Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Inscrições abertas para o curso Oficinas Clínicas sobre o Cuidado

cursoseeventosAs vagas são para profissionais de saúde do SUS que atuam em funções assistenciais

Estão abertas, até o próximo dia 8 de março, as inscrições para o curso de qualificação Oficinas Clínicas sobre o Cuidado: Narrando casos e (Re)construindo sentidos para o trabalho em saúde 2018.

A formação, direcionada a profissionais de saúde do SUS que atuam em funções assistenciais, tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter)subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado.

Para se inscrever, clique aqui.

Curso
São ofertadas 30 (trinta) vagas. Destas, 20 (vinte) serão destinadas à demanda livre de profissionais de saúde de nível superior que estejam exercendo funções assistenciais nos diversos serviços do SUS e 10 (dez), aos profissionais de saúde de nível superior da área assistencial do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Organizado em duas unidades, que articulam 24 sessões de trabalho, 12 pela manhã e 12 à tarde - num total de 72 horas presenciais, o curso se estrutura a partir de uma dinâmica pedagógica que prevê a combinação de atividades e recursos diversos.

Acesse o edital aqui


Texto: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS

TelessaúdeRS lança e-book “Alimentação & Nutrição na Atenção Primária à Saúde”

arte divulgacao livro nutricao noticia 20171229 lck-08-3O download do livro pode ser feito gratuitamente no site do projeto

Já está disponível para download o livro “Alimentação & Nutrição na Atenção Primária à Saúde”, organizado pela equipe do TelessaúdeRS-UFRGS, composta por Roberto Nunes Umpierre, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Médico da Família e Comunidade e Vice-coordenador do projeto, Marcelo Rodrigues Gonçalves, também professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, Médico da Família e Comunidade e Coordenador do TelessaúdeRSUFRGS, Sabrina Dalbosco Gadenz, Nutricionista e Assessora Operacional do Telediagnóstico TeleOftalmo, e Cynthia Goulart Molina Bastos, Médica da Família e Comunidade e Coordenadora do Telediagnóstico.

O e-book é uma compilação dos materiais de leitura disponibilizados no curso “Nutrição da APS” desenvolvido pelo TelessaúdeRS-UFRGS e ministrado na modalidade Educação a Distância (EaD) de setembro a dezembro de 2017. Cerca de cinco mil alunos de todo o Brasil, profissionais e estudantes da área de Saúde, participaram do curso EaD.

O livro é composto por dez capítulos e traz recomendações sobre alimentação adequada e saudável na Atenção Primária para diversos tipos de públicos. Conforme o professor Umpierre, a obra foi elaborada com o objetivo de capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre alimentação saudável. “É uma estratégia para enfrentar a epidemia de doenças crônicas não transmissíveis, através de orientações adequadas, estímulo às hortas comunitárias, ao consumo de alimentos in natura e orgânicos”. O e-book está disponível para download gratuito no site do TelessaúdeRS-UFRGS: clique aqui e baixe o seu.

Fonte: TelessaúdeRS