Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lichia tem ação antioxidante e ajuda a queimar gorduras

Foto: Reprodução
A fruta também é rica em potássio, vitaminas C e do complexo B e é boa para o tratamento de infecções intestinais
 
Litchi chinensis é o único membro do gênero botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae. A fruta litchia, lechia ou Lichia (Litchi chinensis Sonn), crescem em árvores frutíferas, cujas frutas são conhecidas como lichias ou uruvaias. 
 
É encontrada principalmente na China, Índia, Madagascar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, ao norte do Vietnã, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul, México e Brasil.
 
A fruta é relativamente nova no Brasil entrando com força no país há cerca de quatro ou cinco anos, em regiões como o interior de São Paulo e de Minas Gerais. 
 
Vitamina C e compostos fenólicos
A lichia é excelente fonte de vitamina C, cada 100 gramas do fruto apresenta 71,5 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados. Além de possuir ação antioxidante, auxiliando no combate de doenças crônico degenerativas, câncer e problemas de coração. 
 
A vitamina C ainda ajuda a controlar a taxa de colesterol no sangue e faz bem para a pele. Alguns trabalhos científicos também já apontaram que o consumo da polpa branca da Lichia, rica em flavonoides, pode prevenir o crescimento de células cancerosas. 
 
O pericarpo (casca) da lichia contém quantidades significantes de compostos fenólicos, antocianinas que são os principais polifenóis, indicando-a como um potente eliminador de radicais livres e possuindo uma forte atividade antioxidante utilizada na prevenção de uma série de doenças.  
 
As antocianinas desempenham uma função farmacológica importante contra várias doenças, como cardiovasculares, doenças crônico degenerativas, câncer, inflamações, imunidade baixa e alergias. 
 
Outros nutrientes
Destaca-se a quantidade do mineral potássio presente, apresentando 171 mg por 100 gramas da fruta, ajudando a manter a pressão arterial e a retenção de líquidos sob controle. 
 
Ainda podemos citar a presença de vitaminas do Complexo B na sua composição, tornando a lichia uma ativadora de metabolismo. Por ter uma ótima quantidade de líquidos na sua composição, a lichia contribui para a boa hidratação do organismo. 
 
Ajuda a queimar gorduras
Um trabalho científico realizado na Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. Ao final de dez semanas, eles queimaram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo, o médico Jun Nishihira, que realizou a pesquisa, concluiu que o efeito obtido se deve à cianidina presente na fruta. 
 
Além disso, cada 100 gramas de lichia, entre 8 e 15 unidades, dependendo do tamanho, possui cerca de 65 calorias. É uma quantidade baixa. Por isso, a fruta é indicada para quem deseja emagrecer.
 
As poucas calorias da lichia são, em sua maioria, provenientes do carboidrato da fruta. Devemos lembrar que, para perder peso é necessário um plano alimentar pessoal, harmônico e atividade física incorporada a vida, só a lichia não faz milagre. 
 
Utilizada no tratamento de infecções intestinais
Outra pesquisa interessante, demonstrou que o Clostridium difficileé, que é a causa principal de infecções intestinais, cuja sintomatologia inclui desde diarreia, colite e perfuração intestinal, podendo levar o paciente a óbito, tem sua capacidade de causar doença reduzida com o consumo de lichia. 
 
A infecção é facilitada por uso abusivo de antibióticos, que reduzem a população de organismos benéficos da flora intestinal. O tratamento padrão é efetuado com os raros antibióticos aos quais a bactéria é sensível. Entretanto, a recidiva é muito alta e o desenvolvimento de "resistência genética" tem limitado o espectro dos antibióticos que podem ser utilizados. 
 
Informe da Organização Mundial de Saúde dá conta que a terapia antimicrobial padrão tem sua taxa de sucesso incrementada se for complementada por ingestão de probióticos. A levedura Saccharomyces boulardiié encontradas sobre os frutos de lichia, tem fornecido excelentes resultados terapêuticos. O microrganismo sobrevive à exposição aos ácidos gástricos, colonizando o cólon durante o tratamento, sendo rapidamente eliminada do intestino ao final da administração. A levedura reduz a capacidade de C. difficileé de causar doenças, interferindo na produção ou eliminando suas toxinas, ou ainda liberando uma protease que bloqueia os receptores das toxinas. 
 
O maior benefício foi observado na redução do índice de retorno do quadro infeccioso após a cura inicial, o que ocorre em 64% dos casos, quatro semanas após o término do tratamento com antibióticos. Portanto, a lichia faz com que as bactérias não fiquem resistentes aos antibióticos, criando as "bactérias assassinas", grande problema enfrentado pela medicina contemporânea. 
 
Como consumir
A melhor maneira de consumir a lichia é lavar bem a casca da fruta antes de abri-la, é a chamada higienização, que deve ser feita para evitar que impurezas contaminem sua polpa. É possível congelar a lichia para consumi-la ao longo do ano, mesmo por processo de congelamento lento a lichia não perde suas características de perfume e sabor.
 
Pelo congelamento lento a lichia pode ter sua textura ligeiramente alterada devido ao rompimento de suas fibras provocadas pelos cristais de gelo que são formados em seu interior, mas isso não muda em nada o seu paladar e nem seu valor nutricional. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a lichia perde nutrientes sensíveis ao calor. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura. 
 
Para nossa sorte e saúde, é mais fácil encontrar a lichia nas feiras, varejões e nos supermercados no início do ano, é nessa época que as frutas estão mais doces e baratas. Isso contribuiu para que o preço da lichia baixasse. Antes, ela era encontrada apenas como produto importado. A lichia é rica em nutrientes e um ótimo alimento funcional. 
 
Minha Vida

HC de SP procura pacientes com TOC para pesquisa

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) procura pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) para fazer parte de equipes de estudos em troca de terapêutica gratuita
 
Os que têm interesse em se integrar ao grupo TOC com sintomas de organização e/ou limpeza devem procurar a médica Alice de Mathis pelo e-mail alicedemathis@gmail.com, para receber dados sobre a terapia e o ato de inscrição.

A pesquisa é feita pelo Instituto de Psiquiatria (Ipq) do HC, por intermédio do Programa de Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo. Os que desejam se juntar ao grupo Pacientes com TOC atualmente sem tratamento podem procurar a médica Juliana Diniz pelo e-mail julianadiniz@usp.br.

Para fazer parte do grupo Pacientes em tratamento que não apresentam melhora, é necessário mandar e-mail para o médico Daniel Costa, pelo endereço dlccosta@usp.br, também para receber informações sobre o tratamento e fazer as inscrições. Não há data-limite para inscrições. O IPq fica na Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, na capital paulista.
 
Estadão

Biquíni molhado aumenta chance de infecção urinária

Biquíni molhado pode causar infecção urinária,
alerta especialista
Período de calor requer atenção redobrada para as mulheres
 
Com o aumento das temperaturas, atividades como ir à praia ou aproveitar a piscina passam a ser recorrentes. Mas, esse período do ano requer que as mulheres tomem certos cuidados, pois as chances de contraírem infecção urinária aumentam pelo simples fato de permanecerem com o biquíni molhado por muito tempo.
 
De acordo com o ginecologista e obstetra Leopoldo Vieira, do Hospital San Paolo, cerca de dois terços das mulheres experimentam, no mínimo, um episódio de infecção urinária ao longo da vida, sendo que 23% delas têm dois episódios e 5% apresentam recorrências.
 
— A infecção urinária está entre as infecções mais comuns no ser humano, perdendo apenas para as gripes. Trata-se de uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho urinário, desde os rins e bexiga até a uretra.
 
Uma vez diagnosticado o quadro, avisa o médico, a mulher pode conviver com os sintomas, entre eles dor ao urinar, por seis dias. Além disso, Vieira acrescenta que ela também pode comprometer suas atividades rotineiras por dois ou três dias.
 
Entre os tratamentos regulares para curar a doença estão o uso contínuo de antibióticos e medidas assintomáticas, como o consumo de alimentos ricos em vitamina C. Outras medidas simples como o aumento da ingestão de líquidos, cuidados higiênicos, regularidade miccional adequada e repouso sexual garantem o combate à doença.

R7

Teste de HIV/DST devem ser refeitos no período de um ano após a relação suspeita

teste-hiv-devem-ser-refeito-apos-um-ano
Foto: Reprodução
O risco de um falso negativo é muito baixo, mas, se o paciente ainda
tem dúvida do resultado, o teste pode ser repetido após 30 dias
Saber de maneira precoce que foi contaminado com o vírus HIV pode aumentar a expectativa de vida de um soropositivo, para obter uma qualidade de vida mesmo sendo soropositivo, é importante seguir à risca as recomendações do médico
 
Algumas pessoas não sabem, mas mulheres que têm o vírus do HIV tem 99% de chance de ter um filho saudável, desde que tome os devidos cuidados e siga as orientações do médico antes e depois do nascimento do bebê.
 
O diagnóstico do HIV se dá através da coleta de sangue, sendo que o resultado pode sair tanto de forma rápida mediante uma picada no dedo, quanto em algumas horas mais demorada em exames laboratoriais.  Os exames são feitos de forma anônima protegendo a identidade do paciente.
 
Quando devo repetir o exame do HIV?
Normalmente o resultado do reagente para o vírus do HIV é definitivo, o primeiro exame deve ser feito 30 dias após a exposição ao risco de contaminação, esse tempo deve ser respeitado por causa da janela imunológica. O risco de um falso negativo é muito baixo, mas, se o paciente ainda tem dúvida do resultado, o teste pode ser repetido após 30 dias.
 
Caso o paciente tenha certeza que foi exposto a uma situação de risco, como por exemplo, sexo desprotegido com pessoa contaminada ou a camisinha furou na hora do ato sexual, o exame pode ser repetido duas vez, a primeira vez após 3 meses, caso o resultado dê negativo, pode-se repetir novamente o exame após 6 meses, dessa forma é descartado um dos raros casos de conversão tardia.
 
É importante deixar claro que se o primeiro exame der negativo os risco de contaminação com o vírus é muito baixo. A repetição do exame é indicada por haver casos raros de conversão tardia ou casos de falso negativo.
 
Clickgratis

Tudo sobre Diabetes: cuidados, dicas e sintomas da doença

tudo-sobre-diabetes
Foto: Reprodução
 Quando o diabetes está descontrolado, é possível que se forme
um inchaço na retina
Em se tratando de saúde, algo frequentemente observado é o fato de algumas doenças acabarem desencadeando complicações também em outras áreas, tornando até mesmo inviável o tratamento em determinados casos, dependendo do estágio e força vital do paciente
 
Um dos casos mais recorrentes nesse sentido é o da diabetes, que pode acabar ocasionando doenças relacionadas à visão, na sequência você poderá entender um pouco mais sobre essa doença tão temida.
 
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, somente na capital paulista, 80% dos tratamentos realizados para doença da retina são causados pelo diabetes não tratado.
 
A retina é o tecido presente no olhos, ele é responsável pela formação de imagens e objetos visualizados e, no caso de diabetes mal tratados, pode acabar sofrendo alterações que, inclusive, podem levar um individuo à cegueira temporária ou permanente. Quando o diabetes está descontrolado, é possível que se forme um inchaço na retina. Essa é uma doença silenciosa a tal ponto que o paciente portador de diabetes não sente nenhum tipo de dor e começa a perceber que tem algo errado apenas quando começa a sentir dificuldade ao enxergar.
 
Assim como outras doenças degenerativas da visão como o glaucoma, a retinopatia é uma das principais causa de cegueiras no mundo. De acordo com os especialista no caso, mesmo após o paciente fazer cirurgia e tratamento contra a doença ela pode acabar voltando e de maneira ainda mais agressiva, caso o paciente com diabetes não controle sua taxa de glicemia e adote um estilo de vida com hábitos saudáveis. O inchaço da retina as vezes pode ser curado apenas com um controle rigoroso da dieta combinado com um tratamento à base de injeções intraoculares.
 
Algo muito importante é que o diabético mantenha a sua medicação em dia, além, é claro, de ter uma rotina diária de exercícios físicos e horário de alimentação regulado. Pacientes com diabetes devem eliminar de suas dietas os excesso de doces refrigerantes, frituras e gorduras de origem animal, além de cigarro e bebidas alcoólicas. O paciente com diabetes deve também diminuir a quantidade de sal ingerido, em linhas gerais, o ideal é consumir apenas alimentos diet.
 
O diagnostico para retinopatia pode ser detectado com um exame oftalmológico de fundo de olho, conhecido como mapeamento da retina, além desse mapeamento o paciente pode ser submetido a  tomografia de coerência ótica, e/ou ao exame angiofluoresceinografia da retina.
 
Tratamento para a retinopatia em diabéticos
O tratamento da doença é realizado através de injeções intraoculares com medicamentos tais como anti-inflamatórios, e agentes anti-VEGF, além de aplicações de laser e, nos casos mais graves, cirurgias.
 
Controle da Retinoplastia em diabéticos
Para ter um certo tipo de controle sobre a doença o ideal é que o exame de fundo do olho seja realizado assim que o paciente recebe o diagnostico de diabetes e que este adote uma rotina anual de visitar um oftalmologista, além, é claro, de manter controlado o nível de glicemias para evitar outros tipos de doenças.

Clickgratis

Casos de Câncer no Brasil podem aumentar em 2014: Conheça os riscos

casos-de-cancer-poedem-aumentar-em-2014
Foto: Reprodução
Dentre as doenças existentes na atualidade, uma que preocupa de longa data é, sabidamente, o Câncer que, ao longo do tempo, tem feito inúmeras vítimas fatais, uma vez que ainda não existe um procedimento 100% eficaz na cura da mesma
 
De acordo com uma estimativa que foi divulgada pelo Ministério da Saúde em novembro do ano passado, a previsão é que em 2014 o Brasil possam ser registrados cerca de de 576.580 mil novos casos de câncer, sendo que desse número, 52% deverão ser homens. O numero de homens com câncer pode ser maior pelo fato deles estarem mais tempo expostos a situações de risco, como tabagismo, má alimentação e abuso de bebidas alcoólicas.
 
Entre as mulheres, os maiores índices de câncer são os de mama que podem chegar a 57.120 registros da doença, enquanto que nos homens, 68.800 serão relacionadas à próstata. O câncer de pele tende a ser o que mais afetará ambos os sexos podendo chegar ao índice de 182 mil pessoas.
 
De acordo com o levantamento, os casos de câncer no cólon e reto devem chegar ao numero de 15.70 mil homens e 17.530 mulheres. O ministro da saúde Alexandre Padilha disse que poderá haver uma politica especifica para esse tipo de câncer, devido aos exorbitantes números estimados.
 
No caso do câncer de pulmão os números de novos casos poderão chegar a 20 mil, mas, de acordo com a pesquisa, o numero de câncer de pulmão nos homens pode cair, assim como as mulheres com câncer de colo de útero.
 
No caso do câncer de pulmão. a queda nos números pode ter uma ligação com as campanhas contra o tabaco, mostrando assim a importância da prevenção abordada nas campanhas. Já em se tratando do câncer do colo do útero, a queda poderá ter uma relação maior com a expansão do exame de Papanicolau e com o tratamento que as mulheres fazem após o exame, evitando o desenvolvimento do câncer.
 
A maioria dos casos de câncer podem ser registrados no sudeste do país, onde a doença deverá atingir cerca de 299.730, em segundo lugar deverá surgir o sul com 116.330 pessoas atingidas, em terceiro lugar o nordeste com estimativa de 99.060 casos, em quarto o centro-oeste com 41.440 casos e por fim a região norte, com o numero que poderá chegar a 20 mil casos.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, as causas para o aumento nas estimativas de vítimas do Câncer, pode estar relacionado ao envelhecimento da população, tanto quanto aos maus hábitos alimentares, cada vez mais comuns em meio à população.

Clickgratis

Coreia do Sul bloqueia 3 províncias para conter gripe aviária

As autoridades da Coreia do Sul impuseram a partir desta segunda-feira um bloqueio de 12 horas em todas as fazendas de aves de três províncias do país para conter a propagação da gripe aviária depois que foram detectados vários casos
 
A medida, que entrou em vigor as 6h (horário local, 19h de Brasília de domingo), proíbe o movimento ou transferência de qualquer animal, veículo ou pessoas de todas as fazendas ao mesmo tempo que ativa a inspeção e esterilização das fontes de infecção.
 
A medida foi imposta horas depois que neste domingo foi detectado um novo caso de gripe aviária em uma fazenda de patos a apenas 80 quilômetros da capital sul-coreana.
 
O primeiro caso de influenza aviário foi detectado no país no dia 16 de janeiro em uma fazenda do condado de Gochan, a cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Seul, e desde então foram identificados focos em um total de 17 granjas, enquanto as autoridades realizam análise em outras 22.
 
Até o momento 640 mil aves, a maioria patos, foram sacrificadas no país como medida preventiva e se espera que outras 810 mil sejam eliminadas nas próximas horas.
 
As autoridades sul-coreanas informaram que a cepa H5N8 com a qual foram infectadas as aves não representa uma ameaça imediata para os humanos, como ocorre com o resto das de gripe aviária.
 
EFE / R7

Doador de medula óssea deve ter cadastro atualizado

Eduardo Enomoto/R7
Quem tem uma vida saudável e não apresenta nenhum fator de
 risco também deve prestar atenção em seu preparo físico
Médica explica que exames ajudam a identificar a limitação de cada pessoa 
 
Com a chegada do verão, homens e mulheres não perdem tempo e correm para a academia para eliminar as gordurinhas indesejadas. Mas, antes de começar a malhação a todo o vapor, é preciso ter alguns cuidados com a saúde. A avaliação médica pode ser muito importante antes de iniciar uma rotina de exercícios, alerta a professora Cláudia Forjaz, da Escola de Educação Física e Esporte da USP (Universidade de São Paulo).
 
 — O teste ergométrico é recomendado para avaliar o nível de aptidão física da pessoa e para prescrever o exercício físico. Ele ajuda a identificar as limitações de cada um, principalmente, para quem tem problemas cardíacos, ou seja, apresentam alterações na função cardíaca. Para os pacientes cardiopatas, o teste é obrigatório antes de se iniciar um programa de treinamento físico, pois ele permite avaliar os limites de segurança, acima dos quais os riscos à sua saúde aumentam. No entanto, se a pessoa não tiver alterações, significa que mesmo sendo cardiopata, o exercício poderá ser executado.
 
A recomendação também serve para obesos, portadores de diabetes, hipertensão, colesterol alto e tabagismo. Por esses quadros potencializarem as chances de ter algum tipo de doença cardíaca, o teste ergométrico tem o objetivo de identificar, de forma ampla, alguma alteração na frequência cardíaca, pressão arterial e no eletrocardiograma, durante e após o esforço física.
 
— Pessoas com algum desses fatores de risco que queiram praticar atividades um pouco mais intensas devem fazer antes uma avaliação médica. Assim, se elas tiverem um problema cardíaco, o teste pode detectar ajudando numa prescrição mais segura e evitando acometimentos. Porém, se ele não tiver um problema cardíaco, o teste pode ajudar numa prescrição mais precisa. No entanto, se ela não fizer o teste, ela terá uma prescrição menos precisa.
 
Quem tem uma vida saudável e não apresenta nenhum fator de risco também deve prestar atenção em seu preparo físico. Segundo o presidente Gilberto José Bertevello, presidente do Sindicato das Academias de São Paulo, as academias realizam uma avaliação física, como forma de identificar o grau do condicionamento físico (fraco ou forte) e sedentarismo de cada um.
 
— Esse procedimento ajuda na prescrição da rotina de exercícios e na dosagem de sua intensidade.
 
No entanto, não existem maneiras de se fazer essa avaliação e não há uma rotina pré-estabelecida do que é mais adequado ou ideal.
 
Cuidado
Durante a prática dos exercícios, a professora Cláudia diz que sintomas, como aperto no peito, falta de ar, tontura, desmaios e cansaço muito forte não devem ser ignorados.
 
— Nosso corpo foi feito para não sentir nada. Se você sente, é porque algo não está bem. E se não está, é preciso investigar e descobrir o que é. Às vezes, esses sinais podem indicar algum problema no coração que a pessoa desconhece.
 
Os exercícios físicos só podem ser retomados após a avaliação e liberação do médico, avisa a especialista.
 
Mal súbito
Recentemente, houve casos de jovens que morreram de mal súbito. De acordo com a professora Cláudia, o mal súbito — quando alguém tem um problema cardiovascular e desfalece de uma hora para outra — é normalmente causado por um AVC (acidente vascular cerebral) ou parada cardíaca.
 
 — Estes eventos normalmente ocorrem em pessoas que têm alguma doença cardíaca. Assim, quando o cardiopata pratica algum exercício físico inadequado - intenso demais para sua condição, as chances de acontecer um evento cardiovascular — parada cardíaca, infarto ou AVC — são maiores.
 
No entanto, algumas pessoas podem não ter o diagnóstico de cardiopatia, mas ter a doença subclínica, ou seja, presente no organismo, mas ainda não identificada.
 
Ainda de acordo com a professora de educação física, o uso de anabolizantes e drogas, como a cocaína, também podem levar a problemas cardíacos e ao mal súbito.
 
— O uso de droga perante um estímulo do exercício físico aumenta o risco de uma parada cardíaca.
 
Preparação das academias
Bertevello explica que “ninguém ou nenhuma empresa está preparada para enfrentar uma situação que envolva morte súbita”.
 
 — As academias estão sempre prontas para fazer o pronto-socorro de qualquer mal estar que possa ocorrer com os seus clientes, assim como as escolas, cinemas e shopping centers. A preocupação em evitar consequências nefastas é grande, pois pode causar a morte do seu empreendimento. Ninguém quer isso.
 
 O presidente ainda explica que as noções de pronto-socorro e a atenção redobrada nas atividades físicas dos seus clientes são ensinadas durante a formação do profissional de educação de física. 
 
R7

Inca atualiza banco de dados para facilitar encontro de doadores de medula óssea

Doador de medula óssea deve ter cadastro atualizado
Atualização é feita entre hemocentros e instituições responsáveis pelos cadastros
 
O Cemo(Centro de Transplante de Medula Óssea) do Inca (Instituto Nacional de Câncer)  está atualizando o banco de dados do Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), para facilitar o encontro dos doadores. Segundo o diretor do Cemo, Luis Fernando Bouzas, também coordenador do Redome  e do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea, a atualização é feita em conjunto com os hemocentros e as instituições responsáveis pelos cadastros.

De acordo com o médico, ao fazer a inscrição, muitas pessoas dão informações imprecisas sobre telefone, Código de Endereçamento Postal (CEP) e até sobre a  cidade onde moram.
 
— E, quando vamos buscar esse doador na hora da seleção definitiva, isto é, na hora em que precisamos fazer o transplante, muitas vezes, o dado não está completo e fica difícil encontrar o doador. Acha-se o doador no sistema, acha-se a característica genética dele, mas o endereço está incompleto.
 
Por isso, é preciso fazer bem o cadastro no Redome, com as informações corretas, para que o doador seja encontrado com facilidade.
 
Bouzas explicou que, para a doação voluntária, é preciso estar em bom estado de saúde.
 
— O doador não pode correr nenhum risco.
 
Para fazer parte do cadastro, a pessoa deve ter de 18 anos a 55 anos e não sofrer doenças infecciosas, sanguíneas ou câncer.
 
— Porque  são doenças que podem ser transmitidas por meio do transplante.
 
HIV, hepatite, sífilis, mal de Chagas e malária estão entre as doenças transmitidas pelo sangue que impedem uma pessoa de se tornar doadora de medula óssea.
 
— São fatores limitantes para a doação de medula.
 
Durante a gravidez, as mulheres não podem fazer a doação — é preciso esperar o bebê nascer. Outra exemplo de situação que impede a pessoa de ser doadora é a de alguém que se cadastrou aos 45 anos e, dez anos depois, ao ser selecionada, descobriu que está com câncer de próstata, doença cardiovascular ou diabetes descontrolado, disse Bouzas.  A seleção de doadores segue regras internacionais.
 
R7

Volta às aulas: nutricionista ensina a montar lancheira saudável e nutritiva

Em qualquer idade, devem ser evitados alimentos que prejudicam
 a saúde das crianças
Apesar dos produtos industrializados serem práticos, a saúde está em primeiro lugar
 
As aulas escolares voltam para muitas crianças nesta segunda-feira (27), mas muitas mães têm dificuldades de como montar uma lancheira nutritiva e saudável.
 
De acordo com a nutricionista Fátima Miquelim, com planejamento e um pouco de vontade, a lancheira pode sim ser turbinada e nutritiva.
 
Além de explicar quais são os produtos que não podem faltar na lancheira, a profissional dá dicas sobre como higienizar e armazenar os alimentos.

Veja abaixo as sugestões da nutricionista:
 
1. Escolha da lancheira: o melhor é adquirir uma lancheira térmica que conserva mais os alimentos, o que dará mais segurança para que nada se estrague, principalmente em dias mais quentes. 
 
2. Embale as frutas e os lanchinhos em papel alumínio, use também potinhos e saquinhos próprios para alimentos. O suco de fruta natural deve ser feito um pouco antes de preparar a lancheira e colocado em garrafa térmica bem fechada.
 
3. Limpeza e higienização: a lancheira deve ser limpa diariamente para retirar todos os resíduos de alimentos. Use uma esponja macia com água e detergente neutro. Uma vez por semana, lave a lancheira utilizando um pouco de água com água sanitária para higienizar.

4. Horário de preparar a lancheira: um pouco antes de levar a criança para a escola. Não sendo possível, no dia anterior, prepare a porção dos alimentos e bebidas deixando-os higienizados e embalados dentro da geladeira, e pela manhã, é só colocá-los na lancheira na hora de sair.
 
5. Escolha dos alimentos: é importante considerar a idade do seu filho na hora de escolher os alimentos. As crianças pequenas precisam de porções menores. Já as menores têm mais opções de alimentos. É indicado utilizar lanchinhos saudáveis, sucos, achocolatados e frutas. Uma lancheira saudável deve ser rica em fibras e nutrientes.
 
6. Alimentos que devem ser evitados: em qualquer idade, devem ser evitados alimentos que prejudicam a saúde das crianças. Estão vetados: salgadinhos industrializados, guloseimas, salgados fritos e gordurosos, bolachas recheadas, chocolates em excesso e refrigerantes.

R7

Casca de banana clareia os dentes? Veja os mitos e verdades da saúde bucal



A boca pode ser a porte de entrada para diversas doenças e preveni-las é a
melhor forma de deixar sua saúde bucal em dia. Mas muitas pessoas tem dúvidas
sobre o que fazer em determinadas situações. Para esclarecer as principais dúvidas, o R7 ouviu a dentista Juliana Thompson *Colaborou: Luiz Sanfins, estagiário do R7A dentista Juliana Thompson responde as principais dúvidas sobre saúde bucal
 
A boca pode ser a porte de entrada para diversas doenças e preveni-las é a melhor forma de deixar sua saúde bucal em dia. Mas muitas pessoas tem dúvidas sobre o que fazer em determinadas situações. Para esclarecer as principais dúvidas, o R7 ouviu a dentista Juliana Thompson.
 
 1- Casca de banana clareia os dentes?
Mito.
Muitas maneiras alternativas de clarear os dentes aparecem na internet, porém a maioria é falsa. Para clarear os dentes, a melhor maneira é consultar seu dentista.
 
2- Mau hálito é problema de estômago?
Mito.
O mau hálito pode ter origem local (na boca), sistêmica, ou ainda os dois fatores associados, o que é mais provável. Vale lembrar que problemas estomacais (como gastrite, úlcera...) não provocam mau hálito. Em geral, o problema é  decorrente de higiene oral mal feita ou infecção nas vias aéreas superiores.
 
3- A mulher perde cálcio dos dentes durante a gestação, o que pode enfraquecê-los ou até provocar o aparecimento de novas cáries?
Mito.
Os dentes não participam da captação de cálcio que o organismo faz durante a gestação e sim dos alimentos ingeridos pela gestante.
 
4- Não tenho nenhuma dor nos dentes. Mesmo assim devo ir ao dentista?
Sim.
A ausência de dor, infelizmente, não significa ausência de problemas bucais. A doença periodontal, por exemplo, que é a inflamação gengival não costuma doer, a não ser em casos já avançados.

As cáries no início também não doem, mais sua evolução pode causar muita dor, além de tratamentos mais complexos para o restabelecimento da normalidade nesse dente.
 
5- Bebês que ainda não possuem dentes não precisam fazer higiene oral?
Mesmo sem dentes, é importante que os pais façam limpeza da gengiva e região com uma gaze umedecida. Uma consulta com o odontopediatra é muito importante nessa fase, já que o profissional pode orientar os pais quanto a dieta e higiene do bebê e verificar problemas que podem aumentar quando os dentes aparecerem.
 
6- Já que vão cair, os dentes de leite precisam ser tratados?
Os dentes de leite precisam sim de tratamento, pois servem de guia para o permanente. Sua perda precoce pode causar falta de espaço para erupção dos permanentes, levando a apinhamentos (quando um dente nasce atrás ou na frente do outro). Cáries extensas ou inflamações no canal podem causar “defeitos” nos dentes permanentes que estão se formando abaixo dos mesmos, como, manchas, má formação do esmalte dental, entre outros problemas.
 
7- O uso de implantes ou próteses totais (dentadura) necessitam de controle periódico no dentista?
Sim. Os implantes precisam da mesma manutenção gengival e descontaminação semestral dos dentes. Pacientes com próteses também devem fazer visitas regulares para avaliação dos tecidos moles (gengiva, bochecha...) e adaptação da mesma.
 
8- Todos temos que remover os sisos, antes mesmo que eles nasçam?
Não necessariamente.
Eles devem ser removidos apenas quando for detectada a ausência de espaço para eles ou se o seu nascimento implicar em mal posicionamento dos demais elementos.
 
9- Quanto mais dura as cerdas da escova melhor?
Mito.
A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca. Deve também apresentar todas as cerdas da mesma altura para uma completa massagem dos dentes e gengiva, além, é claro, de ser macia.
 
10- Se o dente de leite do meu filho não cair sozinho, devo me preocupar com ele?
Errado.
Os dentes de leite são temporários e servem como guia para a erupção dos permanentes. Sua permanência além do necessário pode fazer com que o dente permanente nasça fora de sua posição habitual.
 
11- É verdade que o clareamento enfraquece os dentes? 
Mito.
O processo de clareamento atua retirando as partículas que colorem o dente sem provocar qualquer tipo de desgaste ou dano à estrutura dentária, é claro que qualquer procedimento de clareamento deve ser acompanhado e indicado por um cirurgião-dentista.
 
R7

Prefeitura de Mondaí - SC realiza concurso público

A Prefeitura de Mondaí, no estado de Santa Catarina, lançou o edital de concurso público n° 002/2014, destinado ao provimento de vagas em cargos e cadastro reserva de níveis alfabetizado e  superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 11.207,52, por jornadas de trabalho de 40 horas semanais. 
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Médico Clínico Geral, Operador de Máquinas Leves, Agente Fiscal  e Contador. 
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até 21 de fevereiro de 2014, nas dependências da Prefeitura Municipal de Mondaí – SC, no setor de Recursos Humanos, na Avenida Lajú, nº. 420. A taxa de inscrição é de R$ 30 ou R$ 100, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Resultados
As provas serão aplicadas a todos os candidatos na data prevista de 1º de março de 2014, nas dependências da Escola Elizabeth Ramminger, situada na Rua Antas, nº 557, Bairro Antas, na cidade de Mondaí-SC. Também haverá prova de títulos e prova prática.
 
O resultado final deverá ser anunciado provavelmente no dia 14 de março de 2014. 
Maiores informações: www.ameosc.org.br.

Concurso Prefeitura de Alegrete - RS

A Prefeitura de Alegrete, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Objetiva Concursos Ltda, publicou edital n° 02/2014 de concurso público, para o preenchimento de 45 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 10.131,75, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Arquiteto, Atendente, Atendentes de Serviços de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Biblioteconomista, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Especialista Em Educação – Orientador Educacional, Especialista Em Educação – Supervisor Escolar, Fiscal Ambiental, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Gari, Geógrafo, Geólogo, Inspetor Tributário, Jardineiro, Médico, Professor I e II, Servente, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Topógrafo, Zelador e Zootecnista.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até 09 de fevereiro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva, para todos os cargo, será aplicada provavelmente em 23 de março de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 25 de fevereiro de 2014.

O concurso terá validade de até dois anos a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, no interesse da administração.

Prefeitura de São Bento (MA) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Bento, no Estado do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Saúde, abre processo seletivo para o preenchimento de 47 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições serão efetuadas do dia 03 a 14 de fevereiro de 2014, nos horários das 08 às 12h e das 14 às 18h, de segunda a sexta feira na Escola Municipal Condessa Pereira Carneiro, situada à Rua Professor Tito Soares, s/n, centro, São Bento/MA.
 
O edital poderá ser consultado ou adquirido no endereço e horários acima indicados.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial da União, de 24 de janeiro de 2014, pág. 217.

Prefeitura de Aracruz - ES abre vagas de processo seletivo

A Prefeitura de Aracruz, estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o edital nº. 001/2014, de processo seletivo, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público do município. Os salários são de até R$ 10.394,86.
 
São oferecidas 52 vagas para Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Enfermeiro Auditor, Fiscal de Vigilância Sanitária de Nível Superior, Médico Auditor, Médico da Família e Comunidade e Médico em várias especialidades. 
 
As inscrições serão realizadas nos dias 03 e 04 de fevereiro, no horário de 9 às 17 horas, no prédio do polo UAB, localizado na rua General Aristides Guaraná, nº 23, Centro. As inscrições também poderão ser feitas via correios.
 
O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira, a comprovação dos requisitos e pré-requisitos exigidos para o cargo pleiteado, e a segunda etapa, a pontuação de títulos.
 
Após o encerramento da apuração e planilhamento da pontuação de títulos, a Comissão divulgará no quadro de avisos da SEMSA e no endereço eletrônico (www.pma.es.gov.br), a relação dos candidatos classificados. 

Concurso UFMT 2014

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital n° 4, de 22 de janeiro de 2014 de concurso público, destinado ao provimento de 11 vagas ao cargo de Professor. Os vencimentos podem chegar a R$ 8.422,77.

Interessados, deverão se inscrever no período entre 10 e 24 de fevereiro de 2014 por meio do site ww.ufmt.br. O valor da taxa de inscrição R$ 150,00.
 
O certame será realizado por meio de prova escrita, prova didática e avaliação de títulos.
 
As provas escrita, didática e a avaliação de títulos, serão realizadas na cidade de Cuiabá, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso, situado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n.º 2367 - Boa Esperança, em local a ser definido e divulgado no site www.ufmt.br.
 
A prova escrita está prevista para 24 de março 2014, em locais e horários a serem divulgados no site ww.ufmt.br, a partir do dia 14 de março de 2014. Já a prova didática será realizada na data provável de 27 de março de 2014.
 
O resultado final será divulgado no site www.ufmt.br, a partir do dia 02 de abril de 2014.

O concurso público será válido por 01 ano, contado a partir da data da publicação do edital de homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, a critério da UFMT, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 24 de janeiro de 2014, pág. 32 a 36.

Concurso Prefeitura de São Joaquim - SC

A Prefeitura de São Joaquim, Estado de Santa Catarina, através da empresa Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos, lançou editais de concurso público e processo seletivo n° 001/2014, destinado ao provimento de 160 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, sendo 47 para o processo seletivo e 113 para o concurso público.

As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 5.037,16 em carga horária de 10 a 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para as funções de Agente de Serviços gerais, Merendeira, Agente de Combate a Endemias, Arquiteto, Assistente Social, Assistente Técnico Pedagógico, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Borracheiro, Calceteiro, Chapeador, Eletricista, Encanador, Engenheiro Civil, Mecânico, Motorista, Motorista de Transporte Escolar, Museólogo, Operador Máquinas, Pedreiro, Pintor, Professor, Psicólogo, Telefonista, Torneiro Mecânico, Vigia, Médico e demais cargos.

Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço
www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 10 de fevereiro de 2014.

Taxas
- Nível Fundamental - R$ 30,00;
- Ensino Médio/Técnico - R$ 40,00;
- Nível Superior - R$ 50,00.

Provas
As provas serão aplicadas, provavelmente, no dia 23 de fevereiro de 2014, na cidade de São Joaquim - SC, com duração máxima de 3h (três horas), incluso o tempo para preenchimento da Folha de Respostas. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas, caso haja alterações, serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site do Município www.saojoaquimonline.com.br e no site www.noroesteconcursos.com.br.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período. Já a  validade do processo seletivo será de 1 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso IFNMG 2014

Publicado edital nº. 8, de 21 de janeiro de 2014, para a realização de concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. O certame está oferecendo 28 vagas para o cargo de professor na áreas de Administração, Agronomia, Matemática, Biologia Geral, Ciência da Computação, Educação, Engenharia Civil, Geografia, História, Engenharia Agrícola, Letras, Química e Sociologia. Os aprovados receberão salários de até R$ 8.049,77 mais Auxílio-Alimentação, estipulado em R$ 373,00  e Auxílio Pré-Escolar, estipulado em R$ 89,00 para dependentes com idade inferior a 06 anos.
 
Às pessoas portadoras de deficiência serão reservadas 5% das vagas por cargo/áreas previstos neste certame, observada a exigência da compatibilidade entre a deficiência e as atribuições do cargo, a ser aferida em perícia médica oficial quando dos exames pré-admissionais.
 
As inscrições, no valor de R$ 200,00, serão realizadas exclusivamente via internet, no site www.gestaodeconcursos.com.br, entre 29 de janeiro até as 23h59min do dia 21 de fevereiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília-DF.
 
No ato da inscrição o candidato deverá especificar o município onde prestará a Prova Objetiva de Múltipla Escolha, Januária-MG, Montes Claros-MG ou Salinas-MG, vedada alteração posterior.
 
A seleção será constituída de prova objetiva, desempenho didático e títulos.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 23 de março de 2014, em locais e horários que serão divulgados no ato da homologação das inscrições. O gabarito da prova objetiva será disponibilizado a partir das 16h do dia 24 de março de 2014, no site www.gestaodeconcursos.com.br.
 
A prova de desempenho didático será realizada a partir do dia 26 de abril de 2014, na cidade de Montes Claros-MG, em local a ser divulgado nos sites www.ifnmg.edu.br e www.gestaodeconcursos.com.br.
 
Os títulos a serem avaliados deverão ser entregues, devidamente autenticados, no dia no mesmo dia e horário do sorteio do tema e do horário da prova de desempenho didático.
 
O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contado da data da homologação publicada no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do IFNMG.
 
O edital encontra-se publicado no site www.gestaodeconcursos.com.br.

Concurso Prefeitura de Almino Afonso - RN

A Prefeitura de Almino Afonso, no estado do Rio Grande do Norte, através da empresa CONPASS – Concursos Públicos e Assessorias EIRELI, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de ocupar 77 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os salários variam de R$ 730,00 a R$ 1.695,00, em carga horária de 24 horas plantão para o cargo de médico e 30 horas semanais para os demais cargos.
 
As oportunidades são para os cargos de Enfermeiro, Assistente Social, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Médico Generalista (Plantonista), Orientador de Práticas Pedagógicas, Pedagogo, Assistente Pedagógico, Professor Pedagogo, Professor de Educação Física, Maestro, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Saneamento Básico (Agente de Fiscalização Ambiental e Sanitária), Fiscal de Obras, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife, Digitador, Assistente Administrativo, Auxiliar de Secretaria Escolar, Motorista, Merendeira, Zeladora, Auxiliar de Serviços Diversos – ASD, Vigia e Coveiro.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, através do site www.conpass.com.br, no período de 03 de fevereiro a 13 de março de 2014, através do site www.conpass.com.br. As taxas variam de R$ 28,00 a R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 13 de abril de 2014, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela Comissão Geral do Concurso através do Cartão de Inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de Almino Afonso e no site: www.conpass.com.br.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 14 de abril de 2014.
 
O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Rolim de Moura (RO) abre vagas

A Prefeitura de Rolim de Moura, em Rondônia, publicou edital de chamamento público nº. 001/2014, visando a contratação temporária de 06 profissionais Médicos, na especialidade Clínico Geral, pelo período determinado de 06 meses, podendo haver prorrogação do contrato até o encerramento do ano letivo, desde que computado todo o período do contrato este não exceda ao prazo máximo de um ano.
 
A remuneração pode chegar a R$ 6.474,29, por carga horária de 40 horas semanais. Do total de vagas, 5%  são reservadas aos candidatos inscritos na condição de portador de necessidade especial.
 
Inscrição
As inscrições poderão ser realizadas nos 27 e 28 de janeiro de 2014, das 07h30 às 13h30, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Natal, 5562, Planalto.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • 01 cópia Diploma do curso de Licenciatura Plena na área específica;
  • 01 cópia documento de identificação (RG);
  • 01 cópia do CPF;
  • 01 cópia da Carteira do Conselho atinente a classe;
  • 01 cópia do Título de eleitor com comprovante da última votação;
  • Comprovante de residência atualizado (contas de água, luz ou telefone fixo);
  • Curriculum Vitae comprovado com foto, telefone de contato e endereço eletrônico, acompanhado de documentos comprobatórios de titulação, experiência profissional, que será lacrado no ato da entrega com protocolo de recebimento da inscrição para o candidato.
Prova
A seleção será realizada através de análise de curriculum vitae, títulos e entrevista.
 
A análise de currículos e títulos será feita pela comissão designada para esse fim, a partir do dia 29 de janeiro de 2014. A nota da análise de títulos será divulgada provavelmente no dia 30 de janeiro de 2014.
 
A entrevista está prevista para 06 de fevereiro de 2014.
 
A classificação final será divulgada em ordem decrescente de notas por cargo, a partir do dia 11 de fevereiro de 2014, e será publicado no mural de publicações da Prefeitura de Rolim de Moura, situada na Av João Pessoa nº 4478, Centro – RO e no site www.rolimdemoura.ro.gov.br.
 
O contrato será válido por prazo determinado de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 24 de janeiro de 2014, pág. 37 a  41

Prefeitura de Recreio - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Recreio, no estado de Minas Gerais, lançou extrato de processo seletivo nº. 003/2014, destinado à contratação temporária de 17 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Os salários podem chegar a R$ 7.563,29 por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos: (01) Arquiteto, (15) Executor de Serviço Braçal, (CR) Secretaria Municipal de Saúde, (CR) Agente Comunitário de Saúde ESF e (01) Médico PSF. 
 
As inscrições serão recebidas entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2014 na sede da Prefeitura de Recreio, situada à Rua Prefeito José Antônio, 126, Centro, das 13h às 17h.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 24 de janeiro de 2014, pág. 60 e 61.

Concurso Prefeitura de Cachoeirinha - PE

A Prefeitura de Cachoeirinha, Estado do Pernambuco, lançou edital de concurso público n° 001/2014, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste. São distribuídas 78 vagas para profissionais de todos os níveis de ensino, por salários variados entre R$ 724,00 e R$ 5.500,00, em jornadas de 20h, 24h, 30h e 40h semanais.
 
As vagas são para os cargos de Professor, Nutricionista, Psicólogo, Coveiro, Procurador, Operador de Máquinas, Cirurgião Geral, Psicólogo, Biomédico, Nutricionista, Enfermeiro PSF, Odontólogo PSF, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio X, Motorista, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias.
 
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço eletrônico
www.noroesteconcursos.com.br. no período de 27 de janeiro a 27 de fevereiro de 2014, das 08h às 23h59min. A taxa de inscrição para todos os cargos serão de R$ 65,00.
 
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Cachoeirinha – PE, na data prevista de 30 de março de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado na data prevista de 31 de março de 2014.
 
A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Cascavel - PR 2014

A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, publicou edital de concurso público n° 005/2014, para preenchimento de vagas e formação de Cadastro Reserva para o seu quadro de servidores. O concurso oferece 634 vagas, sendo 590 imediatas e 44 para Pessoas com Deficiência, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 13.451,23 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Auxiliar de Manutenção de Instalações, Auxiliar de Manutenção de Veículos, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Topografia, Agente de Apoio, Agente de Segurança Patrimonial, Agente Funerário, Auxiliar em Saúde Bucal e Educador Social Masculino, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Carpinteiro, Monitor de Biblioteca, Administrador, Analista de Tributos, Professor e Médico em diversas áreas.
 
As inscrições serão realizadas via internet, até às 23h59min do dia 05 de fevereiro de 2014, no site www.consulplan.net. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento dos candidatos da CONSULPLAN, localizada na Rua Paraná, nº 5.000, Centro – Cascavel/PR, CEP: 85.810-011, até o dia 05 de fevereiro de 2014, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h30min às 12h00min e de 13h30min às 17h00min.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursivas serão realizadas na cidade Cascavel/PR, com data inicialmente prevista para o dia 23 de março de 2014 (domingo), com duração de 4 (quatro) horas para sua realização, em dois turnos

As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala) e cargo, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis, a partir do dia 17 de março de 2014, no endereço eletrônico da CONSULPLAN (www.consulplan.net), devendo o candidato efetuar a impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.consulplan.net, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira) e no site do Município www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.
 
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Caraguatatuba - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura da Estância Balneária de Caraguatatuba, no estado de São Paulo, divulgou edital nº 01/2014 de processo seletivo, para admissão de Professores da Educação Básica II (Educação Física, Geografia e Inglês), Assistentes Sociais,  Fonoaudiólogas, Psicólogas e Terapeuta Ocupacional.

São ofertadas 44 vagas para profissionais de nível superior, por remuneração de até R$ 1.972,56, por jornada de 30 ou 40 horas semanais de trabalho. O certame será executado por meio da EPTS – Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da Universidade de Taubaté.

As inscrições foram prorrogadas e serão feitas somente via internet, no site www.epts.com.br, até às 24h do dia 06 de fevereiro de 2014, observando-se o horário oficial de Brasília. As taxas variam de R$ 70,00 e R$ 76,00, de acordo com o cargo escolhido.

O certame compreenderá: 1ª etapa – provas objetivas de múltipla escolha; 2ª etapa – prova de Títulos; 3ª etapa – comprovação dos requisitos mínimos e exames médicos, de caráter apenas eliminatório, a ser realizada após a homologação do Processo Seletivo.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no prazo máximo de dois dias antes de sua realização, nos sites www.epts.com.br e www.caraguatatuba.sp.gov.br.

O prazo de validade do certame será de 06 meses, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração, de acordo com o disposto no artigo 37, inciso III, da Constituição Federal.
 
O edital completo está disponível pela internet - www.epts.com.br

Prefeitura de São Francisco do Sul - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, abriu edital de processo seletivo n° 01/2014, através da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, para contratação de pessoal em caráter temporário e formação de cadastro de reserva. O certame oferece 09 vagas para as funções de Médico ESF e  Médico Plantonista UPA, por salários de até R$ 10.345,96.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 05 de fevereiro de 2014, das 08h às 11h30, na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, sito à Praça Dr. Getúlio Vargas, n° 01, Centro.
 
Haverá avaliação de tempo de serviço e dos títulos apresentados, para selecionar os profissionais inscritos.
 
A classificação final dos aprovados será publicada no site www.saofranciscodosul.sc.gov.br e no mural da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, a partir das 14h do dia 07 de fevereiro de 2014.
 
As contratações terão validade de seis meses, podendo por interesse da Administração, os contratos serem prorrogados por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Bauru - SP

A Prefeitura de Bauru, estado de São Paulo, publicou os editais n° 01 e 02/2014, de processo seletivo, para credenciamento de estagiários de nível superior e técnico. O certame será realizado sob a responsabilidade do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE e oferta 05 vagas nas áreas de Administração, Engenharia Civil, Pedagogia, Técnico de Enfermagem e Direito, com bolsa-auxílio de R$ 614,67. 
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial no período de 05 a 14 de fevereiro de 2014, no CIEE, localizado na Rua Virgílio Malta, Centro, Bauru/SP. 
 
A prova objetiva será realizada no município de Bauru, provavelmente no dia 27 de fevereiro de 2014, na UNIESP – Faculdade de Bauru, localizada na Rua Anhanguera, 9-19, Vila das Flores, Bauru/SP.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração Pública.
 
Os editais estão disponíveis no Diário Oficial de Bauru (23/01/14), a partir da página 02. 

Processo Seletivo Prefeitura de Piripiri - PI

A Prefeitura de Piripiri, no estado do Piauí, publicou edital de processo seletivo nº 01/2014, destinado ao preenchimento de 17 vagas e formação de cadastro reserva na área de saúde. As vagas são para Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Nutricionista, Técnico em Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Veterinário e Educador Físico, por remuneração de até R$ 6 mil. 
 
Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 27 de janeiro de 2014, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria de Saúde Municipal, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 496, Fonte dos Matos.
 
O certame constará de análise curricular e entrevista individual e a validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogada por igual período. 

Concurso Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul 2014

A Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul lançou edital de concurso público n° 01/2014, através de provas seletivas de caráter competitivo, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH, para o provimento de empregos em seu Quadro de Empregos.
 
O certame oferece 68 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam de R$ 1.178,45 a R$ 3.375,54, por jornada de trabalho de 40h semanais para todas as funções. As inscrições serão efetuadas somente pela internet, no período de 27 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, através do site www.fdrh.rs.gov.br.
 
As chances são para as funções de Agente de Apoio Operacional - Atendente, Jardineiro, Tratador, Agente Técnico - Técnico nas áreas de: Administração, Análises Clínicas, Físicas e/ou Biológicas, Agrícola, Agropecuário e/ou Florestal, Biologia, Contabilidade, Educação Ambiental, Edificações, Geoprocessamento, Informática, Secretariado, Segurança do Trabalho, Agente de Apoio Administrativo - Auxiliar nas área de: Administrativo, Biologia, Analistas - Administrador, Advogado, Agrônomo, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo e demais funções.
 
O valor da taxa de inscrição será de:
- R$ 137, 19 para os cargos que exigem nível de escolaridade superior;

- R$ 60,17 para os cargos que exigem nível de escolaridade médio e técnico;

- R$ 36,10 para o cargo que exige nível de escolaridade fundamental.
 
As provas serão realizadas na cidade de Porto Alegre, em local, data e horário a serem fixados em edital próprio, no prazo mínimo de 08 (oito) dias de antecedência da data das provas, as quais terão duração de 4 horas.
 
O gabarito divulgado após a Prova Objetiva será um gabarito preliminar, podendo sofrer alterações, por força da análise dos recursos, referentes à troca de alternativa correta ou anulação de questões.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final de cada Concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Conderg de Divinolândia - SP abre vagas para o Samu

A Coordenadoria do Conderg - Samu, no estado de São Paulo, através da empresa Viclam Comércio e Treinamento Ltda, abriu edital n° 01/2014 de processo seletivo, para preenchimento de vagas e cadastro de reserva para as funções de Condutor Socorrista, Enfermeiro Intervencionista, Médico Regulador e Intervencionista em Urgência/Emergência, Técnico de Enfermagem, TARM (Técnico Auxiliar de Regulação Medica) Telefonista, Rádio Operador, Serviços Gerais de Limpeza, Auxiliar Administrativo, Farmacêutico e Técnico em Computação.
 
O certame oferece 20 vagas imediatas, além das separadas para formação de cadastro de reserva, dispondo de oportunidades para todos os níveis escolares, por salários de até R$ 3.000,00.
 
As inscrições deverão ser feitas somente via internet, no site www.conderg.org.br, de 27 de janeiro a 14 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 22,00 e R$ 42,00.

As provas objetivas estão previstas para o dia 09 de março de 2014, sendo que a confirmação das datas e as informações sobre horários e locais para realização das mesmas serão divulgadas, oportunamente, através de Edital de Convocação. Também haverá avaliação de títulos para algumas funções.
 
O Gabarito Oficial deverá ser divulgado em até 03 dias após a realização da prova pelos meios de comunicação.
 
O certame para todos os efeitos tem validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, a qual será publicada no jornal “A Imprensa”, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Palminópolis - GO abre concurso

A Prefeitura de Palminópolis, no estado de Goiás, comunicou através do Diário Oficial do Estado, edição de 24 de janeiro de 2014, que realizará concurso público através do extrato de edital 01/2014.
 
O objetivo é fazer a contratação efetiva de mais servidores para a Administração Pública.
 
O certame vai dispor de 125 vagas de trabalho, distribuídas nas mais diversas áreas profissionais.
 
O extrato avisa apenas que as inscrições estarão abertas de 24 de fevereiro a 07 de março de 2014, na sede da Prefeitura de Palminópolis, localizada à Rua Elpídio de Paula Ribeiro, nº 395, Centro e que mais informações estarão disponíveis futuramente no site da organizadora do concurso (www.personacacaitacao.com.br) e no da Prefeitura (www.palminopolis.go.gov.br)

Prefeitura de João Monlevade – MG abre seleção

A Administração Pública da cidade mineira de João Monlevade está com as inscrições abertas para contratação temporária de seis (06) profissionais de nível fundamental e superior. As chances são para Mecânico, Borracheiro, Operador de Máquinas e Médico do Trabalho.
 
O salário varia de R$ 723,90 a R$ 1.860,35, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
Profissionais qualificados para um dos cargos citados acima já podem se dirigir à sede da Prefeitura de João Monlevade, situada à Rua Geraldo Miranda, nº. 337, Bairro Carneirinhos, para efetivar a sua inscrição, a qual estará disponível de 27 a 31 de janeiro de 2014. O horário do expediente é das 8 às 11h e das 13 às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Importante o candidato ir munido de todos os documentos de identificação e que comprovem experiência no cargo que irá disputar.
 
Os inscritos serão avaliados por uma entrevista, agendada para a provável data de 05 de fevereiro de 2014, na sede da Prefeitura, a partir das 14h, obedecendo a ordem de chegada dos candidatos.  
 
Haverá também Prova Prática para quem disputar as vagas de Mecânico, Borracheiro e Operador de Máquinas, que será realizada provavelmente em 07 de fevereiro de 2014, às 8h, na Secretaria Municipal de Obras.
 
A lista com o nome dos futuros contratados se tornará pública em 14 de fevereiro de 2014, pelo site www.pmjm.mg.gov.br.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo é de (01) um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Endometriose pode reduzir a fertilidade

Endometriose pode reduzir a fertilidade Szekeres Szabolcs/Deposit Photos
Cirurgia laparoscópica é uma das alternativas para acabar
com as dores
Doença acomete 1/10 das mulheres no país e gera processo inflamatório no organismo
 
Uma das principais queixas femininas no período do ciclo menstrual são as cólicas. Normalmente, essas dores melhoram com medidas caseiras e a ingestão de alguns medicamentos. Porém, quando associadas a crises de diarreia e desconforto na região pélvica e até mesmo na relação sexual, são decorrentes da endometriose.
 
A doença, que atinge 10% das brasileiras na idade reprodutiva, é ocasionada por uma afecção inflamatória provocada pelas células do endométrio, a mucosa que reveste a cavidade uterina a cada mês durante o período fértil para abrigar o embrião. Quando a fecundação não ocorre, essas células são expelidas durante a menstruação.
 
— Algumas dessas células não são expelidas corretamente, pois mudam seu percurso e caem nos ovários, chegando à cavidade abdominal. Com isso, elas se grudam em órgãos como bexiga, ovário, intestino e vagina— descreve o ginecologista Joji Ueno.
 
Ao ficarem instaladas em outros órgãos, desencadeiam um processo inflamatório dentro do organismo. As partes do endométrio localizadas na área de fora do útero acabam acarretando em sangramentos irregulares, além de causar muita dor. Se as células migrarem e se alojarem nas trompas podem levar à diminuição da fertilidade. Isto significa que as chances de engravidar naturalmente são reduzidas, e não que a mulher se tornará infértil.
 
— Um dos tratamentos indicados para reverter o processo é a cirurgia laparoscópica, mas este é um procedimento que deve ser realizado mediante a gravidade da doença. Outro recurso é o uso de medicamentos que suspendem a menstruação como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos, para impedir ou auxiliar a protelar a endometriose. O importante é que no aparecimento de dores intensas a mulher procure um especialista o quanto antes para tratar o problema— finaliza o médico.
 
Zero Hora

Prática de exercícios físicos no verão requer cuidados especiais

Prática de exercícios físicos no verão requer cuidados especiais Sxc/Divulgação
Foto: Divulgação
Corrida na areia ajuda a fortalecer a musculatura e estabilizar
 o corpo
Veja algumas dicas para aproveitar sem sofrer prejuízos com o calor
 
A chegada do verão incentiva muitas pessoas a praticar exercícios. Porém, começar uma atividade física sem o preparo adequado pode trazer uma série de problemas. Distensões, contraturas e outras dores musculares, além de queimaduras, insolação e desidratação decorrentes da excessiva exposição ao sol são as adversidades mais comuns.
 
O ortopedista e médico do esporte Marco Antonio Ambrósio lembra algumas precauções que devem ser tomadas nessa época do ano. Dentre eles, a escolha de roupas e tênis confortáveis, bem como o uso de bonés, óculos escuros e protetor solar ajudam a afastar o calor e proteger contra os raios ultravioleta. É importante estar atento à hidratação, já que com as temperaturas elevadas o organismo perde mais água e sais minerais.
 
Outra dica é optar pelos melhores horários para o treino ao longo do dia. O mais indicado é se exercitar nos períodos da manhã e da noite, pois a poluição e o calor diminuem significativamente. E os novos atletas devem preferir alimentos de fácil digestão, como vegetais, carnes magras e frutas, evitando doces e gorduras.
 
— Uma dieta saudável aliada à atividade física é uma receita infalível para a boa saúde e o bom condicionamento físico — afirma o especialista.
 
Corrida na areia, a queridinha do verão
A combinação férias e praia faz com que muitos atletas adotem a corrida na areia como prática corriqueira. Ambrósio explica que o correto é não fazer o treino na praia com os pés descalços, mas vai depender do tipo de areia.
 
— Se a areia for fofa, não existe contraindicação. Mas na parte mais dura é importante usar um tênis com amortecedor— diz.
 
O ideal é alternar ambos os terrenos. A areia fofa serve como uma resistência extra a ser vencida, já que trabalha uma força específica. Por outro lado, a areia batida não oferece grandes impactos, se comparado ao asfalto, diminuindo o estresse nas articulações.
 
— Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira mar fortalece os músculos que ficam abaixo do joelho. Mesmo que a pessoa não corra, realizar movimentos como saltos, deslocamentos laterais e ziguezagues na areia contribuem para a estabilidade e o fortalecimento do corpo— destaca Ambrósio.
 
Considerar o nível de preparo físico antes de começar e os cuidados com aquecimento antes e alongamento pré e pós-treinos são essenciais.
 
— Quem é sedentário não deve se arriscar em uma corrida na areia fofa, as chances de se lesionar são enormes e a musculatura deve ser previamente trabalhada— pondera o médico.
 
Para quem não descuida do peso, os exercícios feitos na areia fofa são uma ótima alternativa: queimam mais calorias porque o gasto energético para realizar os movimentos é maior. Ou seja: a areia emagrece mais.
 
Zero Hora