Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Chinês de 84 anos quer fazer operação para mudar de sexo

 
Qian Jinfan diz que sente que deveria ter nascido mulher desde os três anos. Ele casou com uma mulher e teve um filho, mas os dois não sabiam do desejo.

Um chinês de 84 anos quer fazer operação para mudar de sexo, relata o ShangaiList.

Qian Jinfan, um funcionário público aposentado que mora em Foshan, diz que sente que deveria ter nascido mulher desde os três anos de idade, segundo o jornal.

Qian casou com uma mulher aos 54 anos e teve um filho, mas os dois, assim como os pais dele, não sabiam do desejo de Qian, de acordo com o site.

Quando fez 80 anos, ele decidiu começar a se vestir como mulher e a passar por terapia hormonal para aumentar seus seios.

Para a lei chinesa, quem quer mudar de sexo tem que viver pelo menos dois anos como o gênero oposto para a cirurgia ser aprovada, diz o Shangai List. Atualmente, Qian veste-se como mulher em eventos sociais, usa banheiros femininos e escreve "Homem-para-Mulher em transição" em formulários.

"Eu fiquei esperando por uma grande novidade médica" disse, desapontado, citando que o procedimento tem muitos riscos. Agora Qian espera fazer a operação para mudar de sexo, mas há complicações médicas adicionais devido a sua idade.

Fonte G1
 

Menina sul-africana recebe clone da própria pele em transplante

 Isabella, de 3 anos de idade, teve cerca de 80% do corpo queimado (Foto: Antoine de Ras/AP Photo)
Criança teve corpo queimado em explosão, mas pode ser salva por procedimento inédito no continente.

A menina sul-africana Isabella Krueger tinha 10% de chances de sobreviver às queimaduras que atingiram cerca de 80% de seu corpo.

Ela foi vítima de um acidente com querosene, pouco antes do Ano Novo.

Seis meses depois, Isabella, que tem apenas três anos de idade, recebeu um transplante de pele inédito, o primeiro do tipo realizado na África.

A pele dela foi clonada em um laboratório em Boston, nos Estados Unidos, e levado para a África do Sul.

Fonte G1

Today is the day World Blood Donor

Veja o que considerar na hora de escolher uma academia

 
Iniciar atividades físicas sem a devida orientação pode provocar lesões sérias

Poucas pessoas aceitam que ter um corpo sarado requer trabalho árduo e tempo. A maior parte dos iniciantes nas atividades físicas chega à academia na esperança de perda de peso veloz, músculos notáveis em poucos meses e frases como "nossa, você está malhando?" uma semana depois de subirem na esteira. E, para conseguir o feito, exageram no esforço inicial, deixando de ouvir os professores de educação física, justamente aqueles que mais devem ser escutados.

— A maioria dos alunos que buscam resultados estéticos tende a se exceder nos exercícios quando começam. A falta de conhecimento faz com que muitos também não saibam controlar a intensidade deles — diz o professor de educação física Helder Rodrigo Souza.

De acordo com o profissional, o principal risco são as lesões, que podem até mesmo inviabilizar o aluno de fazer qualquer atividade física. Os pontos de maior perigo são as articulações, como a do joelho, além de ombros e pernas. Helder destaca que o descontrole em relação aos exercícios indicados pode causar uma estafa física, que vai afastar o aluno da academia.

— O objetivo é deixar a pessoa mais disposta. Se ela exagera, acontece o contrário — explica.

Antes mesmo do primeiro dia, o aluno já deve ter tido outros cuidados para que a malhação seja satisfatória. Muitos "se esquecem" do exame médico ou de informar que fazem uso de medicamentos.

— É bom lembrar que os atletas de fim de semana correm ainda mais riscos do que o sedentário que começa uma atividade física regular — conclui Helder.

Dicas para encontrar a academia certa
:: Não tenha vergonha de perguntar. Faça uma visita à academia e visite todos os espaços, prestando atenção na qualidade dos equipamentos, na climatização, na limpeza e na segurança. Saiba como são os horários e tente checar com os alunos como avaliam o atendimento.

:: O tipo de academia a ser escolhido depende do que você tem em mente. Se a ideia é malhar em equipamentos de última geração, num ambiente badalado e com maior diversificação de aulas, o melhor são as academias grandes. Nas médias, porém, o contato com os profissionais pode ser mais facilitado.

:: Pergunte a respeito da formação dos professores, para certificar-se de que estão realmente habilitados para planejar e orientar a prática da atividade física. Os professores têm de ser profissionais de educação física e, de preferência, com especialização nas modalidades que orientam.

:: A academia também deve exigir que todos os alunos passem por avaliações médicas e físicas antes de começar, para ter certeza de que está tudo bem com seu organismo. Porém, elas não têm obrigação de oferecer a avaliação médica: você deve procurar seu médico de confiança para obter a liberação e evitar prejuízos à sua saúde.

:: Antes de tomar sua decisão, é importante também fazer uma aula teste, para saber se realmente gosta da modalidade escolhida.

Fontes: Valéria Cunha, assistente de direção da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de São Paulo, e Eduardo Veiga, professor de educação física do Personal Estúdio Edu Veiga, especializado em reabilitação.

Fonte Zero Hora

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

Hospital seleciona voluntários para pesquisas sobre dor pélvica crônica e Síndrome do Intestino Irritável

 
Candidatos devem ter mais de 18 anos e apresentar sintomas relacionados aos distúrbios

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre está selecionando voluntários para duas pesquisas, uma sobre dor pélvica e outra sobre Síndrome do Intestino Irritável.

Para o estudo sobre o tratamento analgésico para dor pélvica crônica, estão sendo selecionadas voluntárias maiores de 18 anos que apresentam dor na região pélvica (de origem ginecológica ou não) há pelo menos seis meses, sem obter melhoras com o uso de medicações. Interessadas devem entrar em contato pelo número (51) 3359-8430, de segunda a sexta-feira em horário comercial, com Silvana ou Eliane.

Para a pesquisa sobre Síndrome do Intestino Irritável, o hospital convida pessoas maiores de 18 anos, com diagnóstico do distúrbio, para um estudo de validação de questionário. A pesquisa irá auxiliar na identificação da doença. Pacientes interessados em participar devem entrar em contato pelos telefones (51) 3359-8974 e 9678-0859 ou pelo e-mail pesquisagastro@gmail.com.

Fonte Zero Hora
 

Hemocentro realiza ações para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue

 
Inca também adere à campanha para garantir abastecimento necessário a pacientes com câncer

Ações no Hemocentro de Porto Alegre (Avenida Bento Gonçalves, 3722 — Partenon) irão homenagear o doador voluntário, como parte da programação do Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta quinta-feira, 14 de junho. A data foi fixada por organismos internacionais, sob liderança da Organização Mundial da Saúde (OMS), assinalando o nascimento de Karl Landsteiner, que descobriu os grupos sanguíneos ABO.

O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, estará no hemocentro apoiando a ação, que visa aumentar os estoques que abastecem os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Simoni estará acompanhado do presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), José Vellinho Pinto. O humorista Jair Kobe , com seu personagem Guri de Uruguaiana, irá reforçar o apoio à causa doando sangue, juntamente com seu companheiro Licurgo. No início da tarde de quinta-feira, uma apresentação do Coral da FEPPS homenageará os doadores voluntários.

De acordo com a secretaria, os estoques de sangue do Hemorgs estão sob controle. Autoridades e população permanecem atentas ao ato solidário da doação, visto que é normal durante o inverno uma queda no número de doadores. A unidade de Porto Alegre funciona para doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O hemocentro coordena a Política do Sangue e Hemoderivados no Estado, que tem como uma de suas principais finalidades unificar as ações da hemorrede pública composta por mais cinco hemocentros regionais e três hemonúcleos, além dos bancos de sangue do Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Instituto do Câncer também faz campanha
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) também promove ações no Rio de Janeiro para conscientizar sobre a importância de doar sangue com regularidade. O Inca precisa de doações de sangue para abastecer o estoque que atende aos pacientes de suas cinco unidades hospitalares.

As pessoas que realizam cirurgias, tratamento quimioterápico ou radioterápico e os transplantados de medula óssea necessitam de transfusões de sangue regularmente. A instituição atende uma média de 1,3 mil paciente por mês, e desde o começo de julho vem sofrendo uma queda no estoque de sangue devido ao aumento de candidatos inaptos para a doação, devido aos resfriados, gripes ou alergias, comuns nesta época do ano.

Quem pode doar sangue
:: Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos.
:: Jovens com idade entre 16 e 17 anos também podem ser aceitos como candidatos, desde que haja consentimento formal do responsável legal.
:: No momento da doação, é necessário apresentar documento com foto válido em todo território nacional.

Quem não pode doar
:: Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.
:: Mulheres grávidas ou amamentando.
:: Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.
:: Usuários de drogas.
:: Pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Recomendações
:: Não estar em jejum.
:: Dormir por pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
:: Não tomem bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
:: Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
:: Evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes.
:: Pessoas que exercem profissões como piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhão de grande porte e, ainda, trabalhadores que sobem em andaimes devem interromper as atividades por 12 horas após a doação. A mesma recomendação é válida para quem pratica paraquedismo ou mergulho.

Veja os locais para doação de sangue no RS

Fonte Zero Hora

Fibras facilitam processo de emagrecimento e fazem bem à saúde

 
Elas regulam o funcionamento do intestino e atuam no controle da diabetes

Dicas não faltam para quem quer emagrecer. Baterias de exercícios, alimentação equilibrada, horário fixo para refeições, etc. Além de tudo isso, uma boa opção para vencer a corrida contra a balança é a inserção de fibras no cardápio diário.

A lista de benefícios das fibras é extensa. Embora elas não sejam absorvidas pelo organismo, como as vitaminas, elas são importantes para o bom funcionamento do intestino. Divididas em dois tipos diferentes, solúveis e insolúveis, elas ajudam, inclusive, a melhorar a saúde. As solúveis conseguem ser absorvidas pela água e formam um tipo de gel. Essa combinação poderosa acaba com gorduras nas artérias e, além disso, são ótimas para evitar a absorção dos lipídios por parte do intestino. Enquanto passam pelo organismo, elas levam consigo as toxinas que se acumulam no corpo.

Assim que entram em contato com o aparelho digestivo, as fibras garantem uma sensação mais prolongada de saciedade - ótima para quem precisa comer menos - uma vez que elas fazem com que os carboidratos sejam absorvidos de forma mais lenta. É simples: elas passam mais tempo no organismo, incham, e causam menos fome. O benefício contribui para a perda de até 8 quilos em 30 dias. Além disso, elas auxiliam no combate do colesterol ruim (LDL).

Inclua fibras na dieta
Para encontrar essas substâncias em abundância basta incluir nas refeições leguminosas, frutas, e verduras (preferencialmente crus) e cevada. As fibras solúveis também são valiosas para os diabéticos. Uma vez consumidas habitualmente, elas contribuem para o controle da glicemia. Já no tratamento, no entanto, elas não substituem os medicamentos para quem sofre de diabetes.

As fibras insolúveis, por sua vez, têm como papel regular o trabalho do intestino. Pães nas versões integrais, arroz, trigo, frutas, legumes e verduras são ótimas fontes. De acordo com estudos nutricionais, é necessário beber muita água e comer, pelo menos, 20 gramas de qualquer um dos tipos de fibras para, assim, sentir na pele suas ações e dar adeus à barriguinha saliente indesejada. 

A vantagem do consumo de fibras beneficia diretamente as mulheres. Essas substâncias fazem mágica no organismo e são incríveis quando se procura combater a prisão de ventre.
Apesar do incômodo estar também ligado a problemas emocionais, estudos apontam que essas substâncias contribuem para o bom funcionamento da região do cólon.

De acordo com estudos divulgados pela publicação científica Journal of the National Cancer Institute, o consumo de fibras afasta a possibilidade de desenvolver câncer de intestino. A conclusão do estudo foi obtida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que acompanhou o consumo de fibras entre 2,5 mil pessoas e percebeu, ao longo do trabalho, uma queda na possibilidade do aparecimento de tumores no órgão. Outras pesquisas também relatam contribuição na prevenção de câncer de cólon. 

Fonte Minha Vida

Sucos poderosos soltam o intestino


 
Três receitas para acabar com a prisão de ventre

Suco Refrescante
Ingredientes
- 2 pires de rúcula picada
- 2 laranjas sem sementes -
1/2 copo de água
- 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de PreparoColoque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar.

Saiba mais!
A rúcula contém poucas calorias e muitas fibras. É uma hortaliça rica em vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte o cálcio, ferro, enxofre, potássio e ômega 3. A laranja contém fibras e é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes. Ela apresenta propriedades antiinflamatórias e inibe a formação de coágulos no sangue.

Rendimento: 1 copo
Análise calórica e nutricional (por copo)
Calorias: 228 Kcal
Carboidratos: 56,1 g
Proteínas: 3,8 g
Gorduras: 1,9 g
Fibras: 7,8 g

Vitamina Deliciosa
Ingredientes
- 1 unidade média de mamão papaya
- 2 laranjas sem sementes
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar.

Rendimento: 1 copo
Análise calórica e nutricional (por copo)Calorias: 401,2 Kcal
Carboidratos: 81,9 g
Proteínas: 7,8 g
Gorduras: 8,1 g
Fibras: 16,9 g

Saiba mais!

A laranja é rica em fibras e o mamão papaya possui uma substância chamada papaína que estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes. A linhaça, além de ótima para o intestino, previne o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Vitamina cremosa
Ingredientes
- 2 ameixas pretas sem caroço
- 1 pote de iogurte desnatado 0% de gordura
- 1 colher (sopa) de aveia
- 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar.
Rendimento: 1 copo
Análise calórica e nutricional (por copo) Calorias: 199,1 Kcal Carboidratos: 35,2 g Proteínas: 10,3 g Gorduras: 2,0 g Fibras: 13,7 g

Saiba mais!
A ameixa é laxativa graças ao seu conteúdo em fibra, especialmente pectina. A pectina tem ação cicatrizante, diminui o colesterol e ajuda na digestão. A aveia é rica em fibras e aumenta o bolo fecal, facilitando a expulsão das fezes. Dicas de saúde A adição de linhaça, aveia, lecitina de soja e fibras solúveis pode ser feita em qualquer uma das receitas para aumentar a quantidade de fibras e, portanto, a eficácia dos sucos. Prefira ingerir os sucos sem coar, para que todas as fibras dos alimentos sejam aproveitadas pelo organismo. O iogurte pode ser substituído por leite fermentado (Yakult, Chamyto). Entre em forma neste verão. Faça sua avaliação física.

Fonte Minha vida

Cinco hábitos que melhoram o funcionamento do intestino

 
Consumo de iogurte e fibras ajuda na hora da digestão

A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma das queixas mais frequentes nos bate papos informais e consultórios médicos. É considerado dentro do normal no indivíduo adulto que evacua de duas a três vezes por dia ou até de dois em dois dias, pois o hábito intestinal é bastante variável entre as pessoas, dependendo de diversos fatores, desde clínicos até emocionais.

A causa mais comum da constipação intestinal crônica é a baixa ingestão de fibras, que são encontradas principalmente em frutas, verduras e grãos. As fibras são essenciais para que o intestino funcione com regularidade, já que elas aumentam o volume das fezes e retêm líquidos nas mesmas, fazendo com que as fezes se tornem mais pastosas e fáceis de eliminar. Assim, a dieta e ingestão de líquidos têm papel fundamental para o bom funcionamento do intestino.

O sedentarismo por outro lado, tem papel negativo na hora de garantir o bom funcionamento do intestino. 

Foi observado em pessoas que estavam impossibilitadas de se movimentar, ou tinham hábitos sedentários, tinham um aumento expressivo de casos de constipação. Alguns medicamentos também podem ter como efeito colateral a constipação, a exemplo de alguns antiácidos e antidepressivos. Para a surpresa de muitos, o próprio laxante, que com o seu uso contínuo (e sem supervisão qualificada) acaba "viciando" o intestino, e prejudicando sua movimentação levando á necessidade de aumentar a dose até o ponto em que ela não fará mais efeito. O uso indiscriminado de laxantes, trás ainda diversos outros males para a saúde. 

Para prevenir a constipação intestinal você pode adotar medidas simples e fáceis de adaptar ao seu dia a dia, como: 

Aumente a ingestão de frutas: Principalmente as que se podem ser consumidas com casca e o bagaço, tem um efeito bastante benéfico ao nosso intestino. Verduras, cereais integrais e derivados (farelo de trigo, aveia e pães integrais), sementes oleaginosas (linhaça,castanhas,gergelim,amêndoas) e as hortaliças em geral (todos os tipos de folhas verdes) também ajudam a regular o intestino.

Beba bastante líquidos: Água e sucos naturais batidos com a semente lubrificam o intestino e ajudam na formação das fezes. Um bom exemplo é o suco de melancia, sem água e sem açúcar batido com sementes.

Cuidado com os esses alimentos: Evite bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e outros alimentos considerados constipantes ou que aumentem a produção excessivas de gases (principalmente os ricos em enxofre).

Em alguns casos, o leite também pode ter ação constipante, mas a avaliação deve ser feita por um profissional capacitado, que efetuará uma investigação criteriosa caso a caso .  

Consuma iogurte: O iogurte é extremamente benéfico para o intestino e deve ser ingerido diariamente (exceto em pacientes com intolerância severa a lactose ou alergia a proteína do leite)

Não utilize laxantes por conta própria: Se você não consegue evacuar sem o uso desses medicamentos, consulte um médico. O uso prolongado pode trazer problemas de saúde e piorar a constipação. 

Fonte R7

Vacinação contra a Paralisia Infantil

Viciada em plástica implanta até óleo de soja para aumentar o bumbum

bumbumEla lançou livro contando que recorreu a cirurgias "paralelas" no mercado negro

Vanity Wonder, uma mulher de 30 anos, era tão viciada em cirurgias plásticas no bumbum que gastou mais de R$ 32 mil (10 mil libras) em próteses no mercado negro.

— As pessoas estão aproveitando disso. Ao invés de pagar caro para um médico, alguém na rua criou um jeito para as mulheres obter um bumbum maior por um preço bem mais baixo.

Com o lançamento do seu livro, “Short Girls”, Vanity explica como o vício faz as mulheres recorrerem ao mercado negro por qualquer razão, segundo o tabloide inglês The Sun.

O perigo de procurar por cirurgias ilegais é não saber quais tipos de produtos serão usados. Vanity disse:

— Os dois primeiros procedimentos foram feitos por uma senhora que injetou óleo de soja. Eu não fazia a mínima ideia do que estava sendo injetado no meu bumbum. Os procedimentos seguintes foram feitos por outra pessoa e com silicone.

Vanity diz que está feliz com os resultados e se sente uma mulher de sorte pelo fato de ter arriscado sua vida tantas vezes.

Fonte R7

Mulher é alérgica a celular, lâmpada e até Wi-Fi

 
Hannah Metcalfe sente fortes dores de cabeça e no estômago

Hannah Metcalfe, de 34 anos, é alérgica a nova tecnologia e não pode usar iPads e smartphones.

A mulher, que vive perto de Canterbury, no Kant, sente dor no estômago e fortes dores de cabeça quando entra em contato com eletromagnéticos.

Ela acredita que essa alergia a aparelhos eletrônicos começou na adolescência, quando usou a cama de bronzeamento para ajudar no tratamento da psoríase, uma doença que causa lesões na pele.

Agora que está grávida, Hannah teme pelo bebê, pois em 2010 sofreu um aborto espontâneo em que ela acredita que ocorreu devido às luzes florescentes do trabalho.

Sua sensibilidade aos aparelhos eletrônicos fez Hannah parar de trabalhar e mudar para a zona rural junto com o seu marido, Mark Terry, e o filho de três anos, Ollie. Na casa é proibido ter Wi-Fi, telefones celulares e lâmpadas.

Fonte R7

Unifesp recruta voluntários para pesquisa sobre enxaqueca

 
Candidatos não devem tomar medicação para o coração ou fazer atividade física

A  Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) recruta voluntários, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos, para participar de pesquisa sobre efeito do exercício físico na enxaqueca. Os candidatos não devem tomar medicação para o coração, nem fazer atividade física regularmente.

Os participantes terão um programa de 12 semanas de condicionamento físico como parte do seu tratamento ou farão uma única sessão de condicionamento físico para obter orientações da maneira adequada de se exercitar. Serão realizados, gratuitamente, exames cardiológicos (aptidão física) e exame de sangue.

Para informações, entrar em contato pelos telefones: (11) 5576-4778 / 9465-1187; ou pelos e-mails: dr.reinaldo@ig.com.br / araoliva@gmail.com.

Fonte R7

Casos de dengue caem 82% até maio no Estado de São Paulo

 
Queda é bastante significativa mas não podemos baixar a guarda, diz secretário

 Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgado nesta quarta-feira apontou que o número de casos confirmados de dengue caiu 82% no Estado nos cinco primeiros meses do ano em relação a igual período do ano passado. Os dados fazem parte do boletim do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica).

Entre janeiro e maio deste ano, os municípios paulistas confirmaram por meio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) 15.348 casos autóctones (contraídos dentro do Estado), enquanto nos cinco meses iniciais de 2011 foram registrados 85.411. São Paulo trabalha, prioritariamente, com confirmação laboratorial de casos de dengue, por intermédio de exames de sorologia realizados na rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.

Potim, no Vale do Paraíba, lidera os municípios com mais casos confirmados nos cinco primeiros meses deste ano: 1.673, seguido por Pontal, na região de Ribeirão Preto, com 689 casos, e Cruzeiro, também no Vale do Paraíba, com 565 casos. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 348, ou seja, mais da metade, não notificaram nenhum caso de dengue no período. Giovanni Guido Cerri, Secretário de Estado da Saúde, disse:

— Sem dúvida é uma queda significativa na transmissão da dengue, mas não podemos baixar a guarda. O combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser diário, e a população pode contribuir de forma decisiva, uma vez que 80% dos criadouros estão no interior das residências.

Fonte R7

Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim – MT

A Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim – MT realiza concurso para preenchimento de 23 vagas

Inscrições:
Até 20 de junho, na rua 3, quadra 8, lote 50, casa 11, Jardim Alto da Colina

Cargos:
Agentes Comunitários de Saúde

Remuneração:
R$ 622,00

Provas:
Prova objetiva: 24 de junho
Haverá prova de títulos.

Prefeitura Municipal de Mantena – MG

A Prefeitura Municipal de Mantena – MG realiza concurso para provimento de 318 vagas

Inscrições:
De 27 de junho a 26 de julho, pelo www.imperialconcursos.com.br.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 90,00

Cargos:
Alfabetizado - Auxiliar de Mecânico; Auxiliar de Serviços Gerais; Borracheiro; Calceteiro; Carpinteiro; Coveiro; Gari; Jardineiro; Lavador de Veículos; Mecânico; Motorista de Ambulância (CNH D); Motorista I (CNH B); Motorista II (CNH C e D); Operador de máquinas - Retroescavadeira; Operário; Pedreiro e Vigia.
Nível Fundamental Incompleto - Auxiliar de Serviço da Educação Básica - ASB1; Auxiliar de Serviço da Educação Básica - ASB2; Auxiliar de Serviço da Educação Básica - ASB3 e Soldador.
Nível Fundamental Completo - Agente de Saúde PSF; Atendente de Saúde; Auxiliar de Escritório; Auxiliar de Professor de Creche e Fiscal de Postura.
Nível Médio/Técnico - Agente Administrativo; Agente de Programas Sociais; Arquivista; Assistente Administrativo; Atendente; Atendente de Regulação; Atendente de Vigilância Sanitária; Auxiliar de Secretaria; Digitador; Instrutor da Banda Marcial; Protocolista; Secretário Escolar; Supervisor de Cadastro Único; Técnico de Enfermagem; Técnico em Informática (Secretaria de Educação) e Técnico de Saúde Bucal.
Nível Superior - Analista de Educação Básica; Analista Técnico do Serviço de Saúde; Assistente Social; Enfermeiro; Especialista da Educação Básica - EEB; Fisioterapeuta; Médico Clínico Geral; Médico Ginecologista /Obstetra; Médico Pronto Atendimento; Médico PSF; Médico Psiquiatra; Médico-Veterinário de Vigilância Sanitária; Nutricionista; Odontólogo; Professor da Educação Básica I; Professor da Educação Básica II - Ciências; Professor da Educação Básica II - Educação Física e Psicólogo.

Provas:
Prova objetiva: 19 de agosto
Haverá prova de títulos para nível superior e prova prática para Motorista de Ambulância, Motorista I, Motorista II e Operador de Máquinas Retroescavadeira.

Prefeitura Municipal de Joaçaba - SC

A Prefeitura Municipal de Joaçaba, Santa Catarina, realiza concurso para provimento d 1 vaga

Inscrições:
Até 18 de junho, na Prefeitura Municipal, Avenida XV de Novembro, nº. 378, Joaçaba

Valor:
R$ 50,00.

Cargo:
Medicina Veterinária

Remuneração:
R$ 2.197,04

Provas:
Haverá prova objetiva

Prefeitura Municipal de Itambé - PR

A Prefeitura Municipal de Itambé, Paraná, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 20 de junho, na Praça Rui Barbosa, nº. 34

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 716,51 a R$ 8.767,56

Provas:
Prova objetiva: 27 de junho

Cargos:
Técnico em Enfermagem e Médico da Família.

Prefeitura Municipal de Guanhães – MG

A Prefeitura Municipal de Guanhães – MG realiza concurso para provimento de 47 vagas

Inscrições:
Entre De 12 e 15 de junho

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 11.000,00.

Inscrições:
Praça Néria Coelho Guimarães, nº. 100, Centro, 2º andar

Provas:
Prova objetiva: 24 de junho
Haverá prova prática para Motorista dia 27 de junho

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Gari - Coletor de Lixo Masculino e Vigia;
Médio/Técnico - Técnico em Higiene Dental;
Superior - Médico PSF, Enfermeiro, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Educação Física e Professor II-I.
Cadastro de reserva
Alfabetizado/Fundamental - Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde;
Superior - Fisioterapeuta, Assistente Social e Médico-Veterinário.

Prefeitura Municipal de Granja - CE

A Prefeitura Municipal de Granja, Ceará, realiza concurso para provimento de 816 vagas

Inscrições:
De 15 de maio a 15 de junho, na Secretaria Municipal de Educação, (para Professores) - Rua Monsenhor Martins, s/n, centro, e no Polo de Convivência Social Antônio Moreira Batista (Demais cargos) - Rua Doutor João Pessoa, s/n, bairro da Exposição

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.800,00

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para nível Superior e Professores e prova prática para Motorista.

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Enfermagem, Atendente, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais (Operário), Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Carpinteiro, Eletricista, Merendeira, Motorista, Pintor, Pedreiro, Servente da Construção Civil e Vigia;
Ensino Médio - Agente Administrativo, Digitador, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Secretário, Secretário Escolar, Fiscal de Tributário, Instrutor de Informática e Professor de Educação Básica I;
Ensino Superior - Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro com especialização em Obstetrícia, Nutricionista, Veterinário, Psicólogo, Professores de Educação Básica II nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e Educação Física, Professor Psicopedagogo, Professor Pedagogo e Educador Físico.

Prefeitura Municipal de Formigueiro - RS

A Prefeitura Municipal de Formigueiro, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 25 vagas

Inscrições:
Até 25 de junho pelo www.inovaconsultorias.com.br

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 120,00

Remuneração:
Entre R$ 326,90 e R$ 5.921,28

Provas:
Prova objetiva: 15 de julho
Haverá prova prática para Motorista e Operador de Máquinas
Haverá prova de títulos.

Cargos:
Ensino Fundamental - Motorista, Operador de Máquinas, Zelador de Cemitério Municipal e Operário;
Ensino Médio - Técnico em Enfermagem;
Ensino Superior - Assistente Social, Engenheiro Civil, Odontólogo do PSF, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral (PSF), Médico Plantonista, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Professor de Educação Especial, Professor de Séries Iniciais, Professor de Geografia, Ciências, Inglês, Filosofia, Educação Artística, Matemática e Português, Analista de Sistemas e Educador Físico.

Prefeitura Municipal de Delfinópolis - MG

A Prefeitura Municipal de Delfinópolis, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 41 vagas

Inscrições:
De 5 a 27 de julho, na Praça Manoel Leite Lemos, nº. 599, centro, Delfinópolis

Valor:
De R$ 14,00 a R$ 23,00

Remuneração:
De R$ 639,74 a R$ 8.153,60

Provas:
Provas objetivas: 19 de agosto

Cargos:
Ensino Fundamental - Ajudante de Balsa, Operário da Central de Reciclagem e Compostagem de Lixo, Ajudante de Serviços Gerais, Magarefe e Mecânico;
Ensino Médio - Auxiliar de Saúde Bucal, Atendente de Serviços de Saúde, Técnico Enfermagem, Professor Séries Iniciais do Ensino Fundamental (PEB I) e Professor de Educação Infantil;
Ensino Superior - Fisioterapeuta, Médico PSF e Professor PEB II de Ciências.

Prefeitura Municipal de Carneirinho – MG

A Prefeitura Municipal de Carneirinho – MG realiza concurso para o provimento de 96 vagas

Inscrições:
De 4 de junho a 4 de julho, pelo www.makiyama.com.br ou no anfiteatro da Creche Municipal (avenida Jaci Lima de Paula, nº. 479)

Valor:
De R$ 10,50 a R$ 20,35

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.054,21.

Provas:
Prova objetiva: 12 de agosto
Haverá prova de títulos e prova prática

Cargos
Concurso FMS
Elementar/Fundamental - Motorista, Atendente de Saúde, Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Serviços;
Médio - Técnico em Radiologia e Técnico em Enfermagem;
Superior - Enfermeiro.
Concurso prefeitura
Elementar/Fundamental - Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Creche, Operador De Máquina, Tratorista, Auxiliar de Serviços Urbanos, Vigia e Jardineiro;
Médio - Professor I, Auxiliar de Secretaria e Inspetor de Alunos;
Superior - Psicólogo, Supervisor Escolar, Orientador Escolar e Professor II.

Prefeitura Municipal de Campos Novos - SC

A Prefeitura Municipal de Campos Novos, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de 14 vagas

Inscrições:
Até 15 de junho, na Amplasc, Rua São João Batista, nº. 347, Campos Novos

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00

Cargos:
Ensino Fundamental - (4 vagas) Agente Comunitário de Saúde;
Ensino Médio - (1) Auxiliar de Odontologia Comunitário e (1) Técnico em Enfermagem do SAMU;
Ensino Superior - (1) Enfermeiro Comunitário, (6) Médico Comunitário e (1) Odontólogo Comunitário;

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 13.122,00

Provas:
Prova objetiva: 17 de junho

Prefeitura de Nioaque - MS lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nioaque, Estado de Mato Grosso do Sul, lançou edital N° 001/2012 de processo seletivo para contratação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. São distribuídas 50 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.472,12, mais função gratificada de 10% em carga horária de 08 a 44h semanais. O certame será executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC.
Cargos
As chances são para os cargos de médico, fisioterapêuta, psicólogo, odontólogo, enfermeiro plantonista, técnico em enfermegem plantonista, técnico em raio x, agente administrativo, auxiliar de enfermagem e demais cargos.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente até o dia 17 de junho de 2012, apenas pela internet no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso.
Taxas
O candidato deverá recolher a taxa de inscrição no valor de:
-R$90,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Superior;
-R$50,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Médio;
-R$40,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Fundamental.
Provas
As provas escritas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 24 de junho de 2012, com duração total de 4 horas para todos os cargos. Os locais e horários de realização das provas constarão em Edital Específico, que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Nioaque/MS, no Jornal Notícia do Estado, da cidade de Nioaque/MS, no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul/ASSOMASUL e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.nioaque.ms.gov.br e www.fapec.org/concurso.
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 2 anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Juiz de Fora 2012

A prefeitura de Juiz de Fora, Estado das Minas Gerais, lançou edital de concurso público para provimento de 50 profissionais na área de saúde. As vagas destinam-se a Médico para atuação no programa Saúde da Família e Comunidade. A remuneração inicial pode chegar a R$ 7866,46.
Inscrições:
Os interessados poderão se inscrever diretamente via internet através do endereço eletrônico: www.pjf.mg.gov.br de 27 de setembro até o dia 29 de outubro de 2012. A taxa de inscrição custa R$ 90,00.
Provas:
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva com questões de múltipla escolha que será aplicada na data provável de 02 de Dezembro de 2012. O local e horário de prestação das provas estará sendo informado através do Comprovante Definitivo de Inscrição, emitido pelo próprio candidato, via internet.
Gabarito:
O gabarito oficial das provas escritas será divulgado em até 48 horas após a realização das provas. Para consultá-lo os candidatos poderão acessar o site www.pjf.mg.gov.br ou deslocar-se até a prefeitura do respectivo município e averiguar no mural de avisos. A prefeitura está situada no seguinte endereço: Avenida Brasil, nº 2001 - 8º andar - Centro - Juiz de Fora/MG.

SAIBA MAIS SOBRE JUIZ DE FORA:
O município de Juiz de Fora está situado na Zona da Mata no interior das Minas Gerais, possui população estimada em 517 872 habitantes pelo IBGE. Conhecida como "Manchester Mineira" a cidade possui sua economia voltada para o agronegócio. A agropecuária é responsável por grande fatia desta economia. O município conta ainda com uma grande atividade industrial nos setores de alimentos, bebidas, têxteis, metalurgia, mobiliário, entre outros.
Um dos principais polos de saúde desta região é o Hospital Monte Sinai que está instalado no município de Juiz de Fora. O Instituto Estadual de Educação é outro grande órgão que atrai estudantes do país inteiro.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Ipiranga do Norte - MT

Terá início a partir do dia 13 de junho as inscrições para concurso público Nº. 001/2012 da Prefeitura de Ipiranga do Norte, Estado de Mato Grosso. Será selecionado 33 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 12.356,90 e carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
Cargos
Operador de Máquinas – Pá Carregadeira e Retroescavadeira, Vigia, Gari, Motorista de Ônibus, Serviços Gerais, Zelador, Agente Administrativo, Assistente Odontológico, Monitor de CMEI, Professor, Médico, Fisioterapeuta e Enfermeiro.
Inscrições
Os candidatos deverão se inscrever até o dia 02 de julho de 2012, através do site www.acpi.inf.br.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 15 de julho de 2012, em local e horário a serem divulgados no mural da Prefeitura Municipal e no site www.acpi.inf.br.
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino, no mural da Prefeitura Municipal e no site www.acpi.inf.br.
A divulgação dos aprovados e classificados em ordem decrescente se dará em até 30 dias após a realização das provas, podendo ocorrer em etapas.
Validade
O presente concurso público terá prazo de validade de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da administração.

Edital / Publicações

Concurso Banpará 2012

O Banco do Estado do Pará S.A. - Banpará, publicou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público visando o preenchimento de 15 vagas mais cadastro reserva de nível médio/técnico e superior. O salário varia entre R$ 1.400,00 e R$ 6.000,00, com carga horária de 30 e 40 horas semanais.

Cargos

Técnico Bancário, Médico do Trabalho, Engenheiro Agrônomo e Engenheiro Eletricista (especialização em Segurança do Trabalho).

Inscrição

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, através da internet, no período de 14 de junho a 15 de julho de 2012, no site www.esppconcursos.com.br, observado o horário oficial de Belém/PA.
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 85,00.

Prova

O formulário de avaliação de títulos, devidamente assinado, e os documentos que foram informados através do site deverão ser encaminhados, via Correio, pelo serviço de SEDEX para a ESPP – Empresa de Seleção Pública e Privada, na Avenida Doutor José Maciel, nº 560, Jardim Maria Rosa, CEP 06763-270, no Município de Taboão da Serra, Estado de São Paulo, indicando como referência no envelope TÍTULOS – BANPARÁ, com data de postagem até o dia 25 de julho de 2012.
As provas escritas objetivas serão realizadas na data prevista de 12 de agosto de 2012, em local e horário a serem divulgados, a partir de 03 de agosto de 2012, no site da ESPP www.esppconcursos.com.br.
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados nos sites www.esppconcursos.com.br e www.banparanet.b.br até às 18h00min do dia 13 de agosto de 2012.

Validade

O concurso público terá validade de 01 ano, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Banpará.

Edital / Publicações

Concurso IABAS (RJ) 2012

Um grande processo seletivo foi anunciado pelo IABAS – Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde do Estado do Rio de Janeiro.  A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, responsável pela iniciativa, já publicou os três editais do certame (n° 02/2012, 03/2012 e 04/2012), que tem o objetivo de preencher 78 vagas para provimento imediato e formar um cadastro de reserva com 680 nomes.
As chances são para todos os níveis de escolaridade (do fundamental ao superior), nos empregos de Médico (clínico geral), Técnico em enfermagem, Técnico de saúde bucal, Oficial de farmácia e Auxiliar de saúde bucal. Esses profissionais cumprirão jornada de 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$ 810,00 a R$ 9.752,37.
Além do salário, serão concedidos  aos contratados Vale-Alimentação, Vale-Transporte (para os Técnicos de Saúde Bucal, Técnicos em Enfermagem e Oficiais de Farmácia) e Insalubridade.

As inscrições serão aceitas até as 23 horas e 59 minutos do dia 19 de junho de 2012 e poderão ser feitas no site Fundação BIO-RIO (http://concursos.biorio.org.br), organizadora que executará todas as etapas seletivas dos candidatos inscritos.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 35,00 para nível médio e R$ 70,00 para nível superior.

Os candidatos serão avaliados através de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos, e Entrevista Técnica, de caráter eliminatório, considerando-se o quantitativo total de vagas acrescido do cadastro reserva (CR).

As Provas Objetivas serão aplicadas na cidade do Rio de Janeiro e estão agendadas para o dia 24 de junho de 2012.

Os candidatos aprovados e classificados serão contratados pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde – IABAS, sob o Regime Jurídico da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Para todos os efeitos, o prazo de validade inicial deste Processo Seletivo será de um ano, contado a partir da data da publicação de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Águas Lindas de Goiás - GO

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, Estado de Goiás, através da Secretaria Municipal de  Administração, lançou edital N° 001/2012 de concurso público de provas destinadas a selecionar Candidatos para provimento de vagas do Quadro Permanente de Pessoal e Cadastro de Reserva.
O edital estabelece que estão sendo distribuídas 1.392 vagas, sendo 651 imediatas e 741 para cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental, médio e superior. A oferta salarial é de até R$ 2.000,00 e o concurso será executado pelo Instituto Cidades - IC.
Cinco por cento do  número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de agente de trânsito, arquiteto, assistente social, auxiliar de cozinha, auxiliar de mecanico, auxiliar de serviços gerais, auxiliar operacionais de serviços diversos, bibliotecário, biologo, bombeiro hidráulico, contador, cozinheiro, eletricista e demais cargos.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 15 de julho de 2012. As taxas variam de R$ 38,00 para cargos de nível fundamental, R$ 69,00 para nível médio e R$ 120,00 para nível superior.
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizados pelo Instituto Cidades no Posto Facilitador, no Vapt Vupt de Águas Lindas, Av. JK, qd. 24, lotes 04/05, Jardim Brasília - Águas lindas de Goiás - CEP 72910-000, das 8h às 12h e 13h às 17h.
Provas e Validade
As provas Objetivas serão realizadas na cidade de Águas Lindas de Goiás, no Estado de Goiás, podendo ser aplicada em Municípios circunvizinhos, bem como no Distrito Federal, conforme o número de inscritos, a conveniência e a oportunidade administrativa, com datas previstas para os dias 19 e 26 de agosto de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: www.institutocidades.org.br.
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do Concurso.

Edital / Publicações

Concurso CAISM Água Funda – SP

Foi divulgado através do Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital nº 01/2012 de concurso público do Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Doutor David Capistrano da Costa Filho, CAISM da Água Funda. O concurso objetiva a contratação de 04 profissionais em medicina psiquiátrica que deverão atuar realizando avaliação psiquiátrica e acompanhamento de todos os pacientes nas enfermarias e plantonista em qualquer dependência do CAISM.
Remuneração:
A remuneração inicial é correspondente ao salário de R$ 1.862,64, acrescidos de benefícios de acordo com a unidade e legislação vigente, mais gratificação por produtividade no valor de R$ 704,88. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
Inscrição:
As inscrições poderão ser realizadas presencialmente no Serviço de Recursos Humanos, seção de Recrutamento e Seleção, que se situa à Avenida Miguel Estéfano, nº 3030, Água Funda, São Paulo. A ficha de inscrição deverá ser preenchida antecipadamente e pode ser adquirida através do endereço eletrônico:  www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na respectiva unidade. O período de inscrição será de 14 a 28 de junho de 2012.
Provas:
Os candidatos serão submetidos a provas de conhecimentos específicos a se realizarem na data provável de 22 de julho de 2012. O horário e local será divulgado com antecedência através de editais.
Validade:
A validade deste concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período e uma única vez.

Prefeitura de Fraiburgo - SC abre vagas para médicos

O município catarinense de Fraiburgo, publicou edital Nº. 0022, de 13 de junho de 2012 de processo seletivo oferecendo várias vagas de nível superior. O certame visa atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público, para preenchimento de vagas na área da saúde do município, para o ano de 2012, podendo ser prorrogado
As vagas são para Médico Clínico Geral 40 horas, com remuneração de até R$ 11.010,80.
As inscrições serão realizadas no período de 14 a 29 de junho de 2012, das 08:30 as 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP 89.580-000.
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Sebastião Laranjeiras - BA

A Prefeitura de Sebastião Laranjeiras, Estado da Bahia, através da empresa Planejar, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas no Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal.
São distribuídas 156 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 1.615,74 por carga horária de 30 e 40h semanais.
Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico – Clinica Geral, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Aux./Técnico de Enfermagem, Aux./Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo, Eletricista, Instrutor de Informática, Motorista Categoria “B”, Motorista Categoria “D”, Aux. de Abast. de Água, Aux. de Serv. Gerais, Gari, Porteiro e Vigilante/Guarda.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 22 de junho de 2012, na Avenida Tiradentes, 32, Centro - Sebastião Laranjeiras/BA, de segunda a sexta no horário das 09:00 às 12:00 das 13:00 às 15:00, e no sábado das 09:00 às 12:00 h.
As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas no município de Sebastião Laranjeiras com data inicialmente prevista para o dia 08 de julho de 2012 (domingo), podendo ser aplicado em dois turnos a depender da estrutura do município, com horário e local a serem definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Sebastião Laranjeiras, no Quadro de Avisos da Câmara Municipal de Sebastião Laranjeiras e através da Internet no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br. O candidato deverá a partir do dia 03 de julho de 2012, obter informações quanto ao local da prova.
A divulgação dos gabaritos das provas objetivas (preliminar) será no dia 10 de julho de 2012.
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos, contado a partir da data de homologação do resultado final.

Prefeitura de Gaúcha do Norte (MT) abre vagas para Agente de Saúde

A Prefeitura de Gaúcha do Norte, Estado de Mato Grosso, anunciou a realização de processo seletivo regido pelo edital n° 001/2012 para contratação por tempo indeterminado, em caráter de urgência, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, destinado ao provimento de vagas para a função de Agente Comunitário de Saúde, para atuar no Programa de Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Estão disponíveis 04 vagas para candidatos de nível fundamental, com remuneração de R$ 798,41 e carga horária de 40 horas semanais em horário integral.

A inscrição somente poderá ser efetuada pessoalmente ou por representante legalmente habilitado para esse fim, no Período de 15 a 22 de junho de 2012, no PSF Ernesto Doleys, das 08:00 as 11:00 h e 14:00 as 17:00 h. A documentação necessária para efetuar a inscrição é Cópia do RG, CPF e Comprovante de residência.

A inscrição será gratuita.

O processo seletivo constará de uma prova (objetiva) e de entrevistas coletiva e individual e será realizada após a realização da prova objetiva.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 25 de junho de 2012, sendo as provas escritas com início às 13:30 horas e término às 15:30 horas na Escola Estadual Gervásio dos Santos Costa.

O processo seletivo tem validade de 02 (dois) anos, a contar da data de divulgação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Tobias Barreto - SE abre vagas para Agente de Saúde

A Prefeitura de Tobias Barreto, no Estado do Sergipe, publicou edital n° 01/2012 de processo seletivo visando a contratação de profissionais para preenchimento de 10 vagas do quadro efetivo do Município e formação de cadastro reserva, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.

A remuneração mensal será de R$ 622,00, mais insalubridade. O contratado fica obrigado a cumprir a carga horária diária de 08h, durante os 05 dias da semana, perfazendo um total de 40h semanais.

As inscrições terão início no dia 15 e se encerrarão às 17 horas (horário local) do dia 19 de junho de 2012, e serão realizadas somente na Avenida 7 de junho, nº 452 , no horário das 14:00 às 17:00 horas.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher ficha de inscrição, que estará disponível, somente, no endereço supracitado. Após a confirmação da inscrição, será fornecido um número de protocolo que deverá ser guardado pelo candidato para posterior apresentação. Este número servirá como comprovante de inscrição.

O valor da taxa de inscrição a ser pago para participação será de R$ 20,00.

O processo seletivo acontecerá em etapa única que consiste na aplicação de prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório.

A prova será realizada provavelmente no dia 23 de Junho de 2012, às 08:30 horas, no município de Tobias Barreto e terá duração de 02 (duas) horas. O horário e o local da prova objetiva será informado no site www.tobiasbarreto.se.gov.br, a partir do dia 21 de junho de 2012, sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 (um) ano, contado da homologação de seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Exames descartam que menino teve pólio após tomar vacina

 
Exames descartaram a possibilidade de a vacina contra a poliomielite ter provocado paralisia no menino Octávio Teixeira, 2. No ano passado, ele perdeu parte dos movimentos depois de tomar as gotinhas contra a paralisia infantil em Pouso Alegre, no sul de Minas.

Médicos suspeitaram que a criança tivesse contraído a doença com a imunização. Segundo o Ministério da Saúde, o risco de reações como esta é de 1 a cada 3,2 milhões. 

Exames feitos no início do ano mostraram, porém, que Octávio tem uma doença genética degenerativa. 

A notícia foi recebida com desânimo pela família do menino, já que as consequências da doença são mais graves do que as prováveis sequelas da pólio. Atualmente, a rotina do menino inclui fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia e psicopedagogia. Mesmo assim, ele não vai poder andar. 

A mãe de Octávio, Sidnéia Teixeira, 39, viu um fato positivo em tudo isso: para ela, com a repercussão do caso de seu filho, houve pressão para que o Ministério da Saúde adotasse a forma injetável da vacina, que não expõe as crianças ao risco de paralisia pós-vacinal. 

"Não aconteceu com o Octávio, mas poderia ter acontecido. Agora vamos proteger outras crianças", disse.

No sábado (16), começa a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, ainda só com gotinhas. No segundo semestre, terá início um sistema de vacinação misto, com algumas doses injetáveis e outras orais. 

Segundo Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde do ministério, a mudança no esquema de vacinação não ocorreu devido ao caso específico de Octávio, mas um dos fatores que motivou a troca foram os riscos, mesmo raros, que a vacina oral pode trazer. 

Fonte Folhaonline

Artigo denuncia manipulação de pesquisas com novas drogas

 
A "tortura" de dados para obter resultados favoráveis em estudos sobre medicamentos novos no mercado é uma prática comum dos laboratórios, segundo denúncia publicada ontem no "British Medical Journal". 

De acordo com o autor, um ex-funcionário de um grande laboratório que escreveu sob anonimato, os estudos realizados após a aprovação das drogas têm como objetivo alavancar as vendas dos produtos, e não determinar sua segurança de uso. 

O artigo foi publicado junto com análise de estudos pós-venda de alguns remédios contra diabetes tipo 2.
Esse tipo de pesquisa é feito quando a droga está no mercado e, portanto, já passou pelas três primeiras fases de teste, necessárias para que o remédio possa ser vendido. 

Depois disso, são feitos estudos de fase 4 ou observacionais, que analisam o desempenho da droga na "vida real", sem as intervenções dos cientistas e os controles das pesquisas laboratoriais. 


Editoria de arte/folhapress
De acordo com o reumatologista Marcelo Schafranski, autor do livro "Medicina - Fragilidades de um modelo ainda imperfeito" (Ed. Schoba), a análise pós-venda é importante para avaliar o peso dos efeitos colaterais e o custo-benefício das novas drogas. 

Mas faltam regras para controlar a metodologia desses trabalhos, muitas vezes patrocinados e elaborados pelas próprias fabricantes dos remédios. "Os resultados publicados são escolhidos após a coleta dos dados. São selecionados desfechos favoráveis para o fabricante do remédio, em vez de resultados como número de mortes ou internações em UTI. Do jeito que está, esse tipo de estudo não tem credibilidade." 

Segundo a análise feita por Edwin Gale, professor na Universidade de Bristol, sobre estudos de análogos da insulina conduzidos pelos laboratórios Novo Nordisk, Eli Lilly e Sanofi, falta rigor científico nos trabalhos. 

Um dos estudos, com mais de 66 mil pessoas, acompanhou os voluntários por 18 meses (quando o ideal para esse tipo de pesquisa são cinco anos) e exigia como comprovação de efeito colateral (hipoglicemia) um exame laboratorial. Com isso, foram registrados pouquíssimos desses eventos, dando aparência de vantagem da nova droga sobre a antiga. 

De acordo com o texto publicado pelo ex-funcionário da indústria, além de mexer nas estatísticas, os laboratórios permitem que o departamento de marketing acompanhe todas as etapas dos estudos. O grande número de pacientes participantes serve, segundo ele, para disseminar a prescrição do novo remédio entre os médicos. 

"Levávamos [médicos] para os melhores hotéis e restaurantes durante as reuniões. Depois, atuavam como 'embaixadores', dando conferências, ensinando médicos e falando com a mídia sobre os benefícios da droga." 

Outro lado
As empresas citadas nos artigos do "British Medical Journal" responderam por meio de nota aos questionamentos publicados. 

O laboratório Sanofi afirmou que acredita que os ensaios clínicos devem contar com objetivos científicos claros "para ampliar a base de evidências em prol dos interesses dos pacientes". 

Segundo o comunicado, esse princípio é aplicado em todas as pesquisas conduzidas pela empresa. A Sanofi diz ainda que os estudos atendem aos quesitos éticos e regulatórios do Brasil. 

"No país, foram e são realizados estudos de alto grau de evidência científica, visando ao melhor controle do paciente com diabetes." 

A farmacêutica Eli Lilly afirmou que "não realiza pesquisas médicas com a intenção de que a condução do estudo aumente as vendas de um medicamento". 

A empresa disse ainda que continua comprometida com a realização de pesquisas de impacto e relevância, que respondam a questões científicas e clínicas. 

A Novo Nordisk disse que seus estudos clínicos estão "100% alinhados" com regras estabelecidas pelas agências regulatórias de cada país. 

Fonte iG

Mortalidade infantil e materna diminuem em países pobres

 
Um novo relatório divulgado nesta quarta-feira (13) nos EUA trouxe uma boa notícia para os países em desenvolvimento. Desde 1990, as mortes de mulheres após o parto caíram quase pela metade. A mortalidade infantil também teve uma redução expressiva, indo de 12 milhões para 7,6 milhões em 2010. 

A diminuição das mortes de crianças se intensificou sobretudo na última década. Em países da África, como Libéria, Egito, Ruanda e Tanzânia, a taxa de declínio foi igual ou superior a 5% nesse período. 

A redução da mortalidade materna, embora também tenha sido notável, aconteceu em menor escala nos países em desenvolvimento. Ainda assim, nações como Nepal, Vietnã e Guiné Equatorial conseguiram reduzir esse tipo de óbito em mais de 75% nos últimos 20 anos. 

A conclusão é de um relatório do "Contagem Regressiva para 2015", uma iniciativa global que agrega agências da ONU (Organização das Nações Unidas), universidades, ONGs e outras entidades para monitorar o progresso de 75 países --incluindo os 49 mais pobres do mundo--, onde 95% da mortalidade infantil e materna ocorre. 

Apesar do progresso, o documento afirma que ainda há muito a ser feito. 

A cada dois minutos, uma mulher morre em decorrência de complicações da gravidez em algum lugar do mundo. Para cada mulher morta, entre outras 20 a 30 sofrem com consequências e problemas que muitas vezes se arrastam pela vida inteira. 

"Houve, sem dúvidas, um progresso muito grande em relação às condições de sobrevivência de mães e bebês. E isso se dá por uma série de fatores, desde o aumento de investimento público e em infraestrutura de saúde e também no desenvolvimento dos países como um todo", diz Aluísio Barros, do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, que participou da elaboração do estudo. 

Além da instituição brasileira, participaram também profissionais da Universidade Johns Hopkins, de Harvard, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). 

Brasil
A mortalidade, tanto materna quanto infantil, também recuou no país. 

Em números relativos, o Brasil está na quarta posição entre os países com melhor desempenho em relação à mortalidade de crianças abaixo de cinco anos. A taxa é de 19 por cada mil nascimentos vivos. O México, que encabeça a lista, tem 17, seguido da China, que tem 18. 

Em relação às mortes maternas, o Brasil é o quinto melhor colocado, com 56 a cada 100 mil nascimentos vivos. 

Apesar das boas colocações, ainda falta muito a ser feito. Especialmente porque o Brasil é uma das maiores economias do bloco monitorado. 

"O Brasil avançou muito. Mas ainda é preciso melhorar em muitos aspectos para conseguir chegar aos níveis ideais", diz Aluísio Barros, da Universidade Federal de Pelotas. 

Longo caminho
Embora haja muitos motivos para comemorar, os organizadores do relatório são cautelosos. 

Mais de um terço dos 75 países monitorados tiveram pouquíssimo progresso na diminuição da mortalidade materna. Na mortalidade infantil, são pelo menos 13 nações cujo progresso é considerado insuficiente. 

A situação fica especialmente preocupante levando em consideração que 53 dos 75 países tem uma grave falta de profissionais de saúde. 

Fonte iG

Corpo humano abriga quase 10 mil espécies de micróbios

Pela primeira vez, pesquisadores mapearam as comunidades de micro-organismos do corpo humano, como bactérias e fungos. 

O Projeto Microbioma Humano, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, publicou ontem um conjunto de 14 estudos nas revistas "Nature" e "PLoS". 


Editoria de arte/folhapress
As pesquisas usaram técnicas de sequenciamento de DNA para identificar esses organismos e mostrar sua diversidade e abundância nos seres humanos, além de suas funções no corpo. 

Os micro-organismos analisados foram retirados de 242 homens e mulheres. A coleta foi feita em diferentes partes do corpo, como pele, boca, intestino e vagina. 

Até então, só as bactérias do trato gastrointestinal haviam sido catalogadas pelo projeto MetaHIT, que envolve oito países. 

Os pesquisadores concluíram que quase 10 mil espécies de micro-organismos perfazem as comunidades ecológicas no nosso corpo. 

Eles também mostraram que cada parte do corpo tem uma população diferente de micróbios, cada uma com sua função --no caso do intestino, os micro-organismos ajudam a digerir os alimentos. 

O projeto mostrou ainda que cada pessoa tem um microbioma único, com tipos e quantidades diferentes de bactérias para realizar o mesmo trabalho. Uma quantidade alta ou baixa da mesma bactéria não quer dizer que uma pessoa seja mais ou menos saudável. 

James Versalovic, pesquisador do projeto e chefe do departamento de patologia do Texas Children's Hospital, nos EUA, afirma que a maioria dos micróbios no corpo não causa doenças. 

"Esperamos que com esses dados as pessoas fiquem menos paranoicas e não usem antibióticos ou sabonetes bactericidas para tudo. Interferir no equilíbrio do microbioma pode causar mais danos que benefícios." 

Versalovic diz que definir o microbioma de um adulto saudável e saber quais são e o que fazem os micróbios que habitam o ser humano era o primeiro objetivo do Projeto Microbioma Humano. 

Agora, com o material genético proveniente de comunidades completas de micróbios, os próximos passos serão comparar os micróbios de pessoas saudáveis com os de doentes para entender como os problemas se desenvolvem e criar novas drogas. 

Um dos estudos do MetaHIT já mostrou que quem tem menor diversidade de bactérias na flora intestinal tende a ser obeso, a ter mais gordura no fígado e responder pior a dietas. 

"Essa é só a ponta do iceberg. O interessante será observar como os dois genomas --o humano e o dos microrganismos-- interagem", diz Vasco Azevedo, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. 

Fonte Folhaonline

Meta do governo é vacinar 13,5 milhões de crianças menores de 5 anos contra a pólio

 
Brasília – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012 terá como meta imunizar 13,5 milhões de crianças menores de 5 anos, que representam 95% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde (14,1 milhões). Neste ano, a imunização será feita em dose única, com duas gotinhas.

No próximo sábado (16), Dia de Mobilização e Divulgação Nacional, 115 mil pontos em todo o país vão distribuir a vacina, incluindo postos de saúde, igrejas, shopping centers, escolas e sindicatos. Ao todo, 350 mil profissionais de saúde devem participar da ação, que vai contar ainda com 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o Brasil realiza a campanha desde 1980 e não registra casos de pólio há 23 anos. Em 1994, o país recebeu o certificado de erradicação da transmissão da doença. Entretanto, 16 países ainda registram casos, sendo três deles com situação endêmica – Afeganistão, Paquistão e Nigéria.
“Enquanto não houver eliminação global, temos que ter uma estratégia de vigilância epidemiológica boa e manter a vacinação”, explicou o secretário. Ele ressaltou que a vacina oral é segura e que há poucos relatos de reações adversas. A dose deve ser evitada apenas se a criança apresentar febre ou algum tipo de doença aguda.
Serão distribuídos 23 milhões de doses em todo o país. Os investimentos com a campanha, de acordo com a pasta, somaram R$ 37 milhões, repassados aos estados e a municípios, sendo R$ 16 milhões apenas com a aquisição da vacina.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avaliou que o país dispõe de um dos programas públicos e gratuitos de imunização mais amplos e reconhecidos em todo o mundo. “Quero reforçar a convocação a todas as famílias e agradecer as parcerias com escolas, organizações religiosas, shopping centers. Isso permite que as nossas crianças tenham a possibilidade de estar mais protegidas e mais rapidamente”, disse.
A partir de agosto, as crianças que estão começando o esquema vacinal e nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a primeira dose aos 2 meses e a segunda aos 4 meses de forma injetável. A terceira e a quarta dose, aos 6 meses e aos 15 meses, assim como as demais doses de reforço, continuam com a vacina oral.
Fonte Agência Brasil

Senado aprova política nacional de combate à pirataria de remédios e cosméticos

 
Brasília - O Senado superou ontem(13) a primeira etapa da criação de uma política nacional de combate à pirataria de produtos submetidos à Vigilância Sanitária. O foco principal é integrar as diversas ações governamentais de enfrentamento da pirataria de produtos que devem passar pelo crivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Projeto de lei nesse sentido, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Agora, a matéria seguirá para a análise da Câmara dos Deputados.

Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), citado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), na América Latina, no Sudeste da Ásia e na África estima-se que 30% dos produtos à venda no mercado e usados pela população têm origem fraudulenta. A Anvisa, por sua vez, estima esse percentual em 20% no Brasil.

Os dados foram apresentados pela relatora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Ela lembrou que a OMS estima em 25% o percentual de falsificação ou adulteração de medicamentos vendidos em países em desenvolvimento como Brasil, Turquia, Rússia e Índia.

A relatora citou, por exemplo, a pirataria de cosméticos, que tem características peculiares. “A produção ilegal ocorre dentro das fronteiras do país, em fabriquetas de fundo de quintal ou em pequenos laboratórios”. Ela acrescentou que a produção está mais próxima dos locais de consumo, o que dificulta a interceptação dos produtos. A senadora citou que as denúncias veiculadas recentemente de uso de formol (formaldeído) em cremes para o cabelo trouxeram à tona um pouco da realidade da fabricação e do uso ilegal de cosméticos no Brasil.

Fonte Agência Brasil

Dor de ouvido

Definição
A dor de ouvido pode ser aguda, surda ou ardente em um dos ouvidos ou em ambos. A dor pode ser temporária ou constante.

Nomes alternativos

Otalgia; dor - ouvido

Considerações

Os sintomas de uma infecção no ouvido podem incluir:
  • Dor no ouvido
  • Febre
  • Inquietação
  • Choro contínuo
  • Irritabilidade
Muitas crianças podem apresentar perda de audição leve e temporária durante e logo após uma infecção no ouvido. A perda de audição permanente é rara, mas o risco aumenta de acordo com o número de infecções.

Causas comuns

A dor de ouvido em crianças é muitas vezes causada pelo acúmulo de líquido e pressão atrás do tímpano, na área chamada de ouvido médio. O ouvido médio se liga às vias nasais por um canal estreito e curto: a trompa de Eustáquio. A trompa de Eustáquio permite que líquidos normais sejam drenados para fora do ouvido médio e ajuda a manter a pressão do ouvido equilibrada.
Um resfriado ou uma alergia podem bloquear a trompa de Eustáquio devido à inflamação e ao acúmulo de secreções. Isso é especialmente frequente em crianças pequenas, porque a trompa de Eustáquio é mais curta e mais horizontal. O fechamento da trompa de Eustáquio bloqueia o fluxo de líquido normal do ouvido médio. O fluido começa a se acumular, causando obstrução, dor, perda de audição e uma infecção no ouvido.
A dor de ouvido em adultos tem menos chances de ser causada por uma infecção no ouvido. O que você identifica como dor de ouvido, pode ser, na verdade, originada em outro local, como na articulação temporomandibular, nos dentes, na garganta ou em outro local. Isso é chamado de dor "reflexa" ou "referida".
Causas da dor de ouvido:
  • Artrite da mandíbula
  • Infecção no ouvido
    • Infecção do ouvido médio - aguda (episódio breve e grave)
    • Infecção do ouvido médio - crônica (não desaparece nem melhora)
    • Infecção do ouvido (canal) externo - aguda
    • Infecção do ouvido (canal) externo - crônica
    • Infecção do ouvido (canal) externo - maligna
  • Lesão no ouvido devido a alterações de pressão (grandes altitudes ou outras causas)
  • Objetos inseridos no ouvido ou cera excessivamente acumulada
  • Tímpano rompido ou perfurado
  • Infecção nos seios da face
  • Garganta inflamada com dor reflexa nos ouvidos
  • Disfunções da articulação temporomandibular (DTM)
  • Infecção dentária
A dor de ouvido em crianças ou bebês nem sempre é causada por infecções. Outras causas incluem:
  • Irritação do canal auditivo causada por cotonetes
  • Sabonete ou xampu acumulado no ouvido
  • Água do banho

Cuidados em casa

As seguintes medidas podem ser seguidas para tratar de uma dor de ouvido:
  • Pode ser aplicada uma bolsa ou um pano umedecido em água gelada no ouvido externo durante 20 minutos para reduzir a dor.
  • Em crianças com idade suficiente para mascar chiclete com segurança, o chiclete pode ajudar a aliviar a dor e a pressão de uma infecção no ouvido.
  • Se a criança se sentir desconfortável deitada, dormir em uma posição mais elevada poderá ajudar a reduzir a pressão no ouvido médio.
  • O óleo de oliva ou remédios em gotas para o ouvido vendidos em farmácias sem prescrição médica são suaves e eficazes, exceto em casos de rompimento do tímpano. Os remédios em gotas sob prescrição, como Auralgan, também são eficazes contra a dor.
  • Analgésicos que podem ser vendidos sem prescrição médica, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ajudar a diminuir a dor em crianças e adultos com dor de ouvido. (NÃO dê aspirina a crianças.)
Você pode reduzir a dor de ouvido causada por descidas bruscas de grandes altitudes mascando chiclete. ou engolindo a saliva. Em caso de bebês, deixe-os sugar a mamadeira enquanto o avião estiver descendo.

Ligando para o médico

Ligue para o seu médico se:
  • Seu filho apresentar febre alta ou muita dor, ou parecer mais debilitado que o normal, devido a uma infecção no ouvido
  • Novos sintomas aparecerem, especialmente:
    • Vertigem
    • Dor de cabeça muito forte
    • Inchaço ao redor do ouvido
    • Fraqueza nos músculos faciais
  • Dor muito forte que para de repente pode ser um sinal de tímpano rompido
  • Se os sintomas (dor, febre ou irritabilidade) piorarem ou não apresentarem melhoras em um período de 24 a 48 horas

O que esperar da consulta médica

O médico realizará um exame físico, que poderá incluir o exame do seguinte:
  • Ouvido
  • Mastoide (parte óssea atrás do ouvido)
  • Nariz
  • Garganta
Dor, sensibilidade ou vermelhidão do mastoide podem indicar uma infecção séria. Durante o exame, o médico fará perguntas sobre a dor de ouvido, tais como:
  • Quando ela começou?
  • Está melhorando, piorando ou continua igual?
  • A dor é constante?
  • Que outros sintomas você tem apresentado?
  • Você sente pressão no ouvido?
  • Tem havido drenagem do ouvido?
  • Você escuta ruídos diferentes no ouvido?
  • Você teve febre?
  • Você sente dor no osso atrás da orelha?
  • Você teve perda de audição?
Como a maioria das infecções no ouvido melhoram em um período de 24 horas após a consulta, os médicos não costumam prescrever antibióticos imediatamente. É provável que o médico espere para ver se os sintomas continuam ou pioram. Se forem prescritos antibióticos, é importante tomar todos os medicamentos prescritos no horário certo.
Crianças com infecções persistentes ou recorrentes podem precisar de sondas inseridas no ouvido para fazer com que o ouvido médio funcione de forma adequada novamente. A inserção de sondas no ouvido é um procedimento cirúrgico simples e eficaz.

Prevenção

As seguintes medidas podem ser seguidas para evitar dores de ouvido:
  • Evite fumar perto de crianças. Foi comprovado que o fumo causa milhões de infecções de ouvido em crianças, a cada ano.
  • Evite infecções no ouvido externo não inserindo objetos no ouvido e secando o ouvido após o banho ou após a piscina.
  • Siga as medidas apropriadas para controlar alergias. Evite, em particular, substâncias alérgenas. Esteroides em spray nasal podem ajudar a reduzir infecções no ouvido. No entanto, anti-histamínicos sedativos de venda livre e descongestionantes NÃO previnem infecções no ouvido.
Fonte iG