Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de abril de 2014

Calmante é o medicamento mais receitado no País, segundo associação

Divulgação/GDF
Levantamento ainda mostra que os genéricos já somam 13
produtos no ranking
De acordo com dados da indústria, os genéricos já somam 65% das prescrições médicas
 
Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos nesta quinta-feira (10) mostra que o calmante rivotril (ansiolítico) foi o medicamento mais prescrito pelos médicos entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014. Foram 1,380 milhão de prescrições. A associação compilou o ranking dos 20 medicamentos mais receitados no Brasil durante o período. A pesquisa se baseou nos indicadores do Close Up,  instituto que audita receita médica no País.
 
Ainda de acordo com o levantamento, em segundo lugar do ranking está a losatana potássica, usada para hipertensão arterial, com 1,373 de receitas. Em terceira posição aparece o Glifage, remédio utilizado para tratamento de diabetes, com 1,131 milhão.
 
O levantamento ainda mostra que os genéricos já somam 13 produtos no ranking, o que corresponde a 65% do total. Segundo a presidente executiva da PróGenéricos, os genéricos atendem mais de 95% das doenças catalogadas pelo Ministério da Saúde.
 
— A pesquisa nos mostra que os genéricos hoje já são maioria nas prescrições, mas é importante ressaltar que a categoria de medicamentos está preparada para substituir todos os outros produtos em que o médico optou prescrever pela marca.
 
Com preço 35% inferior aos produtos de referência, como determina a lei, os genéricos são os únicos produtos que atualmente podem substituir os produtos de marca indicados nas receitas. Isso ocorre porque passam por testes que garantem qualidade, eficácia e segurança idênticas aos do produto inovador. A troca pelo genérico pode ser feita pelo farmacêutico e requisitada pelo consumidor.
 
R7

Super-receita para tratar rinite, gripe e resfriado: chá de hortelã, sabugueiro, urtiga e crisântemo

Foto ilustrativa / Reprodução
Quer ficar longe de rinite, gripe e resfriado ou encurtar a duração desses males?

Tome este chá como preventivo ou durante a ocorrência de gripe, resfriado ou de crises de rinite.

Todos os ingredientes da receita protegem o corpo de agentes patogênicos (como o vírus da gripes) e têm ação antialérgica, especialmente contra pólen, mofo e poeira.

A hortelã tem propriedades antibacterianas e expectorantes.
 
Entre outras indicações, ela trata tosse, inflamação da boca e da garganta, catarro, dor de ouvido, dor de cabeça, febre e bronquite.
 
O sabugueiro é um poderoso agente antivirótico.
 
Seu chá e extrato são ótimos remédios para nos proteger de gripes e outras doenças viróticas.
 
A urtiga é excelente para secar os seios da face e altamente eficaz em casos de alergias e de rinite alérgica.
 
E finalmente o crisântemo, muito popular na China, é muito eficaz no tratamento de gripes.
 
Vamos à receita:
 
Ingredientes:

- 1 litro de água 1 colher (sopa) de hortelã
 
- 1 colher (sopa) de urtiga
 
- 1 colher (sopa) de flores de sabugueiro
 
- 1 colher (sopa) de flores de crisântemo
 
Modo de preparo
 
- Ferva 1 litro de água.

- Quando a água ferver, desligue o fogo e ponha imediatamente as ervas.
 
- Feche a panela.
 
- Deixe descansar por uns 15 minutos.
 
- Passado esse tempo, pode coar e servir.
 
- Tome de 3 a 4 xícaras por dia como preventivo (no inverno) ou para combater as doenças.
 
* Não tome por mais de 7 dias. E, sempre depois de uma sequência de dias de uso, dê um intervalo/descanso de uma semana.
 
A cura pela natureza

Pacientes que nasceram sem vagina ganham órgão feito com suas células

 Yuanyuan Zhang, professor do Instituto de Medicina Regenerativa Wake Forest, demonstra o processo de criação em laboratório de um órgão vagina com células das próprias pacientes  (Foto: Reuters/Wake Forest Institute for Regenerative Medicine)
Foto: Reuters/Wake Forest Institute for Regenerative Medicine
Pesquisador demonstra o processo de criação em laboratório de
um órgão vagina com células das próprias pacientes  
Vaginas artificiais foram implantadas em garotas nos EUA. Tratamento convencional envolve enxertos de tecido intestinal ou da pele
 
Quatro jovens que nasceram sem vaginas ou com vaginas anormais receberam implantes de material cultivado em laboratório feito a partir de suas próprias células, no mais recente caso de sucesso na criação de órgãos de substituição que até agora incluem também traqueias, bexigas e uretras.
 
Testes de acompanhamento mostraram que as novas vaginas não se diferenciam do tecido próprio das mulheres e seu tamanho cresceu à medida que as mulheres, que receberam os implantes quando adolescentes, amadureciam.
 
Todas as quatro mulheres já são sexualmente ativas e relatam função vaginal normal. Duas das quatro, que nasceram com um útero funcional, mas sem vagina, agora menstruam normalmente.
 
Ainda não está claro se essas mulheres poderão ter filhos, mas o fato de estarem menstruando sugere que seus ovários estão funcionando normalmente, por isso a gravidez pode ser possível, disse o Dr. Anthony Atala, diretor do Centro Médico Batista Wake Forest, do Instituto de Medicina Regenerativa do Estado da Carolina do Norte.
 
Yuanyuan Zhang, professor do Instituto de Medicina Regenerativa Wake Forest, trabalha na produção da vagina artificial (Foto: Reuters/Wake Forest Institute for Regenerative Medicine)
Foto: Reuters/Wake Forest Institute for Regenerative Medicine
Yuanyuan Zhang, professor do Instituto de Medicina Regenerativa
Wake Forest, trabalha na produção da vagina artificial
A façanha, que Atala e seus colegas no México descrevem na revista "The Lancet", é a mais recente demonstração do crescente campo da medicina regenerativa, uma disciplina em que os médicos tiram proveito do poder do corpo para regenerar e substituir as células.
 
Em estudos anteriores, a equipe de Atala usou a abordagem para fazer bexigas sobressalentes e tubos de urina ou uretra em meninos.
 
Atala disse que o estudo-piloto é o primeiro a mostrar que os órgãos vaginais cultivados em laboratório utilizando as próprias células das pacientes podem ser usados com sucesso em humanos, oferecendo uma nova opção para mulheres que precisam de cirurgias reconstrutivas.
 
Todas as quatro mulheres no estudo nasceram com a síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH), uma condição genética rara em que a vagina e útero são subdesenvolvidos ou ausentes. O tratamento convencional envolve geralmente o uso de enxertos feitos de tecido intestinal ou da pele, mas ambos os tecidos têm inconvenientes, diz Atala, um cirurgião urologista pediátrico em Wake Forest.
 
O tecido intestinal produz excesso de muco, o que pode causar problemas de odores. A pele convencional, entretanto, pode arrebentar.
 
Atala disse que as mulheres com essa condição geralmente procuram tratamento quando adolescentes. "Elas não podem menstruar, especialmente quando têm um defeito grave, quando não têm uma abertura", disse ele. Isso pode causar dor abdominal, com o recolhimento de sangue menstrual no abdômen.
 
As meninas no estudo tinham entre 13 e 18 anos no momento das cirurgias, realizadas entre junho de 2005 e outubro de 2008.

G1

Estudo questiona eficácia e bilhões gastos em tamiflu

Fabricante do Tamiflu discorda dos resultados da análise (Foto: Reuters/Leonhard Foeger/Arquivo)
Foto: Reuters/Leonhard Foeger/Arquivo
Fabricante do Tamiflu discorda dos resultados da análise
Segundo pesquisadores, remédio estocado por dezenas de países para tratar gripe suína não seria mais eficiente do que analgésico comum
 
Em 2009, em meio à pandemia de gripe A (chamada inicialmente de gripe suína), vários governos - entre eles o brasileiro - gastaram bilhões de dólares na compra de um remédio que, segundo um novo estudo, não seria mais eficiente do que um analgésico comum.
 
Segundo uma análise da Cochrane Collaboration, uma rede independente e global de pesquisadores e profissionais de saúde, o medicamento antiviral tamiflu (oseltamivir) não evita a disseminação da gripe e nem reduz as complicações perigosas da doença, apenas ajuda com os sintomas.
 
No combate ao vírus H1N1, o medicamento não seria mais eficaz do que um paracetamol, analgésico popular usado em vários países.
 
A Roche, fabricante do tamiflu, e outros especialistas afirmam, entretanto, que a análise da Cochrane Collaboration apresenta falhas.
 
O medicamento foi receitado em larga escala durante a epidemia de gripe suína em 2009 em vários países do mundo.
 
Na Grã-Bretanha, o Tamiflu começou a ser estocado em 2006, quando algumas agências de saúde previam que uma pandemia de gripe que poderia matar até 750 mil pessoas na Grã-Bretanha. O governo britânico gastou 473 milhões de libras (quase R$ 2 bilhões) na compra do medicamento.
 
No Brasil, o Ministério da Saúde gastou R$ 400 milhões comprando uma quantia de tamiflu suficiente para 14,5 milhões de pessoas. Segundo o ministério, foram adotados critérios técnicos "que levaram em conta a previsão de 10% da população brasileira", e o tamiflu era o tratamento recomendado "para casos graves e pessoas com fatores de risco".
 
Dados
Companhias farmacêuticas não publicam todos os dados de suas pesquisas. O relatório da Cochrane resultou de um grande esforço para conseguir a liberação de dados que não tinham sido divulgados a respeito da eficácia e dos efeitos colaterais do tamiflu.
 
Segundo o documento, o medicamento reduziu a persistência dos sintomas de gripe de 7 dias para 6,3 dias em adultos, e para 5,8 dias em crianças. Mas os autores do relatório dizem que remédios como o paracetamol poderiam ter um efeito semelhante.
 
O grupo Cochrane questiona também as alegações de que o tamiflu evitava complicações como o possível desenvolvimento da pneumonia, dizendo que os testes foram precários e que não foi possível detectar um "efeito visível" neste sentido.
 
Outro argumento usado para defender a estocagem do tamiflu foi o de o remédio diminuía a velocidade com que a doença se espalhava, para dar tempo aos cientistas para o desenvolvimento de uma vacina.
 
Os autores do relatório afirmaram que "este caso simplesmente não foi provado" e que "não há uma forma confiável de estes medicamentos evitarem uma pandemia".
 
A análise também afirmou que o tamiflu tem uma série de efeitos colaterais, incluindo náuseas, dores de cabeça, eventos psiquiátricos, problemas renais e hiperglicemia.
 
"Acho que o total de 500 milhões de libras (investidas pela Grã-Bretanha) não beneficiou a saúde humana de nenhuma forma e nós podemos ter prejudicado as pessoas", disse à BBC Carl Heneghan, professor de medicina na Universidade de Oxford e um dos autores do relatório.
 
"Eu não daria (tamiflu) para alívio de sintomas, daria paracetamol", disse à BBC Tom Jefferson, epidemiologista clínico e ex-clínico geral.
 
Os pesquisadores da Cochrane Collaboration não culparam indivíduos ou organizações em particular e afirmaram que ocorreram falhas em cada passo do processo, desde a fabricação, passando por órgãos reguladores e chegando até o governo.
 
'Estatísticas erradas'
A fabricante do remédio, a Roche, e alguns especialistas discordam das conclusões da análise do grupo Cochrane.
 
A Roche alertou que a análise "pode ter implicações graves para a saúde pública".
 
Daniel Thurley, diretor médico da Roche na Grã-Bretanha disse à BBC que os resultados dos testes do medicamento foram divulgados para os órgãos reguladores e lembrou que 100 países no mundo todo "aprovaram o tamiflu para tratamento e prevenção da gripe".
 
Thurley disse que o grupo Cochrane usou estatísticas "erradas" que acabaram "subestimando sistematicamente os benefícios" do remédio e usaram métodos "pouco ortodoxos para analisar os efeitos colaterais".
 
"Um dos desafios que temos aqui é saber realmente o que eles fizeram", concluiu.
 
Wendy Barcley, que pesquisa o vírus da gripe no Imperial College de Londres, disse que reduzir os sintomas em 29 horas seria "muito benéfico", em particular para crianças.
 
"Tamiflu funciona tão bem como qualquer remédio que conhecemos ou que esteja sendo usado. Sim, acho que eles deveriam renovar os estoques. O que mais você vai fazer em caso de pandemia? Não teremos uma vacina pelos primeiros seis meses", disse.
 
O Departamento de Saúde da Grã-Bretanha afirmou que o país é reconhecido como um dos "mais bem preparados do mundo para uma potencial pandemia de gripe" e "nosso estoque de antivirais é uma parte importante disso".
 
"Nós regularmente analisamos todos os dados publicados e vamos analisar o relatório Cochrane em detalhe", acrescentou.
 
Já a Organização Mundial de Saúde, que classifica o tamiflu como medicamento essencial, afirmou que "aprova uma nova e rigorosa análise dos dados disponíveis e aguardamos a análise das descobertas quando elas aparecerem".

G1

Teste que detecta HPV pode ser aliado de papanicolau contra câncer

Para comitê americano, teste deve ser ferramenta primária de rastreamento. Exame detecta DNA dos dois tipos de HPV mais relacionados ao câncer
 
A agência americana que regulamenta os medicamentos nos EUA (FDA) está avaliando a recomendação de um comitê consultivo federal para que um teste capaz de detectar os tipos mais nocivos de HPV passe a ser o método de rastreamento primário para câncer de colo de útero. Se seguidas as recomendações do comitê, o teste passará a ser, nos Estados Unidos, a principal ferramenta de detecção precoce do HPV, à frente do Papanicolau.
 
 Equipamentos da farmacêutica Roche são utilizados para detectar o DNA de HPV dos tipos 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero (Foto: Roche Diagnóstica/Divulgação)
Foto: Roche Diagnóstica/Divulgação
Equipamentos da farmacêutica Roche são utilizados para detectar o DNA de HPV dos tipos 16 e 18, responsáveis por
70% dos casos de câncer de colo do útero
 
No Brasil, esse tipo de teste já está disponível, porém especialistas afirmam que ele não deve substituir o papanicolau, mas sim complementar seus resultados.
 
A principal vantagem do teste molecular – capaz de identificar o DNA dos dois tipos de HPV mais comumente associados ao câncer – é a obtenção de resultados mais precisos. “Esses testes biomoleculares cobririam uma lacuna de sensibilidade do teste de citologia do papanicolau”, diz a ginecologista Marcia Fuzaro Terra Cardial, professora da Faculdade de Medicina do ABC.
 
O papanicolau não identifica o vírus em si, mas alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões pré-cancerosas ocasionadas pelo vírus.
 
Segundo o ginecologista José Antônio Marques, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), o papanicolau está sujeito à obtenção de falsos negativos, pois depende de grande precisão técnica de quem o executa. “Tem que colher de um certo jeito, tem uma maneira correta de preparar a lâmina e de analisá-la”, diz Marques. “Cada vez menos formam-se especialistas para analisar lâminas em grandes quantidades. Alguém tem que olhar essas lâminas e isso é um problema.”
 
Já o teste de HPV, por ser totalmente automatizado, garante uma precisão maior. Por outro lado, um resultado positivo para a presença do HPV não quer dizer que a paciente esteja doente.
 
“É importante não se assustar se o resultado for positivo. Isso só determina que a mulher deva ser acompanhada anualmente para ver se aparece algum tipo de lesão no colo do útero. Ela deve ser acompanhada com mais rigor, mas sem desespero”, diz Marcia. A partir de um resultado positivo, o médico pode recomendar uma colposcopia, exame que rastreia o colo do útero à procura de lesões precursoras do câncer.
 
A médica dá um exemplo de um caso em que o teste do HPV foi bem sucedido em detectar um caso que o papanicolau por si só teria deixado passar. Uma de suas pacientes, de 30 anos, teve o teste de HPV positivo e o Papanicolau negativo (os dois exames podem ser pedidos simultaneamente). A colposcopia, pedida posteriormente, identificou uma lesão minúscula no colo que o Papanicolau não havia pegado. Isso permitiu um tratamento bem mais precoce.
 
Se o exame de HPV der negativo, a mulher pode ficar de três a cinco anos sem precisar fazer esse tipo de teste.
 
Não é para todas
Especialistas alertam que o teste de HPV não deve ser feito em quem está no início da vida sexual. Isso porque, nesse grupo, a prevalência do vírus é muito alta. Na maioria dos casos, o próprio sistema imunológico da paciente elimina o vírus depois de alguns anos. Esse tipo de vírus provisório é geralmente inofensivo. Só quando ele se torna persistente é que oferece maior risco para o câncer, por isso recomenda-se que só se faça o exame em mulheres com mais de 30 anos.
 
A coleta dos dois exames é feita de maneira semelhante: com uma espátula ou uma escovinha inserida pela vagina da paciente, o profissional faz uma leve raspagem do colo do útero. Para o papanicolau, esse material é analisado em lâmina. Para o teste de HPV, ele é processado por um equipamento capaz de identificar o DNA do vírus.
 
Existem vários testes voltados para a detecção do HPV, mas o que foi avaliado pelo comitê consultivo americano foi o fabricado pela farmacêutica Roche, chamado Cobas. Ele é capaz de detectar o HPV de tipos 16 e 18, que estão presentes em cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
 
No âmbito do SUS, a ferramenta de rastreamento para câncer de colo do útero continua sendo o papanicolau. De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, lançadas pelo Inca em 2011, devem-se submeter ao exame mulheres a partir de 21 anos que já tenham iniciado a vida sexual. Após a obtenção de dois resultados negativos com intervalo de um ano, o controle pode passar a ser feito a cada três anos.
 
Arte HPV - vale este (Foto: G1)
 
Na saúde privada, o teste de HPV ainda custa bem mais caro do que o Papanicolau. Enquanto este último custa por volta de R$ 80 em um laboratório particular, o teste de HPV chega a R$ 230.
 
G1

Primeiro banco público de cordão umbilical de Minas é inaugurado

Máquina de armazenamento de bolsas de cordões umbilicais doados (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Foto: Pedro Triginelli/G1
Máquina de armazenamento de bolsas de cordões
umbilicais doados
Local tem capacidade para armazenar cinco mil bolsas. Doações dos cordões podem ser feitas a partir de setembro
 
O primeiro banco público de cordão umbilical e placentário de Minas Gerais foi inaugurado nesta quinta-feira (10) em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O local vai ter capacidade para cinco mil bolsas e começa a receber doações dos cordões em setembro deste ano.
 
Este material poderá ser usado em tratamentos de qualquer pessoa, e não só do doador.
 
Além do banco de cordão umbilical, o local também vai contar com bancos de medula óssea, de pele, de sangues raros, de tecidos musculoesqueléticos, de membrana amniótica e de tecidos cardiovasculares.
 
De acordo com a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Mourão Cioffi, as doações vão poder ser feitas, inicialmente, nas maternidades Sofia Feldman e do Ipsemg.
 
"A captação é feitas nas maternidades. As mães que estão fazendo pré-natal são procuradas é explicado o processo e depois durante o parto, depois do nascimento do bebê retira-se o sangue da placenta, ou seja não há risco nem para a criança e nem para a mãe", disse.
 
Podem fazer doações as gestantes entre 18 e 37 anos, com mais de 35 semanas de gestação, com boa saúde e que fazem acompanhamento de pré-natal. Também é critério que a futura mãe não tenha tido complicações na gravidez. Antes da doação, a mãe responde a algumas perguntas sobre sua saúde, sobre a do pai e a do bebê.
 
O sangue é submetido a uma avaliação criteriosa, e então é processado e congelado. Depois, vai ficar disponível para ser usado no transplante de qualquer paciente que necessite do tratamento, no Brasil  ou no mundo, já que os Centros de Tecidos Biológicos funcionam em rede.
 
"É um sangue que pode ser armazenado por até 10 anos e o objetivo é ser utilizado em transplante de medula para pacientes que tenham, por exemplo, leucemia ou tumores na medula-óssea que precisam de transplantes, crianças que tenham a medula-óssea não funciona", explicou.
 
Rede nacional
Até setembro de 2013, a Rede Nacional de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BrasilCord), que reúne os bancos públicos, contava com 16.389 unidades congeladas, das quais 11.154 já estão liberadas para busca, segundo o coordenador da entidade, Luis Fernando Bouzas, que também é diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
 
Os bancos privados de sangue de cordão são responsáveis pela maior quantidade de material armazenado no país. São 19 serviços em 11 estados brasileiros que armazenam 77.049 unidades de sangue de cordão umbilical. Desde 2003, eles proporcionaram 11 transplantes: 4 para uso autólogo (da própria criança de quem foi coletado o sangue) e 7 para uso de parentes.
 
Desde 2004, quando foi criada a rede que reúne os bancos públicos de sangue de cordão umbilical no Brasil, 166 transplantes foram realizados a partir desse material.
 
G1

Bebê tem doença rara que cobre 80% da pele e família busca tratamento

Lauany precisa ficar em ambiente com ar condicionado para evitar sangramentos na pele em Jaboticabal (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)
Foto: Rodolfo Tiengo/G1
Lauany precisa ficar em ambiente com ar condicionado para
evitar sangramentos na pele em Jaboticabal
Criança de cinco meses nasceu em Jaboticabal com excesso de melanina. Bebê está em tratamento no Hospital das Clínicas desde outubro de 2013
 
O sorriso de Lauany Emanuely de Souza Boffi, cinco meses, tem um significado muito especial para sua família. É como se, por um instante, todos ao seu redor se esquecessem de como a vida da criança de Jaboticabal (SP) tem sido difícil desde que veio ao mundo. Lauany nasceu com uma disfunção considerada rara. Chamado de nevo melanocítico congênito (NMC) “gigante”, o defeito ocorrido ainda na formação do embrião fez Lauany ter aproximadamente 80% do corpo encoberto por manchas e bolhas escurecidas ocasionadas pelo excesso de melanina - proteína que dá coloração à pele.
 
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), que acompanha o caso desde outubro do ano passado, informou que uma equipe médica acompanha a paciente, mas não deu detalhes sobre o tratamento e a doença.
 
A condição de Lauany complica qualquer tarefa cotidiana dos pais em sua casa. Sem glândulas produtoras de suor nas áreas afetadas pela doença - o que exclui apenas as pernas, o rosto e um pequeno espaço de seu abdômen -, ela não pode ficar exposta ao sol e precisa constantemente de ambiente climatizado por ar condicionado, além de um óleo mineral para hidratação. O calor faz com que a pele dela fique irritada e sangre com facilidade, principalmente nas costas, onde estão as maiores concentrações de melanina e consequentemente onde as bolhas mais deformam a criança. As erupções fazem com que o bebê sinta dor diante de uma mínima irritação cutânea.
 
Os cuidados são necessários inclusive para que a criança consiga dormir. "Ela dorme, mas se eu ligar apenas o ventilador ela passa a noite em claro. A gente não sabe se coça, às vezes ela fica se esfregando no colchão", afirma a dona de casa Bruna Lima de Souza Boffi, 20 anos, mãe de Lauany, enquanto segura a filha de modo a evitar o mínimo contato com as costas da menina.
 
A troca da fralda e de suas roupas, apenas para citar um exemplo, é um desses momentos diários de sofrimento. “Nos três primeiros meses ela chorava muito, sem parar, agora deu uma melhorada por causa do ar condicionado [adquirido recentemente por doação]. Quando se arranca a roupa dela ela chora. Tenho que dar banho com ela no braço, porque a banheira machuca as costas dela. Após o banho, ainda preciso limpar as costas para não acumular sujeira. Além disso, tenho que passar álcool nas mãos e deixar todas as coisas dela bem esterilizadas”, relata Bruna.
 
Encaminhamento médico
Após uma gestação de nove meses que aconteceu sem problemas, a criança nasceu de parto normal no Hospital Santa Isabel com condições de saúde como peso e batimentos cardíacos normais. As manchas de Lauany surpreenderam não só os pais, como também a equipe médica que atendeu a mãe.
 
A incidência dos nevos, em pequenas quantidades, é relativamente comum, mas em grande quantidade é considerada rara. “Em 40 anos de profissão é a primeira vez que vejo nessas proporções.
 
O nevo pequeno não é tão raro, mas no tamanho em que encontramos é a primeira na minha vida.
 
Ficamos assustados”, disse o pediatra Roberto César Miami, plantonista que primeiro viu Lauany após o parto de Bruna no hospital. Para a mãe, naquele momento o que mais importava era que sua filha havia nascido com saúde. “Eu me senti em paz. Para mim ela é normal”, diz Bruna.
 
Devido à complexidade da paciente, Miami encaminhou o caso para o setor de dermatologia do HC-RP no mesmo mês. Desde então, a criança foi submetida a uma biópsia e a um exame de ressonância magnética e já passou por ao menos três consultas, segundo a família. Na próxima, marcada para 15 de maio, a mãe espera uma resposta mais precisa sobre a doença. "É difícil não saber o que ela está sentindo", afirma Bruna, que tem esperança de ver a filha curada.
 
Nevo melanocítico congênito
O nevo melanocítico congênito (NMC) é um defeito que altera o melanócito - célula que dá pigmentação à pele - que acontece ainda na formação do embrião e provoca excesso de melanina no organismo. Dependendo da quantidade e da extensão das manchas escuras pelo corpo, o NMC pode ser considerado pequeno - de até 1,5 centímetro -, médio - de até 20 centímetros - ou grande - acima de 20 centímetros, que, pela extensão, pode ser ainda considerado gigante.
 
"Nevo é um defeito que aconteceu na célula que produz a melanina. Em vez de migrar, ela se transforma em célula névica, que forma manchas extensas e tumores", afirma o médico Marcus Maia, dermatologista coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professor de dermatologia da Santa Casa de São Paulo.
 
Após o nascimento, as manchas podem se expandir até quando a criança completa 1 ano, mas depois disso acompanham proporcionalmente o crescimento do corpo, segundo o especialista. Na adolescência, há possibilidade de alguns nevos regredirem. De acordo com Maia, o defeito não tem influência hereditária. "É independente de sexo, etnia e localização geográfica", diz o médico, que estima já ter tratado 40 pacientes com nevo "gigante".
 
No caso mais grave, o NMC gera riscos de câncer de pele, além de problemas no sistema nervoso central. O tratamento consiste da observação clínica constante, seguida de eventuais intervenções cirúrgicas para retirada de tumores e para substituição de pele. Estas, no entanto, dependem de diagnóstico. Segundo o dermatologista, de um modo geral os centros médicos brasileiros têm condições de tratar o nevo melanocítico, embora o aspecto estético seja difícil de ser solucionado.
 
Hospital das Clínicas
Procurado pelo G1, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto não deu detalhes sobre o caso de Lauany. "A paciente está realizando o seu seguimento regular e sendo avaliada por uma equipe multidisciplinar do HCRP", comunicou.
 
G1

Concurso Prefeitura de Floriano Peixoto - RS

A Prefeitura de Floriano Peixoto, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Administração, abriu edital n° 001/2014 de concurso público, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. São ofertadas 05 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os salários variam de R$ 909,52 a R$ 5.347,32, em carga horária de 40 ou 44 horas semanais. As vagas são para as funções de Cozinheiro (a), Enfermeiro, Fiscal de Tributos e de Obras e Posturas, Médico Clínico Geral e Operador de Máquinas Pesadas.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até 23 de abril de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 100.
 
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 25 de maio de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 09 de maio de 2014.
 
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Bragança Paulista - SP

A Prefeitura de Bragança Paulista, no estado de São Paulo, por meio do Instituto Zambini, realiza concurso público por meio do edital n° 01/2014, com objetivo de preencher 50 vagas para profissionais nível superior e magistério. Os vencimentos são de até R$ 3.699,74, por jornadas de 20 ou 44 horas semanais.
 
As oportunidades são para os empregos de Pajem, Agrimensor Júnior, Economista Júnior, Enfermeiro Júnior e Médico.
 
As inscrições poderão ser efetuadas até às 22h de 30 de abril de 2014, exclusivamente pela internet (www.zambini.org.br). As taxas variam de R$ 56,90 a R$ 73,90 de acordo com a função escolhida.
 
As provas serão realizadas no município de Bragança Paulista/SP, na data prevista de 1º de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados. A publicação do gabarito será na data prevista de 02 de junho de 2014, no site www.zambini.org.br.
 
Todas as convocações para realização das provas objetivas serão comunicadas oportunamente e serão enviados informativos pelo correio eletrônico (e-mail), designado pelo candidato na ficha de inscrição.
 
O prazo de validade do concurso público será de 1 ano, contado da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura.

SERES - PE abre vagas

A SERES - Secretaria Executiva de Ressocialização, no Estado do Pernambuco, por meio da Portaria Conjunta SAD/SEDSDH nº 40/2014, abriu inscrições para processo seletivo destinado a selecionar profissionais de níveis superior. A seleção oferece salário que vai até R$ 6.534,55, dependendo da função ocupada.
 
