Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Frutas que combatem a prisão de ventre

A prisão de ventre  é um problema que acomete muitas pessoas, principalmente mulheres de todas as idades, além de gestantes. Isso traz muitos prejuízos para o organismo e, inclusive, para o emocional do indivíduo

Existem medicamentos industrializados que ajudam a combater a prisão de ventre, mas a melhor opção é sempre mudar a alimentação. É possível que, apenas com a inserção de frutas na alimentação, a situação melhore rapidamente.

Confira abaixo uma seleção das frutas que ajudam a combater a prisão de ventre:

Frutas laxantes
As frutas que mais ajudam no combate à prisão de ventre são aquelas ricas em fibras, pois ajudam a regular o intestino de forma natural e saudável. O recomendado é que você consuma entre 3 e 5 unidades dessas frutas por dia enquanto não melhorar da prisão de ventre. Os resultados normalmente são obtidos entre 24 e 36 horas, mas isso depende muito do organismo.

Essas frutas são auxiliares ainda no emagrecimento, pois por serem alimentos saudáveis e ricos em fibras, aumentam a saciedade facilitando o sucesso das dietas.
 
Confira abaixo uma lista dessas frutas:
  • Mamão
  • Laranja
  • Acerola
  • Ameixa preta seca
  • Banana nanica
  • Manga
  • Tangerina
  • Abacate
  • Morango
  • Melão
  • Pera
  • Melancia
  • Figo
  • Caqui
  • Kiwi
  • Abacaxi
  • Amora
Outras dicas
Além das frutas, muitos outros alimentos podem ajudar no combate à prisão de ventre. Procure consumir verduras e legumes crus que garantem, além das vitaminas, muitas fibras. Procure mastigar bem e consumir as frutas com bagaço, pois é lá que se encontra a maior parte das fibras destas. Além disso, é essencial que você consuma bastante água, pois esta além de hidratar o corpo evita o ressecamento das fezes e ajuda na digestão dos alimentos. Iogurtes e alimentos integrais ajudam a regular o intestino combatendo ainda o inchaço e a irritação que normalmente acompanham a prisão de ventre.

O que não consumir
Além de recomendarmos frutas e alimentos para melhorar as condições de quem está com prisão de ventre, é importante também lembrar que existem alguns alimentos que proporcionam a prisão de ventre. Entre eles, estão alimentos açucarados como balas e chocolates, frituras, biscoitos, refrigerantes – prejudicam a atuação das bactérias benéficas do intestino –, comidas fast food, sucos industrializados, além de, por incrível que pareça, algumas frutas. Evite consumir o caju, banana prata, limão, maçã e goiaba quando estiver com prisão intestinal.

Remédio-caseiro

Roupa inteligente facilita tratamento e prevenção de epilepsia

Reprodução/Twitter/BioSerenity
Traje consegue criar análise completa do estado de saúde
 do paciente
Projeto ganhou prêmio que reconhece tecnologias para salvar vidas
 
Apesar da grande maioria dos lançamentos de tecnologias vestíveis estarem relacionadas ao mundo de exercícios físicos e fitness, existem projetos que pretendem criar roupas voltadas para tratamento e prevenção de doenças sérias.
 
A BioSerenity é uma startup que está criando uma roupa que promete diagnosticar e identificar crises de epilepsia. De acordo com a empresa, isso facilitaria tanto o tratamento quando a prevenção dos ataques.
 
Em entrevista para a BBC, o chefe executivo do projeto Pierre Frouin explica que além de prevenir crises, a roupa poderá ajudar a analisar as atividades cerebrais dos pacientes, sendo que antigamente isso só era possível em hospitais, com a pessoa deitada em uma maca e sem poder realizar movimentos bruscos.
 
Os pacientes que possuírem a roupa em casa poderão contar com um acompanhamento constante do estado de saúde, já que as informações serão automaticamente enviadas para o smartphone do responsável, além de avisos antecipados de quando um ataque está por vir. Dessa maneira, dá para evitar que a pessoa se machuque durante a crise batendo a cabeça ou mordendo a língua.
 
Além disso, os médicos podem acessar um relatório feito pelo próprio aplicativo das atividades cerebrais do paciente mesmo estando a distância, já que o programa salva o arquivo na nuvem.
 
Por enquanto, uma das principais preocupações da BioSerenity é desenvolver uma roupa que seja durável, tanto em qualidade quanto pelos sensores, que devem funcionar perfeitamente para que os resultados sejam precisos.
 
E o trabalho da startup já está sendo reconhecido: o projeto venceu o Prêmio iiAwards, que premia empresas que visam a impactar de forma positiva a vida das pessoas. É provável que, no futuro próximo, pacientes com doenças graves tenham um dia a dia mais fácil com a ajuda da tecnologia.

R7

Uso excessivo de omeprazol pode causar anemia, osteoporose e até demência

Medicamento deve ser utilizado com ajuda de profissional para evitar transtornos
 
Uso excessivo do remédio omeprazol pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose, anemia e até demência. De acordo com especialistas ouvidos pelo R7, isso ocorre porque o medicamento inibe a produção de substâncias que auxiliam na absorção de nutrientes pelo organismo.
 
De acordo com o gastroenterologista do Hospital das Clínicas da USP Ricardo Barbuti, o omeprazol faz parte de um grupo de medicamentos chamados antissecretores, que reduz a produção de ácido clorídrico e traz impactos para o organismo. 
 
— Uma das funções do ácido produzido no estômago é inibir a chegada de bactérias ao intestino, prevenindo infecções. Além disso, a mesma célula que produz o ácido clorídrico também produz uma substância chamada fator intrínseco, essencial na absorção da vitamina que B12. A deficiência dessa vitamina pode causar, no futuro, por exemplo, a demência.
 
A baixa acidez no estômago também reduz a metabolização e prejudica a retirada do ferro e do cálcio dos alimentos, alerta o gastroenterologista Rogério Toledo, membro da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia).
 
— A falta de ferro pode levar à anemia e a de cálcio pode acarretar osteopenia ou até mesmo osteoporose. 
 
Segundo o gastroenterologista do Hospital Leforte Eduardo Grecco é fundamental que o uso do medicamento seja prescrito e acompanhado por um profissional da área, já que seu uso indiscriminado pode acarretar efeitos colaterais.
 
― O omeprazol só vai ser perigoso quando o paciente utilizá-lo de forma irregular e sem acompanhamento médico. Apenas o médico saberá analisar algum possível efeito colateral e contorná-lo de forma adequada. 
 
Quem faz uso do medicamento e tem acompanhamento médico não deve se preocupar. De acordo com o especialista da USP, cabe ao profissional de saúde monitorar tais deficiências e saber como contorná-las.
 
― Assim como as outras substâncias, os médicos devem monitorar a vitamina B12 e, se os níveis dela no organismo começarem a cair, ela podem ser repostas. É importante frisar que isso não contraindica o uso do medicamento, o omeprazol é muito seguro e pode ser usado a longo prazo.
Porém, vale ressaltar que a pessoa não deve se automedicar, segundo Barbuti.
 
― Se você toma esse medicamento e não sabe quais consequências ele vai causar no seu organismo, isso pode ser perigoso. O acompanhamento do médico é importante para monitorar essas reações e amenizá-las.
 
Além de não saber lidar com essas possíveis consequências, Grecco afirma que a automedicação também traz outro grande risco à saúde, já que o medicamento pode mascarar problemas mais sérios.
 
― A automedicação é um perigo porque, por aliviar a dor do paciente, muitas vezes, o omeprazol acaba mascarando problemas mais sérios como um câncer gástrico, fazendo com que a pessoa não investigue a fundo esse problema e não receba rapidamente o seu diagnóstico. 
 
R7

Cientistas descobrem o que acontece com a gordura quando você perde peso

De 10kg de gordura perdidos, 8,4kg viram dióxido de
carbono e 1,6kg vira água
Estudo australiano responde à pergunta que confunde os próprios profissionais de saúde
 
Sydney - Apesar de haver uma obsessão mundial com dietas, muitos profissionais de saúde não conseguem responder corretamente a uma pergunta simples: para onde vai a gordura corporal vai quando as pessoas perdem peso? Agora um estudo da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW, na sigla em inglês), na Austrália, revela o mistério.
 
— A maior parte da massa é expirada como dióxido de carbono. Ela vai para o ar — afirma o principal autor do estudo, Ruben Meerman, um físico e apresentador de TV.
 
No estudo, publicado no “British Medical Journal”, os autores mostram que perder 10kg de gordura requer uma inalação de 29kg de oxigênio. Esse processo metabólico produz 28kg de dióxido de carbono e 11kg de água.
 
— Há uma surpreendente ignorância e confusão sobre o processo metabólico da perda de peso — diz o professor Andrew Brown, diretor da Escola de Biotecnologia e Ciências Biomoleculares da UNSW.
ADVERTISEMENT

Meerman ficou interessado na bioquímica da perda de peso através da experiência pessoal.
 
— Perdi 15 kg em 2013 e simplesmente queria saber aonde esses quilos estavam indo. Depois, em um curso rápido em bioquímica, tropecei nesse resultado surpreendente — lembra ele. — Enquanto a crise mundial de obesidade ocorre, todos nós devemos saber a resposta para a simples questão de onde a gordura vai. O fato de que quase ninguém conseguia responder isso me pegou de surpresa, mas foi só quando eu mostrei a Andrew meus cálculos que nós dois percebemos o quão mal este tema está sendo ensinado.
 
Gordura não é convertida em energia ou calor
Os autores se conheceram quando Meerman entrevistou Brown em uma história sobre a ciência da perda de peso para o um programa de ciência na TV ABC em março deste ano.
 
— A nova abordagem de Ruben para a bioquímica da perda de peso foi de rastrear cada átomo na gordura a ser perdido e, até onde eu sei, os seus resultados são completamente novos para a área — conta o professor Brown. — Ele expôs um buraco negro completamente inesperado na compreensão da perda de peso entre o público e profissionais de saúde em geral também.
 
Se você seguir os átomos em 10kg de gordura quando eles estão “perdidos”, 8,4 kg desses são o dióxido de carbono exalado pelos pulmões. Os restantes 1,6 kg torna-se água, que pode ser excretada na urina, nas fezes, no suor, na respiração, nas lágrimas e em outros fluidos corporais, os autores relatam.
 
— Nada disso é óbvio para as pessoas porque o gás dióxido de carbono que exalamos é invisível — diz Meerman.
 
Mais de 50% dos 150 médicos, nutricionistas e personal trainers que participaram da pesquisa pensaram que a gordura fosse convertida em energia ou calor.
 
— Isso viola a Lei da Conservação das Massas. Suspeitamos que este equívoco é causado pelo mantra da energia que entra e que sai em torno da perda de peso —especula Meerman.
 
Perda de peso não causa aquecimento global
Alguns entrevistados pensavam que os metabolitos de gordura fossem excretados nas fezes ou convertidos em músculo. “Os equívocos que encontramos revelam desconhecimento surpreendente sobre aspectos básicos de como funciona o corpo humano”, colocam os autores.
 
Uma das perguntas mais frequentes que os autores encontraram é se simplesmente respirar mais pode causar a perda de peso. A resposta é clara: não. Respirar mais do que o exigido pela taxa metabólica de uma pessoa leva a hiperventilação, o que pode resultar em tontura, palpitações e perda de consciência.
 
A segunda pergunta mais frequente é se a perda de peso pode causar o aquecimento global.
 
— Isso revela equívocos preocupantes sobre o aquecimento global, que é causado pelo desbloqueio de átomos de carbono antigos presos no subsolo em organismos fossilizados. Os átomos de carbono que seres humanos exalam estão retornando para a atmosfera depois de apenas alguns meses ou anos presos em alimentos que foram feitos por uma planta — coloca Meerman, que também apresenta a ciência da mudança climática em escolas de ensino médio ao redor da Austrália.
 
Meerman e Brown recomendam que estes conceitos básicos sejam incluídos no currículo do ensino secundário e nos cursos de bioquímica da universidade para corrigir equívocos generalizados sobre a perda de peso entre os leigos e profissionais de saúde.
 
O Globo

Mulheres impulsivas e fumantes são mais propensas a beber até cair

Características de apagões relacionados à bebida foram mapeados em estudo com 1.402 adolescentes, de 15 a 19 anos na Inglaterra
 
Califórnia - Jovens mulheres de 15 a 19 anos que fumam e apresentam características impulsivas são mais propensas a beber até cair e, assim, experimentar alguns perigos, mostra um novo estudo publicado on-line na revista “Alcoholism: Clinical & Experimental Research”. O estudo investigou o comportamento de jovens que tinham apagão relacionado ao álcool (alcohol-related blackout, ARB), que acontece quando a concentração de álcool no sangue é significativamente acima do que é considerado ‘intoxicação legal’.
 
— Algumas pessoas pensam que apagões, ressacas muito ruins e comportamento escandaloso em festas são coisas engraçadas — explica o autor do estudo, Marc A. Schuckit, professor de psiquiatria na Universidade da Califórnia, em San Diego. — As pessoas não entendem como apagões são perigosos: mulheres podem ter relações sexuais desprotegidas, colocar-se em uma situação em que podem ser violadas, ou não ser totalmente capazes de se proteger. Homens podem entrar em brigas, e são muitas vezes o motorista podendo levar a um acidente de carro.
 
Schuckit e seus colegas avaliaram o padrão de ocorrência de ARBs ao longo de quatro pontos no tempo — idades de 15, 16, 18 e 19 anos — num universo de 1.402 adolescentes que bebiam (837 mulheres, 565 homens) a partir do Estudo Longitudinal Avon de Pais e Filhos (ALSPAC) em Bristol, Inglaterra. As análises de regressão multinomial de idade avaliaram 15 preditores de trajetórias ARB, incluindo fatores demográficos, itens relacionados à substância, características de impulsividade e uso estimado da substância pelos pares.
 
— Trinta por cento das pessoas que bebiam relataram ARBs aos 15 anos, e 74% relataram ARBs aos 19 anos. Quase metade da nossa amostra não só tinha apagões durante os quatro anos no total de nosso estudo, mas também tinha apagões a cada ano e meio — conta.
 
Os pesquisadores identificaram quatro classes de trajetória. Classe 1 (5,1%) não relataram apagões de 15 anos para 19 anos. Para a Classe 2 (29,5%) os ARBs rapidamente aumentaram com a idade. Para a Classe 3 (44,9%), apagões aumentaram lentamente. Classe 4 (20,5%) relataram ARBs em todos os quatro pontos de tempo.
 
O Globo

Governo francês quer proibir cigarros eletrônicos de cannabis

A ministra de Saúde da França, Marisol Touraine, anunciou nesta terça-feira que recorrerá à justiça para proibir o cigarro eletrônico com extrato de cannabis, apresentado horas antes na França sob o nome de KanaVape
 
"Me oponho a que um produto assim possa ser comercializado na França, porque constitui uma incitação ao consumo de cannabis", declarou Touraine.
 
Horas antes, um dos fundadores da empresa franco-tcheca KanaVape, Antonin Cohen, anunciou o lançamento na França do "primeiro vaporizador de cannabinoides 100% legal".
 
Segundo os criadores do produto, ele tem propriedades "relaxantes graças à presença de cannabinoides, mas o vaporizador não possui nenhum efeito psicotrópico", por ser elaborado a base de cânhamo natural.
 
O produto não contém tetrahidrocannabinol (THC), substância psicoactiva da cannabis e proibida pela legislação francesa.
 
"Nosso produto não deve ser considerado uma alternativa ao baseado", assinalou Cohen, cujos cigarros eletrônicos já se podem ser adquiridos pela internet e chegarão às lojas francesas em janeiro de 2015 custando 49 euros (R$ 170) e cartuchos de recarga de 0,5 mililitro por 25 euros.
 
EFE / Terra

Misturar manteiga no café aumenta energia e perda de calorias

Invenção americana, a bebida tem chamado atenção por seus benefícios, mas nutricionistas alertam para a gordura
 
Um novo tipo de café tem chamado a atenção nos Estados Unidos e no Reino Unido, trata-se de uma mistura da bebida com manteiga e óleo de coco. Criada pelo americano Dave Asprey, o líquido promete aumentar o nível de energia e a perda de peso e ainda deixar a pessoa alerta.
 
Asprey conta que descobriu a mistura de manteiga com chá durante uma viagem ao Tibet. "A bebida me rejuvenesceu", diz o americano afirmando que a mistura pode oferecer energia por até seis horas e programa o corpo para queimar gordura o dia inteiro. 
 
A receita é feita com grãos de café orgânico, e é adicionada uma porção média de óleo de coco, responsável por aumentar a funcionamento do cérebro. Depois, mais duas colheres de chá de manteiga sem sal devem ser misturadas na bebida. 
 
De acordo com Asprey, a manteiga contém todos os benefícios do leite sem as ameaças encontradas no creme geralmente adicionado à xícara de café.
 
No entanto, um estudo americano de 2004 já havia informado que a bebida que é comumente ingerida no Tibet aumentava as chances de obesidade "e de outros problemas de saúde".
 
Nutricionistas também alertam que os que bebem esse café estão substituindo um café rico em nutrientes por um pobre e com altas taxas de gordura que podem aumentar o nível de colesterol no sangue.
 
Apesar disso tudo, a bebida é consumida em diversos países, e Asprey afirma que "artistas bebem antes de entrar no palco, atletas campeões mundiais e os grandes executivos do mundo" também consomem o novo café.
 
Terra

Aspirina: Tomar ou não tomar

Atualmente, seria muito difícil conversar com qualquer pessoa, com idade acima de 60 anos, que não esteja tomando alguma forma de aspirina em baixas doses. Para “afinar o sangue”
 
Independentemente de quem você seja, bastaria entrar no consultório clínico para sair com receita e recomendação para uso contínuo de aspirina. Já existem vários estudos que apoiariam a política de saúde na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas, como sempre, as certezas de ontem podem não ser tanto… certezas.
 
O doutor Yasuo Ikeda liderou um grupo multi-institucional em Tóquio, Japão, na realização de um estudo extenso chamado Projeto Japonês de Prevenção Primária (JPPP), publicado recentemente na revista médica Jama. O estudo incluiu mais de 14,4 mil voluntários japoneses, todos com idades variando entre 60 e 85 anos, e com elevado risco para doenças cardiovasculares como infarto ou derrame cerebral. Todos apresentavam, antes de iniciar o estudo, hipertensão, diabetes ou taxas de colesterol muito elevadas.
 
Eles foram separados de forma aleatória em dois grupos. O primeiro recebeu aspirina preventiva diariamente, enquanto o segundo não recebeu nenhum medicamento que altere sua coagulação. Os voluntários foram seguidos por mais de seis anos. Após cinco anos de seguimento, o estudo foi interrompido pela comissão supervisora, por causa de sua futilidade. Em outras palavras, não valeria mais a pena continuar a pesquisa, pois os resultados observados até aquela análise já mostravam que o uso de aspirina não poderia influenciar a incidência de doenças cardiovasculares nesses voluntários, quando comparados com o grupo que não recebeu nada.
 
De fato, os cientistas concluíram, ao completar as análises estatísticas desse estudo, que o uso diário de aspirina preventiva, nas doses baixas rotineiramente recomendadas na atual prática médica, não apresentou vantagem ou benefício claro na população de japoneses com alto risco de infarto ou derrame.
 
As dúvidas dos especialistas, revendo os resultados apresentados pelo grupo do doutor Ikeda, concentraram-se na possibilidade de não se encontrar benefício significativo para a aspirina por causa de fatores raciais, presentes em japoneses e não nas outras populações estudadas previamente, como a americana ou a europeia, ou a algum problema com o próprio desenho científico do estudo. De qualquer forma, os autores sugerem cautela na indicação de aspirina com a intenção de prevenir doenças cardiovasculares em japoneses. Quanto ao benefício potencial para outras doenças, como câncer, outros estudos virão. Positivos ou negativos. Promessa do doutor Ikeda e de seu time.
 
Aguardemos os próximos capítulos.
 

Farmácia hospitalar deverá ter farmacêutico durante horário integral

A partir de 1º de janeiro de 2015, os hospitais públicos e privados deverão dispor dos serviços de assistência farmacêutica integral durante todo o seu horário de funcionamento
 
Desta forma, a renovação da Certidão de Regularidade (CR) de 2015 só será liberada mediante a declaração de assistência farmacêutica em horário integral, com a devida presença de quantos responsáveis técnicos forem necessários.
 
A exigência foi imposta pela Lei 13.021/14, que entrou em vigor em sua totalidade no dia 9 de dezembro. O artigo 8º da Lei determina que as farmácias hospitalares estão condicionados às mesmas exigências legais previstas para as farmácias não privativas em relação à instalação, equipamento, direção e desempenho técnico dos farmacêuticos, além do registro no Conselho Regional de Farmácia. Além da Lei 13.021/14, a presença de RT nas farmácias hospitalares também já era uma determinação da Resolução 556/11, do CFF, e uma recomendação da Portaria 4.283/2010, do Ministério da Saúde.
 
Em Minas Gerais, a medida vale para todos os estabelecimentos registrados no CRF/MG como farmácias hospitalares, inclusive os que declaram que não possuir farmacêutico como responsável técnico. Segundo o presidente Vanderlei Machado, estes estabelecimentos conseguiram, na Justiça, uma liminar que garante o seu funcionamento mesmo sem a presença de um profissional habilitado.
 
“A falta de uma legislação clara e objetiva, como Lei da Farmácia, abria precedentes para que algumas unidades recorressem à Justiça a fim de serem isentadas da presença obrigatória do farmacêutico. O CRF/MG nunca concordou com isso. Agora, com a aprovação da Lei 13.021/14, temos o respaldo necessário para determinar que o farmacêutico preste a efetiva assistência durante todo o horário de funcionamento de todas as farmácias”, destacou.
 
Para Vanderlei Machado, a exigência de RT a partir de 2015 vai aquecer o mercado com a abertura de novos postos de trabalho. “Já buscamos informação junto ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM/MG) para adequar o banco de dados dos hospitais em Minas Gerais. Para as farmácias hospitalares continuarem funcionando, elas terão que, obrigatoriamente, manter farmacêuticos durante todo o horário de funcionamento. Isso certamente vai gerar mais emprego para os nossos colegas”, comemorou.
 
O presidente reafirmou que a presença do farmacêutico vai muito além do cumprimento de uma exigência legal. “O farmacêutico promove a racionalização do uso de medicamentos, otimizando a eficiência terapêutica na avaliação multidisciplinar, e instituindo as ações de farmacovigilância e acompanhamento clínico. Em todos os pontos, o benefício primordial da presença do farmacêutico no ambiente hospitalar é no aumento da segurança, recuperação e promoção da saúde do paciente”, concluiu.
 
CRF/MG

Concurso Prefeitura de Pantano Grande - RS

Com a intenção de preencher 61 vagas e formar cadastro reserva de pessoal em cargos de diversas áreas de atuação, a Prefeitura de Pantano Grande, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 01/2014 de concurso público para lotação em várias secretarias do Município. O concurso será realizado sob a execução técnico-administrativa da empresa CONCURSOS e os salários vão até R$ 2.231,16.
 
Cargos
Os candidatos que têm apenas o ensino fundamental podem disputar os seguintes cargos: auxiliar de serviços gerais, motorista "D", operador de máquinas e operário.

Já os de nível médio devem se inscrever para as funções de auxiliar administrativo, eletricista, fiscal sanitarista, monitor de escola de educação infantil, oficial administrativo, oficial previdenciário, professor de educação infantil, professor de anos iniciais, técnico em enfermagem e vigilante.

Há ainda oportunidade de emprego para profissionais graduados. As chances são para arquiteto urbanista, assistente social, bibliotecário, contador, enfermeiro, engenheiro civil, inspetor tributário, nutricionista, orientador social, pedagogia educação especial, psicólogo, psicopedagogo, tesoureiro e professor das seguintes disciplinas: ciências, educação física, geografia, história, inglês, português e matemática.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser feitas via internet até as 23h59min do dia 26 de dezembro de 2014, pelo site www.concursosss1.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 120,00.
 
Provas e Validade
Para todos os cargos, o concurso constará de prova objetiva, de caráter eliminatório/classificatório, além de prova prática exclusivamente para os candidatos às vagas de motorista e operador de máquinas, teste de aptidão física para auxiliar de serviços gerais e operário; e prova de títulos para os cargos do magistério.

A prova objetiva será aplicada provavelmente em 08 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 09 de janeiro de 2015.

O prazo de validade do concurso será de até dois anos, prorrogável uma única vez, por igual prazo, a critério do Município de Pantano Grande.

Concurso Prefeitura de Nova Cantu - PR

A Prefeitura de Nova Cantu, no estado do Paraná, publicou o edital n° 001/2014 de concurso público, com a finalidade de preencher 36 vagas em funções que contemplam candidatos de todos os níveis de escolaridade, para provimento de cargos em várias áreas da administração. O certame será organizado e coordenado pelo Instituto Saber e reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.

As remunerações oferecidas variam entre R$ 724,00 e R$ 6.049,61, a depender do cargo e da carga horária a ser desempenhada, podendo esta ser de 20 ou 40 horas semanais, conforme determinado para cada função.

As vagas são em cargos de auxiliar administrativo, contador, enfermeiro, engenheiro civil, médico, motorista, nutricionista, operador de máquinas pesadas, pedagogo, professor, professor de educação física, psicólogo, servente geral, técnico em informática, tratorista e vigia.

As inscrições deverão ser feitas via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, até as 23h59min do dia 07 de janeiro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para cargos de nível fundamental, R$ 80,00 para nível médio e R$ 120,00 para superior.

A prova escrita objetiva será realizada na data provável de 18 de janeiro de 2015, em local e horário a ser divulgado no edital de homologação das inscrições. A publicação do gabarito preliminar da prova está prevista para as 21h do dia 18 de janeiro de 2015.

Além da prova escrita objetiva, o concurso terá também prova prática, sendo esta aplicada exclusivamente entre os candidatos aos cargos de operador de máquinas pesadas e tratorista. Já os inscritos para os empregos de professor e professor de Educação Física serão submetidos ainda à avaliação de títulos 

A validade do concurso será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do poder executivo municipal.

Concurso Prefeitura de Parambu - CE

A Prefeitura de Parambu, no estado do Ceará, divulgou o edital n° 001/2014 para realização de um grande concurso público, destinado ao provimento de 611 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva, em várias funções do serviço público municipal. Esta é uma excelente oportunidade de emprego estável para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 5.800,00.

Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista "D", Vigia, Gari, Agente Administrativo, Agente de Endemias, Atendente de Consultório Odontológico, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Professor de nível médio, Assistente Social, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Psicólogo, Veterinário, Professor, Professor de Linguagens e Códigos, Professor de Ciências Humanas, Professor de Ciências Naturais e Professor de Educação Física.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 17 de dezembro de 2014 a 16 de janeiro de 2015, pela internet, através do site www.consulpam.com.br, ou de forma presencial, na Central do Concurso/Cemap, Rua Juscelino Kubitschek, Parambu-CE. A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 180,00.

Provas
O concurso terá prova escrita de múltipla escolha para todos os inscritos, além de prova de títulos para os aprovados na fase anterior. Esta última, no entanto, será aplicada somente entre os candidatos a alguns cargos de nível médio e superior. A prova escrita acontecerá no dia 8 de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem oportunamente divulgados.

A prova seletiva teórico-objetiva é eliminatória e classificatória e terá a coordenação técnico-administrativa da CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal.

Gabaritos
O gabarito das provas será publicado no paço da Prefeitura, nas rádios locais, na Câmara Municipal e no site www.consulpam.com.br em até dois dias após a realização das provas.

Validade
O prazo de validade do concurso será de um ano, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período. Do total de vagas ofertadas, 5% serão reservadas para candidatos portadores de deficiência.

Concurso Prefeitura de Caridade do Piauí - PI

A Prefeitura de Caridade do Piauí, no interior do Piauí, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é suprir 47 vagas imediatas e formar cadastro de reservas em cargos de nível fundamental, médio e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 6.600,00, em jornadas que vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de assistente social, bibliotecário, cirurgião dentista, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico, professores, digitador, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal, motorista, operador de máquinas, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2015, pelo site www.icrcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00, para candidatos a cargos de nível fundamental; R$ 65,00, de nível médio; e R$ 120,00, nível superior.
 
Os inscritos serão avaliados através de prova objetiva e provas de título, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 01 de fevereiro de 2015, em local e horário que serão divulgados pela Prefeitura, através de comunicados afixados no mural da sua sede e através do seu site oficial: www.caridadedopiaui.pi.gov.br, bem como, pelo site da organizadora deste certame, o Instituto César Rufino: www.icrcursos.com.br.
 
Este concurso público terá validade de dois anos, sendo permitida a sua prorrogação por igual período.

UFRB - BA abre mais de 140 vagas em concurso público

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu o edital n° 01/2014 de concurso público, que tem o objetivo de preencher 143 vagas em cargos técnicos administrativos em educação, para admissão de profissionais com formação de níveis médio/técnico e superior. Do total de vagas abertas, 11 serão reservadas para os candidatos portadores de deficiência e 26 para os candidatos negros.

Os salários serão de R$ 2.039,89 para os contratados em cargos de nível médio/técnico; e de R$ 3.392,42 para empregos de nível superior. A Universidade oferece ainda auxílio alimentação no valor de R$ 373,00, auxílio transporte e ressarcimento de auxílio saúde.
 
O concurso público será de responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – FUNRIO.

Cargos
Nível superior: Assistente Social, Bibliotecário/Documentalista, Contador, Diretor de Programa, Economista, Museólogo, Pedagogo, Produtor Cultural, Químico, Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais e Tecnólogo/Gestão Pública;

Nível médio/técnico: Assistente em Administração , Instrumentador Cirúrgico, Técnico de Laboratório/Análises Clínicas, Técnico de Laboratório/Biologia, Técnico de Laboratório/Eletrotécnica, Técnico de Laboratório/Química, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Técnico em Anatomia e Necropsia, Técnico em Audiovisual, Técnico em Eletricidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Mineração, Técnico em Química e Técnico em Restauração.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.funrio.org.br, até as 23h59 do dia 19 de janeiro de 2015. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00 para os cargos de nível superior e de R$ 50,00 para nível médio/técnico.

Provas
O concurso constará de provas objetivas, aplicadas a todos os candidatos, mais prova prática para os inscritos em cargos de Diretor de Programa, Produtor Cultural, Químico, Instrumentador Cirúrgico, Técnico de Laboratório (Análises Clínicas, Biologia, Eletrotécnica, Química), Técnico em Agropecuária, Técnico em Anatomia e Necropsia, Técnico em Audiovisual, Técnico em Eletricidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Mineração, Técnico em Química e Técnico em Restauração.

As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus provavelmente no dia 01 de março de 2015, em locais ainda a serem divulgados.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final.

Prefeitura de Joaçaba - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Joaçaba, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 009/2014, com o intuito de preencher duas vagas imediatas e ainda formar cadastro de reservas em cargos de ensino médio/técnico e superior. A remuneração prevista vai de R$ 1.371,16 a R$ 12.593,90, e a carga horária a ser desempenhada é de 40 horas semanais.
 
As chances são para médicos generalistas e técnicos em enfermagem.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 19 de dezembro de 2014, das 8h30 às 11h30 e da 13h às 17h, no Departamento de Recursos Humanos, 2º andar, da Secretaria de Saúde de Joaçaba – SC, situada na Av. XV de Novembro, nº 223.
 
Os inscritos serão avaliados pelo somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada, os quais deverão constar no curriculum vitae, de forma detalhada, com a identificação dos títulos e especialmente do conteúdo e da carga horária dos cursos de aperfeiçoamento.
 
O resultado com o nome dos candidatos aprovados será publicado oficialmente em 23 de dezembro 2014 no site da Prefeitura Municipal de Joaçaba e no Diário Oficial dos Municípios.

Concurso Prefeitura de Francisco Beltrão - PR

A Prefeitura de Francisco Beltrão, no estado do Paraná, divulgou o edital n° 151/2014 de concurso público que visa preencher 25 vagas em cargos de nível superior. Os vencimentos vão até R$ 9.991,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso público será realizado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – FUNTEF-PR.

As ofertas são para os cargos de Administrador (1), Analista de Sistemas (1), Assistente Social (1), Bioquímico (1), Contador (1), Enfermeiro (1), Engenheiro-agrônomo (1), Engenheiro Ambiental (1), Engenheiro Civil (1), Engenheiro de Segurança do Trabalho (1), Farmacêutico (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Jornalista (1), Médico Clínico Geral (1), Médico Generalista (1), Médico Ginecologista (1), Médico Pediatra (1), Odontólogos - Clínica Geral (1), Periodontia (1), Endodontia (1) e Cirurgia Oral Menor, com Ênfase em Diagnóstico de Lesão Bucal (1), Professor de Educação Física (1), Psicólogo (1) e Terapeuta Ocupacional (1).

As inscrições serão realizadas até o dia 2 de fevereiro de 2015, pelo site da organizadora: www.funtefpr.com.br. As taxas variam de R$ 60,00; R$ 90,00 ou R$ 150,00, conforme cargo pleiteado.

As provas serão realizadas no Município de Francisco Beltrão - PR, na data provável de 01 de março de 2015, nos locais indicados na ficha de confirmação de inscrição e no edital de homologação das inscrições.
 
Os gabaritos preliminares e a pontuação atribuída aos títulos serão divulgados a partir das 18h do dia 01 de março de 2015, no site oficial.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a contar da data de sua homologação.

Prefeitura de Francisco Beltrão - PR abre concurso público

No estado do Paraná, a Prefeitura de Francisco Beltrão publicou o edital n° 150/2014 de concurso público, com a finalidade de ocupar 26 vagas imediatas e ainda formar cadastro de reserva. Para participar do certame, é preciso que os candidatos tenham ao menos o nível fundamental completo. Os salários podem chegar até R$ 1.804,12.

O concurso público será realizado através da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – FUNTEF- PR.

CargosAgente Comunitário de Saúde, Agente de Limpeza Pública, Motorista, Operador de Máquinas, Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Auxiliar em Saúde Bucal, Educador Social, Fiscal Tributário, Instrutor de Libras, Técnico em Obras, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Telefonista e Topógrafo.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 2 de fevereiro de 2015, pelo site da organizadora: www.funtefpr.com.br. As taxas variam de R$ 60,00 para cargos de nível fundamental e de R$ 90,00 para as funções de nível médio.

Provas
As provas serão realizadas no município de Francisco Beltrão - PR, na data provável de 01 de março de 2015, com duração máxima de 4 horas, já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas e folha de redação, quando for o caso.

Já as provas práticas serão aplicadas na data provável de 20 e 21 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados em edital específico.

Gabaritos
Os gabaritos preliminares e a pontuação atribuída aos títulos serão divulgados a partir das 18h do dia 01 de março de 2015, no site oficial.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, que passa a valer a partir da data de sua homologação. Ao final deste prazo, se for de interesse da Administração Pública, este concurso poderá ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Monte Mor - SP

A Prefeitura de Monte Mor, no estado de São Paulo, divulgou dois editais de concurso público, os de nºs 02 e 03/2014. O objetivo é preencher vagas que encontram-se ociosas. Há chances para profissionais de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 7.297,38 e a carga horária dos contratados vai de 24 a 40 horas semanais ou em escala de 12x24 e 12x48 (horas trabalhados versus horas de descanso), de acordo com o cargo.
 
Ao todo, são oferecidas 43 vagas para operário, pedreiro, servente, servente de pedreiro, auxiliar de mecânico, eletricista, espargidor, mecânico, operador de usina de asfalto, agente técnico de vigilância sanitária, fiscal ambiental, oficina de escola, professor de desenvolvimento infantil, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, nutricionista, tecnólogo em saúde ambiental e GCM - aspirante.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de janeiro de 2015, através do site www.indepac.org.br/concursos.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para candidatos a cargos de ensino fundamental, R$ 38,00 de ensino médio e R$ 52,00 para os inscritos de nível superior.
 
Todos serão submetidos a provas objetiva, prática e de títulos de acordo com o cargo pretendido.
 
As provas objetivas provavelmente serão aplicadas no dia 25 de janeiro de 2015, em local e horário a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas objetivas a ser publicado no Jornal Todo Dia, afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Monte Mor e divulgado através da internet nos endereços eletrônicos www.indepac.org.br/concursos e www.montemor.sp.gov.br.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade do INDEPAC, terá validade pelo prazo de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério da Prefeitura Municipal de Monte Mor.

Concurso Prefeitura de Querência – MT

No Estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Querência publicou edital Nº. 001/2014 de concurso público para provimento de cargos em seu quadro permanente de pessoal. Sob coordenação técnica da ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática LTDA, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 277 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 17.000,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos: Assistente Social, Assistente Administrativo, Assessor Jurídico, Agrônomo, Arquiteto, Enfermeiro, Engenheiro (Ambiental, Civil e Sanitarista), Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Veterinário, Médico Clínico Geral, Odontólogo, Professor de Pedagogia, Psicólogo, Químico, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Agente Administrativo, Agente Administrativo de Saúde, Atendente de Farmácia, Atendente de Recepção de Saúde, Auxiliar Administrativo de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Inspeção Sanitária, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Motorista Escolar, Operador do Sistema de Água e Esgoto, Recepcionista, Técnico (Administrativo, Administrativo Educacional, Administrativo da Saúde, Agrícola, Enfermagem, Radiologia, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho), Agente de Manutenção do Sistema de Água/Esgoto, Agente de Manutenção Escolar, Agente de Nutrição Escolar, Eletricista, Leiturista, Motorista de Ambulância, Agente de Limpeza Escolar, Agente de Limpeza Urbana, Agente de Manutenção, Agente de Serviços Diversos de Saúde, Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Eletricista, Auxiliar de Pedreiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Chapeador/Lanterneiro, Costureira, Frentista, Lavador, Mecânico de Máquinas Pesadas/Leves, Motorista, Operador (Escavadeira Hidráulica, Máquinas e Moto Niveladora), Pedreiro, Pintor, Soldador, Tratorista, Vigia e Zelador.
 
Serão destinadas 5% das vagas para candidatos portadores de necessidades especiais – PNE, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.
 
As inscrições serão efetuadas do dia 22 de dezembro de 2014 a 21 de janeiro de 2015, no site www.acpi.com.br.
 
Aos candidatos que não dispuserem de acesso à internet, poderão efetuar as inscrições na Av. Cuiabá, n. 335, Quadra 01 Lote 09 Setor C, Querência - MT, no horário das das 8h às 11h e das 14h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00 e 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 110,00.
 
O concurso será composto de provas objetivas, práticas e títulos.
 
Os títulos deverão ser protocolizados em formulário próprio no site www.acpi.com.br, no período de 22 de dezembro de 2014 a 21 de janeiro de 2015, devidamente autenticado em cartório.
 
A prova objetiva será realizada no dia 22 de fevereiro de 2015, às 08h00, em local a ser indicado em edital complementar.
 
A prova prática será realizada em data e local a serem definidos em edital complementar.
 
Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas no período vespertino na sede da Prefeitura de Querência – MT e na Secretaria Municipal de Saúde.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir de sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período, por expressa determinação do Senhor Prefeito Municipal de Querência.

Prefeitura de Gaúcha do Norte - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Gaúcha do Norte, no estado do Mato Grosso, abriu edital nº. 001/2014 de processo seletivo 003/2014, ofertando 5 vagas para Agentes Comunitários de Saúde - nível médio.
 
Os aprovados atuarão em jornada de 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 1.014,00. As inscrições deverão ser efetuadas gratuitamente pela internet, no site www.gauchadonorte.mt.gov.br, no período de 17 a 29 de dezembro de 2014.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 11 de janeiro de 2015, no horário das 8h às 11h (horário de Cuiabá), na Escola Municipal Bem Me Quer, Rua Minas Geral, nº 974 - Centro, Gaúcha do Norte – MT.

A divulgação dos gabaritos da prova objetiva será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino, na sede da Prefeitura Municipal de Gaúcha do Norte – MT e na Secretaria Municipal de Saúde.

O processo seletivo será válido por dois anos, contados a partir da sua homologação com possibilidade de prorrogação por igual período.
 
Edital publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 16 de dezembro de 2014.

Prefeitura de Santana do Matos (RN) abre vagas

A prefeitura de Santana do Matos, estado do Rio Grande do Norte, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (16 de dezembro de 2014), o edital de processo seletivo nº. 01/2014. A seleção é destinada a preencher 11 vagas para cargos de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 1.500,00.
 
Cargos
Assistente Social, Psicólogo, Técnico de Nível Médio, Orientador Social e Operador do Programa do Leite.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 30 de dezembro de 2014, de terça à sexta-feira, das 8h às 13h, na Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, situada à Rua Coronel Baracho, 54 – Centro – Santana do Matos/RN. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
Para se inscrever o candidato deverá entregar:
  • Cópia do comprovante do recolhimento da taxa de inscrição;
  • Cópia da Cédula de Identidade Oficial e CPF, com apresentação dos respectivos documentos originais;
  • Comprovação de quitação com o serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino;
  • Comprovação de regularidade junto à Justiça Eleitoral;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia do Certificado ou Diploma de conclusão de ensino médio ou superior;
  • Curriculum Vitae.
O processo seletivo constará de análise curricular e entrevista.
 
As datas, locais e horários das entrevistas serão divulgados no momento da inscrição, estando exposto no comprovante de inscrição do candidato.
 
O resultado final será divulgado no site www.diariomunicipal.com.br/femurn, até 30 dias corridos após as entrevistas dos candidatos.

Concurso Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ

A Prefeitura de Conceição de Macabu, no estado do Rio de Janeiro, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é preencher 269 vagas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto para os contratados vai de R$ 724,00 a R$ 4.200,00, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de pedagogo, professores, analista de sistemas, psicólogo, assistente social, engenheiro civil, jornalista, médicos, odontólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, técnico em enfermagem, agente de endemias, fiscal de obras, motorista, operador de maquinas, pedreiro, entre outros.
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 06 a 16 de janeiro de 2015, pelo site www.magnusconcursos.com.br ou presencialmente no Terminal Rodoviário de Conceição de Macabu/RJ - Av. Victor Sence, s/nº, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$70.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 01 de fevereiro de 2015, e as práticas no dia 22 de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados na sede da Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu - RJ e disponível no site www.magnusconcursos.com.br.
 
O concurso público, que será executado pela empresa Magnus Concursos, terá validade pelo período de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Alto Rio Novo - ES lança processo seletivo

A Prefeitura de Alto Rio Novo, no Espírito Santo, lançou o extrato do edital nº 01/2014 de processo seletivo para admissão de 28 profissionais de níveis médio e superior de ensino.
 
As vagas são para os cargos de médico, enfermeiro, odontólogo, bioquímico, psicólogo, técnico de enfermagem e técnico em radiologia.
 
As inscrições serão recebidas somente até o dia 17 de dezembro de 2014, das 8h30 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.
 
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone: (27) 3746-1266.

Concurso Prefeitura de Esteio - RS

A Prefeitura de Esteio, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Energia Essencial Concursos Ltda., divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é a contratação de 232 profissionais mais o cadastro de reservas em cargos de ensino fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 6.097,00, e carga horária a ser desempenhada vai de 12 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de borracheiro, carpinteiro, mecânico de veículos, operador de máquinas, pedreiro, eletricista, agente comunitário, motorista, professores, técnico de enfermagem, advogado, arquiteto, engenheiro civil, assistente social, farmacêutico, jornalista, médicos, museólogo, preparador físico, entre outros.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 30 de dezembro de 2014, pelo site da empresa www.energiaessencial.com.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, ensino médio R$ 55,00 e ensino superior R$ 95,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de prova objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 25 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito das provas, provavelmente será divulgado no dia 27 de janeiro de 2015, no site www.energiaessencial.com.
 
A validade do Concurso Público será de até 02 anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Pequeri - MG

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Pequeri, no estado de Minas Gerais, lançou o edital Nº 001/2014 para realização de concurso público, tendo como objetivo o preenchimento de 66 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 2.375,56 em regime de trabalho de 08 a 44 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico (Ginecologista, Pediatra e Plantonista), Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário, Professor, Pedreiro, Recepcionista, Supervisor Pedagógico, Técnico em Enfermagem, Orientador Social e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas via internet, no site www.legitimusassessoria.com.br, com início às 9 horas do dia 30 de janeiro e término às 23h59min do dia 2 de março de 2015.
 
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado atendimento presencial na Secretaria de Educação, situada na Praça Geraldo Fuco, s/nº, Centro, CEP 36.610-000, Pequeri/MG, em período acima descrito, no horário de 12h às 17h00.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50;
Nível médio: R$ 55, 63 e 65;
Nível superior: R$ 70, 100, 105, 120, 160.
 
Prova
O concurso público constará de provas objetivas, títulos e práticas.
 
As provas objetivas e práticas estão previstas para 26 de abril de 2015, em locais e horários a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura de Pequeri e no site www.legitimusassessoria.com.br.
 
A partir das 14 horas do dia 28 de abril de 2015, será divulgado o gabarito provisório no quadro de avisos da Prefeitura de Pequeri e no site www.legitimusassessoria.com.br.
 
Os títulos deverão ser entregues na Sede da Prefeitura de Pequeri, situada SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, situada à Praça Geraldo Fuco, s/nº, Centro, CEP 36.610-000, Pequeri, Minas Gerais ou Através dos Correios, por meio de Aviso de Recebimento– AR, endereçado à LEGITIMUS, situada à Rua Juruá, 50,Sala 401- Bairro da Graça - Belo Horizonte/MG-

CEP 31.140- 020 impreterivelmente, até o dia 18 de maio de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

O que causam as varizes?

Queimação, câimbra, inchaço, coceira e sensação de peso e fadiga nas pernas podem ser sinais de varizes. Cerca de 30% da população mundial têm varizes, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo 70% mulheres e 30% homens
 
Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas são as dos pés, pernas e coxas.
 
Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada, que não costumam apresentar sintomas e provocam apenas desconforto estético em seus portadores. Em alguns casos, quando não tratadas de forma correta, as varizes podem progredir e desenvolver severas complicações, como inflamação da pele, dermatite, trombose, hemorragias e úlceras.
 
As varizes ocorrem devido ao mau funcionamento das válvulas. As veias podem perder a sua elasticidade e começar a apresentar dilatação, impedindo o fechamento das válvulas. O sangue desce do coração até as pernas e os pés através das artérias e retorna pelas veias, por meio das válvulas venosas que direcionam o sangue para cima. Com o fechamento ineficiente das válvulas, o sangue passa a percorrer o caminho inverso e fica parado dentro das veias, o que provoca mais dilatação e mais refluxo, ocasionando as varizes.
 
As varizes costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem ir piorando com o passar dos anos. O principal fator de risco é a presença desta doença na família. A obesidade também é um fator determinante, devido ao aumento da pressão sobre as veias pelo sobrepeso. Tabagismo, gravidez e sedentarismo também contribuem para o surgimento de varizes por dificultarem a circulação de sangue. Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal, em especial a progesterona, também podem provocar a dilatação das veias.
 
Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes. O mais importante são as medidas preventivas, como praticar exercícios físicos de forma regular, alimentação saudável, não fumar e outras medidas. Quando não são suficientes, o médico poderá indicar um ou mais tratamentos combinados. Entre eles a terapia, cirurgia, laser e outros.
 
 
De acordo com os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), o Sistema Único de Saúde realizou entre janeiro de 2013 e outubro de 2014 mais de 50 mil procedimentos cirúrgicos de varizes unilaterais. No mesmo período foram realizados mais de 90 mil procedimentos de tratamento cirúrgico de varizes bilaterais. Ambos com a retirada de veias varicosas superficiais de membro inferior, associadas ou não a retirada de veia safena.
 
Blog da Saúde

Ministério da Saúde lança lista de medicamentos prioritários para indústria nacional

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuncia nesta quarta-feira (17) a primeira lista de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde dentro do novo Marco Regulatório de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) lançado este ano
 
A partir dessa lista, as indústrias poderão apresentar para o Ministério da Saúde as propostas de acordos de transferência de tecnologia para produção nacional de medicamentos e outros itens de saúde utilizados na rede pública de saúde.
 
Também será apresentado balanço das PDP, após análise feita com base nas novas regras. Os anúncios acontecem na 7ª Reunião Ordinária do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS).

7ª Reunião Ordinária do GECIS no âmbito do Plano Brasil Maior
Data: 17 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 14h30
Local: Sala Porto Seguro I e II do Complexo Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul, quadra 06 lote 01 conjunto A, Brasília/DF.
 
Agência Saúde

Levantamento aponta serviços do SUS mais procurados por usuários de planos de saúde

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta terça-feira (16) mapeamento inédito sobre as operações de ressarcimento ao SUS
 
A análise das notificações registradas entre 2008 e 2012 mostra que as mulheres representam 58,1% dos atendimentos e os partos (normal e cesáreas) lideram a lista de procedimentos mais procurados, bem como as urgências e emergências superam o atendimento eletivo.

Com esse levantamento é possível ter o perfil dos usuários e procedimentos realizados, oferecendo panorama detalhado das situações em que as pessoas, com planos de saúde, mais recorreram ao SUS no período.

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o mapa permitirá que os secretários estaduais e municipais de Saúde e o Ministério da Saúde planejem estrategicamente a rede de serviços de saúde oferecida aos pacientes do SUS. “A informação de quantos são beneficiários de planos de saúde e quanto desses acabam utilizando o serviço público, por situações de urgência ou eletivas, permitirá atender melhor a população brasileira, tanto dos planos de saúde quanto do SUS”, afirmou o ministro. Na ocasião, foi apresentado ainda conjunto de medidas, que visa fortalecer a integração da saúde pública e suplementar, permitindo a ampliação do atendimento na rede pública de saúde.

Entre janeiro e novembro de 2014, o valor arrecadado pelo Ministério da Saúde, por meio da ANS, para o ressarcimento ao Sistema Único de Saúde, foi de R$ 335,74 milhões, 82% maior do arrecadado em 2013, quando foram obtidos R$ 183,2 milhões. Nos últimos quatro anos, (2011 a novembro de 2014), o valor do ressarcimento chegou a R$ 673,66 milhões. Essa compensação ocorre quando os consumidores dos planos de saúde são atendidos na rede pública. Os pagamentos efetuados para a agência reguladora são repassados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) e aplicados em ações e programas estratégicos do Ministério da Saúde.

O volume de recursos ressarcidos ao SUS cresceu devido à intensificação da cobrança realizada pela ANS. O resultado deve-se ao constante aprimoramento dos processos de gestão e à contratação de novos servidores para agilizar o ressarcimento. Além disso, houve a priorização da inscrição das operadoras inadimplentes em dívida ativa e a determinação para que as operadoras incluam em seus balanços a dívida com o ressarcimento, com garantias e provisões para as dívidas atuais e futuras. São formas de induzir ao pagamento efetivo pelas empresas.

Perfil
Nos quatro anos analisados houve 1.224.114 notificações de Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Os atendimentos de urgência e emergência predominaram, representando 68,46% do total, enquanto os eletivos atingiram 30,3%. Entre os procedimentos mais procurados, partos (normal e cesárea) ocuparam o primeiro lugar, seguido de tratamento para pneumonia ou gripe e diagnóstico e/ou atendimento de urgência em clínica médica.
 
As mulheres são maioria entre os usuários de planos de saúde que procuraram o SUS: 58,1%. Em relação à faixa etária, jovens entre 25 e 34 anos compreendem a maior parte dos beneficiários atendidos. A maioria das notificações ocorreu em entidades beneficentes sem fins lucrativos.
 
A região Sudeste apresenta o maior volume de atendimentos (62,97%), seguida da região Nordeste (14,09%), Sul (13,7%), Centro-Oeste (5,44%) e Norte (3,79%). Esta análise é feita segundo o percentual de hospitalizações em relação ao total absoluto das AIHs notificadas, de acordo com o estado do prestador de serviço. Seguindo essa mesma ótica, São Paulo (43,84%), Minas Gerais (9,89%), Rio de Janeiro (7,20%), Paraná (5,90%) e Rio Grande do Sul (4,34%) lideram as notificações.

Já a análise ponderada pelo total de beneficiários com cobertura hospitalar em cada estado mostra que Tocantins (5,5%), Acre (4,3%) e Roraima (4,3%) apresentaram os maiores percentuais de notificações, em relação à população com planos de assistência médica hospitalar. A distribuição das AIHs notificadas pelo estado em que residem os beneficiários, ponderada pelo total de consumidores, mostra que a maioria das hospitalizações ocorreu no Acre, Roraima, Tocantins, São Paulo e Santa Catarina. Nestes estados, foram identificadas mais de 30 AIHs para cada mil indivíduos.

Sistema Eletrônico
Outras medidas estão sendo lançadas pelo Ministério da Saúde e ANS com o objetivo de fortalecer a integração da saúde pública e suplementar. Uma das novidades é a utilização do aplicativo Cadsus Stand Alone, do Datasus/MS, que irá agilizar o processo de emissão de números do Cartão Nacional de Saúde (CNS) aos consumidores de planos de saúde. O aplicativo estará disponível a partir de janeiro de 2015, e as operadoras terão o prazo de seis meses para informar ao beneficiário o número do Cartão Nacional de Saúde.

A ferramenta permite que as operadoras executem em lote a busca e emissão de números do cartão para seus beneficiários. A medida ainda ajudará a construir uma base nacional de informações, aprimorando a gestão da assistência à saúde no país.

A partir de janeiro de 2015, todos os pedidos de impugnação e recurso encaminhados pelas operadoras à ANS nos processos de ressarcimento ao SUS deverão ocorrer exclusivamente por meio eletrônico. Para isso, a ANS lançou o PERSUS – Protocolo Eletrônico do Ressarcimento ao SUS. O sistema online garantirá mais agilidade, controle do processo e redução de custos.

As operadoras também serão obrigadas, a partir de 2015, a disponibilizar aos consumidores um conjunto padronizado de informações sobre o plano. A ação visa qualificar a identificação dos beneficiários e facilitar a comunicação entre, ANS, operadoras e consumidores.

Todos os consumidores de planos de saúde poderão consultar os dados cadastrais informados pela operadora por meio do portal da ANS. No Espaço do Consumidor, o sistema Comprova – Comprovante de Dados Cadastrais permitirá aos consumidores consultar e alterar os seus dados. Dessa forma, os usuários terão mais controle das informações e facilidade ao buscar atendimento pela ANS.

Para o ressarcimento ao SUS, a ANS identifica o paciente atendido pelo sistema público e cruza as informações desse paciente com o banco de dados da agência reguladora, cujo cadastro de usuários é abastecido pelos planos de saúde. A partir da identificação de um usuário com plano de saúde que tenha sido atendido no SUS, a ANS notifica a operadora sobre os recursos que devem ser ressarcidos e cobra a devolução.
 

Avaliação de desempenho de profissionais e serviços de saúde

Da necessidade para estratégia
 
A avaliação de desempenho focada na qualidade da assistência é uma necessidade de qualquer instituição de saúde que possui relacionamento com prestadores de serviços, sejam eles médicos ou não.
De acordo com o Luiz De Luca, superintendente do Hospital Samaritano, em São Paulo, “É impossível falar de gestão sem falar de desempenho”. O Hospital Samaritano foi uma das primeiras instituições hospitalares a adotar a metodologia GPS.2iM©.

O GPS.2iM© foi desenvolvido pela 2iM S/A startup que está concluíndo o processo de incubação no TECPAR. Através de metodologia baseada em evidências, o GPS.2iM© utiliza um robusto software com conceitos de business analytics em saúde para agregação de dados e integrações de diferentes sistemas de informação. O objetivo é monitorar e avaliar o desempenho de profissionais e prestadores de serviços de saúde em qualquer esfera de atuação.

Avaliar o desempenho, além de uma necessidade para gestão e governança clínica, é uma exigência por parte das principais acreditadoras e, quando devidamente aplicada, passa ser altamente estratégica para as instituições, sejam elas ligadas ao SUS ou a Saúde Suplementar.

Na área hospitalar, o engajamento do corpo clínico é uma das tarefas mais desafiadoras para os gestores. É fundamental utilizar de estratégias para este engajamento. A solução GPS.2iM© se mostrou eficiente nesse sentido. O Hospital Nove de Julho, em São Paulo, foi o primeiro hospital do país a adotar essa metodologia que vem sendo usada há mais de três anos com resultados impressionantes. A Dra. Regina Tranchesi, diretora clínica do hospital, aponta que: “...é importante os médicos terem critérios claros e objetivos de avaliação de desempenho”.

Por outro lado, as operadoras de planos de saúde necessitam de ferramentas de monitoramento da rede credenciada. A ANS através do QUALISS definiu alguns critérios, além de deixar claro que as operadoras não podem instituir restrições aos médicos. No entanto, quando se busca a qualidade na prestação de serviço, não são restrições que são impostas, mas as orientações às melhores práticas nas dimensões da qualidade, como: eficiência, efetividade, satisfação do paciente, acesso e segurança.

Em uma UNIMED do Rio Grande do Sul, houve um controle da sinistralidade e clara tendência de redução após a aplicação da metodologia de avaliação de desempenho dos cooperados. Nesta UNIMED não há aplicação de incentivos, apenas a divulgação que é restrita aos médicos. O maior incentivo foi permitir ao médico observar seus indicadores, comparar com seus pares e buscar melhoria contínua na qualidade da assistência aos pacientes. 
 
A lógica de avaliar o desempenho, com foco na qualidade da assistência ao paciente, permite aplicar incentivos de forma justa e consistente aos profissionais e prestadores que são acompanhados. Já existem operadoras de planos de saúde utilizando esta metodologia. Vale ressaltar que o pagamento por performance, dentro de suas premissas definidas pelo Banco Mundial e várias instituições representativas no mundo, inclusive sociedades médicas, é realidade nos principais países desenvolvidos no mundo e chegou ao Brasil. 

O GPS.2iM© pode ser utilizado como modelo para instituir a aplicação de incentivos ou de remuneração baseada no desempenho para os avaliados, sejam eles médicos, equipes de saúde ou hospitais. Dr. César Abicalaffe, CEO da 2iM, é categórico ao afirmar que: “A proposta de pagamento por performance que o modelo preconiza é aquela focada na qualidade em todas as suas dimensões, centrado no paciente e sempre com estímulo positivo, jamais punitivo. O objetivo é incentivar a excelência, ou seja, compensar os profissionais e prestadores diferenciados com incentivos adicionais ao seus ganhos tradicionais”. 

O modelo se mostrou altamente eficiente, também para avaliação de serviços ligados ao SUS.

Em entrevista com a Dra. Maria da Glória Wieliczka, diretora executiva da Organização Social Santa Catarina, foi deixado clara a importância e o desafio que é a gestão de desempenho, além do ineditismo do modelo GPS.2iM: “... achamos oportuno aplicarmos esta metodologia, pois não tínhamos visto nada semelhante no mercado. E iniciamos o modelo avaliando as equipes de saúde da família”. Os resultados preliminares deste trabalho foram publicados no Congresso do WONCA, importante instituição para medicina de família, validando a metodologia para medir desempenho da atenção primária e demonstrando o empoderamento dos gestores de unidades de saúde através do uso desta ferramenta.

O projeto mais desafiador no SUS iniciará em 2015, aponta o CEO da empresa. A 2iM ganhou a licitação para implantar o modelo e software nas redes prioritárias de atenção à saúde da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. O projeto demandará o monitoramento do desempenho dos 150 hospitais participantes do PROHOSP e de 40 estruturas ambulatoriais participantes da Rede VIVA VIDA e HIPERDIA. “Este será o projeto que consolidará o modelo GPS.2iM© no mercado SUS, pois definirá um padrão de avaliação de desempenho da rede hospitalar que poderá ser facilmente replicado para todo o SUS”, afirma Abicalaffe.
 
Saúde Web

Investimento estrangeiro em hospitais pode ser votado na Câmara

Emenda da MP 656/14 prevê que empresas e investidores estrangeiros poderão instalar, operar ou explorar hospitais e clínicas. Para Cremesp, medida vai privilegiar apenas o lucro

A abertura do setor hospitalar para o capital estrangeiro poderá ser aprovada pela Câmara dos Deputados, que inicia nesta terça-feira (16) a análise do relatório da Medida Provisória 656/14. A entrada de estrangeiros no segmento hospitalar foi incluída na MP pelo relator da comissão mista que discutiu a matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a partir de uma emenda do deputado Manoel Junior (PMDB-PB).
 
De acordo com a emenda, empresas e capitais estrangeiros poderão instalar, operar ou explorar hospitais (inclusive filantrópicos) e clínicas. Também poderão entrar em ações e pesquisas de planejamento familiar, e serviços de saúde exclusivos para atendimento de funcionários de empresas.
 
A emenda altera a Lei Orgânica da Saúde (8.080/90). A norma proíbe os investimentos estrangeiros no segmento hospitalar. A presença de capitais externos já existe em outras áreas da saúde, como planos e seguros, laboratórios de análises clínicas, empresas de diagnósticos e farmácias.
 
Vantagens
Para o deputado Manoel Junior, a presença de investidores de outros países nos outros segmentos da saúde é uma prova de que o capital estrangeiro é benéfico para o País e a proibição para os hospitais não se justifica mais. Ele ressaltou que os recursos externos poderão impulsionar um setor que precisa cada vez mais de investimentos vultosos.

“Um dos últimos setores ainda fechados ao capital estrangeiro é o de hospitais, que ainda não dispõem de uma fonte de recursos fundamental para a expansão da sua infraestrutura e dos serviços de assistência”, disse Manoel Junior. De acordo com o parlamentar, o capital estrangeiro pode complementar as necessidades do País, que precisaria de aproximadamente 15 mil novos leitos hospitalares.

O deputado disse ainda que a captação de recursos externos pode suprir a demanda de investimentos do parque hospitalar brasileiro, além de trazer outros benefícios. “O capital estrangeiro não apenas contribui com recursos, como também com tecnologia, inovações, melhor governança e práticas, tendo como resultado final a entrega de serviços de melhor qualidade para o consumidor”, afirmou.

Opinião contrária
Para o deputado Manoel Junior não é compartilhada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), João Ladislau Rosa. Para ele, os investidores estrangeiros, uma vez instalados no País, forçariam uma redução dos custos hospitalares e o aumento dos lucros, levando a uma piora no atendimento aos pacientes.

“O capital só vem atrás de lucro. Acaba a questão da saúde sendo tratada como um produto de consumo”, disse Rosa. “Qual o interesse de um grupo estrangeiro entrar aqui para melhorar a saúde do brasileiro? Não é esse o objetivo”, afirmou.

Além disso, segundo João Ladislau, haveria um forte estímulo para o crescimento do setor hospitalar privado em detrimento do público, que é mais carente de recursos e que atende à população mais pobre. O dirigente disse também que há uma pressão para que investidores estrangeiros entrem no segmento hospitalar brasileiro, que cresce anualmente a taxas elevadas.

“A área hospitalar cresceu muito no País, e penso que eles estão vendo este crescimento. Eles vão entrar com força total para tomar conta do nosso parque hospitalar”, disse Rosa.

Votação
A MP 656 foi enviada pelo governo em outubro. A princípio a matéria só tratava de registro de imóveis públicos, crédito imobiliário e prorrogação de alguns incentivos tributários. O texto foi substancialmente alterado na comissão mista e acrescido de assuntos como refinanciamento de dívidas de clubes de futebol, tributação de bebidas, normas para aviação e setor elétrico e a abertura do setor hospitalar para capital externo, entre outros.

A medida ainda precisa ser votada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. O prazo de vigência é 17 de março de 2015. A íntegra da proposta pode ser lida no site da Câmara.
 
Agência Câmara / Saúde Web