Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Prática de exercícios físicos no verão requer cuidados especiais

Prática de exercícios físicos no verão requer cuidados especiais Sxc/Divulgação
Foto: Divulgação
Corrida na areia ajuda a fortalecer a musculatura e estabilizar
 o corpo
Veja algumas dicas para aproveitar sem sofrer prejuízos com o calor
 
A chegada do verão incentiva muitas pessoas a praticar exercícios. Porém, começar uma atividade física sem o preparo adequado pode trazer uma série de problemas. Distensões, contraturas e outras dores musculares, além de queimaduras, insolação e desidratação decorrentes da excessiva exposição ao sol são as adversidades mais comuns.
 
O ortopedista e médico do esporte Marco Antonio Ambrósio lembra algumas precauções que devem ser tomadas nessa época do ano. Dentre eles, a escolha de roupas e tênis confortáveis, bem como o uso de bonés, óculos escuros e protetor solar ajudam a afastar o calor e proteger contra os raios ultravioleta. É importante estar atento à hidratação, já que com as temperaturas elevadas o organismo perde mais água e sais minerais.
 
Outra dica é optar pelos melhores horários para o treino ao longo do dia. O mais indicado é se exercitar nos períodos da manhã e da noite, pois a poluição e o calor diminuem significativamente. E os novos atletas devem preferir alimentos de fácil digestão, como vegetais, carnes magras e frutas, evitando doces e gorduras.
 
— Uma dieta saudável aliada à atividade física é uma receita infalível para a boa saúde e o bom condicionamento físico — afirma o especialista.
 
Corrida na areia, a queridinha do verão
A combinação férias e praia faz com que muitos atletas adotem a corrida na areia como prática corriqueira. Ambrósio explica que o correto é não fazer o treino na praia com os pés descalços, mas vai depender do tipo de areia.
 
— Se a areia for fofa, não existe contraindicação. Mas na parte mais dura é importante usar um tênis com amortecedor— diz.
 
O ideal é alternar ambos os terrenos. A areia fofa serve como uma resistência extra a ser vencida, já que trabalha uma força específica. Por outro lado, a areia batida não oferece grandes impactos, se comparado ao asfalto, diminuindo o estresse nas articulações.
 
— Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira mar fortalece os músculos que ficam abaixo do joelho. Mesmo que a pessoa não corra, realizar movimentos como saltos, deslocamentos laterais e ziguezagues na areia contribuem para a estabilidade e o fortalecimento do corpo— destaca Ambrósio.
 
Considerar o nível de preparo físico antes de começar e os cuidados com aquecimento antes e alongamento pré e pós-treinos são essenciais.
 
— Quem é sedentário não deve se arriscar em uma corrida na areia fofa, as chances de se lesionar são enormes e a musculatura deve ser previamente trabalhada— pondera o médico.
 
Para quem não descuida do peso, os exercícios feitos na areia fofa são uma ótima alternativa: queimam mais calorias porque o gasto energético para realizar os movimentos é maior. Ou seja: a areia emagrece mais.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário