Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

13 alimentos da ceia que previnem doenças

Treze alimentos da ceia que previnem doençasEles são ricos em nutrientes e devem ser consumidos o ano todo
 
Basta pensar na ceia de final de ano para vir na cabeça a imagem de uma mesa farta com várias comidas de natal: frutas secas, nectarina, abacaxi, castanhas, nozes, uvas, lentilha, romã, peru, chester e outras delícias. Porém, depois que o período de festas acaba, muita gente nem cogita incluir muitos destes alimentos no cardápio ao longo do ano.

Só que, além de saborosos, eles são supernutritivos e previnem doenças. "Eles são ricos em ferro, zinco, fibras e fazem bem à saúde. Porém, preste atenção no teor calórico de algumas frutas secas e oleoginosas para não turbinar demais a dieta", explica a nutricionista chefe do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, Anita Sachs.
 
Veja os benefícios que cada um deles traz:
 
Nectarina
Mais doce e nutritiva que o pêssego, a fruta é especialmente rica em beta-caroteno e potássio, e tem cerca de 50 calorias. "Também contém grandes quantidades de pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue", explica a nutricionista Ana Flávia Pinheiro.                       
 
Abacaxi
Ele é bastante recomendado por sua quantidade de fibras, mas a história de que ele queima gorduras por ser ácido é puro mito. "Ele é saudável para o intestino, hidrata, mas não queima nada", diz Anita Sachs. 
 
Uva
Elas são ricas em polifenóis, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que danificam as células, e a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, AVC, diabetes, demência e alguns tipos de câncer. "Elas tem fibras e água, que ajudam na hidratação e no funcionamento do intestino", explica Anita. 
 
Romã
A fruta que alimenta simpatias e decora mesas tem propriedades importantes para a nossa saúde. "A romã é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita, saudável e favorece a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos e previnem o estresse", explica Ana Flávia.  
 
Damasco
Ele possui alto valor nutritivo devido ao seu alto teor de minerais e vitamina A. É importante para prevenir a anemia e anomalias do crescimento, além de proteger o organismo de doenças glandulares. "O damasco é bastante nutritivo, mas é mais recomendado consumi-lo fresco. Cinco damascos secos têm em média 90 calorias, 30 calorias a mais do que a fruta fresca", explica Anita.   
 
Uva passa
Fruta semi-ácida, tem funções cicatrizantes. Estimula também a formação dos glóbulos vermelhos; ajuda no combate à anemia, às doenças renais e à hipertensão. "O ponto forte das passas são as fibras. Além de saborosas, elas caem muito bem para quem tem problemas de intestino preso, por exemplo", explica Anita. 
 
Ameixa seca
Deliciosa e cheia de propriedades funcionais, as dicas de receitas com a ameixa são muitas. Ela pode ser consumida in natura, em doces, caldas, recheios e geleias. "As ameixas secas são ricas em fibras e têm efeito laxativo. Fonte de vitaminas A, B e C e minerais, sua ingestão é recomendada para pessoas cardíacas ou com arteriosclerose (endurecimento das artérias), sendo útil também no controle da anemia e da bronquite", explica a nutricionista Ana Flávia Pinheiro.   
 
Amêndoas
Fonte de vitaminas B1 e B12, auxilia no combate da anemia, bronquite e problemas pulmonares; também contribui para manutenção dos tecidos da pele. Castanhas: podem ser utilizadas no arroz, como as amêndoas do arroz indiano, na salada de folhas, no salpicão, na farofa e sobremesas. "Por serem muito calóricas e saborosas, o perigo é serem petiscadas em grande quantidade", explica Ana Flávia. 
 
Castanha de caju
É fonte de vitamina B2, que auxilia no combate a arteriosclerose (endurecimento das artérias), da osteoporose (doença óssea), doenças cardíacas e doenças gastrointestinais. 
 
Castanha do Pará
É fonte de vitaminas B1, B2 e B6. É rica em vitamina E atuando contra o colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicérides. Contribui para a manutenção dos tecidos e das funções digestivas. "A castanha do Pará é rica em zinco, selênio e outros antioxidantes, por isso é fundamental para saúde, porém, ela deve ser consumida crua ou assada sem sal, pois, tem muito sal e pode causar problemas para pessoas com hipertensão, por exemplo", explica Anita.   
 
Nozes
Além de serem ricas em magnésio e zinco, excelentes antioxidantes que ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer e a fortalecer o sistema imunológico, que é o nosso sistema de defesa, são também ricas em niacina e outras vitaminas do complexo B, que ajudam a diminuir a vontade de comer doce.

Contêm vitamina E, um potente antioxidante que auxilia na prevenção de problemas cardíacos e ácido linoléico, que favorece a redução dos níveis de colesterol. "As nozes se destacam por sua versatilidade nutritiva. São ricas em uma série de nutrientes que abastecem várias funções do nosso organismo. Um de seus componentes principais é o ômega 3, gordura boa encontrada em peixes de água fria, como o atum e o salmão", explica Ana Flavia. "Cinco unidades ou 10 metades por dia são mais do que suficientes", continua Ana Flávia.  
 
Carnes brancas
Chester, peru, frango, bacalhau. Este quarteto super requisitado nas ceias é também muito eficiente na luta contra a balança, porém, deve-se tomar alguns cuidados com a pele que os envolve e com o modo de preparo para eliminar um pouco da gordura que fica nestas carnes.

"Elas são mais saudáveis que as carnes vermelhas, porém, têm gordura, principalmente nas peles, por isso, o ideal é fervê-las antes de assar para retirar o excesso de gordura, além de retirar a pele", explica a nutricionista da Unifesp. "Outra dica é ficar atento à quantidade de sal do bacalhau. Embora muito saudável e nutritivo, o peixe pode ser muito perigoso para hipertensos, por exemplo, por ter elevado teor de sal", continua.   
 
Lentilha
Você já pensou em substituir o feijão por lentilha para variar um pouco o cardápio? Ideal para a dieta e para a saúde, a lentilha é rica em proteína vegetal, ajudando na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos.

"Ela é uma excelente fonte de proteína vegetal e pode ser consumida o ano inteiro sem restrições. Além de variar o cardápio, você faz um bem à sua saúde", finaliza Ana Flavia.
 
Minha Vida

Sódio influencia nas funções vitais do organismo

O aumento do consumo pode resultar em hipertensão
 
A importância desse mineral na nossa alimentação está associada às funções vitais no organismo humano, como a regulação do volume plasmático, a condução dos impulsos nervosos e a contração muscular.

A fonte primária de sódio é o sal de cozinha. Ultimamente temos um aumento considerável no consumo desta substância pelos alimentos industrializados e consecutivamente pelo aumento do tamanho das porções. O consumo atual chega a atingir entre 10 a 15g/dia. Conjuntamente com o excesso do consumo de sal vem sendo observado o aumento da hipertensão arterial na população, principalmente nas pessoas de mais idade. O excesso de sódio, não é a única causa da hipertensão arterial, devemos também levar em consideração todos os fatores ligados à saúde como; sedentarismo, estresse, tabagismo, excesso de peso e outros fatores dietéticos como (excesso de gordura).

Podemos encontrar o sódio distribuído de várias formas na alimentação da população. No próprio alimento que geralmente representa 12% do consumo diário, o sal adicionado nas preparações com 5%, o sal posto à mesa durante as refeições com 6% e o sal encontrado nos alimentos industrializados com 75% de representação do consumo diário.

Nos rótulos nutricionais o sal está representado pelo sódio. Podemos considerar um alimento pobre em sódio quando apresenta valor menor que 140mg ou 5% do valor diário, o qual indica o valor em % que será encontrado no produto dentro das recomendações.

De acordo com as Diretrizes de Hipertensão de (2006), a recomendação de sal é de 6 g por dia (2,4 g/dia de sódio), correspondente a quatro colheres de café rasas de sal (4 g) e 2g provindas dos alimentos naturalmente. Para conseguir atingir esses valores, recomenda-se reduzir o sal no dia a dia nas escolhas de alimentos com menor teor de sal, evitar o saleiro a mesa e reduzir o consumo de enlatados, conservas, frios, embutidos, sopas, temperos, molhos prontos e salgadinhos. A conduta da diminuição do sal deve estar associada ao aumento de alimentos ricos em potássio, (frutas e hortaliças frescas), que além de ajudar a eliminar o sódio do organismo, pode diminuir os riscos da hipertensão arterial e do desenvolvimento de cálculos renais (pedras) e ainda minimizar a perda da massa óssea.

O importante é sempre buscar o equilíbrio entre os alimentos e seus nutrientes, neste caso é interessante perceber que o gosto pelo sal pode ser modificado e isto pode levar apenas seis semanas.

Simone Freire é Nutricionista, mestre em Ciência dos Alimentos, Doutoranda em Ciências Pediátricas e professora da Universidade Nove de Julho UNINOVE.
 
Minha Vida

Aplicativos: Dr. Nutrição

e1a32aa9-7a08-4796-8091-6f658e8dff20Planeje e tenha controle total de sua alimentação

Excelente ferramenta para auxiliar na reeducação alimentar e controle de peso.

Você saberá a quantidade de alimentos que deverá consumir em suas refeições e poderá montar, de forma mais precisa, um cardápio de acordo com suas preferências.

Desfrute de uma vida mais saudável usando o Dr. Nutrição.

Gratuito                
                
Distribuidor
Dr. Nutrição                                    
 
Peso do arquivo 
6 MB 
 
Última atualização
16/05/2013            
 
Versão
1.3.0.0
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5
 
Aplicativos necessários
 
Serviços de dados

- Câmera

- HD720P (720x1280)

- WVGA (480x800)

- WXGA (768x1280)                   

Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)

Proteja-se das pedras nos rins durante as férias de verão

Cálculo Renal
Muito sal, calor e álcool favorecem os casos de cálculo renal
 
Durante verão, o calor combinado com uma alimentação mais desregrada aumenta os casos de cálculo renal em 33% de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, saltando de 1200 casos para 1600 nos meses quentes.
 
Esse número é alarmante principalmente para o sexo masculino, que é mais afetado por esse problema. "Qualquer pessoa pode ter uma crise provocada por cálculos renais, mas existem pessoas que já estão predispostas geneticamente a ter esse problema.
 
Algumas pessoas têm distúrbios na hora de absorver minerais no intestino, o que facilita o acúmulo desses nutrientes nos rins", diz o urologista Roberto Eid Maluf, do Hospital Santa Cruz. Conheça quais são os principais vilões da estação que favorecem a formação das pedrinhas. 
 
Calor e hidratação
O cálculo renal tem mais facilidade em se formar no clima quente. Mas, por que isso acontece? De acordo com o urologista Roberto Eid Maluf, é mais comum sofrer com pedras no rim nessa época devido ao maior índice de transpiração que ocorre durante os dias com temperatura elevada, deixando a urina mais concentrada e cheia de sais minerais. "Nessas condições, o rim tem mais dificuldade de trabalhar, o que pode levar a formação de cálculos", diz o urologista.

A hidratação é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo.
 
Segundo o especialista, a ingestão de líquidos fica muito abaixo do esperado durante todo o ano, mas os problemas acabam aparecendo apenas no verão. "Muitas pessoas passam o dia inteiro sem tomar água sem saber como isso prejudica os nossos rins e aumenta as chances de cálculos renais".

Para saber a quantidade de água indicada para ser consumida basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. Pode ser água, chá, água de coco, sucos e tudo que hidrate e refresque.  
 
Álcool, o inimigo
Uma das cenas mais comuns no calor é ver alguém pedir uma cerveja gelada. Mas, depois da sensação refrescante do líquido descendo pela garganta, qualquer tipo de bebida alcoólica passa a desidratar o nosso organismo. "O álcool é o grande vilão do verão, pois dá a impressão de matar a sede, mas na verdade está nos deixando cada vez mais desidratados."

Além disso, o álcool inibe um hormônio antidiurético produzido pelo organismo, chamado vasopressina. Esse hormônio faz o corpo reabsorver certa quantidade de água existente na urina, impedindo a desidratação. "Com o álcool na corrente sanguínea, toda a água que seria reaproveitada é excretada, facilitando a formação de microcristais nos rins", diz Roberto Maluf. 
 
Cuidado com o sal
Os alimentos que consumimos têm papel fundamental para a saúde de nossos rins durante o verão. "O número de pessoas que sofrem com pedras no rim é maior em países desenvolvidos, onde a alimentação é mais rica em proteínas e sal", explica o urologista.

Refeições como churrasco, feijoada e os famosos petiscos dos bares, como o camarão e o pastel, que são mais consumidos durante as férias de verão, são bastante nocivas aos rins, já que tem excesso tanto de sal como de proteínas. "As pessoas devem ter consciência de que comer feijoada e churrasco com muita frequência nunca fará bem ao nosso corpo", diz o especialista.

O sódio contido no sal impede a absorção de cálcio pelo organismo. Como é desse mineral que são formados 70% dos cálculos renais, a ingestão de sódio contribui muito para a formação dos cálculos. As proteínas facilitam o acúmulo de ácido úrico nos rins, que corresponde a 10% dos casos de pedras no rim. Escarola, espinafre, chás preto e chá mate, além de chocolate também agem negativamente para a formação de cálculos, pois possuem fosfato. Quem já tem tendência deve evitar.

Do outro lado da balança, estão o suco de limão e o suco de laranja, que além de hidratar, possuem citrato, uma substância que inibe a formação de cálculos renais.

Derrube os mitos
Há algum tempo atrás, uma dieta pobre em cálcio era aconselhada para todas as pessoas que tinham predisposição a ter cálculos renais. Mas quem continua acreditando nisso, pode estar piorando ainda mais o problema. "Novos estudos mostram que consumir alimentos ricos em cálcio não age diretamente na formação de cálculos. Na verdade, não se sabe exatamente por que, mas o cálcio protege os rins de problemas", diz o urologista Roberto Maluf.

Outro componente que antes era inimigo da dieta e agora passou para o lado dos aliados da saúde dos rins é o tomate. Os médicos achavam que o oxilato de cálcio contido nas sementes dessa fruta poderiam contribuir para a formação de pedras nos rins. Mas recentes estudos mostraram que as sementes de tomate só tem 1% dessa substância, o que não é o bastante para provocar malefícios aos rins. Além disso, o tomate possui quantidades significantes de citrato, mesma substância encontrada nos frutos cítricos, que impede a formação de pedras.  
 
Minha Vida

20 dicas para ficar de bem com a balança durante a gravidez

Manter o peso é um dos sinais da boa saúde, conquistada a partir de hábitos simples
 
Um dos receios mais comuns das grávidas é ganhar peso demais durante a gestação e, pior ainda, manter os quilos extras depois do parto. Para evitar o problema, o ortopedista. Ricardo Cury, da Sociedade Brasileira de Ortopedia, e a nutricionista Mariana Del Bosco Rodrigues, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), orientam as mulheres que não querem ganhar muito peso na gravidez. "É importante dissuadir-se da ideia de que é preciso comer por dois", diz Mariana. Aumentar de nove a 12 quilos é normal. Ganhar um peso muito além disso pode ser ruim tanto para mãe quanto para o bebê.

E nada de parar a ginástica. "Basta adaptar os exercícios à sua nova condição", afirma Cury. Ele explica que a grávida pode até fazer musculação, por exemplo, desde que preserve o corpo de grandes impactos. Prefira exercícios leves, para não perder o tônus, e muito alongamento para manter o equilíbrio, que será afetado com o novo peso na barriga, favorecendo problemas de coluna.
 
A seguir, confira 20 dicas que essa dupla de profissionais recomenda as futuras mamães passarem os nove meses esbanjando saúde.

1. Procure alimentar-se a cada 3 horas;

2. Para contornar o enjôo matutino, deixe alimentos secos (polvilho, biscoito) ao lado da cabeceira da cama. Mande um deles para dentro antes mesmo de se levantar;

3. Cereais integrais são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, essenciais para minimizar o desconforto com o enjôo;

4. Consuma cálcio (leite e derivados), mineral determinante para garantir a saúde óssea da mãe;

5. Não esqueça o ferro (carne, grãos) para evitar anemia;

6. Inclua na sua dieta alimentos ricos em ácido fólico (folhas verde-escuras), pois ele garante a formação do tubo neural do bebê;

7. Coma um filé de peixe, frango ou carne magra todos os dias. Além de dar a sensação de saciedade, esses alimentos garantem proteínas suficientes para o bebê e ainda ajudam a dar elasticidade à sua pele, evitando estrias;

8. Para evitar o inchaço, comum no último trimestre, é importante ingerir bastante líquido e moderar no consumo de sal;

9. Seu prato deve ser bem colorido, o que indica a variedade de nutrientes;
 
10. Faça suas refeições com calma, sem pressa de engolir os alimentos. Isso facilita a sua digestão e evita que você coma mais do que sua fome exige realmente exige;

11. Cuidado com os alimentos dietéticos e adoçantes em excesso. Eles contêm substâncias químicas. Converse com seu médico a respeito;

12. Evite alimentos que contenham muita gordura, como creme de leite e alguns tipos de carnes vermelhas e embutidos;

13. Corte as frituras e empanados durante os nove meses. Estes alimentos só irão engordá-la, pois possuem um tipo de gordura que não é utilizada nem pelo seu organismo, nem pelo de seu bebê;

14. Pratique hidroginástica. É ótimo para manter em ação toda a musculatura de seu corpo e sem causar nenhum tipo de impacto que possa comprometer o bebê;
 
15. Alongue-se. Ajuda a manter o equilíbrio do seu corpo e evita sobrecargas na coluna;

16. Faça musculação, mas pule os exercícios de impacto. Nessa fase, o importante é manter a forma e isso você consegue com séries leves, de menos peso, e sempre acompanhada por um instrutor;

17. Não abuse dos doces;

18. Fuja das bebidas alcoólicas;

19. Não tome remédios para emagrecer, como moderadores de apetite ou aceleradores do metabolismo. Podem fazer mal a você e ao seu bebê. Consulte sempre seu médico;

20. Não faça dieta por conta própria. Procure uma nutricionista para ajudá-la a montar um cardápio. 
 
Minha Vida

Novo estudo anuncia possibilidade de cura para doença de Chagas

 Trypanosoma Cruzi
Uma equipe de pesquisadores no Canadá desenvolveu uma classe de compostos que podem ajudar na erradicação do Mal de Chagas, uma doença tropical que afeta cerca de 18 milhões de pessoas na América Latina, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira.
 
Com uma fase aguda e outra crônica e, sem tratamento, a doença de Chagas provoca transtornos cardíacos e digestivos à medida que o parasita se aloja no coração, no esôfago e no cólon destruindo os tecidos. O tratamento padrão atual para o mal de Chagas é a administração do composto benzonidazol que mostra uma atividade significativa contra o parasita durante a fase aguda, mas não é tão eficaz quando a doença se torna crônica.
 
Os trabalhos na busca de novos fármacos se concentraram na interferência com uma enzima, cruzipaína , necessária para a digestão do parasita, para a produção de outros mecanismos celulares, para a invasão do sistema imunológico do anfitrião e para invadir os tecidos dos órgãos internos.
 
A doença causada pelo parasita Trypanosoma Cruzi, transmitido aos humanos por insetos que se alimentam de sangue e picam preferencialmente o rosto de suas vítimas. "Apesar de, historicamente, a infecção se restringir majoritariamente aos povos pobres e rurais nas América Central e do Sul, também apareceu nos Estados Unidos, Europa, Japão, Canadá e Austrália devido às migrações, e a transmissão sem o vetor tradicional está se transformando em uma ameaça à saúde pública", escreveu a pesquisadora Deborah Nicoll Griffith.
 
Alguns cálculos afirmam que são 300 mil casos nos Estados Unidos em 2005, acrescentou Nicoll, do Centro Merck Frosst de Pesquisa Terapêutica em Kirkland, no Québec. Nicoll e seus colegas identificaram dois compostos, conhecidos como inibidores reversíveis de protease cisteína, que se liga à cruzipaína como peças de um quebra-cabeça e desabilitam a proteína.
 
No estudo os cientistas provaram a eficácia dos compostos em ratos e a compararam com a do benzonidazol .
 
O artigo concluiu que, apesar de todos os grupos de ratos submetidos à tratamento terem mostrado uma redução notável na carga de parasitas em todos os tecidos, os dois compostos experimentais tiveram taxas mais altas de cura das infecções agudas (90% e 78%, respectivamente), comparadas com a benzonidazol (71%).
 
"A eficácia demonstrada nestes estudos com o T. cruzi com ratos indica que os inibidores de cruzipaína que contêm nitrilo são um método promissor para um tratamento seguro e eficaz do mal do Chagas", escreveram os pesquisadores.
 
EFE/R7

Tontura e enjoo durante viagens podem ser sinais de doença

Viagem de carro pode causar desconforto em pessoas com cinetose
Conhecida como o "mal do movimento", a cinetose aparece em viagens de carro, ônibus e avião
 
As férias chegaram, as malas estão prontas e a família está na contagem regressiva para viajar e aproveitar o verão. Mas, para quem sofre de cinetose esta alegria pode durar pouco tempo. Conhecida também como o "mal do movimento", a doença é uma disfunção do sistema vestibular (conjunto de órgãos do ouvido e cérebro responsável pela manutenção do equilíbrio), que se manifesta quando o corpo está parado e o entorno está em movimento ou o inverso, como em viagens de carro, ônibus, barco ou avião.
 
O conflito de informações entre o labirinto, que sente o movimento, e a visão, que acredita que o corpo está inerte, causa náuseas, vômitos, sudorese, palidez e desconforto físico.
 
Para amenizar o mal-estar durante as viagens, o otorrinolaringologista Eduardo Bogaz, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que os sintomas da cinetose aparecem ainda na primeira década de vida. Além do mal-estar sentido durante as viagens, é comum a criança ter vertigem paroxística da infância (crise rápida de vertigem que acomete crianças saudáveis) e enxaqueca, como distúrbios associados.
 
— Se não tratada, a disfunção do sistema vestibular pode acompanhar a pessoa por toda a vida.
 
Apesar da alta incidência de casos, o médico alerta que a doença é raramente tratada. Segundo ele, “o mais comum é, ao longo da vida, a pessoa se acostumar com a condição e se adaptar”.
 
— A reabilitação vestibular é feita por meio do treinamento com realidade virtual e conta com o acompanhamento de um fonoaudiólogo. Porém, infelizmente, ainda são poucos os pacientes que recebem o diagnóstico e procuram pelo tratamento.
 
Entre as medidas preventivas, o especialista recomenda a ingestão de medicamento antiemético (para prevenir a tontura e a náusea) antes da viagem, evitar olhar objetos ou situações em movimento, como a paisagem na estrada, e ventilar o local, abrindo as janelas do carro.
 
— Essas ações auxiliam a prevenir a crise, mas não tratam o problema. O labirinto de quem tem este tipo de disfunção do sistema vestibular é mais sensível e, dependendo dos hábitos de vida e condições de saúde da pessoa, pode vir a desenvolver alguma labirintopatia no futuro, como a labirintite.

R7

Humor: Coração de mãe

Concurso Prefeitura de São João do Manhuaçu - MG

A Prefeitura de São João do Manhuaçu, no estado de Minas Gerais, abriu edital de concurso público n° 001/2013, com o objetivo de ocupar 57 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.000.
 
As vagas são para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Analista de Administração, Analista de RH, Assistente Social, Enfermeiro do Pronto Atendimento I, Enfermeiro do Pronto Atendimento II, Escriturário/Digitador, Fisioterapeuta, Gari, Médico, Médico Pediatra, Monitor de Educação Infantil, Motociclista “motoboy”, Motorista I, Motorista II, Nutricionista, Odontólogo, Operário Braçal, Recepcionista, Secretário Escolar, Servente Escolar, Técnico Administrativo II, Terapeuta Ocupacional, Vigia/Ronda, Pedagogo e Professor.
 
As inscrições presenciais serão realizadas no período de 24 de fevereiro a 25 de março de 2014, na Prefeitura Municipal de São João do Manhuaçu, na Rua Vereador Geraldo Garcia Malcate, n° 100, Centro, São João do Manhuaçu - MG, ou pelo site da organizadora (www.agoraconsultoria.srv.br). As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 04 de maio de 2014. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de São João do Manhuaçu e no site de inscrição.  Os gabaritos serão liberados em 04 de maio de 2014.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos.

Concurso Fundação Universidade de Brasília - FUB

A Fundação Universidade de Brasília (FUB) publicou edital n° 01/2013 de concurso público, organizado pelo CESPE/UnB, para provimento de vagas em cargos de níveis superior e intermediário, em seu quadro de pessoal permanente. São ofertadas 41 vagas, duas delas reservadas aos candidatos com deficiência.
 
Os candidatos interessados deverão realizar a inscrição entre os dias 2 e 21 de janeiro de 2014, exclusivamente pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/fub_2014. A taxa de participação é R$ 47,00 para nível intermediário e R$ 78,00 para nível superior.

Os cargos de nível intermediário oferecem 23 vagas, distribuídas entre Técnico em Arquivo, Técnico em Contabilidade e Técnico de Laboratório (áreas de Análises Clínicas, Biologia, Física e Química). Para essas oportunidades, o vencimento básico será de R$ 1.942,75.

Já os candidatos de nível superior concorrem a 18 oportunidades, divididas nos cargos de Biólogo, Engenheiro (Civil, Elétrico, Florestal, Mecânico, de Produção e de Segurança do Trabalho), Médico Veterinário, Produtor Cultural, Psicólogo (Clínico, Escolar e Organizacional) e Revisor de Texto. O vencimento básico para essas vagas é R$ 3.230,88.
 
Etapas da seleção
A seleção será composta de provas objetivas e prova discursiva para os cargos de nível superior. Para os cargos de nível intermediário, a seleção se dará por meio de provas objetivas. As provas objetivas e a prova discursiva estão previstas para ocorrer em 16 de março de 2014, em Brasília (DF).
 
Haverá, ainda, uma etapa de prova de desempenho teórico-prático, somente para o cargo de Técnico de Laboratório (áreas de Análises Clínicas, Biologia, Física e Química).

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no dia provável 18 de março de 2014.

O prazo de validade do concurso se esgotará após dois anos, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Santa Mônica - PR

A Prefeitura de Santa Mônica, estado do Paraná, através da organizadora KLC – Consultoria em Gestão Pública, publicou edital n° 001/2013 de concurso público, para provimento de 52 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 8.500,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais - F, Auxiliar de Serviços Gerais - M, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico-Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Mecânico, Médico, Monitor de Esportes, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Psicólogo, Secretária Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Tratorista e Vigia.

As inscrições, nos valores de R$ 30,00 e R$ 100,00, ficarão abertas até às 23 horas e 59 minutos do dia 08 de janeiro de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. As taxas podem ser pagas até o dia 09 de janeiro de 2014.

A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014 e o gabarito oficial será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização da referida prova. A validade do concurso público será de dois anos.

Concurso Prefeitura de Sobrália - MG

A Prefeitura de Sobrália, no estado de Minas Gerais, lançou o edital 01/2013, de concurso público, com intuito de prover 188 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração para os cargos varia de  R$ 678,00 a R$ 5.313,00. 
 
As oportunidades são para Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Administração, Agente do Siat, Agente Fazendário, Assistente de Controle Interno, Assistente de Informática, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Atendente de Saúde, Auxiliar de Administração I e II, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Serviços Gerais Auxiliar de Serviços I e II, Coordenador Administrativo, Dentista, Digitador, Enfermeira, Farmacêutico, Médico, Operador de Máquina, Operador de Máquina Pesada, Pedagoga, Pedreiro, Pregoeiro, Professor I e II, Serviçal, Supervisor Administrativo, Técnico de Recursos Humanos e Técnico em Enfermagem I. 
 
As inscrições deverão ser realizadas via internet, por meio do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br e na sede da Prefeitura de Sobrália, situada na Praça Dr. Rúsvel Raimundo da Rocha, nº 49, Sobrália/MG, no período de 27 de fevereiro a 27 de março de 2014. As taxas variam de R$ 42 a R$ 329. 
 
O concurso constará de provas objetiva de múltipla escolha, de títulos, para Professor I e II e Pedagoga, e prática, para os cargos de Motorista, Operador de Máquina e Operador de Máquina Pesada. A prova objetiva e prática será aplicada na data prevista de 27 de abril de 2014. 
 
O prazo de validade do certame é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Ariranha do Ivaí - PR

A Prefeitura de Ariranha do Ivaí, localizada no estado do Paraná, publicou o edital 01/2013, de concurso público, com intuito de prover 03 vagas para os cargos de Contador, Psicólogo e Médico PSF, por remuneração de até R$ 8.385,72 e carga horária de 20 horas semanais.
 
As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.fadct.org.br, solicitada até 20 de janeiro de 2014. A taxa é de R$ 80.
 
A seleção constará de prova objetiva e de títulos, sendo que os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis a partir da data provável de 04 de fevereiro de 2014. De acordo com o edital, as provas objetivas terão a duração de 3 horas e serão aplicadas na data provável de 09 de fevereiro de 2014.
 
O resultado final das provas objetivas e o resultado da prova de títulos serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados na internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br

Prefeitura de Visconde do Rio Branco - MG tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Visconde do Rio Branco, no estado de Minas Gerais, abriu edital nº. 01/2013 de concurso público para provimento de 134 vagas para contratação imediata nas Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Obras e Administração.  A organizadora JMS Assessoria e Consultoria é a responsável pela realização do certame.
 
Cargos
São oferecidas 134 vagas nível Alfabetizado, Fundamental, Médio e Superior, com salários que variam de R$ 720,00 a R$ 2.762,00 em jornadas de 20 a 44 horas semanais.

- Nível Fundamental e Alfabetizado: Atendente, Motorista (Categorias D e B) e Operadores de Máquinas (Retroescavadeira, Patrol, Rolo Compactador, Pá Carregadeira e Trator de Esteira);

- Nível Médio: Agente Administrativo, Facilitador Social, Orientador Social, Agente Administrativo em Gestão Pública, Auxiliar de Secretaria e Educação e Inspetor de Alunos;

- Nível Superior: Analista de Gestão Pública, Advogado, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto, Assistente Social, Bioquímico, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Educador Social, Médico Angiologista, Endocrinologista, Pneumologista, Ginecologista, Otorrinolaringologista, Cardiologista, Psiquiatra, Dermatologista, Ortopedista, Urologista, Pediatra, Ultrassonografista, Neurologista e Geriatra, Professor de Educação Básica (PEB III) nas áreas de Português, Física, Química, Matemática, Ciências, Geografia e História, PEB II - Educação Infantil, Ensino Fundamental até a 5ª série, Educação Jovens e Adultos, Supervisor Pedagógico, Fonoaudiólogo, Pedagogo e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
A inscrição foi prorrogada e será realizada até o dia 20 de janeiro de 2014, pelo site www.jmsbhz.com.br. O valor da inscrição será de R$ 30,00 a R$ 50,00, de acordo com o nível de escolaridade do cargo pretendido.
 
Provas
O concurso público constará de Prova Objetiva de Múltipla Escolha, Teste Dirigido e Prova Prática para Motorista e Operador de Máquinas, além de análise de títulos para funções de nível superior. A data prevista para realização das provas é dia 9 de março de 2014, local e horário a serem informados, por meio do cartão definitivo de inscrição.
 
A validade do certame é de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. Para mais informações, consulte o edital completo em nosso site, no link logo abaixo.

Concurso UFMS 2013/2014

Foi divulgado edital n° 62/2013 de concurso público de provas e títulos para provimento de vagas ao cargo de professor das classes Auxiliar, Assistente A e Adjunto A, todos integrantes do quadro permanente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão oferecidas 107 vagas distribuídas entre os campus de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

A remuneração varia de R$ 1.914,58 a R$ 8.049,77, de acordo com a titulação apresentada e a jornada desempenhada, que poderá ser de 20 horas semanais ou de Dedicação Exclusiva. Ao salário serão acrescidos ainda os valores de R$ 186,50 ou de R$ 373,00 referentes ao Auxílio Alimentação, variando também de acordo com o regime de horas desempenhado.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufms.br, no período compreendido entre 9 horas do dia 31 de dezembro de 2013 e 23h59m do dia 16 de janeiro de 2014, observado o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. As taxas variam de R$ 57,50 a R$ 249,50 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 16 de janeiro de 2014.
 
A COPEVE informa que disponibilizará em seu quiosque localizado no corredor central da UFMS em Campo Grande, no período de 6 a 9 de janeiro de 2014, no horário das 8 às 11 horas e das 13 às 16 h30, equipamentos de informática para aqueles candidatos que não têm acesso à Internet.

O concurso será composto de três fases sucessivas: Prova Escrita, Prova Didática e Prova de títulos. As provas serão realizadas na cidade de Campo Grande (MS), no período de 14 a 18 de fevereiro de 2014.
 
O concurso terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Esmeraldas - MG

A Prefeitura de Esmeraldas, no estado de Minas Gerais, publicou edital n° 02/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 222 vagas vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.269,96 em carga horária de 24 ou 30 horas semanais. O concurso será realizado sob a responsabilidade da FUNEC – Fundação de Ensino de Contagem.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições, via internet, utilizando-se do endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos: das 9 horas do dia 27 de fevereiro às 19 horas do dia 07 de abril de 2014, considerado o horário de Brasília-DF.35,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

Taxas
Taxas de inscrição: Nível Fundamental: R$ 35,00, Nível Médio: R$ 40,00 e Nível Superior: R$ 60,00.

Cargos
- Nível Fundamental - Agente de Serviços Escolares;

- Nível Médio - Auxiliar de Secretaria da Educação Básica e Auxiliar de Biblioteca da Educação Básica;

- Nível Superior - Pedagogo da Educação Básica - PDEB, Professor da Educação Básica - PEB, Professor da Educação Básica nas matérias de Artes, Educação Religiosa, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa e Inglês.
 
Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 27 de abril de 2014, terá a duração máxima de 3h, com início às 9h e término às 12h, considerado o horário de Brasília-DF, em local a ser divulgado pela FUNEC através do endereço www.contagem.mg.gov.br/concursos. A divulgação do gabarito preliminar será na data prevista de 28 de abril de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

EBSERH abre concurso para o Hospital Universitário da UFS

Grande oportunidade na área da saúde em âmbito federal, para lotação no estado de Sergipe. Profissionais interessados em atuar no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU - UFS) podem conferir os editais publicados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a finalidade de preencher 1.214 vagas.
 
De acordo com a Ebserh, a contratação dos profissionais permitirá ao hospital a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados, em decorrência da falta de pessoal e a ampliação dos serviços de saúde prestados à população.
 
Para a área médica (edital nº 02/2013,  são 220 vagas em nível superior, divididas em 48 especialidades, com oferta salarial de R$ 6.495,00. Na área assistencial (edital nº 03/2013), são 851 vagas de níveis médio e superior, com salário de até R$ 7.774,00. Por fim, para a área administrativa (edital nº 04/2013) são 143 vagas, também de níveis superior e médio, para remuneração também de até R$ 7.774,00. Todos os editais ainda prevêm a formação de cadastro de reserva. Veja a lista completa de cargos nos anexos dos respectivos editais.
 
O prazo para as inscrições é das 8h do dia 07 de janeiro de 2014 às 23h59min do dia 13 de fevereiro, de acordo com o horário de Brasília (DF) e devem ser feitas no endereço eletrônico do Instituto AOCP (http://www.institutoaocp.org.br/), organizadora responsável pelo certame.
 
Presencialmente, as inscrições poderão ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no mesmo período, na Click Informática, situada na Rua Porto da Folha, 20 - Bairro Suíça, Aracaju (SE).
 
A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 50,00 e para os de nível médio é de R$ 30,00.
 
As provas estão agendadas para 16 de março de 2014, a acontecerem em Aracaju, devendo o Instituto AOCP divulgar o local definitivo, a sala e o horário a partir de 28 de fevereiro de 2014. Os inscritos nos certames ainda participarão da avaliação de títulos e experiência profissional, a depender do cargo pretendido.
 

Secretaria da Mulher de Recife abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições para a seleção simplificada promovida pela Secretaria da Mulher do Recife, em Pernambuco, com o objetivo de ampliar o quadro funcional dos serviços municipais de promoção dos direitos da mulher. As contratações serão temporárias, com vigência até a realização de concurso público, não podendo exceder 12 meses.
 
Serão 30 vagas para Analista de promoção de direitos das mulheres, para formados nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Estatística, Jurídica e Assistência Social. Também são oferecidas 13 vagas para Técnicas, que possuam formação nas áreas de Educação Social e Arte Educação. Os salários variam de R$ 3 mil a R$ 1.100.  
 
Para se inscrever, é preciso preencher o formulário de inscrição, contido no edital e enviá-lo, via postal, através do SEDEX, junto aos documentos comprobatórios listados em edital. O prazo para a inscrição é até 10 de janeiro de 2014 e o endereço de destino da correspondência é: Secretaria da Mulher, Cais do Apolo, 925, 8º andar, sala da Gerência Geral de Gestão e Planejamento das Ações, Bairro do Recife - Recife/PE CEP-50030-903.  Também poderão se inscrever pessoas com deficiência.
 
A seleção será realizada através da análise dos currículos cujos critérios são formação e experiência na área. O resultado final sai no dia 21 de fevereiro de 2014.
 
O edital nº 01/2013, com todos os pré-requisitos para os cargos e demais detalhes para inscrição está disponível no Diário Oficial do Recife, do dia 24 de dezembro de 2013.
 
De acordo com a Prefeitura de Recife, algumas vagas (como as da área destinada ao curso de Psicologia) só poderão ser preenchidas por pessoas do sexo feminino. As ocupantes dos cargos de Analista de promoção dos direitos das mulheres das áreas Jurídica, Psicologia e Assistência Social, bem como as Técnicas de promoção dos direitos das mulheres apoio especializado de Educação Social e Arte Educação serão lotadas nos serviços de atenção à mulher em situação de violência, denominados Centros de Referência, Centros Municipais da Mulher e Casa Abrigo ou na Ouvidoria da Mulher.

Prefeitura de Camboriú - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Camboriú, no Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Educação divulgou edital de processo seletivo nº. 026/2013. O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas LTDA e tem como objetivo a formação de cadastro de reserva para vagas que surgirem dentro do prazo de validade deste processo seletivo.
 
São ofertadas vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Psicólogo, Fonoaudiólogo, Auxiliar de Serviços Gerais, Servente, Merendeira, Supervisor, Orientador, Monitor de Inclusão, Monitor, Intérprete de Línguas Brasileira de Sinais - Libras e Professor (AEE – Atendimento Educacional Especializado, Ensino Religioso, Ed. Física, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes, Inglês, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil).
 
A inscrição somente será efetuada via internet, no site www.clicksolucoesinteligentes.com.br no período de 01 a 15 de janeiro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 11,00;
Nível médio: R$ 14,00;
Nível superior: R$ 33,00.
 
Para as pessoas sem acesso a internet, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizará computadores com acesso a internet na Biblioteca Municipal, situada à Rua Maria da Glória Pereira, nº 158, centro – Camboriú, no horário das 8h à 12h e 13h30min às 17h30min, a partir do dia 02 de janeiro de 2014.
 
O certame será composto de prova escrita, tempo de serviço, prova prática e de títulos.
 
Os candidatos deverão entregar, durante o período de inscrições, cópia dos títulos e cópia do tempo de serviço em envelope lacrado nas dependências da Biblioteca Municipal, em horário de funcionamento, que está localizada à Rua Maria da Glória Pereira, nº 158, Centro – Camboriú ou enviar por Sedex para a empresa CLICK SOLUÇÕES TÉCNICAS, ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS, situada à Rua Tenente Costa 95 – Centro – Ituporanga – CEP: 88.400-000.
 
A prova escrita será realizada no dia 26 de janeiro de 2013, das 9h às 12 horas, em local e horário que serão divulgados no site www.clicksolucoesinteligentes.com.br, bem como no mural do Paço da Prefeitura Municipal, na sede da Secretaria de Educação, após o encerramento das inscrições.
 
A prova prática será voltada para o cargo de Merendeira e ´terá caráter classificatório, devendo ser realizada em data, horário e local a ser divulgado em agenda junto ao edital de homologação das inscrições.
 
O processo seletivo será valido entre fevereiro e dezembro de 2014.

Prefeitura de Paulo Lopes - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Paulo Lopes, no estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo n° 01/2013, para a admissão em caráter temporário e de excepcional interesse público, para ocupar vagas que surgirão durante o ano de 2014. São ofertadas várias vagas para as funções de Monitor I e II - PETI, Motorista, Professor e Agente de Serviços Gerais. Também há oportunidade para Monitor I - PETI, função que exige o ensino médio, e Enfermeiro.
 
As vagas podem ser ocupadas por candidatos de nível fundamental, médio e superior.
 
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o www.infinityprovas.com.br, onde também terá acesso ao Edital, Anexos e à ficha de inscrição, que estará disponível no período de 02 a 10 de janeiro de 2014. Não será cobrado taxa de inscrição.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014, com início às 09h e término às 12h, sendo obrigatória a chegada dos candidatos com 20 minutos de antecedência, levando em consideração que os portões de acesso ao local da prova serão fechados às 08h55min. O local onde a prova escrita será realizada na escola Básica DR. Ivo Silveira, localizada a Rua Manoel Elizandro da Silveira N° 521 – Penhas – Paulo Lopes/SC.
 
Os gabaritos provisórios das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site www.infinityprovas.com.br, no dia 19 de janeiro de 2014. No dia 27 de janeiro de 2014, a Prefeitura Municipal de Paulo Lopes publicará o gabarito definitivo.
 
Este processo seletivo terá validade de 1 (um) ano.

Processo Seletivo em Roseira - SP foi prorrogado

A Prefeitura de Roseira, no estado de São Paulo, abriu os editais de concurso público nº 002/2013 e de processo seletivo nº 01/2013, para contratação de 18 profissionais e formação de cadastro reserva de níveis fundamental incompleto e superior. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 6 mil.

As oportunidades são para Professor de Educação Básica II, Monitor, Médico (PSF e Plantonista), Dentista e Coveiro. 
 
As inscrições do edital 01/2013 foram prorrogadas e, para concorrer, os interessados deverão efetivar a participação até o dia 27 de dezembro de 2013, na sede do Banco do Povo de Roseira, situada na Praça Sant’ Ana, 190 - Centro - Roseira (SP). As taxas são de R$ 30 ou R$ 50. 
 
A seleção será composta por provas objetivas, para todos os cargos, e prova prática, apenas para os candidatos que concorrem às vagas de Coveiro. Os locais e horários serão divulgados em edital próprio, afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Roseira, no site www.roseira.sp.gov.br e divulgados por meio de publicação em jornal de circulação local.
 
A prova será realizada provavelmente em 26 de janeiro de 2014.

Concurso Prefeitura de Manfrinópolis - PR

Para atender as necessidades da administração da Prefeitura de Manfrinópolis, no Estado do Paraná, foi lançado o edital de concurso público nº 001/2013, tendo como objetivo preencher 39 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário varia entre R$ 732,24 e R$ 7.014,34 em regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Contador, Enfermeira, Engenheiro Civil, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Mecânico, Médico, Motorista de Veículos Leves/Pesados, Odontólogo, Oficial Administrativo, Professor (Habilitação em Magistério e Educação Física), Técnico (Agrícola, Contabilidade e Enfermagem), Veterinário e Operador de Máquinas Pesadas.
 
Inscrição
A inscrição deverá ser realizada por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site www.saber.srv.br, solicitada até às 23h59min do dia 06 de janeiro de 2014.
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 100,00;
Nível superior: R$ 150,00.
 
Às pessoas que não possuem acesso a internet, poderão se inscrever no período de inscrição, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 09 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na Prefeitura de Manfrinópolis, situada à Rua Encantilado, nº 11, Centro, Manfrinópolis - PR, portando documentos pessoais.
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, títulos e exame médico pré-admissional.
 
As provas objetiva e de título serão realizadas na data provável de 26 de janeiro de 2014, em horário e local a serem divulgados futuramente no edital de homologação das inscrições.
 
Validade
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Araricá - RS

A Prefeitura de Araricá, estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital nº 001/2013, de concurso público, para contratação de profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos variam entre R$ 725,42 a R$ 2.997,68, por jornadas de 20 a 44 horas semanais.

As vagas são para Agente Administrativo, Agente de Fiscalização, Almoxarife, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Monitora, Carpinteiro, Cozinheira, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Escriturário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Jardineiro, Mecânico, Médico, Monitor de Transporte Escolar, Motorista, Operador de Roçadeira, Operador Máquina Agrícola, Operador Máquina Niveladora, Operador Máquina Retroescavadeira, Operário, Pedreiro, Pintor, Professor, Servente, Técnico de Enfermagem, Telefonista/Recepcionista e Vigilante.
 
As inscrições estarão abertas no período de 27 de dezembro ao dia 06 de janeiro de 2014, pelo site www.idrhconcursos.com.br. A taxa varia de R$ 45 a R$ 100. 
 
A prova escrita será aplicada em local e dia a ser afixado no painel de publicações da Prefeitura Municipal de Araricá e nos sites www.idrhconcursos.com.br e www.ararica.rs.govbr. A prova de títulos será um processo exclusivo para os cargos de Professor. 
 
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Administração da Prefeitura Municipal de Araricá.

Universidade Federal do Acre promove processo seletivo

A Universidade Federal do Acre (Ufac), lançou edital n° 031/2013 - PROGRAD de processo seletivo, para ocupação do cargo de Professor Temporário e Substituto, para contratação conforme a necessidade da instituição, por até 24 meses, visando o preenchimento de vagas em caráter emergencial nos Centros dos Campi de Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Há 15 vagas para profissionais de nível superior, por vencimentos que vão até R$ 4.649,65 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais. A todas as remunerações adicionam-se valores relativos ao Auxílio-Alimentação.

A inscrição será realizada nas secretarias dos Centros responsáveis pelas vagas, do dia 02 de janeiro ao dia 08 de janeiro de 2014, observado o horário de funcionamento do respectivo Centro.

Campus Sede (Rio Branco)
 
Centro de Educação, Letras e Artes – CELA: Campus Universitário, Bloco Professora Francisca Corina, BR 364, km 04 – Distrito Industrial, Rio Branco/AC;
 
Centro de Ciência Exatas e Tecnológicas – CCET: Campus Universitário, Bloco Governador Joaquim Falcão Macedo, BR 364, km 04 – Distrito Industrial, Rio Branco/AC;
 
Centro de Ciências Biológicas e da Natureza – CCBN: Campus Universitário, Bloco Professora Elda Moreira, BR 364, km 04 – Distrito Industrial, Rio Branco/AC;
 
Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CCSD: Campus Universitário, Bloco Francisco Bacurau, BR 364, km 04 – Distrito Industrial, Rio Branco/AC.
 
Campus Floresta (Cruzeiro do Sul)
 
Centro Multidisciplinar - CMULTI: Estrada do Canela Fina, Km 12, Gleba formoso, Lote 245, Colônia São Francisco os quais serão responsáveis pela condução do processo seletivo.

As provas ocorrerão no período de 13 a 21 de janeiro de 2014 (excetuados sábados e domingos). Os Centros definirão os elementos de julgamentos, os horários e os locais das suas dependências para realização dos exames que serão publicados pela Comissão Geral do Processo Seletivo, no dia 9 de janeiro de 2014, no endereço eletrônico www.ufac.br.

O prazo de validade do certame será de 12 meses, contados da publicação do seu resultado final, podendo ser renovado por igual período.

Concurso Prefeitura de Manoel Ribas - PR

Foi divulgado o edital de concurso público nº. 001/2013 da Prefeitura de Manoel Ribas, Estado do Paraná, que tem como objetivo o preenchimento de 49 vagas de cadastro reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade, por remuneração que varia entre R$ 678,00 e R$ 10.982,11. A jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Almoxarife, Assistente Social, Auxiliar (Administrativo, Enfermagem, Mecânico, Serviços Gerais e Topógrafo), Carpinteiro, Costureira, Cozinheira, Dentista, Eletricista de Veículos, Encarregado de Tributação/Fiscalização, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Mãe Social, Mecânico, Médico, Motorista, Operador de Máquina, Operador de Raio X, Pedreiro, Pintor, Psicólogo, Servente de Pedreiro, Topógrafo e Vigia.
 
Inscrição
As inscrição será efetuadas via internet, no site www.saber.srv.br, solicitada até às 23h59min do dia 09 de janeiro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (nível médio) e R$ 100,00 (nível superior).
 
Aos interessados que não possuem acesso a Internet, serão disponibilizados terminais com internet e assistência até o dia 09 de janeiro de 2014, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 09 às 11h30 e das 14 às 17 h, na Prefeitura de Manoel Ribas, situada à Rua Sete de Setembro, n.º 366– Manoel Ribas - PR, portando documentos pessoais.
 
Prova
O concurso constará de prova objetiva, prática e exame médico pré-admissional.
 
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014, em horário e local a ser publicado no edital de homologação das inscrições.
 
A prova prática será aplicada na data provável de 26 de janeiro de 2014, no período da tarde, devendo o candidato comparecer às 13 horas em frente a Prefeitura de Manoel Ribas, para deslocamento ao local da prova prática.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogáveis uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Laguna - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Laguna, no estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo nº 004/2013, que formará cadastro de reserva de profissionais para os cargos de Técnico de Enfermagem e Enfermeiro. Os salários são de R$ 2.333 por jornada semanal de 40 horas. 
 
As inscrições serão realizadas nos dias 26 e 27 de dezembro de 2013, das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Antônio Maria, S/N, Centro. O candidato deverá entregar 2 kg de alimentos não perecíveis para efetivar a inscrição. 
 
A seleção constará de avaliação de títulos e tempo de serviço. A classificação final dos candidatos inscritos será divulgada pela Comissão Especial de Convocação, Chamamento, Recrutamento, Movimentação e Seleção de Pessoal no dia 08 de janeiro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde e no site da Prefeitura Municipal de Laguna (www.laguna.sc.gov.br).

Concurso Prefeitura de São João do Ivaí – PR

A organizadora Prosperity divulgou o edital 024/2013 que promove a abertura de concurso público na Prefeitura de São João do Ivaí, estado do Paraná. Há 24 vagas no quadro de servidores públicos do respectivo município, lembrando que a seleção também servirá para formação de cadastro reserva. Os vencimentos são estipulados de acordo o cargo e oscilam entre as cifras de R$ 678,00 e R$ 1.890,00.
 
Os cargos vagos são para todos os níveis de escolaridade, nas seguintes funções: Assistente Social, Contador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Farmacêutico da Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta, Engenheiro Agrônomo, Técnico em Meio Ambiente, Técnico de Segurança do Trabalho, Auxiliar Administrativo na Área da Saúde, Fiscal de Postura, Agente Fiscal de Tributos, Professor de Ensino Fundamental, Auxiliar de Serviços Gerais (F); Auxiliar de Serviços Gerais (M), Pedreiro, Pintor, Borracheiro, Tratorista, Motorista da Sede, Motorista Ubauna, Motorista Santa Luzia e Motorista Luar.
 
Os interessados podem realizar a inscrição pelo endereço eletrônico www.prosperity1.com.br, até 24 de janeiro de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 90,00.
 
A seleção constará de prova objetiva, além de prova de títulos ou prova prática. As provas serão realizadas no município de São João do Ivaí, na data prevista de 09 de março de 2014.
 
Os locais de realização das provas serão divulgados por meio de edital específico de ensalamento, pela Internet, nos endereços eletrônicos www.prosperity1.com.brwww.saojoaodoivai.pr.gov.br, no Diário Oficial Eletrônico do Município, no Jornal Tribuna do Norte da cidade de Apucarana e afixados nas dependências da Prefeitura do Município de São João do Ivaí, a partir do dia 24 de fevereiro de 2014.
 
A validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, uma única vez.  

Concurso Prefeitura de Barracão - PR

A Prefeitura de Barracão, Estado do Paraná, publicou os editais nº. 01, 001.002, 001.003/2013 para realização de concurso público. O concurso oferece 117 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior por salários de até R$ 7.979,61, para carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
edital 01: Analista de Sistema Organizacional, Arquiteto, Assistente (Administrativo, Informática, Social e Técnico Financeiro), Gari, Auxiliar (Administrativo, Dentista, Enfermagem e Serviços Gerais), Contador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo e Civil), Escriturário, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Inspetor de Vigilância Sanitária, Manipulador de Alimentos, Marceneiro, Mecânico, Médico, Monitor de Creche, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquina, Pedreiro, Professor, Psicólogo, Servente, Técnico (Agrícola, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Higiene Dental, Informática e Tributação), Telefonista, Veterinário, Vigia e Vigilante Sanitário.

edital 002: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Dentista, Enfermeiro,  Médico da Família e Técnico em Higiene Dental.

edital 003: Auxiliar Administrativo, Motorista, Monitoria (Educadora Social), Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Auxiliar de Serviços Gerais e Operador Máster do Bolsa Família.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até às 23h59min do dia 15 de janeiro de 2014, no site www.saber.srv.br.

Os interessados que não possuem acesso a internet, serão disponibilizados terminais com internet e assistência no período de 21 de dezembro de 2013 a 15 de janeiro de 2014, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 09 às 11h30min e das 14 às 17 horas, na Prefeitura Municipal de Barracão, sito a Rua São Paulo, nº 235 – Centro – Barracão - PR – fone (49) 3644-1215, portando documentos pessoais.

A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo.
 
Provas
O concurso será realizado por meio de prova objetiva, prática, títulos e exame pré-admissional.

A provas objetiva está prevista para 09 de fevereiro de 2014, em local e horário que serão divulgados no edital de homologação das inscrições. Já a prova prática ao cargo de Operador de Máquinas será realizada provavelmente no dia 08 de março de 2014, em local e horários a serem publicados no edital de divulgação das notas da prova escrita.

A prova de títulos será realizada na data provável de 08 de março de 2014, em local e horário a ser publicado no edital de divulgação das notas.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Hepatite C leva ao câncer de fígado

Ao contrário do que se convenciona pensar, o fígado não é culpado de nada, mas pode ser alvo de uma das hepatites mais graves que se tem notícia - a do tipo C, que na pior das hipóteses pode evoluir para o câncer de fígado. O diferencial é que a hepatite C, se diagnosticada e tratada de forma imediata, tem cura.

Novos medicamentos surgem no mercado, conforme noticiado no início do mês, durante o 64° Congresso da Associação Americana de Estudo das Doenças do Fígado (AASLD - American Association for the Study of Liver Diseases), em Washington DC, capital dos Estados Unidos.

Um levantamento recente aponta que Rio Preto tenha em média 1,5 mil portadores deste tipo de hepatite. No entanto, como muitas pessoas levam em média 20 a 30 anos para identificar a doença, uma vez que a maioria dos portadores foi contaminada por volta da década de 80 a 90. É possível que este número seja ainda maior.

Existem também mais de 2 milhões de pessoas, vítimas em todo o País, segundo estimativa do Ministério da Saúde. O governo estima ainda, que em torno de 1,3% da população, entre 18 e 75 anos esteja infectada pelo vírus. Mas, mesmo com números tão alarmantes, apenas 100 mil pessoas foram tratadas até agora, conforme anunciado também por evento realizado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), no Rio de Janeiro.

No cotidiano dos médicos, o que mais se vê é a atribuição de doenças ao órgão, que na verdade não procedem, tais como boca amarga, enxaqueca e manchas na pele. A hepatite C, na realidade, pode ser diagnosticada com um simples check-up, como com um exame de sangue.

"O que as pessoas precisam saber é que o fígado não dói, não dá boca amarga, não dá mancha na pele, mas pode ter a hepatite C, que não tratada pode levar a cirrose hepática e pode matar, silenciosamente", afirma o hepatologista Raymundo Paraná, chefe do ambulatório de hepatites da Universidade Federal da Bahia.

Novo tratamento em 2014
Atualmente a doença é tratada com telaprevir, boceprevir e interferon, medicamentos que já estão inclusive disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em virtude de promover alguns efeitos colaterais, o interferon, por exemplo, não pode ser usado por todos os portadores da doença. "Pessoas com cirrose avançada, transplantadas, com anemia, doenças psiquiátricas ou problemas renais não podem passar por esse tratamento", diz o hepatologista Henrique Sérgio Moraes Coelho, presidente da SBH.

A boa notícia é dois novos medicamentos foram recém aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), agência responsável pelo controle de medicamentos e tratamentos nos Estados Unidos. As drogas estão em fase de avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Trata-se do simeprevir e o sofosbuvir, que acusam taxas de 100% de cura, enquanto os medicamentos oferecidos hoje, chegam a 70%. "Eles também não apresentam os altos efeitos colaterais dos medicamentos em uso atualmente, não têm contraindicação e o tempo de tratamento pode ser reduzido para 24 semanas", explica Coelho, que também é chefe do Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ). A expectativa é que os novos fármacos sejam aprovados no primeiro semestre do novo ano.

Termogênicos podem danificar o fígado
Embora muitos culpem alimentos como a carne de porco, a gordura, a pimenta e outros como responsáveis por afetar o fígado, nenhum alimento tem o poder de afetar o fígado, com exceção do álcool e de medicamentos cujo grau de toxicidade é elevado e não passaram pelo controle dos órgãos regulatórios, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Nada disto ataca o fígado.

Mas nos chega aqui todos os dias, inúmeras pessoas vítimas sim é de produtos ditos naturais, fitoterápicos e outros, que tem um princípio ativo, e estes sim, são tóxicos e causam dano ao fígado. E mais, não existe nenhuma dieta detox capaz de limpar o fígado", diz hepatologista Raymundo Paraná, chefe do ambulatório da Universidade Federal da Bahia.

O hepatologista cita uma enorme quantidade de produtos que podem danificar o órgão e dentre eles estão o chá verde em cápsulas, termogênicos, confrei, fedegoso, picão preto, sene, cáscara sagrada, chá de Noni, Aloe Vera, e a casca-sacaca (comum na região norte) , entre outros.

Exames laboratoriais identificam o problema
A hepatite C é cercada de mitos. Há quem credite que a sua transmissão ocorra por meio de relações sexuais. E não é verdade. Outro problema é a busca tardia por tratamento e a doença já está em estágio crônico. "A pessoa alega a fadiga. Mas este é um sintoma comum a várias doenças e por isto, nem sempre é levada em conta", afirma o hepatologista Raymundo Paraná, chefe do ambulatório de hepatites da Universidade Federal da Bahia.

A hepatite C leva a lesões no fígado (cirrose), por conta da fibrose que provoca no órgão e posteriormente ao câncer hepático. Causada por vírus (VHC), a doença é transmitida principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode ocorrer por via sexual e vertical (da mãe para filho). É uma doença silenciosa que pode se manter assintomática por mais de 20 anos.

"O período de incubação dura em média sete semanas e a grande maioria dos casos agudos (mais de 75%) não apresenta sintomas. Por isso é necessária a investigação laboratorial para o diagnóstico", diz hepatologista Henrique Sérgio Moraes Coelho, presidente da SBH. Segundo ele, cerca de 70 a 85% dos casos de contaminação evoluem para doença crônica.

Embora os médicos afirmem que é preciso realizar exames periódicos para identificar problemas no fígado, alguns sinais, podem auxiliar a alertar para a presença de problemas neste órgão, que é bastante sensível. Dentre eles estão a perda de peso, apetite, dores nas juntas, náuseas, ansiedade, dificuldade de concentração, intolerância ao álcool e dores na região do fígado.

Vítima da hepatite C, o motorista S.N.A, 43 anos, relata que descobriu ser portador ao realizar uma doação de sangue para um familiar que estava internado. "Foi uma sorte, pois me chamaram depois da doação para dizer que meu sangue não poderia ser aproveitado, pois estava contaminado.Felizmente, consegui descobrir antes que a doença estivesse muito avançada. Fiz todo o tratamento e em 48 semanas já estava livre do vírus", diz.

Câncer de fígado
Uma das causas mais frequentes a levar ao transplante de fígado é o câncer de fígado, segundo o hepatologista Renato Silva, chefe do transplante de fígado do Hospital de Base, e professor da Famerp. A doença é caracterizada por inflamação crônica do órgão que tem como causas básicas o alcoolismo, os vírus das hepatites B e C, hemocromatose e a esteatohepatite (gordura no figado).

Para identificar um problema no órgão, é importante que seja realizado um exame de ultrassom a cada seis meses, junto com a dosagem da alfa-feto proteína, que ajuda a identificar qualquer problema mais grave. O médico afirma que o vírus C, é o que apresenta o maior risco de levar a tumor no fígado. "Quem tem este vírus tem 7% de chance, por ano, de desenvolver o câncer. Esta é a maior porcentagem entre todas as causas", diz.
 
Diário Web

Cinco passos para reduzir o consumo de álcool nas festas de fim de ano

Segundo especilalista, recomendado é uma taça de vinho por dia (Foto: Reprodução / TV TEM)
Foto: Reprodução/TV TEM
Segundo especilalistas, deve-se prestar atenção ao
tamanho do copo
BBC dá dicas para quem pretende beber sem culpa e comemorar 2014 sem ressaca
 
O consumo excessivo de álcool nas festas de fim de ano vem frequentemente acompanhado do dissabor do arrependimento. Afinal, quem nunca fez um pedido para beber menos no ano que inicia?
 
A lista dos benefícios relacionados à redução do consumo de bebidas alcóolicas é extensa e vai desde dormir melhor a ter menos dores de cabeça. Segundo os médicos, a ingestão excessiva de álcool também pode prejudicar o trabalho, a família e os relacionamentos de um individuo.
 
Com base em recomendações de especialistas, a BBC lista abaixo cinco passos para reduzir o consumo de álcool.
 
Pense no tamanho de seu copo
Um dos mandamentos para quem está de dieta é diminuir o tamanho do prato. O mesmo princípio vale para quem quer reduzir a ingestão de álcool.
 
Uma taça grande de vinho pode conter até três unidades de álcool. A recomendação dos especialistas é escolher, invariavelmente, um copo menor.
 
Lembre-se também de que as doses que costumamos usar em casa são normalmente maiores do que de restaurantes ou bares.
 
Siga à risca as diretrizes para a ingestão de álcool
Não tome álcool durante dois dias da semana. A escolha desses dias fica a critério de cada um, mas essa pausa é necessária, segundo os médicos, para permitir a recuperação do corpo.
 
Drink leva vodka sabor pera e vermute de abacaxi. (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação Grey Goose)
Foto: Murillo Tinoco / Divulgação Grey Goose
Escolha dois dias na semana para não beber
As mulheres não devem beber mais de dois ou três unidades por dia (e não mais de 14 unidades por semana). Já os homens não devem beber mais de três a quatro unidades por dia (e não mais de 21 unidades por semana).
 
Os corpos das mulheres reagem ao álcool de uma maneira diferente da dos homens. As mulheres têm, em média, 10% mais gordura que os homens, o que significa menos fluídos corporais para diluir o álcool.
 
Isso significa que a substância percorre o corpo feminino de forma mais concentrada e causa mais danos. Além disso, os fígados das mulheres produzem menos da substância que o corpo usa para quebrar as moléculas de álcool.
 
Na prática, isso significa que as mulheres não só ficam bêbadas mais rápido, como os efeitos em seus organismos perduram por mais tempo.
 
Conheça o teor de sua bebida
O teor alcóolico varia de bebida para bebida. Uma dose de uísque, por exemplo, pode ter até dez vezes mais álcool do que um copo de cerveja tradicional. Portanto, pense em quantas unidades de álcool você está ingerindo e não se esqueça de contar as doses.
 
Sempre faça uma boa refeição antes de começar a beber, ou saboreie aperitivos enquanto estiver ingerindo álcool A dica passa de geração em geração. Quem nunca recebeu o conselho acima dos pais ou dos avós? A recomendação faz sentido, pois a comida ajuda a diminuir os efeitos do álcool no corpo.
 
Saiba a hora de parar
Se você não estiver pronto para outro drink, saiba a hora de parar. Nunca é demais pedir um refrigerante ou um copo d'água para recarregar as energias.
 
Isso ajudará a cortar o número de unidades de álcool que você ingerir e, claro, evitar a tão temida ressaca.

G1