Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Restringir a lactose pode reduzir sintomas da síndrome do intestino irritável

Restringir a lactose pode reduzir sintomas da síndrome do intestino irritável Piotr Marcinski/Deposit Photos
Cólicas que passam e voltam estão entre os sintomas da síndrome
 do intestino irritável
Doença é psicossomática, ou seja, não tem causas anatômicas
 
Restringir a lactose pode ajudar na melhora de pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII), uma doença psicossomática, ou seja, que não tem causa anatômica específica, mas é reflexo de perturbações no organismo como estresse, ansiedade e possíveis infecções anteriores. É o que apontou uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
 
O estudo englobou dois grupos de pacientes portadores da síndrome, sendo que um deles também possuía o diagnóstico de má digestão de lactose. Uma dieta com restrição de lactose em foi aplicada em todos os participantes e avaliou-se se havia alguma melhora com a inserção da dieta.
 
O acompanhamento médico dos pacientes foi capaz de comprovar que ambos os grupos com SII, tanto os com má-digestão de lactose e os que digeriam a lactose obtiveram algum tipo de melhora com a dieta de restrição de lactose. Os resultados surpreenderam a nutricionista Marília Pinheiro César, autora da pesquisa, e deram respaldo para outros estudos que visam entender melhor a relação da digestão da lactose e a SII.
 
— O que me surpreendeu foi o fato de que todos pacientes melhoraram com a dieta com restrição de lactose, o que provavelmente defende o fato de serem outros componentes do leite que não a lactose que causem melhora nesses pacientes, ao serem retirados — comenta Marília.
 
A SII é uma doença que afeta até 25% da população brasileira e, dentre eles, de 70% até 80% possuem alguma intolerância alimentar. Portanto, é de extrema necessidade que a SII seja tratada de forma adequada e de acordo com as tolerâncias do paciente, sem restrições alimentares muito rígidas, que podem provocar deficiências de nutrientes importantes.
 
— Trata-se de um estudo de importância no cenário brasileiro contemporâneo — considera a nutricionista.
 
Os sintomas da SII são cólicas que passam e voltam, gases que provocam distensão do abdômen, crises alternadas de diarreia e prisão de ventre, sensação de que o intestino não foi plenamente esvaziado após a evacuação.
 
Entre as possíveis causas da SII, estão as ineficiências nos movimentos intestinais ou o intestino pode sofrer com sensibilidade no alongamento. A sua detecção depende da exclusão de outras doenças que possuem causas aparentes.
 
Agência USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário