Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tomógrafo de última geração capaz de reduzir exposição à radiação em até 80% estará disponível para cariocas em maio

Foto: Divulgação
Tomógrafo Aquilon ONE - Toshiba
Primeiro equipamento a chegar à América Latina que realiza novos exames e oferece mais conforto e segurança para pacientes
 
Com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, a Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), no Rio de Janeiro, é a pioneira na utilização do tomógrafo Aquilion ONE, com 320 canais, fabricado pela empresa japonesa Toshiba, considerado o mais moderno do mundo. O equipamento – o primeiro a chegar à América Latina – é capaz de realizar novos estudos, exames mais rápido e com a mínima exposição à radiação possível, reduzindo em até 80% nos procedimentos cardiológicos.
 
Segundo Vítor Sardenberg, coordenador do Serviço de Tomografia Computadorizada da CDPI, o novo aparelho possui 320 fileiras de detectores que capturam simultaneamente as imagens com uma velocidade de rotação de apenas 250 milissegundos, o que significa mais rapidez na realização do exame, pois o tomógrafo é capaz de adquirir 640 cortes de imagens em apenas um quarto de segundo.
 
Mas os benefícios do equipamento não se resumem à agilidade, embora isso impacte diretamente na exposição do paciente à radiação – já que ele permanece menos tempo na máquina – e na redução do uso de contraste venoso aplicado (líquido injetado no sangue para possibilitar a visualização dos órgãos).
 
“A redução do tempo do procedimento proporciona mais conforto e tranquilidade para os pacientes, além da redução da exposição à radiação, que pode chegar a 50% em exames pediátricos e 80% em exames cardíacos, por exemplo. O que implica também a redução da quantidade de contraste utilizado, uma vez que o tomógrafo tem maior cobertura dos órgãos”, afirma o médico.
 
O tomógrafo, utilizado para especialidades como medicina interna, cardiologia, neurologia e investigação musculoesquelética, entre outras abordagens, dá a chance de os médicos realizarem novos estudos que auxiliam no diagnóstico e ampliam o portfólio de procedimentos à disposição dos clientes.
 
“Com ele é possível efetuar estudos dinâmicos e oferecer ao paciente uma experiência mais rápida e precisa. Os 320 detectores de alta resolução permitem o estudo completo do órgão em apenas uma rotação, reduzindo significativamente o tempo do exame”, esclarece Vítor Sardenberg.
 
De acordo com Clerio Azevedo, cardiologista e coordenador do Serviço de Imagem Cardíaca da CDPI, em uma angiotomografia coronária, por exemplo, a dose de radiação poderá ser reduzida em até 80% em comparação com as tomografias convencionais. Já a dosagem de meio de contraste chegará a cair até um terço da empregada nos tomógrafos comuns.
 
“Com o novo tomógrafo, em uma única rotação do tubo, a aquisição será de 640 imagens, que permite cobrir toda a área do coração com apenas um batimento cardíaco, por exemplo”, reforça Clerio, afirmando que, atualmente, esse é o melhor equipamento para fazer o exame de angiotomografia das artérias coronárias, técnica que auxilia no diagnóstico de doenças coronarianas de forma não invasiva.
 
Os clientes da CDPI poderão desfrutar dessa moderna tecnologia em tomografia computadorizada sem gastar mais por isso. O objetivo da clínica é oferecer soluções inovadoras, por meio da aquisição de equipamentos de tecnologia de ponta que possibilitem um diagnóstico ainda mais preciso e com mais segurança para os pacientes.
 
O novo equipamento será apresentado oficialmente pelo presidente do conselho Dasa, Romeu Cortês Domingues, no próximo dia 24 de maio, na conferência “As Novas Fronteiras da Angiotomografia Coronariana”, que aconterecá no Cid Leblon. E estará disponível na unidade CDPI Barra Shopping – Av. das Américas, 4.666/grupos 302A, 303, 307, 325 e 326, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
 
Juliana Xavier
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário