Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de abril de 2014

Calmante é o medicamento mais receitado no País, segundo associação

Divulgação/GDF
Levantamento ainda mostra que os genéricos já somam 13
produtos no ranking
De acordo com dados da indústria, os genéricos já somam 65% das prescrições médicas
 
Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos nesta quinta-feira (10) mostra que o calmante rivotril (ansiolítico) foi o medicamento mais prescrito pelos médicos entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014. Foram 1,380 milhão de prescrições. A associação compilou o ranking dos 20 medicamentos mais receitados no Brasil durante o período. A pesquisa se baseou nos indicadores do Close Up,  instituto que audita receita médica no País.
 
Ainda de acordo com o levantamento, em segundo lugar do ranking está a losatana potássica, usada para hipertensão arterial, com 1,373 de receitas. Em terceira posição aparece o Glifage, remédio utilizado para tratamento de diabetes, com 1,131 milhão.
 
O levantamento ainda mostra que os genéricos já somam 13 produtos no ranking, o que corresponde a 65% do total. Segundo a presidente executiva da PróGenéricos, os genéricos atendem mais de 95% das doenças catalogadas pelo Ministério da Saúde.
 
— A pesquisa nos mostra que os genéricos hoje já são maioria nas prescrições, mas é importante ressaltar que a categoria de medicamentos está preparada para substituir todos os outros produtos em que o médico optou prescrever pela marca.
 
Com preço 35% inferior aos produtos de referência, como determina a lei, os genéricos são os únicos produtos que atualmente podem substituir os produtos de marca indicados nas receitas. Isso ocorre porque passam por testes que garantem qualidade, eficácia e segurança idênticas aos do produto inovador. A troca pelo genérico pode ser feita pelo farmacêutico e requisitada pelo consumidor.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário