Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de junho de 2013

Caso de menino de 2 anos à espera de transplante comove a Argentina

Reprodução/Clarín
Renzo é destaque nas capas dos principais jornais
 da Argentina e nas redes sociais
Renzo está internado em Buenos Aires, ligado a um coração artificial que o mantém com vida
 
Milhares de argentinos acompanham o caso do menino Renzo, de apenas dois anos, que sofre de problemas cardíacos e sobrevive ligado a uma máquina à espera da possibilidade de passar por uma nova cirurgia de transplante de coração, já que a primeira, ocorrida há uma semana, não teve o resultado esperado.
 
A história de Renzo foi destaque neste domingo (9) nas capas dos principais jornais da Argentina e nas redes sociais, através das quais cidadãos do país manifestam solidariedade aos pais da criança, que pediram orações por ele. Haroldo Antonelli, que é pai do menino se manifestou no Twitter.
 
— Peço a vocês mais preces do que nunca.
 
Pouco após nascer, os médicos comunicaram aos pais de Renzo que ele sofria de uma miocardiopatia, que afeta a força do coração para bombear sangue e oxigenar o resto do corpo.
 
Por causa dessa doença, Renzo está desde então internado em Buenos Aires, ligado a um coração artificial que o mantém com vida.
 
Em novembro, o menino sofreu um acidente vascular cerebral que lhe tirou temporariamente a visão e a audição, e paralisou metade de seu corpo.
 
A situação de Renzo chegou logo à imprensa, e ele ficou muito conhecido entre os argentinos, que se emocionaram ao saber que no sábado passado ele receberia o coração de uma menina da mesma idade que morreu em um acidente de trânsito.
 
Sua mãe, Belén, se mostrava então esperançosa na evolução do quadro de saúde de seu filho e agradecida à família da pequena doadora.
 
— Em Renzo vivem duas pessoas, vive ele e vive esse anjinho que lhe doou o coração.
 
Hoje, Belén mantém o desejo de que o coração que seu filho recebeu, que tem um rendimento insuficiente para cobrir suas necessidades, comece a funcionar melhor e possa evitar um segundo transplante.
 
— Amanhã os médicos vão testar se o coraçãozinho ganhará força em uma última tentativa.
 
Jorge Ramos, avô de Renzo, confirmou que "os médicos fizeram um trabalho excelente, mas infelizmente o coração não consegue cobrir as necessidades do organismo" de seu neto.
 
— O neném precisava do motor de um caminhão e lhe deram um que funciona como o de um Fiat 600. Não há outra alternativa a não ser rezar e esperar a chegada de um novo órgão.
 
Na página "Un corazón para Renzo" ("Um coração para Renzo", em tradução livre) no Facebook, aberta por Haroldo Antonelli e que conta com quase 2.600 seguidores, os argentinos mostram sua solidariedade e afirmam que "Renzo é de todos porque todos podemos ser Renzo".
 
Em páginas similares criadas pelos usuários, se acompanha dia a dia a evolução do menino. À espera de saber se seu recém estreado coração aguenta ou não a chegada de um novo transplante, Renzo permanece internado no hospital pediátrico Garrahan, em Buenos Aires.
 
Desde este sábado (8), ele voltou à lista do Incucai (Instituto Nacional Central Único Coordenador de Ablação e Implante) caso seja necessário localizar outro coração.
 
A cardiologista argentina Elena Ferreiro, que tratou Renzo desde o princípio, destacou como "algo muito positivo" que o ele "não tenha sofrido complicações renais nem deterioração de nenhum tipo", na primeira cirurgia, o que facilita um eventual segundo transplante.

Fonte Efe/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário