Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 22 de dezembro de 2012

Pés saudáveis para mostrar no verão

A saúde dos pés depende em grande parte da forma como os usamos. Originalmente, o pé humano foi criado para andar descalço. Mas, é claro que, há séculos, por segurança e higiene, isto foi abandonado.
 
Ocorre que a maneira de pisar, o tipo de calçado que usamos e os cuidados que tomamos influenciam na aparência e no bom funcionamento dos pés. Ao entrar em contato com o solo, os pés agem no controle postural, equilíbrio, apoio, impulsão, absorção de impactos e distribuição do peso corpóreo.
 
O pé é uma máquina perfeita de sustentação do corpo, fundamental para promover a sua mobilidade. O verão é a estação das férias e época de deixar os pés à mostra nas praias, piscinas e sandálias, mas alguns cuidados precisam ser tomados para não fazer feio. Explico algumas questões cotidianas que costumam afetar a saúde dos pés e também como impedir que os problemas mais comuns prejudiquem o seu bom funcionamento.
 
Cuidados diários
Como estão lá embaixo e quase sempre escondidos dentro dos sapatos, os pés geralmente são pouco cuidados. Mas, até mesmo pela sua atribuição de sustentar o corpo, é fundamental mantê-los saudáveis. Lavar e secar muito bem todos os dias é fundamental. Outra dica é usar diariamente um hidratante para evitar ressecamentos e fissuras. Os cremes com ureia ou ácido salicílico deixam os pés macios e diminuem as áreas de pele grossa (hiperqueratose). É mais prático passar o hidratante antes de dormir.
 
A massagem nos pés, ao final do dia, ajuda a restabelecer a circulação e funciona como uma prevenção a cãibras e dores musculares. Após a massagem, coloque as pernas para cima por alguns minutos. Esfoliar também pode ajudar, mas nada de raspar com lâmina de barbear, e, sim, usar uma lixa fina ou sabonetes ou cremes esfoliantes, uma vez por semana.
 
É importante manter os pés sempre secos para evitar o desenvolvimento de micro-organismos, que se aproveitam do calor e da umidade das regiões entre os dedos e plantar para se desenvolverem nas camadas superficiais da pele, causando micoses e provocando coceiras.
 
A visita mensal ao podólogo pode ajudar a manter a limpeza e o corte adequado de unhas. Em pés saudáveis, a pedicure pode também fazer a manutenção, cortando e lixando as unhas e esfoliando suavemente a pele.
 
Não se deve tirar a cutícula excessivamente porque isso pode levar a fragilidades e inflamação do tecido. A unha deve ser cortada reta, com os cantos arredondados para não encravar.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário