Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Instituto Sírio-Libanês oferece bolsas para profissionais do SUS

uftmO Cuidado Paliativo tem crescido expressivamente na medicina do Brasil e do mundo, e é definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o atendimento focado no sofrimento de pacientes que enfrentam doenças graves 

Dada à complexidade da atividade, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) oferece programas de especialização e aperfeiçoamento na área de Cuidados Paliativos, ajudando na formação de profissionais da saúde para cuidar do sofrimento de forma profissional e humanizada.

Dentre os fundamentos e principais objetivos do programa estão a comunicação e o cuidado, com atitudes baseadas no respeito à vida humana e na solidariedade, de forma a favorecer a autonomia, e aprender a enxergar e a cuidar do sofrimento do paciente. O Prof. Dr. Daniel Neves Forte, um dos coordenadores, explica que, para isso, é necessário aprender a controlar sintomas como dor, náuseas ou insônia, e a lidar com o medo ou a esperança do paciente e dos familiares, se comunicando de forma empática. “São competências essenciais que, em geral, não são ensinadas ou estudadas na formação médica habitual.”

Os cuidados paliativos constituem uma área multidisciplinar, na qual cada profissional precisa ter uma visão estratégica, integrada, multidimensional e humana do paciente. Além de conhecer e aplicar diferentes abordagens e formas de tratar e cuidar dos sintomas de sofrimento físico, psíquico, social e espiritual, é necessário ter habilidade para trabalhar em equipe e utilizar estratégias de comunicação para fazer um atendimento à família e intermediar conflitos.

A pós-graduação em Cuidados Paliativos dá ênfase ao aprofundamento do conhecimento teórico-científico e ao desenvolvimento de competências e habilidades práticas, integrando a atividade ao cuidado que busca a cura ou o controle das doenças. Todos os módulos têm oficinas de treinamento em comunicação e discussões e capacitação sobre metodologia científica para ensinar os alunos a lerem artigos científicos de forma crítica.

O curso é destinado a médicos e profissionais de saúde. Tem a coordenação geral do Prof. Dr. Daniel Neves Forte e da Enfermeira Valéria Delponte, além da comissão científica composta pelos médicos Luis Alberto Saporetti, Tânia Vaz Guimarães, Cesar Biselli Ferreira e as psicólogas Mia Olsen de Almeida e Daniela Achette.

Para a turma de 2017 serão oferecidas duas bolsas do Sistema Único de Saúde (SUS), uma para um médico e outra para um não médico. Ambos precisam atuar na mesma instituição do SUS e terem o propósito de implantar equipes de cuidados paliativos.

Serviço
Evento: Pós-graduação em Cuidados Paliativos
Inscrições: Até 16/01/2017
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/home

Blog da Saúde com Informações do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa

Consórcio Brasileiro de Acreditação promove curso de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar em São Paulo e no Rio de Janeiro

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associado da Joint Comission International (JCI) no Brasil, está com inscrições abertas para o curso Prevenção e Controle de Infecções, que acontece este mês em São Paulo e no Rio de Janeiro

Com aulas teóricas e práticas, o curso é voltado para profissionais da área de saúde e visa oferecer conhecimentos sobre conceitos básicos de um programa de controle de infecção hospitalar, discutindo práticas profissionais para obtenção de melhores resultados.

Em São Paulo, as aulas acontecem nos próximos dias 13 e 14 de janeiro e serão ministradas pelo médico infectologista Francisco Ivanildo. No Rio de Janeiro, o curso acontece nos dias 26 e 27 de janeiro e será aplicado pela enfermeira Irene Rêgo Haddad, especialista em controle de infecção e educadora do CBA.

Entre os assuntos que serão abordados, estão a história e a legislação brasileira sobre o tema, a vigilância e os desafios para a prevenção e o controle de infecção hospitalar; o uso de antibióticos, a tecnologia e os germes multirresistentes. A atuação da equipe profissional, o manejo de resíduos de serviços de saúde, a higienização das mãos, a importância da educação e da integração com o programa de qualidade e segurança do paciente também fazem parte do conteúdo teórico.

Ao final do curso, os participantes deverão estar aptos para elaborar, implantar e monitorar um programa de controle de infecções em suas diversas e específicas áreas.

Mais informações e inscrições pelo site: http://www.cbacred.org.br/eventos/2016/

SERVIÇO

São Paulo
Prevenção e Controle de Infecções
Carga horária: 16 horas
Data: 13 e 14 de janeiro
Local: Rua João Julião, 245/ 1º andar, Paraíso, São Paulo
Instrutor: Francisco Ivanildo

Rio de Janeiro
Prevenção e Controle de Infecções
Carga horária: 16 horas
Data: 26 e 27 de janeiro
Local: Rua São Bento, 13/4º andar, Centro, Rio de Janeiro
Instrutora: Irene Rêgo Haddad

Nathália Vincentis
Jornalismo
www.sbcomunicacao.com.br