Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de abril de 2012

CBA recebe permissão da ANS para acreditar planos de saúde

Apesar da diferença entre as duas metodologias ambas podem trazer impacto para estimular a prestação de serviços de qualidade para os beneficiários

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) acaba de tornar-se a primeira instituição homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para acreditar operadoras de acordo com a metodologia da agência. A partir de agora, as instituições poderão optar por serem acreditadas pelos padrões do CBA, ANS ou por ambos.

De acordo com o coordenador de acreditação para operadoras de planos de saúde do CBA, José de Lima Valverde Filho, apesar da diferença entre as duas metodologias ambas podem trazer impacto para estimular a prestação de serviços de qualidade para os beneficiários.

E ressalta que este é um processo voluntário, o que aponta para um compromisso da operadora com a os seus serviços prestados. O executivo completa ao dizer que a acreditação foca nos direitos dos beneficiários, adequação dos serviços de saúde, gestão da qualidade, seleção e educação da rede de serviços de saúde, entre outras coisas. Dessa forma, os clientes das operadoras terão mais uma ferramenta para identificar planos de qualidade, baseados em critérios objetivos.

O Programa de Acreditação da ANS foi lançado em novembro de 2011, com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de saúde. A metodologia inclui um sistema de pontuação em quesitos como estrutura e operação, gestão, programa de gerenciamento de doenças e satisfação de beneficiários. Dependendo da nota final, a empresa pode receber o certificado de acreditação entre os níveis de um a três. Já a acreditação do CBA se baseia em três vertentes para a validação de planos de saúde: o manual de padrões, a pesquisa da satisfação dos beneficiários e a análise de indicadores específicos. De acordo com a conformidade em relação a esses padrões, a operadora pode ser acreditada ou não.

A homologação foi lançada no fim de março e algumas operadoras já manifestaram interesse na acreditação do CBA pela metodologia da ANS, de acordo com José Valverde.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário