Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bienestarina, a multimistura que ajudou a reduzir a desnutrição na Colômbia

Mistura foi criada por um médico colombiano que conheceu as dificuldades da miséria enfrentada pelos camponeses 
 
Há 37 anos a Colômbia usa um complemento alimentar, registrado com o nome de bienestarina para reduzir a desnutrição no país. Distribuído gratuitamente a seis milhões de pessoas, e usada na merenda escolar, a farinha faz parte dos programas do governo colombiano de segurança alimentar e vem ajudando o país a reduzir os índices de mortalidade infantil e desnutrição.
 
Segundo a Pesquisa ENSIN (Nação da Situação Nacional na Colômbia), realizada em 2010, a desnutrição global[baixo peso] teve uma redução superior a 50% nas últimas décadas, passando de 8,6% da população em 1990 para 3,4% em 2010.
 
Os dados coincidem com o observado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). De acordo com o organismo, a mortalidade no país para crianças de até cinco anos caiu de 34 casos em 1990 para 11 em 2011, para cada mil nascimentos. A mortalidade de bebês de até um ano no mesmo período também diminuiu. Em 1990 foram 28 casos e em 2011, 15 casos para cada mil nascidos.
 
A bienestarina é uma mistura de farinha de soja, farinha de trigo, fécula de milho, leite em pó e um complexo de vitaminas e sais minerais. É fabricada e distribuída pelo ICBF (Instituto Colombiano de Bem Estar Familiar).
 
A encarregada das funções da Direção de Nutrição do ICBF, Ana María Angel, disse à Agência Brasil, que a mistura foi criada pelo governo em 1976 para combater à desnutrição infantil na Colômbia.
 
— Nosso público alvo são as populações mais vulneráveis, em situação de miséria, além de vítimas do conflito armado.
 
O pai da mistura foi o médico colombiano Roberto Rueda Williamson, que durante muitos anos trabalhou em zonas rurais e conheceu as dificuldades e a miséria enfrentadas pelos camponeses no país. Os estudos começaram no começo da década de 1970 e de acordo com Ana María Angel, Rueda não só criou a mistura, como implementou o programa, porque foi diretor do ICBF.
 
— A criação do produto foi motivada pelas precárias condições do país à época e também porque precisávamos encontrar uma solução para os problemas de desnutrição da população. Tivemos uma forte redução de uma ajuda internacional humanitária para alimentação que recebíamos.
 
Apesar de ser utilizada de maneira semelhante à multimistura brasileira, criada pela nutricionista Clara Takaki - e difundida pela médica pediatra Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e do Idoso - a bienestarina foi inspirada em uma farinha criada na Guatemala, nos anos 1974, a incaparina.
 
De acordo com o ICBF, toda a bienestarina produzida no país é consumida pelos próprios colombianos e ainda não há acordos de cooperação com outros países para exportar a tecnologia do produto.
 
Segundo Ana María, desde a sua criação, a versão colombiana da multimistura já foi reformulada quatro vezes.
 
— Nós observamos o que era necessário acrescentar, de acordo com as principais carências alimentares da população.
 
O alimento é distribuído às famílias cadastradas e também usado na merenda escolar e na alimentação de mulheres grávidas ou que estejam amamentando, além de idosos.
 
O produto é distribuído nos sabores chocolate, baunilha e morango, na versão líquida (mistura ao leite) e como farinha, utilizada no preparo de sorvetes, sopas, bolos e pães. A bienestarina é rica em ferro zinco, cálcio, fósforo, cobre, ácido fólico, vitamina B12 e vitamina A.
 
— Nossa ultima reformulação garante que 100 gramas do produto contenha entre 60% e 100% das recomendações diárias calóricas para os grupos definidos como prioritários.
 
De acordo com o ICBF, o governo investe, em média, 100 milhões de pesos colombianos (R$ 125 mil) por ano para financiar a produção. No ano passado foram entregues 24.950 toneladas do complemento nos 32 departamentos colombianos.
 
A encarregada do ICBF informou que um relatório comparativo entre a população que recebeu o complemento e a população não atendida está sendo feito para mostrar os resultados. Segundo Ana María:
 
— Com esse estudo vamos poder demonstrar o impacto da bienestarina na vida das pessoas.
 
Mas apesar do uso da bienestarina e dos avanços obtidos no país na redução de índices de mortalidade, a Colômbia ainda precisa continuar combatendo a desnutrição infantil. De acordo com o governo, em 2010 (o mais recente estudo sobre o assunto) 3,4% das crianças menores de cinco anos apresentação baixo peso (desnutrição global). Ana María defende:
 
— Segundo os parâmetros da OMS [Organização Mundial de Saúde] esse índice é considerado baixo, mas não quer dizer que vencemos o problema. Também é preciso considerar que entre bebês de 12 a 23 meses, a desnutrição é de 3,3% da população. Ainda temos muito o que fazer.
 
O governo da Colômbia tem como meta do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio reduzir o indicador de desnutrição global para 2,6% até 2015.

R7

Fungos: Conheça as ameaças mais comuns para os seus pés

A região dos pés é uma das partes mais importantes do corpo, entretanto, nem sempre recebe os cuidados e atenção necessária, e um bom exemplo disso é que na maioria das vezes ele é totalmente esquecido ao sair do banho.
 
A falta de cuidado com os pés podem acabar dando margem para que pequenos seres possam se alojar nesse espaço, fazendo de lá seu habitat natural, e nesse artigo você conhecerá as principais ameaças à saúde originadas a partir do desleixo com essa região.
 
Estudos mostram que nossos pés podem abrigar cerca de 200 tipos de fungos diferentes. Coletando amostras de centenas de voluntários os cientistas descobriram que só no calcanhar podem existir cerca de 80 espécies diferentes lutando por espaço, entretanto, isso por si só não é motivo para pânico, pois a grande maioria desses fungos são inofensivos e vivem passivamente na pele como parte do organismo.
 
Os fungos inofensivos se tornam prejudiciais quando se multiplicam e o organismo perde a resistência para combater, ocasionando problemas à saúde, esses são principalmente os do tipo dermatófitos que são os causadores de frieiras e as cândidas, que são causadoras do pé de atleta.
 
Cuidados especiais para cuidar e evitar os fungos
Para evitar os fungos e as patologias que eles produzem basta manter a higienização dos pés. Após lavar os pés procure secar bem, outro cuidado que se deve ter é com a escolha certa de calçados, evite usar por muito tempo calçados fechados, pois o calor e umidade que eles causam tende a contribuir para com a proliferação dos fungos. Vale atentar que mesmo no frio os pés transpiram, então procure usar meias de algodão e eventualmente um pouco de talco próprio para os pés.
 
As ameaças mais comuns aos pés:
 
Frieiras
As frieiras normalmente aparecem entre os dedos, elas possuem aspectos meio esbranquiçados e são por vezes úmidas e mal cheirosas. O tratamento a princípio é feito por medicação antifúngica ou pomadas, em ambos os casos é indispensável a prescrição médica.
 
Micoses de unha
A micose de unha produz uma massa por baixo das unhas tornando-as ocas e amareladas, o tratamento e feito por medicamentos orais acompanhado de um esmalte específico para esse tratamento.
 
Pé de atleta
Os pés de atleta é uma descamação na sola do pé acompanhada de coceira, o tratamento é feito através de pomadas prescrita por médicos.
 
Clickgratis

Estudo relaciona caminhada diária à diminuição do risco de câncer de mama

Mulheres que afirmaram andar pelo menos sete horas por semana tiveram um risco 14 % menor de câncer de mama
Foto: Divulgação/Walk Fit
Mulheres que afirmaram andar pelo menos sete horas por
semana tiveram um risco 14 % menor de câncer de mama
Mulheres que caminharam pelo menos sete horas por dia tiveram um risco 14% menor de desenvolver a doença
 
Pela primeira vez, uma pesquisa consegue relacionar a atividade de caminhar à diminuição do risco de câncer de mama. Segundo o levantamento, as integrantes do estudo que caminhavam pelo menos 7 horas por semana tiveram índices mais expressivos na diminuição da doença.

A pequisa acompanhou 73 mil mulheres com idades entre 50 e 74 através da American Cancer Society, entre 1992 e 1993.

Todas as participantes foram incentivadas a preencher questionários sobre o tempo elas praticavam atividades como caminhada, natação e aeróbica e quanto tempo eles gastaram sentado assistindo televisão ou lendo.

Eles completaram os mesmos questionários em intervalos de dois anos entre 1997 e 2009. Entre as mulheres , 47 % disseram que a caminhada foi a única atividade recreativa.

Os resultados mostraram que as mulheres que afirmaram andar pelo menos sete horas por semana tiveram um risco 14 % menor de câncer de mama em comparação com aquelas que caminharam três ou menos horas por semana.

Segundo o líder do estudo, Alpa Patel, da American Cancer Society, "levando em consideração que mais de 60% das mulheres relatam realizar caminhadas diárias, promover este tipo de atividade como uma forma saudável de lazer pode ser um instrumento eficaz na estratégia para aumentar a atividade física entre as mulheres na pós-menopausa .

"Para nós, foi importante descobrir que apenas uma caminhada de uma hora, sem qualquer outra atividade recreativa, já foi o bastante para diminuir o risco de câncer nestas mulheres," disse Patel. Ele afirmou ainda que "os grupos que praticaram atividades físicas mais "pesadas" alcançou redução ainda maior no risco de desenvolver a doença. "

Baronesa Delyth Morgan, diretora da campanha contra o câncer de mama no Reino Unido, afirma que estudo mostra, mais uma vez, que escolhas de estilo de vida podem desempenhar um papel definitivo no aumento ou diminuição do risco de câncer de mama. "Mesmo pequenas mudanças incorporadas à nossa atividade normal podem fazer diferença."

"Nós sabemos que a melhor arma para vencer o câncer de mama é a capacidade de impedir que ele ocorra em primeiro lugar. O desafio agora é como transformar essas descobertas em ação e identificar outras mudanças de estilo de vida sustentável que nos ajudarão a prevenir a doença," completa.
 
Isaude.net

Mulheres ignoram resultados das avaliações de risco para câncer de mama

Paciente realiza exame de ultrassonografia da mama. Câncer de mama é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres
Foto: Divulgação/Univ. of Health
Paciente realiza exame de ultrassonografia da mama. Câncer de
 mama é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres
Ceticismo sobre os riscos leva algumas mulheres a adiar cuidados preventivos e outras à tratamentos desnecessários
 
Mostrar às pacientes qual a probabilidade de desenvolver câncer de mama num período de cinco anos pode não ser suficiente para garantir que as mulheres tomem decisões com base nos resultados. A afirmação é de estudo recente realizado nos Estados Unidos.

De acordo com levantamento, 19% das mulheres que completaram a avaliação de risco de câncer de mama não levaram em consideração as taxas de risco. Elas também não acreditam nas estimativas da redução dos riscos com o uso da quimioterapia preventiva com tamoxifeno ou raloxifeno.

"Se as pessoas não acreditam nos prognósticos médicos, não têm como tomar decisões acertadas sobre como prevenir ou se tratar, afirmou uma das integrantes do estudo, Angela Fagerlin, professora da Michigan Medical School. "Ignorar as indicações médicas pode ser muito prejudicial. Um grupo de mulheres que minimiza os riscos pode ignorar as estratégias de quimioprevenção que reduziriam significativamente estes riscos. Por outro lado, se estes números são supervalorizados, as pacientes podem se submeter a tratamentos clínicos inapropriados."

Segundo os resultados da pesquisa, a ação do profissional de saúde é muito importante nestes casos. "Para ajudar a minimizar o problema, os médicos devem levar alguns minutos extras explicando às pacientes os fatores que foram utilizados para estimar a probabilidade de desenvolver câncer, destacando informações adicionais não incluídas na avaliação," afirmou Laura D. Scherer, responsável pelo levantamento. "Estas pacientes necessitam de mais orientação do que simplesmente jogar um número para elas e dizer, este número é personalizado," completa Scherer, professora assistente de psicologia da University of Missouri.

O câncer de mama é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres, superado apenas pelo câncer de pulmão, segundo a Sociedade Americana do Câncer. Estima-se que 232 mil novos casos de câncer de mama invasivo deverão ser diagnosticados em mulheres em 2013, e cerca de 39 mil mulheres vão morrer em decorrência da doença nos Estados Unidos.

 
Isaude.net

CFM denuncia trabalho escravo de médicos cubanos à OMS

Luis Melo: o Ministério Público do Trabalho já instaurou inquérito civil público para analisar os aspectos trabalhistas do Mais Médicos.
Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados
Luis Melo: o Ministério Público do Trabalho já instaurou inquérito civil público
 para analisar os aspectos trabalhistas do Mais Médicos
Segundo o Conselho, os médicos de Cuba só vão receber 10% do salário, além de terem o passaporte retido no Brasil
 
O Conselho Federal de Medicina vai entrar com uma representação na Organização Mundial de Saúde (OMS) denunciando o contrato firmado pelo governo brasileiro com a Organização Panamericana de Saúde (Opas). O contrato possibilitou a vinda de médicos cubanos para trabalhar no Programa Mais Médicos.

Durante audiência pública realizada, nesta quarta-feira (2),pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o representante da Federação Nacional dos Médicos, Jorge Darze, afirmou que o estatuto da Opas não prevê que a entidade tenha a função de intermediar contratações de médicos, funcionando como agência terceirizadora de mão de obra no caso dos cubanos.

Opinião idêntica tem o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D'Avila. Ele afirmou que o Código Global de Conduta da OMS, que trata da contratação de pessoal da área da saúde, está sendo desrespeitado, pela falta de transparência no caso dos médicos cubanos. "Vários artigos da OMS impediriam a Opas de fazer essa intermediação. Tanto que nós vamos representar, na OMS, contra esse contrato de intermediação que a Opas fez. Vamos alegar que a Opas descumpre o Código de Conduta da própria OMS. Para nós, isso é o suficiente para uma denúncia."

O convênio do Brasil com a Opas foi divulgado, mas o convênio da Opas com Cuba não é público. Por isso, segundo o deputado Mandetta (DEM-MS), não se sabe exatamente, por exemplo, quanto o médico cubano vai receber por trabalhar no Brasil: parte do salário deve ir para o governo de Cuba. Os outros profissionais que atuam no Mais Médicos vão receber R$ 10 mil.

De acordo com o presidente do Conselho Federal de Medicina, os cubanos vão ter a seu dispor apenas uma pequena parcela desse valor: cerca de 10%, segundo ele.

Passaporte retido
Além disso, Roberto D'Avila afirmou que existem indícios fortes de violação dos direitos humanos dos médicos cubanos no Brasil. Ele destacou que os profissionais daquele país têm os passaportes retidos quando chegam ao Brasil, para não poderem deixar o País. Médicos de outras nacionalidades não sofrem essa mesma restrição.

O procurador-geral do Trabalho, Luis Antônio de Melo, afirmou que o Ministério Público do Trabalho já instaurou um inquérito civil público para analisar os aspectos trabalhistas do Mais Médicos. "As investigações já começaram e estão sendo realizadas. Eu não posso dizer que o Programa Mais Médicos está irregular ou que o Programa Mais Médicos é maravilhoso. No curso desse inquérito civil, nós vamos verificar se há alguma irregularidade. Havendo alguma irregularidade, nós temos dois caminhos: buscar uma regularização em sede administrativa, com um Termo de Ajuste de Conduta, ou provocar o Judiciário, se for o caso."

Também participou da audiência o coordenador-geral da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, José Guerra. O órgão é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ele destacou que o Brasil é referência no combate ao trabalho escravo e à violação dos direitos do trabalhador.

Declarou também que, se forem detectadas violações a esses direitos em relação aos médicos cubanos e de outras nacionalidades, toda a estrutura de proteção dos direitos humanos e do direito do trabalhador vão ser acionadas para que as violações sejam "sanadas e repelidas".
 
Isaude.net

Associação da Doença do Neurônio Motor abre maior banco de DNA do Reino Unido

O banco, centralizado na Universidade de Manchester, vai apoiar pesquisas mundiais sobre uma das mais devastadoras doenças terminais
 
Uma combinação de genética, estilo de vida e fatores ambientais. Estas são as prováveis causas da Doença do Neurônio Motor (MND). A ciência vem descobrindo um crescente número desses fatores genéticos e, para ajudar nas pesquisas, a Associação da Doença do Neurônio Motor, sediada na Universidade de Manchester, no Reino Unido, criou um banco de DNA em 2003.

Coordenado por três centros de cuidado sobre MND,(King's College London, Sheffield and Birmingham) o banco convidou pessoas de todo Reino Unido que vivem MND para participar da pesquisa, doando uma amostra de sangue.

Até o final de 2011, já haviam sido arquivadas mais de 3 mil amostras de pessoas que vivem com MND, seus familiares, além de amostras de participantes saudáveis para funcionar como um controle em estudos de investigação.

Segundo a chefe de pesquisa da Associação, Belinda Cupid, "o banco de dados é uma fantástica fonte de recursos de alta qualidade para pesquisa internacional."

O professor Stuart Pickering-Brown, da Universidade de Manchester, acredita que a liberação do banco para cientistas de todo mundo pode impulsionar as pesquisas do setor. Ele concentra seus estudos na demência frontotemporal, relacionada com MND. Há dois anos, o pesquisador integrou um consórcio internacional que descobriu um gene que pode causar tanto a demência frontotemporal quanto a MND .

"Esta é a maior coleção de amostras de DNA de doadores do país. A Universidade de Manchester foi escolhida porque o Centro Integrado de Medicina Genômica tem toda infraestrutura necessária, como plataformas robóticas, para gerir eficazmente estas amostras. Estes Bancos de DNA permitem aos cientistas explorar os mecanismos do DNA que levam, por exemplo, um paciente a desenvolver a MND ou demência. Ainda não sabemos como isto acontece e, agora, com a abertura do banco, poderemos apoiar iniciativas de todo mundo, unindo forças contra a doença," completa o pesquisador.

 
Isaude.net

OPAS pede o fim da discrimição contra público GLBT nos sistema de saúde

Resolução assinada pede o fim do estigma e da discriminação contra o público GLBT e respeito à dignidade humana
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Resolução assinada pede o fim do estigma e da discriminação
contra o público GLBT e respeito à dignidade humana
Resolução aprovada em Washington cria novas leis a serem seguidas pelos serviços de saúde dos países americanos
 
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), aprovou resolução que inclui novas políticas, planos e leis a serem seguidos pelos serviços de saúde na promoção de acesso igualitário para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (GLBTs).
 
A resolução assinada, nesta quinta-feira (3), durante o 52º Conselho Diretor, em Washington (Estados Unidos), pede o fim do estigma e da discriminação contra o público GLBT e respeito à dignidade humana.
 
Segundo a diretora da Opas, Carissa Etienne, a resolução os homossexuais muitas vezes são desrespeitados e têm o direito de tratamento de saúde negado. "Gays, lésbicas e transgêneros sofrem as piores disparidades de saúde em todos os países do globo," completa.
 
As principais discrimições apontadas pela Opas são "a negação pura e simples de cuidado, tratamento desrespeitoso ou mesmo abusivo, suposições inadequadas sobre as causas dos problemas de saúde ou condições comportamentais, má compreensão por parte profissionais das necessidades de saúde específicas do público GLBT, incluindo os problemas de saúde relacionados à traumas."
 
A agência destacou, ainda, que entre o público GLBT estão também altos os índices de depressão, ansiedade, uso de tabaco e de álcool e suicídio. Os motivos são estresse crônico e isolamento social.
 
Com a aprovação da resolução, o próximo passo da Opas é preparar um relatório sobre as condições de saúde e as barreiras que homossexuais e transgêneros enfrentam no setor.
 
Isaude.net

Pesquisa decifra mecanismo chave de infecção do vírus da herpes

Vírus da herpes
Novidade pode levar a criação de medicamentos que não perderiam sua eficácia, mesmo com as mutações dos vírus
 
Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, conseguiram, pela primeira vez, medir a pressão interna que permite que o vírus da herpes possa infectar as células do corpo humano. A descoberta abre possibilidades para o desenvolvimento de novos medicamentos para combater infecções virais e apontam caminhos para impedir infecções por herpes no futuro.

O vírus é formado por um conjunto de genes protegidos por uma fina camada de proteínas. Uma teoria conhecida há muitos anos afirma que um vírus tem uma pressão interna elevada. A pressão o ajuda a infectar uma célula, ejetando os genes a partir de seu interior. No entanto, até o momento, ninguém havia conseguido medir a pressão interna de um vírus com condições de infectar seres humanos.

No novo estudo, equipes da Lund University e da Carnegie Mellon University in Pittsburgh (USA) conseguiram medir a pressão dentro do HSV-1 (vírus herpes simplex 1). "A pressão explica a forma como os oito vírus da herpes conhecidos infectam os seres humanos injetando seus genes em nossas células. Isto inclui as duas formas mais comuns de herpes, que causam herpes labial e o herpes genital, assim como zostervirus varicela, o que provoca varicela e herpes zoster, vírus de Epstein-Barr, que leva a febre glandular, e os vírus associados à várias formas de câncer," ," disse Alex Evilevitch.

Em estudos anteriores, Alex Evilevitch demonstrou também que os bacteriófagos, vírus que infectam bactérias, têm uma elevada pressão interna. Bacteriófagos e vírus herpes estão separados por bilhões de anos de evolução, mas mantiveram o mesmo método de usar a pressão interna para ejetar seus genes.

A medicação que existe para combater infecções virais é muito especializada e se um vírus sofre mutações o medicamento acaba perdendo sua eficácia. Os pesquisadores acreditam que se uma nova linhagem de medicamentos puder reduzir a pressão no interior do invólucro do vírus, provavelmente poderia combater diversos tipos de infecções virais e continuaria funcionando mesmo que o vírus passasse por mutações. Segundo os cientistas, as adaptações que tornam os vírus imunes aos medicamentos não afetam a pressão interna.

"Os resultados deste estudo são o primeiro passo em direção ao objetivo de desenvolver um medicamento deste tipo, e já temos dados preliminares positivos que mostram que a infecção por herpes pode ser interrompida. É ótimo saber que essa pesquisa vai ajudar a combater infecções que ainda são incuráveis," completa Alex Evilevitch.

 
Isaude.net

Prefeitura de Paraibuna - SP abre vagas

A Prefeitura de Paraibuna, no estado de São Paulo, abriu extrato do edital de seleção para contratação temporária de 08 profissionais da Estratégia Saúde da Família e Unidade de Pronto Atendimento. As vagas são para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
As oportunidades serão para os cargos de Médico da ESF (2); Auxiliar de Enfermagem da ESF (2); Auxiliar de Enfermagem - UPA (2); Agente Comunitário de Saúde - ESF (1); e Agente Comunitário de Saúde - ESF (1).
 
Os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde de Paraibuna, localizada na Travessa Irmã Le Conte, s/nº, Centro, das 8h às 17h, de 7 a 11 de outubro de 2013. Os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas, serão submetidos à Avaliação Curricular.
 
As contratações serão realizadas por prazo determinado (até a realização de Processo Seletivo e/ou Concurso Público).

Processo Seletivo Prefeitura de Estrela do Sul - MG

A Prefeitura de Estrela do Sul, estado de Minas Gerais, lançou o edital Nº 01/2013 de processo seletivo para contratação de 09 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, ambos com exigência de ensino fundamental como escolaridade. A remuneração é de até R$ 950, por jornada de 40 horas semanais. 
 
As inscrições serão recebidas no período de 08 de outubro a 04 de novembro de 2013, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Diva Morse Paes de Almeida nº 300, Bairro Centro. As taxas são de R$ 30 e R$ 45. 
 
A seleção constará de Prova Objetiva e Prova Prática/Teórica. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 08 de dezembro de 2013 e os gabaritos preliminares disponibilizados no dia 09 de dezembro. 
 
A validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso UNIFAP abre vagas na carreira técnico-administrativa

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) publicou edital nº 15/2013 para contratação mediante concurso público, com previsão de vagas em cargos da Carreira de Técnico-Administrativo em Educação. A oferta é de 96 vagas de níveis médio e superior divididas entre os campi Marco Zero, em Macapá; Oiapoque e Mazagão. Todos os cargos têm jornada de trabalho de 40 horas diárias.
 
Dentre as oportunidades disponíveis, há vagas para os cargos de assistente social, nutricionista, secretariado executivo, bibliotecário, nutricionista, engenheiro civil e elétrico, programador visual, psicólogo, administrador,  técnico em assuntos educacionais, relações públicas, jornalista e outras. O vencimento básico é de R$ 1.821,94 para cargos de nível médio e R$ 2.989,33 para os de nível superior.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 16 de outubro e estendem-se até 17 de novembro de 2013, por meio do sítio www.unifap.br/depsec, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. As taxas de inscrições devem ser pagas até o dia 19 de novembro, com valores de R$ 75 para nível médio e R$ 95 para nível superior.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um único cargo, pois todas as provas serão realizadas na mesma data e horário. A prova objetiva, única fase do concurso, será aplicada no dia 08 de dezembro de 2013, nos municípios de Macapá e Santana, com início às 08 horas e término às 12h.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no dia 18 de dezembro e o resultado final publicado no dia 10 de janeiro de 2014.
 
O prazo de validade do concurso será de um ano, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da Unifap.
Veja o edital do concurso no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec

Prefeitura de Presidente Alves - SP prorroga inscrições de concurso

Com o objetivo de prover cargos efetivos, a Prefeitura de Presidente Alves, no estado de São Paulo, anunciou a prorrogação das inscrições referentes ao edital nº 01/2013 de concurso público. De acordo com o edital, a remuneração para os cargos pode chegar a R$ 5.672,30, por carga horária entre 20 e 44 horas semanais. 
 
Cargos 
São 28 vagas distribuídas entre os cargos de Médico, Dentista, Técnico em Enfermagem, Enfermeira Padrão, Farmacêutico, Assistente Social, Serviços Diversos, Motorista, Motorista, Pedreiro Oficial, Auxiliar de Farmácia, Monitor, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Professor PEB I. 
 
Inscrição e Seleção
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, até 18 de outubro de 2013. As taxas variam de R$ 25 a R$ 100. 
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 10 de novembro de 2013. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Presidente Alves e na imprensa escrita, em 25 de outubro de 2013. O gabarito será publicado no dia 13 de novembro.
 
O concurso público destina-se ao provimento de vagas existentes, das que vagarem e das que forem criadas durante o seu prazo de validade, que será dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Processo Seletivo Prefeitura de Rio Bananal - ES

A Prefeitura de Rio Bananal, estado do Espírito Santo, anunciou a realização de processo seletivo 01/2013, com intuito de formar cadastro reserva para contratação por tempo determinado de Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições deverão ser efetuadas na Secretaria Municipal de Saúde, 2º piso, sala 102, localizada na Rua João Cipriano, nº 461, São Sebastião, Rio Bananal, nos dias 24 e 25 de outubro de 2013, das 13 às 16 horas.

Maiores informações na sede da Secretaria Municipal de Saúde ou no site www.riobananal.es.gov.br.

Prefeitura de Garopaba - SC contrata Psicólogo

A Prefeitura de Garopaba, no estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove o processo seletivo nº. 21/2013, visando a contratação de 01 Psicólogo CREAS - 40h. O vencimento é de até R$ 1.593,20.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 18 de outubro de 2013, das 13h às 18h, na Secretaria Municipal de Assistência Social de Garopaba, situada à Rua GRP 10 n.º 46, Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentos necessários para a inscrição originais e cópias:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Curriculum vitae (com apresentação dos títulos originais);
  • Registro no órgão de Classe de Santa Catarina;
  • Diploma conforme formação exigida para o cargo;
  • Tempo de serviço comprovado (caso possua);
  • Comprovante de Residência.
Seleção
O processo seletivo constará de Análise dos documentos apresentados e entrevista. A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições no site www.garopaba.sc.gov.br.
 
O edital está publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 04 de outubro de 2013, pág. 184 a 186.

Concurso Prefeitura de Porto Ferreira - SP

A Prefeitura de Porto Ferreira, no estado de São Paulo, por meio da empresa OM Consultoria, abriu edital de concurso público n° 001/2013, com o objetivo de preencher 48 vagas para os cargos de professor interno de educação básica I, professor de educação especial e fonoaudiólogo, todos de nível superior. Os vencimentos variam de R$ 1.237,00 a R$ 1.711,50 por carga horária de 30 a 40h semanais.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, acessando o endereço eletrônico www.portoferreira.sp.gov.br, no período de 07 a 11 de outubro de 2013. As taxas variam de 45,00 e R$ 50,00.

As provas serão aplicadas na data prevista de 24 de novembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado na data provável de 27 de novembro de 2013.
 
Informações sobre o concurso deverão ser obtidas por meio do jornal que publica os atos oficiais da municipalidade, no átrio do prédio da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira (Praça Cornélio Procópio nº 90), no quadro de avisos do Departamento de Educação e nos endereços eletrônicos www.portoferreira.sp.gov.br, e www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG abre vagas

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Santa Bárbara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Emprego, abriu o processo seletivo nº. 011/2013, para Admissão em Caráter Temporário - ACT de 01 Psicólogo (CRAS). O salário pode chegar a R$ 1.946,50 por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
  • Ser portador de diploma de curso superior em Psicologia;
  • Possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRP.
Os interessados deverão se inscrever até o dia 15 de outubro de 2013, no horário das 08h às 11h e das 13h30 às 17h, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Rua João Mota nº 10, Centro, Santa Bárbara – MG.
 
O processo seletivo será realizado por meio de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
O tempo de experiência profissional deverá ser comprovado da seguinte forma:
  • Mediante apresentação de cópia de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e/ou contrato firmado com o empregador;
  • Em caso de experiência em setor publico ou privado, deverá ser apresentada certidão oficial de tempo de serviço, emitida por setor de pessoal. Não havendo setor de pessoal, deverá ser especificado na declaração/certidão o órgão e/ou o setor competente;
  • Todo documento apresentado para fins de comprovação de tempo de serviço deverá conter o período de início e término do trabalho realizado.
A validade do processo seletivo será de 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 04 de outubro de 2013, pág. 60 a 62.

Prefeitura de Cristália - MG prorroga inscrições

A prefeitura de Cristália, em Minas Gerais, divulgou no Diário Oficial dos Municípios Mineiros de 04 de outubro de 2013, pág. 26, prorrogação das inscrições do 2º processo seletivo, destinado a selecionar pessoal que ocupem as vagas disponíveis em PSF e Programas do Governo  Federal.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 11 de outubro de 2013, das 8h às 17h, na Rua Pedreira, n° 525, Centro, Cristália/MG.
 
Outras informações no telefone (38) 3232-1121.

Vagas de estágio nos Correios de Minas Gerais

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por intermédio da Diretoria Regional de Minas Gerais, publicou os editais E-192 e E-196/2013 de processo seletivo, visando ao preenchimento de 203 vagas para estagiário de níveis médio, médio técnico e superior, além da formação de cadastro reserva. A jornada do estágio será de 20 horas semanais. Os vencimentos vão até R$ 711.95.

Os estudantes interessados em participar deste processo seletivo deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios no www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, no período de 07 a 26 de outubro de 2013.

Este processo seletivo será composto de 2 (duas) etapas: análise curricular (classificatória e
eliminatória) e análise de documentos (eliminatória). O resultado final será divulgado no site dos correios.

Este processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Vagas de estágio nos Correios do Ceará

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por intermédio da Diretoria Regional do Ceará, divulgou edital n° 199/2013 de processo seletivo de estagiários de nível superior. As oportunidades são para formação de cadastro reserva nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, com bolsa-auxílio no valor de R$ 459,86, acrescida de auxílio transporte R$ 80,72 e vale alimentação R$ 171,37, por jornada de 20 horas semanais.
 
Podem concorrer estudantes dos seguintes cursos: Administração de Empresas, Biblioteconomia, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Computação e cursos afins, Design Gráfico, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Estatística, Pedagogia, Psiologia, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos e Serviço Social.
 
Os interessados em participar do processo seletivo devem estar cursando a partir do 3º semestre e/ou primeiro ano. Para se inscrever, os estudantes deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios (www.correios.com.br/institucional/concursos/correios), no período de 14 a 28 de outubro de 2013.
 
O formulário de inscrição eletrônico, após devidamente preenchido, bem como os documentos, poderão ser entregues, pessoalmente, na Rua Senador Alencar, 38, sala 310 – Centro – Fortaleza/CE, ou encaminhados para o endereço eletrônico cecaptacao@correios.com.br.
 
Todos os estudantes inscritos serão avaliados por meio de análise curricular e análise de documentos. O processo seletivo terá validade de seis meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Vagas de estágio nos Correios do Rio Grande do Norte

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT – por intermédio da Diretoria Regional do Rio Grande do Norte, publicou os editais n°s E-190 e E-191/2013 de processo seletivo. A seleção dispõe de 03 vagas, sendo 01 para o turno Matutino e 02 vagas para o turno Vespertino, além de formar cadastro de reserva. Fica assegurado às pessoas com deficiência o percentual de 10% das vagas oferecidas.
 
A jornada do estágio será de 20 horas semanais, dando direito a bolsa de estágio que pode chegar a R$ 678,04.
 
Os estudantes interessados deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios: www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, até o dia 15 de outubro de 2013.
 
Este processo seletivo será composto de 2 (duas) etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória). O resultado final será divulgado no site dos correios.

Este processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Correios de São Paulo prorroga inscrições de estágio

Estudantes de São Paulo que estejam matriculados em cursos de nível superior terão oportunidades de estágio na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana lançou o edital E-182/2013 de processo seletivo, com o propósito de preencher 133 vagas e constituir cadastro de reserva de estagiários.
 
As oportunidades estão direcionadas a universitários das áreas de Administração, Arquitetura, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Comunicação Social - Relações Públicas, Direito Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Jornalismo Serviço Social, Pedagogia e Psicologia.
 
Os contratados atuarão nas cidades de São Paulo, Santo André, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes e receberão a bolsa de R$ 495,45 em jornada de 20 horas semanais, auxílio transporte de R$ 80,72 por mês e vale alimentação de R$ 171,37. Os estagiários também terão direito à assistência médica exclusivamente nos ambulatórios internos da ECT, onde haja esse serviço, seguro contra acidentes pessoais, recesso remunerado a ser usufruído nos últimos 15 dias que antecedem o término do Termo de Compromisso.

Os estudantes interessados em participar deste processo seletivo deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios (www.correios.com.br/instituconal/concursos/correios) até o dia 10 de outubro de 2013.
 
Este processo seletivo será composto de duas etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória).
 
O processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Vagas de estágio nos Correios de São Paulo

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por intermédio da Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana, abriu edital nº. E-181/2013 de processo seletivo, que servirá para o preenchimento de 93 vagas e formação de cadastro de estagiários para nível médio e técnico. Do total de oportunidades, 47 são para o turno matutino e 46 vagas para o turno vespertino, todas distribuídas nas cidades de São Paulo, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes.
 
A jornada do estágio será de 20 horas semanais, por salário de até R$ 613,47.
 
Os estudantes interessados em participar deste processo seletivo deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios: www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, até o dia 15 de outubro de 2013.
 
Este processo seletivo será composto de 2 (duas) etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória).
 
Este processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Universidade Federal de Sergipe abre processo seletivo

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu edital de processo seletivo n° 025/2013, com o objetivo de ocupar 15 vagas para o cargo de Professor Substituto. Os vencimentos podem chegar a R$ 4.649,65, por carga horária de 20 ou 40h semanais.

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br, a partir das 9 horas do dia 07 de outubro até as 23 horas e 59 minutos do dia 16 de outubro de 2013 (horário local).

As datas de aplicação das provas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados a partir do término do período de inscrição, no sítio www.grh.ufs.br (menu Concursos, na página eletrônica do edital).
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, sem prorrogação, contado a partir da data de publicação de seu resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Ji-Paraná - RO

A Prefeitura de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, publicou nos Diário da Amazônia e no Correio Popular o edital n° 001/2013 do concurso público para provimento de 290 vagas imediatas e 253 para constituição de cadastro reserva de pessoal para suprir as necessidades das Secretarias de Saúde, Educação, Regularização Fundiária e Assistência Social do Município.

O concurso será realizado pela Fundação Carlos Augusto Bittencurt (Funcab) e prevê cargos de nível Fundamental, Médio e Superior. Os salários oferecidos vão de R$ 709,40 a R$ 7.688,00.
 
Para a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as chances são para médicos, odontologos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e agentes comunitários de saúde. Para a Secretaria de Regularização serão selecionados servidores para os cargos de auxiliar de topografia, agente administrativo, desenhista cadista, fiscal fundiário, técnico em agrimensura, engenheiro agrimensor e arquiteto urbanista. Para a Secretaria de Educação serão contratados pedagogos, professores de geografia, instrutor de libras e professor intérprete de libras. Já para a Secretaria de Assistência Social serão contratados pedagogos, psicólogos e Assistentes sociais. 
 
Inscrições: Estarão abertas entre os dias 07 de outubro e 07 de novembro de 2013, por meio do site www.funcab.org. O valor da inscrição será de R$ 48,00 para os cargos de Ensino fundamental completo e incompleto; R$ 59,00 para os cargos de Ensino Médio/Técnico e R$ 78, 00 para os cargos de Ensino Superior.

Provas: Serão aplicadas na data prevista de 24 de novembro de 2013. Os candidatos deverão acessar e imprimir o comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando, data, horário e local de realização da Prova Objetiva, disponível no site www.funcab.org. No 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas, (horário de Rondônia), serão divulgados os gabaritos.
 
A validade do certame será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes publica edital de processo seletivo

O Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES, publicaram os editais nº. 001, 002, 003 e 004/2013 para a realização de processo seletivo. O certame tem como objetivo o preenchimento de 106 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 9.094,80.
 
Cargos
Edital 001: Médico Obstetra e Médico Pediatra Neonatologista;
Edital 002:
Psicólogo Hospitalar, Nutricionista, Médico (Urologista, Ultrassonografista, Radioterapeuta, Radiologista, Oncologista Pediátrico, Oftalmologista, Endoscopista, Clínico Geral e Anestesiologista), Fisioterapeuta, Físico, Farmacêutico, Assistente Social, Psicólogo e Nutricionista;
Edital 003: Assistente Administrativo, Digitador, Recepcionista, Técnico de Enfermagem e Técnico em Radiologia;
Edital 004: Médico Cirurgião (Geral, Cabeça e Pescoço, Mastologista, Oncológico e Torácico).
 
Inscrição
As inscrições para os cargos do edital 001 serão realizadas exclusivamente via Internet, no site www.copeve.ufal.br, até às 23h59min do dia 21 de outubro de 2013. Já as inscrições referentes aos cargos dos editais 002,003 e 004 serão efetuadas até às 23h59min do dia 31 de outubro de 2013, no site anteriormente descrito.
 
A taxa de inscrição é de R$ 70,00 (nível médio) e R$ 95,00 (nível superior).
 
O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela Internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados na sede da COPEVE/UFAL, situada no Campus A. C. Simões, na Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, CEP 57.072-970, Maceió, AL, no período de inscrições (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
 
Seleção dos candidatos
O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular. Candidatos aos cargos do edital 04/2013 ainda farão provas práticas, que deverão acontecer no período de 16 a 20 de dezembro de 2013.
 
Os documentos referentes aos cargos do edital 001 deverão ser entregues no período de 14 a 22 de outubro de 2013, em dias úteis, no horário das 08h00 às 17h00, na sede da COPEVE/UFAL, situada no Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, CEP 57.072-970, Maceió/AL. Já para os demais cargos serão entregues do dia 01 a 08 de novembro de 2013, em dias úteis, no horário das 08h00 às 17h00, no Auditório Geral do HUPAA, situado na Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, Maceió-AL.
 
O resultado preliminar será publicado no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br.
 
Validade
O prazo de validade dos processos seletivos será de 12 meses, a contar da data da publicação de seus resultados finais, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Concurso em Aparecida de Goiânia - GO tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, município localizado a 11 km de Goiânia, no estado do Goiás, prossegue recebendo inscrições para o concurso público regido pelo edital n° 001/2013. A meta é o provimento de 948 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salário inicial que pode chegar a R$ 1.586,58, em carga horária de 30 ou 40h semanais.
 
O concurso público será realizado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás, lembrando que 5% do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência.

Inscrições e cargos
As inscrições estão prorrogadas até o dia 21 de outubro de 2013, exclusivamente via internet, no sítio www.cs.ufg.br.
 
Os valores da taxa de inscrição, conforme os cargos oferecidos, são os abaixo determinados:

- Cargos de nível superior - Profissional de Educação I- (PE I): R$ 75,00;
- Cargo de nível superior - Bibliotecário I: R$ 60,00;
- Cargos de nível médio - Agente Educativo e Intérprete de Libras I: R$ 45,00;
- Cargo de nível médio - Auxiliar de Secretaria I: R$ 35,00;
- Cargo de nível fundamental - Instrutor Surdo I: R$ 35,00.

Provas, Gabaritos e Resultados
As provas serão realizadas provavelmente no dia 17 de novembro de 2013. Haverá a aplicação de Prova Objetiva e Prova de Redação para os cargos de Profissional de Educação I e Prova Objetiva para todos os demais cargos.

Os endereços dos locais das provas, assim como a confirmação da data e do horário, constarão do comunicado a ser impresso pelo candidato, a partir do dia 12 de novembro de 2013, através do sítio www.cs.ufg.br.

O gabarito preliminar da Prova Objetiva será divulgado no dia 17 de novembro de 2013, após o término das provas. O resultado preliminar da Prova Objetiva, o boletim de desempenho da Prova Objetiva, o gabarito oficial e a disponibilização do cartão-resposta da Prova Objetiva serão divulgados no dia 26 de novembro de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado a partir da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

IF Baiano retifica edital e prorroga inscrições

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) continua a receber inscrições ao processo seletivo nº. 08/2013, destinado ao preenchimento de vagas para Professores Bolsistas para ministrar aulas nos Cursos de Qualificação Profissional, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O certame terá validade de 01 ano, contada a partir da data de publicação da homologação.
 
Ao total, são 220 vagas nos cursos de agricultor familiar, auxiliar de pedreiro e confeiteiro, preparador de doces e conservas, forragicultor, agricultor orgânico, operador de máquinas e implementos agrícolas, operador de computador, recepcionista, agente de informações turísticas, inglês básico, laminador e pintor de embarcações em fibra de vidro e agricultor agroflorestal para atuar nos Campi de Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca e na Unidade Remota Salvador. A hora-aula é de R$ 50,00 e a carga horária máxima de 16 horas.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente, até o dia 11 de outubro de 2013, mediante entrega ou envio pelos Correios da documentação prevista no edital, para o IF Baiano, na rua do Rouxinol, nº. 115, Imbuí, Salvador - BA, CEP: 41.720-052.

A realização da avaliação, constantes no Processo Seletivo, ocorrerá em uma única etapa: Avaliação de Títulos, que terá caráter classificatório e eliminatória.
 
Edital completo, retificações e ficha de inscrição: http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/?p=23735

Concurso CRESS - MS

O Conselho Regional de Serviço Social da 21ª região, no estado do Mato Grosso do Sul, publicou o edital nº 01/2013 de concurso público para o preenchimento de 09 vagas em todos os níveis de escolaridade. As chances são para Advogado, Contabilista, Fiscal, Jornalista, Técnico Administrativo, Técnico em Informática e Auxiliar de Serviços Gerais, todas em regime celetista, com remuneração de até R$ 1.701,04.
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 04 a 18 de outubro, pelo site www.idagem.com.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100. 
 
A previsão de realização das provas escritas é para a data 24 de novembro de 2013, a ser confirmada em edital, juntamente com o local e horário. O gabarito oficial preliminar será divulgado em no máximo 48 horas após a realização das provas escritas.
 
O prazo de validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

De quem é a incumbência da prescrição de medicamentos?

A resposta a esta pergunta já não é mais a mesma após a Resolução 585/13, do Conselho Federal de Farmácia, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências.
 
Por Verônica Cordeiro da Rocha Mesquita
 
Prevê a Resolução em questão a possibilidade de o farmacêutico prescrever medicamentos o que, até então e com o reforço da lei 12.842/13, de 10 de julho (dispõe sobre o exercício da Medicina), cabia ao médico, cuja incumbência está inserida no tratamento das doenças (art. 2º, parágrafo único, II).
 
O decreto 85.878/81 que regulamenta a lei 3.820/60 (estabelece normas sobre o exercício da profissão de farmacêutico), não dispõe nada sobre o assunto em debate.
 
Ou seja, a ampliação das atribuições do farmacêutico que estavam estabelecidas no referido Decreto se deu não por outra norma da mesma hierarquia, mas sim por simples resolução.
 
Lei x Resolução
Tanto a lei 3.820/60 (farmacêutico) quanto a lei 12.842/13 (médico) são federais e passaram por processo legislativo nas duas Casas do Congresso Nacional, ou seja, foram debatidas, avaliadas pelas comissões internas, tiveram a sanção presidencial e entraram em vigor.
 
Ao passo que a resolução é uma norma interna do Conselho que atinge os seus jurisdicionados, mas não passa pelo rigor do processo legislativo federal, ou seja, no nosso entendimento não poderia deliberar da forma que fez para imiscuir-se em atribuições do médico devidamente estabelecida por lei federal.
 
Não se levanta aqui a questão técnica propriamente dita, ou seja, se tem o farmacêutico capacidade e preparo para o atendimento do paciente com o fim de cuidar da sua saúde prescrevendo-lhe medicamentos, entre outras funções, mas sim a forma legislativa como se estabeleceu tais atribuições.

Preâmbulo e Exposição de Motivos
O preâmbulo da Resolução 585/13 poderia servir como exposição de motivos para projeto de lei federal, pois não tem o condão, no nosso sentir, de revestir de constitucionalidade a analisada norma.

E, ainda assim, projetando esta ideia para uma lei federal, a mesma confrontaria com outra: a dos médicos, mas essa seria outra discussão.
 
Discussão similar já foi levantada em decorrência da Resolução 272 do Conselho Federal de Enfermagem que permitia ao enfermeiro prescrever medicação, entre outros, chegando ao Judiciário e, por fim, voltou-se ao que era antes.

É necessária a observância da hierarquia das leis que implica na segurança jurídica das instituições e dos direitos dos cidadãos, para que não se viole o tão importante Estado Democrático de Direito.

A divisão do trabalho é uma lei fundamental e soberana da vida social: quanto mais dividido é o labor humano, maior e mais dominadora é a ação do homem sobre a natureza.
 
Olavo Bilac

SaudeWeb

Internação de idosos representa um terço dos gastos do SUS

76% dos idosos fazem uso do sistema público brasileiro. Existem apenas cerca de 500 geriatras no Brasil. Segundo o secretario, Helvécio Magalhães, serão necessários muito mais, "mas não é só isso que vai resolver o problema”
 
Apesar de a população idosa brasileira corresponder a 12,4% de todos os habitantes, os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações relativas à esta parcela da população chega a um terço do total, segundo o secretário de atenção à saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior.
 
“A rapidez com que o Brasil precisa lidar com essa questão é muito relevante”, afirmou o especialista, que participou do Congresso Nacional de Hospitais Privados, realizado nesta quinta-feira (3/10) de outubro, em São Paulo.
 
Magalhães Júnior acredita que o tratamento necessário à questão do idoso precisa passar uma ação transversal e não por um programa específico para esta população. “Optamos por não ter serviço específico para os idosos. Não queremos cravar um centro de especialidade para idosos”, disse o secretário.
 
Ele acrescentou que o programa do governo federal “Melhor em Casa”, que tem previsão de atender 60 mil pacientes possui um grau de utilização da população idosa de 60%. “Hoje, são 2 mil pacientes por dia sendo atendidos pelo programa. Mas vamos aumentar o número de equipes para 1000 e cada uma será responsável por 60 pacientes em média”.
 
No Brasil, 76% dos idosos fazem uso do sistema público de saúde. “Nós não vamos resolver a questão dos idosos somente com geriatras. Existem 400 ou 500 profissionais geriatras no Brasil. Nós vamos precisar de muito mais, mas não é só isso que vai resolver o problema”, opinou.
 
SaudeWeb

Restringir a lactose pode reduzir sintomas da síndrome do intestino irritável

Restringir a lactose pode reduzir sintomas da síndrome do intestino irritável Piotr Marcinski/Deposit Photos
Cólicas que passam e voltam estão entre os sintomas da síndrome
 do intestino irritável
Doença é psicossomática, ou seja, não tem causas anatômicas
 
Restringir a lactose pode ajudar na melhora de pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII), uma doença psicossomática, ou seja, que não tem causa anatômica específica, mas é reflexo de perturbações no organismo como estresse, ansiedade e possíveis infecções anteriores. É o que apontou uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
 
O estudo englobou dois grupos de pacientes portadores da síndrome, sendo que um deles também possuía o diagnóstico de má digestão de lactose. Uma dieta com restrição de lactose em foi aplicada em todos os participantes e avaliou-se se havia alguma melhora com a inserção da dieta.
 
O acompanhamento médico dos pacientes foi capaz de comprovar que ambos os grupos com SII, tanto os com má-digestão de lactose e os que digeriam a lactose obtiveram algum tipo de melhora com a dieta de restrição de lactose. Os resultados surpreenderam a nutricionista Marília Pinheiro César, autora da pesquisa, e deram respaldo para outros estudos que visam entender melhor a relação da digestão da lactose e a SII.
 
— O que me surpreendeu foi o fato de que todos pacientes melhoraram com a dieta com restrição de lactose, o que provavelmente defende o fato de serem outros componentes do leite que não a lactose que causem melhora nesses pacientes, ao serem retirados — comenta Marília.
 
A SII é uma doença que afeta até 25% da população brasileira e, dentre eles, de 70% até 80% possuem alguma intolerância alimentar. Portanto, é de extrema necessidade que a SII seja tratada de forma adequada e de acordo com as tolerâncias do paciente, sem restrições alimentares muito rígidas, que podem provocar deficiências de nutrientes importantes.
 
— Trata-se de um estudo de importância no cenário brasileiro contemporâneo — considera a nutricionista.
 
Os sintomas da SII são cólicas que passam e voltam, gases que provocam distensão do abdômen, crises alternadas de diarreia e prisão de ventre, sensação de que o intestino não foi plenamente esvaziado após a evacuação.
 
Entre as possíveis causas da SII, estão as ineficiências nos movimentos intestinais ou o intestino pode sofrer com sensibilidade no alongamento. A sua detecção depende da exclusão de outras doenças que possuem causas aparentes.
 
Agência USP

Consumo de brócolis pode prevenir a artrite

Consumo de brócolis pode prevenir a artrite Divulgação/Divulgação
Divulgação
Sulforafano é liberado quando se come vegetais crucíferos,
 como o brócolis
Pesquisa britânica aponta que substância encontrada no vegetal diminui a destruição da cartilagem
 
Um componente encontrado no brócolis poderia ser a chave para prevenir ou retardar o progresso da forma mais comum de artrite, de acordo com nova pesquisa liderada pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido.
 
Os resultados do estudo de laboratório mostram que o sulforafano diminui a destruição da cartilagem na articulação associada com a osteoartrite. Os pesquisadores descobriram que os ratos alimentados com uma dieta rica nesse composto tiveram significativamente menos danos na cartilagem e apresentaram menores níveis de osteoartrose, em relação àqueles que não receberam o componente.
 
O sulforafano é liberado quando se come vegetais crucíferos, como a couve de bruxelas e o repolho, mas especialmente o brócolis, disseram os pesquisadores. Pesquisas anteriores sugeriram que o sulforafano tem propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias, mas este é o primeiro grande estudo que observa seus efeitos sobre a saúde das articulações, acrescentaram.
 
Os pesquisadores descobriram que o sulforafano bloqueia as enzimas que causam a destruição articular, parando uma molécula-chave conhecida por causar inflamação. Os resultados foram publicados no periódico Arthritis & Rheumatism.
 
Zero Hora

Trate os problemas de pele mais comuns em bebês

Impetigo - Foto Getty ImagessPais devem ficam atentos a descamações, manchas e brotoejas
 
Se existe uma característica comum a todos os bebês saudáveis, só pode ser a pele macia e sedosa, que deu origem à expressão "pele de bebê".
 
Segundo o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, do Instituto Saúde Plena e do Hospital Albert Einstein, qualquer alteração que fuja dessa maciez merece a atenção dos pais e precisa de tratamento imediato.
 
"O problema pode causar desconforto à criança e pode ser sinal até de que seu organismo não está recebendo oxigênio o suficiente", explica.
 
O Minha Vida foi atrás de especialistas para saber quais são os problemas de pele mais comuns em bebês e como cuidar de cada um deles.
 
Confira:

1. Brotoejas
"As brotoejas são bolinhas vermelhas que costumam aparecer em dobrinhas, no pescoço ou nas axilas do bebê, resultado do entupimento das glândulas sudoríparas da criança", aponta a pediatra Camila Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz. Isso ocorre porque essas estruturas ainda estão em desenvolvimento quando ela nasce e, portanto, ainda não funcionam adequadamente.

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções.

Como tratar: já que elas surgem pela transpiração e o que faz a criança transpirar é o calor excessivo, a solução é deixá-la o mais fresquinha possível. Dar mais de um banho por dia sem usar sabonete em todas as lavagens, vesti-la com roupas leves, secar as regiões úmidas de seu corpo, utilizar talco líquido e mesmo limpar a saliva que escorre da boca do bebê podem evitar o problema.
                        
2. Hemangiomas
Resultado da projeção dos vasos sanguíneos na superfície da pele, os hemangiomas, que nada mais são do que manchas avermelhadas, são bastante comuns em bebês. "A anormalidade é inata, ou seja, a criança já nasce com ela", afirma o pediatra Sylvio de Barros, da clínica MBA Pediatria.

Perigo: há o risco de o sintoma evoluir para problemas mais graves e, por isso, um dermatologista deve ser consultado se as manchas não desaparecerem.

Como tratar: o pediatra deve ser consultado para poder receitar o medicamento adequado à situação, caso necessário.

3. Descamações
De acordo com o pediatra Jorge Huberman, a descamação da pele é completamente normal e até esperada logo após o nascimento do bebê. "Ele passou 40 semanas em meio aquático, portanto, sua pele precisa ser trocada para atender às exigências do novo meio", esclarece. O problema também acomete as crianças no inverno, quando os banhos tendem a ser mais quentes, o que destrói a camada de gordura protetora da pele.

Perigo: a descamação pode ser uma reação a algum produto utilizado na higiene do bebê, pode ser sinal de alergia ou ainda uma dermatite, inflamação da pele.

Como tratar: evite produtos com muita química, usando apenas um bom sabonete de glicerina durante o banho da criança e fazendo a higienização com água morna e algodão. Mesmo os lencinhos umedecidos devem ser evitados sempre que possível. Peça ao pediatra a indicação de um bom hidratante e, se o problema persistir, consulte-o novamente.

4. Picadas de inseto
A melhor maneira de evitar que seu filho seja picado por um inseto é colocando mosquiteiro em seu berço e fazendo uso de tomadas que liberem substâncias repelentes. Há ainda produtos que podem ser passados na roupa do bebê para afastar mosquitos.

Perigo: se o bebê for picado e não demonstrar qualquer reação a não ser a típica bolinha vermelha, os pais não terão com que se preocupar. "É preciso lembrar, entretanto, que a criança pode ser alérgica a determinados mosquitos, o que pode levar a uma reação exagerada do seu organismo, culminando em inúmeras lesões pelo corpo", aponta a pediatra Camila.

Como tratar: fazer compressas frias no local da picada pode aliviar a sensação de coceira e, no caso de insetos como a abelha, impede que o veneno do ferrão se espalhe. Se for identificada uma reação alérgica, o bebê deve ser levado ao médico.

5. Impetigos
De acordo com o pediatra Sylvio de Barros, impetigo é uma infecção de pele que se apresenta com machucados cheios de pus e furúnculos. Muitas vezes, é decorrente de uma simples picada de mosquito, que foi contaminada por bactérias do tipo estreptococo ou estafilococo.

Perigo: enquanto a bactéria está alojada na superfície da pele, as pessoas que entram em contato com a criança correm risco de se contagiar. O perigo maior, entretanto, é a migração desse micro-organismo para o resto do corpo.

Como tratar: o tratamento do impetigo deve ser feito por meio de antibióticos prescritos pelo pediatra da criança e pode durar meses, dependendo da resistência da bactéria.

6. Eczemas
"O eczema, irritação da pele evidenciada pela secura, espessura ou escamosidade da pele do bebê, ou mesmo pelo aparecimento de bolhas, nem sempre pode ter sua causa diagnosticada", alerta Jorge Huberman. Em alguns casos, entretanto, ele acontece pelo contato com alimentos ou produtos irritantes para o organismo da criança.

Perigos: o problema pode causar coceira e desconforto ao bebê. Eczemas também se tornam uma porta de entrada a agentes infecciosos.

Como tratar: se a causa for identificada, o produto ou alimento irritante deve ser substituído por outros, de acordo com as instruções passadas pelo pediatra. Mas, se a causa for desconhecida, um estudo mais aprofundado deve ser realizado pelo profissional.

7. Assaduras
Assaduras incomodam muito o bebê, causando dor e tornando-se foco de infecções. "A pele da criança tem, naturalmente, uma barreira protetora, mas ela pode ser rompida quando fica muito tempo exposta à urina, fezes e mesmo ao calor intenso", alerta o pediatra Sylvio de Barros.

Perigo: o calor intenso aliado à transpiração da pele, coberta por fralda descartável, pode originar micoses e causar irritações.

Como tratar: passar pomadas neutras para fortalecer a barreira de proteção da pele pode evitar assaduras, mas recomenda-se deixar a região respirar livremente. De acordo com o especialista, o sol saudável - antes das 10h e depois das 16h - auxilia na esterilização da pele do bebê.
 
Minha Vida