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segunda-feira, 16 de abril de 2012

Enxaqueca dobra o risco de infarto

Estudo com mais de 10 mil pessoas também aponta maiores chances de derrame

Pessoas com enxaqueca crônica têm o dobro de risco de ter um infarto. Essa foi a conclusão de um estudo da universidade norte-americana Yeshiva, em Nova York, que avaliou mais de 10 mil pacientes. Além de infarto, os pacientes também têm maiores chances de sofrer derrames ou outros problemas cardiovasculares.

Na pesquisa, 6.102 pessoas com o problema e outras 5.243 que não sofriam com a doença responderam um questionário, que abordava aspectos de sua saúde geral. No relatório, também tinham questões a respeito da frequência e intensidade de dor, além de informações sobre eventos cardiovasculares.

O resultado mostrou que pessoas com enxaqueca têm duas vezes mais risco de sofrer um infarto. Sendo que os pacientes portadores de enxaqueca com aura (que apresenta alterações na visão antes de acontecer a dor) têm três vezes mais chances. Pacientes com dor de cabeça crônica também estão no grupo de risco. Esse grupo têm 50% mais chances de desenvolver diabetes, hipertensão e colesterol alto.

De acordo com os pesquisadores, a relação entre a doença e os problemas cardiovasculares está em lesões na camada interna dos vasos sanguíneos (endotélio). Com a enxaqueca, há alterações neuroquímicas e vasculares no organismo, além de uma mudança nas plaquetas, dificultando o fluxo sanguíneo.

O controle da dor causada pela enxaqueca pode ser feito por meio de medicamentos. Porém, a melhor maneira para sair do grupo de risco é mudar alguns hábitos de vida. Alguns deles podem ser a causa para as dores como: alterações no sono, consumo de cafeína, estresse, longos períodos em jejum, entre outros.

Fonte Minha Vida

Pesquisa mostra alto uso de álcool entre jovens estudantes

O consumo de bebida alcoólica é mais comum entre mulheres

Três em cada quatro estudantes do ensino médio menores de 18 anos já consumiram bebidas alcoólicas, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgada nesta sexta-feira. Dos 1.507 alunos de escolas da rede pública e particular ouvidos na pesquisa, 40% disseram ter usado álcool nos últimos 12 meses. Entre os alunos do ensino fundamental (de 7 a 14 anos) 38,8% já experimentaram bebida alcoólica e 8,5% o fizeram em período recente.

A pesquisa, aplicada em escolas de Botucatu, a 235 quilômetros de São Paulo, indica que o álcool tem entrado cada vez mais cedo na vida de seus usuários, segundo a pesquisadora Priscila Lopes Pereira, responsável pelo estudo. Outra constatação da pesquisa é de que o uso do álcool tem sido mais comum entre mulheres, o que amplia o comportamento de risco entre as adolescentes, como, por exemplo, sexo sem proteção e dependência de drogas.

"Os jovens são os que apresentam maiores riscos em relação ao consumo do álcool, com consequências negativas como problemas nos estudos, problemas sociais, prática de sexo sem proteção, gravidez indesejada, maior risco de suicídio ou homicídio e de acidentes", afirmou.

Embriaguez
A maior propensão de "beber com embriaguez", revelou o estudo, também se encontra no grupo de estudantes do sexo feminino. A pesquisadora define como beber com embriaguez o consumo igual ou superior a cinco doses em uma ocasião para homens e a quatro doses para mulheres. Nesse caso, a dose equivale a 50 ml de destilado com teor alcoólico de 40%; 350 ml de cerveja (teor alcoólico de 4 a 5%) e 150 ml de vinho a 12,5% de álcool.

Pertencer à classe social mais alta, estudar em escola pública e não ter prática religiosa são fatores que facilitam o contato precoce com o álcool, segundo a pesquisa. Para a autora do trabalho, a influência de amigos que bebem e se embriaguem uma vez por semana é um estímulo crucial para os mais jovens. "O padrão de consumo segundo o sexo vem sendo objeto de discussão em estudos envolvendo a epidemiologia do alcoolismo.

As conquistas femininas nas últimas décadas, além da independência financeira, levaram as adolescentes a ter mais liberdade e a frequentar locais de consumo antes restritos aos homens", explicou Priscila. Estudos indicam, segundo ela, que as mulheres que consomem álcool desenvolvem mais rapidamente que os homens doenças graves como fígado gorduroso, hipertensão, anemia, desnutrição, hemorragia gastrointestinal e úlcera péptica.

Fonte R7

MSD: Laboratório amplia bulas de remédios para citar problemas sexuais com tratamento de calvície

Mudanças afetam os remédios Propecia e Proscar que ajuda na perda de cabelos

O laboratório farmacêutico Merck ampliará as bulas de dois medicamentos para o tratamento da calvície masculina e problemas na próstata para incluir os efeitos sexuais colaterais.

As mudanças afetam os remédios Propecia e Proscar, que contêm o princípio ativo finasterida, depois que os resultados de testes clínicos mostraram mais efeitos colaterais que não haviam sido incluídos no momento da aprovação, informou a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos).

A nova bula do Propecia, um medicamento para tratar a calvície masculina, incluirá transtornos da libido, transtornos da ejaculação e transtornos de orgasmo que continuaram depois do abandono do remédio. O Proscar, que trata os sintomas do crescimento da próstata, agora terá a frase "diminuição da libido, que continua depois de abandonar o remédio".

Além disso, as duas marcas estão sendo revisadas para incluir uma descrição dos relatórios de infertilidade masculina e/ou baixa qualidade do sêmen, que normalizou ou melhorou depois de abandonar a droga.

A porta-voz da FDA, Stephanie Yao, explicou que já era conhecido que os remédios haviam provocado previamente efeitos sexuais colaterais em um pequeno número de pacientes, e que parte desta informação foi incluída na bula no momento da aprovação.

- A alteração da bula amplia a lista dos efeitos sexuais adversos reportados à FDA depois da comercialização.

A entrada do Proscar no mercado americano foi aprovada em 1992, enquanto a do Propecia aconteceu em 1997. Em 2011, as bulas dos dois remédios foram revisadas para incluir a disfunção erétil que continuava depois do fim do uso do medicamento, explicou a agência americana.

A FDA destacou que, apesar de não terem sido estabelecidos vínculos claros entre a finasterida e efeitos sexuais adversos, os casos sugerem uma gama mais ampla de efeitos contrários do que se informou previamente em pacientes que tomaram os medicamentos.

Os testes clínicos mostraram que 3,8% dos homens que tomaram o Propecia notificaram um ou mais efeitos sexuais colaterais, contra 2,1% dos que tomaram um placebo.Propecia e Proscar são geralmente bem tolerados e efetivos para seus respectivos usos de acordo com a bula do produto aprovado.

Fonte R7

Federação Brasileira de Hemofilia debate o direito à dose domiciliar

Médicos e autoridades públicas discutem sobre a qualidade do tratamento

Para o Dia Mundial da Hemofilia, dia 17 de abril, novos avanços para a qualidade do tratamento foram apresentados, em um evento realizado nesta quarta-feira (12) pela Federação Brasileira de Hemofilia.

Mais de 40 representates de associações de pacientes, médicos e autoridades públicas discutiram vários temas relacionados ao tratamento da doença, incluindo o direito de receber doses domiciliares.

O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, o hematologista Dr. Guilherme Genovez, ressaltou que, mesmo que o acesso seja viável, as secretarias estaduais ainda precisam melhorar as condições de armazenamento.

Para isso, o Ministério da Saúde providenciará às secretarias equipamentos para estoque.

O acesso à dose domiciliar ajuda a evitar sequelas mais severas da doença. Porém, quando se fala da profilaxia secundária, segundo a presidente da federação Tania Pietrobelli, destaca-se a dificuldade que os pacientes têm que enfrentar para que os médicos indiquem esse tratamento.

— Precisamos muito do engajamento do Ministério da Saúde para que seja logo colocado em prática um protocolo de profilaxia secundária, pois esse tratamento é decisivo para a qualidade de vida do hemofílico, mesmo aquele já com sequelas.

Fonte R7

Regra do aborto muda e médicos ignoram as leis

Considerado crime, é autorizado desde 1940 em estupros e gravidez de risco
Profissionais da saúde desconhecem as situações em que a legislação brasileira permite o aborto. Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), feita na capital, mostra que 97% dos enfermeiros entrevistados; 90,5% dos psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas; e 32,7% dos médicos não sabem quando o procedimento é legal.

Considerado crime no País, o aborto é autorizado pela Justiça desde 1940 em gestações originadas de estupro ou quando a gravidez coloca em risco a vida da mãe. No caso de anencefalia, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a mulher que interrompe a gravidez faz uma antecipação do parto - e não um aborto, já que o feto certamente não sobreviverá.

"O aborto é um tema difícil até para os profissionais da saúde. O desconhecimento é responsável por atitudes discriminatórias e julgamentos das pacientes", diz Gláucia Rosana Guerra Benute, psicóloga do Departamento de Obstetrícia do HC e autora da pesquisa. O estudo, feito com 119 profissionais, foi publicado em fevereiro na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Coordenador do Ambulatório de Violência Sexual e Aborto Legal do Hospital Pérola Byington, da Secretária Estadual de Saúde, Jefferson Drezett atribui o desconhecimento, principalmente, à falta de capacitação dos profissionais. "Não adianta apenas escrever normas. É preciso capacitar, treinar e orientar os profissionais sobre o tema", diz. Ele também critica a formação dos médicos, "que carece de discussões sobre o assunto".

De acordo com Gláucia, além da falta de conhecimento, os profissionais transparecem durante o atendimento objeções morais, religiosas e pessoais sobre o aborto. "Isso dificulta ainda mais a situação para a gestante que está legalmente autorizada a recorrer ao aborto", relata.

Rosiane Mattar, professora do Departamento de Obstetrícia da Unifesp, concorda. "A religiosidade, por exemplo, é uma convicção que pode interferir no atendimento de uma mulher que fez ou vai passar por um aborto."

Direito. Interferências não cabem ao médico ou a qualquer outro profissional da saúde, afirma Drezett. "O médico não tem o direito de emitir parecer ético ou moral sobre a decisão. Ele é só alguém que oferece o serviço de saúde", diz. "Ele pode se negar a fazer o procedimento (autorizado pela lei), mas é obrigado a orientar corretamente a paciente e encaminhá-la ao serviço".

Fonte R7

Epilóbio

Resumo
Epilóbio: planta medicinal com efeito sobre a próstata, indicada por exemplo, em caso de hiperplasia benigna da próstata. Pode ser encontrada em forma de infusão.

Observações
O epilóbio é uma planta que pode ajudar em caso de hiperplasia benigna da próstata. Ela deve ser consumida em forma de infusão.

Nomes
Nome em português: Epilóbio
Nome latim: Epilobium parviflorum
Nome inglês: fireweed
Nome francês: Epilobe, épilobe à petites fleurs
Nome alemão: Weidenröschen
Nome italiano: Camenerio

Família
Oenotheraceae

Constituintes
Flavonóides, taninos, fitosteróis, ácidos triterpênicos.

Partes utilizadas
Planta inteira

Efeitos do epilóbio
Antiflogístico, ação sobre a próstata.

Indicações do epilóbio
Contra a hiperplasia benigna da próstata.

Efeitos secundários
Desconhecemos

Contra-indicações
Desconhecemos

Interações
Desconhecemos

Preparações à base de epilóbio
- Infusão de epilóbio (chá de epilóbio)

Onde cresce o epilóbio?
O epilóbio cresce na Europa e na África do Norte.

Quando colher o epilóbio?
O epilóbio é colhido no verão.

Fonte Criasaúde

Rede D’Or São Luiz assume controle de dois hospitais em SP

Instituição assume gestão acionária do Hospital Nossa Senhora de Lourdes e do Hospital da Criança

A Rede D’Or São Luiz, operadora de hospitais, assumiu o controle acionário do Hospital Nossa Senhora de Lourdes e do Hospital da Criança, ambos situados na cidade de São Paulo, capital paulista.

Os hospitais estão localizados no bairro do Jabaquara e possuem 285 leitos, sendo 55 de UTI, e 2,3 mil médicos cadastrados.

Juntos, realizam ao ano 250 mil atendimentos no pronto-socorro, 14,5 mil internações, 13,4 mil cirurgias e 185 mil consultas ambulatoriais.

Fonte SaudeWeb

Sírio-Libanês inaugura centro de pesquisa em São Paulo

O projeto é uma parceria entre o hospital brasileiro, o instituto americano Ludwig Institute for Cancer Research e o hospital nova-iorquino Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSKCC)

O Hospital Sírio Libanês inaugurou, nesta sexta-feira, (13) um novo Centro de Oncologia Molecular, voltado para a pesquisa do câncer. O projeto é uma parceria entre o hospital brasileiro, o instituto americano Ludwig Institute for Cancer Research e o hospital nova-iorquino Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSKCC). O acordo prevê investimentos de R$ 30 milhões em cinco anos entre o Ludwig Institute e Sírio-Libanês.

De acordo com a instituição, o novo centro integrará o Instituto de Estudo e Pesquisa (Iep) do Sírio Libanês e a previsão é que as pesquisas desenvolvidas se reflitam nos tratamentos contra a doença em até cinco anos.

Tanto o Sírio Libanês como o Ludwig Institute for Cancer Research será responsável pela metade do montante investido. A colaboração com o MSKCC se dará pela troca de informações com os profissionais do Sírio-Libanês. Segundo o diretor do Iep, Luiz Fernando Reis, o principal ganho para a instituição é o conhecimento que será gerado através das pesquisas desenvolvidas.

A parceria marca a transferência da sede do Ludwig Institute no Brasil, localizada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz até o fim do ano passado, para o Sírio-Libanês. Para a coordenadora do Centro de Oncologia Molecular, Anamaria Camargo, a nova sede vai permitir a redução do custo operacional do Ludwig Institute.

Com o Ludwig Institute, vieram para a unidade de pesquisa do Sírio duas máquinas de sequenciamento genético do instituto, já instaladas na nova sede. Os aparelhos permitem decifrar o DNA de um ser humano em um dia e meio. Antes, para obter os dados, era preciso enviar as amostras para outros laboratórios, num processo que demorava cerca de 30 dias. A pesquisadora considera que, mais importante do que o acesso aos equipamentos, será a ajuda que a parceria com o Ludwig Institute dará para a compreensão dos resultados dos exames genéticos de tumores.

Fonte SaudeWeb

Cade adia decisão sobre compra de hospital no Rio pela Amil

Suspensão ocorreu por um pedido feito pelo conselheiro Marcos Paulo Veríssimo. O relator do processo, Elvino Mendonça, votou pela reprovação da operação, a menos que a Amil se desfaça do porcentual - confidencial - de seu capital na Medise

A decisão sobre a compra da Casa de Saúde Santa Lúcia pelo Grupo Amil foi adiada nesta quarta-feira (11) pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As informações são do “Portal Exame”.

A suspensão aconteceu devido a um pedido de vista feito pelo conselheiro Marcos Paulo Veríssimo. O relator do processo, conselheiro Elvino Mendonça, votou pela reprovação da operação, a não ser que a Amil se desfaça do porcentual – confidencial – de seu capital na Medise, do Grupo FMG, que também controla a Rede DOr na capital fluminense.

Os conselheiros Ricardo Ruiz e Alessandro Octaviani votaram com o relator, enquanto Carlos Ragazzo não antecipou voto, mas se declarou “simpático” ao relatório.

Segundo Mendonça, a concentração no ramo de serviços médicos hospitalares na cidade do Rio de Janeiro abre a possibilidade de conduta orquestrada entre as quatro maiores redes de hospitais, que dominam mais de 75% desse mercado.

Ele também destacou que o mercado relevante geográfico dessa aquisição se situa na área mais nobre do Rio de Janeiro, aquela com maior renda per capita e com demanda de serviços mais especializados, o que dificultaria a entrada e estabelecimento de novos concorrentes.

Fonte SaudeWeb

AACD contrata executivos e estuda como ampliar receita

A principal meta da nova diretoria é tornar a associação uma entidade totalmente autossuficiente, sem dependência das doações - que é a base de sua origem

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) passa a contar com uma gestão profissionalizada a partir do fim deste mês. A nova equipe, formada por cinco superintendentes e um CEO, substitui 25 diretores e um presidente que atuaram como voluntários nos últimos seis anos. É a primeira vez em seus 62 anos de atividades que a AACD tem no comando executivos contratados. As informações são do jornal Valor Econômico.

A principal meta da nova diretoria é tornar a AACD uma entidade totalmente autossuficiente, sem dependência das doações – que é a base de sua origem. Hoje, 87% do faturamento de R$ 280 milhões da entidade é proveniente da receita do Hospital Abreu Sodré e das vendas de produtos ortopédicos, que somaram R$ 15 milhões no ano passado. Com isso, as doações representam apenas 13% da receita bruta. Deste total, 9% vem das doações obtidas com o programa Teleton e 4% de outros doadores.

O CEO da AACD, Octaviano Machado Neto, conta que a instituição tem o objetivo de ser uma entidade com orçamento de R$300 milhões e, para isso, precisa estar bem estruturada. No entanto, ele ressalta que não quer perder o vínculo com doadores e voluntários que são responsáveis pelo sucesso da entidade até hoje. A ideia é que as doações sejam receita complementar.

Machado Neto foi contratado há um ano pelo presidente do conselho Horácio Lafer Piva (ex-Fiesp), e pelo presidente, Eduardo de Almeida Carneiro. Ambos anteciparam o fim do seus mandatos que terminaria em dezembro e em junho, respectivamente, para antecipar o processo de profissionalização.

Para o lugar de Piva foi indicado o nome de Regina Helena Scripilliti Velloso, que há 15 anos é voluntária na entidade e é sobrinha de Antônio Ermírio de Moraes. A Votorantim, ao lado dos bancos Itaú e Bradesco, é uma das maiores doadoras da AACD. A família Ermírio de Moraes tem forte tradição na área da saúde. O primogênito José era voluntário no Hospital do Câncer; seu irmão Antonio, na Beneficência Portuguesa; e o cunhado Clóvis Scripilliti (marido de Maria Helena), na AACD. A terceira geração tem acompanhado essa tradição de ações sociais em saúde.

A estratégia da AACD de não depender tanto das doações não é à toa. Nos últimos anos, as entidades beneficentes vêm tendo mais dificuldade para obter doações de pessoas jurídicas. Isso porque muitas companhias e bancos criaram suas próprias instituições de responsabilidade social e se tornaram mais exigentes quanto à destinação de recursos.

Diante desse cenário, Carneiro e Piva assumiram seus mandatos há seis anos já com o intuito de profissionalizar a gestão. Outro fator que motivou essa decisão é que a entidade operava em 2006 com um déficit de quase de R$ 4 milhões para um orçamento de R$ 150 milhões. No ano passado, a AACD reverteu o resultado e fechou com superávit de R$ 18 milhões e uma receita bruta de R$ 280 milhões.

Já como parte do plano de crescer 10% em 2012 e atingir a autossuficiência nos próximos anos, a AACD adquiriu no fim de março a Lar Escola São Francisco, entidade que também é referência no tratamento de portadores de deficiência física e adicionará um faturamento anual de R$ 22 milhões à AACD. Com uma gestão familiar, o Lar Escola São Francisco enfrentava problemas financeiros, com um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões em 2011 – resultado que a nova administração pretende reverter.

A AACD também está estudando outras formas de captação de recursos. Entre elas, estão a venda de um terreno de 1,5 mil m2 na Vila Mariana, em São Paulo, ou a construção de uma faculdade de fisioterapia nesse imóvel (que pertencia ao Lar Escola São Francisco) e a ampliação do hospital Abreu Sodré.

A busca por maior rentabilidade visa cobrir o déficit do SUS, que paga uma parcela pequena dos procedimentos médicos. No Hospital Abreu Sodré, 50% dos atendimentos são de pacientes do SUS e a outra metade, de pessoas com plano de saúde. O maior déficit vem do centro de reabilitação da AACD em que 99% dos atendimentos são gratuitos e acarretam um prejuízo anual de R$ 20 milhões.

Outra ideia na mesa dos conselheiros e executivos da AACD é a criação de um centro de pesquisa para tratamento e busca da cura de algumas deficiências motoras em parceria com universidades e institutos de estudos locais e internacionais.

Fonte SaudeWeb

CBA recebe permissão da ANS para acreditar planos de saúde

Apesar da diferença entre as duas metodologias ambas podem trazer impacto para estimular a prestação de serviços de qualidade para os beneficiários

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) acaba de tornar-se a primeira instituição homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para acreditar operadoras de acordo com a metodologia da agência. A partir de agora, as instituições poderão optar por serem acreditadas pelos padrões do CBA, ANS ou por ambos.

De acordo com o coordenador de acreditação para operadoras de planos de saúde do CBA, José de Lima Valverde Filho, apesar da diferença entre as duas metodologias ambas podem trazer impacto para estimular a prestação de serviços de qualidade para os beneficiários.

E ressalta que este é um processo voluntário, o que aponta para um compromisso da operadora com a os seus serviços prestados. O executivo completa ao dizer que a acreditação foca nos direitos dos beneficiários, adequação dos serviços de saúde, gestão da qualidade, seleção e educação da rede de serviços de saúde, entre outras coisas. Dessa forma, os clientes das operadoras terão mais uma ferramenta para identificar planos de qualidade, baseados em critérios objetivos.

O Programa de Acreditação da ANS foi lançado em novembro de 2011, com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de saúde. A metodologia inclui um sistema de pontuação em quesitos como estrutura e operação, gestão, programa de gerenciamento de doenças e satisfação de beneficiários. Dependendo da nota final, a empresa pode receber o certificado de acreditação entre os níveis de um a três. Já a acreditação do CBA se baseia em três vertentes para a validação de planos de saúde: o manual de padrões, a pesquisa da satisfação dos beneficiários e a análise de indicadores específicos. De acordo com a conformidade em relação a esses padrões, a operadora pode ser acreditada ou não.

A homologação foi lançada no fim de março e algumas operadoras já manifestaram interesse na acreditação do CBA pela metodologia da ANS, de acordo com José Valverde.

Fonte SaudeWeb

Farmacêuticas ampliam investimentos em R$ 250 mi no Brasil


De acordo com levantamento do Ministério de Ciências e Tecnologias, o setor realizou o investimento em 2011 na criação de projetos de P&D e obtiveram mais de R$ 84 milhões em benefícios fiscais

A Lei do Bem, que permite desde 2005, que empresas obtenham incentivos fiscais automáticos quando realizam pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação, tem atraído as empresas brasileiras que atuam na área farmacêutica. De acordo com levantamento do Ministério de Ciências e Tecnologias, o setor investiu R$ 250 milhões em 2011 na criação de projetos de P&D e obtiveram mais de R$ 84 milhões em benefícios fiscais.

Para a francesa Global Approach Consulting (GAC), a Lei do Bem pode ser utilizada como um grande motor de expansão para as empresas que desejam atuar globalmente. O diretor da GAC Brasil, André Palma conta que o que poucas companhias sabem é que os investimentos em projetos inovadores têm 25% de benefício fiscal, que se transformam em caixa. Ele diz ainda que caso seja feita parceria com uma universidade, o retorno fiscal pode chegar a 50%

O número de empresas da área farmacêutica que apostam em inovação teve crescimento significativo de 19% em 2011, totalizando 37 companhias. Palma conta que trata-se de um segmento em que a inovação está totalmente ligada aos processos de desenvolvimento. No Brasil, apenas 639 empresas utilizam o instrumento fiscal. Na França, por exemplo, somente a GAC atende 1.500 companhias.

Fonte SaudeWeb

“Brasil é um foco de oportunidades na indústria da saúde”

Segundo o diretor de Healthcare da Frost & Sullivan, Eduardo Golisano, os investimentos nessa área crescerão por volta de 30% nos próximos três anos e que o País será o sexto mercado global do setor

O Brasil está se tornando o foco de oportunidades dentro da indústria da saúde. Essa é a opinião do Diretor de Healthcare na America Latina da Consultoria americana Frost & Sullivan, Eduardo Golisano. Em sua participação, no 1 CIMES (Congresso da Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde), ele afirmou que os investimentos nessa área crescerão por volta de 30% nos próximos três anos e que o Brasil será o sexto mercado global da saúde.

Segundo Golisano, o mercado dos cuidados para a saúde evoluiu para se tornar uma indústria de serviços, cada vez mais interativos. E afirma que esse cenário tira um pouco dos procedimentos e responsabilidades que antes eram do domínio apenas dos profissionais de saúde e coloca-os nas mãos dos pacientes, como por exemplo, monitoramento de glicose, gordura e de pressão em casaO homecare é mais uma das grandes tendências mundiais em saúde.

Ainda no campo das inovações tecnológicas usadas para cuidar da saúde, Golisano cita aplicativos para telefones e tablets com lembretes de medicamentação e softwares de gestão de pacientes.

Para o especialista, o Brasil e a América Latina serão os destinos prioritários dos investimentos em inovação e tecnologia para saúde. Isso se deve também ao aumento da população de classe média na America Latina, que começa a ter maior acesso aos serviços de saúde e que está disposta a pagar do próprio bolso quando não tiver cobertura pelo plano contratado, até mesmo como uma forma de compensar o modo de vida moderno, que causa cada vez mais doenças.

Fonte SaudeWeb

Portugal: Flores contra fecho da MAC

Zaida, Alícia, Cíntia e Dária, quadrigémeas
nascidas há dois anos na MAC, no protesto de ontem
Centenas de pessoas concentraram-se ontem em frente à Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, num protesto contra a decisão do Governo de encerrar a unidade de saúde até 2015.

Entre a multidão destacavam-se Zaida, Alícia, Cíntia e Dária, quadrigémeas nascidas há dois anos e dez meses na MAC. "Estive aqui internada um mês, fomos muito bem tratadas. Fiz questão de vir porque sou contra o fecho", disse ao CM a mãe, Sara Melo.

Maria José Alves, chefe do Serviço de Obstetrícia, disse ao CM que "o desmantelamento das equipas da MAC vai atirar muita gente para o desemprego".

Os manifestantes colocaram centenas de flores num relvado em frente à maternidade, formando a sigla MAC. A deputada do PCP Rita Rato marcou presença. "O Governo vai ter de recuar. As questões financeiras não podem servir de justificação quando se mantêm quatro parcerias público-privadas na saúde que custam quatro mil milhões de euros", disse ao CM.

Na semana passada, dois cordões humanos em torno da Maternidade Alfredo da Costa já tinham juntado cerca de duas mil pessoas.

Para quinta-feira está marcado um desfile entre a MAC e o Ministério da Saúde.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: “Ministro da Saúde está a ser mal informado”

Maria José Alves, Directora do Serviço de Obstetrícia da Maternidade Alfredo da Costa sobre decisão de fechar a unidade.

Correio da Manhã – Como rebate os argumentos do Governo para fechar a MAC?
Maria José Alves – É evidente que as maternidades têm de mudar e ter outros serviços. Em Paris, foi inaugurada em Fevereiro a maternidade de Port Royal--St. Vincent de Paul, programada para seis mil partos por ano.

Integraram apenas serviços de cirurgia e reanimação. Pelos vistos, os franceses não acham antiquada a ideia de uma grande maternidade.

– O Governo afirma que os partos de risco já eram feitos no Hospital D. Estefânia...
– Não é verdade, nunca o foi. Cerca de 60% dos partos feitos na MAC são gravidezes de risco. O ministro [da Saúde, Paulo Macedo] está a ser mal informado e por isso gostaríamos de chegar a ele para o poder esclarecer.

– E os argumentos financeiros de que haverá duplicação de serviços se a MAC não fechar?
– O Governo fala no investimento de milhões no Hospital São Francisco Xavier, mas essa foi uma decisão mal orientada, porque antes de se investir é preciso saber se há uma equipa disposta a trabalhar em serviço público. Não queremos desbaratar o esforço financeiro, mas não se pode colmatar um erro com outro erro. Provavelmente, as instalações do São Francisco Xavier podem ser usadas para outras valências. E na MAC também se investiu 11 milhões de euros desde 2006 em obras.

– Teme que o fecho da MAC provoque desemprego?
– Sim. Quando a tutela afirma que as equipas vão ser deslocadas para outras instituições, está a falar nos médicos. Mas as equipas são também enfermeiros, técnicos e assistentes operacionais. Muitos iriam para o desemprego com o desmantelamento das equipas.

Fonte Correio da Manhã

Qatar líder em obesos e diabéticos

Eles adoram fast food e praticam pouco exercício

O Qatar, país mais rico do Mundo, é também o que tem mais obesos – metade dos adultos.

Além disso, 17% da população sofre de diabetes. Comparativamente, os EUA, habitualmente apontados como o país com mais obesos, tem um terço dos adultos obesos e 8% diabéticos. Dizem os especialistas que no Qatar se faz muito pouco exercício e além disso se adora fast-food.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Receitas eletrónicas não garantem proteção dos dados dos cidadãos - Comissão Proteção de Dados

A prescrição eletrónica de medicamentos não dispõe de medidas de segurança que garantam uma proteção adequada dos dados pessoais dos cidadãos, alertou a Comissão Nacional de Proteção de Dados num parecer publicado no seu 'site'.

De acordo com o texto disponibilizado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), "a relação médico-doente sai naturalmente fragilizada com este processo eletrónico", pelo facto de "existirem intermediários no ato da prescrição médica".

O texto da CNPD refere-se à intervenção dos técnicos informáticos no processo de prescrição eletrónica.

Fonte Destak

Portugal: PS chama presidentes da ARS e do Centro Hospitalar Lisboa Central ao Parlamento

O Partido Socialista pediu a audição no Parlamento com "caráter de urgência" dos presidentes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e do Centro Hospitalar Lisboa Central por causa do anúncio do encerramento da Maternidade Alfredo da Costa.

Os socialistas querem ainda que seja ouvida na comissão parlamentar de Saúde a diretora do serviço de obstetrícia da maternidade, que poderá explicar alguns "números" e "indicadores" desta unidade hospitalar depois de nos últimos dias terem sido revelados valores diferentes sobre as estimativas de partos para este ano, por exemplo, segundo explicou à Lusa o deputado António Serrano.

"O nosso propósito é clarificar notícias que têm sido divulgadas nos últimos dias e algumas até contraditórias. Desde logo, o Governo, a várias vozes, tem falado de várias formas sobre este dossiê, ora fecha agora, ora fecha até ao final da legislatura, ora tem a maternidade 'x' partos, ora já tem menos amanhã", afirmou o deputado.

Fonte Destak

Portugal: Centenas de pessoas manifestam-se contra os cortes no SNS

Centenas de pessoas manifestam-se no último dia 14 à tarde na baixa de Lisboa contra os cortes no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Entoando palavras como "Não e não às taxas moderadoras", "A saúde está doente. Mudai isto, é urgente" e "Quanto mais calados mais roubados", os manifestantes desfilam entre o Largo do Chiado e a Rua Augusta, em Lisboa, num protesto organizado pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP).

A esta ação do MUSP junta-se também a central sindical CGTP, a União dos Sindicatos, a Federação Nacional dos Médicos - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, comissões de utentes e outras estruturas do distrito de Lisboa.

Fonte Destak

Portugal: Líder do PCP considera "fundamental" defender o Serviço Nacional de Saúde

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que é "fundamental" defender o Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que o acesso à saúde é um direito de todos os portugueses.

"Como cidadão e como português, considero fundamental a defesa do Serviço Nacional de Saúde", disse Jerónimo de Sousa, que hoje à tarde participou em Lisboa numa manifestação contra os cortes no SNS.

O líder do PCP adiantou que "é uma questão de todos os portugueses de defender esse bem precioso que é o SNS e particularmente o direito à saúde".

Fonte Destak

Portugal: Alexandra Bento eleita a primeira bastonária da Ordem

Alexandra Bento foi hoje eleita a primeira bastonária da Ordem dos Nutricionistas, e tomará posse no dia 28, numa cerimónia que terá lugar no Palácio da Bolsa, no Porto, disse à Lusa fonte da comissão instaladora.

De um universo de 697 eleitores, votaram hoje 64 por cento, em sete assembleias de voto espalhadas pelo país, tendo a lista única liderada por Alexandra Bento recolhido 96 por cento dos sufrágios, disse à Lusa mesma fonte.

A mesma fonte esclareceu que estão inscritos 1.200 nutricionistas e dietistas, mas apenas podiam exercer o direito de voto, os inscritos até 09 de fevereiro.

Fonte Destak

Hospital da Ilha Terceira inaugura esta semana Unidade de Cirurgia de Ambulatório

O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, nos Açores, recentemente inaugurado em Angra do Heroísmo, vai começar esta semana a realizar cirurgias em ambulatório, tornando-se o segundo hospital da região com esta valência.

"Na terça-feira vão ser operadas quatro pessoas", revelou Susana Ribeiro, coordenadora da Unidade de Cirurgia de Ambulatório, em declarações à Lusa, acrescentando que existem duas salas no Bloco Operatório reservadas para este tipo de intervenções.

Susana Ribeiro salientou que a nova valência "é uma unidade à parte, inserida no hospital de dia cirúrgico", acrescentando que vai ser possível, numa grande parte das cirurgias, "o doente vir de manhã, ser operado e ter alta até ao fim do dia".

Fonte Destak

Prefeitura Municipal de Belém - PA

A Prefeitura Municipal de Belém, Pará, realiza concurso para provimento de 49 vagas.

Inscrições:
De 16 de março a 17 de abril, pelo www.cetapnet.c

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 70,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.244,00

Cargos:
Motorista, Auxiliar Técnico em Computação, Assistente de Programa, Administrador, Assistente de Programa, Contador e Nutricionista.

Provas:
Prova objetiva: 13 de maio
om.br

Câmara e Prefeitura Municipal de Padre Carvalho - MG

A Câmara e a Prefeitura Municipal de Padre Carvalho, Minas Gerais, realizam concurso para provimento de 111 vagas.

Inscrições:
De 26 de março a 24 de abril, pelo http://www.exameconsultores.com.br/


Valor:
De R$ 35 a R$ 80

Remuneração:
De R$ 622,73 a R$ 6.000,00.

Provas:
Prova objetiva: 10 de junho
Haverá prova prática para Condutor de Veículos Leves I, Condutor de Veículos Pesados I e Operador de Máquinas Leves e Pesados I (Prefeitura).

Cargos:
Câmara - Alfabetizado - Motorista;
Prefeitura
Alfabetizado/Fundamental - Agente Comunitário de Saúde I, Agente de Apoio I, Auxiliar Administrativo I, Auxiliar de Bombeiro I, Auxiliar de Laboratório I, Auxiliar de Saúde I, Auxiliar de Serviços Gerais nas funções de Gari, Porteiro e Vigilante, Auxiliar de Serviços Públicos I, Condutor de Veículos Leves I, Condutor de Veículos Pesados I, Fiscal de Obras e Posturas I, Fiscal de Vigilância Sanitária I, Inspetor de Ensino I, Oficial de Serviços nas Funções de Bombeiro, Carpinteiro, Eletricista, Mecânico e Pedreiro, Operador de Máquinas Leves e Pesados I, Recepcionista I e Servente Escolar I;
Médio - Agente de Assistência Social I, Assistente Administrativo I, Assistente Educacional I, Assistente Especializado I, Auxiliar de Almoxarifado I, Auxiliar de Biblioteca I, Auxiliar de Enfermagem I, Auxiliar de Odontologia I, Fiscal de Tributos e Rendas I, Secretário Escolar I e Técnico em Contabilidade;
Superior - Advogado I, Analista Judiciário I, Assistente Social I, Enfermeiro I, Engenheiro Civil I, Especialista da Educação I, Farmacêutico I, Fisioterapeuta I, Médico I, Nutricionista I, Odontólogo I, Pedagogo I, Professor PA I, Psicólogo I e Zootecnista I.
As atribuições dos cargos, conteúdo programático das provas de mais detalhes podem ser conferidos no edital completo

Concurso CISCOPAR 2012

Interessados em trabalhar no Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR) terão até o dia 07 de maio para formalizar essa pretensão. É que o CISCOPAR está promovendo o concurso público 01/2012 destinado ao provimento de 75 postos de níveis médio e superior, com oferta salarial entre R$ 622,00 e R$ 5.990,16. 
Cargos
Analista em Informática, Assessor jurídico, Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), Condutor socorrista, Condutor socorrista, Enfermeiro, Médico, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Radiologia e Técnico em Saúde Bucal. A carga horária dos contratados poderá variar de 10 a 40h semanais.
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas no período de 17 de abril a 7 de maio de 2012 somente através do site http://www.ciscopar.com.br/. A taxa de participação custa R$ 50,00 ou R$ 80,00.
O candidato que não tem acesso à internet poderá se inscrever na Biblioteca Pública Municipal, situada na Avenida Tiradentes, 1165, no Centro Cultural “Oscar Silva”, em Toledo, Paraná.
Provas
As provas serão realizadas no município de Toledo - PR, sendo que a data, o horário e o local das provas escritas serão publicados, no prazo de até dez dias após o encerramento das inscrições, no órgão oficial de comunicação do CISCOPAR e no site oficial do CISCOPAR, http://www.ciscopar.com.br/.

Concurso Prefeitura de Maçambará – RS

Através de edital lançado no dia 09 de abril de 2012, a Prefeitura do município de Maçambará, Estado do Rio Grande do Sul, informa que está realizando concurso público para ocupar diversas vagas em seu quadro de servidores, nos níveis Fundamental, Médio e Superior. A validade da seleção será de 02 anos e poderá ser prorrogado por igual período uma única vez caso haja necessidade. 
Os cargos de acordo os níveis de instrução são os seguintes: Eletricista (01), Merendeira (02),  Motorista Categoria D (03), Motorista de Veículo Leve (03), Agente Administrativo (04), Técnico em Enfermagem (01), Técnico em Farmácia (01) Técnico em Contabilidade (01), Auditor Interno (01), Enfermeiro (01), Engenheiro Civil (01), Fisioterapeuta (01), Médico Clínico Geral (02), Nutricionista (01).
Conforme o cargo exercido será o vencimento inicial, variando nas cifras de R$ 713,11 a R$ 2.495,88
O prazo para realização das inscrições vai até 26 de abril de 2012 na sede da Prefeitura de Maçambará, sita à Rua Otávio Silveira, nº   306. Também poderá ser através do endereço eletrônico http://www.msconcursos.com.br/. O valor da taxa de inscrição será diferenciado de acordo com o cargo pretendido:
Eletricista, Merendeira, Motorista Categoria D, Motorista de Veículo Leve: R$ 30,00
Agente Administrativo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia: R$ 40,00
Auditor Interno, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Procurado: R$ 60,00.
Este concurso público será realizado através de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, que ocorrerão no dia 27 de maio de 2012.

Prefeitura de Cacoal - RO abre processo seletivo

A Prefeitura de Cacoal, Estado de Rondônia, lançou edital de processo seletivo, destinado a selecionar candidatos para o preenchimento dos cargos e empregos públicos no regime estaturário e celetista, para atender as necessidades da Administração Pública Municipal no âmbito da Saúde, Educação e da Assistência Social.
São 163 vagas para profissionais dos níveis fundamental até o superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 5.875,10 por jornadas de trabalho de 40h semanais.
As oportunidades são para os cargos de Médico Anestesista, Médico Clinico Geral, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Oftalmologista, Médico Neurologista, Médico Obstetra, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Oficial Magistério Pedagogo; Merendeira; Zelador; Assistente Social e Psicólogo de natureza estatutária, bem como para provimento dos empregos públicos destinados a atender os seguintes Programas Federais: Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS - cargos: Coordenador, Assistente Social, Psicólogo, Educador Social, Auxiliar Administrativo; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI - cargo: Monitor; Programa de Atenção Integral a Família - PAIF - cargos: Coordenador, Assistente social, Psicólogo, Educador Social, Monitor, Agente de cadastramento; Projovem Adolescente - cargos: Coordenador, Assistente Social, Educador Social, Monitor; CRAS Volante - cargos: Assistente Social, Psicólogo, Técnico de Nível Médio, de natureza celetista, para atender às emergências do Município.
Será gratuita a inscrição e somente admitida via internet, no endereço eletrônico http://www.cacoal.ro.gov.br/, até às 23h59min do dia 16 de abril de 2012, observado o horário local.
O certame terá como fase de avaliação uma etapa: Prova de análise de curriculo e avaliação de títulos.
A validade do processo seletivo será de 12 meses a partir da data de sua publicação.

Prefeitura de Porto dos Gaúchos (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Porto dos Gaúchos, Estado de Mato Grosso, abriu inscrições para o processo seletivo de títulos e prova múltipla escolha para contratação temporária de 06 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.311,12.

Cargos
Dentista, Recepcionista, Agente de Saúde Ambiental, Apoio Administrativo B (serviços gerais), Motorista (Habilitação Categoria D) e Motorista ( Habilitação Categoria D).

Inscrições
As inscrições serão realizadas na Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos, localizada na Praça Leopoldina Wilke nº 19, centro, em Porto dos Gaúchos - MT, até o dia 20 de abril de 2012, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

Provas
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no Município de Porto dos Gaúchos, na Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke, localizada em frente à Praça Municipal Leopoldina Wilke s/nº, às 08:00 horas do dia 29 de abril de 2012 e terá duração máxima de 02:30 horas.

Validade
O prazo de validade do certame será até Dezembro de 2012, contados da data da homologação do resultado final.

Prefeitura de Tarabai - SP abre vagas

A Prefeitura de Tarabai, Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo para formação de cadastro reserva e contratação de pessoal, em caráter temporário, para os cargos de níveis fundamental, médio e superior. O certame será realizado pela empresa CEMAT e está oferecendo 07 vagas, com salários de até R$ 1.279,37 para carga horária de 06 a 40h semanais.
Cargos
Auxiliar de secretaria, auxiliar de serviços gerais, farmacêutico, médico, monitor de creche, monitor de informática, professor I e II, psicólogo e trabalhador braçal.
Inscrições
As inscrições serão realizadas, até o dia 20 de abril de 2012, vi internet no site http://www.cematconcurso.com.br/. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
As provas serão aplicadas na cidade de Tarabai-SP, na E.M.E.F. “Professora Jorgina de Alencar Lima”, localizada à Avenida Marechal Castelo Branco, n° 2157, Centro, na data prevista de 29 de abril de 2012 (domingo), no horário com início às 9h00.
Validade
A seleção terá validade de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Vila Pavão (ES) abre vagas na área da saúde

Estão abertas desde o último dia 10 as inscrições para o processo seletivo simplificado da Prefeitura Municipal de Vila Pavão, Estado do Espírito Santo. Os interessados terão somente até o dia 20 de abril de 2012 para garantir a participação, bastando se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, localizada na avenida Espírito Santo, s/n, centro da cidade.
São oferecidas 09 vagas divididas entre os cargos de médico ESF, médico clínico geral, médico pediatra e enfermeiro. A remuneração para médicos ESF será de R$ 9.000,00, enquanto que para os clínicos gerais e pediatras será de R$ 4.500,00 e enfermeiros R$ 2.136,97, sendo as jornadas de trabalho variáveis entre 20 ou 40 horas semanais.
O processo da seleção consistirá em etapa única composta por avaliação de títulos e tempo de serviço, de caráter classificatório, observando os seguintes critérios:  tempo de serviço, formação acadêmica e cursos realizados. A pontuação referente à titulação levará em conta somente a apresentação de no máximo seis títulos, emitidos a partir do dia 01 de abril do ano de 2007.
O candidato aprovado deverá manter seu endereço atualizado junto ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, visando eventuais convocações durante o prazo de validade do processo seletivo, que será de doze meses.
A realização desta seleção se deve à necessidade de pessoal para a implantação de três equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), uma na sede e duas no interior, visando atender à demanda da população.

Concurso Prefeitura de Campos de Júlio - MT

Foi publicado edital de concurso público da Prefeitura de Campos de Júlio, Estado de Mato Grosso, destinado ao provimento de 139 vagas para os cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 10.235,00 para carga horária de 25 a 40h semanais.
A realização do concurso público ficará sob a responsabilidade da ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática Ltda e a validade inicial do mesmo será de dois anos.
Cargos
Analista de Recursos Humanos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Arquiteto, Contador, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Médico, Procurador Jurídico, Professor de Ciências, Professor, Psicólogo, Técnico de Fiscalização Tributária, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal,  Fiscal de Obras e Posturas, Recepcionista, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Cozinheiro de Nutrição Escolar, Cozinheiro de Nutrição Hospitalar, Eletricista Predial, Eletricista Automotivo, Encanador, Mecânico, Motorista de Veículo Especial, Pedreiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Operador de Máquinas Leves e Vigia.
Inscrições
As inscrições serão realizadas via internet, no período de 16 de abril a 07 de maio de 2012, no endereço eletrônico: http://www.acpi.inf.br/ e/ou http://www.camposdejulio.mt.gov.br/.
Os candidatos que não têm acesso à internet poderão fazer inscrição presencial, com auxílio de  um servidor autorizado, na Prefeitura Municipal de Campos de Júlio/MT, sito na Avenida Valdir Masutti, nº 1999, Bom Jardim.
Taxa
Para cargos que exigem ensino superior completo - R$ 100,00;
Para cargos que exigem ensino médio completo - R$ 70,00;
Para cargos que exigem ensino fundamental completo - R$ 30,00;
Para cargos que exigem ensino fundamental incompleto e alfabetizado - R$ 30,00.
Provas
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 20 de maio de 2012 no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, afixado no átrio da prefeitura e disponível nos endereços eletrônicos: http://www.acpi.inf.br/ e http://www.camposdejulio.mt.gov.br/.

Concurso Prefeitura de Trombudo Central - SC

A Prefeitura de Trombudo Central, Estado de Santa Catarina, publicou edital Nº 001/2012 de concurso público para preenchimento de 14 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos podem chegar até R$ 2.076,45 em carga horária de 20 e 40h semanais.
Cargos: Psicólogo, Enfermeiro, Nutricionista, Fiscal de Vigilância Sanitária, Agente de Endemias, Operador de Máquina, Motorista e Operário Braçal.
Inscrições: até o dia 10 de maio de 2012 das 13h30min às 17h30min, nas dependências da Secretaria Municipal de Administração, Departamento de Recursos Humanos, sito à Praça Arthur Siewerdt, 01 - Centro.
Taxa: R$ 50,00 para todos os cargos de nível superior e R$ 20,00 para os demais cargos.
Provas Escritas: serão realizadas às 9h horas do dia 20 de maio de 2012, nas dependências da Escola de Educação Básica Dr. Hermann Blumenau, sito à Rua Blumenau, no Bairro Vila Nova, cidade de Trombudo Central SC.
Provas Práticas: serão realizadas às 13h30min do dia 20 de maio de 2012, nas dependências da Escola de Educação Básica Dr. Hermann Blumenau, sito à Rua Blumenau, no Bairro Vila Nova, cidade de Trombudo Central SC.
Gabarito: será divulgado no site http://www.trombudocentral.sc.com.br/ até as 17:00 horas do dia útil posterior à realização do concurso público.
Validade: 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Luís Alves – SC

Através de edital publicado recentemente, a Prefeitura do município de Luís Alves, em Santa Catarina, informa que está realizando concurso público para ocupar diversas vagas em seu quadro de servidores dos níveis Fundamental, Médio e Superior. A validade da seleção será de 02 anos e poderá ser prorrogada por igual período uma única vez, caso haja necessidade. 
O edital prevê o preenchimento de 127 vagas, nos seguintes cargos: Agente de Defesa Civil (04), Instrutor de Artes Artesanais (03), Merendeira (04), Motorista (05), Operador de Máquinas (04), Operário Braçal (04), Recepcionista (03), Servente (07), Vigia (02), Atendente de Consultório Dentário (02), Atendente de Educação Infantil (20), Auxiliar Administrativo (04), Diretor de Departamento (04), Fiscal de Tributos/ Saúde e Obras (03), Assistente Social (02), Enfermeiro (04), Fonoaudiólogo (01), Médico Clínico Geral (04), Nutricionista (01), Professor de Anos Iniciais (12), Professor de Artes (01), Professor de Educação Física (01), Professor de Educação Infantil (11), Professor de Ensino Religioso (01), Professor de Geografia (01), Professor de Inglês (01) e Psicólogo (02).
A faixa remuneratória inicial está entre R$ 622,00 e R$ 2.477,97
Inscrições
Até o dia 27 de abril de 2012, os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Educação de Luís Alves, sita à rua Erich Gielow nº 35, Centro. O valor da taxa de inscrição varia de acordo o nível de instrução exigido pelo cargo optado:
Ensino Fundamental e Alfabetizado: R$ 35,00
Ensino Médio e Técnico: R$ 50,00
Ensino Superior: R$ 70,00
Provas
Este concurso selecionará os inscritos através de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, a acontecerem no dia 06 de maio de 2012 no período de 9hs às 13  hora nas dependências da Escola Básica João Gaya, situada à rua Baltazar Schmitz, centro, Luís Alves/SC.

Concurso Prefeitura de Coroados (SP)

A Prefeitura Municipal de Coroados, Estado de São Paulo, realizará concurso público em parceria com a empresa J. Álvares Ferreira & Álvares Ltda. São oferecidas 11 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior (confira no edital) e a remuneração varia entre  R$ 761,47 e R$ 2.068,80.
Os interessados poderão se inscrever pelo endereço eletrônico http://www.milconsultoria.com.br/ ou na Casa da Cultura "João e Cristina Vieira de Souza" no período compreendido entre 16  e  27 de abril de 2012. A taxa custará R$ 35,00, R$ 45,00 ou R$ 55,00.
As provas objetivas  serão aplicadas no dia 20 de maio de 2012, com início às 09h00 e término às 12h00, e os locais  serão divulgados no endereço eletrônico da Mil Consultoria, no quadro de avisos na Prefeitura Municipal e na imprensa escrita, em 11 de maio de 2012.
Os candidatos  tomarão conhecimento do gabarito e poderão fazer a correção por ele no dia 21 de maio de 2012. Terminada a avaliação das provas serão divulgadas as notas da classificação final e a convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da administração pública municipal, a contar da data de homologação do certame.

Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2012, oferecendo 09 vagas para agente comunitário de saúde de nível fundamental. A remuneração será de R$ 677,85, com carga horária de 40 horas semanais.
Os interessados deverão se inscrever pela internet, através do endereço eletrônico http://www.omconsultoria.com.br/, durante o período de 16 a 30 de abril de 2012, até às 23h59min59seg - horário de Brasília. A taxa será de R$ 27,00.
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa oficial do município e nos sites: http://www.omconsultoria.com.br/ e www.twitter.com/om consultoria, com pelo menos 5 dias de antecedência.
O certame terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Ituaçu - BA

A Prefeitura de Ituaçu, Estado da Bahia, publicou edital de concurso público de provas e provas de títulos para provimento efetivo de 80 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem ser de até R$ 1.244,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.
Inscrições
O concurso (inscrição e seleção dos candidatos) será executado pela MSM Consultoria e Projetos Ltda, que disponibilizou sua página web para as inscrições. Quem preferir garantir a participação virtualmente poderá acessar até o dia 26 de abril de 2012 a página http://www.msmconsultoria.com.br/. A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
Presencialmente, as inscrições estão sendo feitas das 08 às 12 e das 14:00 as 17:00 horas na EMAC - Extensão Municipal de Atendimento ao Cidadão, situada à Praça Barão do Sincorá, S/Nº - Centro, Ituaçu-BA
Cargos
As chances são para os cargos de auxiliar de serviços administrativos educacionais, assistente administrativo educacional, assistente de consultório dentário, professor, recepcionista, secretário escolar, técnico em enfermagem e técnico em radiologia.
Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 13 de maio de 2012, podendo ser aplicadas no turno matutino e/ou vespertino nas Escolas do Município de Ituaçu de acordo com a quantidade de inscritos.
Terminada a fase de provas, resultados parciais e recursos, o certame será homologado pela Administração Municipal e, a partir deste momento, terá validade de dois anos, passível de prorrogação.

Prefeitura de Santa Rosa do Sul (SC) abre vagas no SAMU

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul, Santa Catarina, vai contratar 10 novos funcionários para o SAMU que estejam habilitados para ocupar os cargos de técnico em enfermagem e condutor socorrista, níveis técnico e médio, respectivamente. Os salários podem chegar até R$ 1.076,09 e a carga horária será de 44 horas semanais, sendo 12 horas ininterruptas por 36 de descanso.
Das vagas ofertadas, duas (uma em cada cargo) são destinadas a portadores de necessidades especiais.
Quem se encaixa nos requisitos e tem interesse nas oportunidades deverá se inscrever até 02 de maio de 2012, através do endereço eletrônico  http://www.concursul.com.br/. Será preciso pagar taxa de inscrição de R$ 50,00, por meio de depósito no Banco do Brasil (confira no edital).
As provas escritas serão objetivas e de caráter eliminatório e classificatório, podendo ser aplicadas unicamente no dia 13 de maio de 2012. Além do exame escrito, os candidatos ao cargo de condutor socorrista passarão por prova prática no mesmo dia das objetivas, porém à tarde.
O gabarito também será divulgado no dia 13 de maio e em outra data, serão divulgadas as notas e a lista dos candidatos aprovados, devendo os candidatos ter conhecimento das mesmas através do mural da Prefeitura  e dos sites http://www.santarosadosul.sc.gov.br/http://www.concursul.com.br/.

Concurso Prefeitura de Araucária – PR

A Prefeitura do município de Araucária, Estado do Paraná, informa que está realizando concurso público para ocupar vagas em seu quadro de Servidores, nos níveis Fundamental, Médio e Superior. A validade deste concurso será de 02 anos e poderá ser prorrogado por igual período uma única vez caso haja necessidade. 
Para a realização da seleção, foram publicados 05 editais, os quais listam os seguites cargos e salários:
Nível Fundamental: Auxiliar de Consultório Odontológico (cadastro de reserva), Mecânico (02), Mestre de Obras (02), Trabalhador Braçal (06).
Nível Médio e Técnico: Técnico em Contabilidade (06), Técnico em Enfermagem (cadastro de reserva), Técnico em Higiene Dental (01), Técnico em Patologia Clínica (02), Assistente Administrativo (01), Agente de Habitação (cadastro de reservas), Desenhista (cadastro de reserva).
Nível Superior: Psicólogo (cadastro de reserva), Nutricionista (cadastro de reserva), Médico Urologista (cadastro de reserva), Médico Pneumatologista (cadastro de reserva), Médico Neurologista Pediátrico (01), Médico Neurologista (cadastro de reserva), Médico Gineco-Obstetra (cadastro de reserva), Médico Epidemologista (01), Médico Endocrinologista Pediátrico (01), Médico Endocrinologista (cadastro de reserva), Médico Dermatologista (cadastro de reserva), Fonoaudiólogo (cadastro de reserva), Fisioterapeuta (cadastro de reserva0, Farmacêutico Bioquímico (cadastro de reserva), Farmacêutico (cadastro de reserva), Enfermeiro (cadastro de reserva), Cirurgião Dentista (cadastro de reserva), Biólogo (cadastro de reserva), Profissional do Magistério Docência I (cadastro de reservas), Profissional do Magistério  - Pedagogo (cadastro de reservas), Advogado (01), Analista Administrativo (cadastro de reserva), Analista de Tecnologia (cadastro de reservas), Arquiteto (cadastro de reservas), Assistente Social (02), Contador (01), Engenheiro Civil (01)
O vencimento inicial está oscilando entre R$ 910,57 a R$ 4.115,92.
Inscrições
Quem se interessar terá até 04 de maio de 2012 para para garantir a participação através do endereço eletrônico: http://www.nc.ufpr.br/. As taxas de inscrição variam entre R$ 35,00 a R$ 80,00.
Provas
Os candidatos serão avaliados através de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório que serão, segundo os editais, aplicadas no dia 20 de maio de 2012 em locais e horários a serem divulgados posteriormente.

Concurso Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões - SP

Mais um Concurso Público está em aberto no Estado de São Paulo. Desta vez, é no município de Bom Jesus dos Perdões, que dista 70 km até a capital. As 66 vagas são para os níveis Fundamental, Médio e Superior e a validade deste concurso será de 02 anos.
Cargos
Auxiliar de Calceteiro (03), Calceteiro (03), Coletor de Resíduos Sólidos Domésticos (08), Cozinheiro (01), Jardineiro (02), Auxiliar Administrativo (03), Auxiliar de Eletricista (02), Auxiliar de Mecânico (01), Carpinteiro (01), Pedreiro (02), Vigia (10), Desenhista Projetista (01), Agente de Saneamento (01), Mecânico Diesel (01), Operador de Bombas (01), Técnico Ambiental (01), Técnico em Segurança do Trabalho (01), Técnico em Agropecuária (01), Técnico em Agrimensura (01),Enfermeiro - PSF (01), Enfermeiro (01), Engenheiro Agrônomo (01), Fisioterapeuta (01) Fonoaudiólogo (01), Médico Clínico Geral (01), Médico Ortopedista (01), Médico Ginecologista (01), Médico Plantonista (06), Nutricionista (01), Professor de Educação Básica I (04), Professor Educação Básica II (01), Professor Adjunto de Educação Básica - Artes (01), Professor Adjunto de Educação Básica - Educação Física (01)
Salário
De R$ 582,76 a R$ 3.442 67.
Inscrições
Os interessados deverão acessar o site http://www.integribrasil.com.br/ até o dia 27 de abril de 2012, pagando taxa entre R$ 15,00 e R$ 45,00.
Provas
Serão objetivas, com questões de múltipla escolha e provavelmente aplicadas no dia 27 de maio de 2012.

Concurso Prefeitura de Guaraçaí - SP

A Prefeitura de Guaraçaí, a 616 km de São Paulo, está promovendo concurso público para reforçar o seu quadro de servidores. Estão disponíveis vagas para Inspetor de Alunos e Médico Generalista - ESF, cujos salarios serão de R$ 788,07 e R$ 7.001,47, respectivamente.  
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas através do endereço eletrônico http://www.apiceconcursos.com.br/, dentro do prazo estabelecido, que é até o dia 22 de abril de 2012.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 35,00 para o cargo de Inspetor de Alunos e R$ 50,00 para Médico Generalista - ESF.
Provas
Para todos os cargos haverá provas objetivas com questões de múltipla escolha a serem prestadas no próprio município no dia 13 de maio de 2012. O horário e local serão divulgados através de avisos afixados na prefeitura e no site de inscrição.

Concurso Prefeitura de Aceguá - RS 2012

Em Aceguá, Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura está promovendo o concurso público 01/2012 que vai servir para o provimento de um total de 10 vagas em cargos dos níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos estão entre R$ 565,50 a R$ 1.370,20 para carga horária de 20 ou 40h semanais, lembrando que os classificados poderão também fazer parte do cadastro de reservas.
Cargos oferecidos:
Motorista (03), Técnico em Enfermagem (04), Tesoureiro (cadastro de reserva) e Biólogo (01).
Inscrições:
O concurso será executado pela Objetiva Concursos, que disponiblizou sua página para inscrições (http://www.objetivas.com.br/), no período de 16 a 30 de abril de 2012. As taxas variam entre R$ 62,00 a R$ 93,00.
Provas:
O Concurso Público consistirá de exames de conhecimentos, mediante aplicação de Provas Objetivas, Provas Práticas, Esforço Físico e Provas de Títulos.

As provas objetivas estão agendadas para 05 de fevereiro de 2012, em locais e horários ainda a serem divulgados. Já a prova prática será aplicada no dia 11 de março de 2012.
Validade:
Para todos os cargos haverá prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, que ocorrerão no município de Aceguá, ainda sem data, horário e local divulgados.
A validade do concurso será de 02 anos a contar da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Carazinho (RS) abre vagas no Capsem

Publicado o edital do concurso público para preenchimento de empregos vagos no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Carazinho, Estado do Rio Grande do Sul. A empresa responsável pela seleção é a Objetiva Concursos LTDA, e são oferecidas 03 vagas aos cargos de escriturário (02) nível médio e servente (1) nível fundamental, destinadas ao Centro de Assistência e Prestação à Saúde dos Servidores Municipais - Capsem.
Os interessados poderão se inscrever de 05  a 19 de abril de 2012, através do endereço eletrônico  http://www.objetivas.com.br/ e as taxas são de R$ 20,00 (nível fundamental) e R$ 40,00 (nível médio). A remuneração para os escriturários selecionados será de R$ 1.122,92 em jornadas de 35 horas por semana, e para o aprovado ao cargo de servente o salário será de R$ 623,70 em 40 horas semanais.
A primeira etapa da selecão será uma prova escrita a ser aplicada em 20 de maio de 2012, em local e horário a serem informados oportunamente por edital.
A classificação final do concurso será publicada por edital, apresentará apenas os candidatos aprovados por cargo, em ordem decrescente de pontos e será composta de duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a das pessoas com deficiência e a segunda somente a pontuação destes últimos, se houver aprovados.
O concurso terá validade por doze meses a partir da data de homologação dos resultados, podendo haver prorrogação, a critério do Capsem.

Não esqueça: a dengue se combate todo dia

PE confirma primeira morte por dengue no Estado

Vítima foi rapaz de 32 anos; até março deste ano foram notificados mais de 21 mil casos no Estado

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou nesta sexta-feira, 13, a primeira morte por dengue no Estado. O óbito ocorreu no dia 1 de março, no município de Jaboatão de Guararapes, na região metropolitana de Recife.

O laudo confirmando a morte pela doença, de um rapaz, de 32 anos, morador do bairro Padre Roma, foi concluído no último dia 22 de março, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão.

Segundo informações da secretaria estadual, até 31 de março deste ano, foram notificados 21.469 casos de dengue (confirmados 4.859, descartados 3.421), em 169 municípios do Estado. Isso representa, segundo o balanço, um aumento de 75,43% em relação ao mesmo período de 2011, que notificou 12.238 casos, confirmando 4.927 destes.

Os dez municípios com maior taxa de notificação em 2012 são Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Itaquitinga, Jataúba, Condado, Carnaíba, Fernando de Noronha, Limoeiro, Salgueiro e Timbaúba, de acordo com a secretaria.

Até agora, foram notificados 103 casos de dengue grave (com complicação ou hemorrágica), com 18 confirmações. Em 2011, foram 225 casos confirmados no mesmo período. Em 2012, foram 21 óbitos notificados e um confirmado. No mesmo período de 2011, houve a notificação de 22 óbitos suspeitos, sendo 13 confirmados.

Fonte Estadão