Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

USP cria equipamento 3D que mede gordura do corpo em 30 segundos

Professora de ginástica disse ter ficado supresa com a precisão do aparelho (Foto: Adriano Ferreira/EPTV)
Foto: Adriano Ferreira/EPTV
Professora de ginástica disse ter ficado surpresa com a
precisão do aparelho
Método desenvolvido por pesquisadores de São Carlos é inédito no mundo. Ideia é usar sistema em academias de ginástica e clínicas de fisioterapia
 
Um equipamento de avaliação corporal que mede o percentual de gordura nas pessoas de forma rápida, precisa e confortável é a novidade criada pelos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos (SP). O All Body Scan 3D escaneia o corpo inteiro em 30 segundos e gera um modelo tridimensional do paciente.
 
A pesquisa teve início há dez anos e, segundo o coordenador Mario Gazziro, a ideia era apenas substituir as fitas métricas na avaliação de circunferências corporais.
 
O equipamento funciona como uma copiadora. É preciso estar com roupas leves para passar pelo teste. A máquina dá uma volta em torno do paciente e tira fotos. Nos primeiros sete segundos, a pessoa tem que prender a respiração para o tórax ser escaneado.
 
Os dados são, então, enviados para um computador. A imagem em 3D permite uma avaliação do teor de gordura e também da postura. O objetivo é utilizar o aparelho em academias de ginástica e em clínicas de fisioterapia.
 
“Embora existam outros equipamentos que meçam gordura, este é um método novo, preciso e confortável. Avaliar gordura utilizando técnica de scanner 3D é inédito no mundo”, afirmou o pesquisador.
 
Aprovado
Nas mulheres até 59 anos, em média, o percentual ideal de gordura não deve passar dos 23%. Ariane de Carvalho é professora de ginástica e conferiu a novidade. Ela passou pelo exame e ficou surpresa com o resultado. “Levei um susto. Fiquei admirada com o aparelho porque ele é bem preciso perto daqueles que a gente utiliza em avaliações nas academias”, contou.
 
A margem de erro nos resultados fica próxima a 1,5%, inferior aos 5% dos demais métodos. O software também armazena, exibe e permite exportar esses dados para outros sistemas.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário