Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de maio de 2013

Nova droga para tratar celulite é a esperança para milhões de mulheres

Enzima colagenese pode dissolver os septos fibrosos
 que provocam o aspecto casca-de-laranja
Atualmente não existem terapias aprovadas nem produtos farmacêuticos para esta indicação
 
A celulite – ou lipodistrofia ginóide, como é chamada pelos médicos – é uma condição caracterizada por ondulações na pele que geralmente afeta as coxas e nádegas. É o resultado de septos (divisões) fibrosos de colágeno em um padrão irregular que causam ondulações da pele e estão presentes em 85 a 90% das mulheres. Atualmente não existem terapias aprovadas nem produtos farmacêuticos para esta indicação.

Segundo o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo, um estudo aberto sobre o Xyaflex está sendo conduzido junto ao FDA (Food and Drug Administration, órgão similar a Anvisa nos EUA) para avaliar se a colagenase (enzima que dissolve fibras espessadas de colágeno) injetável pode restaurar as áreas afetadas pela celulite para um aspecto estético mais satisfatório. Em uma primeira etapa, 10 mulheres foram tratadas com uma dose única da colagenase em cinco locais de injeção diferentes na região da celulite, nos culotes. Uma redução de 76% foi observada em imagens tridimensionais e o índice de satisfação das pacientes foi considerada alto.

Com base nesses dados, uma nova fase de estudos foi lançada junto ao FDA em dezembro de 2012, aumentando a dose da colagenase injetável na região dos quadris. Essa nova fase mostrou que doses maiores da droga foram bem toleradas e que 63% das pacientes apresentaram uma melhora importante no volume das ondulações da celulite.

— A colagenase pode ser uma opção terapêutica no futuro, uma vez que essa enzima tem a capacidade de dissolver os septos fibrosos que provocam o aspecto casca-de-laranja — ressalta Volpe, que acompanhou as tendências no último encontro da Academia Americana de Dermatologia, em Miami.

O médico explica que os métodos atuais para tratamento da celulite envolvem aparelhos que combinam sucção, radiofrequência e ultrassom, mas que nenhuma máquina é capaz de destruir os septos de maneira tão agressiva.

— Para rompermos os septos, muitas vezes indicamos a subcisão, um método mais invasivo em que usamos uma pequena agulha cortante que rompe os septos. Em nódulos mais fundos, podemos fazer até mesmo preenchimento da celulite com ácido hialurônico — comenta.

A enzima colagenase é sintetizada em laboratório e já é aprovada para tratar a doença de Dupuytren, que produz um espessamento e encurtamento dos tendões das mãos, causando alterações na movimentação dos dedos. Com o avanço das pesquisas, a promessa é que, se os resultados continuarem positivos, a droga seja aprovada para o tratamento da celulite pelo FDA até o fim do segundo semestre.

— Sempre ficamos entusiasmados quando uma nova droga é lançada, mas temos que ficar de olho nos resultados das pesquisas e nos potenciais efeitos colaterais para sabermos se o risco-benefício vale a pena — finaliza.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário