Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de maio de 2014

Pesquisa aborda segurança do paciente pediátrico

Bebê em hospital
Getty Images
Bebê em hospital: pesquisa apontou que erro de medicação é um
grave problema de saúde pública
Erros de preparo e administração de medicamentos são comuns no ambiente hospitalar - e o risco é ainda maior quando se trata de pacientes pediátricos
 
Uma análise das ocorrências de erros desta natureza, realizados em uma enfermaria pediátrica, apontou que quase 67% dos erros se referem ao preparo e mais de 87% são erros relacionados à administração de medicamentos.

Em sua pesquisa de mestrado realizada na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Suiane Baptista apontou que erro de medicação é um grave problema de saúde pública e ocorre em todas as etapas do sistema de medicação, trazendo prejuízos tanto para o paciente e seus familiares quanto para os profissionais e sistemas de saúde.
 
Ao concluir a pesquisa, segundo o portal da Fundação Osvaldo Cruz, Suiane afirmou que a maioria dos erros estão relacionados com os processos de trabalho - e não com o profissional isoladamente.

Estadão

Conheça as 4 doenças que podem ser causadas por excesso de trabalho

Getty Images
Transtornos mentais e dores de cabeça são muito comuns
entre as pessoas que trabalham muito
Depressão e problemas respiratórios são comuns em quem trabalha muito
 
Bom dia! Você sabia que excesso de trabalho pode prejudicar sua saúde? Transtornos mentais, dores musculares e de cabeça, doenças de pele e problemas respiratórios podem ser causados ou agravados se você trabalhar demais.
 
De acordo com Guiliano Dimarzio, presidente da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade), é importante sempre procurar um médico de confiança, caso sinta algo errado com seu corpo.
 
― O médico de família é responsável por resolver 80% dos problemas de saúde da população e com um acompanhamento detalhado, ele pode identificar a causo dos sintomas facilmente.
 
Dimarzio preparou uma lista das quatro doenças mais frequentes que são causadas pelo excesso de trabalho. Veja!
 
Transtornos mentais:
Depressão, estresse e síndrome de burnout (distúrbio psíquico que pode levar à depressão devido a um estado de esgotamento mental e físico) são frequentes no mundo corporativo e fazem parte das principais causas de afastamento do trabalho.
 
― Ambientes competitivos, condições insalubres, trabalhos repetitivos e pouca autonomia para o trabalho são fatores de início para esses problemas.
 
Dores em geral:
Tendinite, dor lombar e dor nos músculos são comuns para pessoas que trabalham não só em escritórios, mas em serviços braçais também.
 
Quem trabalha com limpeza e cozinha faz movimentos repetitivos, fica muito tempo em pé e se movimenta demais. Já aqueles que trabalham em escritório ficam muito tempo sentados e em frente ao computador.
 
―Estas situações favorecem o surgimento de dores, lesões nos músculos e tendinite.
 
Doenças de pele:
Pessoas que ficam expostas a produtos químicos e de limpeza têm mais chances de ter problemas de pele. Quem trabalha ao ar livre e fica exposto ao sol forte pode ter queimaduras de pele e ao longo do tempo aumenta o risco de cânceres de pele.
 
Problemas respiratórios:
― Rinite alérgica é uma doença muito comum. Funcionários de empresas que tenham ambientes com pó ou fumaça podem ter o número de crises aumentado.

R7

Erro médico: exames "negam" diagnóstico de câncer e mulher morre por falta de tratamento

Andrea à esquerda da foto
Em abril do ano passado, a britânica Andrea Charlesworth, 43 anos, começou a sentir fortes dores de estômago
 
Ao pesquisar os sintomas no Google, ficou desconfiada de câncer nos ovários ou no pâncreas, mas todos os exames deram negativos e os médicos a diagnosticaram com síndrome do intestino irritável. As informações são do site Daily Mail.
 
A família achava que não era nada sério demais para se preocupar, mas a saúde de Andrea piorou. Desta vez, os exames detectaram dois coágulos de sangue nos pulmões que foram tratados de imediato, mas sem prestar atenção a um possível câncer.
 
Sem conseguir sair da cama, a mãe Glynis, 61 anos, e a irmã Amy , 26 anos, encontraram Andrea morta quando foram buscá-la para uma consulta médica. Desesperada, a irmã chamou a ambulância, mas era tarde demais. 

— É uma situação de partir o coração pensar que ela sabia o que tinha todo esse tempo.
 
A morte de Andrea foi decorrente de insuficiência cardíaca causada pelo câncer no pâncreas. A britânica deixou dois filhos Leah, 16 anos, e Lucas, 23 anos.
 
R7

Confira dicas que ajudam na recuperação após a cirurgia plástica


Confira dicas que ajudam na recuperação após a cirurgia plástica Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Para que os resultados da cirurgia sejam satisfatórios, siga
 as orientações médicas
Fumar, consumir bebidas alcóolicas e se expor ao sol podem comprometer o pós-operatório
 
Silicone nos seios, lipoaspiração, rinoplastia, abdominoplastia... Técnica é o que não falta para ajudar a dar um “up” no visual. Mas, como toda cirurgia plástica, elas exigem cuidados, principalmente no pós-operatório, para evitar que apareçam cicatrizes ou que o resultado seja comprometido.
 
Se você não seguir a orientação médica, todo o seu esforço para ter aquela barriga chapada ou seios turbinados podem se transformar em seios caídos ou uma barriga flácida cheia de dobrinhas.
 
O pós-operatório começa a partir do momento em que você sai do hospital e vai para sua casa. Essa fase, dependendo da cirurgia, pode durar cerca de seis meses até o resultado final. Ou seja, seis meses sem exagerar na bebida alcoólica, frituras, guloseimas, tomar sol, entre outros hábitos que devem ser evitados após a cirurgia.
 
Ficou na dúvida sobre o que pode e o que não pode no pós-operatório? Então, preste atenção e siga essas dicas do cirurgião plástico Fábio Malzone:
 
Não fume
Se você é fumante vai precisar se controlar e largar o cigarro durante todo o procedimento da cirurgia plástica, que inclui pré e pós-operatório. Caso desobedeça às ordens médicas, saiba que o cigarro pode acarretar em má cicatrização e necrose das extremidades da pele deslocada durante a cirurgia.
 
Feche a boca antes da cirurgia
Quem pretende fazer uma lipoaspiração para conquistar um corpo em forma, o ideal é perder peso antes da cirurgia. Seguir com uma reeducação alimentar associada ao exercício físico antes de realizar o procedimento pode contribuir para um resultado mais satisfatório no final da cirurgia.
 
Cuidado com os medicamentos
Durante a consulta com o seu cirurgião, não esconda os medicamentos que você toma diariamente, independente se for para depressão ou para emagrecer. Alguns fármacos devem ser suspensos antes e depois da cirurgia.
 
Uso do sutiã para quem colocou silicone
Quem fez silicone deve optar por usar um sutiã liso apropriado para pós-operatório nos primeiros 60 dias. Esse modelo ajuda a deixar os seios menos sensíveis
 
Após a lipoaspiração
Duas atitudes que são muito importantes para que o resultado da lipoaspiração seja satisfatório é evitar ficar sentada por muito tempo e não usar calcinha com laterais muito finas, para evitar a formação de dobras como sulcos na região operada.
 
Inchaço após a cirurgia
No pós-operatório, o paciente pode sofrer com o inchaço. Após a cirurgia, é recomendado realizar sessões de drenagem linfática que ajuda a pele a retornar ao seu estado normal.
 
Primeiros dias após o lifting facial
Evite mexer a musculatura da face e também não consuma alimentos sólidos que exijam muita mastigação para que a área operada não seja forçada e comprometa o resultado.
 
Redução de mamas
Nas cirurgias com incisões use géis apropriados à cicatrização e placas de silicone para compressão das cicatrizes. Nos primeiros 90 dias, faça massagens com medicações prescritas pelo médico caso haja tendência de queloides ou cicatrizes hipertróficas.
 
Dormir com travesseiro alto
Para aliviar a dor e o desconforto após a rinoplastia, os médicos recomendam que o paciente durma com um travesseiro alto nos primeiros dias de pós-operatório. Se a dor continuar, não deixe de consultar o especialista. Após a abdominoplastia, durma com apoios nas costas e nas coxas pelo menos nos primeiros 10 dias.
 
Para prolongar os resultados da plástica
Siga todas as orientações médicas e evite frequentar a praia ou piscina durante 90 dias. A exposição ao sol pode prejudicar o resultado da cirurgia, além de trazer consequências graves que, na maioria das vezes, são irreversíveis.

Zero Hora

Conheça três ideias simples para superar a obesidade infantil

Conheça três ideias simples para superar a obesidade infantil Daniel Marenco/Agencia RBS
Foto: Daniel Marenco / Agencia RBS
Pesquisador de New Orleans indica regras para pais e crianças
 
A obesidade infantil é um problema que afeta tanto a saúde física quanto mental. Pensando nisso, o professor de psquiatria da LSU Health Sciences Center New Orleans School of Medicine Kristopher Kaliebe desenvolveu três "regras" que podem ajudar pais e crianças prevenir e tratar a doença.
 
— A crise da obesidade infantil surgiu a partir de mudanças na sociedade e é causada por múltiplos fatores. Muitos padrões de comportamento associados a obesidade como sedentarismo e dietas inadequadas também estão relacionados a problemas psiquiátricos — explica o especialista.
 
As regras de Kaliebe foram publicadas no Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente e são pensandas para facilitar as escolhas saudáveis, simples e práticas. Confira quais são elas:
 
1) Coma alimentos naturais
Kaliebe explica que comer alimentos naturais, não processados, elimina a necessidade constante para calcular as calorias, carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas — razão pela qual, segundo ele, as dietas falham. Esta regra também aconselha restringir severamente alimentos como batatas fritas, refrigerantes e fast food.
 
2) Levante e mexa-se
Observando que os seres humanos não são constituídos para permanecerem sentados durante grande parte do dia, Kaliebe diz que as crianças e os pais precisam encontrar desculpas para se deslocar sempre que possível. Além disso, é importante aproveitar o tempo de lazer para ser especialiamente mais ativo.
 
3) Honre o silêncio
Kaliebe afirma que a sobrecarga sensorial e os "ruídos" dos jogos, da publicidade e da mídia atrapalham coisas importantes como questões familiares, estudos, sono e o desenvolvimento de outros interesses. O professor ressalta que não há problemas em ter momentos "barulhentos", mas é importante ser rigoroso nesse quesito na rotina diária.
 
Zero Hora

Saiba como evitar a infecção urinária

Foto: Reprodução
A incidência maior ocorre em mulheres
Problema é mais comuns entre as mulheres
 
A dor acompanhada de ardência ao ir ao banheiro é um sintoma que pode ser sinal de infecção urinária, doença comum entre as mulheres. O problema consiste na presença de bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga, causando infecção.
 
— As mulheres possuem uma uretra mais curta em média de três a quatro centímetros e também está localizada próxima ao ânus, por conta disso, as mulheres têm maior probabilidade de desenvolver infecções depois da atividade sexual ou ao usar diafragma — explica a ginecologista Erica Mantelli.
 
Algumas situações podem aumentar as chances da mulher ter uma infecção urinária como diabetes, gravidez, retenção urinária, falta de higiene, obstipação intestinal, relação sexual sem preservativo, entre outros.
 
— Uma flora vaginal, com pH ácido, protege a região de bactérias, porém, se há algum desequilíbrio, a mulher fica susceptível a doenças ginecológicas, corrimentos e infecção urinária — alerta a especialista.
 
Para dar um fim às bactérias que causam todo esse prejuízo, é necessário o uso de antibióticos, porém sempre com orientação médica.
 
— É importante procurar um médico para realizar exames e verificar qual é a bactéria responsável pela infecção. Uma vez medicada, os sintomas desaparecem em cerca de dois dias — descreve Erica.
Se a infecção voltar, a mulher deve consultar um especialista para que seja avaliado o funcionamento do aparelho urinário da paciente.
 
Alguns hábitos podem afastar a doença. A especialista listou as principais recomendações para prevenir a infecção urinária:
 
Banhos e higiene
Durante o período menstrual, é importante trocar o absorvente a cada quatro horas. Durante o banho, não utilize nenhum produto que contenha perfumes na área genital e evite os óleos de banho.
 
Roupas
Evite usar calças muito apertadas, use calcinha de algodão e troque-as, pelo menos, uma vez por dia.
 
Relação sexual
Esvaziar a bexiga o quanto antes depois da relação sexual ajuda a evitar a proliferação de bactérias.
 
Alimentação
Beba bastante líquido, de dois a quatro litros por dia, consuma sucos naturais e evite tomar álcool ou cafeína em excesso, esses líquidos podem irritar a bexiga.
 
Zero Hora

Bactérias resistentes podem gerar ‘era pós-antibióticos’, alerta OMS

Foto: Reprodução
Infecções menores estão voltando a matar, diz organização, que recomenda medidas imediatas contra uso incorreto destes medicamentos
 
Infecções atualmente consideradas menores podem voltar a matar se nada for feito com urgência para combater contra a resistência aos antibióticos, alertou esta semana a Organização Mundial da Saúde (OMS). No primeiro relatório sobre a resistência aos antibióticos em nível mundial, a OMS informa que “essa grave ameaça já não é uma previsão, mas uma realidade em cada uma das regiões do mundo e todos, independentemente da idade e do país, podem ser afetados”.
 
Considerados pela OMS como um dos pilares da saúde, a utilização incorreta dos antibióticos tornou-os praticamente ineficazes há algumas décadas. “A não ser que os numerosos atores envolvidos ajam urgentemente, de modo coordenado, o mundo caminha para uma era pós-antibióticos, em que infecções comuns e feridas menores que têm sido tratadas há décadas podem voltar a matar”, advertiu o subdiretor-geral da OMS para a segurança sanitária, Keiji Fukuda.
 
“Se não tomarmos medidas significativas para evitar as infecções e para alterar o modo como produzimos, receitamos e utilizamos os antibióticos, vamos perder pouco a pouco esses benefícios para a saúde pública mundial e as consequências serão devastadoras”, disse.
 
O relatório, com dados de 114 países, indica que existe resistência a numerosos agentes infecciosos, mas centra-se na resistência a esses medicamentos contra sete bactérias responsáveis por doenças comuns, como as infeções hematológicas (septicemia, ou infecção generalizada), diarreias, pneumonias, infecções das vias urinárias e gonorreia.
 
A OMS, que classifica os resultados como “muito preocupantes”, considera como uma das principais causas da resistência o uso incorreto dos antibióticos: nos países pobres, as doses administradas são demasiado fracas e, nos países ricos, o uso é excessivo. A organização critica também a falta de vigilância do uso de antibióticos destinados ao consumo humano em animais.
 
As recomendações feitas pela OMS são o estabelecimento de sistemas de vigilância desse fenômeno, a prevenção das infecções e a criação de novos antibióticos.
 
* com informações da Agência Lusa
 
Agência Brasil

Governo de SP abre inscrições para 39 vagas para médicos

Foto: Reprodução
Começou ontem (5) o período de inscrições para o concurso público que vai contratar 39 médicos para a Secretaria de Gestão Pública
 
O salário inicial é de R$ 4.550 para jornada parcial de 20 horas semanais. A inscrição deve ser feita pela internet, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.
 
Há vagas para as especialidades de Cardiologia (3), Clínica Médica (1), Dermatologia (1), Ginecologia e Obstetrícia (1), Medicina Legal e Perícia Médica (3), Medicina do Trabalho (8, além de uma vaga para pessoa com deficiência), Neurologia (3), Ortopedia (3), Otorrinolaringologia (3), Pneumologia (1), Psiquiatria (4) e Urologia (3).
 
Os profissionais vão preencher o quadro de pessoal do Departamento de Perícias Médicas. O prazo para se inscrever termina em 22 de junho. O edital pode ser consultado (em pdf) no site do IBFC.
 
Saúde Web

SP constrói rede de atendimento à distância

Foto: Reprodução
Com investimento de R$ 3,1 milhões pelo governo do Estado, projeto visa ajudar no diagnóstico e monitoramento de internados
 
A Secretaria de Saúde começa a implantar rede de atendimento médico à distância para auxiliar no esclarecimento de diagnósticos e no monitoramento de pacientes que derem entrada em hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento por todo o Estado.
 
Com investimento de R$ 3,1 milhões pelo governo do Estado de São Paulo, o sistema, operado pela equipe da Cross (Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde), servirá como apoio ao processo de regulação de leitos e transferência de pacientes entre unidades de saúde da capital paulista.
 
O serviço auxiliará unidades de saúde que atendem à baixa e média complexidades, geridas pelo Estado, municípios e instituições filantrópicas, a definirem condutas terapêuticas de tratamento e até avaliarem a necessidade ou não de remoção de pacientes para unidades de maior complexidade hospitalar.
 
Segundo comunicado da Secretaria, equipes médicas da Cross e dos serviços hospitalares discutirão, em tempo real, quadros clínicos de pacientes por meio da videoconferência, sistema de comunicação com transmissão de áudio e vídeo via internet.
 
Casos mais complexos ainda poderão ser discutidos com equipes médicas de três hospitais universitários considerados referências nacionais: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o Hospital São Paulo, ligado à Unifesp e à SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

 Somente após a avaliação dos casos e conclusão dos quadros de saúde é que será definida a necessidade, ou não, da transferência dos pacientes para hospitais de referência.
 
O projeto-piloto começa a operar na região da Baixada Santista, local que sofre forte variação do fluxo de atendimento hospitalar em virtude do deslocamento de turistas em finais de semana, feriados e temporada de férias.
 
O Hospital de Bertioga é a primeira unidade a participar do sistema de regulação de leitos e pacientes por meio do projeto de telemedicina. Outras 31 unidades hospitalares, localizadas nas nove cidades da baixada santista, integrarão a rede até junho.

 Para ofertar o serviço, a Cross irá dispor de seis postos de apoio, cada um equipado por um monitor de 21 polegadas Full HD, câmera Full HD 1080p, microfone e caixas acústicas profissionais. Essa mesma estrutura também fará parte das estações móveis de trabalho dentro dos hospitais universitários e unidades integrantes da rede.
 
Além disso, a Cross vai contar também com uma sala de telemedicina, formada por duas telas de 50 polegadas Full HD, câmera Full HD 1080p, microfone e caixas acústicas profissionais.
 
“O uso da telemedicina no processo de regulação é um grande exemplo da importância da tecnologia no serviço público de saúde, ao aproximar importantes centros de referência às reais necessidades dentro da discussão de casos de pacientes”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, em comunicado.
 
Fonte: Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
 
Saúde Web

China investe em pesquisas clínicas aplicadas à saúde

Foto: Reprodução
Fapesp promoveu evento com a Peking University buscam novas abordagens para o tratamento da síndrome metabólica
 
A médica e cientista chinesa naturalizada norte-americana Rui-Ping Xiao permaneceu mais de 20 anos nos Estados Unidos, onde fez doutorado e pós-doutorado e tornou-se pesquisadora sênior dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) em Baltimore. Em 2005, ela foi convidada a retornar à China para fundar o Instituto de Medicina Molecular da Peking University – o primeiro instituto de pesquisa autônomo da instituição, ranqueada como a melhor universidade da China, de acordo com o Times Higher Education (THE).
 
Com financiamento inicial de 80 milhões de yuans (aproximadamente US$ 13 milhões) e o apoio de 985 programas de pesquisa chineses, o objetivo do centro de pesquisa interdisciplinar é promover no país a medicina translacional, aquela que vai da geração de conhecimento nas bancadas de laboratório até a sua transferência para a prática médica.
 
Dirigido por Xiao, o instituto de pesquisa básica e translacional é focado em doenças cardiovasculares e metabólicas e reúne hoje mais de 200 pessoas, entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diferentes nacionalidades, distribuídos em 12 laboratórios, 7 unidades de apoio tecnológico e um centro de pesquisa com primatas. A ambição, segundo a pesquisadora chinesa, é que o instituto contribua para formar a próxima geração de pesquisadores líderes no país em medicina translacional e que seja um centro de pesquisa molecular de classe mundial, a exemplo dos existentes nos Estados Unidos e Europa.
 
“A China avançou muito em ciência e tecnologia e o investimento em pesquisa em diversas áreas aumentou rapidamente no país nos últimos dez anos”, afirmou Xiao. “Mas ainda estamos só começando a nos desenvolver no campo das pesquisas clínicas aplicadas à saúde”, disse a pesquisadora a um grupo de jornalistas brasileiros após sua palestra no Simpósio Brasil-China para Colaboração Científica – Fapesp Week Beijing, na China.
 
Promovido pela FAPESP e pela Peking University, o evento reuniu, entre 16 e 18 de abril, pesquisadores dos dois países para discutir estudos nas áreas de Ciência dos Materiais, Meio Ambiente, Energias Renováveis, Agricultura, Ciências da Vida, Medicina e Saúde, com o intuito de fomentar a colaboração científica.
 
“Ao longo da última década, pude testemunhar o rápido avanço da ciência e tecnologia na China, em geral, e na pesquisa biomédica, em particular”, afirmou Xiao. “Retornei à China porque é o meu país e sinto que tenho a obrigação e a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa clínica aqui e para a formação de uma geração de jovens pesquisadores”, avaliou.
 
De acordo com a pesquisadora, o instituto que dirige contribuiu para o surgimento de diversas outras instituições de pesquisa similares na China nos últimos anos. Uma das razões de ter aceitado o convite de dirigir o Instituto de Medicina Molecular da Peking University, segundo ela, foi o fato de a instituição ser a melhor universidade do país e possuir uma infraestrutura que possibilita o desenvolvimento de pesquisas clínicas de ponta.
 
A universidade chinesa possui, por exemplo, nove hospitais afiliados e 12 hospitais técnicos e de ensino.
 
“Temos ótimas instalações, parcerias com indústrias farmacêuticas e um padrão internacional de pesquisa clínica e translacional”, afirmou Xiao. “Isso me dá a confiança de que podemos fazer algo único em termos de pesquisas clínicas e translacionais”, avaliou.
 
Síndrome metabólica
As pesquisas de Xiao no Instituto de Medicina Molecular da Peking University estão voltadas ao estudo e ao desenvolvimento de novas abordagens para o tratamento da síndrome metabólica – grupo de desordens metabólicas que inclui obesidade central (localizada acima da cintura), dislipidemia, hiperglicemia e hipertensão.
 
Considerada uma das mais graves ameaças à saúde humana na atualidade, a síndrome metabólica aumenta duas vezes o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e cinco vezes o risco de diabetes tipo 2, destacou Xiao.
 
“A resistência à insulina é um fator patogênico fundamental partilhado por várias dessas desordens metabólicas, incluindo a obesidade e o diabetes tipo 2”, disse a pesquisadora.
 
Recentemente, o grupo de Xiao descobriu que a MG53 – uma proteína expressa especificamente em músculos cardíacos e esqueléticos – medeia a degradação do receptor da insulina e do substrato do receptor da insulina em camundongos. E que, quando expressa em níveis elevados, a proteína provoca a síndrome metabólica, dando origem à resistência à insulina, obesidade, hipertensão e dislipidemia.
 
Ao aumentar a expressão de MG53 transgênicos em camundongos, os pesquisadores constataram que isso induziu a obesidade, desencadeou a resistência à insulina, causou hipertensão e hipertrofia cardíaca e dilatação ventricular do coração dos animais.
 
“Os resultados que obtivemos permitem definir a MG53 como alvo terapêutico promissor para o tratamento de desordens metabólicas e complicações cardiovasculares associadas a elas”, afirmou Xiao.
 
O artigo Central role of E3 ubiquitin ligase MG53 in insulin resistance and metabolic disorders (doi: 10.1038/nature11834), de Xiao e outros, publicado na revista Nature, pode ser lido, em inglês, no site da revista.
 
Saúde Web

Fibras contribuem para longevidade após ataque cardíaco

Fibras contribuem para longevidade após ataque cardíaco DiVULGAÇÃO/STOCK PHOTOS
Foto: Divulgação / Stock Photos
Ingestão de fibras alimentares inibe o desenvolvimento
 de doenças coronarianas
Consumir diariamente cereais integrais e granola reduz em até 15% o risco de óbito nove anos depois do incidente
 
Uma tigela de cereais no café da manhã diariamente aumenta a expectativa de vida daqueles que já sofreram um ataque cardíaco, afirmam pesquisadores. Eles encontraram uma associação entre o aumento na ingestão de fibras com menores taxas de mortalidade. Aqueles que comem mais fibras têm 25% menos chance de morrer nos nove anos após o ataque cardíaco, em comparação com aqueles que as consomem menos, de acordo com um estudo.
 
Cada acréscimo de 10g no consumo diário de fibras foi relacionado com uma redução de 15% no risco de óbito ao longo de nove anos. Cientistas norte-americanos dizem que, já que cada vez mais pessoas sobrevivem a ataques cardíacos, é importante descobrir como pequenas mudanças no estilo de vida que eles mantêm podem contribuir para a sua longevidade.
 
As fibras provêm de uma variedade de alimentos, incluindo frutas e legumes, feijões e lentilhas e também de produtos derivados de cereais. Para obtê-las, você pode fazer substituições simples, como trocar o pão branco por versões integrais ou optar por mingau ou granola no café da manhã.
 
A equipe analisou dados 2258 mulheres e 1840 homens que sobreviveram a um primeiro ataque cardíaco durante o curso dos estudos. Eles foram seguidos por uma média de quase nove anos depois, durante os quais 682 mulheres e 451 de homens faleceram.
 
Um em cada cinco indivíduos que consumiram mais fibras tiverem uma probabilidade 25% menor de morrer de qualquer causa durante os nove anos após o ataque cardíaco. Dos três tipos de fibras diferentes, como cereais, frutas e vegetais, apenas as primeiras foram relacionadas a uma maior chance de sobrevivência a longo prazo após o incidente. O cereal no café da manhã foi a principal fonte de fibras para os participantes.
 
Os resultados foram ajustados para fatores como idade, história médica, hábitos alimentares e estilo de vida. Já havia sido anteriormente descoberto que os indivíduos que possuem uma alta ingestão de fibras alimentares são menos propensos a desenvolver doenças coronarianas.
 
Os benefícios da fibra incluem também a redução de colesterol no sangue, melhorando os níveis de glicose e diminuindo a pressão arterial.
 
Cientistas dizem que os sobreviventes de ataques cardíacos têm um risco maior de óbito do que a população em geral e, por isso, são mais motivados a fazer alterações em seu estilo de vida. No entanto, o tratamento para prolongar sua longevidade geralmente negligencia os conselhos de levar uma vida mais saudável em detrimento da medicação a longo prazo.
 
As fibras também promovem a perda de peso e a excreção de alguns agentes causadores de câncer pelo organismo. Metas e diretrizes nutricionais do Reino Unido recomendam que as pessoas comam 440g de frutas e legumes todos os dias e 18g de fibra.
 
Um estudo da Universidade de Oxford descobriu que quatro mil mortes prematuras por ano poderiam ser evitadas através do aumento na ingestão de fibras. Victoria Taylor, nutricionista sênior da Fundação Britânica do Coração, aponta que alimentos ricos em fibras são uma parte essencial de uma dieta saudável e equilibrada e este estudo sugere que elas podem ter um benefício especial para os sobreviventes de ataque cardíaco.
 
— Não podemos dizer com certeza o que causou o benefício, mas sabemos que, em média, não estamos ingerindo fibras suficientemente em nossas dietas— acrescenta ela.
 
Zero Hora

Vida mais saudável evitaria 37 milhões de mortes prematuras

Vida mais saudável evitaria 37 milhões de mortes prematuras  Jessé Giotti/Agencia RBS
Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS
Reduzir a quantidade de sal consumida é um dos objetivos de
 vida mais saudável
Cigarros, álcool e alimentação rica em sal são os principais vilões
 
Cerca de 37 milhões de mortes prematuras poderiam ser evitadas até 2025 no mundo se a população adotasse um modo de vida mais saudável, sem cigarros, álcool ou alimentação salgada, conclui estudo divulgado nesta semana.
 
Os cientistas do Imperial College de Londres estimam que a eliminação ou a redução de seis fatores de risco para a saúde poderá evitar ou retardar a morte prematura de 37 milhões de pessoas, de acordo com o trabalho publicado na revista médica britânica The Lancet.
 
Os objetivos de vida mais saudável consistem em reduzir de um terço à metade o consumo do tabaco, limitar em 10% o álcool, diminuir em 30% a quantidade de sal consumida, reduzir em 25% o número de pessoas que sofrem de hipertensão e parar o aumento de obesos e diabéticos.
 
Esse esforço permitiria evitar ou adiar, até 2025, mais de 16 milhões de mortes entre a população mundial entre os 30 e os 70 anos e evitar 21 milhões de óbitos prematuros depois dos 70.
 
Os dois elementos preponderantes para agir sobre a esperança de vida são o tabaco e a hipertensão arterial, que são um fator de risco importante para as doenças cardiovasculares, que podem ser combatidas com medicamentos, a prática de exercício físico e a redução do consumo de sal.
 
Zero Hora

Concurso Prefeitura de Alvarães – AM

A Prefeitura de Alvarães, no estado do Amazonas, lançou o edital de concurso público nº 01/2014, para preenchimento de 170 vagas em cargos de nível fundamental e superior. O salário varia de R$ 730 a R$ 2.121, 00, por jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Vigia, Nutricionista, Pedagogo e Professor.
 
A inscrição poderá ser feita durante o período de 22 de abril até às 21h de 12 de maio de 2014, pelo site www.institutoabare-ete.com.br. A taxa de inscrição é de R4 25 ou R$ 50, dependendo do cargo.
 
A seleção se dará por Avaliação de Títulos e Prova Objetiva, com data provável de aplicação em 08 de junho de 2014, nos turnos da manhã e da tarde, de acordo com a vaga a ser pleiteada pelo candidato.
 
A validade do certame será de dois anos, podendo haver prorrogação.

Concurso EBSERH - Hospital Universitário da UFAL 2014

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou os editais de concurso público nº 02, 03 e 04/2014 para a contratação dos novos servidores que irão reforçar o quadro de pessoal com lotação no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas – HUPAA-UFAL. O IDECAN está responsável pela organização de todo o certame.
 
Serão providas 727 vagas distribuídas entre as áreas Médica (edital 02/2014, 189 vagas em 62 especialidades), Assistencial (edital nº 03/2014, 444 vagas de nível superior e médio) e Administrativa (edital 04/2014, 94 vagas de nível superior e médio). A lista dos cargos oferecidos está ao final desta notícia.
 
As inscrições se realizarão somente via internet, de 30 de abril a 29 de maio de 2014, no site www.idecan.org.br. As taxas de inscrição serão de: R$ 32,00 e R$ 54,00.
 
Será disponibilizado aos candidatos, Posto de Atendimento Presencial, localizado na Administração Geral do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas CEPA/CEAGB, na Avenida Fernandes Lima, s/nº, Farol, Maceió/AL, no mesmo período.
 
O processo de seleção será composto de provas objetivas, avaliação de títulos e de experiência profissional. As provas objetivas serão realizadas na cidade de Maceió/AL, com data inicialmente prevista para 27 de julho de 2014 (domingo). Locais, datas e horários serão informados na data provável de 21 de julho de 2014, no mesmo site da inscrição.
 
Os editais na íntegra e outras publicações referentes ao concurso público estão disponíveis nos endereços eletrônicos: http://www.ebserh.mec.gov.brhttp://www.idecan.org.br.
 
Relação dos cargos e os salários oferecidos, por edital:
 
Edital 02/2014:
Médico - Acupuntura – R$ 6.495,00
Médico - Alergia e Imunologia – R$ 6.495,00
Médico - Anestesiologia - R$ 6.495,00
Médico - Cancerologia Cirúrgica – R$ 6.495,00
Médico - Cancerologia Clínica -R$ 6.495,00
Médico - Cancerologia Pediátrica – R$ 6.495,00 
Médico - Cardiologia – R$ 6.495,00
Médico - Cardiologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia de Cabeça e Pescoço – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia do Aparelho Digestivo – R$ 6.495,00 
Médico - Cirurgia Geral – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Plástica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Torácica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Vascular – R$ 6.495,00
Médico - Clínica Médica  R$ 6.495,00
Médico - Coloproctologia – R$ 6.495,00
Médico - Dermatologia – R$ 6.495,00
Médico - Diagnóstico Por Imagem - Ultrassonografia Geral – R$ 6.495,00
Médico - Dor – R$ 6.495,00
Médico - Ecocardiografia – R$ 6.495,00
Médico - Ecografia Vascular com Doppler – R$ 6.495,00
Médico - Endocrinologia e Metabologia – R$ 6.495,00
Médico - Endocrinologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Endoscopia Digestiva – R$ 6.495,00
Médico - Gastroenterologia – R$ 6.495,00 
Médico - Gastroenterologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Genética Médica – R$ 6.495,00
Médico - Geriatria – R$ 6.495,00 
Médico - Ginecologia e Obstetrícia - R$ 6.495,00
Médico - Hematologia e Hemoterapia – R$ 6.495,00
Médico - Hematologia e Hemoterapia Pediátrica – R$ 6.495,00 
Médico - Hepatologia – R$ 6.495,00
Médico - Infectologia – R$ 6.495,00 
Médico - Mastologia – R$ 6.495,00 
Médico - Medicina do Sono – R$ 6.495,00
Médico - Medicina do Trabalho – R$ 6.495,00 
Médico - Medicina Física e Reabilitação – R$ 6.495,00
Médico - Medicina Intensiva – R$ 6.495,00
Médico - Medicina Nuclear – R$ 6.495,00
Médico - Medicina Paliativa – R$ 6.495,00
Médico - Nefrologia – R$ 6.495,00
Médico - Neonatologia - R$ 6.495,00
Médico - Neurocirurgia – R$ 6.495,00
Médico - Neurofisiologia Clínica – R$ 6.495,00
Médico - Neurologia – R$ 6.495,00
Médico - Neurologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Nutrologia – R$ 6.495,00
Médico - Oftalmologia – R$ 6.495,00 
Médico - Ortopedia e Traumatologia – R$ 6.495,00
Médico - Otorrinolaringologia – R$ 6.495,00
Médico - Patologia – R$ 6.495,00
Médico - Pediatria - R$ 6.495,00
Médico - Pneumologia – R$ 6.495,00
Médico - Pneumologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Psiquiatria 1 – R$ 6.495,00
Médico - Psiquiatria da Infância e da Adolescência – R$ 6.495,00
Médico - Radiologia e Diagnóstico por Imagem - R$ 6.495,00
Médico – Radioterapia 3 – R$ 6.495,00 
Médico – Reumatologia 3 – R$ 6.495,00
Médico - Reumatologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico – Urologia 2 – R$ 6.495,00
 
Edital 03/2014:
Assistente Social - R$ 3.549,00
Biólogo - R$ 4.732,00
Biomédico - R$ 4.732,00
Cirurgião Dentista - R$ 4.188,00
Cirurgião Dentista - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais - R$ 4.188,00
Enfermeiro - Assistencial - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Nefrologia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Oncologia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Saúde da Criança e do Adolescente - Neonatologia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Saúde da Mulher - Obstetrícia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Saúde do Trabalhador - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Terapia Intensiva - R$ 5.025,00
Farmacêutico - R$ 4.732,00
Físico - Física Médica - Medicina Nuclear - R$ 7.774,00
Físico - Física Médica - Radiodiagnóstico - R$ 7.774,00
Físico - Física Médica - Radioterapia - R$ 7.774,00
Fisioterapeuta - R$ 3.549,00
Fisioterapeuta - Terapia Intensiva - R$ 3.549,00
Fisioterapeuta - Terapia Intensiva Neonatal - R$ 3.549,00
Fonoaudiólogo - R$ 3.549,00
Nutricionista - R$ 4.732,00
Profissional de Educação Física - R$ 4.010,00
Psicólogo - Área Hospitalar - R$ 4.010,00
Psicólogo - Área Organizacional - R$ 4.010,00
Tecnólogo em Radiologia - R$ 2.406,00
Terapeuta Ocupacional - R$ 3.549,00
Técnico em Anatomia e Necrópsia - R$ 2.717,00
Técnico em Enfermagem - R$ 2.445,00
Técnico em Enfermagem - Saúde do Trabalhador - R$ 2.445,00
Técnico em Farmácia - R$ 2.717,00
Técnico em Histologia - R$ 2.717,00
Técnico em Laboratório - R$ 2.717,00
Técnico em Radiologia - R$ 1.630,00
Técnico em Radioterapia - R$ 1.630,00
Técnico em Saúde Bucal - R$ 2.717,00
 
Edital 04/2014:
Advogado – R$ 6.588,00
Analista Administrativo - Biblioteconomia – R$ 4.732,00
Analista Administrativo - Contabilidade – R$ 4.732,00
Analista Administrativo - Estatística – R$ 4.732,00
Analista de Tecnologia da Informação - Processos – R$ 5.583,00
Analista de Tecnologia da Informação - Suporte e Redes – R$ 5.583,00
Engenheiro Civil – R$ 7.774,00
Engenheiro Clínico – R$ 7.774,00
Engenheiro Eletricista – R$ 7.774,00
Assistente Administrativo - R$ 1.841,00
Técnico em Contabilidade – R$ 2.717,00
Técnico em Informática - R$ 2.717,00
Técnico em Segurança do Trabalho - R$ 2.717,00.

Concurso SESACRE - Edital e Inscrição

A Secretaria de Saúde do Estado do Acre (SESACRE) divulgou os editais de concursos públicos nº 001, 002 e 003/2014, destinados ao provimento de 405 vagas, além da formação de cadastro reserva. para cargos de níveis médio e superior na área da Saúde. Haverá oportunidades nas áreas de assistência, administrativa e também para profissionais médicos.
 
A organização do certame está sob a responsabilidade da FUNCAB e os salários oferecidos podem chegar a R$ 8.160,00. Dentre os cargos oferecidos nos certames estão: Analista de Sistema, Economista, Engenheiro químico, Agente administrativo, Técnico em contabilidade, Técnico em manutenção de computadores, Assistente social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião dentista, Gestor de saúde coletiva, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta ocupacional,  entre outros.
 
Para se inscrever pela internet, o candidato deverá acessar o site www.funcab.org, até 06 de maio de 2014. O valor da inscrição varia de R$ 44,00 a R$ 88,00. Também será possível garantir a participação nos postos de inscrição, cujos endereços encontram-se nos editais.

A prova objetiva será aplicada nas cidades acreanas de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa e Tarauacá, dependendo do cargo, provavelmente no dia 18 de maio de 2014. O gabarito oficial será disponibilizado pela FUNCAB no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (horário do Acre).

O prazo de validade dos concursos será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seus resultados finais, podendo ser prorrogados, uma vez, por igual período.
 
Os editais de cada certame e demais atualizações estão no link: http://ww3.funcab.org/

Prefeitura de Piedade - SP publica edital de Processo Seletivo

Com 02 vagas de trabalho disponíveis para o cargo de Médico Clínico Geral, a Prefeitura de Piedade publicou o edital de Processo Seletivo nº 03/2014. Os candidatos devem ser ter especialização em Clínica Geral e ter registro no Conselho de Medicina.
 
Para os futuros contratados, o salário será de R$ 5.513,08 por jornada de trabalho de 110 horas mensal.
 
As inscrições só podem ser feitas pela internet até 19 de maio de 2014, através do site www.directaconcursos.com.br, portal da organizadora do certame. A taxa de inscrição é de R$ 35.
 
A seleção será realizada por Prova Objetiva e Análise de Títulos. A Prova Objetiva será aplicada na data provável de 08 de junho de 2014, no município de Piedade. Local e hora da prova serão informados em tempo hábil no www.directaconcursos.com.br.
 
Só serão analisados os títulos dos candidatos aprovados na Prova Objetiva.
 
O Processo Seletivo será para o preenchimento de funções/atividades dos afastamentos temporários existentes e dos que vierem a surgir no ano de 2014.

Concurso Prefeitura de São José do Rio Pardo - SP

A Prefeitura de São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 61 vagas em diversos cargos de todos os níveis de escolaridade, mais cadastro de reserva. Os salários vão até R$ 1.927,25, por jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais. A organização, aplicação e correção do certame está sob a responsabilidade da CONSESP.
 
Há vagas para os cargos de Arquiteto, Dentista, Educador Social, Enfermeiro, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Escriturário, Ajudante Geral, Carpinteiro, Eletricista, Mestre de Obras, Técnico em Segurança do Trabalho, Zelador, entre vários outros.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 18 de maio de 2014, mediante o pagamento de taxas que variam de R$ 19,00 a R$ 23,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 15 de junho de 2014, em locais a serem divulgados, e as provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados pela CONSESP entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação.

Concurso Prefeitura de Abaré - BA

Destinado ao provimento de 109 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Abaré, no estado da Bahia, através da empresa Planejar, lançou edital de concurso público n° 01/2014. Os salários vão até R$ 2.500,00, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Analista de Controle Interno, Advogado, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico-Farmacêutico, Contador, Educador Físico – P/ Saúde, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e demais cargos.

As inscrições serão realizadas até 16 de maio de 2014, através da internet, no site www.planejarconcursos.com.br. A taxa é de R$ 30,00 para todos os cargos.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 15 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado na data prevista de 16 de junho de 2014, em locais e horários.

Prefeitura de Balsas - MA reabre inscrições de teste seletivo

O Município de Balsas, no estado do Maranhão, lançou edital de teste seletivo 001/2014, para provimento de vagas temporárias. Serão distribuídas 360 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior por salários de até R$ 1.435,54, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Advogado, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância e Segurança, Ajudante de Coveiro, Artesão/CAPS, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cuidador/Cozinheiro (a), Auxiliar de Educador/Cuidador, Auxiliar de Mobilização e Encaminhamento,  Auxiliar de Monitoramento/Acompanhamento e Trajetória , Auxiliar Recreacionista (Zona Rural e Zona Urbana), Auxiliar de Serviços Gerais, Cadastrador, Condutor - SAMU, Coveiro, Digitador, Educador/Cuidador, Enfermeiro - SAMU, Enfermeiro Coordenador HBU, Enfermeiro (Zona Rural e Zona Urbana), Entrevistador, Facilitador de Oficina /Artes Cênicas/Teatro, Facilitador de Oficina/Artes Plásticas, Facilitador de Oficina/Artesanato, Facilitador de Oficina/Capoeira, Facilitador de Oficina/Corte/Costura, Facilitador de Oficina/Dança, Facilitador de Oficina/Doces e Salgados, Facilitador de Oficina/Instrumentos Musicais/Flauta, Facilitador de Oficina/Instrumentos Musicais/Violão, Facilitador de Oficina/Instrumentos Musicais e Coral, Facilitador de Oficina/Reforço e Atividades Lúdicas, Facilitador de Oficina/Xadrez, Fisioterapeuta, Instrutor de Informática, Intérprete de Libras, Médico - Ginecologista, Médico PSF, Médico Clínico Geral (Zona Rural), Médico Pediatra/Programa Saúde da Criança, Médico Plantonista – SAMU, Médico Plantonista/HBU/BLS Urgência, Médico Psiquiatra – CAPS, Nutricionista, Orientador Social, Pedagogo, Pedagogo em Saúde Mental, Porteiro/Maqueiro – BLS Urgência, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil (Pré - Escola / Zona Urbana), Professor de Educação Infantil (Pré-Escola / Zona Rural), Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Professor Séries Inicias 1º ao 5º ano (Zona Rural), Psicólogo, Psicopedagogo (Educação), Recepcionista, Técnico em Enfermagem (SAMU), Técnico em Enfermagem (Zona Rural), Técnico em Segurança do Trabalho – BLS Urgência e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e devem ser feitas somente via internet, no endereço do Instituto Ludus (www.institutoludus.com.br), até 09 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 26 a R$ 55.
Provas
A realização das provas do certame está prevista para 25 de maio de 2014, na cidade de Balsas – MA. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais da Prova serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contado a partir da  publicação oficial da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Balsas-MA.

IABAS - RJ lança edital de processo seletivo

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), no estado do Rio de Janeiro, lançou o edital IABAS/FBR n° 012/2014 de processo seletivo, para o preenchimento de 12 vagas na função de Técnico de Enfermagem (nível técnico), sob Regime Jurídico CLT, para ingresso no Programa Saúde na Escola (PSE), no Município do Rio de Janeiro.

O certame será executado por meio da Fundação BIO-RIO – FBR. O salário é de R$ 1.280,06, por carga horária de 40 horas semanais.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço eletrônico www.concursos.biorio.org.br, até 11 de maio de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa é de R$ 50,00.

O cartão de convocação para a etapa (CCE) será disponibilizado no endereço concursos.biorio.org.br a partir de 14 de Maio de 2014.

As provas objetivas estão previstas para 18 de maio de 2014 e serão aplicadas pela manhã, a partir das 09 horas. As provas serão compostas de questões do tipo múltipla escolha e serão aplicadas na cidade do Rio de Janeiro. O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 19 de maio de 2014.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data da publicação de primeira classificação, após a realização da Primeira Chamada da Entrevista Técnica, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, por decisão do IABAS.

Fundação do ABC lança edital de processo seletivo

A Fundação do ABC, por meio da Central de Convênios, abriu edital de processo seletivo n° 01/2014, visando o provimento de 88 vagas imediatas e 250 de cadastro reserva para Agente Comunitário de Saúde, no município de São Bernardo do Campo.

O certame será executado pela Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas da Universidade Municipal de São Caetano do sul – CAIPIMES. O salário é de R$ 880,00, em carga horária de 40 horas semanais.

Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.caipimes.com.br, até 11 de maio de 2014. A taxa para inscrição no processo seletivo será de R$ 18,50.

As provas serão realizadas no município de São Bernardo do Campo ou, se necessário, em São Caetano do Sul, na data prevista de 25 de maio de 2014. A convocação para a realização das provas será efetuada mediante publicação no site www.caipimes.com.br, podendo ser acompanhado através do endereço eletrônico www.caipimes.com.br. A divulgação do gabarito será na data prevista de 28 de maio de 2014.

O certame terá validade por 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de sua homologação, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Prefeitura de Taboão da Serra - SP lança concurso público

A Prefeitura de Taboão da Serra, no estado de São Paulo, publicou edital nº 003/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 85 vagas, além de cadastro de reserva, aos cargos de ensino fundamental completo e ensino médio e curso técnico, nas funções de Agente de Controle de Vetores e Zoonoses e Auxiliar de Saúde Bucal, para o quadro de funcionários.

O salário será de R$ 889,00, em jornada de 40 horas semanais, para o cargo de Agente de Controle de Vetores e Zoonoses e de R$ 1.050,00, por jornada de 30 horas semanais, para a função de Auxiliar de Saúde Bucal.

As inscrições serão realizadas até às 20 horas de 15 de maio de 2014,  exclusivamente, através do site da empresa organizadora www.zambini.org.br.

A taxa de inscrição é de R$ 38,90 para nível fundamental e de R$ 52,00 para quem possui nível médio/técnico.

Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, a ser realizada no Município de Taboão da Serra, na data provável de 15 de junho de 2014, em horário e nas escolas da rede municipal de ensino, a serem divulgadas no Edital de Convocação e no Diário Oficial do Município.

O gabarito da Prova Objetiva e a lista de classificação dos candidatos serão divulgados a partir de 16 de junho de 2014, no site www.zambini.org.br.

O Resultado Final será divulgado no dia 25 de junho de 2014 no site www.zambini.org.br e no Diário Oficial do Município.

A validade do Concurso Público será de 2 anos, prorrogável por igual período.

UNIFESSPA abre concurso público

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) publicou edital n° 20/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 23 vagas no cargo de Professor, Adjunto, Auxiliar e Assistente. A remuneração vai até R$ 8.344,64, conforme a titulação apresentada, já que a jornada desempenhada é de 40 horas semanais em Dedicação Exclusiva.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, observado o horário de Belém-PA, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, no período compreendido entre às 12 h do dia 06 de maio às 18 h do dia 04 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 85,00, R$ 90,00 ou R$ 100,00, de acordo com a vaga pretendida. Os inscritos serão submetidos às Provas Escrita, Didática, de Memorial e Julgamento de Títulos.

As provas poderão ser realizadas no período de 16 de junho a 23 de junho de 2014. O calendário completo e os locais de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico: www.ceps.ufpa.br.

As Provas poderão ser realizadas em Belém, na Universidade Federal do Pará ou na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e seus Campi para onde se destinam os concursos, em local a ser indicado juntamente com o cronograma detalhado de provas que será disponibilizado no site: www.ceps.ufpa.br.
 
O certame é válido por dois anos, a contar da data de homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Taguatinga - TO oferece vagas de até R$ 10.556,00

A Prefeitura de Taguatinga, no estado do Tocantins, publicou edital n° 001/2014 do IV concurso público, que será realizado pelo IDESC Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Cidadania, destinado a seleção de 121 profissionais para cargos de provimento efetivo. As chances são para  funções de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 10.556,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para as funções de Ajudante de Obras, Ajudante de Oficina, Auxiliar de Serviços Gerais/Merendeira/Zona Urbana, Auxiliar de Serviços Gerais/Merendeira/Zona Rural, Borracheiro, Coveiro, Encanador, Gari, Jardineiro, Pintor, Vigia/Guarda Zona Urbana, Vigia/Guarda Zona Rural, Auxiliar de Eletricista, Contínuo, Motorista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Recepcionista, Telefonista, Almoxarife, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Odontológicos, Eletricista de Veículos e Máquinas, Eletricista de Manutenção de Rede, Fiscal de Obras e Postura, Fiscal de Renda e Tributos Municipais, Mecânico de Máquinas, Mecânico de Veículos, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia e Topógrafo, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Especialista, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor de Nível Superior Zona Urbana, Professor de Nível Superior Zona Rural, Psicólogo, Tecnólogo em Radiologia e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrições
A inscrição será efetuada, via internet no período de início às 08h do dia 06 de maio e término às 24h do dia 30 de maio de 2014, no endereço eletrônico www.idescassessoria.org.br.
 
Taxa de Inscrição:
R$ 40,00 para nível Fundamental Incompleto;
R$ 50,00 para nível Fundamental Completo;
R$ 70,00 para nível Médio Completo e
R$ 90,00 para nível superior Completo.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas provavelmente no dia 29 de junho de 2014, com início às 08 h, para todos os níveis, com duração de quatro horas, em local a ser determinado e divulgado na internet no endereço www.idescassessoria.org.br, cujos impressos serão afixados no Placard da Prefeitura Municipal de Taguatinga.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.idescassessoria.org.br e também no Placard de publicação da Prefeitura Municipal de Taguatinga, no dia útil imediato à realização das provas.

A validade do concurso será de 02 anos a contar da publicação do Decreto de Homologação, podendo ser prorrogado por um novo período de igual prazo.

Prefeitura de Ouro Branco - MG prorroga inscrições de teste seletivo

A Prefeitura de Ouro Branco, no estado de Minas Gerais, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, com a intenção de ocupar 74 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 10.072,11, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Assistente Social - NASF, Enfermeiro - PSF, Fisioterapeuta - NASF, Fonoaudiólogo - NASF, Médico - PSF, Nutricionista - NASF, Cirurgião-Dentista - PSF, Psicólogo - NASF, Terapeuta Ocupacional - NASF, Educador Físico - NASF, Auxiliar de Saúde Bucal - PSF, Técnico de Saúde Bucal - PSF, Técnico em Enfermagem - PSF, Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas pela internet, no site www.idecan.org.br, até o dia 22 de maio de 2014. Já as  inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Prefeitura Municipal de Ouro Branco/MG na Praça Sagrados Corações, nº 200, Centro, Ouro Branco - MG, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h30 as 11h e de 13h as 17h. As taxas variam de R$ 27,00 a R$ 58,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade do IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional, site: www.idecan.org.br e e-mail: atendimento@idecan.org.br, e compreenderá: 1ª Etapa - provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório. 2ª Etapa – avaliação de títulos somente para as funções de nível superior na área de Saúde, de caráter apenas classificatório.

As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala) e cargo, assim como orientações para realização das provas estarão disponíveis a partir do dia 23 de junho de 2014, no endereço eletrônico do IDECAN (www.idecan.org.br), devendo o candidato efetuar a impressão deste Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

A prova escrita objetiva de múltipla escolha será realizada na cidade de Ouro Branco/MG, com data inicialmente prevista para o dia 29 de junho de 2014 (domingo), com duração de 3 horas para sua realização, em turno único, no horário compreendido entre 14h00min e 17h00min, horário oficial de Brasília.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.idecan.org.br, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira).

UFRB - BA abre vagas para professores

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) publicou o edital nº 03/2014 de Concurso Público para comunicar a necessidade de contratação de Professores Auxiliares, Adjuntos e Substitutos, por salários que vão de acordo com o título do candidato, chegando até R$ 4.540,35 em jornada de 20, 40 ou Dedicação Exclusiva.
 
As inscrições podem ser feitas até 26 de maio de 2014, no www.ufrb.edu.br/concursos, mediante pagamento da taxa de inscrição com valor de R$ 30 a R$ 90, de acordo com o título do candidato.
 
Os candidatos inscritos passarão por prova escrita ou escrita/ prática, didática, de títulos e de defesa de memorial, com data de aplicação a ser informada futuramente no www.ufrb.edu.br/concursos.
 
O prazo de validade do concurso será de um ano, com possibilidades de prorrogação.  

UFAM abre inscrições com salários de até R$ 8.344,64

A Fundação Universidade do Amazonas abriu edital n° 026/2014 de concurso público, visando preencher 53 cargos na carreira de magistério superior. As oportunidades foram disponibilizadas para o campus da capital e interior. Em Manaus, as vagas são para a Faculdade de Estudos Sociais, Faculdade de Medicina, Faculdade de Tecnologia, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Instituto de Ciências Exatas e para o interior, para os campi de Benjamin Constant (INC), Parintins (ICSEZ), Itacoatiata (Icet) e Humaitá (IEAA).

A remuneração vai de R$ 1.966,67 para professor auxiliar sem titulações e carga horária de trabalho de 20 horas a R$ 8.344.64 para professor adjunto A, em regime de dedicação exclusiva e titulação de doutor.

As remunerações serão acrescidas de auxílio-alimentação no valor de R$ 373,00 para o regime de trabalho em Dedicação Exclusiva; auxílio-alimentação no valor de R$ 186,50 para o regime de trabalho de 20 horas semanais; auxílio transporte; auxílio-creche no valor de R$ 66,00 por cada dependente menor de seis anos de idade, desde que solicitado por formulário próprio junto ao Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas.
 
As inscrições vão até o dia 23 de maio de 2014, das 9h às 11h e das 14h às 16h e deverão ser realizadas diretamente na Unidade Acadêmica/Departamento correspondente à área de conhecimento para a qual o candidato pretende concorrer. Serão aceitas inscrições via SEDEX para todas as áreas, desde que o pagamento da taxa de inscrição e a data da postagem tenham sido comprovadamente efetuados até o dia 23 de maio de 2014.
 
O valor da taxa de inscrição varia segundo a classe/padrão e regime de trabalho correspondente à área de conhecimento.

Para professor Auxiliar, com graduação em regime de 20h: R$ 40,00; para professor Auxiliar, em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 76,00; Professor Auxiliar, com especialização, em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 88,25; professor Assistente A, em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 114,00; professor Adjunto A, em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 166,00.

A prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na data provável de 02 de junho de 2014. O calendário definitivo das provas, contendo a hora e os locais de sua realização, será informado aos candidatos com pedido de inscrição deferidos através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição e divulgado no endereço eletrônico www.procomun.ufam.edu.br/concursos/concursos-prof-de-carreira.

O concurso terá validade de 1 ano, contado a partir da homologação e publicação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Administração.

UFRGS realiza processo seletivo

Foi divulgado edital n° 15/2014 de processo seletivo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destinado ao provimento de 18 vagas de Professor Substituto (nível superior). Os salários variam de R$ 1.966,67 a R$ 2.752,60 para 20h e de R$ 2.764,45 a R$ 4.699,21 para 40h.

As chances visam atender ao Colégio de Aplicação, Escolas de Administração, Educação Física e Engenharia, Faculdades de Biblioteconomia e Comunicação, Educação, Medicina, Odontologia, Veterinária, Institutos de Artes, Biociências, Ciências Básicas da Saúde, Geociências e Química.

Os interessados deverão fazer suas inscrições entre os dias 12 e 18 de maio de 2014, pelo endereço eletrônico www.ufrgs.br, com taxas de R$ 49,00 para 20h e de R$ 69,00 para 40h.

De acordo com o edital, haverá prova escrita, entrevista e análise curricular para todos os inscritos, conforme detalhado em edital. O certame é válido por 01 ano e pode ser prorrogado.

