Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Humor: Sexo seguro

Câncer de próstata pode ser sexualmente transmissível, dizem cientistas

Reprodução
 Trofozoítos de Trichomonas vaginalis
Segundo a pesquisa, infecção sexual chamada tricomoníase ajuda no crescimento do câncer
 
O câncer de próstata pode ser uma doença sexualmente transmissível causada por uma infecção comum, porém muitas vezes silenciosa, transmitida durante a relação sexual, disseram cientistas. Apesar de vários tipos de câncer serem causados por infecções, o grupo britânico Cancer Research UK, que realiza pesquisas sobre a doença, diz que é muito cedo para adicionar o câncer de próstata a esta lista.
 
Cientistas da Universidade da Califórnia testaram células da próstata humana em laboratório e descobriram que uma infecção sexual chamada tricomoníase ajudava no crescimento do câncer. Agora, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa ligação, disseram os cientistas na publicação da PNASA (cademia Nacional de Ciências dos Estados Unidos).
 
Acredita-se que cerca de 275 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas pela tricomoníase. Ela é a infecção não viral mais comum transmitida sexualmente. Muitas vezes, a infecção não apresenta sintomas e a pessoa não está ciente de que está contaminada.
 
Homens podem sentir coceira ou irritação dentro do pênis, ardor após urinar ou ejacular, ou um corrimento branco no pênis. Já mulheres podem sentir coceira ou dor na região genital, desconforto ao urinar ou um cheiro desagradável.
 
Esta pesquisa não é a primeira a sugerir uma ligação entre a tricomoníase e o câncer de próstata. Um estudo realizado em 2009 descobriu que um quarto dos homens com câncer de próstata mostrou sinais de tricomoníase, e estes indivíduos eram mais propensos a ter tumores avançados.
 
O estudo da PNAS sugere como a doença sexualmente transmissível poderia tornar os homens mais vulneráveis ao câncer de próstata, embora não seja a prova definitiva dessa ligação.
 
A professora Patricia Johnson e seus colegas descobriram que o parasita que causa a tricomoníase - Trichomonas vaginalis - produz uma proteína que causa inflamação e invasão de células benignas e cancerosas da próstata. Eles dizem que mais estudos devem, agora, explorar esse dado - especialmente diante do fato de que a causa do câncer de próstata segue desconhecida.
 
Nicola Smith, do Cancer Research UK, afirma que "este estudo sugere um possível caminho pelo qual o parasita Trichomonas vaginalis poderia incentivar células cancerosas da próstata para crescer e se desenvolver mais rapidamente. Porém a pesquisa foi feita apenas no laboratório, e evidências anteriores em pacientes não mostraram uma clara ligação entre o câncer de próstata e esta infecção sexualmente transmissível".
 
― Há uma grande quantidade de pesquisas sobre o risco de câncer de próstata e estamos trabalhando duro para juntar as peças do quebra-cabeça.
 
Segundo ele, ainda há fatores de estilo de vida desconhecidos que parecem afetar o risco de desenvolver a doença, sem nenhuma evidência convincente de uma ligação com a infecção.
 
De acordo com Smith "o risco do câncer de próstata é conhecido com o aumento da idade". O câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 70 anos, e é possível que haja algum risco genético, já que a doença pode ocorrer em famílias.

BBC Brasil / R7

O que é MERS?

Getty Images
Getty Images
MERS é causada pelo coronavírus
Com sua origem no Oriente Médio, MERS é uma doença respiratória causada por um coronavírus, chamado MERS-Cov
 
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 27% das pessoas infectadas morrem. MERS é uma sigla para Síndrome Respiratória do Oriente Médio (do inglês, Middle East Respiratory Syndrome).
 
Um vírus do mesmo tipo afetou o continente asiático em 2003, causando uma pneumonia chamada de SARS. Ela começou a se disseminar por meio de um corona vírus que veio dos animais, atingiu o homem e no homem desenvolveu a capacidade de se transmitir entre pessoas. O MERS tem um mecanismo semelhante.
                               
O surto de SARS ocorreu principalmente na China. A doença foi controlada, terminando com 8 mil casos em todo o mundo e cerca de 700 mortes. Os especialistas ainda não sabem se a MERS irá se manifestar da mesma forma, se com mais ou menos intensidade.
                               
Assim como a SARS, a suspeita é de que a MERS tenha chegado aos humanos através de um animal. Ainda não se sabe de qual animal o MERS veio - o palpite mais certo é que veio de um morcego ou outros animais mais próximos do homem. A única referência se tem hoje de infecção por MERS em animais são nos camelos do Oriente Médio, mas ainda não é certeza de que eles foram os responsáveis por contaminar serem humanos ou se foram vítimas do contágio por outro animal, assim como nós.                                
 
Causas                        
Epidemias de MERS foram detectadas ano passado em alguns países do Oriente Médio, como Kwatar, Kwait, Arábia Saudita e Jordânia. Nessas regiões foram notificados os primeiros casos da doença. Algumas pessoas que viajaram até a Península Arábica ou saíram dela para outro país acabaram manifestando a doença, levando os primeiros casos para a Europa e Estados Unidos.
                                
A transmissão por MERS não acontece como o vírus da gripe, por exemplo. No caso da gripe, antes mesmo de você manifestar sintomas já é possível transmitir o vírus através de tosse, espirros ou outro tipo de contato direto. Gripe é uma doença com alta capacidade de contágio. Com a MERS é diferente.
                               
Acredita-se que o vírus causador da MERS só tenha capacidade de transmissão nos estágios mais avançados da doença, nos quais o paciente já possui uma carga muito grande do vírus no corpo, acometendo o pulmão. Nessa fase, o paciente é capaz de eliminar MERS-cov pela tosse, aumentando o risco de transmissão via aérea. Dessa forma, para transmitir MERS é necessário um contato direto por muito tempo com a pessoa infectada.
                               
É importante, portando, que qualquer pessoa com suspeita de MERS seja deixada no hospital em quarentena, evitando a transmissão.                                
 
Fatores de risco                        
Atualmente, o maior fator de risco para contrair MERS é viajar para algum país da Península Arábica, ou estar constantemente em contato com turistas que venham dessas regiões.
 
Sintomas de MERS
                       
Os principais sintomas de MERS são:
  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade pra respirar
  • Falta de ar
  • Mal estar

Buscando ajuda médica
Na presença dos sintomas descritos é necessário procurar um médico, principalmente se você fez uma viagem para o Oriente Médio.                                
 
Diagnóstico de MERS                        
Todos os casos de infecção respiratória vindos da Península Arábica devem ser colocados em quarentena.
                               
Para o estabelecimento do diagnóstico, deve-se obter amostras de secreções das vias aéreas inferiores e buscar a presença do vírus nas mucosas. Hoje em dia esse é o único meio de obter o diagnóstico acertivo para MERS.
 
Tratamento de MERS
Não há vacina ou tratamento específico para MERS. O que os médicos e enfermeiros fazem hoje é tratar os sintomas, com medicamentos para febre e aparelhos para ajudar na respiração. Atualmente, o que se pode fazer é esperar o próprio corpo combater o vírus.
 
Complicações possíveis
A maior complicação do MERS é seu alto risco de morte. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 27% dos infectados não resistem ao vírus. Sem um tratamento direcionado, as chances desse tipo de complicação são maiores.
 
Prevenção
Ainda não existe vacina para prevenir MERS. A Organização Mundial de Saúde e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA não que as pessoas mudam seus planos de viagem por causa da propagação do vírus. No entanto, aqueles que se dirigem ao Oriente Médio devem tomar medidas comumente conhecidas para prevenir doenças respiratórias, tais como lavar as mãos, cobrindo o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e evitar pessoas doentes. Não esfregar as mãos sujas nos olhos ou boca também é uma recomendação.

Fontes e referências:
Stefan Cunha Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
 
Organização Mundial de Saúde
 
Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos
 
Minha Vida

Refrigerante pode agravar gastrite e piorar gases

Thinkstock
Refrigerante é tão ácido que são necessários 30
 copos de água para neutralizá-lo
Nutrólogo alerta que bebida também é responsável por cárie e colesterol
 
Você bebe muito refrigerante? É daquele tipo que já toma um copo deste tipo de bebida logo cedo? Saiba que eles podem ser uma "bomba-relógio" no organismo. Seus riscos vão além do ganho de peso, alerta o nutrólogo Mohamad Barakat.
 
De acordo com o especialista, o consumo de refrigerantes pode agravar quadros de doenças graves, como a gastrite e a flatulência, além de aumentar os níveis de colesterol. A bebida é responsável também por cáries e erosão dental, amarelamento dos dentes, causados também pelos altos níveis de açúcar no líquido.
 
— O consumo de refrigerante aumenta o risco de doenças como obesidade, diabetes e câncer de esôfago.
 
Após a ingestão do refrigerante, o corpo entende que está sendo nutrido e libera enzimas que podem catalisar a energia proveniente do “alimento”. Como não há valor nutricional, o açúcar é armazenado como gordura e o organismo perde vitaminas e minerais, explica o médico.
 
Sobre a versão diet, engana-se quem pensa que é mais saudável, de acordo com Barakat. O alimento não apresenta nenhuma fonte nutricional e possui excesso de sódio.
 
— O refrigerante é tão ácido que, para neutralizá-lo, são necessários mais de 30 copos de água. O ideal é substituir o refrigerante pela água e sucos naturais.
 
R7

Estudo mostra que bactérias podem sobreviver até uma semana em aviões

Reprodução/Wikipédia
Os cientistas também estão realizando experiências com outras
 bactérias, como as que causam tuberculose, assim como métodos
de limpeza que permitiriam combatê-las
Essas bactérias se instalaram em apoios para braços, bolsos de assentos, entre outras superfícies
 
Bactérias perigosas, do tipo que causam vômitos e graves infecções, podem sobreviver em um avião por até uma semana, afirmaram cientistas nesta terça-feira (20). Pesquisadores da Universidade de Auburn testaram a viabilidade da "Staphylococcus aureus" resistente à meticilina (SARM) e da "E. coli O157:H7" em uma aeronave. Essas bactérias se instalaram em apoios para braços, bolsos de assentos, entre outras superfícies, acrescentou a pesquisa, apresentada no encontro anual da Sociedade Americana de Microbiologia.
 
Para o estudo, os cientistas aplicaram os patógenos nas superfícies mencionadas, além de bandejas plásticas, botões metálicos no banheiro, cortinas de plásticos das janelas e partes em couro, fornecidos por uma companhia aérea importante.
 
Em seguida, expuseram as superfícies a "condições típicas de um avião" e descobriram que a SARM foi a mais duradoura, vivendo no total 168 horas, ou seja, sete dias, no bolso de um assento. A bactéria "E. coli" viveu 96 horas, isto é, quatro dias, em um apoio para braço.
 
"Nossa análise evidencia que as duas bactérias podem sobreviver durante dias nas superfícies estudadas, independentemente dos fluidos corporais presentes", disse o diretor da pesquisa, Kiril Vaglenov.
 
― Isto significa que apresentam um risco de transmissão através do contato com a pele.
 
Os cientistas também estão realizando experiências com outras bactérias, como as que causam tuberculose, assim como métodos de limpeza que permitiriam combatê-las.
 
AFP / R7

Aplicativos: MeuTreino

3 de 6Este aplicativo é indicado para registrar e visualizar no Smartphone os treinos de musculação da academia ou do seu instrutor pessoal
 
Gratuito
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos
 
 
Distribuidor
elianecollins
 
Tamanho do download
< 1 MB            
 
Última atualização
17/02/2014            
 
Versão
1.5.0.0
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8
 
Aplicativos necessários
  • compromissos
  • contatos
  • identidade do telefone
  • identidade do proprietário
  • captura fixa e de vídeo
  • serviços de localização
  • biblioteca de música
  • biblioteca de fotos
  • reprodução de mídia
  • serviços de dados
  • teclado numérico do telefone
  • Proximidade
  • Cartão SD
  • componente do navegador
  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)
 
Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)
 

70% da população dos EUA está infectada com HPV

Foto: Reprodução
HPV (vírus do papiloma humano)
De acordo com pesquisa, infecções por estes vírus parecem acontecer por contato com a pele
 
Cerca de 70% dos americanos estão infectados com alguma cepa do HPV (vírus do papiloma humano), entre as quais apenas um pequeno número é responsável pelo desenvolvimento de algum tipo de câncer, segundo estudo divulgado nesta terça-feira.
 
Os cientistas detectaram 109 cepas deste vírus, das 148 conhecidas, em amostras de tecidos provenientes da pele, vagina, cavidade bucal e intestinos de adultos saudáveis, segundo trabalhos apresentados na conferência da Sociedade Americana de Microbiologia, celebrada em Boston (Massachusetts, nordeste).
 
Apenas quatro dos 103 homens e mulheres com DNA tornado público nos bancos de dados do governo federal apresentaram um dos dois tipos de HPV conhecidos por provocar a maior parte dos cânceres de colo de útero, garganta e também verrugas genitais.
 
Yingfei Ma, pesquisadora da faculdade de Medicina de Langone, da Universidade de Nova York e principal autora do estudo, disse que "a fauna microbiana do HPV em pessoas com boa saúde é surpreendentemente mais vasta e complexa do que pensávamos".
 
— São necessários mais controles e pesquisas para determinar como as cepas destes papilomas que não causam câncer interagem com as cepas responsáveis por tumores cancerosos, os genótipos 16 e 18, e explicar porque estas cepas causam câncer.
 
Enquanto a maior parte destes vírus parece até agora inofensiva e permanece "adormecida" durante anos, sua presença abundante no organismo sugere a existência de um delicado equilíbrio, no qual as cepas virais se neutralizam reciprocamente e evitam que outras, mais patogênicas, se multipliquem de forma incontrolável, explicaram os pesquisadores.
 
As infecções por estes vírus parecem acontecer por meio do contato com a pele. O HPV continua sendo a fonte de infecção venérea mais frequente nos Estados Unidos. Segundo infectologistas, quase todos os homens e mulheres contraíram algum subtipo em um momento da vida.
 
Os resultados da pesquisa, disseram, lançam luz sobre as fragilidades dos exames atuais para detectar o HPV, desenvolvidos para identificar apenas uma dezena de cepas, mais vinculada ao desenvolvimento do câncer de útero.
 
 
AFP / R7

Bebê deve dormir e barriga para cima, alerta pediatra

Thinkstock
Médico dá dicas de cuidados com a criança
Especialista também explica que descamações no rosto do bebê são normais
 
Bom dia! Você é mãe de primeira viagem? Ainda se sente insegura sobre qual a maneira correta de colocar seu filho para dormir ou qual a alimentação correta que deve ter para não prejudicar o bebê?
 
Assim que o bebê nasce, por exemplo, é comum aparecer manchas avermelhadas na pele, principalmente no rosto, nessa hora surge à primeira preocupação da mãe. O pediatra e neonatologista do Instituto Saúde Plena e do Albert Einstein, Jorge Huberman, explica que as descamações são normais nas primeiras semanas de vida.
 
— Isso acontece devido o período que a criança permanece envolta no líquido amniótico. Contudo, só é preciso tomar cuidado com a vestimenta do bebê e a higiene dele, por isso vista com roupas de algodão e higienize o rosto dele com algodão úmido.
 
O médico explica que o bebê deve ser colocado para dormir de barriga para cima.
 
— Caso ele engasgue, o reflexo imediato é a tosse que logo chamará a atenção dos pais. Já de bruços se tiver alguma complicação não poderá ser ouvido. A única ressalva é se ele tiver refluxo gastroesofágico, aí deve dormir lateralmente e o berço ser inclinado entre 15 e 30°.
 
Quanto a alimentação da mãe e do bebê, Huberman lembra que o cuidado deve vir das duas partes.
 
— Para o bebê o alimento materno é o suficiente até os seis meses de vida da criança não sendo necessário dar água ou chá, depois desse período a introdução de complementos alimentares pode ser feita. Já a mulher deve fazer uma alimentação saudável e bem equilibrada, pois o que se está ingerindo pode passar ao leite materno.
 
Outros cuidados como evitar agasalhar demais o bebê, deixar bichos de pelúcia e paninhos no berço, ou ainda, colocar ele para dormir na mesma cama do casal, devem ser observados.

R7

UFRJ abre seletivos para nível superior

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou os editais nº 104 e 105/2014 de Testes Seletivos para contratação de 16 profissionais para atuar nas mais diversas áreas do conhecimento.  Os salários são de R$ 9.938,87 ou R$ 14.175,87 (de acordo com a vaga pretendida), por jornada de 40 horas semanais.
 
As vagas de trabalho disponíveis são para Gerente de Qualidade,  Pesquisador A-B nas áreas de Cromatografia e Espectrometria de Massas; Análise de Proteínas; e Citometria de Fluxo, Bioensaios e Parâmetros Hematilógicos e Pesquisador B-C/ Cromatografia e Espectrometria de Massas.
 
As inscrições estarão abertas de 13 de maio a 1º de junho de 2014, pelo site www.pr4.ufrj.br, mediante pagamento da taxa de R$ 100.
 
Todos os participantes serão avaliados por Análise de Curriculum e Prova Oral. A data de realização de cada uma dessa etapa será informada no www.pr4.ufrj.br.
 
Editais completos no Diário Oficial da União de 05 de maio de 2014, a partir da página 75.

Prefeitura de Pedro II - PI

A prefeitura de Pedro II abrirá nessa segunda-feira (14) as inscrições para concurso público com 257 vagas. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio da internet e encerram no dia 23 de maio. As vagas são para o ensino fundamental, ensino médio e ensino superior; e os salários variam entre R$ 724 a R$ 6.102. (Confira o edital)

Os cargos de nível superior são para jornalista, advogado, médicos, professores, engenheiro civil. As vagas de nível médio/ técnico são para motorista, copeira, artesã, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, digitador, office boy, recepcionista e zeladora.

De acordo com o edital, a seleção será composta de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões equivalentes ao grau de escolaridade exigido por função. A prova está prevista para acontecer no dia 29 de junho.

A carga horária semanal varia entre 20h a 40h. O resultado final deverá ser anunciado no mês de agosto.

Prefeitura de Borba (AM)

A Prefeitura de Borba (AM) abriu as inscrições do concurso público para 740 vagas em cargos de nível fundamental incompleto, fundamental completo, médio/ técnico e superior. Os salários vão de R$ 722,90 a R$ 10 mil.

Os cargos de nível fundamental incompleto são para Auxiliar de Jardinagem, Auxiliar de Serviços Gerais (Índio), Auxiliar de Serviços Gerais (Rural), Auxiliar de Serviços Gerais (Urbano), Copeiro, Costureiro, Cozinheiro, Gari, Lavador de Roupa Hospitalar, Merendeiro (Índio), Merendeiro (Rural), Merendeiro (Urbano), Motorista, Motorista Fluvial e Servente de Obras.

As vagas de ensino fundamental completo são para Agente de Vigilância Patrimonial (Indígena), Agente de Vigilância Patrimonial (Rural), Agente de Vigilância Patrimonial (Urbano), Agente de Zoonoses, Artífice, Auxiliar Administrativo (Índio), Auxiliar Administrativo (Rural), Auxiliar Administrativo (Urbano), Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Protocolo, Borracheiro, Carpinteiro, Comandante de Embarcação Fluvial, Encanador, Guarda Municipal, Lubrificador de Veículos Automotores, Maqueiro Hospitalar, entre outros.

Para o ensino médio são para Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Patologia Clínica, Digitador, Eletricista, Fiscal de Obras, Fiscal de Posturas, Fiscal de Terras, Jardineiro, Protocolista e Técnico de Controle Interno.

Ensino Médio e Curso Técnico na Área as vagas são para Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Hematologia, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, entre outros.

Já para nível superior, as vagas são para Analista de Controle Interno, Assistente Social, Biomédico, Bioquímico, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro de Pesca, Farmacêutico, Fisioterapeuta, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até 26 de maio pelo site www.iaspec.com.br. A taxa varia de R$ 50 a R$ 70.

As provas objetivas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas no dia 13 de julho, no turno da manhã, das 8 às 12h (horário local), para todos os Cargos de Nível Fundamental Completo e Nível Superior, e, no turno da tarde, das 14h30 às 18h30 (horário local), para os cargos de Nível Médio e Nível Fundamental Incompleto.

Concurso Saúde da Polícia Militar de Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou as inscrições do concurso púbico para 115 vagas para cargos da área de saúde dentro da corporação. O concurso é de nível superior e o salário é de R$ 5.446,80.

As vaga são para o cargo de 2º tenente, sendo específicas para os seguintes profissionais: enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico (análises clínicas), fisioterapeuta, fisioterapeuta (fisioterapia respiratória), anestesiologista, cirurgião geral, cirurgião plástico, cirurgião vascular, clínico, ginecologista, urologista, ortopedista, pediatra, neurocirurgião, psiquiatra, cirurgião dentista e cirurgião dentista com as especialidades: prótese dentária, endodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, ortodontia e odontologia para pacientes com necessidades especiais.

As inscrições podem ser feitas do dia 30 de abril a 29 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 130.

As provas estão previstas para os dias 6 e 7 de julho. Ainda haverá exames biofísicos e avaliação de títulos antes do resultado final.

Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam)

O Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) deve lançar concurso público no Amazonas para o preenchimento de vagas no Instituto. Segundo informações do órgão, serão 110 vagas - das quais 80 serão voltadas para candidatos com graduação superior e 30 para o nível médio.e

Os salários iniciais variam entre R$ 3.531 e R$ 4.839.Candidatos com nível médio concorrem a 30 vagas com salário inicial de R$ 3.531. Já para candidatos do nível superior, o salário será de R$ 4.839.

O Ipaam informou, por meio de assessoria de imprensa, que as datas e os valores das inscrições serão anunciados no edital previsto para ser lançado até o dia 25 deste mês. As áreas de conhecimento ainda estão sob avaliação do órgão e serão divulgadas em breve.

Segundo o Ipaam, os candidatos aprovados vão ocupar as vagas deixadas por pessoas selecionadas no último Processo Seletivo realizado pela Instituição em dezembro de 2012. As contratações iniciaram em janeiro do mesmo ano e os contratos encerraram em janeiro de 2014

Fundação Universidade do Tocantins (Unitins)

Foi publicado o edital do concurso para técnicos-administrativos da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). São oferecidas 85 vagas para os cargos de níveis superior e médio.

Conforme o edital, as inscrições serão feitas apenas via internet, no prazo de 21 de abril a 25 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 95 (nível médio) e R$ 120 (nível superior). Os candidatos têm até 4 de maio para solicitar a isenção de taxa.

O salário varia de R$ 991,62 (nível médio) a R$ 2.782,05 (nível superior), para o regime de 40 horas semanais, com exceção dos casos previstos em lei. Serão reservadas 10% das vagas para candidatos portadores de deficiência.

A seleção será feita mediante aplicação de provas teórico-objetivas, discursiva e prática, para os cargos especificados no edital. Os exames serão aplicados em Palmas.

As provas teórico-objetiva e discursiva acontecem no dia 22 de junho de 2014. Os locais de realização dos exames serão divulgados com no mínimo seis dias de antecedência. O resultado final do concurso está previsto para ser publicado no dia 14 de julho.

UFPA lança edital de concurso público

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu edital n° 133/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 13 vagas em cargos de Professor Adjunto e Assistente, funções que exigem graduação na área de atuação, além de titulação em nível de mestrado para professor assistente e doutorado para professor adjunto.
 
O salário varia entre R$ 3.549,94 e R$ 8.344,64, dependendo da titulação e carga horária.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, observado o horário de Belém-PA, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, até às 18h de 09 de junho 2014. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00 para Professor Adjunto e R$ 85,00 para Assistente.
 
As provas poderão ser realizadas no período de 16 a 21 de junho de 2014, sendo que o calendário completo e os locais de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, podendo haver alteração das datas acima propostas.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data de sua publicação no D.O.U, podendo ser prorrogado, a critério da Universidade Federal do Pará, por igual período.

Prefeitura de Braço do Norte - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Braço do Norte, no estado de Santa Catarina, através do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, abriu edital n° 01/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de vagas temporárias e formação de cadastro de reserva do Quadro de Pessoal dos Programas mantidos pelo Fundo Municipal de Saúde de Braço do Norte.

O certame oferece 57 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 6.759,28, em carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente Motorista do SAMU, Atendente Odontológico, Auxiliar de Enfermagem, Motorista, Artesão, Serviços Gerais, Técnico Administrativo, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico com formação em Saúde Mental, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo com formação em Artes, Pedagogo com formação em Neuropsicopedagogia, Profissional de Educação Física e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições serão realizadas de 21 de maio a 20 de junho de 2014, exclusivamente, pela Internet, através do site (www.ibam-concursos.org.br).

Taxas
Cargos de Nível Superior - R$ 80,00;
Cargos de Nível Médio/Técnico - R$ 60,00;
Cargos de Nível Fundamental - R$ 40,00.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas provavelmente no dia 20 de julho de 2014, às 9h e terão a duração de 03 horas. O local da realização das provas constará do cartão de confirmação de inscrição a ser acessado via Internet, a partir de 10 de julho de 2014, no site do IBAM (www.ibamconcursos.org.br).

Os gabaritos serão divulgados no dia 21 de julho de 2014, nos sites www.ibamconcursos.org.br, www.bracodonorte.sc.gov.br e no mural de atos da prefeitura.

Validade
O processo seletivo terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Guarulhos - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Guarulhos, no estado de São Paulo, por meio do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, lançou edital n° 10/2014-SAM01 de processo seletivo para preenchimento de 23 vagas, na função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). O salário é de R$ 1.034,70 em carga horária de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições através do site www.ibamsp-concursos.org.br, até 27 de maio de 2014. A taxa é de R$ 32,00.

A aplicação da Prova Objetiva está prevista para 08 de junho de 2014 e será realizada na cidade de Guarulhos – SP. A aplicação da prova na data prevista dependerá da disponibilidade de locais adequados à realização da mesma e será publicado em Edital de Convocação no Diário Oficial do dia 30 de maio de 2014.

As informações referentes ao Processo Seletivo Público poderão ser obtidas no site www.ibamspconcursos.org.br e www.guarulhos.sp.gov.br, ou pelo Diário Oficial do Município de Guarulhos.

O prazo de validade deste certame é de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Boa Vista do Cadeado - RS

A Prefeitura de Boa Vista do Cadeado, no Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Administração, Planejamento e Fazenda, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. São ofertadas 22 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 10.115,00, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para os empregos de Agente Administrativo Auxiliar, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico Clínico Geral, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Procurador Municipal, Psicólogo, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem e Visitador Domiciliar de Saúde.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até  1º de junho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 25,53 a R$ 76,59 de acordo com a função escolhida.

Caso o Candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 08h às 16h30, até o dia 1º de junho de 2014, nos dias úteis, no Prédio da Assistência Social ao lado da Prefeitura, Avenida Cinco Irmãos, nº 1170, Boa Vista do Cadeado/RS.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 29 de junho de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 13 de junho de 2014.

O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Boa Vista do Cadeado.

Prefeitura de Rolândia - PR lança edital de concurso público

A Prefeitura de Rolândia, no Estado do Paraná, divulgou o edital do concurso público nº 002/2014 destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de 145 vagas e formação de cadastro reserva, de cargos efetivos para todos os níveis de escolaridade, com carga horária semanal de 20h a 40h.

Os salários podem variar de R$ 760,20 a R$ 7.007,93, de acordo ao cargo. O certame será executado pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina – Cops/UEL.

Os cargos oferecidos são para: Advogado, Analista de Suporte de Informática, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social,Bibliotecário, Contador, Dentista Especialista – Cirurgião Bucomaxilofacial, Enfermeiro e Engenheiro Civil, entre outros.

As inscrições devem ser feitas pela internet no site (www.cops.uel.br), até 12 de junho de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 para os cargos de Nível Superior; R$ 70,00 Nível Médio; R$ 50,00 Nível Fundamental Completo e de R$ 40,00 para Nível Fundamental Incompleto.

A prova objetiva e a prova de títulos estão previstas para serem aplicadas na cidade de Rolândia - PR, provavelmente, em 27 de julho de 2014, em locais a serem divulgados por meio do Cartão Informativo do candidato, que será disponibilizado a partir das 17h do dia 21 de julho de 2014, no endereço eletrônico (www.cops.uel.br).

No dia 28 de julho de 2014, às 17h, serão divulgados a Prova Objetiva e o gabarito oficial provisório das questões objetivas, no endereço eletrônico www.cops.uel.br.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Processo seletivo Prefeitura de Bom Jardim da Serra - SC

A Prefeitura de Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina, abriu edital n° 03/2014 de processo seletivo, com a intenção de preencher 25 vagas para contratações imediatas e formar cadastro reserva em empregos que exigem ensino fundamental, técnico ou superior. A carga horária varia de 20, 30 e 40 horas semanais.

São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, 5%  das vagas, por cargo oferecido, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, na forma do artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal.

As vagas são para funções de Mecânico, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Motorista de Caminhão, Operador de Máquinas II, Operador de Máquinas III, Psicólogo e Técnico em Enfermagem.

As inscrições vão de 21 a 27 de maio de 2014 e devem ser feitas no site www.infinityprovas.com.br. A inscrição será gratuita.

A prova escrita será realizada provavelmente em 1º de junho de 2014, com início às 9h e término às 12h, em local a ser divulgado. Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site www.infinityprovas.com.br no dia 02 de junho de 2014. Haverá Prova Prática para algumas funções.

O processo seletivo terá validade de 06 meses, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Ramilândia - PR tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Ramilândia, no Estado do Paraná, lançou edital de concurso público nº. 01/2014, com a finalidade de preencher 39 vagas para contratações imediatas, destinadas a profissionais de todos os níveis de ensino. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 6.689,49, em jornadas de 20 ou 40 horas por semana.

O concurso público será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Vale do Piquiri. Do total de vagas, 5% serão reservadas aos portadores de deficiência.

As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto, Assistente Social - 20 horas, Assistente Social - 40 horas, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Dentista, Eletricista, Enfermeiro(a), Engenheiro Civil, Fonoaudióloga, Médico - Clinico Geral - 20 horas, Médico - Clinico Geral - 40 horas, Médico - Ginecologista/ Obstetra, Médico - Pediatra, Motorista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Professor Educação Infantil, Professor Magistério, Psicólogo e Técnico em Saúde do Trabalhador.

Os interessados devem efetuar a inscrição pelo site www.fadct.org.br, até 21 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para médio e R$ 90,00 para superior.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas, previstas para 08 de junho de 2014. Também haverá prova prática para Motorista e Operador de Máquina, além de prova de títulos para Professor.  Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br , a partir das 19h do primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.

Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço www.fadct.org.br , a partir da data provável de 05 de junho de 2014.

Esse certame valerá por dois anos, a contar de sua homologação, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Joinville - SC abre vagas para médicos

A Prefeitura de Joinville, no estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, abriu edital nº 03/2014 de processo seletivo, para provimento de cargos em caráter temporário, do Quadro Único do Pessoal da Administração Direta e Indireta da Prefeitura, autarquias e fundações e Hospital Municipal São José, na área da Medicina. Serão contratados Médicos das mais diversas especialidades.

A remuneração varia entre R$ 58,36 por hora-plantão e R$ 8.613,06, de acordo ao desempenho que pode ser cumprido em 120h ou 220 horas de trabalho por mês.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.joinville.sc.gov.br, até 18 de junho de 2014, de forma gratuita.

O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal de Joinville. Os inscritos serão avaliados por meio de Análise de Títulos.

O certame terá validade de dois anos, a contar da data do ato de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Joinville.

Prefeitura de Cordilheira Alta - SC abre seletivo

A Prefeitura de Cordilheira Alta, Santa Catarina, publicou o edital de Processo Seletivo nº 003/2014, para contratação de profissionais de nível fundamental, médio (magistério) e superior. São 04 vagas para contratações imediatas, além da formação de. Os salários variam de R$ 858,12 s R$ 1.615,08, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para Operador de Máquinas, Agente de Saúde, Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental.
 
As inscrições serão recebidas até 23 de maio de 2014, com entrega dos documentos solicitados no edital à Prefeitura, situada na Rua Celso Tozzo, nº 27, Centro. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Os candidatos serão selecionados através de uma Prova Escrita,  com data de aplicação prevista para 30 de maio de 2014, no Auditório Municipal. Também será aplicada Prova Prática para alguns cargos.
 
O edital completo consta no http://www.pmcordi.sc.gov.br.

Prefeitura de Ouro Preto – MG realiza processo seletivo

O Município de Ouro Preto, em Minas Gerais, por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, publicou o edital 05/2014 para realização de processo seletivo simplificado, com o objetivo de contratar profissionais para ocupação das seguintes funções:
 
Agente administrativo de CRAS, Assistente Social de CRAS/CREAS, Auxiliar de Cuidador/Educador (Abrigo – Casa Lar), Coordenador de Programas Sociais, Cuidador/Educador (Abrigo – Casa Lar), Facilitador de Oficinas de convívio por meio da arte e cultura, Facilitador de Oficinas de convívio por meio do esporte e lazer, Facilitador de Oficinas de formação técnica geral, Nutricionista do CREAS, Orientador Social, Pedagogo de CRAS, Psicólogo de CRAS/CREAS, Técnico em Edificações e Terapeuta Ocupacional de CRAS.
 
Podem participar do certame candidatos de todos os níveis escolares. Os 56 contratados irão atender os mais diversos Programas, Projetos e Serviços Socioassistenciais instituídos no Município, percebendo salário que poderá chegar a até R$ 3.291,60
 
O período das inscrições será de 21 a 26 de maio de 2014, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponibilizada no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Ouro Preto (www.ouropreto.mg.gov.br). 
 
A seleção consistir-se-á na Análise Curricular, Prova e Entrevista. As Provas serão aplicadas no dia 15 de junho de 2014, com início às 9h e término às 11h. A Classificação Final está prevista para ser divulgada no dia 19 de agosto.
 
O edital completo está disponível no site da Prefeitura, seção de "Concursos Públicos".

IF Sertão Pernambucano - PE publica edital de concurso

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão Pernambucano) Através da Msconcursos, empresa organizadora do concurso, lançou edital n. 45/2014 para realização de concurso público, destinado ao provimento de 136 cargos técnico-administrativos em educação, com oportunidades para candidatos de todos os níveis de ensino. Os salários ofertados para as funções variam entre R$ 1.600,00 e R$ 3.300,00, mais vale alimentação de R$ 373,00.

Os aprovados irão atuar nos campus da Reitoria, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada, conforme opção feita no ato da inscrição. 5% das vagas serão para candidatos portadores de deficiência.
 
CargosPara candidatos de nível fundamental, há vagas de Assistente de Alunos, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar Administrativo e Assistente em Laboratório;
 
Os profissionais de formação de nível médio/técnico, poderá tentar vagas de Assistente em Administração, Técnico em Laboratório, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico em Segurança do Trabalho, Diagramador, Técnico em Agropecuária, Técnico em Secretariado, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Contabilidade, Técnico em Alimentos e Laticínios e Técnico Audio-Visual;
 
Já os candidatos de nível superior, poderão concorrer aos cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Auditor, Contador, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança no Trabalho, Engenheiro Agrônomo ou Tecnólogo, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Jornalista, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Programador Visual, Psicólogo, Relações Públicas, Secretária Executiva, Tecnólogo em Alimentos, Tecnólogo em Viticultura e Enologia e Zootecnista.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente pela internet, até 03 de junho de 2014, através do site www.msconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição será de:

Cargos de Nível C (fundamental) - R$ 40,00;
Cargos de Nível D (médio) - R$ 50,00;
Cargos de Nível E (superior) - R$ 80,00.
 
Porvas e Gabaritos
O certame constará de provas objetivas a serem realizadas no município de Petrolina, provavelmente, no dia 22 de junho de 2014. Os locais de realização das provas serão publicados nos sites www.msconcursos.com.br e www.ifsertaope.edu.br no dia 17 de junho.

O gabarito preliminar e o caderno de provas serão divulgados em até 24 horas após a aplicação da prova, e o gabarito definitivo sairá no dia 28 de junho de 2014.
 
Validade
O concurso público terá validade por 12 meses, a contar da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Instituto Federal do Sertão Pernambuco.

Abertas vagas de estágio na Prefeitura de Petrolina - PE

A Prefeitura Municipal de Petrolina, com o apoio da Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão, publicou o edital 01/2014 para abertura de seleção simplificada de 316 estagiários de níveis Médio, Normal Médio e Técnico (43) e nível Superior (diversos cursos, 273 vagas), além da formação de cadastro de reserva.
 
O valor mensal da Bolsa Auxílio é de R$ 410,00 para nível Superior e R$ 364,00 para nível Técnico ou Médio, acrescido de R$ 90,00 para vale transporte. A jornada será de seis horas diárias.
 
As inscrições custam R$ 20,00 ou R$ 30,00 a depender do nível de escolaridade, e podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.facape.br, de 23 de maio a 10 de julho de 2014.
 
A prova será realizada provavelmente em 27 julho de 2014.
 
O edital com todos os detalhes pode ser acessado no http://sistemas.facape.br:8080/concurso/actConcurso.do?m=iniciarConcurso&id=45

Prefeitura de Braúnas - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Braúnas, no estado de Minas Gerais, abriu edital n° 004/2014 de processo seletivo, visando a contratação, por tempo determinado de Merendeira Escolar I, para atuar nas escolas da Secretaria Municipal de Educação e de Psicólogo I e Instrutor de Informática para atuar na Secretaria Municipal de Ação Social.

O certame disponibiliza 03 vagas para esses profissionais que podem ter níveis fundamental, médio e superior como escolaridade, por salários variados de R$ 724,00 a R$ 2.350,22. A jornada de trabalho será de 40 para todos os cargos propostos.

As inscrições serão realizadas até 21 de maio de 2014, no horário de 7h às 11h e de 12h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua José Assis de Andrade, nº 731, Centro, Braúnas/MG.

A Ficha de Inscrição estará disponível na própria Secretaria Municipal de Educação.

O certame compreenderá das seguintes etapas:
1ª etapa: Análise de curriculum vitae documentado;
2ª etapa: Entrevista Técnica.

A entrevista será realizada na data provável de 27 de maio de 2014, na Secretaria Municipal de Educação. Já a publicação dos aprovados será no dia 29 de maio de 2014.

O prazo de validade deste certame é de 12 meses, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por igual período, havendo interesse público.

UFRN abre seletivo para Professores

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte publicou o edital nº 9/2014 de Processo Seletivo para contratação de 19 Professores Substitutos. A jornada de trabalho será de 20 ou 40 horas semanais, por salário que pode chegar a R$ 5.022,65. As oportunidades podem contemplar Professores que tem aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.
 
As inscrições podem ser feitas até 28 de maio de 2014, com taxa de inscrição de R$ 13, nas Secretarias onde são oferecidas as vagas de ensino.
 
O período de seleção se dará pelo período de 02 a 06 de junho de 2014.
 
As vagas são disponíveis para as seguintes disciplinas: Escolas de Ciências e Tecnologia, Agrícola de Jundiaí, Música, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Núcleo de Educação da Infância, Departamentos de Direito, Educação, História, Ciências Sociais e Humanas, Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Automação, Engenharia Química, Práticas Educacionais e Currículo, Ciências Contábeis, Ciências da Informação9, Análises Clínicas e Toxicológicas, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina Clínica, Odontologia, Educação Física, Infectologia, Antropologia, Artes, História, Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Psicologia, Demografia e Ciências Atuariais, Matemática, Estatística, Biofísica, Morfologia, Biologia Celular e Genética, Microbiologia e Parasitologia, Fundamentos e Políticas da Educação, Oceanografia e Limnologia.
 
Será de um ano a validade do certame.
 
Edita completo consta no Diário Oficial da União, edição de 19 de maio de 2014, a partir da página 98.

Processo seletivo Prefeitura de Itiquira - MT

Foi divulgado edital n° 002/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Itiquira, no estado de Mato Grosso, com a finalidade de preencher 125 vagas de trabalho. Desse total, 13 são para pessoas com necessidades especiais. As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários variados de R$ 678,00 a R$ 7.234,70 para jornadas semanais de 30h ou 40h semanais.
 
As vagas são para os empregos de Médico, Professor, Auxiliar de Educação Infantil, Monitor de Esportes, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio X, Auxiliar de Conservação de Vias Publica, Coletor de Lixo, Jardineiro, Motorista, Servente de Pedreiro e Pedreiro.
 
As inscrições para o Edital nº 002/2014 se iniciará no dia 26 de maio e terá seu encerramento em 03 de junho de 2014, devendo ser realizadas pessoalmente na sede da Prefeitura Municipal em Itiquira e na Sub  Prefeitura em Ouro Branco do Sul. Todos os candidatos serão isentos de taxa de inscrição.
 
Serão aplicadas provas objetivas para todos, assim como prova prática para Auxiliar de Educação Infantil, Monitor de Esportes, Técnico em Enfermagem e Motorista. Também será aplicada prova de títulos para cargos de nível superior e de aptidão física para Auxiliar de Conservação de Vias Públicas e Coletor de Lixo.
 
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente em 22 de junho de 2014, no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível no mural da Prefeitura e no seguinte endereço eletrônico: www.itiquira.mt.gov.br.
 
O gabarito será divulgado na data provável de 23 de junho de 2014.
 
O processo seletivo simplificado terá prazo de validade de um ano, contado a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Garopaba - SC lança edital de seletivo

A Prefeitura de Garopaba, no estado de Santa Catarina, publicou o edital de Processo Seletivo nº 008/2014, com o objetivo de contratar mais 02 Médicos para atuarem na rede municipal de saúde. As vagas são para as especialidades em pediatria e cardiologia. O salário chega a R$ 4.856, 26, por jornada de 20 horas semanais.
 
As inscrições estão abertas até 02 de junho de 2014, na Secretaria de Saúde, situada na Rua Antonio José Botelho, Prédio do ESF, Centro. O horário de atendimento segue das 14h às 17h.
 
A seleção será feita por Análise de Curriculum, além de entrevista.

Propagandas antigas: Laxante Negritas

negritas3

“Nós nos chamamos Negritas. E sorrimos felizes porque somos o laxante que age com suavidade… Sem produzir cólicas… nem irritações. Somos o favorito de todas as classes sociais. Prove uma vez e usará sempre que tiver necessidade de um bom laxante”.
 
Estadão do dia 1 de fevereiro de 1938

Veja o que é e como tratar a menopausa precoce

Veja o que é e como tratar a menopausa precoce Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Ondas de calor e suores noturnos estão entre os principais sintomas
Alteração no funcionamento dos ovários ainda na juventude é determinante para o problema
 
Se antes dos 40 anos você notar sintomas como ondas de calor, irregularidade menstrual, insônia e irritabilidade persistente, fique atenta, pode ser a menopausa que chegou antes da hora. Ainda não existe uma causa determinante, mas ela pode ocorrer por vários fatores como o histórico familiar.
 
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. É caracterizada como a parada da menstruação, já o climatério é o período de transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo da mulher. Esse período de transição pode iniciar 2 a 3 anos antes da menopausa e terminar muitos anos após.
 
— Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos, sem uma causa aparente, costuma-se identificar o processo como Falência Ovariana Precoce (FOP)— explica ela.
 
Cerca de 3% das mulheres estão sujeitas à menopausa precoce ou falência ovariana prematura. As mulheres nascem com um número de óvulos pré-determinados que, em condições normais, são suficientes para que ovulem da puberdade até próximo aos 50 anos, quando chega à menopausa.
 
— Na menopausa precoce, os ovários deixam de funcionar adequadamente ainda numa idade jovem. A menstruação desaparece ou vem em quantidade mínima ou esporádica. Em alguns casos, pode ser decorrente de tratamentos como quimioterapia, radioterapia, cirurgia ovariana, tabagismo e algumas doenças infecciosas (malária, varicela e caxumba)— alerta Erica.
 
Alguns estudos vêm revelando que a idade da menopausa tem a ver com a história familiar da paciente, e não apenas com a época da primeira menstruação.
 
Menopausa precoce impede a maternidade?
As mulheres com menopausa prematura apresentam uma chance inferior a 10% de ser capaz de conceber. Se diagnosticada precocemente, a mulher pode conseguir uma gravidez bem sucedida através de doação de óvulos com o uso dos espermatozóides do seu companheiro.
 
Atenção aos sinais do corpo
 
Os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher, entre eles estão:
 
Ondas de calor - atingem 80% das mulheres e aparecem subitamente, com duração de 5 a 30 minutos, acompanhados de suor intenso e desconforto;
 
Suores noturnos;
 
Irregularidade menstrual - o fluxo vai diminuindo progressivamente. De vez em quando pode tornar-se abundante, parar por alguns meses, reaparecendo depois em ciclos esparsos;
 
Ressecamento vaginal - sintoma que provoca desconforto especialmente durante as relações sexuais;
 
Diminuição da libido;
 
Incontinência urinária;
 
Dores de cabeça;
 
Alterações na pele e nos cabelos (queda, ressecamento, opacidade)
 
Insônia e cansaço;
 
Perda de memória;
 
Aumento de peso;
 
Perda de força muscular;
 
Perda de massa óssea, com decorrente risco de osteoporose;
 
Nervosismo, irritabilidade e outras alterações do humor;
 
Tensão, ansiedade e depressão
 
Convivendo com o problema
Confirmado o diagnóstico, um dos tratamentos é a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Ela é imprescindível nos casos de menopausa de origem cirúrgica ou provocada por quimioterapia, em virtude da intensidade destes sintomas. Além disso, essas mulheres apresentam um risco maior de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose.
 
Cuide-se e alivie os sintomas
- Mantenha uma vida saudável e pratique exercícios;
 
- Faça todos os exames anuais recomendados pelo médico, incluindo controle de glicemia e colesterol;
 
- Tente dormir o suficiente;
 
- Aumente o consumo de água. Evite bebidas alcoólicas, café e refrigerantes;
 
- Discuta com o médico os prós e contras do uso da terapia de reposição hormonal. Ela não é recomendada para mulheres em situação de risco de câncer de mama, trombose ou doença cardíaca.
 
Zero Hora

Descubra para que serve e onde encontrar cada tipo de vitamina

Reprodução
Alimentação pouco variada provoca doenças derivadas da avitaminose
 
As vitaminas promovem diversos benefícios para o corpo, além de manter o funcionamento do organismo em ordem. Segundo o nutrólogo André Veinert, elas também pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Por isso devem ser ingeridas diariamente em porções adequadas.
 
— A quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física da pessoa. As doses de vitaminas devem ser aumentadas e reforçadas em gestantes, lactantes e pessoas com saúde debilitada— explica o especialista.
 
As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem. As vitaminas A,D,K, E são lipossolúveis, ou seja, solúveis em gordura. Se ingeridas em excesso, podem prejudicar o organismo. Já a vitamina C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9) são hidrossolúveis (solúveis em água). Elas são excretadas pelos rins e podem ser consumidas diariamente.
 
O nutrólogo alerta para a carência de vitaminas no organismo, que pode causar avitaminose e outras doenças.
 
— A ausência pode ser causada por uma alimentação pouco variada. Quem não consome frutas ou verduras pode desenvolver algumas doenças como consequência da avitaminose— afirma.
 
Mas lembre-se que o consumo abusivo também se torna um perigo à saúde. Procure a orientação de especialistas, mantenha hábitos saudáveis e faça exercícios físicos, assim você manterá todo o seu organismo e sua mente funcionando em perfeita sintonia.
 
Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes:
 
- Vitamina A
Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele.
 
Onde encontrar: alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas.
 
- Vitamina D
É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose.
 
Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.
 
- Vitamina E
Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras.
 
Onde encontrar: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes, gérmen de trigo.
 
- Vitamina C
Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia no processo de absorção do ferro pelo organismo, no combate ao stress e age como antibiótico natural.
 
Onde encontrar: abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá, kiwi, acerola, etc..
 
- Vitamina K
É importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal.
 
Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, brócolis e salsa.
 
- Vitamina B12
Está associada ao funcionamento de todas as células e também do tecido nervoso. Sua ausência pode provocar alterações neurológicas e o desenvolvimento de anemia megaloblástica.
 
Onde encontrar: fígado e rim, leite, ovo, peixe, queijos e carnes.
 
- Vitamina B1 (Tiamina)
Mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento e auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga.
 
Onde encontrar: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.
 
- Vitamina B2 (Riboflaviana)
Previne catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina.
 
Onde encontrar: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.
 
- Vitamina B3 (Nicotinamida)
Reduz os triglicerídeos e colesterol e auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico.
 
Onde encontrar: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.
 
- Vitamina B5 (Ácido pantotênico)
Auxilia na formação de hemácias e na desintoxicação química. Previne degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos.
 
Onde encontrar: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), ovário de peixes de água fria, geleia real.
 
- Vitamina B6 (Piridoxina)
Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas.
 
Onde encontrar: cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).
 
- Vitamina B7 (Biotina)
Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. A vitamina B7 previne a calvície e também alivia dores musculares.
 
Onde encontrar: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.
 
- Vitamina B9 (ácido fólico)
Promove a saúde dos cabelos e da pele. A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso e ajuda no combate do câncer de mama e de cólon.

Onde encontrar: amendoim, milho, miúdos, brócolis, espinafre, ervilha, tomate, vegetais folhosos
 
- Vitamina B12 (Cobalamina)
Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar para evitar a anemia e outras complicações.
 
Onde encontrar: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.
 
Zero Hora

Tecnologias menos atraentes, porém cruciais para Saúde

Foto: Reprodução
Monitoramento, aplicativos de fluxo de trabalho e outras ferramentas ajudam instituições a economizar tempo e dinheiro
 
ministradores automáticos de comprimidos podem chamar a atenção, no entanto, existem inúmeras outras tecnologias menos atraentes, porém essenciais que os departamentos de TI em saúde usam todos os dias para acessar as ferramentas necessárias.
 
Se a TI não tiver o software de monitoramento ou fluxo de trabalho apropriado, por exemplo, muito dinheiro em infraestrutura pode ser perdido.
 
O Hospital Infantil de Seattle, com uma equipe de 350 pessoas, suporta mais de 8.500 usuários em 25 instalações físicas e mais de 900 aplicativos diferentes, desde softwares de desenvolvedores multimilionários até aplicativos “de garagem”, segundo contou o CIO Wes Wright à InformationWeek EUA. O hospital usa EHRs Epic e Cerner, Lawson para financeiro, uma nuvem privada e infraestrutura de desktop virtual (VDI) para entregar quase 3.000 desktops Windows 7 em um ambiente Citrix.
 
A VDI solucionou problemas que o Hospital tinha com velocidade em áreas de paciente, mas o hospital não conseguia alcançar o desempenho e a estabilidade de que precisava, contou Wright.
 
Cada vez que havia um incidente, a equipe de TI tinha de lançar diferentes ferramentas de monitoramento, já que o Hospital não tinha uma ferramenta que oferecesse visão contextual em tempo real dos dados. Como resultado, a equipe de infraestrutura do departamento de TI passava cerca de 20% do tempo tentando diagnosticar problemas que afetavam enfermeiros, médicos e outros profissionais médicos, além de agendamentos e cobranças.
 
Reviravolta
Foi quanto o Hospital Infantil de Seattle descobriu o ExtraHop, que aprimorou o desempenho e a estabilidade da VDI quase imediatamente, de acordo com Wright.
 
“O ExtraHop nos permite ver todo o desktop virtual até chegar aos registros eletrônicos de saúde. Ele nos conta quando algo está fora do normal”, disse ele. “O que o torna mais legal é o fato de não ter um agente. Ele fica ali monitorando. Eu não preciso carregar um agente em cada dispositivo. Quando se tem 5.500 dispositivos-cliente, em que não é possível carregar nada, é muito importante conseguir chegar a cada um desses dispositivos sem necessidade de um agente”.
 
Wright estima que o ExtraHop tenha ajudado o Hospital Infantil de Seattle a economizar cerca de US$ 336.000 – ou US$ 28.000 por mês – no primeiro ano. Mais importante, ele agora se sente seguro o bastante em relação ao desempenho da VDI para considerar movê-la para UTIs e outras áreas sensíveis do hospital. “Sabemos se uma implementação VDI foi bem sucedida, se precisa ser estabilizada. Sabemos se o sucesso da implementação VDI será limitada pela nossa estabilidade”.
 
O Hospital Infantil de Seattle teve algumas surpresas ao longo do caminho. Quando usuários notaram que o desempenho da rede sofria mais durante a manhã, o ExtraHop determinou que um médico estava, involuntariamente, baixando 2 GB de fotos armazenadas na pasta Minhas Imagens cada vez que ele logava no sistema, fazendo com que o tempo de log-on chegasse a 15 minutos em vez de segundos.
 
“Encontramos diversos pontos de falha na forma como arquitetamos nossa suíte VDI. Alguns desses pontos encontramos sozinhos; outros descobrimos da forma mais difícil, como com falhas em nosso banco de dados SQL e coisas do gênero. Fizemos uma análise de efeito de falhas em nossas VDIs para identificar onde havia possíveis falhas e quais eram os riscos e o impacto dessas probabilidades”.
 
Projeto Fluxo de Trabalho
Tony Papagallo, diretor de gerenciamento de projeto e engenharia clínica no Sistema de Saúde Católico de Buffalo, N.Y., não rastreia problemas em VDI. Ele rastreia projetos espalhados pelos quatro hospitais e 60 instalações de cuidados de longo prazo, laboratórios e centros de assistência médica no estado de Nova York. O trabalho requer muita organização e a tecnologia certa – e planilhas não davam mais resultados, disse Papagallo.
 
“No momento, tenho 32 projetos em andamento”, contou. “A maioria deles será finalizada este ano. Alguns são projetos para vários anos. Sempre temos entre 30 e 35 projetos em andamento simultaneamente com envolvimento da TI”.
 
Os projetos de Papagallo variam em escopo e complexidade, desde implementação de software de planejamento de recursos corporativos a equipamentos de diversas estações de enfermagem com novos sistemas de cabeamento, computadores e telefones. “São alvos em constante movimento”, disse ele. “São muitos componentes. Costumamos dizer que, pela perspectiva da TI, estamos bem preparados”.
 
Como parte de um departamento de TI com 140 pessoas, Papagallo supervisiona quatro gerentes de projetos que lideram a maioria das iniciativas internas com envolvimento da TI. Anteriormente dependente de planilhas, Papagallo recorreu ao software de gerenciamento de portfólio de projeto da Innotas para rastrear gerenciamento de projetos e tempo de profissionais de TI. Ele conta que o grupo hospitalar também usa software para rastrear horas de manutenção, horas vagas e tempo de treinamento, assim como outras tarefas anteriormente monitoradas pelo BMC Remedy.
 
“Uma grande parte do processo de planejamento é fazer uma revisão do projeto de capital. A Innotas nos ajuda a definir como vamos distribuir esses projetos entre a equipe. Alguns querem começar em janeiro, e temos projetos de anos anteriores que estão se acumulando.

 Realmente nos ajuda a planejar nossos recursos para que saibamos onde estão os impedimentos – e para que possamos criar uma rota com alguma inteligência por trás”.
 
Embora a equipe continue produzindo planilhas mensais, o arquivo é preenchido com dados da Innotas. “O software nos oferece diversas habilidades de relatório que nos permitem ver as informações de diferentes perspectivas”, disse Papagallos.
 
No futuro, disse ele, sua equipe talvez consiga integrar dados financeiros às informações de projeto da Innotas. “Se vamos produzir um relatório que mostre como andam os projetos e eu quiser ver status e programas informações da Innotas, seria bom poder puxar dados financeiros de outras ferramentas sobre o quanto já foi gasto em cada projeto”.
 
*Fonte: Alison Diana | InformationWeek EUA; replicada pela InformationWeek Brasil (IT Forum 365)
 
Saúde Web

Capitais brasileiras têm alta incidência de transtornos mentais

Foto: Reprodução 
Problemas são especialmente altos em mulheres, desempregados, em pessoas com baixa escolaridade e com baixa renda
 
Em artigo publicado na última edição da revista Cadernos de Saúde Pública, pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em parceria com outras instituições*, investigaram a taxa de transtornos mentais comuns (como depressão e ansiedade) e suas associações com características sociodemográficas apresentadas na atenção primária de 27 unidades de saúde da família de quatro capitais brasileiras.
 
Os resultados apontaram taxas maiores que 50% nas cidades analisadas: 51,9% no Rio de Janeiro, 53,3% em São Paulo, 64,3% em Fortaleza e 57,7% em Porto Alegre. A análise também indicou que os problemas de saúde mental são especialmente altos em mulheres, desempregados, em pessoas com baixa escolaridade e com baixa renda.
 
Segundo os estudiosos, pesquisas que estimam a prevalência de transtornos mentais na atenção primária são pouco comuns no Brasil, sendo a maioria referentes a cidades com menos de 650 mil habitantes. Para ajudar a preencher a lacuna, o estudo contou com a participação de cerca de 1,8 mil pacientes das unidades de saúde avaliadas.
 
“Há muitas razões que podem explicar a alta prevalência de transtornos de ansiedade no Brasil, como a violência urbana generalizada e as condições socioeconômicas adversas. Sabe-se que uma das principais causas de mortalidade e morbidade no Brasil é a violência. Além disso, a poluição, os altos níveis de ruído e a falta de áreas recreativas nas grandes cidades brasileiras pode estar relacionadas com os níveis de ansiedade”, explicam os pesquisadores no artigo.
 
As altas taxas encontradas demonstram, para os pesquisadores, a necessidade de discutir melhor o atendimento oferecido a população brasileira, impactando o planejamento de políticas de saúde mental. “Primeiramente, é importante não enxergarmos os transtornos mentais comuns como diagnósticos categóricos, mas como possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de distúrbios mais graves”, destacam os pesquisadores.
 
Eles ainda acrescentam que as equipes da saúde da família devem estar cientes da extensão dos problemas psicossociais, a fim de optar por uma abordagem mais integrada nos cuidados com a saúde do paciente.
 
Programas de treinamento e educação para profissionais de cuidados primários precisariam ser introduzidos, juntamente com melhorias nos serviços de suporte. “Estratégias de educação devem envolver competências adicionais que vão além do simples ato de diagnosticar e da gestão de medicamentos no caso de distúrbios de saúde mental comuns”.
 
Os pesquisadores finalizam o artigo chamando atenção para a necessidade de políticas públicas que acarretem em melhorias para a saúde mental de uma forma geral.
 
“Os decisores políticos devem realizar esforços para reduzir as desigualdades econômicas e implementar políticas de educação e de segurança pública a fim de superar o círculo vicioso da pobreza, da violência urbana e de transtornos mentais, atuando diretamente para a promoção bem-estar humano”, concluem.
 
*Participaram também do estudo pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, da Universidade de Manchester e da Universidade de Liverpool (ambas do Reino Unido), da Universidade Estadual de Campinas, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
 
Agência Fiocruz de Notícias / Saúde Web