Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Botox está sendo testado como tratamento de ATM

O tratamento para os distúrbios da articulação temporomandibular inclui aparelhos ortodônticos, medicamentos e fisioterapia. Cirurgias são indicadas para os casos mais graves.

Uma nova opção é a toxina botulínica ("botox"), que está sendo usada de maneira "off-label" (fora das indicações da bula) por especialistas para tratar os problemas da ATM. A substância relaxa o músculo e alivia a dor.

Mas a toxina não é aprovada para esse fim. Segundo o dentista Paulo Conti, faltam evidências científicas que mostrem a eficácia do botox conta as dores da ATM.

No Brasil, o produto tem nove indicações aprovadas, inclusive para enxaqueca.

"É uma arma a mais, mas não é milagre. É preciso verificar a origem da dor antes das aplicações", diz Wilson Mendes Junior, dentista que usa a toxina para tratar enxaqueca. A aplicação dura quatro meses e custa cerca de R$ 1.500. Segundo ele, a toxina resolve a enxaqueca de origem tensional.

Conti diz que 80% dos casos de disfunção na ATM estão ligados ao estilo de vida.

A ortodontista Leda Losso explica que a tensão é um gatilho importante para desencadear o problema. "Há pessoas que têm problemas graves da ATM e não sentem dor porque lidam melhor com o estresse."

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário