Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 22 de dezembro de 2012

Enzimas abrem caminho para melhorar tratamento do pré-diabetes

Dra. Ruth Caldwell, Dr. Yanbin Dong, Dr. William Caldwell e Dr. Rudolf Lucas, envolvidos no estudo
Foto: Phill Jones/Georgia Health Sciences University
Dra. Ruth Caldwell, Dr. Yanbin Dong, Dr. William Caldwell
e Dr. Rudolf Lucas, envolvidos no estudo
Estudo pode levar a marcadores que indicam probabilidade de desenvolver diabetes e risco de ter formas mais agressivas da doença
 
Duas enzimas que são elevadas em pessoas com pré-diabetes pode ajudar a evitar graves complicações vasculares e identificar aqueles com maior risco para desenvolver diabetes, de acordo com pesquisadores da Georgia Health Science University, nos EUA.
 
As enzimas, arginase e indoleamina 2,3 dioxigenase, ou IDO, também têm em comum a degradação de aminoácidos, a resposta à imunidade e a supressão de inflamação.
 
Agora, os pesquisadores decidiram observar por que essas duas enzimas aumentam e como elas podem contribuir para problemas vasculares, tanto em um modelo animal de diabetes quanto em um grupo de seres humanos pré-diabéticos.
 
A pesquisa supõe a existência de um ciclo vicioso no qual altos níveis de glicose aumentam a produção de fatores inflamatórios, como citocinas e espécies reativas de oxigênio que, por sua vez, elevam arginase e IDO. O último, em seguida, eleva ainda mais as citocinas e espécies reativas de oxigénio que danificam os vasos sanguíneos.
 
"É só colocarmos células em glicose alta que elas começam a produzir espécies reativas de oxigênio e citocinas. É uma situação tóxica", afirma o pesquisador William Caldwell.
 
O modelo animal, deficiente em leptina, hormônio da saciedade, e em risco de disfunção vascular, permite aos investigadores visualizar as mudanças de normais para pré-diabetes até o diabetes.
 
"Conforme eles encontram, por exemplo, citocinas no modelo animal, eles olham no sangue de obesos pré-diabéticos para ver se eles também possuem as citocinas", explica o pesquisador principal Yanbin Dong.
 
Os pesquisadores já documentaram níveis significativamente mais elevados de citocinas pró-inflamatórias em indivíduos pré-diabéticos. E, ao que funciona nos dois sentidos: eles encontraram arginase elevada em pré-diabéticos e depois notaram a presença dessas citocinas em ratos obesos.
 
Os resultados podem ser mortais para as células e órgãos já que níveis elevados de IDO e arginase aumentam a resposta ao estresse em que o corpo deixa de produzir novas células, o que é particularmente problemático em locais de alta rotatividade, como o revestimento dos vasos sanguíneos e células imunológicas. Segundo os pesquisadores, as células entram em estado de senescência e não trabalham normalmente. A senescência tem sido ligada a altos níveis de glicose.
 
A equipe espera que a pesquisa possa levar a marcadores que indicam a probabilidade de desenvolver diabetes e o risco de desenvolver formas mais agressivas da doença.
 
"Pré-diabetes é uma epidemia cada vez maior. Ser capaz de avaliar a partir de um estado inicial quais fatores podem contribuir para o desenvolvimento posterior de diabetes e problemas cardiovasculares pode ter um impacto significativo", afirma o pesquisador Rudolf Lucas.
 
Fonte isaude.net

Ressonância magnética supera tomografia no monitoramento de lesões cerebrais

Exames de ressonância magnética fornecem melhores
diagnósticos de lesões cerebrais
Pessoas com lesões leves que tinham tomografias 'normais' apresentavam sinais de sangramento em exames de ressonância
 
Pesquisadores da Universidade da California, nos EUA, descobriram que a ressonância magnética (RM) é mais eficaz para prever resultados de longo prazo para pessoas com lesões cerebrais traumáticas leves do que a tomografia computadorizada (TC), técnica padrão para avaliar essas lesões na sala de emergência.
 
Esther Yuh e sua equipe seguiram 135 pessoas tratadas por lesões traumáticas cerebrais leves ao longo dos últimos dois anos em três hospitais.
 
Todos os 135 pacientes com lesões cerebrais traumáticas leves receberam tomografia computadorizada quando foram admitidos pela primeira vez, e todos receberam exames de ressonância magnética cerca de uma semana depois. A maioria deles não tinha sinais detectáveis de lesão na tomografia, mas mais de um quarto que tinha TC "normal", também apresentava manchas detectáveis em seus exames de ressonância magnética chamadas "lesões focais", que sinalizam sangramento microscópico no cérebro.
 
Visualizar essas lesões focais ajudou os médicos a prever se os pacientes estavam propensos a sofrer problemas neurológicos persistentes. Cerca de 15% das pessoas que têm lesões cerebrais traumáticas leves sofrem consequências neurológicas a longo prazo, mas os médicos não têm atualmente qualquer forma definitiva de predizer se um paciente vai ter sequelas ou não.
 
"Este trabalho levanta questões de como estamos atualmente para gerenciar pacientes através de tomografia computadorizada. Ter uma tomografia normal não indica, de fato, que tudo está normal", afirma o autor sênior do estudo, Geoff Manley.
 
Segundo os pesquisadores, o trabalho é um passo importante para a definição de uma forma mais quantitativa de avaliar pacientes com lesões cerebrais traumáticas leves e desenvolver ferramentas médicas de maior precisão para detectar, monitorar e tratá-los.
 
A pesquisa foi descrita na revista Annals of Neurology.
 
Fonte isaude.net

Uso regular de aspirina por 10 anos ou mais aumenta risco de cegueira

Pesquisa revela associação entre o uso contínuo do analgésico e a maior propensão à degeneração macular relacionada à idade
 
Cientistas da University of Wisconsin School of Medicine and Public Health, nos EUA, descobriram que o uso regular de aspirina por 10 anos ou mais está associado a uma maior risco de degeneração macular relacionada à idade.
 
"O uso de aspirina nos Estados Unidos é generalizado, com cerca de 19,3% dos adultos relatando consumo regular e relatando aumento das doses com a idade", afirmam os pesquisadores.
 
 
Barbara E. K. Klein e seus colegas conduziram um estudo para examinar a associação entre o uso de aspirina e a degeneração macular. Os pesquisadores usaram dados de um estudo populacional realizado em Wisconsin.
 
Os exames foram realizados a cada cinco anos ao longo de um período de 20 anos (1988-1990 a 2008-2010). Os 4.926 participantes do estudo tinham entre 43 a 86 anos de idade no início do estudo. Em exames posteriores, os participantes foram questionados se haviam usado regularmente aspirina pelo menos duas vezes por semana por mais de 3 meses. A duração média de acompanhamento foi de 14,8 anos.
 
Para o estudo, os pesquisadores mediram a incidência de diferentes tipos de degeneração macular. Durante o estudo, eles encontraram 512 casos incidentes de degeneração macular precoce e 117 casos de incidência da doença tardia.
 
Os resultados mostraram que o uso regular de aspirina por 10 anos antes do exame da retina foi associado com degeneração macular tardia.
 
"Nossos resultados são consistentes com uma associação pequena, mas estatisticamente significativa entre o uso regular de aspirina e a incidência de degeneração macular neovascular. Mais estudos são necessários para confirmar nossas observações. Se confirmadas, será importante definir abordagens para bloquear este efeito a fim de evitar ou retardar o desenvolvimento da doença em pessoas que usam aspirina, especialmente para prevenir doenças cardiovasculares", concluem os autores.
 
Fonte isaude.net

Comprimido oral contendo ingrediente da maconha torna a dor mais suportável

Pesquisa sugere que droga afeta a reação emocional à dor de forma variável e não reduz a intensidade da dor como se pensava
 
Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriram que um comprimido oral contendo THC, ingrediente psicoativo da cannabis, torna a experiência de dor mais suportável, ao invés de realmente reduzir a intensidade da dor.
 
Exames de ressonância magnética por imagem demonstraram atividade reduzida em áreas-chave do cérebro relacionadas ao alívio da dor nos participantes do estudo.
 
"Descobrimos novas informações sobre a base neural do alívio da dor induzido pela cannabis. A droga não parece agir como um remédio para dor convencional. Algumas pessoas respondem muito bem, outras não. Imagens do cérebro mostram pequena redução nas regiões do cérebro que codificam a sensação de dor, que é o que nós tendemos a ver com drogas como os opiáceos. Ao contrário, a cannabis parece afetar principalmente a reação emocional à dor de uma forma muito variável", afirma o pesquisador Michael Lee.
 
Os pesquisadores relataram suas descobertas na revista Pain.
 
Dor a longo prazo, muitas vezes sem causa clara, é um problema de saúde complexo. Diferentes abordagens muitas vezes são necessárias para ajudar a controlar a dor do paciente, e pode incluir medicamentos, fisioterapia e outras formas de terapia física e apoio psicológico.
 
Para alguns pacientes, medicamentos à base de maconha permanecem eficazes quando outras drogas não conseguem controlar a dor, enquanto outros relatam muito pouco efeito da droga sobre a dor e experimentam efeitos secundários.

O estudo
Lee e seus colegas realizaram a pesquisa para entender melhor o que acontece no organismo quando alguém experimenta o alívio da dor usando maconha.
 
Eles recrutaram 12 homens saudáveis e usaram um dos muitos compostos que podem ser derivados da cannabis.
 
Os participantes passaram por uma série de exames de ressonância magnética. Antes dos testes, os participantes receberam ou um comprimido de 15mg de THC ou um placebo. THC, ou delta-9-tetrahidrocanabinol, é o composto ativo psicotrópico da cannabis, ingrediente responsável pela sensação causada pelo uso recreativo da droga.
 
Para induzir certo nível de dor, os voluntários tiveram um creme com 1% de capsaicina friccionado sobre a pele da perna, que causou sensação quente, ardente e dolorosa.
 
"Os participantes foram convidados a relatar a intensidade e desconforto da dor, o quanto o creme queimou e quanto incomodou. Nós descobrimos que com THC, em média, as pessoas não relataram qualquer alteração na queimadura, mas a dor incomodava menos", afirma Lee.
 
Embora este efeito médio tenha sido estatisticamente significativo, houve grande variabilidade entre os participantes no que diz respeito ao efeito de THC sobre a dor que eles experimentaram. Apenas seis dos 12 relataram uma clara mudança no quanto a dor incomodou, por exemplo.
 
Os resultados de imagem cerebral fundamentam os relatórios dos participantes. A mudança na tolerância à dor foi combinada com uma supressão da atividade na parte do cérebro chamada córtex cingulado anterior, estrutura que está envolvida em várias funções e tinha sido previamente implicada nos aspectos emocionais da dor.
 
Houve também mudanças na atividade da amígdala direita que se correlaciona com a diminuição do desconforto da dor com THC.
 
De maior interesse para os pesquisadores, no entanto, foi a força da conexão em indivíduos entre a amígdala direita e uma parte do córtex chamada a área sensório-motor primária. A força desta ligação nos participantes individuais está associada aos diferentes efeitos do THC sobre a dor que esse voluntário experimentou.
 
Segundo os autores, isto sugere que pode haver uma maneira de prever quem iria se beneficiar do uso de cannabis para alívio da dor. "Poderemos, no futuro, ser capaz de prever quem irá responder à droga, mas seria preciso fazer estudos em pacientes com dor crônica ao longo de períodos de tempo mais longos", conclui Lee.
 
Fonte isaude.net

Facebook reduz autocontrole e aumenta compulsão alimentar

Pesquisadores descobriram pessoas socializadas por intermédio de redes sociais tinham níveis mais elevados de auto-estima, mas os níveis mais baixos de auto-controle
Pesquisadores descobriram pessoas socializadas por intermédio
de redes sociais tinham níveis mais elevados de auto-estima,
mas os níveis mais baixos de auto-controle
Estudo sugere que efeito sobre o autocontrole pode estar causando mais ganho de peso em usuários do que o sedentarismo
 
Pessoas que utilizam o Facebook regularmente têm níveis mais elevados de autoestima, mas níveis mais baixos de autocontrole, o que os torna mais propensos a consumir alimentos nocivos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que a interferência no autocontrole pode causando mais ganho de peso em usuários do que o sedentarismo encorajado pela rede social.
 
"O uso das redes sociais online podem ter um efeito positivo sobre a autoestima e bem-estar. No entanto, estes sentimentos crescentes podem ter um efeito negativo sobre o comportamento. Como os consumidores se preocupam com a imagem que apresentam aos amigos mais próximos, o uso da rede social aumenta a autoestima em usuários que estão focados em amigos íntimos durante a navegação de sua rede social. Este aumento momentâneo da autoestima os leva a mostrar menos autocontrole depois de navegar em uma rede social", explicam os autores.
 
Os cientistas usaram cinco experimentos sobre o comportamento dos usuários do Facebook para ver como a rede social os afetava quando estavam off-line.
 
Os estudos sugeriram que havia uma ligação entre o uso das redes sociais e um baixo autocontrole sobre o que comemos e quanto dinheiro gastamos.
 
Eles descobriram que as pessoas que usaram o Facebook para contatar seus amigos eram mais propensas a compulsão alimentar e excesso de peso. Eles também tinham níveis mais elevados de dívida de cartão de crédito.
 
O mesmo não aconteceu com as pessoas que se concentraram em "laços fracos", ou seja, pessoas com as quais estavam menos familiarizadas.
 
Segundo os pesquisadores, os resultados têm implicações de longo alcance já que o Facebook tem agora mais de um bilhão de usuários ativos. "Dado que o autocontrole é importante para manter a ordem social e o bem-estar pessoal, este efeito sutil pode ter impacto generalizado. Isto é particularmente verdadeiro para os adolescentes e adultos jovens, que são os maiores usuários de redes sociais e cresceram usando redes sociais como uma parte normal da vida diária", concluem os autores.
 
Fonte isaude.net

Produtos químicos encontrados em carnes grelhadas aumentam risco de doenças

Proteínas glicosiladas ativam amadurecimento das células imaturas de gordura e contribuem para doenças ligadas ao envelhecimento
 
Produtos químicos encontrados em carnes grelhadas e fritas podem aumentar a capacidade do corpo de acumular novas células de gordura e elevar o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento, de acordo com estudo da Universidade de Purdue, nos EUA.
 
Com o tempo, o corpo humano elimina a capacidade de células jovens de gordura de amadurecer e acumular lipídios. Mas grelhar ou fritar carnes cria proteínas glicosiladas, que resultam da ligação entre proteínas e açúcar.
 
A pesquisa revela que os produtos químicos criados por alguns métodos de preparação podem permitir que as células de gordura imaturas sobrevivam e acumulem lipídeos, bloqueando de um processo celular que normalmente mata as células.
 
"Quando você coloca proteínas e açúcares em conjunto em altas temperaturas há uma reação química, que cria sabor e textura. O estudo sugere que estas proteínas glicosiladas estão envolvidas em doenças relacionadas com a idade, tais como a doença cardiovascular", afirma o pesquisador Kee-Hong Kim.
 
A pesquisa foi publicada no Journal of Biological Chemistry.
 
Kim e seus colegas decidiram investigar se as proteínas glicosiladas afetam a velocidade com que as células de gordura imaturas se transformam em células adiposas maduras.
 
Usando cultura de células, eles não viram nenhuma mudança na rapidez com que essas células imaturas amadurecem, mas notaram outra variação. "Animais mais velhos geralmente não acumulam novas células de gordura. Essas células precursoras perdem a capacidade de tornarem-se maduras à medida que envelhecemos. Mas, quando expostas às proteínas glicosiladas, as células de gordura imaturas começaram a se diferenciar e acumular lipídios, como se estivessem em um animal jovem", explica Kim.
 
Segundo Kim, quando nós consumimos continuamente proteínas glicosiladas podemos ativar a capacidade de células precursoras de amadurecer.
 
Os pesquisadores descobriram que subprodutos de proteínas interferem com os processos celulares que deveriam matar células de gordura imaturas em animais mais velhos. Isso significa que esses animais, ou pessoas, podem acumular mais células de gordura do que deveriam, e essas células armazenam compostos que podem levar a inflamação e certos tipos de doenças.
 
"É muito interessante que um componente único alimentar possa contribuir para uma série de doenças. Isso pode levar as pessoas a pensar sobre a preparação de alimentos e opções de dieta", afirma a pesquisadora Chih-Yu Chen.
 
"As proteínas glicosiladas não são imediatamente tóxicas, mas com a exposição por um longo período de tempo, algumas porções dos materiais acumulam-se nas células ou tecidos, o que contribui para a inflamação e estresse oxidativo", conclui Kim.
 
A equipe agora pretende confirmar suas descobertas em um modelo animal.
 
Fonte isaude.net

Duas refeições em família por semana melhoram alimentação das crianças

Pesquisa revelou que crianças que sempre comeram refeições
em família consumiram 125g a mais de frutas e legumes
Pesquisa mostra que crianças que sempre comeram refeições na mesa com a família consumiram 125g a mais de frutas e legumes
 
Refeições em família, mesmo que apenas duas vezes por semana, aumentam a ingestão diária de fruta e legumes das crianças, de acordo com pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido.
 
O estudo, publicado no Journal of Epidemiology & Community Health sugere ainda que o consumo dos pais de frutas e legumes e o corte das porções desses alimentos impulsionou o consumo das crianças.
 
A pesquisa constatou que 63% das crianças não consomem o valor recomendado pela Organização Mundial da Saúde de cinco porções (400 g) desses alimentos por dia.
 
As crianças que sempre comeram refeições em família consumiram 125g a mais de frutas e legumes, em média, do que as crianças que nunca comeram com suas famílias. Mesmo aqueles que relataram comer juntos apenas uma vez ou duas vezes por semana consumiram 95g mais do que aqueles que nunca comeram juntos.
 
"Mesmo que seja apenas uma refeição em família por semana, quando as crianças comem com os pais ou irmãos mais velhos, elas aprendem sobre a alimentação. Observar a forma como os seus pais ou irmãos comem e os diferentes tipos de comida que eles comem é fundamental na criação de seus hábitos alimentares e preferências", afirma a supervisora do estudo Janet Cade.
 
Nas famílias em que os pais relataram comer frutas e legumes todos os dias, as crianças ingeriam em média uma porção de 80g a mais do que crianças cujos pais nunca ou raramente comiam esses alimentos.
 
Crianças cujos pais sempre ou às vezes cortam frutas e legumes para elas consumiam, em média, mais frutas e legumes do que os filhos de pais que nunca cortavam seus frutos e legumes.
 
"Como os hábitos alimentares são estabelecidos na infância, a importância de promover a refeição em família precisa ser mais proeminente em campanhas de saúde pública. Trabalhos futuros poderiam ser destinados a melhorar a ingestão das crianças ou incentivar os pais a cortar frutas e legumes para os filhos", concluem os autores.
 
Fonte isaude.net

Apertar a mama pode ajudar a controlar o crescimento de tumores

Pesquisa mostra pela primeira vez que forças mecânicas podem reverter o crescimento fora de controle das células cancerosas
 
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, descobriram que o "aperto" ou "compressão" da mama pode fazer com que as células cancerosas malignas mamárias adquiram um padrão de crescimento normal, ou seja, saudável.
 
A pesquisa mostra pela primeira vez que as forças mecânicas podem, isoladamente, reverter e impedir o crescimento fora de controle das células cancerosas. Esta mudança acontece mesmo que as mutações genéticas responsáveis pela malignidade permaneçam.
 
"Estamos mostrando que a organização do tecido é sensível a entradas mecânicas do ambiente nas fases iniciais de crescimento e desenvolvimento. Um sinal inicial, na forma de compressão, parece colocar estas células malignas de volta no caminho certo", explica o pesquisador Daniel Fletcher.
 
Ao longo da vida de uma mulher, o tecido da mama aumenta, diminui e muda de uma forma altamente organizada, em resposta a alterações no seu ciclo reprodutivo. Por exemplo, quando se formam ácinos, estruturas que secretam leite durante a lactação, as células saudáveis da mama rodam para formar uma estrutura organizada, e param de crescer quando é preciso.
 
Uma das características iniciais do câncer de mama é a quebra desse padrão de crescimento normal. Não só as células cancerosas continuam a crescer de forma irregular quando não deveriam, como estudos recentes mostraram que elas não rodam de forma coerente ao formarem ácinos.
 
Pesquisas anteriores mostraram que uma célula maligna não está condenada a se tornar um tumor, mas que seu destino depende de sua interação com o microambiente circundante. A manipulação deste ambiente, através da introdução de inibidores bioquímicos, poderia domar células mamárias mutantes a se comportarem normalmente.
 
O novo estudo sugere que a introdução de uma interferência mecânica, como a compressão, em vez de influências químicas, também altera o crescimento de células cancerígenas.
 
"As pessoas já sabem há séculos que a força física pode influenciar nossos corpos. Quando levantamos pesos, nossos músculos ficam maiores. A força da gravidade é essencial para manter os ossos fortes. Aqui, mostramos que a força física pode desempenhar um papel no crescimento, e reversão, das células cancerosas", afirma o pesquisador Gautham Venugopalan.
 
Venugopalan e seus colegas cultivaram células malignas de mama em uma substância gelatinosa que havia sido injetada em câmaras de silicone flexíveis. As câmaras flexíveis permitiram que os cientistas aplicassem uma força de compressão nas primeiras fases de desenvolvimento das células.
 
Com o tempo, as células malignas comprimidas cresceram de forma mais organizada, com ácinos de aparência saudável que se assemelhavam a estruturas normais, em comparação com as células malignas que não foram compactadas.
 
Os pesquisadores mostraram que a compressão durante o início do desenvolvimento também induziu rotação coerente nas células malignas, uma característica do desenvolvimento normal.
 
Notavelmente, estas células pararam de crescer uma vez que a estrutura do tecido da mama foi formada, ainda que a força de compressão tivesse sido removida. "As células malignas não se esqueceram completamente de como ser saudáveis, elas só precisavam das pistas certas para orientá-las de volta a um padrão de crescimento saudável", afirma Venugopalan.
 
Os pesquisadores ainda acrescentaram uma droga que bloqueava a caderina-E, proteína que ajuda as células a se unir a suas vizinhas. Quando fizeram isso, as células malignas retornaram à sua aparência cancerosa desorganizada, anulando os efeitos da compressão e demonstrando a importância da comunicação de célula a célula na formação de uma estrutura organizada.
 
É importante ressaltar que os pesquisadores não estão propondo o desenvolvimento de sutiãs de compressão como um tratamento para o câncer de mama. "A compressão, por si só, não é uma terapia. Mas isso nos dá novas pistas para rastrear as moléculas e estruturas que poderiam, eventualmente, serem alvos de terapias", conclui Fletcher.
 
Fonte isaude.net

Composto sintético é o primeiro capaz de reverter doença hepática gordurosa

Testes com ratos mostram que SR9238 suprime a produção de gordura no fígado e elimina a inflamação sem causar efeitos colaterais
 
Cientistas do Scripps Research Institute, nos EUA, desenvolveram um composto sintético capaz de reverter os efeitos de uma condição metabólica grave conhecida como doença hepática gordurosa.
 
O composto conhecido como SR9238 é o primeiro a suprimir eficazmente a produção de lípidos ou de gordura no fígado, eliminando a inflamação e invertendo a acumulação de gordura em modelos animais com a condição.
 
O novo composto também reduziu significativamente os níveis de colesterol total, embora exatamente o modo como isso ocorreu permaneça desconhecido.
 
"Trabalhamos com um par de proteínas naturais chamadas LXRa e LXRß que estimulam a produção de gordura no fígado, e descobrimos que nosso composto pode ser capaz de suprimir com sucesso esse processo. Uma vez que os animais receberam a droga, eles foram capazes de reverter a doença após um único mês sem efeitos adversos enquanto eles comiam uma dieta rica em gordura", afirma o líder do estudo Thomas Burris.
 
Fígado gorduroso, que muitas vezes acompanha a obesidade e diabetes tipo 2, frequentemente leva a condições mais graves, incluindo cirrose e câncer de fígado. A condição afeta cerca de 10 a 24% da população em geral, de acordo com um estudo publicado na revista GUT em 2003.
 
Burris e seus colegas criaram SR9238 de modo que ele pudesse ser rapidamente metabolizado no fígado para minimizar a migração da droga para a corrente sanguínea, o que pode levar a efeitos colaterais.
 
No estudo, os ratos foram alimentados com uma dieta rica em gordura durante 14 semanas antes do tratamento com SR9238. Após um mês de terapia, os cientistas descobriram que os genes produtores de gordura no fígado foram reprimidos e a expressão de gordura foi reduzida até 90%.
 
Além disso, os cientistas observaram uma redução de 80% da enzima responsável pela produção de colesterol, a mesma que é alvo das estatinas.
 
Marcadores de lesões hepáticas também estavam em níveis baixos, o que sugere que o composto pode também ter o potencial de tratar danos no fígado causados pelo álcool.
 
Fonte isaude.net

Anvisa suspende lote irregular de protetor solar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, a suspensão da venda, em todo o País, do lote 134802F do produto Creme Protetor para a pele Professional Solar UVA+UVB- FPS 30, fabricado pela empresa Maria de Lourder Wellausen Fleck- ME.
 
O órgão regulador informa em sua página na internet que "o creme registrado na Anvisa com o nome comercial de Creme Protetor para a pele Bluecare Solar apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de rotulagem, determinação de pH, teor de methoxycinnamate e teor de octyl salicilate".
 
A Anvisa esclareceu ainda que a suspensão dura o tempo necessário para a regularização dos produtos e tem validade imediata, além de advertir que as pessoas que já compraram algum dos produtos devem interromper o uso.
 
Fonte R7

Dentes pontudos fazem garoto chinês parecer um vampiro

Médicos disseram que Wang Pengfei só poderá
operar quando for adulto
Wang Pengfei, 16 anos, tem vergonha de posar para as fotos e vive isolado de outros jovens, conta sua mãe
 
Um garoto chinês que cresceu com dois dentes da frente pontudos tem intrigado especialistas.
 
Os dentes de Wang Pengfei, 16 anos, fazem com que ele pareça um vampiro. O garoto foi levado para o hospital em Chongqing, no sudoeste da China, para realizar uma série de exames.
 
O menino, que nasceu com pouquíssimo cabelo, segundo o tabloide The Sun, tem apenas os dois dentes na boca.
 
Apesar das tentativas de sua mãe, Wang Hui, os médicos disseram que o menino só poderá operar quando for adulto. O custo para a cirurgia ficaria por volta de R$ 268 mil.
 
Wang Hui, no entanto, teme que seu filho se torne mais e mais isolado entre os adolescentes.
 
Wang Pengfei tem tanta vergonha de sua condição que acaba se recusando a posar para fotos, deixando sua mãe ainda mais preocupada:
 
— Ele não tem amigos e, gradualmente, foi percebendo que é diferente dos outros jovens.
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Cajamar - SP

A Prefeitura de Cajamar, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 29 vagas

Inscrições:
Até 18 de janeiro de 2013 pelo www.mouramel
o.com.br ou na rua Pedro Binatto, nº. 172, Bairro de Jordanésia, Cajamar

Valor:
De R$ 15,00 a R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 969,62 a R$ 3.647,04

Cargos:
Ensino Fundamental - (10 vagas) Motorista de Ambulância e (4) Operador de Rádio;
Ensino Superior - (1) Médico Clínico - Endocrinologista, (1) Geriatra, (1) Pneumologista, (1) Neurologista, (1) Dermatologista, (1) Ultrassonografista, (1) Clínico Geral, (1) Pediatra, (1) Ginecologista e (6) Médico Plantonista;

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova prática para Motorista, aplicação de teste e entrevista e exames médicos.

Concurso Prefeitura de Lagamar - MG

A Prefeitura de Lagamar, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 127 vagas

Inscrições:
De 21 de dezembro a 20 de janeiro pelo www.reisauditores.c
om.br ou na Prefeitura Municipal Lagamar, praça Magalhães Pinto, nº. 68, centro, Lagamar

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.953,48

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática para Motorista, Operador de Trator, Motorista de Veículo Pesado, Operador de Patrol e Operador de Pá Carregadeira.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Ajudante de Serviço Público, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Gari, Mecânico, Motorista, Motorista de Veículo Pesado, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Patrol, Pedreiro, Servente de Obras e Zelador;

Ensino Médio - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Secretaria Escolar, Fiscal Sanitário, Operador em Raio, Supervisor Epidemiológico, Técnico em Laboratório, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Topografia e Telefonista;

Superior - Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Monitora, Nutricionista, Odontólogo, Professor e Psicólogo;

Concurso Prefeitura de Sabará – MG

A Prefeitura de Sabará – MG realiza concurso para provimento de 772 vagas.

Inscrições:
Até 2 de janeiro de 2013

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 70,00

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.478,67

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova dirigida para Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Obras e Serviços e Trabalhador Braçal.

Cargos:
Alfabetizado - Agente de Obras e Serviços, Auxiliar de Obras e Serviços, Auxiliar de Serviços, Motorista de Veículos Pesados, Oficial de Obras e Serviços e Trabalhador Braçal;

Fundamental - Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), Desenhista Técnico e Mestre de Obras;

Médio - Assistente Administrativo, Assistente de Educação Básica (ASB), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Fiscal Municipal, Fiscal Sanitário, Oficial Administrativo, Operador de Sistema, Programador de Sistema, Supervisor de Obras e Orçamento, Supervisor de Custo, Supervisor de Sistema, Técnico de Enfermagem, Técnico de Obras e Serviços, Técnico de Orçamento e Contabilidade, Técnico de Saúde - Radiologia, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Higiene Dental e Topógrafo;

Superior - Administrador, Advogado, Agente de Comunicação Social, Analista de Educação Básica - Bibliotecário, Analista de Educação Básica - Contador, Analista de Educação Básica - Fonoaudiólogo, Analista de Educação Básica - Nutricionista, Analista de Educação Básica - Inspetor Escolar, Analista de Educação Básica - Psicólogo, Analista de Educação Básica - Assistente Social, Analista de Educação Básica - Terapeuta Ocupacional, Arquiteto Urbanista, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário, Biólogo, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro, Especialista de Educação Básica (EBB), Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Historiador, Médico, Médico-veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor de Educação Básica (EBB) nas disciplinas de Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Língua Portuguesa, Matemática, Séries Iniciais e Educação Religiosa, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Concurso Prefeitura de São Pedro da Água Branca - MA

A Prefeitura de São Pedro da Água Branca, Maranhão, realiza concurso para preenchimento de 90 vagas

Inscrições:
De 17 de dezembro a 11 de janeiro de 2013, no Setor de Contabilidade do Município (Avenida Castelo Branco, s/nº, centro, São Pedro da Água Branca)

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para Professores e prova prática para Digitador.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 6.000,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente de Epidemias e Controle de Doenças, Eletricista, Auxiliar Serviços Gerais, Agente de Portaria, Encanador, Gari, Jardineiro, Merendeira, Motorista, Vigia e Zelador;
Ensino Médio - Agente Social, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Secretario Escolar, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório de Análises Clínicas, Digitador, Professor de Educação Infantil e Professor de 1º ao 5º ano;
Ensino Superior - Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Professor de Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano (Inglês, Ciências, Geografia, História, Português e Matemática), Educador Físico, Médico Ginecologista, Cirurgião Geral, Pediatra, Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo, Supervisor Escolar, Coordenador Pedagógico, Psicólogo e Assistente Social.

Concurso Prefeitura de São Sebastião da Amoreira – PR

A Prefeitura de São Sebastião da Amoreira – PR realiza concurso para provimento de 8 vagas

Inscrições:
De 28 de novembro a 10 de janeiro de 2013 pelo www.funtefcp.com
.br ou na rua Papa João XXIII, nº. 1.086, Centro

Valor:
R$ 60,00.

Cargos:
Auxiliar de Enfermagem PSF e Agente Comunitário de Saúde PSF

Remuneração:
R$ 622,00.

Provas:
Prova objetiva: 27 de novembro

Concurso Prefeitura de São Sebastião da Amoreira – PR (II)

A Prefeitura de São Sebastião da Amoreira – PR realiza concurso para provimento de 126 vagas

Inscrições:
De 28 de novembro a 10 de janeiro de 2013 pelo www.funtef
cp.com.br ou na rua Papa João XXIII, nº. 1.086, Centro

Valor:
R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 5.771,35

Provas:
Prova objetiva: 27 de janeiro
Haverá prova de títulos para Professor
Haverá prova prática para Mecânico, Operador de Máquinas, Motorista e Eletricista

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Serviços Gerais, Pedreiro, Merendeira, Mecânico, Operador de Máquinas, Eletricista, Motorista e Auxiliar em Enfermagem;
Médio/Técnico - Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio X, Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Professor Educação Básica e Professor de Informática - Educação Básica;
Superior - Professor de Educação Física, Cirurgião-Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico-Veterinário, Administrador, Nutricionista, Agente Tributário, Advogado e Assistente Social.

Concurso Prefeitura de Serra da Raiz – PB

A Prefeitura de Serra da Raiz – PB realiza concurso para provimento de 23 vagas

Inscrições:
Entre 17 de dezembro de 2012 e 5 de janeiro de 2013 pelo www.funvapi.co
m.br

Cargos:
Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde e Enfermeiro

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.000,00

Valor:
De R$ 22,00 a R$ 24,00

Provas:
Prova objetiva: 3 de fevereiro

Cargos
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais e Pedreiro;
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Orientador Social - ProJovem, Orientador Social - Peti, Motorista categoria D, Orientador Social e Educacional e Técnico de Cadastro do Bolsa Família;
Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico - PSF, Odontólogo - PSF, Psicólogo, Professor de Ciências, Professor B - Matemática e Veterinário.

Concurso Prefeitura Municipal de Carandaí - MG

A Prefeitura Municipal de Carandaí, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 207 vagas

Inscrições:
De 18 de dezembro de 2012 a 16 de janeiro de 2013 na Praça Barão de Santa Cecília, nº. 68, Centro ou pelo www.jmpm.com.br.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática e Médico Cardiologista

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.621,68

Provas:
Provas objetivas: 27 de janeiro

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro e Operário;
Médio - Professor I, Técnico em Informática, Agente Administrativo, Secretária Escolar e Monitor de Creche;
Superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria, Psicólogo, Professor II nas disciplinas de artes, Ciências, Educação Física, Educação Religiosa, História, Inglês, Matemática e de Português/Literatura e Supervisor Educacional.

Concurso Universidade de São Paulo - FORP-USP

A Universidade de São Paulo (FORP-USP) realiza concurso para provimento de vaga para a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Inscrições:
Até 18 de fevereiro de 2013 na Seção de Apoio Acadêmico da FORP, avenida do Café, s/nº, bairro Monte Alegre em Ribeirão Preto.

Remuneração:
R$ 12.527,42

Provas:
Haverá prova de títulos, prova oral e prova de arguição.

Concurso Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro - MG

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro – MG realiza concurso para provimento de 70 vagas para a área da saúde.

Inscrições:
De 20 de novembro a 25 de dezembro pelo www.polisauditoria.com.
br.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 680,36 a R$ 11.803,96

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário e Atendente de Convênio;
Médio - Técnico em Enfermagem;
Superior - Enfermeiro, Odontólogo e Médico de Família.

Provas:
Haverá provas objetivas

Concurso Prefeitura Municipal de Itapeva - MG

A Prefeitura Municipal de Itapeva/MG realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 28 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2013, na Prefeitura Municipal de Itapeva, Rua Ulisses Escobar, Nº 30, Centro, Itapeva/MG ou pelo www.magnusconcursos.com.br


Cargos:
Assistência Social com Registro no Órgão de Classe: Assistente Social (01).
Curso Técnico de Auxiliar em Farmácia: Auxiliar de Farmácia (01).
Curso Superior com Habilitação: Professor com Licenciatura Ensino Fundamental - Português (01); Matemática (01); Geografia (01); História (01); Ciências (01) Inglês (01); Educação Física (01); Artes (01); Música (01); Supervisor Pedagógico (04).
Curso Superior em Farmácia e Bioquímica com Registro no Conselho Regional de Farmácia: Farmacêutico/Bioquímico (01);
Curso Superior Completo em Medicina Veterinária e Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária: Médico Veterinário (01);
Curso Técnico de Enfermagem, com Registro no Órgão de Classe: Técnico em Enfermagem (03).
Curso Técnico de Patologia Clínica: Técnico em Patologia Clínica (01).
Curso Técnico em Radiologia: Técnico em Radiologia (01).
Engenharia Com Registro no Órgão De Classe: Engenheiro (01).
Ensino Médio: Auxiliar Administrativo (01); Fiscal de Obras (01); Fiscal de Tributos (01); Monitor de Creche (12); Secretário Escolar (03).
Ensino Superior em Enfermagem e Registro no Conselho Regional: Enfermeiro (01).
Ensino Superior em Medicina e Registro no Conselho Regional: Médico (10);
Experiência Comprovada Mínimo de 03 Anos na área: Eletricista Mecânico (01).
Fisioterapia com Registro no Órgão de Classe: Fisioterapeuta (Cadastro Reserva);
Fonoaudiologia com Registro no Órgão de Classe (Cadastro Reserva);
Formação Auxiliar em Enfermagem e Registro no Conselho Regional: Auxiliar de Enfermagem (05).
Formação em Ciências Contábeis com Registro no Órgão de Classe: Contador (01); Controlador (01).
Nível Fundamental Completo: Agente Administrativo (02); Mestre de Obras Públicas (02).
Nível Superior em qualquer área de formação: Assistente Administrativo (01).
Odontologia com Registro no Órgão de Classe: Dentista (01);
4ª Série do Ensino Fundamental: Mecânico I (02); Operador de Máquinas (03);
Pedagogia ou Normal Superior Completo: Professor de Ensino Infantil (09); Professor de Nível Médio (36).
Psicologia com Registro no Órgão de Classe: Psicólogo (Cadastro Reserva).

Provas:
Provas Objetivas: 17 de Março
Haverá provas Prática e de Títulos.

Concurso Universidade Federal do Piauí - UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza concurso para provimento de 20 vagas para os campi Amilcar Ferreira Sobral e Senador Helvídio Nunes de Barros, das cidades de Floriano e Picos.

Inscrições:
De 12 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013, no bloco SG-7, campus Ministro Petrônio Portella, bairro Ininga

Valor:
R$ 81,00 e/ou R$ 120,00.

Áreas:
Administração Geral, Bioquímica, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Ensino de Ciências, Geociências e Paleontologia, Linguagem e Educação, Libras, Matemática/Estatística e de Sistema de Informação.

Remuneração:
De R$ 3.244,88 a R$ 4.837,66.

Provas:
Prova objetiva: 24 de fevereiro de 2013
Haverá prova didática e prova de títulos

Concurso Universidade Regional do Cariri - Urca

A Universidade Regional do Cariri (Urca), Ceará, realiza concurso para provimento de 27 vagas para a Unidade de Iguatu.

Inscrições:
De 12 a 26 de dezembro na Comissão de Seleção, no campus do Pimenta (rua Coronel Antônio Luiz, nº. 1.161, Crato) ou na Unidade da Urca em Iguatu (rua Evaldo Gouveia, nº. 21, Bairro São Sebastião)

Valor:
R$ 100,00

Áreas:
Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Ciências Econômicas

Provas:
Haverá prova escrita e prova didática

Concurso Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realiza concurso para provimento de 1 vaga para professor do campus Toledo.

Inscrições:
Até 20 de janeiro de 2013 pelo www.
copps.utfpr.edu.br ou na Divisão de Recrutamento e Movimentação de Pessoas - rua Cristo Rei, nº. 19, Vila Becker)

Valor:
R$ 40,00.

Área:
Processos Químicos/Bioquímica, Processamento de Alimentos, Composição e Análise de Alimentos

Remuneração:
De R$ 2.577,30 a R$ 4.321,94

Provas:
Prova escrita: 31 de janeiro
Haverá prova de desempenho didático

ANS suspende a venda de planos da Real Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta sexta-feira a suspensão da venda de planos da Real Saúde e determinou a implementação de um regime especial de direção técnica na operadora.
 
Em comunicado em sua página na internet, o órgão regulador informou que a decisão foi motivada pelo crescente número de reclamações recebidas de beneficiários.
 
"As medidas foram tomadas devido às dificuldades da operadora Real Saúde para garantir cobertura assistencial aos seus clientes", disse a ANS na nota, destacando que a operadora desde quinta-feira (20) não pode receber novos usuários, "mas deverá garantir a assistência aos atuais".
 
A agência esclareceu ainda que, pelo regime de direção técnica, definiu um agente para atuar junto à Real Saúde na correção dos problemas administrativos e assistenciais.
 
"Se identificar a incapacidade operacional da operadora, a ANS poderá determinar o seu cancelamento ou liquidação", acrescentou o comunicado.
 
A ANS também decretou a direção técnica na operadora Unimed Guararapes, que estava com a venda de seus planos suspensa.
 
Fonte R7

Técnica ‘Cavalo de Troia’ elimina câncer em camundongos

Técnica faz referência a batalha em que os gregos
adentraram território inimigo com um cavalo
Testes em humanos ainda são necessários antes de qualquer posicionamento definitivo
 
Um tratamento experimental usando uma técnica de "Cavalo de Troia" eliminou totalmente o câncer de próstata em camundongos. O estudo, realizado na Grã-Bretanha, enviou uma espécie de agente invasor disfarçado ao interior de células doentes.
 
A equipe escondeu uma série de diferentes vírus capazes de matar células cancerígenas dentro do sistema imunológico dos roedores com o objetivo de introduzí-los dentro de tumores. Uma vez no interior, dezenas de milhares de cepas destes vírus foram liberados para tentar "matar o câncer".
 
Os resultados, publicados no periódico científico Cancer Research, mostram que o grupo foi bem-sucedido. Embora analistas tenham classificado a pesquisa como "animadora", testes em humanos ainda são necessários antes de qualquer posicionamento definitivo.
 
O nome da técnica faz referência à mítica batalha em que os gregos adentraram o território inimigo da cidade de Troia escondidos no interior de um grande cavalo.
 
'Surfando na onda'
A técnica de "Cavalo de Troia" no tratamento médico não é nova. Cada vez mais cientistas têm-se valido deste recurso mas, segundo eles, o principal desafio é a profundidade necessária dentro do tumor para que os vírus sejam eficazes o suficiente, como aponta Claire Lewis, professora da Universidade de Sheffield.
 
— O problema é a penetração.
 
Ela lidera um estudo em que glóbulos brancos são usados como "Cavalos de Troia" para abrigar os vírus em sua jornada ao interior dos tumores.
 
Ela explica que seu grupo também trabalha com a lógica de uma "onda". Após tratamentos com radioterapia e quimioterapia, os tecidos do paciente ficam danificados, e uma grande quantia de glóbulos brancos é enviada ao local para ajudar a reparar o estrago.
 
— Estamos surfando nesta onda para introduzir o número maior possível de glóbulos brancos levando os vírus capazes de explodir os tumores até o coração desses tumores.
 
Sua equipe injetou glóbulos brancos contendo poucos vírus nos camundongos dois dias após um ciclo de quimioterapia. Após entrarem no tumor, os vírus se replicam e em apenas 12 horas os glóbulos brancos explodem e expelem mais de 10 mil vírus cada, infectando e matando as células cancerígenas.
 
Eliminação dos tumores
Ao final do ciclo de 40 dias do estudo, todos os camundongos que receberam o tratamento ainda estavam vivos e sem sinais dos tumores.
 
Em comparação, aqueles sob outros esquemas de tratamento viram seu câncer se espalhar e depois morreram.
 
"[O tratamento] elimina completamente o tumor e impede que ele volte a crescer", diz a cientista Claire Lewis, acrescentando tratar-se de um conceito "revolucionário". Mas ela lembra que outros avanços do tipo acabaram sendo completamente inúteis quando testados em humanos.  Ela espera começar os testes em pacientes no próximo ano.
 
Radioterapia e quimioterapia
Para Emma Smith, do Cancer Research UK (Instituto de Pesquisas do Câncer do Reino Unido), o estudo mostra que a quimioterapia e a radioterapia, tratamentos tradicionais contra o câncer, podem tornar-se mais eficientes com a ténica do "Cavalo de Troia".
 
— Equipar o próprio sistema imunológico do corpo para levar um vírus mortal aos tumores é uma tática animadora que muitos cientistas estão pesquisando. Este estudo mostra que tem o potencial de transformar a quimioterapia e a radioterapia em armas mais eficientes contra o câncer.
 
Kate Holmes, chefe de pesquisas do Prostate Cancer UK, diz que se os estudos em humanos forem bem-sucedidos a técnica pode vir a ser um "divisor de águas" no tratamento do câncer de próstata.
 
— Se este tratamento tornar-se um sucesso em humanos, poderia se revelar um progresso substancial em encontrar melhores tratamentos para homens com câncer de próstata, quando este já se espalhou pelos ossos.
 
Fonte R7

Neuropróteses estão mais próximas de clínicas

No futuro, pessoas paralisadas poderão usar aparelhos controlados pelo cérebro para se movimentar
 
O avanço das tecnologias de interface cérebro-máquina foi um dos destaques escolhidos pela revista Science para 2012, em função, principalmente, de um trabalho publicado há apenas alguns dias na revista médica Lancet.
 
Nele, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, descrevem os resultados preliminares de um experimento clínico em que uma mulher tetraplégica de 52 anos foi capaz de controlar os movimentos de um braço robótico avançado apenas com o cérebro.
 
Não é a primeira vez que se demonstra isso. O diferencial do trabalho está na destreza com que a mulher foi capaz de comandar o braço robótico e na velocidade com que ela aprendeu a fazer isso.
 
Assim como na tecnologia robótica da prótese, que imita as articulações reais humanas com grande afinidade.
 
Ao longo de 13 semanas de treinamento, a mulher aprendeu a executar uma série de movimentos complexos e refinados o suficiente para segurar e movimentar objetos próximos a ela com o braço robótico.
 
Vítima de uma doença chamada degeneração espinocerebelar, ela não consegue mover o corpo abaixo do pescoço. O controle do braço robótico é feito por meio de eletrodos implantados no seu cérebro e conectados a um computador, que traduz seus comandos cerebrais em comandos digitais e os transmite para a prótese.
 
São resultados experimentais, com um único paciente, mas que, segundo a Science, colocam a tecnologia de interface cérebro-máquina mais próxima de uma aplicação clínica.
 
A ideia é que, no futuro, pessoas paralisadas por lesões ou doenças poderão usar aparatos robóticos controlados pelo cérebro para se movimentar ou executar tarefas simples do dia a dia.
 
O texto da revista menciona também o trabalho do neurocientista Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, que em 2011 publicou um trabalho na Nature mostrando que é possível, também, enviar informações sensoriais dos robôs de volta para o cérebro.
 
Por exemplo, sobre a textura de um objeto tocado pela prótese. O trabalho, neste caso, foi feito com macacos, tocando objetos virtuais.
 
Fonte R7

Consumo de laranja evita problemas pulmonares

Vitamina A atua na regeneração dos alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas
 
O consumo de vitamina C é essencial para o ser humano, principalmente para aqueles que fazem uso do cigarro.
 
A suplementação da vitamina C ajuda a impedir lesões provocadas no pulmão por causa do fumo. E a laranja é um excelente alimento.
 
A fruta é rica em vitamina C, antioxidante que reduz a ação dos radicais livres e previne o envelhecimento das células pulmonares.
 
Um estudo americano recente apontou que a pessoa que consome uma porção de laranja por dia apresenta um menor declínio das funções pulmonares.
 
A vitamina A também contida na laranja atua na regeneração dos alvéolos, pequenas estruturas dos pulmões responsáveis pelas trocas gasosas.
 
A rutina, hesperidina e outros bioflavonoides existentes na laranja também previnem o crescimento de tumores e ajuda a controlar o colesterol.
 
Fonte R7

Mamão tem ação benéfica contra a catarata

Por ser rico em vitamina C, a fruta também faz bem à pele e fortalece os sistemas de defesa do organismo
 
Até então o mamão era conhecido pelo poder de combater a prisão de ventre e evitar a formação de gases, isso graças às substâncias laxativas e às fibras contidas nele.
 
Porém, estudos recentes apontam outro benefício da fruta. O mamão é fonte de carotenóides, como o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína.
 
Os primeiros são complexos químicos e vitamínicos importantes na prevenção de doenças da retina, como degeneração da mácula e distrofias retinianas.
 
A retina é a membrana interna do olho, capaz de captar os sinais luminosos. Portanto, é um aliado no combate à catarata, evitando sua progressão.
 
Por ser rico em vitamina C, o mamão também faz bem à pele e fortalece os sistemas de defesa do organismo.
 
A grande quantidade de potássio e de cálcio contidos nele faz com que a fruta ajude na prevenção de hipertensão e problemas cardiovasculares.
 
Fonte R7

Mulher morre após injetar heroína contaminada com bactéria do antraz

Infecção pela bactéria é caracterizada por graves contaminações na pele, no pulmão e no sistema digestório
 
Rochester, Kent, Reino Unido, morreu no dia 9 King's College Hospital, em Londres. A causa da morte foi relatada como abuso de antraz e droga intravenosa.
 
Segundo a Agência de Proteção de Saúde local, já são 13 os casos de antraz entre pessoas que usam drogas injetáveis registrados em diversos países da Europa desde junho. Dentre eles, seis ocorreram no Reino Unido, sendo quatro na Inglaterra, um na Escócia e um no País de Gales.
 
A infecção por antraz é uma doença aguda caracterizada por graves contaminações na pele, no pulmão e no sistema digestório causada pela bactéria Bacillus anthracis.
 
De acordo com o médico Dr. Fortune Ncube, especialista em infecções entre usuários de drogas injetáveis na agência de saúde, pessoas que usam drogas se infectam com antraz quando a heroína utilizada está contaminada com esporos da bactéria.
 
Fonte R7

Pés saudáveis para mostrar no verão

A saúde dos pés depende em grande parte da forma como os usamos. Originalmente, o pé humano foi criado para andar descalço. Mas, é claro que, há séculos, por segurança e higiene, isto foi abandonado.
 
Ocorre que a maneira de pisar, o tipo de calçado que usamos e os cuidados que tomamos influenciam na aparência e no bom funcionamento dos pés. Ao entrar em contato com o solo, os pés agem no controle postural, equilíbrio, apoio, impulsão, absorção de impactos e distribuição do peso corpóreo.
 
O pé é uma máquina perfeita de sustentação do corpo, fundamental para promover a sua mobilidade. O verão é a estação das férias e época de deixar os pés à mostra nas praias, piscinas e sandálias, mas alguns cuidados precisam ser tomados para não fazer feio. Explico algumas questões cotidianas que costumam afetar a saúde dos pés e também como impedir que os problemas mais comuns prejudiquem o seu bom funcionamento.
 
Cuidados diários
Como estão lá embaixo e quase sempre escondidos dentro dos sapatos, os pés geralmente são pouco cuidados. Mas, até mesmo pela sua atribuição de sustentar o corpo, é fundamental mantê-los saudáveis. Lavar e secar muito bem todos os dias é fundamental. Outra dica é usar diariamente um hidratante para evitar ressecamentos e fissuras. Os cremes com ureia ou ácido salicílico deixam os pés macios e diminuem as áreas de pele grossa (hiperqueratose). É mais prático passar o hidratante antes de dormir.
 
A massagem nos pés, ao final do dia, ajuda a restabelecer a circulação e funciona como uma prevenção a cãibras e dores musculares. Após a massagem, coloque as pernas para cima por alguns minutos. Esfoliar também pode ajudar, mas nada de raspar com lâmina de barbear, e, sim, usar uma lixa fina ou sabonetes ou cremes esfoliantes, uma vez por semana.
 
É importante manter os pés sempre secos para evitar o desenvolvimento de micro-organismos, que se aproveitam do calor e da umidade das regiões entre os dedos e plantar para se desenvolverem nas camadas superficiais da pele, causando micoses e provocando coceiras.
 
A visita mensal ao podólogo pode ajudar a manter a limpeza e o corte adequado de unhas. Em pés saudáveis, a pedicure pode também fazer a manutenção, cortando e lixando as unhas e esfoliando suavemente a pele.
 
Não se deve tirar a cutícula excessivamente porque isso pode levar a fragilidades e inflamação do tecido. A unha deve ser cortada reta, com os cantos arredondados para não encravar.
 
Fonte Corposaun

No verão, melhor tomar cuidado com o sol

Exposição é recomendada até as 10 h e após as 16,
quando o sol é mais fraco
Especialistas falam sobre os riscos da exposição, que pode resultar até em câncer de pele
 
Férias e verão não são só sinônimos de diversão. Na última semana, um teste laboratorial encomendado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor revelou que entre dez marcas de filtros solares de uso adulto encontrados à venda no País, duas têm menos da metade do Fator de Proteção Solar (FPS) que informam no rótulo do produto. Especialistas alertam para os cuidados com a pele.
 
Foram avaliados produtos das marcas L’Oreal, La Roche-Posay, O Boticário, Coppertone, Cenoura&Bronze, Sundown, Avon, Nivea, Banana Boat e Red Apple, todos com fator de proteção 30. Os resultados apontam que os produtos Nivea Sun e Banana Boat têm FPS 13 e 10, respectivamente, em vez de 30.
 
Para a fisioterapeuta Vilma Natividade Santos, que é professora da Unimonte e tem especialização em fisioterapia dermato-funcional, a exposição ao sol sem a proteção adequada é um risco muito grande à saúde, além de provocar o envelhecimento precoce.
 
“O sol em excesso é o principal fator para o envelhecimento precoce. Mulheres jovens, de 30 anos por exemplo, chegam a aparentar 50 (anos)”. Mas a especialista vê o câncer de pele com o principal risco da exposição excessiva ao sol.
 
De acordo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada ano, cem mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele. “O uso de filtro solar diariamente é imprescindível”, ressalta Vilma.
 
A dermatologista Carla Góes Pérez recomenda a exposição ao sol até as 10 horas e após as 16, quando os raios são menos agressivos. “Infelizmente as pessoas ainda não se conscientizaram efetivamente dos perigos que a exposição prolongada ao sol pode trazer à pele. Sem o uso do filtro solar, algumas queimaduras, manchas e lesões podem tomar grandes proporções, exigindo tratamentos intensos”, comenta a especialista.
 
Quanto mais clara, maior o fator
Quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção do filtro solar. “Para as pessoas com a pele bem branquinha, o protetor usado diariamente deve ter fator de proteção 30.
 
Em dias de praia ou piscina, no mínimo 50 (FPS)”, recomenda Vilma. Para peles morenas ou negras, ela sugere o uso de filtro solar 15 diariamente e, em ocasiões de maior exposição ao sol, FPS 30.
 
Fonte Diário do Litoral

Câncer de pele na infância: exposição solar demais é fator de risco

O alerta é da Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. Segundo o médico Paulo Ricardo Criado, crianças expostas à luz solar de forma intensa e inadequada correm risco de desenvolverem câncer de pele na adolescência ou fase adulta.

Os pais e familiares devem redobrar a atenção, explica o médico. “As crianças despendem grande parte do tempo diário em ambientes externos e, invariavelmente, expostas ao sol. Os efeitos da Radiação Ultravioleta (UV) excessiva, ao longo dos anos, poderá comprometer de maneira negativa o futuro dessas crianças”.

Existe uma clara relação entre a exposição solar acumulativa e o desenvolvimento de carcinomas cutâneos. E, ainda, uma acentuada relação entre queimaduras solares e o melanoma, câncer de pele mais agressivo, enfatiza Criado.

A proteção solar deve fazer parte do cotidiano da criança. O uso de filtros solares, chapéus de abas largas e roupas adequadas não devem se restringir apenas a praia ou piscina. “São medidas seguras para a prevenção da doença”. Uma regra que pode auxiliar os pais a identificarem quando a criança deve evitar o sol é a “regra sombra”. O sol é mais danoso quanto menor é a sombra da criança em relação à sua altura. O risco é menor quanto maior o tamanho da sombra, concluiu o dermatologista do HC.

Fonte Diário do Litoral

Ministério da Saúde envia 2 milhões de doses de vacinas ao Haiti

Brasília - O Ministério da Saúde enviou 2 milhões de doses de vacina ao Haiti para fortalecer o programa de imunização no país. A ação faz parte da cooperação internacional firmada entre Brasil, Cuba e Haiti para ajudar na recuperação dos estragos causados pelo terremoto de 2010.
 
A remessa inclui as vacinas BCG (Bacilo Calmette-Guérin) – usada na prevenção de formas graves de tuberculose –, as de combate à poliomielite, a DPT (difteria, tétano, coqueluche) e a DT (difteria e tétano), além de 260 mil seringas.
 
Com a ação, o Brasil totaliza o envio de 6 milhões de vacinas só em 2012, e 8,7 milhões desde 2010, quando começou a cooperação tripartite Brasil-Cuba-Haiti.
 
A pasta lançou também uma ação de reforço para a reestruturar a vigilância epidemiológica no Haiti. As medidas incluem contratação de profissionais especializados na prevenção e controle de doenças transmissíveis e apoio operacional, financeiro e material. Também foram adquiridos equipamentos como notebooks, impressoras, telefones celulares e 11 veículos.
 
Além disso, o governo brasileiro financiou a reconstrução de dois laboratórios responsáveis pelo diagnóstico da malária, dengue, tuberculose, hanseníase e do cólera, além do controle de vetores e insetos. Nos próximos anos, deve ser concluída a construção de três hospitais e um centro de assistência a pessoas com deficiência.
 
Para as vacinas, foi investido US$ 1,4 milhão o equivalente a aproximadamente R$ 2,9 milhões. Para as demais iniciativas, foram destinados cerca de R$ 2 milhões. Até 2014, está prevista a aplicação de aproximadamente R$ 5 milhões na formação de profissionais.
 
Fonte Agência Brasil

Já que o mundo não acabou, 7 dicas certeiras para viver mais

Exercícios e companhia: duas dicas certeiras
para viver saudável por mais tempo
Em vez de apostar em fórmulas malucas, invista no que a ciência já sabe sobre como ter uma vida mais longa e saudável
 
Se você está lendo este texto, isso significa que os maias estavam errados e o mundo não acabou. Com o fim dos tempos sem previsão para acontecer, o jeito é cuidar da saúde para aproveitar ao máximo a vida que – ainda bem – resta.
 
Segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE, a longevidade do brasileiro vem aumentando, e a média de expectativa de vida já é de 74 anos. Mas ainda estamos longe dos números do Japão, país com os melhores índices do mundo, onde se vive em média 82 anos.
 
A médica lipidóloga Tânia Martinez, que cuida do colesterol e dos triglicérides de seus pacientes há mais de três décadas, afirma que a boa alimentação e atividades físicas são os principais fatores que contribuem para uma longevidade maior.
 
“Mais do que qualquer avanço da medicina, pessoas que querem chegar aos 90 anos com boa saúde precisam pensar no que comem e os exercícios que fazem desde jovem”, explica Tânia.
 
Para a geriatra e diretora científica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-SP ) Maísa Kairalla o melhor tratamento ainda é mesmo a prevenção.
 
“Tem de haver um equilíbrio. Não é preciso deixar de fazer o que gosta, porque ser feliz é importante para a longevidade, mas sim balancear as atividades”, diz Maísa. Confira a seguir sete dicas certeiras para viver mais e melhor.
 
Exercícios, ioga e pilates
Um recente estudo do American College of Sports Medicine aponta que a falta de atividade física nos dias de hoje pode levar à primeira geração de jovens que viverá menos que seus pais. Em 2030, a expectativa de vida pode ser de até cinco anos menos por conta do sedentarismo. Para fugir dessa previsão, praticar ioga e pilates pode ser uma excelente alternativa.
 
“Além dos benefícios cardiovasculares e de diminuir o sedentarismo e obesidade, esses exercícios também são bons para combater o estresse”, explica a geriatra Maísa Kairalla.
 
Meditação é medicação
Pesquisadores americanos descobriram que a meditação pode ajudar a lidar melhor com as emoções e memória. De acordo com os acadêmicos, pessoas que meditam têm melhor estabilidade emocional e lidam melhor com situações de estresse.
 
“Meditar ajuda, por exemplo, a controlar os comportamentos compulsivos que levam ao comer demais, o que ajuda a ter uma vida mais saudável”, diz Tânia Martinez.
 
Mais verduras e carnes brancas, menos carne vermelha
O consumo diário de carne vermelha pode diminuir bastante a expectativa de vida. Atualmente, cada brasileiro come em média 36 quilos por ano. Segundo pesquisa feita na universidade de Harvard, quem come muita carne bovina pode ter uma expectativa de vida reduzida em 13%, além de ter mais chance de desenvolver doenças cardíacas, câncer e diabetes.
 
“Esse alimento é rico em gordura saturada, responsável pelo aumento de colesterol e de doenças cardíacas. Para melhorar a qualidade de vida, é preciso se alimentar mais de verduras, legumes, e substituir progressivamente a carne vermelha por peixes ricos em ômega-3, como o salmão, e frango sem pele”, diz a Tânia Martinez.
 
Álcool sim, mas com moderação
Álcool, desde que apreciado com moderação, pode até ser saudável. Uma taça de vinho tinto ao dia pode ajudar a combater o colesterol alto.
 
“O vinho tinto é rico em antioxidantes, que são responsáveis por aumentar o HDL, o colesterol bom. Isso faz baixar a pressão arterial, o que diminui o risco de ataques cardíacos”, diz Maísa Kairalla, lembrando que é importante não passar da dose.
 
Sorrir é o melhor remédio
Você sabia que uma boa risada é importante até mesmo para combater doenças? Recentemente, cientistas ingleses colocaram isso à prova. Dois grupos, formados por mães com bebês diagnosticados com eczema (um tipo de alergia que provoca reações na pele), foram submetidos a sessões de dois tipos de filme distintos.
 
No primeiro grupo, as mães assistiram comédias de Charles Chaplin. No segundo, documentários sobre o clima. Os pesquisadores descobriram que as mães do primeiro grupo, que riram durante o filme de Chaplin, tiveram altos níveis de melatonina no leite, o que fez com que seus bebês apresentassem menos reações alérgicas do que os do outro grupo. Rir faz bem. Então se anime e dê uma boa gargalhada!
 
Sexo é saudável
Se você precisava de outro motivo, além do óbvio, para fazer isso, saiba que sexo também é saudável. Existem estudos que mostram que sexo é bom para combater o estresse, baixar a pressão sanguínea e até mesmo diminuir as chances de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Além disso, pesquisas também mostram que o orgasmo é bom contra a depressão e a insônia.
 
Mente ativa, vida longa
Médicos apontam que algumas pessoas com mais de 50 anos evitam praticar exercícios por se considerarem velhas demais.
 
“Manter uma atitude otimista é essencial para uma boa qualidade de vida. Não ter medo de tentar fazer algo que melhore seu bem-estar e ampliar o convívio com outras pessoas é muito importante”, diz a médica Maísa Kairalla.
 
A médica explica que a saúde mental, no sentido de manter o otimismo, é fundamental para ter uma vida longa e com mais qualidade.
 
“Pessoas ativas têm menos chances de ter Alzheimer, por exemplo. Por isso, sempre aconselho meus pacientes a se sociabilizarem e, dessa forma, conviverem, trocarem experiências com outras pessoas, sem se importarem com a idade que tenham”, afirma Maísa.
 
Fonte iG