Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de abril de 2014

Saiba quais são os tipos de chocolate e seus benefícios para a saúde


Saiba quais são os tipos de chocolate e seus benefícios para a saúde Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Ideal é consumir 30g por dia, já que a ingestão em excesso pode
provocar irritações no estômago e no intestino
Ao leite, amargo, branco e diet são as versões mais comercializadas
 
Abril é o mês em que as tentações estão por todos os lados, afinal, é justamente nesse período em que é comemorada a Páscoa. Diante disso, as prateleiras de supermercados ficam repletas de guloseimas e, principalmente, de ovos de chocolates dos mais variados tipos e tamanhos.
 
Controlar a dieta mediante a tantas gostosuras e comer sem acarretar no ganho de alguns quilinhos a mais são as preocupações imediatas. Segundo a nutricionista Ana Huggler, é possível comer chocolate desde que a quantidade seja moderada.
 
— O ideal é consumir 30g por dia. Essa quantia é equivalente a dois bombons ou um tablete pequeno. No caso do chocolate amargo (70% cacau), que é rico em substâncias que atuam prevenindo ou controlando a hipertensão, a indicação é ingerir de 3 a 4 quadradinhos diários do chocolate, pois ele é muito calórico e pode causar ganho de peso— alerta Ana.
 
Além disso, a ingestão em excesso pode provocar irritações no estômago e na mucosa intestinal.
 
— Em contrapartida, o cacau possui uma substância denominada feniletilamina que ajuda a melhorar o humor. Uma dica é ingeri-lo no período da tarde que é quando o cortisol, o hormônio do estresse, está mais elevado— sugere a especialista.
 
Confira os benefícios de cada tipo de chocolate:
 
Ao leite - possui menos gordura hidrogenada na sua composição e, portanto, é menos calórico (com exceção daqueles que contêm nozes, cremes, frutas cristalizadas, entre outros).
 
Branco - produzido a partir da manteiga de cacau, ele é o que possui menor quantidade de propriedades benéficas à saúde. Além disso, são ricos em gorduras saturadas, que colaboram para a elevação do peso.
 
Amargo - fabricado com grãos torrados de cacau, ele contêm pouco açúcar e não tem acréscimo de leite na composição. É considerado um dos mais benéficos à saúde, já que é rico em flavonóides, substâncias que agem melhorando a circulação.
 
Diet - indicado para diabéticos, já que não possuem açúcares na composição. Porém, possuem um teor maior de gordura para garantir a mesma consistência. Sendo assim, às vezes, é mais calórico do que o normal, dependendo da marca.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário