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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MPF quer contratação de profissional de saúde para atender índios

O Ministério Público Federal ajuizou ação na Justiça Federal de Belém para anular a concorrência que escolheu uma entidade paulista para administrar a saúde indígena no Distrito Sanitário Indígena Guamá-Tocantins. O processo pede a contratação emergencial de profissionais para atender os cerca de 7 mil índios que vivem no território.

A associação paulista foi chamada para o atendimento de 12 etnias distribuídas em 12 aldeias em um território que passa de 1 milhão e 700 mil hectares. Outras entidades concorrentes foram descredenciadas por não terem um certificado de entidade beneficente.

Para o MPF, "ao se promover o convênio com apenas uma entidade para esta área, os requeridos estão desconsiderando as práticas tradicionais de medicina das comunidades, a diversidade cultural, geográfica e étnica, bem como particularidades regionais da saúde pública." A entidade terá que atender índios nos municípios de Oriximiná, Marabá, Paragominas, Capitão Poço e Santa Luzia e ainda não iniciou o processo de contratação para profissionais de saúde.

Desde o dia 31 de outubro as comunidades não contam mais com equipes médicas porque acabou a vigência dos convênios antigos e o novo sistema ainda não foi implementado. O novo sistema é fruto de um acordo entre a União, a Fundação Nacional de Saúde e o Ministério Público do Trabalho celebrado em 2008 que estabelece prazo para que o atendimento indígena seja feito por profissionais concursados e que apenas atividades secundárias deveriam ser realizadas por contratos terceirizados.

Para o MPF, esse acordo está sendo descumprido no caso do Distrito Guamá-Tocantins, porque o edital visa "o convênio com entidades intermediárias para realizar serviços cujas contratações deveriam ser de caráter efetivo, ou temporário por excepcional interesse público".

Fonte R7

Pfizer tenta repor rombo de US$ 10 bi anual com fim da venda do Lipitor

A número um mundial de produtos farmacêuticos, Pfizer, enfrenta a difícil tarefa de repor os 10 bilhões de dólares anuais em receita gerados pelo medicamento Lipitor, cuja patente expira no final do mês.

Durante os primeiros seis meses após o fim da patente, dois fabricantes de medicamentos, o americano American Watson e o indiano Ranbaxy - filial do japonês Daiichi Sankyo - pretendem lançar um genérico do produto.

O Ranbaxy, no entanto, ainda terá que obter a permissão das autoridades dos Estados Unidos, pois possui problemas relacionados à qualidade de seus produtos na Índia.

A partir de junho, as autorizações para fabricar o Lipitor aumentarão e aparecerão muitas versões genéricas.

O Lipitor, indicado para o controle do colesterol, é o medicamento mais vendido do mundo - que e é responsável por 15% das vendas da Pfizer.

A Pfizer não deu estimativas de perdas de vendas da droga, mas prevê que o volume de negócios de 2012 alcançará entre 63 e 65,5 bilhões de dólares, contra os 67,8 bilhões de 2010.

"As vendas americanas da Lipitor deverão desaparecer por completo no final de 2012 das contas da Pfizer, disse a agência de classificação Standard and Poor's.

A Pfizer já perdeu no ano passado a exclusividade deste produto em Canadá, Espanha, México e Brasil. O medicamento, no entanto, deve continuar gerando renda nos mercados emergentes.

Nos Estados Unidos, o gigante farmacêutico ainda não decidiu atirar a toalha e quer defender sua cota de mercado ante seus competidores.

A associação com empresas farmacêuticas e de seguros médicos, "oferecerá o Lipitor a um preço abaixo do preço do genérico durante" os próximos seis meses, disse MacKay Jimeson, porta-voz de Pfizer.

O Lipitor, que custa atualmente 120 dólares por tratamento mensal, deveria baixar seu preço em 30% no próximo mês, além de uma queda de 10 a 20% que em geral conferem aos produtos os fabricantes de genéricos ao expirar uma patente.

Como medida de contenção das perdas, a Pfizer se aliou à Diplomat Specialty Pharmacy, uma companhia farmacêutica de Michigan (norte), para criar o programa "Lipitorforyou" (Lipitor para você), acessível em uma página na internet que leva o mesmo nome.

Fonte R7

Má alimentação faz homens do Norte e Nordeste terem mais câncer de estômago

Tumor está relacionado a água contaminada e comida sem refrigeração

O câncer de estômago é o segundo tumor mais frequente entre os homens que vivem nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Proporcionalmente, essa incidência é maior do que nas demais regiões do país, nas quais o mesmo tumor ocupa a quarta posição entre seus habitantes do sexo masculino.
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As informações fazem parte da publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil, do Inca (Instituto Nacional do Câncer), divulgada nesta quinta-feira (24). Para o ano de 2012, o Inca estima que 520 mil casos novos de câncer surjam em todo o país.

Em 2012, estima-se que 20.090 pessoas devam ser acometidas pela doença em todo o país, destas a grande maioria de homens (12. 670) e o restante de mulheres (7.420). Em todo o Brasil, o número de casos caiu em relação ao ano passado, assim como sua prevalência em homens. Em dados do Inca de 2010/2011, a previsão era de que 21.500 casos, sendo, a época, o terceiro tipo de tumor mais comum nos homens.

Na população masculina brasileira, a doença fica atrás apenas do câncer de próstata (62,54 por 100 mil/hab.), traqueia, brônquio e pulmão (17,90 por 100 mil/ hab.) e cólon e reto (14, 75 por 100 mil/ hab.).

Já nas regiões Norte (10,67 por 100 mil/hab.) e no Nordeste, (8,99 por 100 mil/hab.), a ocorrência de câncer de estômago chega à segunda colocação entre os homens por diferentes motivos, em geral socioeconômicos, segundo especialistas consultados pelo R7.

Coeficientes de Incidência estimados para 2012* para os tipos de câncer mais frequentes  (exceto pele não melanoma) em homens, Brasil e regiões geográficas
BrasilRegião
Norte
Região NordesteRegião
Centro-Oeste
Região
Sudeste
Região
Sul
Próstata (62,54)Próstata (29,72)Próstata (43,08)Próstata (74,65)Próstata (77,89)Próstata (68,36)
Traqueia, Brônquio e Pulmão (17,90)Estômago (10,67)Estômago
(8,99)
Traqueia, Brônquio e Pulmão (16,64)Cólon e Reto (22,12)Traqueia, Brônquio e Pulmão (37,02)
Cólon e reto (14,75)Traqueia, Brônquio e Pulmão (8,11)Traqueia, Brônquio e Pulmão (8,52)Cólon e Reto (14,30)Traqueia, Brônquio e Pulmão (19,73)Cólon e Reto (18,07)
Estômago (13,20)Cólon e Reto (3,99)Cavidade Oral (6,15)Estômago (13,84)Estômago (15,52)Estômago (15,72)
Cavidade Oral (10,41)Leucemias (3,54)Cólon e Reto (5,31)Cavidade Oral (8,58)Cavidade Oral (14,61)Esôfago
(15,27)
Fonte: *por 100 mil habitantes
MS/INCA/ Estimativa de Câncer no Brasil, 2011/ MS/INCA/Conprev/Divisão de Informação e Análise de Situação

Bactéria e falta de saneamento são fatores de risco
O câncer de estômago tem como base a infecção pela bactéria Helicobacter pylori (a mesma da gastrite), facilmente encontrada em água contaminada e em alimentos sem refrigeração adequada.

Outro fator que contribui para o surgimento desse tipo de câncer é uma alimentação com alto consumo de alimentos industrializados, defumados, com corantes e conservados em sal, a exemplo da carne seca e de outros alimentos curtidos muito disseminados nessas regiões, explica o oncologista Felipe José Fernandez Coimbra, diretor do núcleo de cirurgia abdominal do hospital A. C. Camargo, em São Paulo.

- Sabe-se que o câncer de estômago está muito ligado a costumes alimentares das regiões e sua incidência é maior nos países em desenvolvimento do que nos desenvolvidos. Está ligado ao baixo consumo de frutas, alta ingestão de carne vermelha e de alimentos em conserva que liberam uma substância cancerígena chamada nitrosamina.

De acordo com Luiz Porto Pinheiro, presidente do Comitê Estadual de Controle do Câncer do Ceará, a falta de saneamento básico e mesmo de geladeira em muitas casas do Estado contribui para aumentar o risco de adquirir a bactéria.

- Provavelmente os mecanismos de contaminação são mais comuns no Norte e Nordeste porque somos a área do Brasil com menos saneamento básico.

Pinheiro dá como exemplo um trabalho realizado na Rússia onde o eletrodoméstico foi doado pelo governo para diminuir os casos da doença. O alimento congelado protege contra a contaminação pela bactéria.

"Essa realidade faz com que a doença seja mais comum nas cidades interioranas do que nas capitais e mais mortal do que o câncer de próstata, o campeão de incidência entre os homens no Ceará e nos demais Estados nordestinos", diz Pinheiro.

No Pará, Estado com maior prevalência de casos de câncer de estômago da região Norte, médicos estão indo às escolas municipais para alertar à população sobre os riscos, afirma o oncologista Antenor Madeira, coordenador da Rede Paraense de Controle de Câncer.

- A falta de uma alimentação adequada, sem frutas e verduras, é o fator principal, sem considerar fatores genéticos, o que acomete principalmente as regiões mais pobres.


Mulheres sofrem com outros fatores de risco

Já entre as mulheres, o câncer de estômago é o sexto mais frequente no Nordeste e o quinto na região Norte, pelos dados do Inca. A causa dessa diferença, no entanto, não é consenso entre os especialistas.

De acordo com Pinheiro, a mulher nordestina está mais em contato com fatores de risco que causam outros tipos de câncer, como o de colo do útero e de mama, mexendo nos números da "balança".

- Há que se considerar aí um aspecto socioeconômico. O segundo lugar na mulher é o câncer de colo de útero, que está associado a menos higiene, mais pobreza e pela contaminação pelo HPV.

Já para o oncologista do A. C. Camargo, o fator genético pode levar os homens a serem mais suscetíveis à doença.

- Acredita-se que essa diferença se dê por uma questão de gênero, porque a incidência é de duas a três vezes maior entre os homens em todo o mundo.

Já foi constatado mundialmente que a pobreza em si é fator de risco da doença.

De acordo com o levantamento, a região Norte lidera com 11 casos por 100 mil habitantes, seguido por Nordeste com 9 casos para cada 100 mil, 16 casos na região Sul, 15 no Sudeste e 14 no Centro-Oeste.

Como se prevenir?

Comer mais frutas e verduras, higienizar os alimentos e evitar enlatados, além de fazer exames periódicos, podem ajudar na prevenção e na descoberta precoce de um tumor no estômago, explica o oncologista.

Segundo ele, a doença tem um caráter letal no Brasil porque geralmente é descoberta em estágio muito avançado.

- Só 10% a 15% [dos pacientes] chegam ao especialista para tratar o tumor precoce no Brasil. Enquanto no Japão e na Coreia, países com os maiores índices da doença no mundo, cerca de 60% chegam na fase inicial.

A doença é descoberta por meio da endoscopia digestiva alta, geralmente realizada quando há desconforto abdominal intenso e queixas de gastrite e úlcera, sintomas que, costumam mascarar a doença.

Dado o diagnóstico, se faz a cirurgia para retirar o tumor e quimioterapia como procedimento padrão, explica Coimbra.

Estimativa do número de casos novos, segundo sexo, Brasil, 2012

Localização PrimáriaCasos novos%
Próstata60.18030,8
Traqueia, Brônquio e Pulmão17.2108,8
Cólon e Reto14.1807,3
Estômago12.6706,5
Cavidade Oral9.9905,1
Esôfago7.7704
Bexiga6.2103,2
Laringe6.1103,1
Linfoma não Hodgkin5.1902,7
Sistema Nervoso Central4.8202,5
Leucemias4.5702,3
Pele Melanoma3.1701,6
Outras Localizações43.12022,1
Todas as Neoplasias sem pele* 195.190
Todas as Neoplasias257.870
Localização PrimáriaCasos novos%
Mama feminina52.68027,9
Colo do útero17.5409,3
Cólon e Reto15.9608,4
Glândula Tireoide 10.5905,6
Traqueia, Brônquio e Pulmão10.1105,3
Estômago7.4203,9
Ovário6.1903,3
Corpo do útero4.5202,4
Linfoma não Hodgkin 4.4502,4
Sistema Nervoso Central4.4502,4
Cavidade Oral4.1802,2
Leucemias3.9402,1
Pele Melanoma3.0601,6
Bexiga2.6901,4
Esôfago2.6501,4
Outras Localizações38.72020,5
Todas as Neoplasias sem pele* 189.150
Todas as Neoplasias260.640

*Todas as neoplasias, exceto pele não melanona
MS/INCA/ Estimativa de Câncer no Brasil, 2011/MS/INCA/Conprev/Divisão de Informação e Análise de Situação



Fonte R7

AVAPE de Araçatuba (SP) abre processo seletivo

A Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência - AVAPE, no município de Araçatuba, Estado de São Paulo, publicou edital (nº. 002/2011) para realização de processo seletivo. A seleção da AVAPE oferece 11 vagas de nível superior para o cargo de Médico, com remuneração de até R$ 6.447,87 e carga horária entre 60 e 200 horas mensais.
Do total de vagas para cada cargo e das vagas que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do processo seletivo, 5% ficarão reservadas aos candidatos portadores de deficiência, desde que apresentem laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência.

Inscrição

As inscrições, no valor de R$ 55,00, serão realizadas somente via internet, no período compreendido entre 00h00min do dia 28 de novembro até às 23h59min do dia 22 de dezembro de 2011, no site www.consulplan.net.

Prova

As provas objetivas serão realizadas em Araçatuba/SP, com data inicialmente prevista para o dia 15 de janeiro de 2012, em turno único, com duração de 03 horas, com início às 09h00min e término às 12h00min, em local a ser divulgado a partir de 09 de janeiro de 2012, no site www.consulplan.net.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no site www.consulplan.net, a
partir da 00h00min do dia subsequente ao da realização das provas.

Validade

A validade deste processo seletivo é de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Fundação do ABC abre processo seletivo

Foi divulgado edital (nº. 01/2011) para realização de processo seletivo da Fundação do ABC de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo. A seleção oferece 3.139 vagas, sendo 828 vagas imediatas e 2.311 vagas para cadastro reserva de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 725,00 e R$ 12.709,91.
Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
Agente de Controle de Vetores, Ascensorista, Copeira, Vigilante, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de RH, Auxiliar de Saúde Bucal, Condutor de Veículos de Urgência, Instrumentador Cirúrgico, Oficial Administrativo, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico de Programação, Técnico de Saúde Bucal, Técnico de Segurança do Trabalho, Telefonista, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Médico.

Inscrição

As inscrições serão realizadas presencialmente, no período entre 08 e 16 de novembro de 2011, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 9h às 17h, na Avenida Príncipe de Gales nº 821 – Bairro Príncipe de Gales – Santo André/SP – Prédio da Técnica Cirúrgica e/ou através do endereço eletrônico www.quadrix.org.br, no período da 10h do dia 31 de outubro até às 12 h de 29 de novembro de 2011.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio/técnico: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Prova

As provas objetivas ocorrerão na cidade de São Bernardo do Campo?SP e/ou nas cidades vizinhas, se necessário, com data prevista para o dia 11 de dezembro de 2011, em locais que serão divulgados no dia 06 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico: www.quadrix.org.br.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico: www.quadrix.org.br, com previsão de publicação em 11 de dezembro de 2011, a partir das 21h.

Validade

O prazo de validade do processo seletivo é de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período a contar da data de homologação do certame.

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» Edital Fundação do ABC – São Paulo

Prefeitura de Salinas da Margarida abre concurso

Mais um certame na Bahia está com edital publicado. Trata-se do concurso público da Prefeitura de Salinas da Margarida, cidade à beira-mar e a 250 km de Salvador, que oferece vagas para Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Fiscal de Tributos, Técnico em Enfermagem, Secretario Escolar, Auditor Fiscal, Enfermeiro, Médico Plantonista, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo e Professor Educação Infantil. Os rendimentos oferecidos estão na faixa de R$ 545,00 a R$ 9.200,00 e a maioria dos cargos tem jornada semanal de 40 horas.
As inscrições serão realizadas até 30 de novembro de 2011, exclusivamente, pela internet no site http://www.fundacaocefetbahia.org.br/pmsm/concurso.asp.
A prova escrita para todos os cargos será aplicada exclusivamente no município de Salinas da Margarida no dia 18 de dezembro de 2011, no turno matutino. Será de caráter eliminatório e classificatório, constituída de uma única parte, compreendendo 30 questões objetivas de múltipla escolha.
Os gabaritos, as questões das provas aplicadas e os resultados de cada uma das etapas do concurso, para fins de recursos, estarão disponíveis na sede da Fundação CEFETBAHIA, situada no Boulevard América, n”. 749, Jardim Baiano, Nazaré, Salvador BA e no endereço eletrônico www.fundacaocefetbahia.org.br/pmsm/concurso.asp a partir do primeiro dia útil
O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Prefeito Municipal de Salinas da Margarida.

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Concurso Prefeitura de Jaborandi BA

Foi divulgado edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público da Prefeitura de Jaborandi, Estado da Bahia. O concurso de Jaborandi está oferecendo 146 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior, com remuneração de até R$ 8.000,00 e carga horária entre 20 e 40 horas semanais.

Cargos

Assistente Social, Coordenador Pedagógico, Dentista, Enfermeiro, Especialista em Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Especialista Vigilância Sanitária, Farmacêutico/Bioquímico, Médico, Nutricionista, Professor, Psicólogo, Psiquiatra, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Agente Administrativo com Informática, Auxiliar Administrativo com Informática, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Arrecadação, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Esporte, Secretario Escolar, Telefonista, Ajudante de Oficina, Ajudante de Operador de Maquinas, Copeira, Servente, Carpinteiro, Mecânico, Operador de Maquinas, Coveiro, Gari e Pedreiro.

Inscrição

As inscrições serão realizadas na sede da Prefeitura de Jaborandi, Bahia, localizada à Avenida Francisco Moreira Alves, 45, Centro, Jaborandi, Bahia, CEP.: 47.655-000, de 21 a 30 de novembro de 2011. As taxas são diferenciadas a depender do nível de escolaridade exigido pelo cargo, conforme se segue:
Nível fundamental: R$ 30,00 e 50,00;
Nível médio/técnico: R$ 30,00 e 50,00;
Nível superior: R$ 50,00, 70,00, 90,00 e 110,00.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 18 de dezembro de 2011, em horário e local a serem indicados no Cartão de Confirmação da Inscrição e/ou no site www.scconcurso.com.br.
O gabarito será divulgado na data provável de 21 de dezembro de 2011.
Os títulos deverão ser entregues no período entre 09 e 10 de fevereiro de 2012, em local a ser divulgado a partir do dia 06 de fevereiro de 2012, no site www.scconcurso.com.br.
A prova prática será realizada provavelmente no dia 04 de março de 2012, em local e horario a serem divulgados através de edital de convocação para as provas práticas, a partir do dia 27 de fervereiro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, contados da data de sua homologação final.

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Concurso Prefeitura de Bom Jesus da Lapa - BA

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, Estado da Bahia, lançou edital de concurso público com o objetivo de preencher 723 vagas distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 545,00 a R$ 4.172,00, por jornada de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservados aos candidatos com deficiência.

Cargos do concurso de Bom Jesus da Lapa
Nível Fundamental Incompleto - Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional da Educação, Auxiliar Operacional da Saúde, Guarda Municipal, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas.

Nível Fundamental Completo - Auxiliar Administrativo.

Nível Médio/Técnico - Agente de Bem Estar Social, Fiscal de Tributos, Técnico Agrícola; Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo e Secretário Escolar.

Nível Superior - Professor de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa e Matemática), Administrador, Advogado, Contador, Engenheiro Florestal, Psicopedagogo, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico ou Biomédico, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Anestesiologista, Médico, Cardiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Ginecologista/ Obstetra, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 09 de dezembro de 2011, pela Internet, através do site www.ibam-concursos.org.br ou presencialmente na Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, praça Marechal Deodoro da Fonseca, S/N - Centro - Bom Jesus da Lapa/ BA, Horários: de 8h:00 às 12h:00 e de 14h:00 às 18h:00, de segunda à sexta-feira.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 45,00 para cargos de nível médio/técnico e R$ 100,00 para cargos de nível superior.
Provas

As provas serão realizadas na cidade de Bom Jesus da Lapa, prevista, para todos os cargos, para o dia 22 de janeiro de 2012, com duração de 3 horas. O local da realização das provas, além de ser divulgado nos sites www.ibam-concursos.org.br e www.bomjesusdalapa.ba.io.org.br, constará do cartão de confirmação de inscrição a ser enviado pelos correios – via postal e no Mural Oficial de Atos da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa.
Validade

O Concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito Municipal de Bom Jesus da Lapa.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Alagoinhas - BA

A Prefeitura de Alagoinhas, Estado da Bahia, lançou edital para concurso público destinado ao provimento de 254 vagas em vários níveis de escolaridade com salários que variam de R$ 545,00 a R$ 2.204,61 em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais. Vale lembrar que 5% das vagas por cargo serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência desde que não seja incompatível com o exercício do cargo.

Cargos

Superior - Auditor Contábil, Analista de Sistema Informatizado, Analista em Administração Finanças e Contabilidade/Contador, Assistente Social, Auditor de Saúde/Médico, Enfermeiro, (Formação Geral, Obstetrícia, Gerontologia, Neonatologia e Saúde Mental), Médico (Clínico Geral, Anestesiologia, Obstetrícia, Endocrinologia, Cirurgião Geral, Urologia, Angiologia, Infectologia, Radiologia, Ultrassonografia, Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Gastroenterologia Infantil, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Nefro Pediatria, Neurologia, Neuropedriatria, Oncologia, Oncologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia, do Trabalho e Psiquiatria), Cirurgião-Dentista, Técnico de Suporte Saúde (Fisioterapeuta, Nutricionista e Farmacêutico) e Professor Nível III (Português, Matemática e Educação Física).
Médio - Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Técnico Agrícola, Técnico em Radiologia, Professor, Motorista D e Guarda Municipal.
Fundamental - Auxiliar de Classe, Operador de Máquinas e Equipamentos e Auxiliar de Infraestrutura.

Inscrições

Os interessados poderão efetivar a inscrição no período de 28 de novembro a 22 de dezembro de 2011, no site www.consultorialideranca.com.br, ou até o dia 16 de dezembro, no Centro de Educação Profissional de Alagoinhas, localizado na Praça Barão do Rio Branco, nº. 55, centro, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Taxas

A taxa de inscrição será de R$ 25,00 para concorrer aos cargos de nível Fundamental, de R$ 40,00 para Médio e de R$ 80,00 para Superior

Provas

O concurso será composto de provas objetivas, previstas para o dia 29 de janeiro de 2012, além de análise de títulos para Professor e redação para cargos de nível superior. O gabarito será divulgado na data prevista de 02 de fevereiro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso, será de 02 anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Canapi - AL

A Prefeitura de Canapi, Estado de Alagoas, publicou edital Nº 001/2011 de concurso público para provimento de várias vagas. O concurso será realizado pela empresa Master Consultoria de Negócios Ltda.

Serão providas 258 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.940,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
Artifece, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Gari, Guarda Municipal, Motorista, Assistente Administrativo, Agente de Tributação, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Disciplina Escolar, Secretario Escolar, Técnico de Laboratório, Assistente Social, Enfermeiro para o PSF, Fisioterapeuta, Medico Generalista para o PSF, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor e entre outros.

Inscrições
As inscrições serão realizadas por meio eletrônico, no site www.master-al.com.br, até 23h59h do dia 18 de dezembro de 2011 (Horário Local).

Taxas
O boleto bancário será emitido com o valor da taxa de inscrição de R$ 35,00 para os cargos Nível Fundamental, R$ 50,00, para os cargos de Nível Médio e R$ 80,00 para os cargos de Nível Superior.

Provas
As provas serão aplicadas, provavelmente, no dia 22 de janeiro de 2012, em horários diferenciados, no Município de Canapi, podendo, a critério da comissão organizadora e da demanda, serem também aplicadas nos municípios vizinhos, incluindo Maceió.

Validade
O concurso terá prazo de validade de 02 anos, contados da data de sua homologação e prorrogável por mais 02 anos, a critério da Administração da Prefeitura Municipal de Canapi.

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Concurso Prefeitura de Madalena - CE

Com o objetivo de preencher 211 postos vagos em cargos dos níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Madalena, no Estado do Ceará, divulgou edital de concurso público. O certame, que será realizado pelo Serviço de Acompanhamento e Assessoria Pública – SERAP, servirá também para formação de Cadastro de Reserva de classificados. Os salários oferecidos variam entre R$ 545,00 a R$ 2.500,00, com jornadas de trabalho entre 20 e 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Administração, Assistente de Administração, Auxiliar de Serviços Gerais, Desenhista Técnico, Fiscal de Obras, Gari, Jardineiro, Motorista Categoria D, Operador de Computador, Operador de Trator, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Veterinário, Professor e Psicopedagogo.

Inscrições
As inscrições presenciais ou por procuração, serão efetuadas no período de 16 a 30 de novembro 2011 das 8:00 às 14:00 horas, exceto sábados, domingos e feriados, no prédio da Prefeitura Municipal de Madalena, situado à Av. Antonio Costa Vieira, 305 – Pinhos, Madalena – CE.

Taxas de Inscrição
As taxas variam entre R$ 30,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargos escolhido.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas em dia e locais a serem oportunamente divulgados, devendo o candidato comparecer ao local designado, com antecedência mínima de (01) uma hora do horário fixado para o início das provas, munido de caneta esferográfica (azul ou preta), do comprovante de inscrição, juntamente com o documento de identidade de valor legal (que contenha a fotografia do identificado), indispensáveis para prestação do exame.

Gabaritos
Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova objetiva serão divulgados no máximo em 72 horas, após a realização da prova, no site “www.serap.com.br” e na sede da Prefeitura Municipal de Madalena, situada na Av. Antonio Costa Vieira, 305 - Pinhos - Madalena-CE.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

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Prefeitura de Campo Novo do Parecis (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Campo Novo do Parecis, Estado do Mato Grosso, divulgou edital (nº. 003/2011) para realização de processo seletivo no Programa SAMU. A seleção está oferecendo 08 vagas de nível médio, com remuneração de até R$1.189,96 e carga horária de 40 horas semanais.

Cargos

Técnico da Saúde/Técnico de Enfermagem e Agente Operacional da Saúde/Condutor de Veículos de Urgência.

Inscrição

As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas entre 16 e 28 de novembro de 2011, das 07:00 às 10:00 e das 13:00 às 15:00, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Paraná – 810NE, Centro, CEP: 78360-000, em Campo Novo do Parecis – MT.

Prova

As provas objetivas serão aplicadas em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, na data provável de 11 de dezembro de 2011, das 8:00 às 11:00 (horário local), na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Avenida Mato Grosso – 1502, Centro.
O gabarito e a prova objetiva serão disponibilizados no endereço eletrônico www.camponovodoparecis.mt.gov.br, no dia seguinte ao da realização da prova.

Validade

A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final.

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Concurso Prefeitura de Castanheira (MT) 2011

A Prefeitura de Castanheira, Estado do Mato Grosso, lançou concurso público (nº. 001/2011) com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São reservadas 20% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 114 cargos diferentes com remuneração que varia entre R$ 545,00 e R$ 7.538,68. Leia o edital.

Cargos

Assistente Social, Contador, Controlador, Economista, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Preparador Físico, Procurador Jurídico, Professor, Psicólogo, Radioterapeuta, Agente Administrativo, Agente de Convênios Licitações e Contratos, Assessor Controlador Municipal, Fiscal Sanitário, Monitor de Serviço Sócio Educativo, Orientador Sócio Educativo, Técnico Agropecuário, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Mecânico, Recepcionista, Agente Administrativo, Agente de Limpeza, Borracheiro, Costureira, Eletricista Predial, Encanador, Motorista, Operador de Estação de Tratamento de Água, Operador de Máquina, Operador de Moto Serra, Pedreiro, Servente e Vigia.

Inscrição

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de novembro de 2011, somente via internet. através do site www.castanheiratransparente.com e www.prismaconsultoria.net
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Para a inscrição, o candidato pagará taxas diferenciadas, dependendo do nível de escolaridade, conforme se segue:
Nível fundamental: R$ 40,00 e 50,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Provas

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 18 de dezembro de 2011, das 08:00h às 11:00h, nas seguintes Escolas:
Escola Municipal Castanheira - Endereço Avenida Nossa Senhora Aparecida – S/N, Bairro Santa Rita;
Escola Estadual Maria Quitéria
– Endereço Rua Mato Grosso nº 141, Bairro Centro, na Cidade de Castanheira/MT.
Os documentos relativos aos títulos serão encaminhados via sedex, até o dia 28 de novembro de 2011, a comissão do concurso público na Prefeitura de Castanheira/MT, situada à rua Mato Grosso nº 142 - Centro - fone/ fax: (0**66) 3581 – 1166 - CEP: 78.345-000 - Castanheira - Mato Grosso.
As provas práticas de digitação, manobras de volante (Motorista), manobra e operação de máquinas (Operador de Máquinas Pesadas) poderão ser realizadas no mesmo dia das provas objetivas, dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova; caso sejam realizadas em outra data, o horário e o local serão publicados em edital complementar específico, que estará disponível nos endereços eletrônico www.castanheiratransparente.com e www.prismaconsultoria.net.
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, nos endereços eletrônico www.castanheiratransparente.com e www.prismaconsultoria.net. a partir do dia subsequente ao da realização das provas objetivas.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.

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Prefeitura de Água Boa - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Água Boa, Estado de Mato Grosso, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Nº 01/2011, que prevê a contratação e formação de cadastro de reserva de novos servidores.
A seleção pública se destina ao provimento de 375 empregos públicos, distribuídos em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 532,62 a R$ 13.200,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Aos candidatos portadores de deficiência física serão destinados 5% da vaga do respectivo cargo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, quando for o caso.

Cargos
Nível Fundamental: Atendente, Atendente Geral da Saúde, Apoio Administrativo Educacional - Vigia, Apoio Administrativo Educacional Nutrição, Apoio Administrativo Educacional - Infraestrutura e entre outros.

Nível Médio: Agente Administrativo, Agente Administrativo área da saúde, Agente de Consultório Dentário, Agente de Saneamento, Assistente de Informática, Fiscal de Tributos, Técnico em Enfermagem, Técnico Laboratorista, Técnico em Vigilância Sanitária Técnico em Prótese Dentário, Técnico em Higiene Bucal, Eletricista, Professor Magistério, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Técnico Administrativo Educacional, Apoio Administrativo Educacional - Vigia, Apoio Administrativo Educacional Nutrição, Apoio Administrativo Educacional – Infraestrutura e entre outros.

Nível Superior: Assistente Social, Biomédico, Contador, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Odontólogo, Engenheiro Civil, Psicólogo, Professor – Letras, Professor – Matemática, Professor – História e Geografia, Professor – Biologia, Professor – Educação Física, Professor – Pedagogia e entre outros.

Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada na sede da Prefeitura Municipal de Água Boa, situada na Avenida Planalto, nº 410, Bairro Centro, até o dia 06 de dezembro de 2011, das 08:00h as 11:00h e das 14:00h às 17:00h.

Taxas
As taxas serão emitidas na Gerencia de Tributação, nos valores de:
R$ 10,00 para cargos do ensino fundamental;
R$ 15,00 para os cargos de ensino médio;
R$ 25,00 para os cargos de ensino superior.

Provas
A prova objetiva será aplicada, provavelmente, no dia 15 de dezembro de 2011 das 19:00h às 22:00h nas Escolas Municipais e órgãos Municipais de Água Boa.
O Local das provas será divulgado até o dia 14 de dezembro de 2011 na sede da Prefeitura (Mural) e site oficial: www.aguaboa.mt.gov.br, sendo de responsabilidade do candidato sua verificação prévia antes da prova.

A entrevista com Prova Pratica será realizado na data prevista de 16 de dezembro de 2011, com chegada dos candidatos até 7:30 horas, na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Av. Julio Campos, nº 320 – Bairro Setor Industrial (Secretaria Municipal de Infraestrutura - procurar o escritório).

Gabaritos
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico, www.aguaboa.mt.gov.br, na Sede da Prefeitura Municipal de Água Boa, Avenida Planalto nº 410, Bairro Centro, no primeiro dia útil após a realização da prova.

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Concurso Prefeitura de Barra do Garças 2011/2012

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Barra do Garças, localizado a 550 km da capital, Cuiabá, Estado do Mato Grosso. O concurso visa a contratação de 744 novos funcionários, subdivididas em funções de níveis fundamental, médio e superior. O salário oferecido é de até R$ 3.800,00, por regime de trabalho de 30 a 40 horas semanais. Das vagas oferecidas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais. O certame será realizado sob a responsabilidade da ACPI – ASSESSORIA, CONSULTORIA, PLANEJAMENTO & INFORMÁTICA LTDA.
Estão sendo disponibilizadas 47 vagas para nível fundamental, com o salário inicial de R$ 545,00 para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro e Vigia.

Para nível médio são 381 vagas, nas funções de Agente de Combate a Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Apoio Administrativo Educacional (Nutrição Escolar, Limpeza, Transporte, Vigia/Porteiro), Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Vigililância Sanitária, Fiscal de Tributos, Obras e Posturas, Instrutor de Marcenaria, Instrutor de Pntura em Móveis e Parede, MOnitor de Música, Motorista, Motorista (SAMU), Operador de Máquina de Terraplanagem (Motoniveladora, Pá Carregadeira, Retroescavadeira - Pocã, Trator de Esteira), Professor (várias disciplinas), Técnico Administrativo Educacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem (SAMU), Técnico em Informatica, Técnico em Radiologia e Técnico em Tomografia. O salário varia de R$ 574,53 a R$ 1.000,00.
Para nível superior estão sendo abertas 316 vagas, cujo salário é de até R$ 3.800,00, para as funções de: Administrador Hospitalar, Advogado, Assistente Pedagógico, Assistente Social, Biólogo, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Enfermeiro (SAMU), Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Farmacêutico/Bioquímico, Gestor de Marketing, Gestor de Serviço no Sistema de Saúde, Médico (várias especialidades), Nutricionista, Odontólogo, Professor (várias disciplinas), Psicólogo, Técnico em Controladoria, Terapeuta Ocupacional e Tesoureiro.
Inscrições e Taxas

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas via internet (www.acpi.inf.br) ou presencialmene no Centro Administrativo Municipal – CAM, Bloco I, Rua Carajás, nº 522, Centro, até o dia 06 de dezembro de 2011.

Os valores das taxas, conforme o nível de escolaridade exigido, são de:
Nível fundamental - R$ 40,00;
Nível médio - R$ 70,00;
Nível superior - R$ 100,00.
Provas

A aplicação das provas objetivas para todos os cargos serão realizadas na data provável de 18 de dezembro de 2011 no período matutino das 08h00min às 11h00min - (Horário Local).

Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte após a realização das provas, no período vespertino, na sede da Prefeitura Municipal e nos sites www.acpi.inf.br e www.barradogarcas.com.br.
Validade

A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da Administração.

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Concurso Prefeitura de Paranhos - MS

O Município de Paranhos, Estado de Mato Grosso do Sul, lançou edital de concurso público de Provas e Títulos para provimento de Cargos pertencentes ao Quadro de Pessoal Efetivo da Prefeitura Municipal de Paranhos. O concurso será realizado pela empresa Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul - FAPEMS.
Serão ofertadas 146 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 9.722,30, para carga horária de 20 a 40h semanais.
Cargos: Assistente Social, Biomédico, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Medico, Médico Veterinário, Odontólogo, Psicólogo, Professor, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Monitor de Informática, Agente Administrativo, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Inspetor de Alunos, Recepcionista, Vigia, Auxiliar de Serviços Diversos, Auxiliar de Mecânico, Lavador de Veículos, Motorista, Operador de Máquinas, Tratorista e Trabalhador Braçal.
Inscrições: somente via internet, no endereço eletrônico www.fapems.org.br, solicitada entre 24 de novembro a 06 de dezembro de 2011, observado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.
As taxas são de:
R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental incompleto.
R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental completo.
R$ 50,00 para os cargos de nível médio;
R$ 90,00 para os cargos de nível superior.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 07 de dezembro de 2011.
Prova: A Prova Escrita Objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data prevista de 18 de dezembro de 2011, em Paranhos, no período matutino para os candidatos concorrentes às vagas de nível fundamental completo e superior; período vespertino para os candidatos concorrentes às vagas de nível alfabetizado, fundamental incompleto e médio.
Validade: O prazo de validade do Concurso será de 2 anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

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Concurso Prefeitura de Fátima do Sul - MS

A Prefeitura de Fátima do Sul, Estado do Mato Grosso do Sul, publicou edital (nº 001/2011) de concurso público destinado ao provimento de 335 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 545,70 a R$ 9.000,00, por jornadas de trabalho que variam entre 20 e 40 horas semanais.
As oportunidades são para os cargos de Vigia, Trabalhador Braçal, Servente, Pedreiro, Operador de Máquinas, Motorista, Merendeira, Gari, Agente de Combate a Endemias, Assistente de Administração, Agente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Assistente de transporte escolar, Auxiliar de Enfermagem ESF, Auxiliar de Saúde Bucal, Atendente de Creche, Auxiliar de Mídias e Tecnologia, Fiscal de Inspeção e Vigilância Sanitária, entre outros cargos.

Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico www.fapems.org.br, solicitada até o dia 06 de dezembro de 2011, observado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

O valor da taxa de inscrição será de:

R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental completo;
R$ 40,00 para os cargos de nível médio;
R$ 85,00 para os cargos de nível superior.

A Prova Escrita Objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 18 de dezembro de 2011, em Fátima do Sul, no período matutino para os candidatos concorrentes às vagas de nível fundamental e superior e no período vespertino para os candidatos concorrentes às vagas de nível médio.

O prazo de validade do Concurso será de 2 (dois) anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

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Concurso Prefeitura de Anaurilândia - MS - 2011/2012

A Prefeitura de Anaurilândia, município localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, torna pública a abertura do edital N.º 001/2011 de concurso público destinado ao preenchimento de diversos cargos no quadro permanente de servidores. O certame está sendo conduzido pela empresa SIGMA Assessoria em Gestão Pública Ltda e visa oferecer 46 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, nas quais serão distribuídas entre as Secretarias da Administração Municipal, como as de Saúde, Educação, Agricultura e Assistência Social. O salário é de até 1.893,06, por jornada de 20 a 40 horas semanais.
Inscrições e Taxas

As inscrições deverão ser realizadas, via Internet, no endereço http://www.sigmams.com.br, entre dia 16 de novembro até 02 de dezembro de 2011.

Para os candidatos que não possuem acesso à Internet será disponibilizado um Posto de Atendimento situado na Rua Floriano Peixoto, 1000 - Centro de Anaurilândia, durante o período acima citado, das 8h00 às 12h00 (horário de MS).

O valor da taxa de inscrição será de:
  • R$ 30,00 para os cargos de Ensino Fundamental (alfabetizado e 1° Grau);
  • R$ 50,00 para os cargos de Ensino Médio/técnico;
  • R$ 75,00 para os cargos de Nível Superior.
Provas

Os candidatos serão avaliados através das seguintes etapas:
  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os cargos, com data provável de realização em 18 de dezembro de 2011, em horário e local a ser definido.
  • Redação, que será realizada juntamente com a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos aos cargos de Magistério: Professor Educação Física, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental (1º ao 5º).
  • Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos aos cargos de Nível Fundamental completo (Agente Administrativo) e Nível Fundamental Incompleto Elementar (Motorista), aprovados na prova objetiva, com data provável de realização no dia 22 de janeiro de 2012 em horário e local a ser definido.
  • Avaliação Física, de caráter eliminatório, para os candidatos aos cargos de Nível Fundamental Incompleto Elementar (Auxiliar de Serviços Gerais), aprovados na prova objetiva, com data provável de realização no dia 22 de janeiro de 2012, em horário e local a ser definido.
  • Avaliação de Títulos, de caráter classificatório, para os candidatos a todos os cargos aprovados nas etapas anteriores, com data provável de realização em 30 e 31 de janeiro de 2012, em horário e local a ser definido.
Validade

A validade do concurso público é de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogada, facultativamente, por igual período, por meio de Decreto a ser expedido pelo Chefe do Executivo Municipal. Para efeitos de contagem dessa validade, será considerada a data da publicação da homologação do resultado final na Imprensa Oficial do Município.

Concurso CRN 3 SP e MS

Quem pretende se inscrever a uma das vagas no concurso do Conselho Regional de Nutricionistas-3ª Região devem ficar atento, pois o prazo de inscrição foi prorrogado. O edital do certame (nº. 01/2011) informa que serão preenchidas 11 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior, a serem direcionadas para os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A remuneração varia entre R$ 1.088,50 e R$ 3.165,61, com carga horária de 8 horas semanais.
São reservados 5% do total das vagas oferecidas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Assistente Técnico, Auxiliar Administrativo I, Encarregado de Setor I, Nutricionista Assistente e Nutricionista Fiscal I.

Inscrição

As inscrições serão realizadas somente via internet, através do site www.quadrix.org.br, até 29 de novembro de 2011 (horário de Brasília). A taxa varia de R$ 45,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior), podendo ser paga até o dia 30 de novembro de 2011.

Prova

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas cidades de Campinas (SP), Campo Grande (MS), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP), considerando o horário local, preferencialmente no período vespertino, com data prevista para o dia 18 de dezembro de 2011, em locais que serão divulgados na internet, no site www.quadrix.org.br.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Remuneração: ANS diz não ter previsão para que haja controle de honorário médico

Agência reconhece que os honorários médicos estão defasados, o que faz com que ela, venha implementando ações e programas para facilitar o entendimento entre médicos e operadoras

O diretor-presidente da ANS Suplementar), Maurício Ceschin, disse não haver previsão legal para que a Agência faça controle dos preços pagos a prestadoras de serviços médicos ou o repasse dos honorários médicos. As informações são do jornal Infomoney
Apesar disso, a Agência reconhece que os honorários médicos estão defasados, o que faz com que ela, conforme publicado pela Agência Senado, venha implementando ações e programas para facilitar o entendimento entre médicos e operadoras.

Para Ceschin, o modelo que prioriza o consumo de materiais em detrimento da melhor remuneração do trabalho médico, bem como o envelhecimento da população e a inovação tecnológica, está entre os desafios do setor.

Reunião
Conforme decisão da audiência pública realizada na última terça-feira (22) na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado, as operadoras de planos de saúde vão se reunir com a ANS e com representantes da categoria médica para buscar resolver a demanda dos médicos por reajuste nos valores de honorários.

O senador Paulo Davim (PV-RN) informou que, nos últimos dez anos, as operadoras reajustaram as mensalidades dos planos de saúde em cerca de 160%, enquanto que os valores pagos aos médicos cresceu 40% no período.

Para o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o acréscimo nas mensalidades dos planos nos últimos dez anos foi ainda maior, de 400%, o que, na opinião dele, configura “mercantilização” da saúde.

O secretário de saúde suplementar, Márcio Costa Bichara, lembrou que os médicos realizaram paralisação em abril e em setembro para mostrar à sociedade a gravidade da situação. Bichara defende que o Estado deve intervir na situação, que prejudica sobretudo os usuários.

Fonte SaudeWeb

Orçamento autoriza emendas individuais para a Saúde de até R$ 2 mi

No total, deputados e senadores poderão apresentar até R$ 15 milhões em emendas, dos quais R$ 2 milhões serão obrigatoriamente para a saúde

A Comissão Mista de Orçamento aprovou nesta quarta-feira (23) uma mudança no parecer preliminar ao projeto orçamentário de 2012, para autorizar a apresentação de emendas individuais, até o limite de R$ 2 milhões, para ações no Ministério da Saúde. O parecer aprovado no dia 10 de novembro permitia somente a destinação do valor para a área de atenção básica, que envolve a construção, ampliação, reforma e aparelhamento de postos de saúde.

Essa redação prejudicava, sobretudo, parlamentares que atuam em cidades de maior porte, onde a carência está na área hospitalar e de alta complexidade, e não em postos de saúde. No total, deputados e senadores poderão apresentar até R$ 15 milhões em emendas, dos quais R$ 2 milhões serão obrigatoriamente para a saúde.

Fonte SaudeWeb

Mec distorce informação, diz Cremesp

Entidade denuncia que o Mec distorce informações ao propor o fechamento de 33 vagas e autoriza a abertura de 220 novos cursos de medicina em São Paulo

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) divulgou nesta quarta-feira (23) comunicado que repudia a manobra do Ministério da Educação na abertura de três novos cursos de Medicina no Estado de São Paulo.


Confira parecer na íntegra:

O MEC distorceu a informação, ao fazer divulgar que irá suspender provisoriamente 33 vagas em um curso mal avaliado de São Paulo, ao mesmo tempo em que autorizou a abertura definitiva de outras 220 vagas em três novas escolas.

Em novembro de 2009, parecer da Secretaria de Educação Superior do MEC, publicado no Diário Oficial da União, indeferiu o pedido de autorização de um novo curso em São Paulo, que também recebeu parecer desfavorável do Conselho Nacional de Saúde, diante da ausência de necessidade social e do excesso de escolas médicas no estado. Dois anos depois, inexplicavelmente, a mesma escola é agora aprovada.

Com isso, em 2012, estarão em atividade em São Paulo, 34 cursos de Medicina que oferecerão mais de 3.000 vagas por ano. Em dez anos – de 2002 a 2011 – foram autorizadas 900 vagas em onze novos cursos. São Paulo já conta com 2,6 médicos por 1.000 habitantes, uma das maiores concentrações do mundo.

Muitos dos cursos são altamente lucrativos – cobram até R$ 5.400,00 a mensalidade -, não têm sequer hospital-escola, não têm corpo docente qualificado e não estão integrados ao Sistema Único de Saúde.

O Cremesp recebe mais de 3.500 denúncias contra médicos por ano e os processos éticos por má prática não param de crescer. O Exame do Cremesp avaliou, em sete anos, aproximadamente 5.000 formandos de escolas médicas paulistas. Desses, 2.250 (46,6%) foram reprovados, o que revela deficiência em algumas escolas já existentes, além de uma situação que coloca em risco a saúde e a vida da população.

O MEC pode e deve cumprir seu papel, fechando escolas e cursos sem qualidade e diminuindo vagas naquelas ineficientes e, aí sim, se necessário, autorizar a abertura de escolas públicas de qualidade e com docentes comprovadamente capacitados.

O governo federal e o MEC devem explicações à sociedade sobre a omissão diante da péssima qualidade do ensino médico e sobre os reais interesses que movem a abertura desenfreada de cursos de Medicina.

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Fonte SaudeWeb

Redução de estômago por videolaparoscopia vai ser paga por convênios

Decisão firmada pela ANS e CFM estipul que, a partir de janeiro de 2012, operadoras devem realizar a cobertura do procedimento

Uma decisão firmada entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Conselho Federal de Medicina estipula que a partir de janeiro de 2012 a videolaparoscopia vai passar a ser paga pelos convênios.

Segundo o diretor do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica, Luiz Vicente Berti, a videolaparoscopia é um método menos invasivo que representa uma economia aos planos a médio prazo, devido à redução dos dias de internação e da menor incidência de complicações.

Ele diz que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) criou uma campanha com o tema “Obesidade sem marcas” e considera o impacto dessa ação muito positivo, pois contribuiu para o debate e a mudança das regras.

A cirurgia minimamente invasiva e aplicável em todas as técnicas cirúrgicas, a Videolaparoscopia representa uma importante evolução tecnológica da medicina, de acordo com Berti. Ele conta que nela, são feitas de quatro a sete mini-incisões de 0,5 a 1,2 centímetros cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo.

E ressalta que das quase 60 mil cirurgias bariátricas realizadas em 2010 no Brasil, 35% foram feitas via Videolaparoscopia. A taxa de mortalidade média é de apenas 0,23% – abaixo do índice de 1% estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, contra 0,8% a 1% da cirurgia aberta (laparotomia).

Fonte SaudeWeb

Philips e Socesp selam parceria para reduzir infartos

Por meio de treinamentos para médicos e enfermeiros que trabalham nas emergências, as instituições visam reduzir a taxa de mortalidade por IAM

A Philips em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), com o suporte da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, realizará o Projeto Infarto, que pretende levar treinamento ministrado por uma equipe de cardiologistas da a 450 médicos, enfermeiros e farmacologistas da rede municipal de saúde.

Como parte da plataforma De Peito Aberto, a ideia é levar instrução aos profissionais sobre a importância do diagnóstico correto dentro do tempo necessário e a aplicação adequada do trombolítico na emergência, se indicada.

Por meio dos treinamentos, as instituições visam reduzir a taxa de mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) durante os primeiros atendimentos nos setores de emergência através de um plano de avaliação e reciclagem dos profissionais de saúde.

“Fazemos, no Brasil, uma quantidade muito pequena de tratamento do IAM com o cateterismo e a angioplastia, bem como com a chamada trombólise química, ou seja, a injeção de uma substância que ‘dissolve’ o coágulo dentro da artéria do coração para voltar a passar sangue. Só com o treinamento adequado e o medicamento no momento certo conseguiremos salvar muitas vidas, com um custo que não é alto, já que o infarto, quando não é fatal, leva a dias de internação”, explica o presidente da SOCESP, Luiz Antonio Machado César, em comunicado.

As taxas de mortalidade hospitalar por infarto, em São Paulo, variam de 7% a 35%. Nos hospitais não especializados em cardiologia esse índice é frequentemente maior que 15%. Segundo César, os motivos do elevado índice podem ser três: a ida tardia do paciente ao hospital, após as primeiras doze horas do início dos sintomas; o diagnóstico inadequado no hospital dentro do tempo necessário; e o não tratamento com trombolítico na emergência, como é indicado.

‘De Peito Aberto’ é uma plataforma criada pela Philips em parceria com um comitê diretivo composto por seis cardiologistas, e que visa discutir melhores práticas na abordagem e tratamento de pacientes que apresentam a Síndrome Coronariana Aguda.

Fonte SaudeWeb