Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de maio de 2013

Dois casos de superbactéria rara são confirmados no Rio Grande do Sul

Dois casos de uma superbactéria rara foram detectados em março em um hospital de Porto Alegre, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.
 
Em nota, a secretaria afirmou que um paciente foi infectado e outro, colonizado (o que significa que a pessoa tem a bactéria e pode transmiti-la, mas não apresenta nenhum problema de saúde causado pelo micro-organismo). Nem a secretaria nem o Hospital Conceição nem a Vigilância Sanitária estadual, porém, deram mais informações sobre os pacientes.
 
Segundo a secretaria, foram detectados micro-organismos com uma enzima chamada NDM (New Delhi Metallobetalactamase), que é produzida por diferentes bactérias como um mecanismo de defesa e inativa a ação de antibióticos.
 
De acordo com Juvêncio Furtado, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, a NDM é rara no Brasil, mas não é a primeira vez que ela é detectada no país. A enzima foi descrita pela primeira vez em 2009, quando um paciente sueco esteve hospitalizado na Índia.
 
"As opções de tratamento existem para esses casos, mas são mais limitadas porque a bactéria se torna multirresistente. Neste momento, é preciso tomar cuidado para não disseminar a bactéria resistente para outros pacientes."
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário