Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Hemocentro realiza ações para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue

 
Inca também adere à campanha para garantir abastecimento necessário a pacientes com câncer

Ações no Hemocentro de Porto Alegre (Avenida Bento Gonçalves, 3722 — Partenon) irão homenagear o doador voluntário, como parte da programação do Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta quinta-feira, 14 de junho. A data foi fixada por organismos internacionais, sob liderança da Organização Mundial da Saúde (OMS), assinalando o nascimento de Karl Landsteiner, que descobriu os grupos sanguíneos ABO.

O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, estará no hemocentro apoiando a ação, que visa aumentar os estoques que abastecem os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Simoni estará acompanhado do presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), José Vellinho Pinto. O humorista Jair Kobe , com seu personagem Guri de Uruguaiana, irá reforçar o apoio à causa doando sangue, juntamente com seu companheiro Licurgo. No início da tarde de quinta-feira, uma apresentação do Coral da FEPPS homenageará os doadores voluntários.

De acordo com a secretaria, os estoques de sangue do Hemorgs estão sob controle. Autoridades e população permanecem atentas ao ato solidário da doação, visto que é normal durante o inverno uma queda no número de doadores. A unidade de Porto Alegre funciona para doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O hemocentro coordena a Política do Sangue e Hemoderivados no Estado, que tem como uma de suas principais finalidades unificar as ações da hemorrede pública composta por mais cinco hemocentros regionais e três hemonúcleos, além dos bancos de sangue do Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Instituto do Câncer também faz campanha
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) também promove ações no Rio de Janeiro para conscientizar sobre a importância de doar sangue com regularidade. O Inca precisa de doações de sangue para abastecer o estoque que atende aos pacientes de suas cinco unidades hospitalares.

As pessoas que realizam cirurgias, tratamento quimioterápico ou radioterápico e os transplantados de medula óssea necessitam de transfusões de sangue regularmente. A instituição atende uma média de 1,3 mil paciente por mês, e desde o começo de julho vem sofrendo uma queda no estoque de sangue devido ao aumento de candidatos inaptos para a doação, devido aos resfriados, gripes ou alergias, comuns nesta época do ano.

Quem pode doar sangue
:: Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos.
:: Jovens com idade entre 16 e 17 anos também podem ser aceitos como candidatos, desde que haja consentimento formal do responsável legal.
:: No momento da doação, é necessário apresentar documento com foto válido em todo território nacional.

Quem não pode doar
:: Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.
:: Mulheres grávidas ou amamentando.
:: Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.
:: Usuários de drogas.
:: Pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Recomendações
:: Não estar em jejum.
:: Dormir por pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
:: Não tomem bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
:: Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
:: Evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes.
:: Pessoas que exercem profissões como piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhão de grande porte e, ainda, trabalhadores que sobem em andaimes devem interromper as atividades por 12 horas após a doação. A mesma recomendação é válida para quem pratica paraquedismo ou mergulho.

Veja os locais para doação de sangue no RS

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário