Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de maio de 2013

Sistema da Unicamp detecta composição química de cosméticos com 99% de acerto

A pesquisadora Mônica Siqueira Ferreira, o farmacêutico Diogo Noin de Oliveira e o professor Rodrigo Ramos Catharino no laboratório da Unicamp
A pesquisadora Mônica Siqueira Ferreira, o farmacêutico
Diogo Noin de Oliveira e o professor Rodrigo Ramos
Catharino no laboratório da Unicamp
O processo leva apenas alguns segundos e vai permitir a analise de produtos que estão na casa do consumidor
 
Pesquisadores do Laboratório Innovare de Biomarcadores, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, criaram uma nova plataforma de pesquisa que utiliza imagens em duas e três dimensões associadas a dados estatísticos que permitem identificar, em segundos, todos os componentes químicos presentes ou não na formulação de produtos de beleza.
 
Essa nova plataforma, denominada de Cosmetômica, oferece até 99% de acerto, garantindo a fabricantes e consumidores a qualidade e a segurança de produtos. Para testar o poder da aplicação da plataforma que associa, pela primeira vez na área de cosmética, uma técnica analítica aliada ao tratamento estatístico de dados, os pesquisadores analisaram as principais marcas de esmaltes, batons e lápis de olho à venda em lojas e mercados brasileiros. Este é o primeiro trabalho em que foram usadas as técnicas de Ionização por Dessorção a Laser Assistida por Matriz (da sigla em inglês MALDI) e Espectrometria de Massas por Imagem (também do inglês MSI) na área de cosmética.
 
Sem revelar as marcas analisadas , os pesquisadores constataram que três das nove amostras de esmalte investigadas apresentaram em sua composição taxas elevadas de SUDAM III, uma substância considerada potencialmente cancerígena; cinco amostras de batom foram analisadas (duas novas, duas em uso e uma com prazo de validade vencido), e um dos produtos em uso apresentou mudanças significativas em algumas características sensoriais, como odor rançoso, antes mesmo do vencimento do prazo de validade, enquanto outra marca não tinha um dos componentes hidratantes descritos no rótulo.
 
Três amostras de lápis de olho foram analisadas (um novo, um usado e outro com uso vencido). O produto vencido mostrou substâncias que, além de irritações e alergias, podem tornar o ambiente ocular propício para proliferação de microrganismos causadores de infecções na região.
 
Os resultados obtidos foram publicados na edição de março da revista Materials, no artigo " Cosmetic analysis using Matrix-Assisted Laser Desorption/Ionization Mass Spectrometry Imaging (MALDI-MSI)" . A pesquisa foi conduzida pelo farmacêutico Diogo Noin de Oliveira, aluno de pós-graduação do programa de ciências médicas da FCM da Unicamp.
 
" Eu peguei a técnica MALDI-MSI, utilizada na área médica para a visualização de tecidos de origem animal e vegetal, e associei-a à área de processos produtivos. Defini as substâncias e os biomarcadores existentes para cada produto analisado, estabeleci dados matemáticos utilizando softwares específicos e juntei tudo isso nessa plataforma que denominei de Cosmetômica o estudo de todos os processos e subprodutos que envolvem o cosmético" , explicou Diogo.

De acordo com Rodrigo Ramos Catharino, professor do curso de Farmácia da Unicamp e responsável pela orientação do trabalho, a aplicação dessa nova plataforma permite acompanhar todo o processo de produção de um cosmético, desde a matéria-prima até a sua degradação ou como se diz na área química, oxidação o número de elétrons que um átomo ou molécula perde ou ganha para adquirir estabilidade química. Isso gera um aproveitamento melhor do produto para a empresa, além de segurança, saúde e qualidade de vida para o consumidor.
 
" Com essa nova plataforma, conseguimos analisar o produto que está na casa do consumidor e dizer se as substâncias nele contidas fazem, realmente, aquilo que as indústrias prometem ou não" , completa Catharino.
 
Com informações da Unicamp
 
Fonte isaude.net

Aparelho extrai DNA humano com dados genéticos completos em minutos

Dispositivo elaborado para a extração de DNA.
Foto: UW/NanoFacture/KNR
Dispositivo elaborado para a extração de DNA
Dispositivo fornece maneira mais fácil de separar o DNA de amostras de fluidos humanos e pode acelerar diagnóstico de doenças
 
Equipe de dores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, criou um dispositivo que pode extrair o DNA humano a partir de amostras de fluidos de uma forma mais simples, mais eficiente e ambientalmente amigável do que os métodos convencionais.
 
O dispositivo vai fornecer a hospitais e laboratórios de uma maneira muito mais fácil de separar o DNA de amostras de fluidos humanos, o que vai ajudar com o sequenciamento do genoma e o diagnóstico de doenças.
 
O novo aparelho é capaz de extrair o DNA humano com todos os dados genéticos completos em minutos.
 
Esta tecnologia tem como objetivo limpar os obstáculos. O pequeno kit, em forma de caixa, está pronto para produção e eventual distribuição a hospitais e clínicas.
 
Separar DNA a partir de fluidos corporais é um processo complicado que se tornou um gargalo conforme os cientistas fazem avanços no sequenciamento do genoma, principalmente para a prevenção e tratamento de doenças.
 
Os processos convencionais usam uma centrífuga para girar e separar moléculas de DNA a partir de uma amostra de fluido com um microfiltro, mas esses processos levam de 20 a 30 minutos para serem completados e podem exigir produtos químicos tóxicos excessivos.
 
Os engenheiros projetaram uma sonda microscópica que mergulha em uma amostra de fluido - saliva, muco ou sangue - e aplica um campo elétrico dentro do líquido. Isto atrai as partículas que se concentram em torno da superfície da sonda. As partículas maiores atingem a ponta e desviam para longe, mas as moléculas do tamanho do DNA furam a sonda e ficam presas à superfície. São necessários dois ou três minutos para separar e purificar o DNA usando esta tecnologia.
 
"Este simples processo remove todos os passos dos métodos convencionais", afirma o dor Jae-Hyun Chung.
 
O dispositivo de mão pode limpar quatro amostras separadas de fluidos humanos de uma só vez, mas a tecnologia pode ser escalada para preparar 96 amostras de cada vez, que é o padrão para o tratamento em larga escala.
 
A equipe criou um dispositivo do tamanho de um lápis usando a mesma tecnologia de sonda que pode ser enviado para casa com os pacientes ou distribuído para aqueles que servem nas forças armadas no exterior. Pacientes poderiam recolher amostra de saliva da bochecha, então processar o seu DNA no local para enviar de volta para hospitais e laboratórios para análise.

Fonte isaude.net

Composto reverte aparecimento de cabelos brancos e do vitiligo

Pesquisa sugere que o composto, que reverte o estresse oxidativo nas células, pode curar o vitiligo e fios grisalhos ou brancos
Pesquisa sugere que o composto, que reverte o estresse oxidativo
 nas células, pode curar o vitiligo e fios grisalhos ou brancos
PC-KUS, aplicado localmente, ameniza o estresse oxidativo nas células e combate descoloração da pele e do cabelo
 
Pesquisadores da Arndt University of Greifswald, na Alemanha, descobriram um novo composto capaz de reverter a descoloração da pele e do cabelo.
 
A pesquisa sugere que o composto, que reverte o estresse oxidativo nas células, pode curar o vitiligo e fios grisalhos ou brancos.
 
Segundo os pesquisadores, o embranquecimento dos cabelos é precedido por um estresse oxidativo maciço nos folículos, que resulta no acúmulo de peróxido de hidrogênio na raiz capilar.
 
A equipe mostrou que o acúmulo de peróxido de hidrogênio pode ser revertido com o uso de um composto tópico, aplicado localmente, ativado pelos raios ultravioleta B (UVB).
 
Testes mostraram que o composto, chamado PC-KUS, uma pseudocatalase modificada, também funcionou para alguns tipos de vitiligo, condição marcada por uma descoloração da pele.
 
"Durante gerações, muitos remédios têm tentado esconder os cabelos brancos. Agora, pela primeira vez, um tratamento real que age na raiz do problema foi desenvolvido", afirma o editor da revista que publicou o artigo, Gerald Weissmann.
 
Segundo Weissmann, mesmo sendo uma notícia espetacular, o que é ainda mais interessante é que o tratamento também funciona para o vitiligo. Esta condição, embora tecnicamente seja apenas estética, pode ter graves efeitos socioemocionais para as pessoas. "O desenvolvimento de um tratamento eficaz para esta condição tem o potencial para melhorar radicalmente a vida de muitas pessoas", conclui.
 
O composto PC-KUS já foi patenteado e deverá ser comercializado em breve.
 
 
Fonte isaude.net

Dispositivo portátil permite diagnóstico rápido e preciso da tuberculose

Sequências específicas de TB são magneticamente marcadas nos canais microfluidicos de mistura e detectados por meio da passagem através da bobina de micro-NMR no lado direito
Foto: Center for Systems Biology/Massachusetts General Hospital
Sequências específicas de TB são magneticamente marcadas nos
 canais microfluidicos de mistura e detectados por meio da passagem
 através da bobina de micro-NMR no lado direito 
Aparelho não só detecta infecções, mas também determina a presença de cepas de bactérias resistentes aos antibióticos
 
Pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos EUA, adaptaram um dispositivo portátil desenvolvido para diagnosticar o câncer para detectar rapidamente a tuberculose (TB) e outras bactérias infecciosas importantes.
 
O aparelho, que combina tecnologia microfluídica com ressonância magnética
nuclear (RMN), não só detecta essas infecções importantes, mas também determina a presença de cepas de bactérias resistentes aos antibióticos.
 
"Identificar rapidamente o agente patogénico responsável por uma infecção e testar para a presença de resistência é fundamental não só para o diagnóstico, mas também para decidir quais antibióticos devem ser dados a um paciente. Esses métodos descritos nos permitem fazer isso entre duas e três horas, grande melhoria sobre a prática de cultura padrão, que pode levar até duas semanas para fornecer um diagnóstico", afirma o coautor sênior Ralph Weissleder.
 
Os investigadores previamente desenvolveram dispositivos portáteis capazes de detectar biomarcadores do câncer no sangue ou em amostras de tecido muito pequenas. As células alvo ou moléculas são rotuladas com nanopartículas magnéticas, e a amostra é então passada através de um sistema de micro RMN capaz de detectar e quantificar os níveis do alvo.
 
No entanto, os esforços iniciais para adaptar o sistema para o diagnóstico bacteriano tiveram problemas para encontrar anticorpos que detecta com precisão as bactérias específicas. Ao invés disso, a equipe passou a detectar sequências específicas de ácidos nucléicos.
 
O sistema detecta DNA da bactéria da tuberculose em amostras de escarro de pequeno porte. Depois o DNA é extraído da amostra e qualquer sequência alvo que esteja presente é amplificada através de um procedimento padrão, em seguida capturada pelas pérolas de polímero que contêm sequências de ácido nucleico complementares e marcadas com nanopartículas magnéticas. A bobina de RMN incorporada no dispositivo detecta qualquer DNA da bactéria da tuberculose presente na amostra.
 
Ensaios do dispositivo em amostras de doentes com tuberculose e controles saudáveis identificaram todas as amostras positivas sem falsos positivos em menos de três horas.
 
Os resultados foram ainda mais fortes para pacientes infectados com TB e HIV, provavelmente porque a infecção com ambos os patógenos leva a altos níveis de bactéria da tuberculose, e sondas de ácidos nucléicos especializados desenvolvidos pela equipe de pesquisa foram capazes de distinguir cepas bacterianas resistentes ao tratamento.
 
A equipe acredita que o sistema também irá ter aplicações importantes nos países desenvolvidos. "A capacidade do sistema, não só para identificar as espécies de bactérias, mas também para diferenciar fatores tais como a resistência aos antibióticos, ajudará os clínicos a tratar pacientes com as drogas certas desde o início, o que também ajuda a reduzir o aparecimento de estirpes resistentes ao tratamento. O fato que este dispositivo requer apenas uma pequena gota da amostra a ser testada será útil nos casos em que as amostras podem ser difíceis de serem obtidas, tais como no tratamento de crianças ou idosos", concluem os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Ex-modelo dá dicas sobre maquiagem para quem faz quimioterapia

A ex-modelo Flávia Flores em foto publicada em sua página do Facebook
A ex-modelo Flávia Flores em foto publicada
 em sua página do Facebook
Com mais de 15 mil seguidores em sua página do Facebook, Flávia Flores diz que quer compartilhar para "passar essa barra com estito"
 
A gente pensa em tantos motivos pra doença ter escolhido logo eu!!!
 
Doença da alma, muita magoa guardada, dietas malucas, separação agressiva, stress, muita pressão no trabalho, agrotoxicos, telefone celular, microondas, agua da chuva?.
 
Mas o caso não é esse, o caso é que estou doente e quero passar por isso da melhor maneira possível! Não quero me privar das coisas que eu fazia tipo ir a praia, andar de patins, sair com as amigas, happy hours, viagens, namorar - tenho apenas que moderar e ser feliz com essa condição!
 
O texto acima faz parte da biografia da ex-modelo Flávia Flores, 35, de Florianópolis.
 
No final de 2012, durante a troca do silicone nos seios, ela decobriu que tinha um pequeno caroço em um dos seios. A página do Facebook "Quimioterapia e Beleza", com 15 mil seguidores, começou quando foi necessário raspar a cabeça em decorrência da quimioterapia.
 
O objetivo da página pode ser visto com clareza na descricão que a autora mantém por lá.
 
"Quimioterapia é punk. Quero compartilhar dicas de beleza, receitas, truques, makes e cosméticos para passar essa barra com estilo, e sem tristeza, né?".

 
Fonte isaude.net

CROSP cria marco contra violência em homenagem à dentista queimada viva

O novo Centro de Especialidades Odontológicas de São Bernardo
 do Campo (CEO), deve receber o nome de
Cinthya Magaly Moutinho
O novo Centro de Especialidades Odontológicas de São Bernardo do Campo deve receber o nome de Cinthya Magaly Moutinho
 
O novo Centro de Especialidades Odontológicas de São Bernardo do Campo (CEO), deve receber o nome de Cinthya Magaly Moutinho. O objetivo do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é tornar o CEO um símbolo de resistência da comunidade à violência.

De acordo com representantes do CROSP, a prefeitura de São Bernardo do Campo já apoia a inciativa e a família da dentista foi contatada para permitir o uso do nome da dentista queimada viva em seu consultório.

O CROSP lançou um pacote de medidas contra violência com o nome " Vamos nos Proteger" para evitar situações semelhantes. Entre as ações está a implantação de um canal de comunicação à classe para denúncias de casos de assaltos, violência ou similares, ocorrido em consultórios, clínicas odontológicas, laboratórios de prótese, lojas de produtos odontológicos, e todas as atividades que envolvem a Odontologia. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail vamosnosproteger@rosp.org.br e em breve também haverá um 0800 específico, para queixas ao telefone.

Estudos já estão sendo realizados para oferecer um serviço de monitoramento ou de um canal de emergência por intermédio de aplicativo para celulares e tabletes, assim como haverá oferta de palestras com relação a segurança dos consultórios.

O CROSP afirma, também, que manterá vigília permanente sobre a questão da violência, para exigir que todas as autoridades responsáveis cumpram seus papéis integralmente e com eficácia para assegurar segurança a todos os cirurgiões-dentistas do estado.
 
Fonte isaude.net

Sistema injetável mantém níveis normais de açúcar no sangue por até 10 dias

A equipe está atualmente em discussão para avançar a tecnologia para
ensaios clínicos com seres humanos
 Injeção 'inteligente' com nanopartículas libera insulina em resposta a mudanças nos níveis de açúcar no sangue
 
Pesquisadores dos EUA desenvolveram uma rede de partículas em nanoescala que pode ser injetada no corpo e liberar insulina quando os níveis de açúcar no sangue subirem.
 
O sistema ' inteligente' manteve os níveis normais de açúcar no sangue durante mais de uma semana em testes de laboratório de origem animal.
 
O trabalho foi feito por pesquisadores da North Carolina State University, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, do Instituto de Tecnologia e do Hospital Infantil de Boston Massachusetts.
 
"Criamos um sistema ' inteligente' que é injetado no corpo e responde a mudanças no nível de açúcar no sangue liberando insulina, efetivamente controlando os níveis de açúcar no sangue. Nós testamos a tecnologia em camundongos, e uma injeção foi capaz de manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos valores normais por até 10 dias", observa o pesquisador Zhen Gu.
 
Quando um paciente tem diabetes tipo 1, o seu corpo não produz insulina suficiente. Isto pode causar uma variedade de efeitos sobre a saúde. Atualmente, pacientes com diabetes devem medir o sangue frequentemente para monitorar seus níveis de açúcar no sangue e injetar insulina conforme necessário para garantir que os níveis sanguíneos de açúcar estejam na faixa "normal". Contudo, estas injeções podem ser dolorosas, e pode ser difícil determinar o nível de dose de insulina preciso. A administração em excesso ou a falta de insulina pode causar riscos para a saúde.
 
A nova nano-rede injetável é composta por uma mistura que contém nanopartículas com um núcleo sólido de insulina, dextrano modificado e enzimas de oxidase de glicose. Quando as enzimas são expostas a altos níveis de glicose que efetivamente convertem glicose em ácido glucônico, ela divide o dextrano modificado e libera a insulina. A insulina, em seguida, controla os níveis de glicose. O ácido glucônico e o dextrano são totalmente biocompatíveis e se dissolvem no corpo.
 
Cada um destes núcleos de nanopartículas recebe ou um revestimento biocompatível carregado positivamente ou negativamente. Os revestimentos carregados positivamente são feitos de quitosano (material encontrado em cascas de camarão), enquanto os revestimentos de carga negativa são feitos de alginato (material encontrado em algas).
 
Quando a solução de nanopartículas revestida é misturada em conjunto, os revestimentos carregados positivamente e negativamente são atraídos uns aos outros para formar uma "nano-rede". Uma vez injetada no tecido subcutâneo da pele, a nano-rede mantém as nanopartículas juntas. Tanto a nano-rede quanto os revestimentos são porosos, permitindo que o sangue, e o açúcar no sangue, alcancem os núcleos das nanopartículas.
 
"Esta tecnologia cria efectivamente um sistema "em circuito fechado", que simula a atividade do pâncreas de uma pessoa saudável, liberando insulina em resposta a alterações no nível de glicose. Isto tem o potencial para melhorar a saúde e a qualidade de vida de pacientes com diabetes", conclui Gu.

A equipe está atualmente em discussão para avançar a tecnologia para ensaios clínicos com seres humanos.
 
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Lindoia do Sul - SC

A Prefeitura de Lindoia do Sul, Santa Catarina, realiza concurso para provimento de 16 vagas

Inscrições:
Até 29 de maio pelo https://acad.unoesc.edu.br/academico.

Valor:
R$ 30,00 a R$ 100,00

Remuneração:
R$ 845,32 a R$ 12.133,80

Cargos:
Ensino Superior - Médico do ESF, Engenheiro Civil e Assistente Social;
Ensino Fundamental - Motorista e Operador de Máquina I e II;
Alfabetizado - Agente Operacional e Agente de Obras.

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova prática para Motorista e Operador de Máquinas I e II

Prefeitura de Itatira - CE

A Prefeitura de Itatira, Ceará, realiza concurso para preenchimento de 211 vagas

Inscrições:
2 a 13 de maio, na rua Padre José Laurindo, nº. 1249, centro, Itatira.

Valor:
R$ 40,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
R$ 678,00 e R$ 7.000,00

Provas:
Haverá provas objetivas; e prova de títulos para magistério e nível superior.

Cargos:
Ensino Superior - (2 vagas) Assistente Social, (7) Cirurgião-Dentista, (8) Enfermeiro, (1) Farmacêutico, (2) Fisioterapeuta, (1) Médico, (2) Psicólogo, (1) Veterinário, (20) Professor de Educação Básica nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Educação Básica nas áreas de (11) Ciências da Natureza e Matemática, (6) Cultura e Sociedade, (2) Educação Especial, (9) Linguagem e Códigos, (4) Educação Física e (2) Psicopedagogo;

Ensino Médio - (20) Auxiliar Administrativo, (4) Auxiliar de Enfermagem, (8) Auxiliar de Saúde Bucal, (2) Inspetor Sanitário, (15) Técnico em Enfermagem e (1) Técnico em Prótese Dentária;

 Ensino Fundamental/Alfabetizado - (19) Agente Comunitário de Saúde, (13) Agente de Endemias, (16) Motorista na Categoria B, (13) Motorista na Categoria D, (11) Auxiliar de Serviços Gerais e (11) Vigia

Prefeitura de Imaruí - SC

A Prefeitura de Imaruí - SC realiza concurso para provimento de 12 vagas e cadastros de reserva.

Inscrições:
Até 10 de maio, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Juventude (Praça Getúlio Vargas, Sn, Centro).

Cargos:
Médico - PSF, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Agente Comunitário.

Remuneração:
R$ 678,00 a R$ 4.848,18

Seleção:
Haverá avaliação de títulos

Prefeitura de Ibitinga - SP

A Prefeitura de Ibitinga, São Paulo, realiza concurso para provimento de 36 vagas

Inscrições:
Até 10 de maio pelo www.assessorarte.com.br

Valor:
R$ 25,00 a R$ 50,00

Remuneração:
R$ 708,45 a R$ 3.160,43

Cargos e vagas:
Ensino Fundamental - (4 vagas) Capinador, (3) Jardineiro, (1) Lombador, (5) Servente de Pedreiro, (8) Auxiliar de Creche e (1) Operador de Máquinas Leves;

 Ensino Médio - (8) Berçarista, (1) Telefonista e (1) Analista de Contas;

 Ensino Superior - (1) Assistente Social, (1) Contador, (1) Engenheiro Civil e (1) Nutricionista.

Provas:
Haverá provas objetivas; e prova prática para Capinador, Jardineiro, Lombador, Servente de Pedreiro e Operador de Máquinas Leves.

Prefeitura de Dom Feliciano - RS

A Prefeitura de Dom Feliciano, Rio Grande do Sul, realiza seleção para preenchimento de 1 vaga para Médico-Veterinário.

Inscrições:
Até 15 de maio na avenida Borges de Medeiros, nº. 279, Dom Feliciano

Remuneração:
R$ 1.970,05

Provas:
Haverá prova escrita e prova de títulos

Prefeitura de Comendador Gomes - MG

A Prefeitura de Comendador Gomes, Minas Gerais realiza concurso para 81 vagas

Inscrições:
De 22 de abril a 31 de maio pelo www.comendadorgomes.mg.gov.br ou www.assconex.com.br ou na Prefeitura Municipal, Telecentro José Cutrale, Avenida Ildeu Duarte, nº. 379.

Remuneração:
R$ 678,00 a R$ 6.026,00

Provas:
Haverá prova prática para Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas e Assistente Administrativo.

Cargos:
Alfabetizado/Ensino Fundamental - Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais (Gari, Limpeza Urbana, Limpeza Interna, Servente, Jardineiro, Pedreiro, Área Rural, Saúde e Auxiliar de Unidade de Ensino Infantil), Eletricista, Auxiliar de Compostagem de Lixo, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Pintor, Operador de Máquinas, Motorista de Ambulância, Servente Escolar, Auxiliar de Manutenção e Inspetor de Alunos;

 Ensino Médio - Assistente de Contrato e Convênios, Assistente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Técnico em Segurança do Trabalho, Fiscal de Posturas, Técnico em Enfermagem, Assistente Administrativo da Educação, Instrutor de Educação Infantil, Secretária escolar, Monitor de Educação Infantil e Monitor de Informática;

 Ensino Superior - Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Farmacêutico, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista Obstetrícia, Médico Pediatria, Médico Plantonista, Professor PEB I, Professor PEB II de História, Psicopedagogo, Nutricionista da Educação, Psicólogo e Supervisor Pedagógico

Prefeitura de Carlinda - MT

A Prefeitura de Carlinda, Mato Grosso, realiza seleção para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
Até 14 de maio na Secretaria Municipal de Saúde

Cargo:
Agente Comunitário de Saúde.

Remuneração:
R$ 678,00

Provas:
Haverá provas objetivas e prova de títulos

Prefeitura de Brusque - SC

A Prefeitura de Brusque - SC realiza concurso para preenchimento de 55 vagas e cadastros de reserva.

Inscrições:
Até 10 de maio na própria Secretaria (rua Dr. Penido, nº. 51, Centro)

Cargos:
Agente de Serviços Especiais e Agente de Obras

Remuneração:
R$ 930,65 a R$ 1.489,03

Seleção:
Análise de tempo de serviço

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros - SP

O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros - SP realiza seleção para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
7 a 17 de maio de 2013, na Avenida Celso Garcia, nº 2.477, sala 102, Belenzinho, São Paulo - SP.

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Cargo:
Médico Pediatra - Neonatologia

Hospital Infantil Darcy Vargas - SP

O Hospital Infantil Darcy Vargas de São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 4 vagas

Inscrições:
6 a 25 de maio de 2013, no Serviços Humanos do respectivo hospital, Rua Doutor Seráphico de Assis, nº 34, Jardim Guedala, São Paulo - SP.

Cargo:
Médicos - Pneumologia Pediátrica

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Concurso Prefeitura de Westfália - RS

Foram publicados os editais 064 e 065/2013 de concurso público da Prefeitura de Westfália, estado do Rio Grande do Sul. São oferecidas 10 vagas mais cadastro reserva de níveis fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 3.817,80 por carga horária de 20 a 40 horas semanais. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da Una Gestão e Assessoria.

Cargos
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde – microárea 5, agente comunitário de saúde – microárea 6, agente administrativo, assistente social, controlador interno, contador, dentista, enfermeiro, motorista, operador de máquinas, operário, psicólogo, servente, auxiliar de enfermagem, professor de séries iniciais, professor de área II, nas disciplinas de educação física, educação artística, inglês/português, alemão/português e música.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, até às 24 horas do dia 20 de maio de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A prova escrita será realizada na data prevista de 08 de junho de 2013, em local e horário que serão divulgados no Edital de Homologação das inscrições, no dia 31 de maio de 2013. Caso haja necessidade, o Município reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da prova escrita e prática.

Gabaritos
O gabarito será divulgado na data provável de 10 de junho de 2013, a partir das 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.

Validade
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Processo Seletivo Prefeitura de Caconde - SP

Para atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Caconde, no estado de São Paulo, abriu o processo seletivo Nº 01/2013, que oferece oportunidades em todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 3.850.
 
Cargos
Ajudantes de Serviços Gerais, Pedreiro, Servente, Agente Comunitário de Saúde, Agente Municipal, Auxiliar Administrativo, Eletricista, Inspetor de Alunos, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Telefonista, Agente de Fiscalização, Almoxarife, Assistente Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Escriturário, Operador de Sistema de Água, Assistente Social, Arquiteto, Bioquímico, Contador, Dentista, Enfermeiro Padrão, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Clínico Geral, Ginecologista/Obstetra, Neurologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra e Urologista), Nutricionista, Psicólogo, Veterinário e Professor (Assistente, Ensino Fundamental, Ensino Infantil, Educação Artística, Educação Física e Inglês).
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas no período de 06 a 17 de maio de 2013, das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Praça Cel. Joaquim José, 5 - Centro – Caconde/SP. A taxa de inscrição varia de R$ 15 a R$ 30.
 
Avaliação
A prova escrita está prevista para  ser aplicada no dia 02 de junho de 2013, no município de Caconde. Apenas os candidatos que concorrem aos cargos de Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas também serão avaliados por meio de prova prática. Os candidatos inscritos para as vagas de nível superior ainda terão avaliação de títulos.
 
O resultado final deste certame será publicado no site www.integribrasil.com.br, bem como no quadro de avisos da Prefeitura de Caconde.

Vagas de estágio na Prefeitura de Lagoa da Prata - MG

A Prefeitura de Lagoa da Prata, município mineiro com cerca de 45.999 habitantes, lançou edital n° 006/2013 de processo seletivo para preenchimento de várias vagas para estagiários de níveis médio, educação profissional e superior incompleto.
 
O aluno receberá como bolsa de estudos mensal o valor de R$ 513,59, para jornada de seis horas diárias, além de auxílio-transporte ao estagiário, no valor de R$ 68,47, ressalvados o período de recesso, os dias a que tiver faltado e os dias de abono. Já os alunos de nível médio e educação profissional receberão bolsa no valor de R$ 410,87 mais auxílio transporte.
 
As vagas ofertadas são para os cursos de Administração, Comunicação Social, Publicidade, Jornalismo, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Informática, Magistério, Pedagogia e Serviço Social.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 09 de maio de 2013, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 17, Centro, em Lagoa da Prata-MG, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
As provas serão realizadas na data provável de 11 de maio de 2013, das 14 às 17 horas, na Escola Municipal Dr. Jacinto Campos, situada na Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 132, Centro, Lagoa da Prata- MG.
 
A validade do processo seletivo será de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação no quadro de avisos da Prefeitura de Lagoa da Prata-MG.
 
O edital está disponível no site www.lagoadaprata.mg.gov.br, site oficial da prefeitura.

Prefeitura de Getulina - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Getulina, no estado de São Paulo, publicou edital n° 01/2013 de processo seletivo de provas, para preenchimento de 10 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de agente comunitário de saúde, cirurgião dentista e professor de educação básica I e II (níveis fundamental e superior). Os salários são de até R$ 1.200,00 em carga horária de 18 a 40h semanais.
 
O certame será realizado através da empresa CEMAT e as inscrições, nos valores de R$ 35,00 e R$ 45,00, estarão abertas e deverão ser efetuadas somente pela internet até o dia 10 de maio de 2013, em qualquer horário, no site www.cematconcurso.com.br.


As provas serão realizadas na cidade de Getulina-SP, na E.M.E.I.F. “Padre Cornelis Adrianus Van Gils”, localizada à Rua Washington Luiz, s/n°, na data prevista de 19 de maio de 2013 (domingo), no horário com início às 8h30min.
 
A validade do certame será  por 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Buritis (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Buritis, cidade localizada a 330 km de Porto Velho, no estado de Rondônia, anuncia edital de processo seletivo nº. 003/2013. A seleção oferece 03 vagas para o cargo de Médico Clínico Geral, com salário de até R$ 9.183,58, por jornada de 40 horas semanais de trabalho.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 07 de maio de 2013, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua São Lucas, 2476, Setor 06, no município de Buritis - RO. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
 
Cópia da Carteira de identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos até a convocação e contratação;
Cópia do comprovante de escolaridade mínima exigida;
Curriculum demonstrado aptidão profissional;
Especialização, acima de 360 horas na área de atuação;
Cursos de Formação Continuada na área de atuação;
Comprovação de Tempo de Serviço.
 
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Seleção
A seleção será composta de análise de curriculum e avaliação de títulos. O resultado será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios, a partir do dia 08 de maio de 2013.
 
A validade do processo seletivo será de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 06 de maio de 2013, pág. 7 a 9.

SPDM oferece oportunidades para enfermeiros e técnicos em enfermagem

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) publicou os editais nº 73 e 74/2013, ambos informando sobre a realização de processo seletivo para a contratação de oito enfermeiros e técnicos em enfermagem, os quais atuarão em órgãos de saúde ligados à população indígena. A remuneração vai de R$ 1.747,20 a R$ 3.494,40 por um regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas até 08 de maio de 2013 pelo site da SPDM (http://www.saudeindigena.spdm.org.br/vagas). Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O processo seletivo será constituído das fases de: análise curricular, com lista de divulgação dos selecionados informada em 10 de maio de 2013; prova teórica, a qual terá data, local e horário de aplicação informados oportunamente; e entrevista presencial, cuja data e horário serão comunicados no site da SPDM.
 
As contratações serão feitas pelo regime da CLT e a lotação dos aprovados será na capital do Paraná, Curitiba, ou em cidades do interior.    

Concurso Prefeitura de Morro Reuter (RS)

A Prefeitura de Morro Reuter, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital nº 037/2013 de concurso público para os cargos de agente comunitário de saúde, auxiliar de consultório dentário de ESF, cirurgião dentista ESF, médico de ESF, médico clinico geral, médico pediatra, médico ginecologista/obstetra, operário, recepcionista e técnico(a) de enfermagem de ESF (níveis fundamental, médio e superior).
 
A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da Una Gestão e Assessoria. Há 23 vagas com salários de até R$ 6.124,73 por carga horária de 24 a 44 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas somente no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, até às 24 horas do dia 17 de maio de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 23,54 a R$ 70,62 de acordo com o nível de escolaridade.

A prova escrita será realizada na data provável de 01 de junho de 2013, em local e horário a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições, no dia 29 de maio de 2013. Caso haja necessidade o Município, reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da prova escrita e prática, e será publicado no Edital de Homologação das inscrições, no dia 29 de maio de 2013.
 
O gabarito será divulgado na data provável de 03 de junho, a partir das 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.
 
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Gameleira de Goiás publica edital de processo seletivo

A prefeitura de Gameleira de Goiás, cidade localizada a 95 km de Goiânia, estado de Goiás, publicou aviso do edital nº. 01/2013 de processo seletivo para a contratação de pessoal por tempo determinado nos cargos de Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços de Higiene/Alimentação e Professor (Pedagogia, Educação Física e Letras).
 
As inscrições serão realizadas nos dias 17, 20, 21, 22, 23 e 24 de maio de 2013, das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na sede da prefeitura, situada na Avenida 03, nº. 438, Centro, Gameleira de Goiás, CEP: 75.184-000. Maiores informações na sede da prefeitura.
 
O aviso do edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, de 06 de maio de 2013, pág. 29.

Prefeitura de Serra - ES promove processo seletivo

A Prefeitura de Serra, estado do Espírito Santo, realiza processo seletivo Nº 02/2013 para contratação temporária de médicos, além de formação de cadastro reserva. São oferecidas 43 oportunidades nas seguintes especialidades: Clínica Geral, Pediatria, Neonatologia, Psiquiatria, Programa de Saúde da Família e Ginecologia/Obstetrícia. A remuneração é de até R$ 9.427,43 por jornada de trabalho que varia entre 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas no período de 10 a 17 de maio de 2013. O pedido de inscrição poderá ser encaminhado via SEDEX à Secretaria Municipal de Saúde da Serra ou o candidato poderá dirigir-se à Superintendência de Recursos Humanos, das 8 às 17 horas, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº. 5416, Portal de Jacaraípe, Serra – ES.
 
A seleção será constituída de avaliação dos documentos apresentados pelos candidatos e de prova de títulos. A divulgação do resultado parcial ocorrerá até a data provável de 27 de maio de 2013 e será publicado no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal da Serra, www.serra.es.gov.br.

Prefeitura de Ibiraçu (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ibiraçu, Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de processo seletivo  n° 001/2013 - SEMSA, objetivando a contratação de Agente Comunitário de Saúde.
 
São ofertadas 03 vagas mais cadastro de reserva para nível fundamental, com salários de até R$ 678,00 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas na sede da Estratégia de Saúde da Família, situada na Rua Martins Pescador, s/n, Centro, Ibiraçu/ES, nos dias 08 e 09 de maio de 2013, nos horários de 08h às 11h e das 13h às 15h30.
 
Para a inscrição, o candidato deverá apresentar:
 
Formulário de inscrição corretamente preenchido e assinado; com Declaração (incluída no formulário de inscrição), de que atende a todos os requisitos e condições exigidos neste processo seletivo;
Cópia do documento de identidade e CPF, juntamente com os originais;
Duas fotos 3 x 4 recentes;
Cópia do comprovante de residência do candidato - (conta de água, luz ou telefone);
Declaração assinada pelo Presidente da Associação de Moradores da localidade, declarando que o candidato é morador da área de abrangência. Caso a localidade não possua Associação de Moradores, a declaração deverá ser assinada por 02 representantes da localidade, sem grau de parentesco entre eles e com o candidato;
Cópia do Certificado ou Declaração do comprovante de escolaridade exigido para o cargo Ensino Fundamental Completo.
 
Prova
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 27 de maio de 2013, com início às 13 horas, na Escola de 1º Grau Nossa Senhora da Saúde, localizado à Rua Guilherme Modenesi, Centro, Ibiraçu (Em frente aos trailers).
 
O resultado final será divulgado a partir das 13 horas do dia 03 de junho de 2013, sendo que a relação dos aprovados será afixada na Secretaria Municipal de Saúde, Estratégia Saúde da Família e no átrio da Prefeitura de Ibiraçu/ES.

Validade
O certame terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por uma única vez por igual período.

SJCDH - BA divulga edital de processo seletivo

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia - SJCDH divulgou edital n° 002/2013 para processo seletivo, visando a contratação de pessoal, por tempo determinado, em regime especial de direito administrativo (REDA). O certame disponibiliza 22 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.528,88.
 
As chances são para as funções de Técnico de Nível Médio, Assistente Social, Nutricionista e Técnico de Nível Superior. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais para as funções de Técnico em Nível Médio e Superior.
 
Para concorrer, o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição Obrigatória e entregá-la na sede da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, localizada na 4ª Avenida do CAB, n°400, Centro Administrativo da Bahia, Salvador-Bahia, no período de 13 a 17 de maio de 2013, das 08:h0 às 12h e 14h às 17h.
 
O certame será constituído das seguintes etapas:

1ª Etapa: Prova Discursiva - Redação, eliminatória e classificatória, aplicada a todas às Funções Temporárias;

2ª Etapa: Análise Curricular, eliminatória e classificatória, aplicada a todas às Funções Temporárias.
 
Os candidatos do certame realizarão a Prova Discursiva – Redação na data prevista de 19 de maio de 2013, no Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado na Rua Guillard Muniz, s/n, Pituba, CEP: 41.205-042, ficando os candidatos selecionados responsáveis por todas as despesas decorrentes da participação nesta etapa do processo seletivo.
 
Os portões de acesso serão abertos às 08h15 e fechados às 08h45, sendo que a Prova Discursiva – Redação iniciará às 09h, tendo 2h30 de duração.
 
A Análise Curricular será realizada pela Comissão no período de 20 de maio a 24 de maio de 2013, através da análise dos Dados Cadastrais e da Ficha de Inscrição Obrigatória.
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado da data da Homologação do seu Resultado Final, prorrogável por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH.

Concurso CAGECE 2013 - Edital e Inscrição

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) disponibilizou o edital de concurso público n° 01/2013 para o preenchimento de 315 vagas e também formação de cadastro reserva de pessoal dos níveis superior e médio/técnico. O certame está sob a responsabilidade da FUNCAB e terá validade inicial de dois anos.
 
Cargos e remuneração
As vagas de nível superior são para as seguintes formações: Direito, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Pedagogia, Biblioteconomia, Estatística, Informática, Geografia, Química, Arquitetura, Biologia, Engenharia Civil/Sanitária, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Produção, Medicina com Especialização em Medicina do Trabalho, Tecnólogo em Eletromecânica e Tecnólogo em Saneamento.

Os salários são de R$ 3.706,86 para todos os cargos, exceto para os cargos de formação em Medicina, cujo salário é de R$ 4.308,97, e de Tecnólogo em Eletromecânica e Saneamento, que é de R$ 3.137.32.
 
Para quem possui nível Médio/Técnico, há chances para as seguintes formações: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Química, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Edificações ou Construção Civil, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Mecatrônica/AutomaçãoIndustrial, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Saneamento.

Os vencimentos variam de R$ 1.946,49 a R$ 2.189,63.

Inscrições e Seleção

As inscrições serão realizadas por meio do site da FUNCAB (www.funcab.org) ou no posto de atendimento localizado na EMEIF Deputado José Dias de Macedo, no bairro Meireles, na Capital, até o dia 07 de maio de 2013. A taxa varia de R$ 58,00 (Médio/Técnico) a R$ 84,00  (Superior).
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio das seguintes fases:

- Para os empregos de Nível Médio/Técnico:
Fase Única: Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório.
- Para os empregos de Nível Superior:
1ª Fase: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
2ª Fase: Prova de Títulos, de caráter.
 
A Prova Objetiva será aplicada, provavelmente, no dia 26 de maio de 2013, nos municípios de Crateús, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral. A critério da FUNCAB e da CAGECE, havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas cidades de realização das provas e exames, esses poderão ser realizados em outras localidades.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 28 de maio de 2013, a partir das 12 horas. O edital e demais retificações estão disponíveis na página da FUNCAB.
 

Edital / Publicações

Dor de crescimento acomete 15% das crianças

Dor de crescimento acomete 15% das crianças Denys Prokofyev/Deposit Photos
Queixas das crianças podem ser verdadeiras
Sensação acontece nas duas pernas, geralmente ao fim do dia
 
Muitas crianças fazem de tudo para não dormir cedo. Algumas até inventam que têm dores só para não ir para a cama. Na opinião do ortopedista Gilberto Anauate, os pais precisam estar atentos, pois, em 15% dos casos, as queixas podem ser verdadeiras, já que essa é a porcentagem de crianças que sofre de "dor de crescimento".
 
Anauate afirma que a dor de crescimento geralmente acomete as duas pernas.
 
— Crescer não dói. Mas, dependendo de seu sistema músculo-esquelético, a criança pode sentir dor ao final do dia, depois de ter corrido, pulado e praticado esportes. Recomendamos diminuição das atividades esportivas enquanto acompanhamos o caso — diz o médico.
 
As recomendações
— Para que a criança tenha um sono mais tranquilo, os pais podem fazer uma massagem terapêutica, esfregando suavemente onde dói.
 
— Durante o dia, também é recomendável a criança alongar os músculos dos membros inferiores, contando com supervisão de um adulto.
 
— Quando os pais percebem que a reclamação de dor é frequente, persistente, e se estende do início da noite até o começo da manhã do dia seguinte, devem desconfiar de que não se trata apenas de manha.
 
— Nesses casos, é recomendável procurar um ortopedista, principalmente se a dor for acompanhada de inchaços, vermelhidão ou formigamento.
 
— Episódios de dor mais intensa exigem prescrição de analgésicos.
 
Fonte Blog Meu Filho

Doentes reumáticos devem se vacinar contra Gripe A

Doentes reumáticos devem se vacinar contra Gripe A Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Prescrição médica no ato da vacinação é necessária
Mais vulneráveis a infecções, pessoas com doenças reumáticas têm acesso ampliado à vacinação em todos os postos de saúde
 
campanha de vacinação contra a gripe apresentou este ano um importante avanço para as pessoas portadoras de doenças crônicas. O grupo está tendo acesso ampliado à vacinação em todos os postos de saúde, e não apenas nos Centros de Referência Imunobiológicos Especiais (Cries). A prescrição médica no ato da vacinação é necessária. A campanha de vacinação prossegue até 10 de maio.
 
Claiton Brenol, gestor da área de reumatologia do Hospital Mãe de Deus e Professor da UFRGS, alerta para a importância de pacientes com doenças reumáticas usuários de remédios que diminuem as defesas do organismo (imunossupressores) buscarem a imunização.
 
— Com base no conhecimento científico atual, podemos afirmar que os pacientes com doenças reumáticas têm a mortalidade relacionada a infecções até 10 vezes maior em relação à população geral — informa.
 
Esse paciente também apresenta risco aumentado para infecções por estar exposto de maneira cada vez mais precoce e intensa ao tratamento com imunossupressores e agentes biológicos (medicamentos de uso subcutâneo ou intravenoso que também podem diminuir as defesas do organismo contra infecções).
 
— Tendo em vista que a vacinação é a medida preventiva de maior impacto na diminuição da ocorrência de infecção em qualquer faixa etária, torna-se obrigatório revisar e atualizar o cartão vacinal dos pacientes com doenças reumáticas — diz.
 
Nesse contexto, a Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia desenvolveu um consenso com o objetivo de sintetizar recomendações para a indicação de vacinas nos pacientes portadores da enfermidade, contemplando o cenário epidemiológico de doenças endêmicas no Brasil, como a febre amarela, por exemplo. O trabalho foi coordenado por Brenol e publicado no último número da Revista Brasileira de Reumatologia. O consenso teve como propósito final uniformizar e incentivar a indicação de imunizações pelos reumatologistas e demais profissionais que lidam com esses pacientes.
 
Dentre as recomendações mais importantes, o consenso recomenda atualização do cartão vacinal com relação às vacinas contra gripe, pneumococo, hepatite B e varicela. A vacina contra papilomavírus humano também deve ser indicada principalmente para pacientes jovens antes do início da vida sexual.
 
Fonte Zero Hora

Nova droga para tratar celulite é a esperança para milhões de mulheres

Enzima colagenese pode dissolver os septos fibrosos
 que provocam o aspecto casca-de-laranja
Atualmente não existem terapias aprovadas nem produtos farmacêuticos para esta indicação
 
A celulite – ou lipodistrofia ginóide, como é chamada pelos médicos – é uma condição caracterizada por ondulações na pele que geralmente afeta as coxas e nádegas. É o resultado de septos (divisões) fibrosos de colágeno em um padrão irregular que causam ondulações da pele e estão presentes em 85 a 90% das mulheres. Atualmente não existem terapias aprovadas nem produtos farmacêuticos para esta indicação.

Segundo o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo, um estudo aberto sobre o Xyaflex está sendo conduzido junto ao FDA (Food and Drug Administration, órgão similar a Anvisa nos EUA) para avaliar se a colagenase (enzima que dissolve fibras espessadas de colágeno) injetável pode restaurar as áreas afetadas pela celulite para um aspecto estético mais satisfatório. Em uma primeira etapa, 10 mulheres foram tratadas com uma dose única da colagenase em cinco locais de injeção diferentes na região da celulite, nos culotes. Uma redução de 76% foi observada em imagens tridimensionais e o índice de satisfação das pacientes foi considerada alto.

Com base nesses dados, uma nova fase de estudos foi lançada junto ao FDA em dezembro de 2012, aumentando a dose da colagenase injetável na região dos quadris. Essa nova fase mostrou que doses maiores da droga foram bem toleradas e que 63% das pacientes apresentaram uma melhora importante no volume das ondulações da celulite.

— A colagenase pode ser uma opção terapêutica no futuro, uma vez que essa enzima tem a capacidade de dissolver os septos fibrosos que provocam o aspecto casca-de-laranja — ressalta Volpe, que acompanhou as tendências no último encontro da Academia Americana de Dermatologia, em Miami.

O médico explica que os métodos atuais para tratamento da celulite envolvem aparelhos que combinam sucção, radiofrequência e ultrassom, mas que nenhuma máquina é capaz de destruir os septos de maneira tão agressiva.

— Para rompermos os septos, muitas vezes indicamos a subcisão, um método mais invasivo em que usamos uma pequena agulha cortante que rompe os septos. Em nódulos mais fundos, podemos fazer até mesmo preenchimento da celulite com ácido hialurônico — comenta.

A enzima colagenase é sintetizada em laboratório e já é aprovada para tratar a doença de Dupuytren, que produz um espessamento e encurtamento dos tendões das mãos, causando alterações na movimentação dos dedos. Com o avanço das pesquisas, a promessa é que, se os resultados continuarem positivos, a droga seja aprovada para o tratamento da celulite pelo FDA até o fim do segundo semestre.

— Sempre ficamos entusiasmados quando uma nova droga é lançada, mas temos que ficar de olho nos resultados das pesquisas e nos potenciais efeitos colaterais para sabermos se o risco-benefício vale a pena — finaliza.
 
Fonte Diário Catarinense

Porto-alegrenses são os que mais aceitam medicamentos genéricos

Grau de confiança do porto-alegrense nestes medicamentos
é de 90%
Influência de médicos foi apontada como principal motivo para confiar nos genéricos
 
Nenhuma outra capital brasileira confia mais nos medicamentos genéricos do que os porto-alegrenses. Com um grau de confiança de 90% nesses produtos, os porto-alegrenses ficaram 20 pontos percentuais à frente da média do país na pesquisa Datafolha/ICTQ — Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos. O levantamento (realizado entre novembro e dezembro de 2012, mas só divulgado na semana passada), ouviu 1.611 pessoas em 12 capitais sobre e os hábitos de consumo deste tipo de medicamento.
 
Segundo a pesquisa, Porto Alegre é a segunda capital que mais consome remédios genéricos: 72% dos entrevistados porto-alegrenses disseram que compram esses medicamentos, atrás apenas dos paulistanos (73%) e um pouco acima da média nacional, de 68%.
 
Para os porto-alegrenses, a influência de médicos (57%) é a principal razão para confiar nos genéricos. A opinião dos balconistas das farmácias (15%) e a do farmacêutico (12%) também são levadas em conta pelos entrevistados na capital gaúcha para a alta aceitação dos genéricos, que em maio completam 13 anos de comercialização no Brasil.
 
— O objetivo principal da pesquisa é contribuir com desenvolvimento e a evolução do mercado farmacêutico no Brasil, pois acreditamos que estudos inéditos, como este, podem evidenciar aspectos importantes sobre o perfil do consumidor de medicamentos, bem como mapear o perfil dos estabelecimentos de saúde e da indústria de medicamentos — comenta Marcus Vinícius, diretor-executivo do ICTQ.
 
A pesquisa também apontou as farmácias e os laboratórios mais confiáveis (uma curiosidade é que nem sempre as marcas de maior confiança são as mais vendidas).
 
Identificados pela letra "G" presente na embalagem, com o princípio ativo prevalecendo sobre o nome de fantasia, os medicamentos genéricos são produzidos a partir dos remédios de marca que tiveram sua patente vencida. Eles utilizam o mesmo princípio ativo do medicamento original. De um modo geral, seu grande apelo é o preço, que costuma ser inferior ao do medicamento de marca, mas mantendo a mesma qualidade.
 
Os dados da pesquisa
Porto Alegre é a segunda capital brasileira que mais consome medicamentos genéricos
 
Porto Alegre: 90%
 
Brasil: 70%
 
68% é o percentual de consumidores que compram medicamento genérico em farmácias e drogarias no Brasil
 
72% dos consumidores em Porto Alegre compram genéricos, superando a média nacional. A capital gaúcha é a segunda que mais consome genéricos no Brasil, superada somente por São Paulo, com 73%.
 
A influência do médico
Porto Alegre é a capital brasileira em que o médico têm maior força de recomendação sobre o tipo de medicamento consumido. Farmacêutico e balconista também influenciam
Brasil: 48%
 
Porto Alegre: 57%
 
Em Porto Alegre
Indicação do farmacêutico: 12%
 
Indicação do balconista: 15%
 
As marcas mais confiáveis para os consumidores de Porto Alegre
1° Medley: 49%
 
2° Aché: 25%
 
3º Teuto: 22%
 
4º Eurofarma: 17%
 
5º Neoquímica: 9%
 
Os genéricos mais consumidos pelos porto-alegrenses
1º Medley: 37%
 
2º Teuto: 22%
 
3º Aché: 16%
 
4º Neoquímica: 10%
 
Nem sempre a marca mais confiável é a mais consumida. No entanto, as cinco marcas mais confiáveis e as cinco mais consumidas na capital gaúcha são coincidentes. Em alguns casos, o índice de confiança está acima dos índices de consumo e vice-versa.
 
As farmácias
As farmácias em que o consumidor mais confia para a compra de genéricos;
 
- Panvel: 87%
 
- Agafarma: 72%
 
- Farmácias Associadas: 33%
 
- Drogabel: 14%
 
- Pague Menos: 7%
 
Capitais pesquisadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Campo Grande, Goiânia, Belém, Manaus
 
Fonte Zero Hora

O que fazer com sociopatas adolescentes?

Por Suzana Herculano-Houzel
 
Ao completar 18 anos de vida, o jovem brasileiro recebe um presente para o resto da vida: a imputabilidade penal, ao ganhar o status de um adulto plenamente responsável por seus próprios atos e, portanto, a quem pode ser atribuída a culpa por danos causados a outrem, e, com a culpa, suas consequências penais.
É uma idade arbitrária, claro. A adolescência é um processo que se estende por ao menos uma década de vida, durante a qual várias transformações ocorrem no cérebro e fazem com que a criança se torne um adulto capaz de raciocínio lógico e abstrato; capaz de se colocar no lugar dos outros e, assim, viver bem em sociedade; capaz de sentir remorso e, sobretudo, também antecipar possíveis remorsos.
Esta última capacidade é a base do raciocínio consequente, por sua vez base da imputabilidade criminal: a noção de que decisões de todo tipo, das mais prosaicas às mais transformadoras, são tomadas com a plena ciência das suas consequências sobre si mesmo e sobre os outros.
A neurociência, hoje, sabe que o raciocínio consequente depende de regiões do córtex como o órbito-frontal, uma das últimas áreas do cérebro a terminar de amadurecer.
Mas, por ser um processo, e não um evento com data marcada, não há como definir quando exatamente essa capacidade se instala plenamente no cérebro.
Provavelmente é bem antes dos 18 anos --mais cedo em uns, mais tarde em outros. Mas é bastante seguro presumir que, aos 18 anos completos, o cérebro de essencialmente todos os jovens já tenha alcançado a capacidade de compreender e antecipar as consequências dos seus atos.
Reduzir essa idade arbitrária para outra também arbitrária seria aceitar a possibilidade de imputar penas a jovens ainda não de fato prontos para responder por suas ações.
Contudo, se a maioridade penal aos 18 anos protege uns, por outro lado ela deixa a sociedade exposta a uma porção significativa da população que só agora começa a ser reconhecida pelo perigo que ela representa: a dos sociopatas.
Para esses, não há correção conhecida ou possibilidade de recuperação.
Ao contrário da adolescência, que "passa", a sociopatia é desde sempre e para sempre.
Jovens sociopatas de 13 anos, 16 anos, 18 anos incompletos ou 21 anos continuarão sociopatas --e se eles já agem como tais, deveriam ser reconhecidos e tratados como tais.
Voto por manter a maioridade penal aos 18 anos, mas por tratar sociopatas de qualquer idade como sociopatas que são: um perigo para a sociedade.
 
Fonte Folhaonline

Cirurgião plástico que operou a si mesmo é investigado

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) investiga, desde o final do ano passado, o cirurgião plástico Luiz Américo de Freitas Sobrinho, de Jundiaí, que aparece em um vídeo publicado na internet fazendo em si mesmo uma abdominoplastia (cirurgia do abdômen).
 
As imagens foram publicadas por sua filha num site de compartilhamento de vídeos.
 
Segundo um parecer de 2007 do Cremesp, o órgão considera "inapropriado o médico solicitar exames para si próprio ou realizar qualquer ato médico em si", como o autoexame ou a prescrição de medicamentos. Não há, porém, artigo sobre o assunto no Código de Ética Médica.
 
Desde outubro do ano passado, há também uma sindicância em curso na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
 
Freitas Sobrinho disse à Folha que vai pedir a anulação dessa sindicância, porque um dirigente da entidade deu declarações a respeito da investigação para a imprensa. O caso deve seguir em sigilo, de acordo com o Código de Processo Ético-Profissional.
 
"Vou pedir a anulação do meu processo. Caso não aceitem, vamos entrar com [uma ação por] danos morais contra a SBCP", afirmou o cirurgião. "Foi uma má ideia do secretário [da SBCP] colocar que eu estou sendo processado."
 
Segundo a SBCP, o pedido de anulação da sindicância é direito de Freitas Sobrinho e que "o direito à ampla defesa sempre será assegurado" pela entidade.
 
Cirurgia
Segundo Freitas Sobrinho, a cirurgia foi motivada por curiosidade, tanto quanto pela estética. Ele diz que ouviu mulheres comentando sobre a sua forma física na praia, há três anos. "Elas deram risada e eu escutei. Pensei: 'Tá feio mesmo'".
 
Para fazer a cirurgia, em setembro de 2012, ele recrutou a ajuda de outros três médicos e foi a um hospital na região de Jundiaí, cujo nome não quis revelar. Pretendia fazer um teste, mas acabou fazendo uma faixa inteira da barriga. "Era para fazer só um pedaço, fazer devagar, mas eu fui indo."
 
Freitas Sobrinho diz que aprender mais sobre o processo de recuperação pós-cirúrgico pelo qual passam seus pacientes foi apenas uma consequência da empreitada. "Agora eu sei o que as pacientes reclamam, e elas têm razão", afirmou.
 
O médico diz ainda que está muito feliz com o resultado da cirurgia e que faria de novo, se necessário. "Se eles autorizarem no Conselho e aparecer alguma sobra, eu faço."
 
Fonte Folhaonline

Dois casos de superbactéria rara são confirmados no Rio Grande do Sul

Dois casos de uma superbactéria rara foram detectados em março em um hospital de Porto Alegre, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.
 
Em nota, a secretaria afirmou que um paciente foi infectado e outro, colonizado (o que significa que a pessoa tem a bactéria e pode transmiti-la, mas não apresenta nenhum problema de saúde causado pelo micro-organismo). Nem a secretaria nem o Hospital Conceição nem a Vigilância Sanitária estadual, porém, deram mais informações sobre os pacientes.
 
Segundo a secretaria, foram detectados micro-organismos com uma enzima chamada NDM (New Delhi Metallobetalactamase), que é produzida por diferentes bactérias como um mecanismo de defesa e inativa a ação de antibióticos.
 
De acordo com Juvêncio Furtado, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, a NDM é rara no Brasil, mas não é a primeira vez que ela é detectada no país. A enzima foi descrita pela primeira vez em 2009, quando um paciente sueco esteve hospitalizado na Índia.
 
"As opções de tratamento existem para esses casos, mas são mais limitadas porque a bactéria se torna multirresistente. Neste momento, é preciso tomar cuidado para não disseminar a bactéria resistente para outros pacientes."
 
Fonte Folhaonline

Em decisão preliminar, Anvisa rejeita inclusão de aditivos ao cigarro

Esse é mais um capítulo da polêmica que se arrasta
nos últimos anos
Em primeira análise, a área técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) rejeitou a inclusão de 140 substâncias novas aditivas ao cigarro, pedido feito pela indústria no ano passado.
 
Segundo Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência, os técnicos entenderam que as informações prestadas pela indústria --como quantidades e formas da inclusão, além dos objetivos da adição proposta-- eram insuficientes para autorizar o uso das substâncias.
 
"Eles pediram um conjunto de essências e um conjunto de outras substâncias que, não necessariamente, são aromáticas características. Mas a equipe entende que, muitas vezes, você promove a mistura de substâncias que não são aromáticas, mas geram determinado sabor e odor", disse Barbano, durante evento na Câmara.
 
O diretor afirmou que o parecer da área técnica foi encaminhado ao setor do tabaco, no fim de abril, para que as entidades prestem informações mais detalhadas ou contraponham os argumentos da agência.
 
Barbano disse, no entanto, que é possível que determinados aditivos venham a ser liberados, desde que não mascarem o sabor e o odor característicos do cigarro.
 
Esse é mais um capítulo da polêmica que se arrasta nos últimos anos. Em 2012, depois de muito debate, a agência proibiu a inclusão de aditivos ao fumo --incluindo os de sabor e odor, além de outros.
 
A medida só entre em vigor em 2014, mas já é rebatida em ação do setor na Justiça e por meio de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e pretende suspender a decisão da Anvisa.
 
Procurada na semana passada, a Abifumo (Associação Brasileira da Indústria do Fumo) afirmou que, ao banir os aditivos do cigarro, a Anvisa "inviabilizou, na prática, a produção de 99% de todos os cigarros tradicionalmente comercializados no país".
 
Por outro lado, disse que analisava o parecer técnico elaborado na Anvisa e que só se manifestaria sobre o tema após a decisão final da agência.
 
Fonte Folhaonline