Prefeitura de Itaguajé – PR publica edital de concurso

Pelo edital nº 002/2014 de Concurso Público da Prefeitura de Itaguajé, no estado do Paraná, fica anunciada a necessidade de contratação de 10 profissionais em todos os níveis de escolaridade, por salários entre R$ 724 e R$ 1.971,24, em jornadas de 20 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Engenheiro Civil, Eletricista, Mecânico, Motorista E, Operador de Máquinas, Pedagogo, Técnico em Enfermagem e Tratorista.
 
As inscrições ficarão abertas até 14 de maio de 2014, pelo site www.klcconcursos.com.br. A taxa de inscrição vai de R$ 40 a R$ 100, de acordo com o cargo almejado.
 
Todos os inscritos serão avaliados através de uma Prova Objetiva, com data de aplicação prevista para 1º de junho de 2014. Já os candidatos aos cargos de Tratorista e Operador de Máquinas passarão por Avaliação Prática.
 
A validade do certame será de dois anis, com chances de ser prorrogada por mais dois anos.

Prefeitura de Montes Claros - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Montes Claros, Minas Gerais, publicou edital (004/2014) para realização de Processo Seletivo Simplificado destinado a contratação de mão de obra para atender ao recenseamento necessário à verificação do regular recebimento pelos assistidos no PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, e, para atender a programas e serviços afetos à Diretoria de Assistência Social. Serão selecionados 277 profissionais através de um processo que terá duas etapas classificatórias: análise de currículo e entrevista.
 
Os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Montes Claros, no http://www.montesclaros.mg.gov.br, e anexar seu currículo em PDF contendo experiências, interesses e intenções ao assumir o cargo. O prazo para se inscrever termina no dia 09 de maio de 2014. 
 
As vagas disponíveis são para os cargos de: advogado (1 vaga; salário de R$ 1.685,83); assistente social (50; R$ 1.685,83); auxiliar de serviços gerais (32; R$ 876); digitador (35; R$ 837,90); educador-cuidador (40; R$ 1.100); educador social (21; R$ 1.100); facilitador social (10; R$ 900); oficineiro de dança recreativa, pintura em tecido, música/violão, capoeira e artesanato manual (7; R$ 724); orientador social (27; R$ 1.200); pedagogo (4; R$ 1.472,16); psicólogo (30; R$ 1.685,83) e servente de zeladoria (20; R$ 724).
 
A carga horária a ser cumprida pode variar entre 30 e 40 horas semanais, de acordo com o cargo, e parte das vagas é reservada para deficientes. O edital completo do processo nº 004/2014 está disponível no site da Prefeitura de Montes Claros. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (38) 3229-3131.

Secretaria da Administração Penitenciária - SP abre seleção

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, por meio do edital nº 003/2014, realiza Processo Seletivo para provimento de 02 vagas no cargo de Médico na especialidade Clínico Geral. O vencimento para os contratados será de R$ 2.650,00, mais R$ 1.675.00 por Prêmio de Produtividade Médica e R$ 179 por Adicional de Periculosidade, perfazendo um total salarial de R$ 4.504,00. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração, de 12 a 23 de maio de 2014, das 9h às 17h, na sede do no Núcleo de Pessoal do Centro de Detenção Provisória “Luis Cesar Lacerda” de São Vicente, sito à Rodovia Padre Manoel da Nobrega SP - 55 – Km 66 – Samaritá.
 
Todos os inscritos serão avaliados pela Análise Curricular e os aprovados serão contratados imediatamente para prestar serviço no Centro de Detenção Provisória “LuÍs Cesar Lacerda”, localizado no município de  São  Vicente, São Paulo.
 
A validade da seleção é de um ano, improrrogável.
 
Edital completo no Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 1º de maio de 2014, páginas 202 e 203. 

UFAL – AL abre vagas para professores

A Universidade Federal de Alagoas publicou o edital nº 56/2014 de Processo Seletivo para contratar 32 Professores para o órgão, para lecionarem na categoria de Professor Substituto, Assistente, Auxiliar e Adjunto. Os salários vão de acordo com a titulação do candidato, podendo chegar a R$ 4.649,65 em jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Com taxa de R$ 45, os interessados poderão se inscrever até 12 de maio de 2014, pelo site www.copeve.ufal.br.
 
A seleção se dará em duas etapas, compostas por Prova Escrita e Prova Didática, ambas eliminatória e classificatória. As provas terão início em data provável de 21 a 23 de maio de 2014 ou 26 a 30 de maio de 2014.
 
O cronograma completo da seleção será informado no site www.copeve.ufal.br, a partir de 09 de maio de 2014.
 
O prazo de validade de certame será de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Novo tipo de vírus da gripe é descoberto em pinguins na Antártica

Foto: Reprodução
Um novo tipo de gripe aviária foi detectado pela primeira vez em pinguins na Antártica, embora o vírus pareça não estar afetando os animais, informaram hoje (6) os pesquisadores. O vírus é diferente de qualquer outro conhecido pela ciência, cita artigo do mBio, um jornal da Sociedade Americana de Microbiologia
 
“Isso levanta uma série de perguntas para as quais não há respostas”, disse Aeron Hurt, responsável pelo estudo e cientista sênior do Centro de Pesquisa da Gripe em Melbourne, na Austrália, que colabora com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
O estudo é o primeiro a relatar um tipo de gripe das aves em pinguins, mas do tipo H11N2, até agora desconhecido, e não é claro que os vírus mais comuns e mais mortais possam chegar à Antártica.
 
As amostras, cerca de 300, foram recolhidas entre janeiro e fevereiro de 2013 e identificaram o vírus em oito amostras, embora os pinguins não demonstrassem sinais da doença.
 
Um dos tipos mais comuns de gripe das aves é o H5N1, que os especialistas acreditam ser disseminado por meio de patos.
 
De acordo com os dados da OMS, cerca de 650 pessoas foram infestadas com o vírus H5N1, das quais 60% morreram.

*Com informações da Agência Lusa
 
Agência Brasil

OMS decreta emergência mundial devido à poliomielite

Polio Rehabilitation Center, at the St. Stevens Hospital ©
 Rotary International
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou hoje (5) emergência sanitária mundial devido ao aumento dos contágios de poliomielite nos últimos seis meses, depois de detectar casos em mais de uma dezena de países
 
A decisão foi tomada após várias reuniões do Comitê de Emergência da OMS, formado por especialistas na matéria. Eles recomendaram a declaração de estado de emergência porque os contágios podem representar uma ameaça para o resto do mundo, disse Bruce Aylward, diretor-geral adjunto da organização.

Em comunicado, a OMS explica que o comitê alertou que a propagação internacional da doença em 2014 constitui evento extraordinário e risco público de saúde, ao qual é essencial uma resposta internacional coordenada.
 
No fim de 2013, 60% dos casos de pólio tinham origem na propagação internacional do polivírus selvagem, e havia provas de que os viajantes adultos contribuem para essa propagação, segundo a OMS.
 
Neste ano, mesmo durante a época de baixa transmissão, houve contaminação internacional de três das dez regiões onde existem atualmente infecções: a Ásia Central (do Paquistão ao Afeganistão), o Oriente Médio (da Síria ao Iraque) e a África Central (dos Camarões à Guiné Equatorial).
 
“Uma resposta internacional coordenada é considerada essencial para travar essa propagação e prevenir nova contaminação, tendo em vista o período de elevada transmissão, em maio e junho. Medidas unilaterais podem ser menos eficazes”, acrescenta o Comitê de Emergência da OMS.
 
Os países que a organização considera com o maior risco para a transmissão internacional são o Paquistão, a República dos Camarões e a Síria. A OMS recomenda que eles declarem o estado de emergência de saúde pública e garantam que a população e visitantes de mais de quatro semanas recebam vacinação.
 
Os países infectados, mas que não estão exportando a doença – o Afeganistão, a Guiné Equatorial, Etiópia, o Iraque, Israel, a Somália e Nigéria – também devem declarar estado de emergência e recomendar a vacinação.
 
Os especialistas do comitê devem voltar a avaliar a situação em três meses.
 
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral. Atinge em particular crianças com menos de cinco anos.
 
*Com informações da Agência Lusa
 
Agência Brasil