Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mulheres ignoram resultados das avaliações de risco para câncer de mama

Paciente realiza exame de ultrassonografia da mama. Câncer de mama é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres
Foto: Divulgação/Univ. of Health
Paciente realiza exame de ultrassonografia da mama. Câncer de
 mama é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres
Ceticismo sobre os riscos leva algumas mulheres a adiar cuidados preventivos e outras à tratamentos desnecessários
 
Mostrar às pacientes qual a probabilidade de desenvolver câncer de mama num período de cinco anos pode não ser suficiente para garantir que as mulheres tomem decisões com base nos resultados. A afirmação é de estudo recente realizado nos Estados Unidos.

De acordo com levantamento, 19% das mulheres que completaram a avaliação de risco de câncer de mama não levaram em consideração as taxas de risco. Elas também não acreditam nas estimativas da redução dos riscos com o uso da quimioterapia preventiva com tamoxifeno ou raloxifeno.

"Se as pessoas não acreditam nos prognósticos médicos, não têm como tomar decisões acertadas sobre como prevenir ou se tratar, afirmou uma das integrantes do estudo, Angela Fagerlin, professora da Michigan Medical School. "Ignorar as indicações médicas pode ser muito prejudicial. Um grupo de mulheres que minimiza os riscos pode ignorar as estratégias de quimioprevenção que reduziriam significativamente estes riscos. Por outro lado, se estes números são supervalorizados, as pacientes podem se submeter a tratamentos clínicos inapropriados."

Segundo os resultados da pesquisa, a ação do profissional de saúde é muito importante nestes casos. "Para ajudar a minimizar o problema, os médicos devem levar alguns minutos extras explicando às pacientes os fatores que foram utilizados para estimar a probabilidade de desenvolver câncer, destacando informações adicionais não incluídas na avaliação," afirmou Laura D. Scherer, responsável pelo levantamento. "Estas pacientes necessitam de mais orientação do que simplesmente jogar um número para elas e dizer, este número é personalizado," completa Scherer, professora assistente de psicologia da University of Missouri.

O câncer de mama é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres, superado apenas pelo câncer de pulmão, segundo a Sociedade Americana do Câncer. Estima-se que 232 mil novos casos de câncer de mama invasivo deverão ser diagnosticados em mulheres em 2013, e cerca de 39 mil mulheres vão morrer em decorrência da doença nos Estados Unidos.

 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário