Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de junho de 2013

15% dos endoscópios reutilizáveis estão contaminados com bactérias nocivas

Três em cada 20 endoscópios utilizados para exames
gastrointestinais abrigam níveis inaceitáveis de "bio sujeira",
 células e materiais do corpo de um paciente
Estudo realizado nos EUA revela falha nos processos de limpeza e indica risco potencial para os pacientes

Três em cada 20 endoscópios utilizados para exames gastrointestinais abrigam níveis inaceitáveis de "bio sujeira", células e materiais do corpo de um paciente, que poderia representar risco potencial de infecção, de acordo com estudo realizado em cinco hospitais dos Estados Unidos.
 
A equipe da 3M Infection Prevention Division analisou 275 duodenoscópios flexíveis, gastroscópios e colonoscópios e descobriu que 30%, 24% e 3%, respectivamente, não passaram em uma classificação de limpeza.
 
"Três em cada 20 é um número inesperadamente elevado de endoscópios com falta de critério de limpeza. Claramente, não gostaríamos que nenhum endoscópio não passasse na classificação de limpeza", afirma o investigador principal Marco Bommarito.
 
Nos últimos anos tem havido relatos de endoscópios indevidamente limpos nos serviços de saúde em todo o país, incluindo na Veterans Administration, em que milhares de pacientes necessitaram de testes para HIV, bem como a hepatite B e C.
 
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que publicou as diretrizes para reprocessamento de endoscópios em 2008, mais surtos de saúde têm sido associados a endoscópios contaminados do que qualquer outro dispositivo médico.
 
Anualmente entre 15 e 20 milhões de procedimentos endoscópicos são realizados com endoscópio reutilizáveis para rastrear vários componentes do aparelho gastrointestinal de um paciente. Estes dispositivos permitem que os profissionais de saúde investiguem a superfície deste órgão e identifiquem problemas como pólipos ou câncer de cólon.
 
Depois que um endoscópio é utilizado para um procedimento, ele é enviado para limpeza antes de ser reutilizado com outro paciente. Este reprocesso envolve duas etapas: a primeira limpeza, manual com um detergente enzimático e fricção por um técnico do hospital e, segundo, mergulhar o dispositivo em um desinfetante de alto nível.
 
O primeiro passo é essencial para assegurar que o processo de desinfecção seja eficaz. Após o fim da limpeza manual, o técnico inspeciona visualmente o instrumento para garantir a limpeza. No entanto, este estudo mostrou que a contaminação pode permanecer no dispositivo e pode ser invisível a olho nu.
 
No estudo, após o passo do processo de descontaminação e desinfecção de limpeza manual, os técnicos de limpeza em cinco hospitais nos EUA foram solicitados a lavar os dispositivos com água estéril, e esta amostra foi analisada pelos investigadores para o trifosfato de adenosina (ATP), marcador de contaminação biológica.
 
A quantidade de ATP, em unidades de luz relativas (RLUs), foi medida, com um limite para "aprovado / reprovado" fixado em 200 RLUs.iii, iv. Quaisquer instrumentos com mais de 200 RLUs foram identificados como com falha de limpeza.
 
"Os protocolos de limpeza para endoscópios flexíveis precisam de melhorias, tais como orientações adaptadas ao tipo de dispositivo ou identificar se há falta de um passo crítico no processo de limpeza manual, além de documentar as medidas de controle de qualidade. Estes tipos de melhorias poderiam ter um impacto positivo na segurança do paciente", conclui Bommarito.
 
 
Fonte isaude.net

Deficiência de vitamina D facilita propagação da hepatite B no fígado

Os autores propõem uma investigação mais aprofundada sobre a
vitamina D como uma intervenção terapêutica para controlar o HBV
Pesquisa sugere que a vitamina D pode ser usada como uma intervenção terapêutica para controlar o HBV
 
Deficiência de vitamina D facilita propagação da hepatite B no fígado. É o que mostra estudo de pesquisadores do Johann Wolfgang Goethe University Hospital, na Alemanha.
 
Pesquisa sugere que a vitamina D pode ser usada como uma intervenção terapêutica para controlar o HBV.
 
Os resultados foram publicados na revista Hepatology.
 
"A vitamina D ajuda a manter um sistema imunológico saudável e não há evidência de seu papel na doença hepática inflamatória e metabólica, incluindo a infecção pelo vírus da hepatite C (HCV). No entanto, a relação entre o metabolismo da vitamina D e infecção crônica pelo vírus HBV, da hepatite B permanece desconhecida e é o foco de nosso estudo", explica o investigador principal Christian Lange.
 
Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, a equipe recrutou 203 pacientes com infecção por HBV que não haviam recebido tratamento prévio para a infecção. Níveis de vitamina D foram medidos a partir de cada participante.
 
Os resultados mostraram que 34% dos participantes tinham grave deficiência de vitamina D (menos do que 10 ng / mL), 47% tinham deficiência de vitamina D (entre 10-20 ng / mL) e 19% tinham níveis normais de vitamina D (superior a 20 ng / ml). Outras análises indicam que a concentração de HBV no sangue, conhecida como a carga viral, era um forte indicador de níveis baixos de vitamina D.
 
Os pesquisadores também determinaram que os pacientes com o antígeno da hepatite B (HBeAg) tinham níveis mais baixos de vitamina D que os participantes HBeAg negativos. Flutuações sazonais inversas entre os níveis de vitamina D e de HBV foram observadas, o que sugere também uma relação entre as duas variáveis.
 
"Nossos dados confirmam uma associação entre baixos níveis de vitamina D e altas concentrações de HBV no sangue. Estes resultados diferem de estudos anteriores de pacientes com hepatite C crônica, que não encontraram nenhuma ligação entre os níveis de vitamina D e a concentração de HCV no sangue", afirma Lange.
 
Os autores propõem uma investigação mais aprofundada sobre a vitamina D como uma intervenção terapêutica para controlar o HBV.
 
Fonte isaude.net

Força-tarefa vai investigar irregularidades no uso de próteses e órteses

Suspeita, que surgiu após auditorias do Denasus, é de cobranças indevidas por implantes que não foram feitos
 
Uma força-tarefa vai investigar irregularidades em procedimentos com próteses (usadas como substitutas de membros e articulações do corpo) e órteses (aparelhos que servem para alinhar ou regular determinadas partes do corpo) feitos em 20 hospitais, anunciou o Ministério da Saúde. A suspeita é de cobranças indevidas por implantes que não foram feitos. Entre os hospitais investigados um é público e os demais privados ou filantrópicos.
 
A suspeita surgiu depois que o Departamento Nacional de Auditorias do Sistema Único de Saúde (Denasus) identificou " possíveis distorções" em pagamentos feitos em 2012. foram selecionados as unidades que registraram alto índice de cirurgias, em que mais de uma prótese ou órtese foram implantadas em um paciente. Em cinco dos estabelecimentos, o percentual de cirurgias múltiplas girou de 54% a 99%, enquanto o parâmetro, segundo a pasta, é 20%.
 
Adalberto Fulgêncio, diretor do Denasus, disse que a auditoria vai analisar prontuários de pacientes que fizeram cirurgias para receber mais de uma órtese ou prótese pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 20 hospitais, localizados nas cinco regiões do país.
 
" Cada produto desses é registrado, tem um selo que deve estar anexado a todos os prontuários dos usuários que sofrem uma intervenção cirúrgica para pôr uma prótese ou órtese" , disse Fulgência. Ele ressaltou que no hospital público a aquisição das órteses e próteses também vai ser auditada para " verificar se houve superfaturamento, porque neles a aquisição é por licitação" .
 
Fulgêncio declarou ainda que em 2012 o SUS pagou R$ 1 bilhão em órteses e próteses, sendo que 88% desse valor foi em procedimentos cardiológicos e traumato-ortopédicos, o foco da auditoria.
 
Caso sejam comprovadas irregularidades, o Denasus poderá solicitar o ressarcimento do recurso público usado de forma indevida. Os responsáveis podem responder criminal, administrativa e eticamente.
 
A força-tarefa será instituída em portaria, que deve ser publicada esta semana no Diário Oficial da União e tem previsão para começar a investigação nos próximos dez dias. O grupo terá 60 dias para concluir as apurações.
 
Fonte isaude.net

Identificadas funções cerebrais que aliviam ansiedade durante a meditação

Estudo mostrou quais as áreas do cérebro foram ativados e quais foram desativados durante o alívio da ansiedade relacionada com a meditação
Estudo mostrou quais as áreas do cérebro foram ativados e
quais foram desativados durante o alívio da ansiedade
relacionada com a meditação
Pesquisa sugere que apenas alguns minutos de meditação podem ajudar a reduzir a ansiedade normal todos os dias
 
Cientistas do Wake Forest Baptist Medical Center, nos EUA, identificaram as funções cerebrais envolvidas no alívio da ansiedade durante a meditação.
 
A pesquisa sugere que apenas alguns minutos de meditação podem ajudar a reduzir a ansiedade normal todos os dias.
 
"Embora saibamos que a meditação pode reduzir a ansiedade, não havíamos identificado os mecanismos cerebrais específicos envolvidos em aliviar a ansiedade em indivíduos saudáveis. Neste estudo, pudemos ver que áreas do cérebro foram ativados e que foram desativados durante o alívio da ansiedade relacionada com a meditação", afirma o principal autor da pesquisa Fadel Zeidan.
 
O estudo foi publicado na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience.
 
A equipe recrutou 15 voluntários saudáveis com níveis normais de ansiedade diários para o estudo. Os participantes não tinham nenhuma experiência anterior de meditação ou transtornos de ansiedade.
 
Todos os voluntários participaram de quatro classes de 20 minutos para aprender uma técnica conhecida como meditação mindfulness. Nesta forma de meditação, as pessoas são ensinadas a se concentrar na respiração e nas sensações corporais e avaliar sem julgamentos, pensamentos e emoções que distraem.
 
Antes e após o treinamento de meditação, a atividade cerebral dos participantes do estudo foi examinada usando um tipo especial de ressonância magnética que é muito eficaz em processos cerebrais por imagem, como a meditação. Além disso, relatórios de ansiedade foram medidos antes e depois da digitalização do cérebro.
 
A maioria dos participantes do estudo relatou diminuição da ansiedade. Os pesquisadores descobriram que a meditação reduziu a ansiedade em tanto quanto 39%. "Isso mostrou que apenas alguns minutos de meditação mindfulness podem ajudar a reduzir a ansiedade normal todos os dias", afirma Zeidan.
 
O estudo revelou que o alívio da ansiedade relacionado com a meditação está associado com a ativação do córtex cingulado anterior e do córtex pré-frontal ventromedial, áreas do cérebro envolvidas com a função de nível executivo.
 
Durante a meditação, havia mais atividade no córtex pré-frontal ventromedial, a área do cérebro que controla a preocupação. Além disso, quando a atividade no córtex cingulado anterior aumentou, área que governa o pensamento e a emoção, a ansiedade diminuiu.
 
Fonte isaude.net

Fórmula à base de substância natural é mais eficaz no tratamento da acne

Novo tratamento para a acne foi criado a partir de substâncias inteiramente naturais
Novo tratamento para a acne foi criado a partir de
 substâncias inteiramente naturais
Tratamento, aplicado sobre a pele, não cria resistência a bactérias e não desencadeia efeitos secundários
 
Cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, desenvolveram um novo tratamento para a acne à base de substâncias naturais.
 
O produto é muito mais eficaz do que as fórmulas artificiais porque não cria resistência a bactérias e não tem efeitos secundários. A fórmula é aplicada diretamente sobre a pele.
 
O principal ingrediente da nova formulação é uma proteína circular conhecida como AS-48, produzida pela Enterococcusbacteria e sem qualquer atividade hemolítica ou tóxica comprovada.
 
As acnes são causadas pela bactéria Propionibacterium acnes quando ela se prolifera sem controle na pele, sobretudo em áreas abundantes de secreções sebáceas.
 
Os tratamentos atuais nem sempre são eficazes, porque desenvolvem resistência ou causam efeitos colaterais indesejáveis. Infecções cutâneas causadas por S. aureus e S. pyogenes têm cada vez mais demonstrado multirresistência.
 
"A nova fórmula baseia-se em substâncias naturais com atividade antibacteriana, para que possam ser usadas como ingredientes cosméticos e / ou farmacêutico no tratamento e profilaxia dessas infecções", afirma a pesquisadora Mercedes-Maqueda Abreu.
 
A proteína AS-48, que serve de base para a fórmula, tem um largo espectro de ação contra bactérias Gram-positivas, incluindo importantes patógenos como estafilococos, estreptococos, clostrídios, micobacteriaceae e listeria entre outros.
 
A equipe acredita que a fórmula poderia, potencialmente, ter muitas aplicações no atendimento clínico humano e animal e como um biopreservativo nos alimentos.
 
Fonte isaude.net

Caso de menino de 2 anos à espera de transplante comove a Argentina

Reprodução/Clarín
Renzo é destaque nas capas dos principais jornais
 da Argentina e nas redes sociais
Renzo está internado em Buenos Aires, ligado a um coração artificial que o mantém com vida
 
Milhares de argentinos acompanham o caso do menino Renzo, de apenas dois anos, que sofre de problemas cardíacos e sobrevive ligado a uma máquina à espera da possibilidade de passar por uma nova cirurgia de transplante de coração, já que a primeira, ocorrida há uma semana, não teve o resultado esperado.
 
A história de Renzo foi destaque neste domingo (9) nas capas dos principais jornais da Argentina e nas redes sociais, através das quais cidadãos do país manifestam solidariedade aos pais da criança, que pediram orações por ele. Haroldo Antonelli, que é pai do menino se manifestou no Twitter.
 
— Peço a vocês mais preces do que nunca.
 
Pouco após nascer, os médicos comunicaram aos pais de Renzo que ele sofria de uma miocardiopatia, que afeta a força do coração para bombear sangue e oxigenar o resto do corpo.
 
Por causa dessa doença, Renzo está desde então internado em Buenos Aires, ligado a um coração artificial que o mantém com vida.
 
Em novembro, o menino sofreu um acidente vascular cerebral que lhe tirou temporariamente a visão e a audição, e paralisou metade de seu corpo.
 
A situação de Renzo chegou logo à imprensa, e ele ficou muito conhecido entre os argentinos, que se emocionaram ao saber que no sábado passado ele receberia o coração de uma menina da mesma idade que morreu em um acidente de trânsito.
 
Sua mãe, Belén, se mostrava então esperançosa na evolução do quadro de saúde de seu filho e agradecida à família da pequena doadora.
 
— Em Renzo vivem duas pessoas, vive ele e vive esse anjinho que lhe doou o coração.
 
Hoje, Belén mantém o desejo de que o coração que seu filho recebeu, que tem um rendimento insuficiente para cobrir suas necessidades, comece a funcionar melhor e possa evitar um segundo transplante.
 
— Amanhã os médicos vão testar se o coraçãozinho ganhará força em uma última tentativa.
 
Jorge Ramos, avô de Renzo, confirmou que "os médicos fizeram um trabalho excelente, mas infelizmente o coração não consegue cobrir as necessidades do organismo" de seu neto.
 
— O neném precisava do motor de um caminhão e lhe deram um que funciona como o de um Fiat 600. Não há outra alternativa a não ser rezar e esperar a chegada de um novo órgão.
 
Na página "Un corazón para Renzo" ("Um coração para Renzo", em tradução livre) no Facebook, aberta por Haroldo Antonelli e que conta com quase 2.600 seguidores, os argentinos mostram sua solidariedade e afirmam que "Renzo é de todos porque todos podemos ser Renzo".
 
Em páginas similares criadas pelos usuários, se acompanha dia a dia a evolução do menino. À espera de saber se seu recém estreado coração aguenta ou não a chegada de um novo transplante, Renzo permanece internado no hospital pediátrico Garrahan, em Buenos Aires.
 
Desde este sábado (8), ele voltou à lista do Incucai (Instituto Nacional Central Único Coordenador de Ablação e Implante) caso seja necessário localizar outro coração.
 
A cardiologista argentina Elena Ferreiro, que tratou Renzo desde o princípio, destacou como "algo muito positivo" que o ele "não tenha sofrido complicações renais nem deterioração de nenhum tipo", na primeira cirurgia, o que facilita um eventual segundo transplante.

Fonte Efe/R7

Humor: Saúde em Roraima

Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul - IPERGS

O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) realiza concurso para 124 vagas

Inscrições:
Até 24 de junho pelo www.fundacaolasalle.org.br

Valor:
R$ 60,00 a R$ 137,19

Cargos e vagas:
Ensino Médio - (30 vagas) Assistente em Previdência e Saúde;

Ensino Superior - Analista em Previdência e Saúde nas áreas de (12) Administração, (2) Análise de Sistemas, (2) Arquitetura/Engenharia Civil, (1) Arquivologia, (1) Biblioteconomia, (2) Ciências Atuariais, (17) Contabilidade, (19) Direito, (4) Economia, (1) Estatística, (1) Jornalismo, (1) Odontologia, (1) Psicologia, (1) Relações Públicas, (1) Secretariado Executivo e (4) Serviço Social e (24) Perito e Auditor Médico.

Remuneração:
R$ 1.960,90 a R$ 3.076,32

Provas:
Haverá prova objetiva

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo realiza concurso para preenchimento de 1 vaga para o Serviço de Anestesia das Unidades Médicas e de Apoio do Instituto do Coração.

Inscrições:
Até 26 de junho de 2013, pelo www.hcnet.usp.br

Valor:
R$ 63,92

Cargo:
Médico

Remuneração:
R$ 2.650,00

Provas:
Prova Escrita, Prova Prática Oral e Prova de Títulos

Concurso Governo do Piauí

O Governo do Piauí realiza concurso para preenchimento de 232 vagas para professores

Inscrições:
Até 28 de junho de 2013

Valor:
Não haverá cobrança de taxa

Áreas:
Informática, Contabilidade, Enfermagem, Administração, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Instrumento Musical e Manutenção e Suporte em Informática.

Cidades:
Alto Longá, Altos, Baixa Grande do Ribeiro, Barras, Bertolínia, Campo Maior, Cocal, Colônia do Gurgueia, Corrente, Demerval Lobão, Esperantina, Floriano, Fronteiras, Inhuma, José de Freitas, Luís Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pimenteiras, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Teresina, União, Uruçuí e Valença do Piauí.

Seleção:
Haverá análise de currículo e prova de títulos

Concurso Governo de Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina realiza seleção para preenchimento de 4 vagas para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Florianópolis - Departamento de Administração Prisional.

Inscrições:
Até 14 de junho, pelo www.sjc.sc.gov.br

Áreas:
Médico Especialista em Psiquiatria

Remuneração:
R$ 3.508,82

Seleção:
Haverá prova títulos e de experiência

Concurso Prefeitura de Queimados - RJ

A Prefeitura de Queimados, no Rio de Janeiro, por intermédio do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPUERJ), publicou os editais de concurso público nº. 04 e 05/2013 visando o provimento de cargos efetivos e formação de cadastro de reserva. São ofertadas 51 vagas de níveis médio e superior, com a devida reserva legal de 5% das oportunidades para pessoas com deficiência.
 
Cargos
Agente Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Psicólogo, Nutricionista, Médico (Urologista, Reumatologista, Psiquiatra, Pediatra, Ortopedista, Oftalmologista, Neuropediatra, Neurologista, Ginecologista/Obstetra, Geriatra e Clínico Geral), Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Contador e Assistente Social. Há salários que podem chegar a R$ 4.081,90, em jornada de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever do dia 13 de junho ao dia 09 de julho de 2013, no site www.cepuerj.uerj.br. A taxa de inscrição é de R$ 45,00 (nível médio) e R$ 90,00 (nível superior).
 
ProvaO concurso será constituído de prova objetiva, títulos e exame médico admissional.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 04 de agosto de 2013, em local e horário que serão divulgados no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), a partir das 14 horas do dia 29 de julho de 2013. O gabarito da prova objetiva está previsto para sair às 14 horas do dia 05 de agosto de 2013, no site de inscrição.
 
Os candidatos deverão entregar seus títulos entre os dias 27 e 30 de agosto de 2013, das 10 às 17 horas, no Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, sala 1006, bloco A, Rio de Janeiro.
 
Os resultados da prova de títulos serão disponibilizados provavelmente no dia 09 de setembro de 2013 e o resultado final do concurso está previsto para ser divulgado no dia 19 de setembro de 2013.
 
ValidadeA validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Queimados.

Concurso Ministério Público - AM

O Ministério Público do Estado do Amazonas divulgou edital n° 01/2013 de concurso público para contratação de 50 profissionais de níveis médio e superior, sob os cuidados da Fundação Carlos Chagas. A remuneração pode chegar a R$ 6.377,14 e também será formado cadastro de reserva.
 
O certame oferece oportunidades para os cargos de Agente Técnico (Jurídico, Administrador, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Médico (Clínico Geral), Psicólogo, Pedagogo e Comunicólogo) e Agente de Apoio (Programador, Manutenção/Suporte de Informática, Administrativo e Motorista Segurança).
 
Para o Procurador Geral Francisco Cruz, o concurso é necessário, uma vez que, "com o aumento da demanda, faz-se necessário a contratação de novos servidores, principalmente para atuar no interior do estado" (informação do MP-AM). 
 
Inscrição
Os interessados devem efetuar a inscrição das 10 horas do dia 20 de junho às 14 horas do dia 22 de julho de 2013 (horário de Brasília), no site www.concursosfcc.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 92,70 (nível médio) e R$ 132,70 (nível superior).
 
Provas
As provas objetiva e discursiva serão realizadas na data provável de 25 de agosto de 2013, em horários e locais que serão divulgadas oportunamente por intermédio do site da Fundação Carlos Chagas e por meio de cartões informativos que serão encaminhados aos candidatos por e-mail.
 
O gabarito será divulgado no primeiro dia útil após a aplicação das provas.
 
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Ministério Público do Estado do Amazonas.

Hospital Pelópidas Silveira - PE informa sobre processo seletivo

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS-IMIP/SES/SUS), no estado de Pernambuco, anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo que objetiva preencher 36 vagas de estágio. As oportunidades são destinadas a estudantes de nível superior dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina e Nutrição. A bolsa será no valor de R$ 350.

As inscrições estarão disponíveis até 15 de junho de 2013,  na Secretaria da Diretoria do Hospital Pelópidas Silveira, localizada na área administrativa da unidade, no Km 06 da BR-232, no Curado. A Ficha de Inscrição e o Edital do processo seletivo estão disponíveis no link: http://www1.hps.imip.org.br/cms/opencms/hps/pt/noticias/noticias/0006.html
 
A seleção será feita por meio de Teste Cognitivo, composto de prova objetiva, que vai ser aplicada provavelmente em 05 de agosto de 2013. Além dessa avaliação, os candidatos também farão  um Teste de Habilidades e Competências, agendado para a provável data de 17 de agosto de 2013.
 
O resultado final será divulgado no dia 26 de agosto e os selecionados irão iniciar as suas atividades no Hospital Pelópidas Silveira a partir 03 de setembro de 2013.

Concurso Ministério da Justiça 2013

O Ministério da Justiça publicou oficialmente o edital nº 01/2013 que trata da realização de concurso público para provimento de vagas em cargos de nível superior, sob a responsabilidade do Cespe/UnB. São ofertadas 125 vagas aos cargos de Analista Técnico-Administrativo, Administrador, Contador, Economista, Engenheiro Civil e Engenheiro Elétrico. Os salários podem chegar a R$ 5.081,18, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Será admitida a inscrição somente via internet, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/mj_13, solicitada no período entre 10 horas do dia 17 de junho e 23 horas e 59 minutos do dia 8 de julho de 2013, observado o horário oficial de Braslia/DF. A taxa é de R$ 65,00.
 
As provas objetivas e a prova discursiva para todos os cargos terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável 25 de agosto de 2013, no turno da manhã. Provavelmente até 15 de agosto de 2013, será disponibilizada da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados pelo Cespe/UnB a partir das 19 horas do dia 27 de agosto de 2013 e o resultado final nas provas objetivas, bem como o resultado provisório da prova discursiva, serão conhecidos na data provável 17 de setembro de 2013.
 
O prazo de validade deste concurso se encerrará após um ano, contado a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Ministério das Comunicações 2013

O Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério das Comunicações publicou o edital nº. 1, de 6 de junho de 2013, para realização de processo seletivo visando a contratação temporária de 119 técnicos de nível superior. Os salários variam entre R$ 3.800,00 e R$ 8.300,00.
 
Cargos
Profissional da tecnologia da informação, administrador, advogado, arquivologista, cientista social, contador, engenheiro e estatístico.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período entre 10 horas do dia 17 de junho e 23 horas e 59 minutos do dia 8 de julho de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF, no site www.cespe.unb.br/concursos/MC_13. A taxa de inscrição varia entre R$ 85,00 e R$ 110,00 de acordo com a especialidade.
 
Prova
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 18 de agosto de 2013, em locais e horários a serem divulgados através de edital no Diário Oficial da União, a partir do dia 05 de agosto de 2013.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19 horas do dia 20 de agosto de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF, através do site www.cespe.unb.br/concursos/MC_13.
 
O resultado final das provas objetivas e a convocação para a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no site www.cespe.unb.br/concursos/MC_13, na data provável de 9 de setembro de 2013.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 07 de junho de 2013, pág. 157 a 165.

SPDM realiza processo seletivo

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), no estado do Pará, abriu edital de processo seletivo nº. 87/2013, objetivando a contratação de 21 profissionais para composição de Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), do Núcleo de Apoio a Saúde Indígena (NASI), da Casa de Saúde Indígena (CASAI) e do serviço de edificações e saneamento ambiental para execução das ações em saúde indígena nas áreas de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena de Tapajós.

As vagas ofertadas são para os cargos de Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Médico, Nutricionista e Técnico de Laboratório (níveis técnico e superior). Os contratados receberão salários que variam de R$ 1.196,00 a R$ 12.480,00.

Os interessados devem fazer suas inscrições até o dia 10 de junho de 2013 pelo site www.saudeindigena.spdm.org.br/vagas.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de análise curricular e entrevista presencial.
 
Os nomes dos candidatos convocados para início imediato do trabalho serão divulgados no endereço: www.saudeindigena.spdm.org.br/vagas/, no dia 21 de junho de 2013, e também estarão disponíveis na sede do DSEI Tapajós.  

Concurso Ministério da Fazenda 2013

O Ministério da Fazenda, por meio da Escola de Administração Fazendária (ESAF), lançou os editais de concurso público nºs 047 e 048/2013, com a intenção de selecionar candidatos aos cargos de Analista Técnico-Administrativo, Arquiteto, Contador, Engenheiro, Pedagogo (edital 047) e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (edital 048).
 
Para concorrer ao cargo de Analista Técnico-Administrativo e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, o interessado deverá ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área. Para os cargos de Arquiteto, Contador, Engenheiro e Pedagogo, os interessados devem possuir curso superior específico.
 
De acordo com os editais, a oferta total é de 497 vagas, com remuneração que oscila de R$ 3.977,42 a R$ 13.402,37, dependendo do cargo escolhido.
 
Inscrição
O pedido de inscrição para o edital 047/2013 será efetuado exclusivamente via internet, no endereço eletrônico da ESAF (www.esaf.fazenda.gov.br), no período compreendido entre 10 horas do dia 17 de junho e 23h59min do dia 30 de junho de 2013, considerado o horário de Brasília-DF. A taxa de inscrição é de R$ 90.
 
Já para participar da seleção promovida pelo edital 048/2013, os interessados devem efetuar o pedido de inscrição no site da ESAF, no período compreendido entre 10 horas do dia 10 de junho e 23h59min do dia 23 de junho de 2013. A taxa é de R$ 130.
 
Avaliação
A seleção será constituída de provas objetiva de conhecimentos básicos, objetiva de conhecimentos específicos, discursiva, além de avaliação de Títulos e Experiência Profissional e Curso de Formação, estas duas últimas fases aplicadas apenas aos cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
 
Os candidatos que pretendem concorrer aos cargos oferecidos pelo edital 047 serão avaliados por meio de provas objetivas na data provável de 1º de setembro de 2013 e aqueles que concorrerem às vagas do edital 048 irão realizar as provas objetivas provavelmente no dia 11 de agosto de 2013.
 
A data e os horários de aplicação das provas serão oportunamente confirmados, por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial da União e disponibilizado no site da ESAF três dias antes da aplicação das provas. Já os gabaritos e as questões das provas aplicadas estarão disponíveis a par­tir do primeiro dia útil após a aplicação das provas.
 
Os candidatos que concorrem aos cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, se aprovados em todas as etapas, serão convocados para participar de Curso de Formação, a ser realizado em Brasília-DF, pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.  
 
Validade
O prazo de validade dos concursos será de um ano, contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Macieira - SC abre vagas na saúde

A Prefeitura Municipal de Macieira, estado de Santa Catarina, está promovendo teste seletivo, regido pelo nº regulamento nº 0002/2013, para contratação em caráter temporário de 14 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, para atuarem nas diversas áreas de atendimento da saúde. O vencimento pode chegar a R$ 4.000.
 
Cargos e Inscrições 
Farmacêutico, técnica em enfermagem, enfermeira, agente comunitário de saúde, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, odontólogo e médico ginecologista.
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente até o dia 21 de junho de 2013, das 08h às 12h e das 13h às 17h, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Dona Maria Mendes, n° 153, Centro. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar fotocópia dos seguintes documentos:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Certidão de Nascimento dos Filhos com até 16 anos;
  • Para portadores de deficiência física, atestado de capacidade e condições para o exercício da função;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de Quitação Eleitoral;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de escolaridade exigido para o cargo;
  • Cópia autenticada de comprovante de títulos possuídos na área de atuação ou acompanhada dos originais com cópia para autenticação pelo responsável das inscrições.
 
A seleção será constituída de prova objetiva, títulos e entrevista. As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 24 de junho de 2013, com início às 14h e término às 17h, na Escola Municipal Pequenos Brilhantes, localizada na Rua Pedro Locatelli, s/n, Centro.
 
Os candidatos a Agente Comunitário de Saúde farão entrevista escrita, que acompanhará o caderno de provas, cuja nota será somada com a nota da prova escrita e dividida por 2.
 
O processo seletivo será válido para o exercício de 2013, podendo ser prorrogado em iguais períodos até 31 de dezembro de 2016.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 07 de junho de 2013, pág. 165 a 171.

Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT abre processo seletivo

O Município de Lucas do Rio Verde, no estado do Mato Grosso, pretende contratar médicos para reforçar o atendimento à saúde local. Com esse objetivo, a Prefeitura lançou edital de processo seletivo para provimento de quatro vagas para Médico - 30 horas e Médico de PSF. O salário vai de R$ 7.183,70 até R$ 9.585,22.

Os interessados devem ter, além da graduação em Medicina, também registro no conselho Regional de Medicina.

As inscrições serão recebidas de 10 a 21 de junho de 2013, na sede da prefeitura de Lucas do Rio Verde, na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis. Não será cobrada taxa de inscrição e os horários de atendimento são das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

Todos os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva, a qual será aplicada, provavelmente, em 27 de junho de 2013, das 19 às 22 horas, na Escola Municipal Caminho para o Futuro, Rua Goiânia, 2202-S, Bairro Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde. O resultado final será divulgado no site www.lucasdorioverde.mt.gov.br.

O Processo Seletivo Simplificado terá validade por um ano.

Prefeitura de Califórnia - PR realiza teste seletivo

Para ampliar o quadro de servidores e atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Califórnia, estado do Paraná, realiza teste seletivo, regido pelo edital 001/2013. Há oportunidades para cargos de níveis alfabetizado, fundamental, médio/técnico e superior. Todas as contratações serão através do Regime Celetista.
 
As 23 vagas estão distribuídas entre os seguintes cargos: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Cuidados Dentários, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Técnico de Enfermagem, Borracheiro e Trabalhador Braçal. A remuneração pode chegar a R$ 4.516,71, em jornada de trabalho de 40 horas por semana.
 
As inscrições serão realizadas via internet, entre 07 até às 23h59min do dia 16 de junho de 2013, por meio do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A taxa varia de R$ 35 a R$ 75, que deverá ser paga até 17 de junho de 2013.
 
O teste seletivo será constituído de provas escritas e títulos. A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 30 de junho de 2013, sendo que o local será divulgado quando da publicação do edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito da prova escrita objetiva estará disponível no dia 1º de julho, a partir das 15 horas, mediante edital afixado na prefeitura Municipal de Califórnia, disponibilizado no site da organizadora (www.klcconcursos.com.br) e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município.
 
A validade do certame será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

UESPI lança edital de processo seletivo

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Diretoria Geral do Núcleo de Educação a Distância, lançou edital  de processo seletivo n° 05/2013, visando o provimento de 30 vagas e formação de cadastro reserva de Tutor a Distância, como bolsista, para os Cursos de Especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP, da Universidade Aberta do Brasil - UAB/Universidade Estadual do Piauí - UESPI, na modalidade Educação a Distância - EAD.

O Tutor selecionado receberá uma bolsa de apoio local no valor de R$ 765,00, por jornada de 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 20 de junho a 08 de julho de 2013, exclusivamente por meio do preenchimento do formulário, disponível no site http://siteead.uespi.br/selecoes. Após o candidato deverá enviar o formulário e todos os documentos exigidos, pelo correio (com Aviso de Recebimento - AR), com postagem até o último dia de inscrição para o endereço Universidade Estadual do Piauí - Núcleo de Educação a Distância - NEAD/UESPI, Rua João Cabral, 2231 - Bairro Pirajá - Teresina - PI, CEP 64002-150.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Cópia do Título de Graduação (Diploma e Histórico) conforme área exigida pelo curso;
  • Cópia do Certificado de Especialização na área de Gestão ou em áreas afins (para os Tutores a Distância dos cursos de Gestão Pública e Gestão Pública Municipal);
  • Cópia do Certificado de Especialização na área de Gestão em Saúde ou em área afim (para os Tutores de a Distância do curso de Gestão em Saúde);
  • Curriculum Lattes, devidamente atualizado e comprovado;
  • Cópias autenticadas da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Comprovante de Serviço Público de qualquer esfera administrativa ou ser discente de programas de Pós-Graduação de IES pública reconhecidos pelo MEC, com autorização para atuar como tutor, formulada pela coordenação do curso ou programa de Pós-Graduação em que o candidato estiver matriculado, com a devida anuência de seu orientador ou possuir outro tipo de vínculo com a IES de origem da tutoria, apresentando documentação comprobatória;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Declaração de disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para desenvolver atividades de tutoria, inclusive aos sábados;
  • Formulário de Inscrição (disponível no site http://ead.uespi.br/eadconcursos) devidamente preenchido e assinado;
O certame será constituído de prova de títulos, didática e curso de capacitação.
 
A prova didática está prevista para ser realizada entre 06 e 09 de agosto de 2013 e o curso de capacitação será aplicado do dia 21 de agosto a 05 de setembro de 2013.
 
A validade do processo seletivo será de um ano a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogável por igual período, a critério do NEAD/UESPI.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, de 06 de junho de 2013, pág. 27 a 31.

Concurso UNIUV (PR) 2013

A Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (UNIUV), no Paraná, lançou edital n° 25/2013 de concurso público com o objetivo de contratar 17 professores para integrar seu quadro de docentes. A informação é de que a remuneração poderá variar de R$ 394,51 a R$ 717,40.

Os interessados em efetivar sua inscrição deverão fazê-la pessoalmente ou por terceiros, mediante procuração, entre os dias 10 e 26 de junho de 2013, na Secretaria da Uniuv, situada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, Bairro São Basílio Magno, União da Vitória, PR, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas, das 13h30 min. às 17 horas e das 19 horas às 22 horas. A taxa é de R$ 80,00.

As provas ocorrerão no período de 03 a 10 de julho de 2013, nas instalações próprias do prédio sede da UNIUV, situado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, Bairro São Basílio Magno, nos horários a serem estabelecidos por meio de edital.

A Prova Escrita, de caráter dissertativo e eliminatório, será realizada no dia 03 de julho de 2013 e a Prova Didática, de caráter classificatório, será realizada entre os dias 05 e 10 de julho de 2013. 
 
O resultado da prova escrita será divulgado, em quadro próprio, na sede da UNIUV, no dia 04 de julho de 2013.

O concurso público tem validade de um ano a partir da data de homologação, podendo, a critério da Administração da UNIUV, ser prorrogado por igual período.

Concurso Ministério Público - ES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo divulgou edital nº. 02/2013 de concurso público, que será organizado pela Fundação VUNESP, com o propósito de prover 97 vagas de níveis médio e superior. A remuneração oferecida é de até R$ 5704,60, lembrando que ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente de Apoio (Administrativo e Microinformática), Agente Técnico (Administrador, Arquivista, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro (Agrônomo, Civil e Ambiental), Estatístico, Psicólogo, Biólogo, Arquiteto, Desenvolvedor e Desenvolvedor Web Designer), Agente de Promotoria (Secretaria e Assessoria) e Agente Especializado (Analista de Banco de Dados, Analista de Sistemas e Analista de Infraestrutura).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período das 10 horas de 10 de junho às 16 horas de 12 de julho de 2013, horário oficial de Brasília, exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os candidatos pagarão uma taxa, que poderá ser de R$ 71,00 (nível médio) ou R$ 95,00 (superior).
 
Prova
O concurso público será constituído de prova objetiva e títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de agosto de 2013, em local e horário que serão divulgados com antecedência mínima de 10 dias, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e nos sites do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (www.mpes.gov.br) e da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br).
 
O gabarito da prova objetiva está previsto para ser divulgado a partir do dia 27 de agosto de 2013.
 
Validade
O concurso será válido por dois anos contados da publicação do ato de sua homologação final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do Procurador-Geral de Justiça.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado - Municipalidades e Outros, de 07 de junho de 2013, pág. 24 a 47.

Vagas de estágio na FUNDAP

Aberto o processo seletivo nº 004/2013 para contratação de estagiários na Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP, estado de São Paulo. O certame é destinado ao preenchimento de várias vagas de nível médio incompleto, com bolsa auxílio de R$ 340,00.
 
Poderão se inscrever para a seleção pública os estudantes regularmente matriculados e cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio Regular, nas escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
As inscrições serão recebidas somente via internet, através do site  http://estagio.sp.gov.br, até 18 h do dia 12 de julho de 2013, incluindo sábados, domingos e feriados.
 
O candidato que não tem acesso a equipamentos de informática poderá utilizar os computadores disponibilizados:

- Na Fundap, situada na Rua Alves Guimarães, 429 –Cerqueira César – São Paulo – SP, até o dia 12 de julho de 2013, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira;

- Nos Postos do Programa Acessa SP, em funcionamento nos diversos municípios do Estado de São Paulo.
 
O boleto bancário no valor de R$ 12,00, referente à taxa de inscrição que é recolhido a título de ressarcimento de despesas, deverá ser pago em qualquer agência bancária até o dia 15 de julho de 2013.
 
A lista definitiva, contendo o nome dos candidatos inscritos e informações sobre os respectivos locais de prova, data e horário, será divulgada a partir do dia 12 de agosto de 2013, no site da estagio.sp.gov.br. A realização da prova está prevista para ocorrer no dia 18 de agosto de 2013, com início às 13h e terá duração de três horas.
 
A prova será realizada nos seguintes municípios: Adamantina, Americana, Andradina, Amparo, Apiaí, Araçatuba, Araraquara, Araras, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Bebedouro, Bertioga, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Buritama, Caçapava, Cafelândia, Caieiras, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba, Catanduva, Cruzeiro, Diadema, Dracena, Fernandópolis, Franca, Franco da Rocha, Guapiara, Guaratinguetá, Garça, Guarulhos, Hortolândia, Ibitinga, Iguape, Indaiatuba, Itaberá, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itararé, Itú, Ituverava, Jaboticabal, Jacareí, Jacupiranga, Jales, Jaú, José Bonifácio, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Matão, Mauá, Miracatu, Mirassol, Mirante do Paranapanema, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Nhandeara, Olimpia, Osasco, Ourinhos, Penápolis, Pereira Barreto, Piedade, Pindamonhangaba, Piracicaba, Pirajú, Pirajuí, Pirassununga, Pitangueiras, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Registro, Ribeirão Branco, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santa Fé do Sul, Santa Izabel, Santo Anastácio, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, São Sebastião, São Vicente, Sertãozinho, Socorro, Sorocaba, Sumaré, Suzano, Taboão da Serra, Taquaritinga, Tatuí, Taubaté, Tupã, Vargem Grande Paulista, Votorantim e Votuporanga.
 
O gabarito será disponibilizado no site de inscrição a partir das 16h do dia seguinte ao da aplicação da prova.
 
O prazo de validade do certame será de doze meses, a contar da data da homologação de seu resultado, período durante o qual os estudantes credenciados poderão ser convocados para atender à demanda por estágios.

Prefeitura de Morro Agudo - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Morro Agudo, estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo nº 03/2013 para formação de cadastro reserva na área de educação. A remuneração é de até R$ 16,18 h/a por carga horária de 20 a 30 horas por semana.
 
Cargos
Instrutor Profissionalizante, PEB II (Artes, Administração de Empresas, Biologia, Contabilidade, Direito, Educação Física, Física, Fisiologia, Geografia, Marketing, Psicologia, Química, Sociologia) e Professor de Informática.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão recebidas no período de 17 de junho a 28 de junho de 2013, somente pela internet nos endereços eletrônicos www.aplicativaassessoria.net e www.morroagudo.sp.gov.br. A taxa é de R$ 35.
 
As provas serão realizadas no dia 14 de julho de 2013, em horário e local a serem definidos em edital de convocação para provas, que será publicado no dia 08 de julho de 2013, a ser divulgado em jornal oficial com circulação no município e divulgado nos sites informados.
 
O prazo de validade deste processo seletivo será de dois anos, contado a partir da data de publicação de sua homologação.

UFF contrata professores visitantes

A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou edital de abertura de inscrições ao processo seletivo

simplificado para contratação de Professores Visitantes. A iniciativa visa fortalecer os programas de pós-graduação stricto sensu e os grupos de pesquisa da instituição.
 
Serão oferecidas inicialmente três vagas ao cargo de Professor Visitante, mas este número pode ser ampliado em virtude de eventuais surgimentos de novas vagas. Para participar da seleção o docente dever atender aos seguintes requisitos:
  • Possuir título de doutor, no mínimo, há quatro anos;
  • Ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área de atuação;
  • Ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos;
  • Não possuir acumulação de cargo;
  • Ser considerado apto pelo exame admissional da UFF;
  • Não ter sido contratado nos últimos 24 meses, com base na Lei 8.745 de 09/12/1993.
 
O edital prevê que o Programa de Pós-Graduação stricto sensu interessado em selecionar professores visitantes deverá protocolar solicitação encaminhada à Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), anexando a ata de aprovação pelo colegiado pertinente, contendo o período de contratação e reafirmando a dedicação exclusiva do professor visitante ao programa.
 
As solicitações, devidamente protocoladas, serão recebidas até o dia 5 de agosto de 2013, na Coordenação de Pesquisa da PROPPI, sala 304, 3º andar da Reitoria/UFF, Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói/RJ.
 
A seleção se procederá mediante análise de curriculum vitae, a ser realizada pelo Comitê Multidisciplinar de Pesquisa da PROPPI.
 
O professor contratado ficará submetido ao regime de trabalho de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva e receberá remuneração de R$ 13.790,14 (valor bruto), valor equivalente ao de Professor Titular.
 
O edital completo pode ser consultado na página da UFF (http://www.uff.br)

Remédios antigos: Colubiazol Spray

Saúde investe R$ 28 milhões em pesquisas estratégicas para o SUS

Hoje a ciência e tecnologia é uma das prioridades da política
nacional de saúde e pretende garantir a sustentabilidade do SUS
Editais contemplam pesquisas clínicas, projetos em Medicina Tradicional Chinesa, avaliação de tecnologias e educação no SUS. Até o final do ano já estão previstos mais R$ 150 milhões
 
O Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram nesta quarta-feira (5) quatro editais de fomento à pesquisa no valor total de R$ 28 milhões. Serão selecionados projetos em dez linhas temáticas que contribuam para o desenvolvimento de pesquisas clínicas de medicamentos e produtos médicos, estudos sobre acupuntura, homeopatia e fitoterapia, além do apoio para a avaliação de novas tecnologias e do impacto de programas do SUS.
 
Até o final do ano, mais R$ 150 milhões estão previstos no Fundo Setorial Saúde para investimento em estudos sobre doenças como AVC, câncer, obesidade, diabetes, novas terapias como medicina regenerativa em transplantes e entre outras. A ação é fruto da parceria entre os ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
 
“Esses editais refletem o reconhecimento brasileiro de que a saúde está na liderança da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no País. Hoje a ciência e tecnologia é uma das prioridades da política nacional de saúde e pretende garantir a sustentabilidade do SUS e viabilizar o acesso do cidadão ao conhecimento tecnológico em saúde”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha. Historicamente, esse investimento é o maior nos últimos anos. Em 2013, o Ministério da Saúde tem orçamento de R$ 94 milhões para apoio a pesquisa, 20% a mais do que aprovado no ano passado.
 
Desse total, R$ 18 milhões serão destinados a estudos clínicos de medicamentos fitoterápicos, biológicos e sintéticos, e produtos médicos desenvolvidos no Brasil. Os projetos devem se alinhar a quatro grandes temas propostos: ensaios clínicos de fases I e II de medicamentos, equipamentos e dispositivos médicos, estudos de fase III com medicamentos biológicos produzidos nacionalmente para o tratamento de doenças cardiovasculares, oncológicas e reumatológicas, estudos de fase VI para avaliação de efetividade e segurança de produtos, e ensaios clínicos de fase I e II em terapia celular e terapia gênica. Terão prioridade na seleção os projetos de instituições integrantes da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) e da Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC).
 
Outro edital, no valor de R$ 2 milhões, vai apoiar o desenvolvimento de projetos em acupuntura, homeopatia, plantas medicinais, fitoterapia, entre outras Práticas Integrativas e Complementares. Serão contempladas propostas direcionadas a análise de custo-efetividade dessas terapias no SUS, pesquisa clínico-epidemiológica em relação ao uso dessas práticas no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e avaliação desses serviços no sistema público de saúde.
 
A outra parte dos recursos está dividida em duas chamadas. A primeira é focada em Pesquisas Estratégicas para o Sistema de Saúde pela Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). O objetivo é apoiar projetos de avaliação de tecnologias direcionadas à atenção primária, envelhecimento e doenças crônicas, e monitoramento de tecnologias na área. Para isso serão investidos R$ 5 milhões.
 
Já a segunda chamada, no valor de R$ 3 milhões, pretende selecionar propostas que fortaleçam a capacidade nacional de pesquisa em educação permanente para o SUS e também apoiar a aquisição de novas tecnologias para dimensionamento da força de trabalho. Essas pesquisas devem medir a satisfação dos usuários, trabalhadores e gestores de programas nacionais de formação como Telessaúde Brasil, Pró-Residência, PRO e PET-Saúde, além de avaliar a demografia médica, migração, retenção e fixação dos médicos residentes no país.
 
A expectativa é que esses estudos auxiliem a tomada de decisão dos gestores e poderão nortear políticas de ampliação, fortalecimento e qualificação da atenção aos pacientes no SUS. Os editais estão disponíveis no portal do CNPq e as inscrições devem ser feitas até o dia 22 de julho.
 
Fonte Saudeweb

Melhor forma física, menos tumores

A boa forma física é capaz de ir ainda mais longe e reduzir o
risco de sofrer – e de morrer – de cancro colorretal e do pulmão
Risco deste tipo de diagnóstico reduziu 68% no caso do cancro do pulmão e 38% no colorretal
 
Que o exercício físico aumenta a proteção contra as doenças cardiovasculares já não é novidade. O que um novo estudo vem agora provar é que a boa forma física é capaz de ir ainda mais longe e reduzir o risco de sofrer – e de morrer – de cancro colorretal e do pulmão. A conclusão resulta de uma investigação feita ao longo de duas décadas, apresentada em Chicago, EUA, no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que o Destak acompanhou.
 
A análise feita a cerca de 17 mil homens, ao longo de mais de 20 anos, mostrou que o risco de ser confrontado com o diagnóstico caiu entre os homens mais aptos fisicamente. E muito: 68% no caso do cancro do pulmão e 38% no colorretal. Dados ajustados tendo em conta fatores como o tabagismo, o índice de massa corporal e a idade. E mesmo entre aqueles que não conseguiram evitar o diagnóstico, a boa forma física correspondeu a um risco inferior de morrer.
 
Uma descoberta que, explica Susan Lakoski, coordenadora do estudo e professora assistente na Universidade de Vermont, «torna clara» a necessidade de alertar os doentes para a importância do exercício físico e, mais do que isso, para a importância de estarem em forma, que pode fazer a diferença entre ter ou não ter cancro ou sobreviver à doença.
 
E não é preciso muito. Revelam ainda os dados do mesmo trabalho que basta uma pequena melhoria paras e conseguir um efeito significativo na taxa de sobrevivência dos homens, reduzindo o risco de morte por cancro em 14%, a que se junta ainda uma redução do risco de perder a vida na sequência de doenças cardiovasculares(23%).
 
Cancros mais mortais em Portugal
São duas das principais causas de morte nos homens em Portugal. Primeiro o cancro do pulmão, que faz milhares de novas vítimas todos os anos; depois o colorretal que, no caso do sexo feminino, já ultrapassou o cancro da mama, sendo atualmente a principal causa de morte feminina por cancro.
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Enfermeiros contestam reutilização de material médico

A Associação de Enfermeiros diz que a decisão do Ministério da Saúde que decretou a prática da reutilização de dispositivos médicos como forma de poupar nos custos é um “atentado à saúde dos doentes”
 
A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) contesta o reaproveitamento de Dispositivos Médicos de Uso Único, aprovada pelo ministério da Saúde.
 
Para a AESOP, o reprocessamento dos dispositivos médicos é um "verdadeiro atentado à saúde pública". A associação exige a divulgação dos estudos de custo/benefício que fundamentam a decisão do Ministério da Saúde.
 
"Não existiu qualquer divulgação de estudos de custo/benefício que fundamentem esta decisão", critica, em comunicado, a AESOP.
 
A associação considera que "esta atividade continua envolta numa informação contraditória, sem transparência, não sendo conhecida evidência científica que assuma a segurança dos doentes".
 
Reaproveitamento consoante avaliação de custos e impacto ambiental
O Ministério da Saúde fez publicar em Diário da República, a 30 de maio, o despacho sobre os dispositivos médicos de uso único reprocessados, "com o objetivo de estabelecer as condições de adequada segurança que permitam alcançar poupanças indispensáveis para continuar a disponibilizar terapias e tecnologias inovadoras".
 
O despacho só exclui o reaproveitamento de dispositivos implantáveis, permitindo desta forma a recuperação de material cirúrgico que, até agora, tinha o caixote do lixo como destino após ser usado em operação.
 
Segundo pode ler-se no documento, assinado pelo secretário de Estado da Saúde, "a decisão sobre a utilização de dispositivos médicos de uso único reprocessados deve avaliar o custo-efetividade dessa prática, quando realizada em condições adequadas de qualidade e segurança, bem como ter em conta os custos diretos e indiretos e o seu impacto ambiental".
 
Para Manuel Valente, o "reprocessamento dos Dispositivos Médicos de Uso Único representa um verdadeiro atentado à saúde dos doentes". E alerta que "os dispositivos médicos invasivos, pelas suas características de desenho, fabrico e utilização no procedimento cirúrgico – são introduzidos no interior do corpo – são os que determinam riscos incontroláveis para os doentes".
 
O vice-presidente da AESOP teme ainda que as consequências desta prática possam ser "desastrosas" para os doentes e "com total prejuízo para o processo de cuidados", pelo que "os enfermeiros de sala de operações reservam-se o direito de preservar a segurança e de não colaborar em processos que visem o reprocessamento" dos dispositivos.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Médicos saúdam reaproveitamento de dispositivos de uso único

Foto Luís Vieira
Médicos e administradores hospitalares saúdam o reaproveitamento
 de dispositivos cirúrgicos de uso único
Em contraste com a opinião dos enfermeiros, médicos e administradores hospitalares concordam com a decisão do Ministério da Saúde em reaproveitar dispositivos cirúrgicos
 
Médicos e administradores hospitalares saúdam o reaproveitamento de dispositivos cirúrgicos de uso único, que dizem ter elevada segurança para doentes e profissionais de saúde e classificam como uma prática corrente em países desenvolvidos.
 
António Ferreira, administrador do Hospital de São João, no Porto, considera que o reprocessamento destes dispositivos garante até "menos acidentes e mais segurança" do que os próprios dispositivos originais.
 
"Só por ignorância ou má-fé se pode contestar este processo", afirmou António Ferreira à agência Lusa, num comentário à posição da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações em Portugal, que contestou este reaproveitamento dos dispositivos, considerando-o um "atentado à saúde pública".
 
Também Vítor Herdeiro, presidente da Unidade de Saúde Local de Matosinhos, disse que o reprocessamento dos dispositivos médicos cirúrgicos é "altamente seguro" e "equivalente a usar um dispositivo novo", afirmando ainda que o reprocessamento permite ao SNS poupar 50% em cada reutilização.
 
Segundo os dois responsáveis, depois de uma utilização, estes dispositivos são enviados para reprocessamento numa fábrica, que tem de estar certificada.
 
O método usado garante que são retirados todos os contaminantes dos dispositivos (como máquinas de sutura ou tesouras de corte), que são totalmente limpos, esterilizados, selados e passíveis de rastreabilidade.
 
De acordo com António Ferreira, esta prática é já seguida no Hospital de São João, unidade que envia os dispositivos para reprocessamento para uma fábrica alemã, tendo o acordo e apoio de médicos e enfermeiros.
 
Para o cardiologista João Queirós e Mello, o reprocessamento dos dispositivos é um "processo sólido, sério e muito testado no mundo, sendo praticado há cerca de 30 anos nos EUA e há 16 no Norte e Centro da Europa.
 
Este processo de reutilização surgiu no mundo quando a comunidade hospitalar começou a considerar abusivo que fosse a indústria fabricante a única a poder definir quais os dispositivos que seriam de uso único.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Bernardo Vilas Boas: "Prejudica doentes e paralisa as unidades"

Presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares sobre bloqueios informáticos
 
Correio da Manhã – Há centros de saúde com problemas nos sistemas informáticos. Qual a dimensão do problema?
Bernardo Vilas Boas – Desde meados de maio que se está a proceder à atualização tecnológica do software e a uma tentativa de centralização de base de dados na região Norte. As bases de dados localizadas nos servidores dos diferentes centros de saúde estavam desatualizadas e estão a ser transferidas para um servidor central na Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).
 
– Esse problema ocorre no resto do País?
– Só ocorre no Norte.
 
– Porque é que ocorrem esses problemas informáticos?
– Nem os técnicos que procederam a essa operação sabiam o que estava a acontecer. Esse problema fez, e ainda faz, com que haja lentidão e bloqueios sistemáticos dos sistemas de informação.
 
– Os médicos não conseguem aceder aos dados clínicos?
– Muitas vezes, não. O acesso é muito lento, o sistema bloqueia, o que impede muitas vezes que se aceda aos dados clínicos dos utentes.
 
– Prejudica os doentes?
– O problema perturba gravemente o atendimento ao doente e quase paralisa algumas unidades de saúde.
 
– A ARS Norte já disse que os constrangimentos nos sistemas informáticos ficam resolvidos na próxima semana...
– Já deviam de estar resolvidos.
 
– Têm tido problemas com a prescrição eletrónica?
– Aí há outro problema. O sistema não permite dar ao utente o valor do preço mínimo do genérico quando se imprime a receita, só surge o preço mais caro.
 
– O doente compra o remédio mais caro sem saber que há mais barato?
– O farmacêutico vende mais barato se quiser.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Cateter trata hipertensos resistentes

Foto Nuno Fernandes Veiga
A desnervação renal é feita com recurso a anestesia geral
e demora trinta minutos
Técnica cirúrgica para hipertensos vai ser usada para insuficiência renal e cardíaca e apneia do sono
 
É uma técnica minimamente invasiva onde se usa um cateter para tratar a hipertensão arterial resistente – pacientes que apesar do tratamento com três ou mais medicamentos anti-hipertensivos continuam com níveis elevados de pressão arterial. Chama-se desnervação simpática renal e visa baixar os valores da tensão arterial. Este procedimento vai passar a ser usado para tratar também a insuficiência renal e cardíaca, e até a apneia do sono.
 
A experiência já está a ser feita no Hospital de Santo António, no Porto, precisamente um dos centros no País a realizar esta técnica há ano e meio. Mas para compreender este avanço há que perceber, em primeiro lugar, o procedimento.
 
"O cateter é introduzido na artéria femoral (na virilha), que em movimentos helicoidais (circulares), liberta um sinal de radiofrequência que provoca pequenas cicatrizes na artéria renal e aquece o suficiente nos nervos simpáticos", explica Henrique Cyrne Carvalho, responsável pelo laboratório de hemodinâmica e pela Unidade de Cuidados Intensivos Coronários no Hospital de Santo António.
 
Este cateterismo desativa, assim, os nervos simpáticos localizados nas paredes da artéria renal. Isto permite uma diminuição progressiva dos valores da tensão arterial, mas não só.
 
"Pode ser usada para tratar todas as doenças que são dominadas pelo tónus simpático. O Santo António, com um grupo de Homburg, está a desenvolver a técnica para a insuficiência renal moderada, evitando que progrida para grave. Também pode ter utilização nos diabetes muito mal controlados, atuando sobre o controlo da glicemia e insulina, e na insuficiência cardíaca muito grave e na apneia do sono", exemplificou.
 
Para já só estão a ser tratados doentes hipertensos resistentes. "Nesta fase só tratamos os intratáveis: controlamos os valores tensionais (tensão arterial) e podemos diminuir o número de medicamentos que está a tomar. Depois podem nem vir a precisar de qualquer medicamento. É um procedimento com taxa de complicações muito baixas e muito pequenas", diz Henrique Cyrne Carvalho.
 
Fonte Correio da Manhã

Saiba quais os cuidados para praticar exercícios físicos depois da gravidez

Musculação, caminhadas leves a moderadas e alongamento
de braços e pernas são as práticas mais recomendadas
Com alimentação e atividades adequadas, é possível recuperar a forma
 
Muitas mães podem ter dificuldade em recuperar as medidas após a gravidez. Mas com uma alimentação saudável e os exercícios físicos corretos, é possível perder os quilos a mais que vieram com a gestação.
 
De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro, se a mulher já fazia atividade física durante a gravidez, as chances de ela retomar aos exercícios mais rápido são maiores.
 
— Após o parto normal, que tem recuperação rápida, a mulher pode voltar às atividades físicas em 15 dias, mas é importante que ela converse com o seu médico antes. Já para quem fez cesariana, a recuperação tende ser mais lenta, o ideal é que espere até um mês depois da cirurgia para começar a fazer atividades físicas leves que não forcem muito a musculatura abdominal — explica.
 
Musculação, caminhadas leves a moderadas e alongamento de braços e pernas são as práticas mais recomendadas. Atividades aeróbicas e exercícios de alongamento que tonifiquem a musculatura abdominal são recomendáveis, para trabalhar a barriga e evitar que ela fique flácida.
 
Quanto tempo depois do parto a mãe pode voltar a malhar?
Com os devidos cuidados e exercícios físicos adequados, é possível adaptar a atividade física à nova rotina. Mas, antes de iniciar qualquer prática, é importante que a mãe consulte o seu médico.
 
— Após a liberação do médico, a mulher deve escolher uma atividade moderada para não atrapalhar a produção de leite. O ideal é praticar um exercício aeróbio leve, alongamento, fazer um fortalecimento para a região pélvica, tonificar os abdominais e realizar movimentos específicos para a reorganização postural — aconselha o especialista.
 
Veja as recomendações do médico para que você recupere a forma com segurança:
 
— Exercite-se pelo menos três vezes por semana
 
— Inicie devagar e avance gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional
 
— Não prenda a respiração durante os exercícios
 
— Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto
 
— Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios
 
— Em dias de sol quente, exercite-se em horários mais frescos
 
— Beba muita água
 
— Monitore o seu pulso, de acordo com a orientação do profissional
 
— Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses
 
— Não faça exercícios de alto impacto
 
Fonte Zero Hora