Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Publicação do CBA sobre Acreditação, Qualidade e Segurança em Saúde é reconhecida por programa do Ministério da Educação

Foto: Divulgação
Estimular a reflexão e a produção científica a respeito de temas ligados à avaliação da Qualidade e Segurança em instituições de saúde
 
Este é um dos objetivos da Revista ACRED, publicação eletrônica semestral do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), vinculada ao programa de pós-graduação da entidade. A revista acaba de ser reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Com isso, passa a integrar o Programa Qualis, que reconhece a qualidade de periódicos científicos.
 
Com acesso gratuito, o veículo tem como objetivo favorecer a difusão da metodologia de Acreditação, principalmente a da Joint Commission International (representada exclusivamente, no Brasil, pelo CBA), contribuindo para a disseminação da informação e, indiretamente, para a melhoria da assistência aos pacientes no país.
 
A revista, que segue para sua 7ª edição, é publicada duas vezes ao ano e tem como público-alvo os profissionais de saúde e gestores de empresas e órgãos públicos. De acesso livre, circula exclusivamente por meio eletrônico (pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER), trazendo discussões de natureza acadêmica e caráter multi e interdisciplinar.
 
Os trabalhos publicados privilegiam pesquisas nos eixos Acreditação e processos de avaliação da Qualidade e Segurança em Saúde, dando enfoque a relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões de literatura, resenhas, entre outros tipos de trabalho. Até o momento, já foram divulgados 71 estudos, dos quais 52 artigos científicos, três resenhas, oito resumos de teses e cinco entrevistas.
 
A abrangência e o conteúdo da Revista ACRED proporcionaram a classificação da publicação pelo Qualis/Capes em três áreas: Enfermagem (classificação B5), Saúde Coletiva (classificação C) e Medicina I (classificação C). A classificação é um importante reconhecimento e inclui a revista entre os mais prestigiados veículos de divulgação científica.
 
Os interessados em submeter seus textos para avaliação e publicação deverão enviá-los por meio do site www.cbacred.org.br/ojs, onde também constam as normas para publicação. No mesmo site, estão disponíveis os papers das últimas edições do periódico. Para mais informações, autores, leitores e interessados podem fazer contato através do e-mail: revista.eletronica@cbacred.org.br.
 
Assessoria de Imprensa
SB Comunicação, (21)3798-4357

Nenhum comentário:

Postar um comentário