Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Federação Brasileira de Hemofilia debate o direito à dose domiciliar

Médicos e autoridades públicas discutem sobre a qualidade do tratamento

Para o Dia Mundial da Hemofilia, dia 17 de abril, novos avanços para a qualidade do tratamento foram apresentados, em um evento realizado nesta quarta-feira (12) pela Federação Brasileira de Hemofilia.

Mais de 40 representates de associações de pacientes, médicos e autoridades públicas discutiram vários temas relacionados ao tratamento da doença, incluindo o direito de receber doses domiciliares.

O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, o hematologista Dr. Guilherme Genovez, ressaltou que, mesmo que o acesso seja viável, as secretarias estaduais ainda precisam melhorar as condições de armazenamento.

Para isso, o Ministério da Saúde providenciará às secretarias equipamentos para estoque.

O acesso à dose domiciliar ajuda a evitar sequelas mais severas da doença. Porém, quando se fala da profilaxia secundária, segundo a presidente da federação Tania Pietrobelli, destaca-se a dificuldade que os pacientes têm que enfrentar para que os médicos indiquem esse tratamento.

— Precisamos muito do engajamento do Ministério da Saúde para que seja logo colocado em prática um protocolo de profilaxia secundária, pois esse tratamento é decisivo para a qualidade de vida do hemofílico, mesmo aquele já com sequelas.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário