geração Artificial" (ed. Agir). Dele, na edição mais recente: "O que são os smartphones senão coleiras high-tech?".

Fonte Folhaonline

Amor materno durante infância previne doenças na meia-idade

Adultos que tiveram uma infância marcada pelo amor materno apresentam um estado de saúde bem melhor do que aqueles que não desenvolveram uma relação íntima com as próprias mães.

A conclusão é de uma pesquisa da Universidade Brandeis, em Massachusetts (EUA), que avaliou mil adultos para medir a analogia entre pobres condições socioeconômicas e doenças como diabetes, pressão alta e ataque cardíaco.

Um segundo grupo formado por 1.200 pessoas supervisionadas nos últimos dez anos também foi considerado no acompanhamento médico.

Outros cientistas já demonstraram que crianças que crescem em áreas pobres são mais propensas a desenvolver doenças crônicas ao atingir a idade adulta.

O pessoal da Brandeis, porém, ficou intrigado com as crianças que, vivendo exatamente nessas condições, não apresentavam doença alguma na fase adulta.

"O estresse na infância pode levar a resíduos biológicos que reaparecem na meia-idade", comenta a principal autora do estudo, a professora Margie Lachman, que publicou o trabalho no jornal "Psychological Science".

O amor maternal durante a idade infantil seria uma espécie de "escudo" de proteção contra doenças a longo prazo.

Fonte Folhaonline

Brasileiro toma mais emagrecedores que seus vizinhos latinos

Os brasileiros tomam mais remédios para emagrecer do que qualquer país latino-americano.

O estudo, da empresa especializada em pesquisa de consumo Nielsen Holding, mostra que 12% dos brasileiros usam emagrecedores. A média de consumo na América Latina é de 8%, com Venezuela e Peru registrando apenas 4% que usam esse tipo de medicamento.

Os brasileiros também são os mais insatisfeitos com a silhueta. Cerca de 43% se consideram "um pouco acima do peso" e 16% "acima do peso". Apenas 30% se disseram satisfeitos.

A insatisfação dos brasileiros está acima da média mundial: 35% se acham "um pouco acima do peso".

Os chilenos também se destacam como os que se consideram "muito acima do peso", com 8%. Entre os brasileiros, 3% se enquadram nesses perfil.

Colombianos satisfeitos
Os colombianos, por outro lado, são os mais felizes com a aparência: 44% consideram o seu peso satisfatório e 38% dizem estar um "pouco acima do peso". A média de satisfação na América Latina é de 37%.

O estudo indica ainda que 50% dos brasileiros tentam atualmente perder peso de alguma forma.

Desses, 76% apelam para a mudança na dieta e 64% dizem estar fazendo exercícios.

Os mexicanos são os que mais buscam estar em forma, com 60% que tentam perder peso. Desses, 66% fazem exercícios físicos --os recordistas no quesito na região.

Os que menos se exercitam são os peruanos, com apenas 49%, entre os que que buscam perder peso.

Dúvidas sobre embalagens
O estudo afirma também que 52% dos latino-americanos não entendem "nada" ou "apenas parte" das informações nutricionais contidas nas embalagens dos alimentos.

Os latino-americanos (64%) são os que mais defendem a inclusão de informações calóricas nas embalagens, contra 53% dos europeus e apenas 28% dos africanos e árabes.

A pesquisa da Nielsen Holding ouviu 25 mil pessoas por meio da internet.

Fonte Folhaonline

Hanseníase recua no Brasil, mas é ainda elevada em algumas regiões

Dados preliminares divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que a hanseníase pode ter atingido em 2011 o patamar mais baixo em casos por número de habitantes.

Em 2011, foi registrado 1,24 caso por 10 mil habitantes. Em 1990, a taxa era próxima de 19 por 10 mil -e não foi tão baixa como agora antes disso, afirma o governo.

Editoria de arte/folhapress
O dado deve ser consolidado em março e pode subir até 15%, estima Artur Sousa, representante do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) no Conselho Nacional de Saúde.

Isso encostaria a taxa na segunda menor da série (1,41, 2006). O ajuste, diz o ministério, será mínimo.
Apesar de vários indicadores apontarem para a redução da doença no país -foram 30.298 novos casos no ano passado, 15% a menos que em 2010-, o Brasil mantém o segundo maior registro de novos casos da hanseníase, só perdendo para a Índia.

Também deve ser o único país a alcançar 2013 sem ter atingido a meta de eliminação da doença (menos de um caso por 10 mil habitantes), segundo Sousa.

Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância Sanitária do ministério, estima que o país atinja esse patamar em 2015, com 15 anos de atraso segundo a meta da OMS (Organização Mundial da Saúde).

"Atrasamos, já poderíamos estar mais avançados."

Ele diz que o país foi conservador ao encarar a doença no início dos anos 90, sendo um dos últimos a adotar tratamento mais moderno.

Diferenças regionais
Barbosa defende o uso de metas contra a hanseníase como fator mobilizador. Em 2009, o governo brasileiro adotou outra estratégia, de não trabalhar com metas, mas com o controle da doença -o que foi revisto em 2011.

Depois de atingida a meta nacional, continua Barbosa, a seguinte será ter menos de um caso por 10 mil habitantes em todos os Estados.

A disparidade regional é uma das preocupações, confirma Sousa. A prevalência chegou a 3,28 casos por 10 mil pessoas na região Norte e a 3,15 na Centro-Oeste. Os piores índices se mantêm em Mato Grosso e Tocantins.

Os melhores, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que não garante tranquilidade. "O problema nesses Estados, e já está acontecendo em São Paulo, é a descentralização do tratamento." O resultado, diz Sousa, é a identificação tardia da doença e o aumento da sua transmissão.

O indicador usado para perceber o atraso é a detecção entre menores de 15 anos. Como a doença é transmitida após contatos prolongados, a criança com hanseníase aponta a presença de um adulto não diagnosticado.

A hanseníase é uma doença infecciosa. Os sintomas principais são o aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas que causam a sensação de formigamento ou dormência.

Um seminário internacional sobre a doença, centrado em direitos humanos, será realizado na próxima semana no Rio de Janeiro.

Fonte Folhaonline

Prefeitura Municipal de Belford Roxo- RJ

A Prefeitura Municipal de Belford Roxo, Rio de Janeiro, realiza concurso para preenchimento de 1.499 vagas.

Inscrições:
De 25 de janeiro a 19 de fevereiro, pelo www.iesap.com.br
 ou no Colégio Estadual Presidente Kennedy - Rua Postal nº. 50, bairro Piam, Belford Roxo.

Valor:
De R$ 75,00 a R$ 140,00

Remuneração:
De R$ 622,73 a R$ 5.000,00.

Provas:
Provas objetivas: 15 e 22 de abril.

Cargos:
Médio - Professor II do 1º ao 5º ano, Professor II na área de Educação Especial, Secretário, Intérprete de Libras, Topógrafo, Técnico em Edificação, Cadista e Auditor Fiscal Tributário Municipal II.
Superior - Professor I de Língua Portuguesa, Educação Artística, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Ciências e Inglês, Orientador Educacional, Supervisor Escolar, Inspetor Escolar Externo, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo, Advogado, Pedagogo, Administrador, Contador, Sociólogo, Arquiteto, Geólogo, Tecnólogo em Informática, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Civil e Auditor Fiscal Tributário Municipal I.

Prefeitura Municipal de Barra do Turvo - SP

A Prefeitura Municipal de Barra do Turvo, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 161 vagas.

Inscrições:
Até 31 de janeiro, pelo www.rboconcursos.com.br
 ou na Prefeitura Municipal, Avenida 21 de Março nº. 304, Barra do Turvo.

Valor:
De R$ 15,00 a R$ 40,00.

Remuneração:
De R$ 638,52 a R$ 8.000,00.

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática para Motoristas e análise de títulos para nível Superior.

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde de ESF, Ajudante de Obras e Serviços, Auxiliar de Consultório Dentário de ESF, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Cozinheiro, Eletricista, Horticultor, Monitor de Informática, Motorista, Motorista do ESF, Pedreiro, Telefonista, Vigia, Viveirista e Zelador.
Médio - Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Cuidador de Idoso, Fiscal de Tributos, Inspetor de Alunos, Monitor de Ações Culturais e de Turismo, Professor de Ensino Básico I (Educação Infantil), Secretário de Escola, Técnico de Raio X, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Técnico em Meio Ambiente.
Superior - Agente de Controle Interno, Analista de Recursos Humanos, Arquivista, Assistente de Departamento Jurídico, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Cirurgião-Dentista de ESF, Contador, Enfermeiro, Enfermeiro de ESF, Enfermeiro Psiquiátrico, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor de Planejamento e Desenvolvimento, Médico, Médico de ESF, Nutricionista, Pedagogo, Procurador, Professor de Ensino Básico II de 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental, Professor de Educação Física e Inglês, Psicólogo, Psicólogo do Nasf, Psicopedagogo, Tesoureiro e Veterinário.

Prefeitura Municipal de Araputanga - MT

A Prefeitura Municipal de Araputanga, Mato Grosso, realiza concurso para preenchimento de 34 vagas.

Inscrições:
De 16 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo www.acpi.inf.br
 ou no Telecentro Comunitário, Rua Carlos Luz, nº. 454, centro.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00

Cargos:
Superior - Auditor Público Interno, Contador, Procurador Jurídico e Professor.
Médio - Técnico em Radiologia, Técnico de Saúde Bucal e Fiscal de Vigilância Sanitária.
Alfabetizado - Agente de Limpeza Pública, Braçal, Coveiro e Zelador.

Remuneração:
De R$ 573,64 a R$ 3.399,36.

Provas:
Provas objetivas: 26 de fevereiro.
Haverá prova de títulos para nível Superior.

Prefeitura Municipal de Angical-BA

A Prefeitura Municipal de Angical-BA realiza concurso para preenchimento de 5 vagas.

Inscrições:
Até 3 de fevereiro.

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 100,00.

Cargo:
Agente de Combate a Endemias.

Prefeitura Municipal de Amaporã - PR

A Prefeitura Municipal de Amaporã, Paraná, realiza seleção para preenchimento temporário de 2 vagas para Auxiliares de Enfermagem.

Inscrições:
Até 2 de fevereiro, na Prefeitura Municipal, Rua Sete de Setembro, nº. 21, Amaporã.

Valor:
R$ 30,00.

Remuneração:
R$ 622,00.

Provas:
Provas objetivas: 4 de março.

Prefeitura Municipal de Alto Taquari - MT

A Prefeitura Municipal de Alto Taquari realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Entre 17 de janeiro e 5 de fevereiro, pelo www.grupoatame.com.br
ou na Secretaria de Educação - Av. Macário Subtil de Oliveira, s/n, Centro.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 80,00.

Remuneração:
De R$ 640,12 a R$ 3.530,70.

Provas:
Prova objetiva: 17 de fevereiro.
Haverá prova de títulos nível Superior, prática para Agente de Serviço Público, Operador de Máquinas em Geral, Eletricista e Pedreiro e avaliação psicológica para Mãe Social e Auxiliar de Desenvolvimento.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Agente de Endemias, Agente de Serviço Público, Cozinheira, Eletricista, Fiscal de Obras e Posturas, Guarda de Patrimônio, Mãe Social, Mecânico, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas em Geral (Pá Carregadeira e Trator de Pneu), Orientador de Oficina de Artes e Pedreiro;
Médio - Agente de Controle Interno, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Desenvolvimento, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Educação Infantil, Técnico Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Tecnologia da Informação (Técnico em T. I.);
Superior - Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Professor com Pedagogia, Professor nas disciplinas de Artes, Educação Física, Matemática e Português e Psicólogo

Prefeitura Municipal de Afuá - PA

A Prefeitura Municipal de Afuá, Pará, realiza concurso para preenchimento de 1.179 vagas.

Inscrições:
De 30 de janeiro a 10 de fevereiro, na Câmara Municipal de Afuá
Avenida Barão do Rio Branco nº. 11, centro; Microlins (Macapá)
Avenida Presidente Vargas, nº. 1489, centro, em Macapá/AP; Sede da Fibra
Rua Gentil Bittencourt, nº. 1144, bairro Nazaré, em Belém.

Valor:
De R$ 45,00 a R$ 90,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 5.500,00.

Provas:
Haverá provas objetivas para todos, prova prática para Operador de Máquina Estacionária e análise de títulos para nível Superior.

Cargos:
Fundamental - Artífice, Braçal, Carpinteiro, Coveiro, Cozinheiro, Eletricista, Encanador, Gari, Lavadeira, Mensageiro, Merendeira, Operador de Máquina Estacionária, Porteiro, Servente, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente Tributário, Telefonista, Brigadista, Auxiliar de Secretaria de Escola, Auxiliar de Administração e Auxiliar de Consultório Odontológico.
Médio - Agente Administrativo, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Tributos, Fiscal de Urbanismo, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia e Técnico em Saneamento.
Superior - Arquiteto Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Bioquímico, Enfermeiro (Estratégia Saúde da Família, Obstetrícia, Urgência/Emergência, Epidemiologia e Atenção Básica), Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Florestal, Engenheiro Ambiental, Engenheiro-Agrônomo, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Anestesiologista, Médico-Cirurgião, Médico Clínico Geral, Médico Gineco-Obstetra, Médico Pediatra, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo com Especialização (Estratégia Saúde da Família), Psicólogo, Supervisor Escolar, Turismólogo, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Professor de Artes, Ciências, Educação Ambiental, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Técnica de Redação.

Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG

A Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG realiza concurso para preenchimento de 43 vagas.

Inscrições:
De 14 de março a 12 de abril, na Avenida Doutor Mauro Lobo Martins, nº. 127, Centro ou pelo www.exameconsultores.com.br.


Valor:
De R$ 43,00 a R$ 87,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 1.365,12.

Provas:
Prova objetiva: 29 de abril de 2012.
Haverá prova prática para Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D e Operador de Máquinas.

Cargos:
Fundamental - Agente de Administração, Ajudante de Estradas, Auxiliar de Administração I, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Triagem, Gari, Inspetor de Alunos, Jardineiro, Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Servente Escolar e Vigia;
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Administração II, Auxiliar de Secretaria Escolar, Técnico de Administração Fazendária e Técnico de Enfermagem;
Superior - Contador, Fisioterapeuta e Professor I.

Prefeitura Municipal Conceição do Araguaia-PA

A Prefeitura Municipal Conceição do Araguaia-PA realiza seleção para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 10 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Saúde, Avenida Frei Antônio Salar, s/nº., Centro.

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias.

Prefeitura e Câmara de Rosário Oeste - MT

A Prefeitura e Câmara de Rosário Oeste, Mato Grosso, realizam concurso para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 30 de janeiro, pelo www.acpi.inf.br
 ou na Rua Floriano Peixoto, centro, Rosário Oeste.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 90,00.

Remuneração:
De R$ 601,00 a R$ 7.998,63.

Provas:
Provas objetivas: 12 de fevereiro.
Haverá prova de títulos para nível Superior e prova prática para Motorista, Gari, Auxiliar de Cuidador, Operador de Máquinas, Bombeiro Hidráulico, Apreendedor de Animais, Monitor de Informática e Fiscal de Tributos.

Cargos:
Superior - Assistente Social, Contador, Controlador Interno, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Veterinário.
Médio - Atendente, Auxiliar de Cirurgião-Dentista, Cuidador da Casa Transitória, Fiscal de Tributos e Monitor de Informática.
Fundamental - Apreendedor de Animais, Bombeiro Hidráulico, Operador de Máquinas, Auxiliar de Cuidador, Gari e Motorista Especial Categoria D.

Prefeitura e Câmara de Liberato Salzano - RS

A Prefeitura e Câmara de Liberato Salzano, Rio Grande do Sul, realizam concurso para provimento de 36 vagas.

Inscrições:
Até 3 de fevereiro, na Prefeitura Municipal, Avenida Rio Branco, nº. 234, centro.

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a 5.025,58.

Provas:
Provas objetivas: 24 de março.
Haverá prova prática para Motorista, Operador de Máquinas, Operário e Zelador.

Cargos:
Fundamental - Servente, Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Vigia e Zelador.
Médio - Agente Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Saúde Bucal, Digitador, Fiscal Tributário, Secretário de Escola, Técnico Agrícola e Tesoureiro.
Superior - Agente de Controle Interno/Controlador Interno, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Médico-Veterinário, Visitador do PIM, Visitador do PIM na área Indígena Rio da Várzea e Assistente Social.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realiza concurso para provimento de 108 vagas, para as cidades de Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Reitoria, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

Inscrições:
Entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro, pelo qselecao.ifce.edu.br
.

Valor:
R$ 50,00, R$ 55,00 ou R$ 60,00.

Cargos:
Técnico-administrativos em Educação.
Classe C - Auxiliar em Administração e Mestre de Embarcações de Pequeno Porte;
Classe D - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório - Alimentos, Técnico de Laboratório - Física, Técnico de Laboratório - Indústria, Técnico de Laboratório - Indústria - Mecânica, Técnico de Laboratório - Informática, Técnico de Laboratório - Química, Técnico de Laboratório - Solos, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade e Técnico em Eletrotécnica;
Classe E - Assistente Social, Auditor, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico, Nutricionista, Programador Visual, Psicólogo e Relações Públicas.

Governo do Distrito Federal - Até hoje!

O Governo do Distrito Federal realiza concurso para provimento de vagas para a saúde.

Inscrições:
De 16 a 27 de janeiro, no SAIN, s/nº., Parque Rural Estação Biológica, Subsolo, Asa Norte - Brasília-DF.

Cargos:
Médico - Anestesiologia (130)
Médico - Clínica Médica (37),
Médico - Medicina Intensiva (24),
Médico - Neonatologia (24 vagas) Médico Ortopedia e Traumatologia (7), Médico - Pediatria (24), Médico - Psiquiatria (50),
Especialista em Perfusão (6),
Técnico de Laboratório - Hematologia e Hemoterapia (12),
Técnico de Enfermagem (280),

Remuneração:
De R$ 1.724,91 a R$ 7.124,29.

Seleção:
Haverá análise curricular.

Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro - FMSRC/SP

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro (FMSRC), São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 67 vagas.

Inscrições:
Até 30 de janeiro, pelo www.ibamsp-concursos.org.br
 e até 31 de janeiro de 2012 no Ibam - Rua Um com Avenida Um, nº. 1.100, Centro.

Valor:
R$ 50,00 ou R$ 75,00.

Remuneração:
De R$ 25,32 por hora a R$ 3.436,74.

Provas:
Provas objetivas: 4 de março de 2012.
Haverá prova de títulos para médicos.

Cargos:
Fundamental - Oficial de Serviços de Manutenção;
Médio - Auxiliar de Saúde Bucal, Podólogo, Protético, Protético, Técnico de Processamento de Dados e Técnico Em Saúde - Laboratório;
Superior - Analista Econômico - Financeiro, Arquiteto, Assistente Social, Cirurgião-Dentista PSF, Engenheiro Civil, Médico Cardiologista/CNS - A, Médico Clínico - Plantonista/CNS - P, Médico Clínico - Programa de Atendimento Domiciliar CNS - A, Médico Clínico/CNS - A, Médico Dermatologista/CNS - A, Médico Endocrinologista/CNS - A, Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo/CNS - A, Médico Ginecologista - Obstetra CNS - P (Plantonista), Médico Neuro-Pediatra/CNS - A, Médico Oftalmologista/CNS - A, Médico Pediatra (Plantonista)/CNS - P, Médico Psiquiatra (Plantonista)/CNS - P, Médico Psiquiatra/CNS -A, Médico Psiquiatra-Infantil/CNS - A, Médico Psiquiatra-Infantil - Plantonista CNS - P, Médico Reumatologista/CNS - A, Medico do Samu/CNS - P - (Plantonista), Médico Radiologista- Ultrassonografista/CNS - A, Nutricionista e Profissional da Educação Física.

Fundação Estatal de Atenção Especial em Saúde de Curitiba - Feaes/PR

A Fundação Estatal de Atenção Especial em Saúde de Curitiba (Feaes), Paraná, realiza concurso para provimento de 1.259 vagas.

Inscrições:
Até 3 de fevereiro, pelo www.pucpr.br/concursos.


Valor:
R$ 90,00.

Remuneração:
Entre R$ 900,00 e R$ 8.100,00.

Provas:
Prova objetiva: 12 de fevereiro.
Haverá análise de títulos e exame médico.

Cargos:
Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Comunicador Social (para atuar na função de Jornalista), Enfermeiro do Trabalho, Enfermeiro Junior (para atuar na Unidade de Internação), Enfermeiro Pleno (para atuar na Área Administrativa), Enfermeiro Pleno (para atuar na Educação Continuada), Enfermeiro Pleno (para atuar na Unidade de Internação e/ou Serviço de Diagnóstico e/ou para atuar no Serviço de Atenção Domiciliar), Enfermeiro Pleno (para atuar no Centro Cirúrgico e/ou Central de Material Esterilizado), Enfermeiro Pleno (para atuar no Centro de Terapia Intensiva e/ou Emergência), Enfermeiro Pleno (para atuar no Serviço Controle Infecção Hospitalar/Núcleo de Epidemiologia), Engenheiro Biomédico, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Psicólogo Clínico e Terapeuta Ocupacional.

Médio - Agente Funerário, Assistente Administrativo e Auxiliar Administrativo.
Técnico - Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Técnico de Enfermagem - Instrumentador Cirúrgico, Técnico de Informática, Técnico de Manutenção Equipamento Médico-Hospitalares, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia.

Médico Cardiologista, Médico Cardiologista (com área de atuação em ecocardiografia), Médico Clínico Geral (para atuar no Serviço de Atenção Domiciliar), Cirurgião Torácico (com área de atuação em Endoscopia Respiratória), Endocrinologista, Médico Especialista em Endoscopia Digestiva, Neurologista, Médico com especialização em Nutrologia, Pneumologista, Psiquiatra, Infectologista, do Trabalho, Cirurgião Vascular (com área de atuação em Ecografia Vascular com Doppler), Radiologista, Anestesiologista, Médico Clínico Geral Emergencista, Médico Pediatra, Médico Clínica Médica na função de Intensivista, Médico Clínica Médica para atuar em Unidade de Internação, Cirurgião Geral, Cirurgião Vascular, Geriatra e Urologista.

Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem - Famuc/MG

A Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem (Famuc), Minas Gerais, realiza seleção para formação de cadastro de reserva para Assistente Administrativo e Técnico em Enfermagem.

Inscrições:
De 24 de fevereiro a 26 de março, pelo www.contagem.mg.gov.br/concursos.


Valor:
R$ 35,00.

Remuneração:
De R$ 799,08 a R$ 851,24.

Provas:
Provas objetivas: 15 de abril de 2012.

Concurso Prefeitura de Pacajá - PA 2012

A Prefeitura parense de Pacajá publicou edital de concurso público. O objetivo da Administração Municipal é dar provimento a 288 vagas para profissionais de nível fundamental, médio e superior, oferecendo salários de até R$ 6.100,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Do total de oportunidades abertas, 127 serão para admissão imediata e 161 servirão para formação de um cadastro de reservas, de acordo com a necessidade da Administração Pública Municipal.
Cargos: Merendeira, Gari, Coveiro, Almoxarife, Jardineiro, Servente de Pedreiro, Fiscal de Obras, Fiscal de Terras, Auxiliar de Operador de Equipamento de Sonorização, Auxiliar de Mecânico, Visitador Social, Auxiliar de Laboratório, Microscopista, Agente Comunitário de Saúde, Regente de Fanfarra, Monitor de Banda de Música, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática - Desenvolvedor, Engenheiro Civil, Médico, Farmacêutico Bioquímico, Professor e Técnico Pedagógico.

Inscrições: O concurso público estará a cargo da Fundação João do Vale e as inscrições serão realizadas por meio de sua página na internet (www.fundacaojoaodovale.com.br), até o dia 28 de janeiro de 2012. As taxas variam entre R$ 35,00, R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo.

Provas: As provas serão realizadas na cidade de Pacajá - PA, possivelmente no dia 26 de fevereiro de 2012, com duração de 4 horas. Os candidatos poderão retirar o seu cartão de confirmação de inscrição com o local da prova no site da Fundação João do Vale a partir do dia 10 de fevereiro de 2012.
O gabarito oficial da prova escrita será divulgado no dia 27 de fevereiro de 2012.

Validade: O concurso valerá por de 2 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Saiba mais

Prefeitura de Nova Veneza - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Veneza, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Saúde, abriu edital de processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva de Agentes Comunitários de Saúde. O certame será executado, sob a responsabilidade da empresa DATAINFO STF Assessoria, Concursos e Pesquisa Ltda.

São ofertadas 26 vagas mais cadastro de reserva para cargo de nível fundamental, com salário de R$ 582,73, para carga horária de 40h semanais.

Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 10,00, serão efetuadas somente de Forma Presencial, até o dia 03 de fevereiro de 2012 em dias úteis de segunda a sexta feira no horário das 07h00min às 13h00min, no CIVE - Centro Integrado Veneziano, Rua Cesare Tibaldeschi, 200 - Centro - Nova Veneza/SC.

Provas e Gabaritos
A Prova Objetiva será realizada na data prevista de 12 de fevereiro de 2012, no horário das 09h00min as 12h00min, em local a ser divulgado junto com a homologação das inscrições.
A divulgação do gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha das provas Objetiva, será na data prevista de 13 de fevereiro de 2012, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no site da Prefeitura.

Validade
O processo seletivo terá validade de 2 anos, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Chefe do Poder Executivo Municipal de Nova Veneza.

Concurso Prefeitura de Piratininga SP 2012

A Prefeitura de Piratininga, Estado de São Paulo, faz saber a todos os candidatos interessados que já foi publicado o edital nº 01/2012 de concurso público, para provimento de cargos efetivos de seu quadro de pessoal. O certame oferece 4 vagas, além de cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário para os aprovados variam entre R$ 745,00 a R$ 1.434,00, por jornada de 10 a 40 horas semanais.

Cargos
Agente comunitário da saúde, auxiliar de odontologia, contabilista, diretor(a) de escola, enfermeira(o) de saúde da família, farmacêutico(a), fiscal de rendas, inspetor(a) de alunos, médico(a) de saúde da família, médico(a) pediatra, médico(a) psiquiatra, motorista e nutricionista.

Inscrições e taxas
As inscrições deverão ser efetuadas no período de 26 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012, via internet no site da CEMAT – ( www.cematconcurso.com.br ).

As pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet), poderão utilizar o ACESSA São Paulo, localizado à Rua Antonio Escudeiro, no 157, Núcleo Sebastiana Falqueiro, (fone 32651284), na cidade de Piratininga-SP.

A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 35,00 para nível médio e R$ 45,00 para nível superior.

Provas
As provas serão realizadas na cidade de Piratininga-SP, na Escola Profa Jacyra Motta Mendes, localizada à Rua Faustino Ribeiro da Silva, no 06, Centro, na data prevista de 19 de fevereiro de 2012 (domingo), no horário com início às 9h00 (nove horas).

Validade
O concurso terá validade de 1 (um) ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Concurso Vila Velha (ES): Prefeitura publica edital

A Prefeitura Municipal de Vila Velha no Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizará concurso público para preenchimento de empregos vagos no município. A organização ficará por conta da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB, e são oferecidas 278 vagas em vários cargos de nível médio e nível superior, com remuneração de até R$ 7560,00. Confira o edital.
Os interessados poderão se inscrever de 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Malizeek localizada à rua Jaime Duarte Nascimento, S/N - bairro Divino Espírito Santo ou pelo endereço eletrônico www.funcab.org pagando R$ 54,00 ou R$ 78,00, valores referentes à taxa de inscrição.
A prova objetiva será aplicada no dia 11 de março de 2012, em locais e os horários que serão disponibilizadas no posto de atendimento de inscrição e no portal www.funcab.org com antecedência mínima de 5 dias da data de sua realização.
O gabarito oficial será disponibilizado nos portais www.funcab.org e www.vilavelha.es.gov.br no segundo dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas.
Os títulos deverão ser apresentados nos dias 04 e 05 de abril de 2012, por meio de cópias autenticadas em cartório, anexando formulário próprio para entrega de títulos, disponível no portal www.funcab.org, onde o candidato deverá numerar e descrever todos os documentos que estão sendo entregues.
Os resultados finais serão divulgados no dia 02 de maio de 2012, na internet nos portais www.funcab.org e www.vilavelha.es.gov.br e publicado no Diário Oficial do Estado.
A validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Guareí - SP 2012

Com o objetivo de preencher 128 vagas, a Prefeitura paulista de Guareí, através da Instituição Soler de Ensino Ltda, publicou edital de concurso público. Haverá oportunidades para candidatos dos níveis fundamental, médio e superior e 5% das vagas oferecidas serão destinadas aos portadores de deficiência.
Cargos
As chances são para Agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente de saneamento, arquiteto, atendente de farmácia, auxiliar de mecânico, auxiliar de serviços gerais, bibliotecário, borracheiro, cardiologista, cirurgião dentista, cirugião geral, coletor de lixo, eletricista de veiculos, encarregado de transporte, enfermeiro, engenheiro civil, escriturário, funileiro, lançador de tributos, mastologista, mecânico, médico, merendeira, motorista, pediatra, oftalmologista, obstetra/ginecologista, ortopedista, professor, PEB I, psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra, soldador, supervisor administrativo, supervisor de campo, técnico de segurança do trabalho, técnico em contabilidade, técnico em edificações, tratorista e ultrassonografista. Os salários são de até R$ 5.434,00, para carga horária de 12 a 40h semanais.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico do organizador - www.institutosoler.com.br - das 09h do dia 30 de janeiro até ás 24h do dia 09 de fevereiro de 2012.
As taxas variam de acordo com o cargo escolhido:
-Para os cargos de Nível Fundamenta Incompleto e Completo: R$ 20,00;
-Para os cargos de Nível Médio e Técnico: R$ 30,00;
-Para os cargos de Nível Superior: R$ 50,00.
Provas
As Provas objetivas serão realizadas em escolas do Município de Guareí, provavelmente, no dia 19 de fevereiro de 2012, com duração de 3 horas para todos os cargos, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições.O gabarito será divulgado no dia 20 de fevereiro de 2012.
Validade
O concurso será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Guareí.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Inhapi (AL)

A Prefeitura Municipal de Inhapi, nas Alagoas, publicou está realizando concurso público visando o provimento de 449 empregos em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 1800,00.
Serão recebidas inscrições o período de 26 de janeiro a 16 de fevereiro de 2012, das 08:00 às 12:00 horas, na av. Senador Rui Palmeira, 1120, - Centro, Município de INHAPI; das 08:00 às 18:00 horas, na sede da CERCON, localizada à av. João Davino, nº 321, Empresarial João Davino, sala 102, Mangabeiras, Maceió - AL; e em qualquer horário, no endereço eletrônico www.cercon.com.br.

A prova objetiva será, em princípio, realizada na sede desse município, no dia 24 e/ ou 25 de março de 2012, em horário e local previamente informado no Cartão de Inscrição do candidato. Esse cartão estará disponível apenas no endereço eletrônico www.cercon.com.br, a partir do dia 13 de março de 2012, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção do mesmo.
O gabarito será publicado no dia 27 de março de 2012.
A relação final dos candidatos classificados será publicada possivelmente até o dia 24 de abril de 2012, no site da CERCON (www.cercon.com.br) e nos quadros de avisos do município ou em outro local escolhido pela municipalidade.
O concurso terá validade de um ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período a critério da administração municipal.

Saiba mais

Sistema de Saúde de Eldorado - SP abre processo seletivo

Aberto o processo seletivo 01/2012 na cidade paulista de Eldorado, visando a seleção para contratação temporária de servidores que possam integrar o quadro do Sistema de Saúde do Município. São oferecidas 70 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, os quais serão contratados sob o Regime Celetista, com remuneração entre R$ 650,00 e R$ 3.400,00 e carga horária de 35h semanais a 180h mensais. Veja o edital.

As oportunidade são para os cargos de Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Lavanderia, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Odontológica, Dentista, Encarregado de Manutenção, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicologo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilizações Ortopédicas, Técnico em Nutrição e Recepcionista.

Os interessados podem efetuar as inscrições, exclusivamente, através de formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09hs do dia 27 de janeiro até ás 14hs do dia 07 de fevereiro de 2012.

A taxa de inscrição a ser paga será a seguinte:

Para candidatos de até nível médio, será R$ 30,00;
Candidatos aos cargos com exigência de nível superior pagarão uma taxa no valor de R$ 60,00.

As provas serão realizadas em escolas do Município de Eldorado/SP, na data provável 12 de fevereiro de 2012, em locais e horários a serem divulgados.

O gabarito das provas objetivas serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2012.

O resultado final será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2012 e o prazo de validade do processo seletivo será de 06 meses.

Todas as informações referente ao certame serão publicados nos Quadros de avisos da OSEP -Organização Social e Educacional Paulistana – Sistema de Saúde do Município de Eldorado – SP e no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de São Mateus do Sul - PR 2012

A Prefeitura de São Mateus do Sul, no Paraná, lança edital nº 001/2012 de concurso público para provimento de 121 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário inicial varia de R$ 545,00 a R$ 11.817,64.

As vagas são para os cargos de Professor de Educação Infantil, Professor, Enfermeiro Plantonista, Médico Plantonista, Profissional de Educação, Agente Comunitário de Epidemia, Assistente Social, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Educador Social I e II, Auxiliar Odontológico e demais cargos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro de 2012, no site, concursopublico.uniuv.edu.br.


A taxa de inscrição será de R$ 50,00 e R$ 100,00.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 4 de março de 2012, às 14h (catorze horas), em local a ser informado posteriormente.

A publicação do gabaritos e cadernos da prova objetiva serão divulgados no dia 5 de março de 2012.

O resultado final do concurso será divulgado no dia 29 de março de 2012.

O concurso público terá validade de 2 (dois) anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final do concurso.