Serão ofertadas 88 vagas de trabalho, distribuídas da seguinte forma: 11 médicos clínicos, 12 enfermeiros, 11 técnicos de enfermagem, 11 odontólogos, 11 auxiliar de saúde bucal,11 assistente social, 11 psicólogos, 01 médico psiquiatra, 1 médico ginecologista, 1 terapeuta ocupacional, 01 fonoaudiólogo, 01 farmacêutico, 01 farmacêutico bioquímico, 02 técnicos de laboratório e 02 técnicos de radiologia. Do total de vagas, por função ofertadas, 3% ou o mínimo de 01 serão reservadas para pessoas com deficiência.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no período de 11 a 25 de abril de 2014, gratuitamente, via SEDEX com aviso de recebimento (AR), encaminhadas à sede da Secretária Executiva de Ressocialização – SERES, localizada à Rua do Hospício, 751, Boa Vista, Recife/PE, Brasil - CEP: 50050-050.
  • RG - Registro Geral de Identificação;
  • CPF;
  • Reservista;
  • Titulo de Eleitor;
  • Certificado de nada consta;
  • Diploma ou Declaração de conclusão do curso, emitida por instituição reconhecida pelo MEC;
  • Carteira do Conselho Regional de sua categoria e/ou declaração de inscrição;
  • Comprovação de experiência mínima de 06 meses na especialidade para a qual concorre;
  • Comprovação de residência/domicílio de qualquer natureza;
  • Cópias de todos os certificados, certidões, comprovantes e declarações a serem pontuados na Avaliação Curricular.
Os locais de trabalho serão distribuídos por regiões: Região Metropolitana (Recife, Abreu e Lima, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Vitória de Santo Antão) e Região Agreste (Caruaru, Limoeiro, Palmares e Canhotinho, Pesqueira) e Região Sertão (Buíque, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina).
 
Prova
A seleção será realizada em uma única etapa, denominada Avaliação Curricular, de caráter classificatório e eliminatório.
 
O resultado final da seleção será divulgado na internet através do endereço eletrônico www.seres.pe.gov.br, sendo de exclusiva responsabilidade de o candidato acompanhar comunicados, convocações e o resultado final da seleção.
 
Validade
O prazo de validade da seleção será de 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final na imprensa oficial, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da SEDSDH.

Concurso Prefeitura de Serra Azul - SP

Em São Paulo, a Prefeitura de Serra Azul publicou o edital de concurso público nº. 01/2014, que visa a contratação temporária de 14 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será realizado pela empresa Apta - Assessoria e Consultoria Ltda.

Os aprovados receberão subsídios de R$ 724 até R$ 5.728,94 em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Serviços Municipais Diversos, Eletricista, Merendeira, Recepcionista da Saúde, Agente de Saneamento, Fiscal Tributário, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Psicólogo, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Infantil e Médico do PSF.

Inscrições
As inscrições serão exclusivamente via internet pelo endereço eletrônico www.aptarp.com.br, até o dia 24 de abril de 2014. A taxa de inscrição deverá ser recolhida até a data limite de 25 de abril de 2014.

Para os candidatos que não disponham de internet, os mesmos poderão utilizar as instalações do Posto Acessa São Paulo, sito na Rua Capitão Reis, 19, Centro em Serra Azul – SP, no horário das 08h às 11h e das 13h às 17h.

Taxas
Ensino Fundamental Incompleto - R$ 20,00;
Ensino Fundamental Completo - R$ 20,00;
Ensino Médio Completo - R$ 30,00;
Ensino Superior Completo - R$ 50,00.

Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 18 de maio de 2014, em locais e horários a serem divulgados pelo site www.aptarp.com.br e no jornal “A Tribuna de Ribeirão Preto” que publica os atos oficias da Prefeitura Municipal de Serra Azul, salvo se por decisão da Comissão de Concurso Público for designada outra data.

Gabaritos
O gabarito oficial das provas será divulgado oficialmente pela internet no endereço www.aptarp.com.br, provavelmente, no dia 21 de maio de 2014, bem como, será afixado no prédio da Prefeitura Municipal de Serra Azul.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Serra Azul, por igual período.

Prefeitura de Recreio - MG lança processo seletivo

A Prefeitura de Recreio, no Estado de Minas Gerais, lançou extrato do edital nº. 007/2014 de processo seletivo. Serão preenchidas 6 vagas em cargos de níveis superior, por remuneração que pode chegar a R$ 1.804,08. O regime de trabalho dos contratados será de 20 horas semanais.
 
Cargos
Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista e Professor de Educação Física.
 
As inscrições, no valor de R$ 150,00, serão realizadas entre os dias 11 a 16 de abril de 2014, na sede da Prefeitura de Recreio, situada na Rua Prefeito José Antônio, 126, Centro, das 13h às 17h.
 
O edital poderá ser retirado por qualquer interessado no horário mencionado ou através do site www.recreio.mg.gov.br.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 09 de abril de 2014, pág. 37.

Gerência de Assistência Social de Naviraí - MS abre processo seletivo

A Gerência de Assistência Social da cidade de Naviraí, no estado do Mato Grosso do Sul, divulgou o edital de processo seletivo nº 001/2014. A seleção é destinada à contratação temporária de Assistentes Sociais (4), Psicólogos (5) e Pedagogos (4). A remuneração é de até R$ 2.586,35 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas no período entre 14 e 16 de abril de 2014, das 08h às 11h e das 13h às 16h, na Gerência Municipal de Assistência Social, situada na Av. Iguatemi nº22 - Centro, CEP: 79950-000 e no site www.diariomunicipal.com.br/assomassul.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar:
  • Ficha de solicitação de participação;
  • Currículo contendo identificação do candidato, experiência profissional, capacitações e outras atividades co-relacionadas com a função desejada, acompanhadas de cópia da documentação comprobatória, que servirão de base para a Avaliação Curricular e posterior classificação;
  • Declaração do candidato que não exerce cargo público, inacumulável nos termos da Costituição Federal;
  • Cópia da Carteira de Identidade com foto e CPF;
  • Certificado de Graduação em qualquer área correlato com a função;
  • Declaração do interessado de disponibilidade de tempo;
  • Declaração do interessado de que tem ciência que sua inscrição e participação neste processo seletivo não geram direito subjetivo à sua efetiva contratação;
  • Certidão de Quitação Eleitoral, que poderá ser obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral - www.tse.jus.br.
O certame constará de prova de títulos.
 
O resultado final será divulgado com a lista de aprovados no dia 09 de maio de 2014, na Gerência Municipal de Assistência Social, situada na Av. Iguatemi nº22 - centro, CEP: 79950-000.
 
O processo seletivo terá validade pelo prazo de 12 meses, a contar da data da assinatura, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital estará disponível em área própria na Gerência de Assistência Social no endereço: Av. Iguatemi nº22 - Centro, CEP: 79950-000.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, de 09 de abril de 2014, pág. 46 a 50.

Prefeitura de Paial - SC lança edital de concurso público

A Prefeitura de Paial, estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público (edital 01/2014), visando o preenchimento de 15 vagas e formação de cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário inicial será de até R$ 3.579,75,  por jornadas de 16 a 40 horas semanais.
 
O certame oferta oportunidades para os seguintes cargos: Assistente Social, Fiscal de Tributos, Técnico em Administração, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar Administrativo, Agente de Manutenção, Motorista e Operador de Máquinas Pesadas.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.unc.br, no período entre 14 de abril e 14 de maio de 2014. Os interessados irão dispor da taxa de inscrição nos valores de R$ 40 a R$ 100, dependendo do cargo escolhido.
 
Segundo o edital, o processo de seleção será constituído de prova objetiva e prova prática. A prova escrita/objetiva será aplicada a todos os candidatos, independente do cargo/função, provavelmente no dia 1º de junho 2014, nas dependências do CEMPA, Centro Municipal de Educação, sito à Av. Julio Bender, s/n.º, Centro, no Município de Paial (SC).
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Fundação de Saúde de Bituruna - PR

A Fundação Municipal de Saúde de Bituruna, estado do Paraná, publicou edital de concurso público nº 01/2014, com o objetivo de prover 34 vagas existentes e mais aquelas que vagarem durante a validade do certame. O concurso público será realizado sob responsabilidade do Instituto Saber.
 
As oportunidades são para cargos de todos os níveis escolares, por vencimentos de até R$ 15.911,55, com carga horária variada entre 20, 40 ou 44 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Endemias, Agente de de Fiscalização em Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Clínica Dentária, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Médico (Anestesista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Gineco Obstetra, Ortopedista, Pediatra e Plantonista), Motorista, Técnico em Enfermagem, Técnico RX e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão realizar suas inscrições no endereço eletrônico www.saber.srv.br, entre os dias 10 e 29 de abril de 2014. As taxas oscilam entre R$ 30 e R$ 100, dependendo do cargo pretendido pelo candidato.
 
Provas e Gabaritos
A seleção será composta de provas objetivas, que serão realizadas provavelmente no dia 18 de maio de 2014, e exame médico pré-admissional.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos a partir da data da homologação, que será publicada na Imprensa Oficial do Município de Bituruna, podendo, a critério da Administração da Fundação Municipal de Saúde de Bituruna, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Águas da Prata - SP

A Prefeitura da Estância Hidromineral de Águas da Prata, Estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 11 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.359,70, mais Abono R$ 140,00, mais Adicional Insalubridade + Sal. Especialidade + Auxílio Alimentação de R$ 40,00.
 
A organização, aplicação e correção do Concurso Público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para Secretário de Escola, Engenheiro (Civil), Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Geriatra, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Plantonista, Médico Radiologista, Médico Técnico da Medicina do Trabalho, Médico Urologista e Nutricionista.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 24 de abril de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de maio de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Lagoa da Canoa - AL tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, no estado de Alagoas, com o apoio da COPEVE/UFAL, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 105 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 2.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Analista de Sistemas, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Gestor em Recursos Humanos, Médico Generalista, Médico Ginecologista, Médico para Pequenas Cirurgias, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Psiquiátrico, Médico Ultrassonografista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo Cirurgião Buco-maxilar, Odontólogo Endondontista, Odontólogo para Pacientes Especiais, Odontólogo Periodontista, Odontólogo Protesista, Professor de Biologia, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Escriturário, Fiscal de Tributos, Monitor do CAPS, Oficineiro de Artesanato, Professor de 1º ao 5º Ano, Recepcionista, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária, Telefonista, Agente da Guarda Municipal, Agente de Endemias, Agente de Portaria, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Vigilância Escolar, Fiscal de Disciplina, Merendeira, Motorista – Habilitação B, Motorista – Habilitação D e Serviçal.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, até o dia 30 de abril de 2014. As taxas são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio/técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados na Lan HouseK@juNet, situada na Rua Vicente Ferreira de Farias, n° 54, Centro, Lagoa da Canoa – Alagoas (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 08h às 13h.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas, simultaneamente, na data provável de 22 de junho de 2014, na cidade de Lagoa da Canoa, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na cidade de Lagoa da Canoa não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.
 
O concurso público para os cargos de Professor de Biologia, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática e Professor de 1º ao 5º Ano, será realizado em duas etapas, sendo a primeira constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e a segunda de prova de títulos, de caráter apenas classificatório.

A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Prefeitura de Igaci - AL prorroga inscrições de concurso público

A Prefeitura de Igaci, no estado de Alagoas, lançou edital n° 01/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 82 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 2.438,00. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da FUNDEPES.
 
As chances são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Generalista PSF, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Agente de Vigilância Sanitária, Agente de Vigilância Epidemiológica, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância Escolar e Operador de Máquinas.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, até o dia 30 de abril de 2014. As taxas são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio/técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
O cartão de inscrição dos candidatos, cujas inscrições forem confirmadas via pagamento do Boleto Bancário ou por isenção, contendo informações referentes à data e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), estará disponível a partir do dia 16 de junho de 2014, no endereço eletrônico de inscrição.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente em 22 de junho de 2014, na cidade de Igaci, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h do dia 26 de junho  de 2014.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Concurso Prefeitura de Papagaios - MG

A Prefeitura de Papagaios, no estado de Minas Gerais, através da empresa POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de ocupar 25 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.331,65, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
As chances são para Auxiliares de Serviços Gerais, Cemitério, Secretaria de Escola, Auxiliar em Saúde Bucal, Bombeiro, Zelador, Gari, Oficial de Serviços, Operadores de Máquina Agrícola, Máquina Pesada, e de Motoniveladora, Operário, Escriturário, Motorista, Recepcionista, Assistentes (Administração, Biblioteca e de Farmácia), Agente de Fiscalização, Fiscal de Obras e Posturas, Educador para Saúde, Técnico em Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Professor de Educação Básica, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia, Especialista da Educação, Assistente Social I, Nutricionista, Advogado, Contador, Engenheiro Civil II, Fonoaudiólogo, Assistente Social II, Bioquímico, Cirurgião-Dentista II, Farmacêutico II, Psicólogo II e Enfermeiro II.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições na Sede da Prefeitura Municipal de Papagaios, no período de 16 de junho a 17 de julho de 2014, das 8h às 11h e 13h às 17h.
 
Será admitida também inscrição realizada via internet, através do endereço eletrônico www.polisauditoria.com.br, no período de 16 de junho a 17 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no município de Papagaios, na data prevista de 17 de agosto de 2014. O local de realização das Provas Objetivas de Múltipla Escolha, e confirmação de data e horário da prova, na data provável de 11 de agosto de 2014, às 17h.
 
A divulgação do gabarito provisório da prova objetiva de múltipla escolha, será na data prevista de 18 de agosto de 2014.
 
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São Francisco do Sul - SC

A Prefeitura de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 33 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis médio/técnico e superior. Os salários vão até R$ 1.954,97, mais Gratificação de R$ 4.500,00. O concurso público será executado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC.

As chances são para os cargos de Arquivista, Assistente de Veterinário, Assistente Executivo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar Odontológico, Instrutor de Artes Marciais - JUDÔ, Instrutor de Artes Marciais - KARATÊ, Instrutor de Artes Marciais - TAEKWONDO, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Bioquímico, Contador, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico do Trabalho, Médico Endocrinologista, Médico Oftalmologista, Médico - Função: Médico Plantonista e de mais funções.

As inscrições serão realizadas através da internet, por meio do site www.sociesc.org.br/concursos, até às 16h de 09 de maio de 2014, horário oficial de Brasília.

O valor da taxa de inscrição para cada um dos níveis de escolaridade é o seguinte:
- R$ 70,00 para os cargos de nível médio/técnico;
- R$ 90,00 para os cargos de nível superior.

A aplicação das provas está prevista para o dia 08 de junho de 2014. O candidato deverá consultar a partir do dia 03 de junho de 2014 no “site” www.sociesc.org.br/concursos o local, data e horário das provas. O gabarito preliminar das provas, será publicado no “site” www.sociesc.org.br/concursos da SOCIESC em até 24 horas após o horário do término das mesmas.

Este concurso público terá validade de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Lauro Muller - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Lauro Muller, no município localizado à 188 km de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo nº. 002/2014. A seleção, que será executada pela empresa CONCURSOS SS1, oferece 10 vagas para cargos de nível médio. Os aprovados trabalharão em regime de 40 horas semanais e receberão salário de até R$ 1.178,85.
 
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no processo seletivo, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 5% do total das vagas oferecidas para cada cargo.
 
Cargo
Motorista e Técnico de Enfermagem.
Inscrição
As inscrições via internet poderão ser realizadas até 22 de abril de 2014, pelo site www.concursosss1.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 e R$ 100,00.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no período das inscrições acima descritos, em dias úteis, no horário das 08h às 16h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Valdir Cotrin, s/nº - Lauro Muller/SC.
 
ProvaO processo seletivo constará de prova escrita que será aplicada na data provável de 04 de maio de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 25 de abril de 2014. Também haverá Prova Prática.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano, a critério do município de Lauro Muller.
 
O edital está disponível no site www.concursosss1.com.br.

Concurso Prefeitura de Novo São Joaquim - MT

A Prefeitura de Novo São Joaquim, no estado de Mato Grosso, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com o objetivo de ocupar 49 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 9.000,00, mais plantões, por jornadas de 20h, 25h, 30h ou 40h semanais.

A realização do concurso fica sob a responsabilidade da ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informátia Ltda.

Cargos
- Nível Fundamental: Agente de Serviços Gerais para os cargos de Guarda e Coletor de Lixo, Motorista - categoria D, Operador de Máquinas e Operador de Escavadeira Hidráulica;

- Nível Médio/Técnico: Agente Administrativo, Alimentador de Sistema Aplic, Agente Administrativo/Recepcionista, Pregoeiro, Técnico em Enfermagem e Professor de Nível Magistério;

- Nível Superior: Assessor Jurídico, Contador, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Médico, Professor de Nível Superior/Pedagogia, Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental e Odontólogo.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 14 de abril a 04 de maio de 2014, através do site www.acpi.com.br.

Taxas
- Para os cargos de nível superior: R$ 110,00;
- Para os cargos de nível médio: R$ 70,00;
- Para os cargos de nível fundamental completo e alfabetizado: R$ 40,00.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 08 de junho de 2014, às 08h, em local a ser indicado em edital complementar. A prova objetiva terá duração máxima de 03 horas, contadas a partir do momento em que todas as informações forem prestadas aos candidatos. O gabarito será publicado provavelmente no dia 08 de junho de 2014.

Validade
Este concurso público é válido pelo prazo de 02 anos, contados a partir de sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período, por expressa determinação do Senhor Prefeito Municipal de Novo São Joaquim, ou pelo Presidente do Poder Legislativo, conforme o caso.

Concurso Prefeitura do Santana do Cariri - CE

No Estado do Ceará, a Prefeitura de Santana do Cariri publicou edital nº. 001/2014 de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Universidade Patativa do Assaré, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 224 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 5.200,00, para carga horária de 100 ou 200 horas mensais.
 
Fica reservado o percentual de 5% do total de vagas existentes para os candidatos portadores de necessidades especiais, em função compatível com a sua aptidão.
 
Cargos: Agente de Combate às Endemias, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Atendente Auxiliar de Farmácia, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais (Cozinheiro, Zelador e Merendeira), Biomédica, Digitador, Engenheiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Motorista Categoria B e D, Mecânico, Nutricionista, Operador de Máquinas, Psicólogo, Prof. (Polivalente de Educação Infantil, 1º ao 5º ano, Educação Básica – Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História, Geografia, Ciências Biológicas, Educação Física e Técnico em Enfermagem.
 
As inscrições terão início às 09:00 horas do dia 14 de abril e término em 05 de maio de 2014, no site www.universidadepatativa.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de maio de 2014, em horário e local a serem divulgados no comprovante de inscrição, que será impresso na página do candidato no site www.universidadepatativa.com.br campo concurso aberto a partir do dia 19 de maio de 2014.
 
O gabarito parcial do desempenho dos candidatos será divulgado no site www.universidadepatativa.com.br, a partir de 26 de maio de 2014.
 
Os candidatos concorrentes aos cargos de nível superior aprovados, magistério e proinfantil na 1ª etapa, deverão entregar Curriculum Vitae Simplificado, contendo as informações abaixo relacionadas com as devidas comprovações nos dias 16 e 17 de junho de 2014, no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, situada na Avenida Patativa do Assaré, S/N – Bairro João Paulo II, Santana do Cariri, no horário das 09h às 14h.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da publicação da homologação, podendo ser prorrogável por igual período apenas uma vez.

Concurso Prefeitura de Mogi das Cruzes - SP

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, lançou editais n°s 14 e 15/2014 de concurso público, para provimento de 79 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que podem chegar a R$ 5.676,85. A jornada de trabalho dos contratados será de 12 a 40 horas semanais e o concurso Público será realizado pela Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas – CAIP/USCS.

As vagas são para os cargos de Guarda Municipal, Auxiliar de Desenvolvimento da Educação, Agente Sepultador, Carpinteiro, Eletricista, Pintor, Técnico de Enfermagem, Agente da Defesa Civil, Encarregado de Setor de Defesa Civil, Agente Social, Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo, Orientador de Informática, Psicopedagogo/Equipe de Avaliação, Analista de Sistemas, Administrador Hospitalar, Contador, Enfermeiro, Enfermeiro para as áreas do Trabalho e Obstetrícia, Médico Clínico Geral, Geriatra, Ginecologista, Neurologista, Pediatra, Psiquiatra, Psiquiatra Infantil, Médico-Veterinário, Pintor, Pedreiro, eletricista  e Terapeuta Ocupacional.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 14 de abril a 11 de maio de 2014 pelo endereço eletrônico www.caipimes.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 60,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas na cidade de Mogi das Cruzes e, se necessário, em municípios vizinhos, na data prevista de 1º de junho de 2014, em horários e locais informados através de editais de convocação que serão publicados oportunamente nas imprensas local e oficial e estarão disponibilizados também nos sites www.caipimes.com.br e www.pmmc.com.br, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos relativos a este certame.

O gabarito será divulgado na data prevista de 04 de junho de 2014.

O concurso público terá validade de  dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura do Município de Mogi das Cruzes, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Iguape - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Iguape, no estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo nº. 03/2014, com a finalidade de preencher 74 vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Os salários variam de R$ 783,46 a R$ 3.450,11, em jornadas de 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar Serviços Gerais e Motorista;
- Nível Fundamental Completo: Agente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde da Família, Agente de Controle de Vetor e Recepcionista;
- Nível Médio/Técnico: Técnico de Enfermagem e Técnico de Radiologia;
- Nível Superior: Biologista, Enfermeiro e Enfermeiro da Família.

Inscrições
Os interessados deverão efetuar a inscrição na Unidade Mista de Saúde, situada na Rua dos Estudantes, nº. 40, Centro, das 9h às 11h e das 13h às 17h, entre os dias 14 e 16 de abril de 2014.

Provas
Haverá prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 27 de abril de 2014.

Validade
O certame valerá por 01 ano, a contar de sua homologação, com possibilidade de ser prorrogada.

Concurso Secretaria da Saúde - AC 2014

Conforme anunciado pelo governador do Acre, as Secretarias da Gestão Administrativa (SGA) e de Saúde do Estado do Acre (SESACRE) divulgaram oficialmente o edital de concurso público nº 001/2014, destinado ao provimento de 107 vagas para médicos em diversas especialidades. O salário para os contratados é de R$ 8.160,00, por carga horária de 30 horas semanais.
A organização do certame está sob a responsabilidade da FUNCAB.

Para se inscrever pela internet, o candidato deverá acessar o site www.funcab.org, no período de 11 de abril a 06 de maio de 2014. O valor da inscrição será de R$ 88,00.

A prova objetiva será aplicada em Brasiléia/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Rio Branco/AC, Sena Madureira/AC e Tarauacá/AC.

A prova objetiva será realizada na data provável de 18 de maio de 2014, no turno da tarde e terá duração de 05 horas. As informações sobre os locais e os horários de aplicação da Prova Objetiva serão disponibilizadas no site www.funcab.org.
 
O gabarito oficial será disponibilizado no site www.funcab.org no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (horário oficial do Estado do Acre).

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso CPTM 2014

Foi divulgado edital n° 001/2014 para realização de concurso público na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O concurso destina-se ao preenchimento de 15 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 5.517,80 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Serão reservadas 5% do total de vagas a serem preenchidas aos candidatos portadores de necessidades especiais, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que é portadora.
 
Cargos
Analista de Planejamento e Desenvolvimento Operacional JR, Analista de Planejamento jr, Analista de Planejamento de Gestão JR, Engenheiro de Manutenção JR, Assistente Social, Médico do Trabalho, Agente de Segurança Operacional, Agente de Relacionamento, Maquinista, Caldeireiro, Operador de Máquinas e Equipamentos I, Pintor e Serralheiro.

Inscrição
As inscrições serão realizadas somente via internet, no site www.caipimes.com.br,  de dia 11 de abril até às 16h de 30 de abril de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Prova
O concurso será composto de Prova de Conhecimentos Teóricos, Avaliação de Aptidão Física – TAF, Prova Prática, Avaliação de Perfil Profissional e Avaliação Médica.
 
A prova de conhecimentos teóricos está prevista para 25 de maio de 2014, em horário e local das provas, a serem divulgados por meio de aviso, no site www.caipimes.com.br e nas estações: LUZ, BRÁS e BARRA FUNDA da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

O gabarito preliminar será divulgado no site www.caipimes.com.br, da CAIP/USCS, a partir do dia 28 de maio de 2014.

Validade
A validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação deste edital de Abertura de Inscrições, no Diário Oficial do Estado – DOE, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Concurso Prefeitura de Zé Doca - MA

Foi divulgado edital resumido do concurso público n° 01/2014 da Prefeitura de Zé Doca, no estado do Maranhão. O concurso oferece 370 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Do total de oportunidades, 5% das vagas estão reservadas para portadores de necessidades especiais (PNE).

Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 5.000,00, de acordo com o nível de escolaridade, por jornada de trabalho que poderá ser de 20, 40 ou 44 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental: Almoxarife, Borracheiro, Carpinteiro, Coveiro, Encanador, Fotógrafo, Maqueiro, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Prático Agrícola, Vigilante, Gari e Zelador;

- Nível Médio/Técnico: Agente Administrativo, Fiscal Ambiental, Fiscal Tributário, Fiscal de Obras e Postura, Guarda Municipal, Paisagista, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Eletricidade, Técnico em Higiene Bucal e Topógrafo;

- Nível Superior: Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto, Bioquímico, Cirurgião-dentista, Enfermeiro, Enfermeiro Hospitalar, Engenheiro-agrônomo, Engenheiro Civil, Médico, Médico-veterinário, Nutricionista, Psicopedagogo, Supervisor de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Tecnólogo em Alimentos, Zootecnista, Professor de Educação Infantil, Professor de 1º ao 5º Ano e Professor de 6º ao 9º Ano nas disciplinas de Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática.

Inscrições
As inscrições serão realizadas somente pela internet no endereço eletrônico www.evoluirconsultoria-ma.com.br, no período de  11 de Abril até 28 de Abril de 2014.

Provas
As provas estão previstas para acontecer no dia 1º de junho de 2014, no horário das 08h às 11h para os cargos de nível Superior e Médio, e das 14h às 17h para cargos de nível Fundamental.

Identificação de grupo de risco ajuda a salvar pessoas da morte súbita

Identificação de grupo de risco ajuda a salvar pessoas da morte súbita sxc hu/Divulgação
Foto: sxc hu / Divulgação
Marcapasso previne e alerta quando da possibilidade de uma
arritmia cardíaca
Pacientes que sofreram infarto ou possuem cardiopatias devem ser observados
 
A morte súbita vitima mais pessoas que o câncer de pulmão e de mama, drogas e acidente automobilístico juntos. Embora não haja estatísticas brasileiras, estima-se que a doença cause de 250 mil a 300 mil óbitos por ano no país.
 
As pessoas que apresentam risco de morte súbita são pacientes que já sofreram infarto, têm uma disfunção no músculo cardíaco - vulgarmente conhecida como coração crescido, ou apresentam outras cardiopatias. Um número menor de indivíduos com risco engloba pacientes jovens com arritmia de origem genética.
 
— Se você calcular o número de pessoas que têm infarto no Brasil, ou evoluem para insuficiência cardíaca, ele é enorme. Daí esses dados nos assustam em relação à possibilidade de morte súbita— relata a presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Olga Ferreira de Souza.
 
De acordo com a representante, metade dos pacientes que sofrem infarto morre antes de chegar ao hospital para receber o primeiro atendimento.
 
É essencial identificar esses pacientes de maior risco, seja o jovem que quer desenvolver alguma atividade física, quer ser atleta, seja aquele que já tem uma doença. Ao realizá-la, é possível prevenir a morte súbita através do implante de um marcapasso chamado cardioversor-desfibrilador. Trata-se de um aparelho pequeno, implantado através de uma veia, que leva o eletrodo até o coração.
 
— Ele fica no tecido subcutâneo, não aparece, e reconhece quando existe uma arritmia no coração. Se essa arritmia é de ameaça à vida, por critérios que a gente programa no aparelho, ele emite um choque e reverte a arritmia. Ele consegue prevenir a morte súbita— enfatiza Olga.
 
Segundo a cardiologista, esse procedimento já vem sendo usado no mundo todo há alguns anos, inclusive na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
— Ainda é uma tecnologia cara, mas faz a diferença porque salva vidas entre os pacientes de maior risco— esclarece.
 
Entretanto, ela salienta que a identificação não vem sendo feita já que nem todas as pessoas têm acesso a essa investigação e ao tratamento. A ideia é disseminar o trabalho entre os especialistas.

Agência Brasil

Médicos dos EUA recomendam aspirina para reduzir risco de pré-eclâmpsia

Médicos dos EUA recomendam aspirina para reduzir risco de pré-eclâmpsia Ver Descrição/Agencia RBS
Doença placentária se caracteriza por hipertensão arterial
 na segunda metade da gestação
Testes demonstram que pequenas doses do medicamento diminuem em até 24% as chances de desenvolver a patologia
 
Uma comissão médica federal americana recomendou a ingestão diária de pequenas doses de aspirina para reduzir o risco de pré-eclâmpsia, uma séria condição que pode pôr em risco a vida de gestantes e bebês.
 
A pré-eclâmpsia se caracteriza pela presença de proteínas na urina e por hipertensão arterial na segunda metade da gestação. A doença placentária é o problema clínico mais grave que pode afetar grávidas no mundo, segundo o colegiado. Esta patologia causa complicações em até 8% das gestações, e representa um risco importante de mortalidade tanto para as mulheres quanto para os bebês.
 
A recomendação se baseia em vários testes clínicos que demonstram que doses baixas de aspirinas, entre 50mg e 160mg diárias, diminuem em 24% o risco de pré-eclâmpsia e em 14% o risco de nascimentos prematuros. A junta prevê ainda que as mulheres com grande probabilidade de ter pré-eclâmpsia tomem 81mg de aspirina todos os dias depois de 12 semanas de gravidez.
 
As mulheres com risco importante de pré-eclâmpsia são as que já tiveram esta complicação médica em uma gravidez anterior, particularmente as que deram à luz antes do fim da gestação, as que sofrem de diabetes ou que tiveram hipertensão arterial durante o parto. O comitê indica, por fim, que a aspirina parece não provocar efeitos colaterais no curto prazo.
 
AFP / Zero Hora