Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de maio de 2013

Porto-alegrenses são os que mais aceitam medicamentos genéricos

Grau de confiança do porto-alegrense nestes medicamentos
é de 90%
Influência de médicos foi apontada como principal motivo para confiar nos genéricos
 
Nenhuma outra capital brasileira confia mais nos medicamentos genéricos do que os porto-alegrenses. Com um grau de confiança de 90% nesses produtos, os porto-alegrenses ficaram 20 pontos percentuais à frente da média do país na pesquisa Datafolha/ICTQ — Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos. O levantamento (realizado entre novembro e dezembro de 2012, mas só divulgado na semana passada), ouviu 1.611 pessoas em 12 capitais sobre e os hábitos de consumo deste tipo de medicamento.
 
Segundo a pesquisa, Porto Alegre é a segunda capital que mais consome remédios genéricos: 72% dos entrevistados porto-alegrenses disseram que compram esses medicamentos, atrás apenas dos paulistanos (73%) e um pouco acima da média nacional, de 68%.
 
Para os porto-alegrenses, a influência de médicos (57%) é a principal razão para confiar nos genéricos. A opinião dos balconistas das farmácias (15%) e a do farmacêutico (12%) também são levadas em conta pelos entrevistados na capital gaúcha para a alta aceitação dos genéricos, que em maio completam 13 anos de comercialização no Brasil.
 
— O objetivo principal da pesquisa é contribuir com desenvolvimento e a evolução do mercado farmacêutico no Brasil, pois acreditamos que estudos inéditos, como este, podem evidenciar aspectos importantes sobre o perfil do consumidor de medicamentos, bem como mapear o perfil dos estabelecimentos de saúde e da indústria de medicamentos — comenta Marcus Vinícius, diretor-executivo do ICTQ.
 
A pesquisa também apontou as farmácias e os laboratórios mais confiáveis (uma curiosidade é que nem sempre as marcas de maior confiança são as mais vendidas).
 
Identificados pela letra "G" presente na embalagem, com o princípio ativo prevalecendo sobre o nome de fantasia, os medicamentos genéricos são produzidos a partir dos remédios de marca que tiveram sua patente vencida. Eles utilizam o mesmo princípio ativo do medicamento original. De um modo geral, seu grande apelo é o preço, que costuma ser inferior ao do medicamento de marca, mas mantendo a mesma qualidade.
 
Os dados da pesquisa
Porto Alegre é a segunda capital brasileira que mais consome medicamentos genéricos
 
Porto Alegre: 90%
 
Brasil: 70%
 
68% é o percentual de consumidores que compram medicamento genérico em farmácias e drogarias no Brasil
 
72% dos consumidores em Porto Alegre compram genéricos, superando a média nacional. A capital gaúcha é a segunda que mais consome genéricos no Brasil, superada somente por São Paulo, com 73%.
 
A influência do médico
Porto Alegre é a capital brasileira em que o médico têm maior força de recomendação sobre o tipo de medicamento consumido. Farmacêutico e balconista também influenciam
Brasil: 48%
 
Porto Alegre: 57%
 
Em Porto Alegre
Indicação do farmacêutico: 12%
 
Indicação do balconista: 15%
 
As marcas mais confiáveis para os consumidores de Porto Alegre
1° Medley: 49%
 
2° Aché: 25%
 
3º Teuto: 22%
 
4º Eurofarma: 17%
 
5º Neoquímica: 9%
 
Os genéricos mais consumidos pelos porto-alegrenses
1º Medley: 37%
 
2º Teuto: 22%
 
3º Aché: 16%
 
4º Neoquímica: 10%
 
Nem sempre a marca mais confiável é a mais consumida. No entanto, as cinco marcas mais confiáveis e as cinco mais consumidas na capital gaúcha são coincidentes. Em alguns casos, o índice de confiança está acima dos índices de consumo e vice-versa.
 
As farmácias
As farmácias em que o consumidor mais confia para a compra de genéricos;
 
- Panvel: 87%
 
- Agafarma: 72%
 
- Farmácias Associadas: 33%
 
- Drogabel: 14%
 
- Pague Menos: 7%
 
Capitais pesquisadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Campo Grande, Goiânia, Belém, Manaus
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário