Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de maio de 2013

Dispositivo portátil permite diagnóstico rápido e preciso da tuberculose

Sequências específicas de TB são magneticamente marcadas nos canais microfluidicos de mistura e detectados por meio da passagem através da bobina de micro-NMR no lado direito
Foto: Center for Systems Biology/Massachusetts General Hospital
Sequências específicas de TB são magneticamente marcadas nos
 canais microfluidicos de mistura e detectados por meio da passagem
 através da bobina de micro-NMR no lado direito 
Aparelho não só detecta infecções, mas também determina a presença de cepas de bactérias resistentes aos antibióticos
 
Pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos EUA, adaptaram um dispositivo portátil desenvolvido para diagnosticar o câncer para detectar rapidamente a tuberculose (TB) e outras bactérias infecciosas importantes.
 
O aparelho, que combina tecnologia microfluídica com ressonância magnética
nuclear (RMN), não só detecta essas infecções importantes, mas também determina a presença de cepas de bactérias resistentes aos antibióticos.
 
"Identificar rapidamente o agente patogénico responsável por uma infecção e testar para a presença de resistência é fundamental não só para o diagnóstico, mas também para decidir quais antibióticos devem ser dados a um paciente. Esses métodos descritos nos permitem fazer isso entre duas e três horas, grande melhoria sobre a prática de cultura padrão, que pode levar até duas semanas para fornecer um diagnóstico", afirma o coautor sênior Ralph Weissleder.
 
Os investigadores previamente desenvolveram dispositivos portáteis capazes de detectar biomarcadores do câncer no sangue ou em amostras de tecido muito pequenas. As células alvo ou moléculas são rotuladas com nanopartículas magnéticas, e a amostra é então passada através de um sistema de micro RMN capaz de detectar e quantificar os níveis do alvo.
 
No entanto, os esforços iniciais para adaptar o sistema para o diagnóstico bacteriano tiveram problemas para encontrar anticorpos que detecta com precisão as bactérias específicas. Ao invés disso, a equipe passou a detectar sequências específicas de ácidos nucléicos.
 
O sistema detecta DNA da bactéria da tuberculose em amostras de escarro de pequeno porte. Depois o DNA é extraído da amostra e qualquer sequência alvo que esteja presente é amplificada através de um procedimento padrão, em seguida capturada pelas pérolas de polímero que contêm sequências de ácido nucleico complementares e marcadas com nanopartículas magnéticas. A bobina de RMN incorporada no dispositivo detecta qualquer DNA da bactéria da tuberculose presente na amostra.
 
Ensaios do dispositivo em amostras de doentes com tuberculose e controles saudáveis identificaram todas as amostras positivas sem falsos positivos em menos de três horas.
 
Os resultados foram ainda mais fortes para pacientes infectados com TB e HIV, provavelmente porque a infecção com ambos os patógenos leva a altos níveis de bactéria da tuberculose, e sondas de ácidos nucléicos especializados desenvolvidos pela equipe de pesquisa foram capazes de distinguir cepas bacterianas resistentes ao tratamento.
 
A equipe acredita que o sistema também irá ter aplicações importantes nos países desenvolvidos. "A capacidade do sistema, não só para identificar as espécies de bactérias, mas também para diferenciar fatores tais como a resistência aos antibióticos, ajudará os clínicos a tratar pacientes com as drogas certas desde o início, o que também ajuda a reduzir o aparecimento de estirpes resistentes ao tratamento. O fato que este dispositivo requer apenas uma pequena gota da amostra a ser testada será útil nos casos em que as amostras podem ser difíceis de serem obtidas, tais como no tratamento de crianças ou idosos", concluem os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário