Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Tudo sobre Diabetes: cuidados, dicas e sintomas da doença

tudo-sobre-diabetes
Foto: Reprodução
 Quando o diabetes está descontrolado, é possível que se forme
um inchaço na retina
Em se tratando de saúde, algo frequentemente observado é o fato de algumas doenças acabarem desencadeando complicações também em outras áreas, tornando até mesmo inviável o tratamento em determinados casos, dependendo do estágio e força vital do paciente
 
Um dos casos mais recorrentes nesse sentido é o da diabetes, que pode acabar ocasionando doenças relacionadas à visão, na sequência você poderá entender um pouco mais sobre essa doença tão temida.
 
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, somente na capital paulista, 80% dos tratamentos realizados para doença da retina são causados pelo diabetes não tratado.
 
A retina é o tecido presente no olhos, ele é responsável pela formação de imagens e objetos visualizados e, no caso de diabetes mal tratados, pode acabar sofrendo alterações que, inclusive, podem levar um individuo à cegueira temporária ou permanente. Quando o diabetes está descontrolado, é possível que se forme um inchaço na retina. Essa é uma doença silenciosa a tal ponto que o paciente portador de diabetes não sente nenhum tipo de dor e começa a perceber que tem algo errado apenas quando começa a sentir dificuldade ao enxergar.
 
Assim como outras doenças degenerativas da visão como o glaucoma, a retinopatia é uma das principais causa de cegueiras no mundo. De acordo com os especialista no caso, mesmo após o paciente fazer cirurgia e tratamento contra a doença ela pode acabar voltando e de maneira ainda mais agressiva, caso o paciente com diabetes não controle sua taxa de glicemia e adote um estilo de vida com hábitos saudáveis. O inchaço da retina as vezes pode ser curado apenas com um controle rigoroso da dieta combinado com um tratamento à base de injeções intraoculares.
 
Algo muito importante é que o diabético mantenha a sua medicação em dia, além, é claro, de ter uma rotina diária de exercícios físicos e horário de alimentação regulado. Pacientes com diabetes devem eliminar de suas dietas os excesso de doces refrigerantes, frituras e gorduras de origem animal, além de cigarro e bebidas alcoólicas. O paciente com diabetes deve também diminuir a quantidade de sal ingerido, em linhas gerais, o ideal é consumir apenas alimentos diet.
 
O diagnostico para retinopatia pode ser detectado com um exame oftalmológico de fundo de olho, conhecido como mapeamento da retina, além desse mapeamento o paciente pode ser submetido a  tomografia de coerência ótica, e/ou ao exame angiofluoresceinografia da retina.
 
Tratamento para a retinopatia em diabéticos
O tratamento da doença é realizado através de injeções intraoculares com medicamentos tais como anti-inflamatórios, e agentes anti-VEGF, além de aplicações de laser e, nos casos mais graves, cirurgias.
 
Controle da Retinoplastia em diabéticos
Para ter um certo tipo de controle sobre a doença o ideal é que o exame de fundo do olho seja realizado assim que o paciente recebe o diagnostico de diabetes e que este adote uma rotina anual de visitar um oftalmologista, além, é claro, de manter controlado o nível de glicemias para evitar outros tipos de doenças.

Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário