Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Veja o que é e como tratar a menopausa precoce

Veja o que é e como tratar a menopausa precoce Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Ondas de calor e suores noturnos estão entre os principais sintomas
Alteração no funcionamento dos ovários ainda na juventude é determinante para o problema
 
Se antes dos 40 anos você notar sintomas como ondas de calor, irregularidade menstrual, insônia e irritabilidade persistente, fique atenta, pode ser a menopausa que chegou antes da hora. Ainda não existe uma causa determinante, mas ela pode ocorrer por vários fatores como o histórico familiar.
 
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. É caracterizada como a parada da menstruação, já o climatério é o período de transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo da mulher. Esse período de transição pode iniciar 2 a 3 anos antes da menopausa e terminar muitos anos após.
 
— Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos, sem uma causa aparente, costuma-se identificar o processo como Falência Ovariana Precoce (FOP)— explica ela.
 
Cerca de 3% das mulheres estão sujeitas à menopausa precoce ou falência ovariana prematura. As mulheres nascem com um número de óvulos pré-determinados que, em condições normais, são suficientes para que ovulem da puberdade até próximo aos 50 anos, quando chega à menopausa.
 
— Na menopausa precoce, os ovários deixam de funcionar adequadamente ainda numa idade jovem. A menstruação desaparece ou vem em quantidade mínima ou esporádica. Em alguns casos, pode ser decorrente de tratamentos como quimioterapia, radioterapia, cirurgia ovariana, tabagismo e algumas doenças infecciosas (malária, varicela e caxumba)— alerta Erica.
 
Alguns estudos vêm revelando que a idade da menopausa tem a ver com a história familiar da paciente, e não apenas com a época da primeira menstruação.
 
Menopausa precoce impede a maternidade?
As mulheres com menopausa prematura apresentam uma chance inferior a 10% de ser capaz de conceber. Se diagnosticada precocemente, a mulher pode conseguir uma gravidez bem sucedida através de doação de óvulos com o uso dos espermatozóides do seu companheiro.
 
Atenção aos sinais do corpo
 
Os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher, entre eles estão:
 
Ondas de calor - atingem 80% das mulheres e aparecem subitamente, com duração de 5 a 30 minutos, acompanhados de suor intenso e desconforto;
 
Suores noturnos;
 
Irregularidade menstrual - o fluxo vai diminuindo progressivamente. De vez em quando pode tornar-se abundante, parar por alguns meses, reaparecendo depois em ciclos esparsos;
 
Ressecamento vaginal - sintoma que provoca desconforto especialmente durante as relações sexuais;
 
Diminuição da libido;
 
Incontinência urinária;
 
Dores de cabeça;
 
Alterações na pele e nos cabelos (queda, ressecamento, opacidade)
 
Insônia e cansaço;
 
Perda de memória;
 
Aumento de peso;
 
Perda de força muscular;
 
Perda de massa óssea, com decorrente risco de osteoporose;
 
Nervosismo, irritabilidade e outras alterações do humor;
 
Tensão, ansiedade e depressão
 
Convivendo com o problema
Confirmado o diagnóstico, um dos tratamentos é a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Ela é imprescindível nos casos de menopausa de origem cirúrgica ou provocada por quimioterapia, em virtude da intensidade destes sintomas. Além disso, essas mulheres apresentam um risco maior de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose.
 
Cuide-se e alivie os sintomas
- Mantenha uma vida saudável e pratique exercícios;
 
- Faça todos os exames anuais recomendados pelo médico, incluindo controle de glicemia e colesterol;
 
- Tente dormir o suficiente;
 
- Aumente o consumo de água. Evite bebidas alcoólicas, café e refrigerantes;
 
- Discuta com o médico os prós e contras do uso da terapia de reposição hormonal. Ela não é recomendada para mulheres em situação de risco de câncer de mama, trombose ou doença cardíaca.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário