Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de maio de 2013

Aparelho extrai DNA humano com dados genéticos completos em minutos

Dispositivo elaborado para a extração de DNA.
Foto: UW/NanoFacture/KNR
Dispositivo elaborado para a extração de DNA
Dispositivo fornece maneira mais fácil de separar o DNA de amostras de fluidos humanos e pode acelerar diagnóstico de doenças
 
Equipe de dores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, criou um dispositivo que pode extrair o DNA humano a partir de amostras de fluidos de uma forma mais simples, mais eficiente e ambientalmente amigável do que os métodos convencionais.
 
O dispositivo vai fornecer a hospitais e laboratórios de uma maneira muito mais fácil de separar o DNA de amostras de fluidos humanos, o que vai ajudar com o sequenciamento do genoma e o diagnóstico de doenças.
 
O novo aparelho é capaz de extrair o DNA humano com todos os dados genéticos completos em minutos.
 
Esta tecnologia tem como objetivo limpar os obstáculos. O pequeno kit, em forma de caixa, está pronto para produção e eventual distribuição a hospitais e clínicas.
 
Separar DNA a partir de fluidos corporais é um processo complicado que se tornou um gargalo conforme os cientistas fazem avanços no sequenciamento do genoma, principalmente para a prevenção e tratamento de doenças.
 
Os processos convencionais usam uma centrífuga para girar e separar moléculas de DNA a partir de uma amostra de fluido com um microfiltro, mas esses processos levam de 20 a 30 minutos para serem completados e podem exigir produtos químicos tóxicos excessivos.
 
Os engenheiros projetaram uma sonda microscópica que mergulha em uma amostra de fluido - saliva, muco ou sangue - e aplica um campo elétrico dentro do líquido. Isto atrai as partículas que se concentram em torno da superfície da sonda. As partículas maiores atingem a ponta e desviam para longe, mas as moléculas do tamanho do DNA furam a sonda e ficam presas à superfície. São necessários dois ou três minutos para separar e purificar o DNA usando esta tecnologia.
 
"Este simples processo remove todos os passos dos métodos convencionais", afirma o dor Jae-Hyun Chung.
 
O dispositivo de mão pode limpar quatro amostras separadas de fluidos humanos de uma só vez, mas a tecnologia pode ser escalada para preparar 96 amostras de cada vez, que é o padrão para o tratamento em larga escala.
 
A equipe criou um dispositivo do tamanho de um lápis usando a mesma tecnologia de sonda que pode ser enviado para casa com os pacientes ou distribuído para aqueles que servem nas forças armadas no exterior. Pacientes poderiam recolher amostra de saliva da bochecha, então processar o seu DNA no local para enviar de volta para hospitais e laboratórios para análise.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário