Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 22 de dezembro de 2012

Composto sintético é o primeiro capaz de reverter doença hepática gordurosa

Testes com ratos mostram que SR9238 suprime a produção de gordura no fígado e elimina a inflamação sem causar efeitos colaterais
 
Cientistas do Scripps Research Institute, nos EUA, desenvolveram um composto sintético capaz de reverter os efeitos de uma condição metabólica grave conhecida como doença hepática gordurosa.
 
O composto conhecido como SR9238 é o primeiro a suprimir eficazmente a produção de lípidos ou de gordura no fígado, eliminando a inflamação e invertendo a acumulação de gordura em modelos animais com a condição.
 
O novo composto também reduziu significativamente os níveis de colesterol total, embora exatamente o modo como isso ocorreu permaneça desconhecido.
 
"Trabalhamos com um par de proteínas naturais chamadas LXRa e LXRß que estimulam a produção de gordura no fígado, e descobrimos que nosso composto pode ser capaz de suprimir com sucesso esse processo. Uma vez que os animais receberam a droga, eles foram capazes de reverter a doença após um único mês sem efeitos adversos enquanto eles comiam uma dieta rica em gordura", afirma o líder do estudo Thomas Burris.
 
Fígado gorduroso, que muitas vezes acompanha a obesidade e diabetes tipo 2, frequentemente leva a condições mais graves, incluindo cirrose e câncer de fígado. A condição afeta cerca de 10 a 24% da população em geral, de acordo com um estudo publicado na revista GUT em 2003.
 
Burris e seus colegas criaram SR9238 de modo que ele pudesse ser rapidamente metabolizado no fígado para minimizar a migração da droga para a corrente sanguínea, o que pode levar a efeitos colaterais.
 
No estudo, os ratos foram alimentados com uma dieta rica em gordura durante 14 semanas antes do tratamento com SR9238. Após um mês de terapia, os cientistas descobriram que os genes produtores de gordura no fígado foram reprimidos e a expressão de gordura foi reduzida até 90%.
 
Além disso, os cientistas observaram uma redução de 80% da enzima responsável pela produção de colesterol, a mesma que é alvo das estatinas.
 
Marcadores de lesões hepáticas também estavam em níveis baixos, o que sugere que o composto pode também ter o potencial de tratar danos no fígado causados pelo álcool.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário