Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de junho de 2013

Saiba quais os cuidados para praticar exercícios físicos depois da gravidez

Musculação, caminhadas leves a moderadas e alongamento
de braços e pernas são as práticas mais recomendadas
Com alimentação e atividades adequadas, é possível recuperar a forma
 
Muitas mães podem ter dificuldade em recuperar as medidas após a gravidez. Mas com uma alimentação saudável e os exercícios físicos corretos, é possível perder os quilos a mais que vieram com a gestação.
 
De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro, se a mulher já fazia atividade física durante a gravidez, as chances de ela retomar aos exercícios mais rápido são maiores.
 
— Após o parto normal, que tem recuperação rápida, a mulher pode voltar às atividades físicas em 15 dias, mas é importante que ela converse com o seu médico antes. Já para quem fez cesariana, a recuperação tende ser mais lenta, o ideal é que espere até um mês depois da cirurgia para começar a fazer atividades físicas leves que não forcem muito a musculatura abdominal — explica.
 
Musculação, caminhadas leves a moderadas e alongamento de braços e pernas são as práticas mais recomendadas. Atividades aeróbicas e exercícios de alongamento que tonifiquem a musculatura abdominal são recomendáveis, para trabalhar a barriga e evitar que ela fique flácida.
 
Quanto tempo depois do parto a mãe pode voltar a malhar?
Com os devidos cuidados e exercícios físicos adequados, é possível adaptar a atividade física à nova rotina. Mas, antes de iniciar qualquer prática, é importante que a mãe consulte o seu médico.
 
— Após a liberação do médico, a mulher deve escolher uma atividade moderada para não atrapalhar a produção de leite. O ideal é praticar um exercício aeróbio leve, alongamento, fazer um fortalecimento para a região pélvica, tonificar os abdominais e realizar movimentos específicos para a reorganização postural — aconselha o especialista.
 
Veja as recomendações do médico para que você recupere a forma com segurança:
 
— Exercite-se pelo menos três vezes por semana
 
— Inicie devagar e avance gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional
 
— Não prenda a respiração durante os exercícios
 
— Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto
 
— Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios
 
— Em dias de sol quente, exercite-se em horários mais frescos
 
— Beba muita água
 
— Monitore o seu pulso, de acordo com a orientação do profissional
 
— Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses
 
— Não faça exercícios de alto impacto
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário