Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Casca de banana clareia os dentes? Veja os mitos e verdades da saúde bucal



A boca pode ser a porte de entrada para diversas doenças e preveni-las é a
melhor forma de deixar sua saúde bucal em dia. Mas muitas pessoas tem dúvidas
sobre o que fazer em determinadas situações. Para esclarecer as principais dúvidas, o R7 ouviu a dentista Juliana Thompson *Colaborou: Luiz Sanfins, estagiário do R7A dentista Juliana Thompson responde as principais dúvidas sobre saúde bucal
 
A boca pode ser a porte de entrada para diversas doenças e preveni-las é a melhor forma de deixar sua saúde bucal em dia. Mas muitas pessoas tem dúvidas sobre o que fazer em determinadas situações. Para esclarecer as principais dúvidas, o R7 ouviu a dentista Juliana Thompson.
 
 1- Casca de banana clareia os dentes?
Mito.
Muitas maneiras alternativas de clarear os dentes aparecem na internet, porém a maioria é falsa. Para clarear os dentes, a melhor maneira é consultar seu dentista.
 
2- Mau hálito é problema de estômago?
Mito.
O mau hálito pode ter origem local (na boca), sistêmica, ou ainda os dois fatores associados, o que é mais provável. Vale lembrar que problemas estomacais (como gastrite, úlcera...) não provocam mau hálito. Em geral, o problema é  decorrente de higiene oral mal feita ou infecção nas vias aéreas superiores.
 
3- A mulher perde cálcio dos dentes durante a gestação, o que pode enfraquecê-los ou até provocar o aparecimento de novas cáries?
Mito.
Os dentes não participam da captação de cálcio que o organismo faz durante a gestação e sim dos alimentos ingeridos pela gestante.
 
4- Não tenho nenhuma dor nos dentes. Mesmo assim devo ir ao dentista?
Sim.
A ausência de dor, infelizmente, não significa ausência de problemas bucais. A doença periodontal, por exemplo, que é a inflamação gengival não costuma doer, a não ser em casos já avançados.

As cáries no início também não doem, mais sua evolução pode causar muita dor, além de tratamentos mais complexos para o restabelecimento da normalidade nesse dente.
 
5- Bebês que ainda não possuem dentes não precisam fazer higiene oral?
Mesmo sem dentes, é importante que os pais façam limpeza da gengiva e região com uma gaze umedecida. Uma consulta com o odontopediatra é muito importante nessa fase, já que o profissional pode orientar os pais quanto a dieta e higiene do bebê e verificar problemas que podem aumentar quando os dentes aparecerem.
 
6- Já que vão cair, os dentes de leite precisam ser tratados?
Os dentes de leite precisam sim de tratamento, pois servem de guia para o permanente. Sua perda precoce pode causar falta de espaço para erupção dos permanentes, levando a apinhamentos (quando um dente nasce atrás ou na frente do outro). Cáries extensas ou inflamações no canal podem causar “defeitos” nos dentes permanentes que estão se formando abaixo dos mesmos, como, manchas, má formação do esmalte dental, entre outros problemas.
 
7- O uso de implantes ou próteses totais (dentadura) necessitam de controle periódico no dentista?
Sim. Os implantes precisam da mesma manutenção gengival e descontaminação semestral dos dentes. Pacientes com próteses também devem fazer visitas regulares para avaliação dos tecidos moles (gengiva, bochecha...) e adaptação da mesma.
 
8- Todos temos que remover os sisos, antes mesmo que eles nasçam?
Não necessariamente.
Eles devem ser removidos apenas quando for detectada a ausência de espaço para eles ou se o seu nascimento implicar em mal posicionamento dos demais elementos.
 
9- Quanto mais dura as cerdas da escova melhor?
Mito.
A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca. Deve também apresentar todas as cerdas da mesma altura para uma completa massagem dos dentes e gengiva, além, é claro, de ser macia.
 
10- Se o dente de leite do meu filho não cair sozinho, devo me preocupar com ele?
Errado.
Os dentes de leite são temporários e servem como guia para a erupção dos permanentes. Sua permanência além do necessário pode fazer com que o dente permanente nasça fora de sua posição habitual.
 
11- É verdade que o clareamento enfraquece os dentes? 
Mito.
O processo de clareamento atua retirando as partículas que colorem o dente sem provocar qualquer tipo de desgaste ou dano à estrutura dentária, é claro que qualquer procedimento de clareamento deve ser acompanhado e indicado por um cirurgião-dentista.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário