Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Contaminação cruzada é comum em residências, diz Ministério da Saúde

Professora da USP de Pirassununga explica como evitar a contaminação  (Foto: Reginaldo dos Santos / EPTV)
Foto: Reginaldo dos Santos / EPTV
Professora da USP explica como evitar a contaminação cruzada
Alimentos prontos para o consumo são contaminados por alimentos crus. Transferência ocorre usando mesmos objetos em diferentes pratos
 
Dados do Ministério da Saúde apontam que muitos casos de contaminações alimentares acontecem dentro de casa, devido à contaminação cruzada. Isso acontece quando os mesmos objetos são usados sem lavar em alimentos prontos para o consumo e naqueles não esterilizados.
 
Tábuas e talheres podem esconder fungos e bactérias, que ganham força com hábitos errados que passam despercebidos. Usar a mesma tábua e a mesma faca para cortar diferentes alimentos sem a higienização correta pode provocar uma transferência, um cruzamento de bactérias.

A professora de engenharia de alimentos da Universidade de São Paulo (USP) de Pirassununga (SP) Andrezza Fernandes diz que isso acontece com frequência em churrascos. “É comum notarmos que as pessoas utilizam a mesma tábua de corte e a mesma faca para cortar as carnes cruas e as carnes prontas, que saem da churrasqueira. Esse uso comum leva as bactérias da carne crua para a carne pronta”, disse.
 
Andrezza explicou que existem vários tipos de bactérias e cada uma tem um mecanismo de ação. “Mas a maioria causa sintomas gastrointestinais, como diarreias, vômitos, náuseas, dores abdominais, algumas causam dores de cabeça e febre. Outras causam lesões mais severas, que podem levar uma pessoa a morte”, alertou.
 
Prevenção
Para se prevenir contra essas infecções é preciso sempre lavar muito bem os alimentos e os talheres.
 
Não basta apenas água, o detergente é fundamental. “A bucha usada para lavar deve sempre ser guardada limpa e o mais seca possível, pois quanto mais umidade, melhor para as bactérias se desenvolverem”, completou a professora.
 
Os alimentos crus ou já preparados precisam ser separados e guardados em recipientes fechados, isso também vai ajudar a evitar a contaminação cruzada.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário