Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Extrair dentes pode provocar dores de cabeça, ronco e até miopia

Os
dentes não servem exclusivamente para a mastigação, fala, ou só
para a estética. Cada dente representa muito mais do que isso, de acordo com o dentista Rogério Pavan. Segundo suas pesquisas, a cada quatro dentes há um sistema biológico (respiratório,
bioquímico, esquelético e postural). — Para nós os dentes são como brilhantes,
pois é imprescindível o cuidado com eles. E, é um erro extraí-los sem que
realmente exista a necessidade, pois isso pode trazer sérias consequências para
a saúde.Retirada desnecessária pode causar transtornos a pessoa, afirma dentista
 
Os dentes não servem exclusivamente para a mastigação, fala, ou só para a estética. Cada dente representa muito mais do que isso, de acordo com o dentista Rogério Pavan. Segundo suas pesquisas, a cada quatro dentes há um sistema biológico (respiratório, bioquímico, esquelético e postural).

— Para nós os dentes são como brilhantes, pois é imprescindível o cuidado com eles. E, é um erro extraí-los sem que realmente exista a necessidade, pois isso pode trazer sérias consequências para a saúde.
 
De acordo com o especialista, a principal função dos dentes é manter um padrão respiratório ideal, "pois eles trabalham como colunas que sustentam o espaço da língua e permitem uma respiração saudável".

— Por isso, a extração dos dentes pode ocasionar problemas sérios à saúde, como dores de cabeça, problemas respiratórios, entre outros.
 
Com as extrações dos dentes, os espaços internos da boca diminuem e poderá provocar distúrbios nas áreas respiratórias, digestiva e muitas vezes, até nas estruturais.

— Quando se movimentam demasiadamente os dentes, podem surgir desde problemas de coluna e postura até visuais, como a miopia.
 
Segundo o dentista a extração dos dentes é contraditória, principalmente, na hora da colocação dos aparelhos dentários. Os argumentos utilizados na ortodontia clássica são que os dentes apinhados (posicionamento inadequado dos dentes) é um mau casamento, no qual o paciente herdou dentes grandes do pai e arcada pequena da mãe.

De acordo com a própria genética, quando não houver fatores dominantes, as chances são de 50% para cada caso.

— Então, teríamos 50% das pessoas com arcadas grandes e os outros 50% das pessoas com arcadas grandes para dentes pequenos. Fica, portanto, muito claro que isso não é verdade, pois a maioria das pessoas tem a arcada pequena com dentes apinhados, o que para a biorreprogramação bucal ocorre devido à deficiência de crescimento dos maxilares ocasionada pelos fatores citados. Nossos dentes funcionam como pontos de acupuntura, estimulando os fluxos energéticos dos meridianos a cada toque uns com os outros. Nas demais localidades do corpo, é preciso encontrar o ponto exato, pois, caso contratário, os efeitos não ocorrem como desejado.
 
Na retirada do dente do siso, de acordo com o especialista, muitos dentistas extraem os dentes do siso para colação de aparelhos ortodônticos, mas muitos por desconhecer a técnica tiram os dentes sem nenhuma cerimônia.

— Cerca de 20% dos pacientes que chegam à clinica com distúrbios de ronco e apneia tem como causa principal a extração de oito dentes no tratamento ortodôntico ocorrido na infância.

 O pesquisador ainda conta que é necessário utilizar próteses dentárias, pois não pode haver ‘buracos’ na arcada dentária, para evitar o surgimento desses problemas de saúde.
 
R7

Doenças graves podem ser diagnosticadas com exames de sangue

Aids, hepatite C e alterações na próstata são facilmente identificadas
 
Muito se fala sobre as doenças silenciosas e a relevância de seu diagnóstico precoce, evitando seu agravamento.
 
Segundo o patologista clínico Gustavo Rassi, do laboratório Atalaia, em Goiânia, os exames laboratoriais devem ser feitos sempre após uma consulta médica, já que eles são um complemento da avaliação clínica do paciente. Mas há aqueles exames e pedidos que não podem esperar uma dor ou desconforto para serem feitos - e você deve expressar ao seu médico a vontade de rastrear esse tipo de problema. Ele irá avaliar sua idade, histórico familiar e outras doenças relacionadas, estudando a sua necessidade de fazer aquele exame e analisar os resultados com propriedade.
 
Separamos alguns exames muito simples de serem feitos, que não exigem nenhuma preparação especial ou horas de jejum, e que podem detectar problemas graves.
 
Dê uma olhada e converse com seu médico sobre a necessidade de fazê-los:
 
fita vermelha aids - Foto: Getty ImagesHIV
O rastreamento da Aids ainda é um assunto delicado e difícil de ser feito no Brasil. Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, estima-se que 530 mil pessoas vivam com HIV/Aids no país, sendo que 135 mil dessas pessoas não sabem que portam o vírus ou nunca ?zeram o teste. O exame para rastreamento do HIV é a principal estratégia para o acesso ao diagnóstico. "Ele é feito geralmente pela coleta de sangue ou outros fluídos corporais, como a saliva", explica o patologista clínico Gustavo Rassi, do laboratório Atalaia, em Goiânia. O especialista explica que com essa amostra se faz a pesquisa de anticorpos anti-HIV. "Os grupos e comportamentos de risco são os mais indicados a fazer o exame, como usuários de drogas injetáveis e indivíduos que praticam sexo com vários parceiros sem preservativos", diz. Entretanto, o vírus não afeta apenas essas pessoas, e deveria ser feito pelo menos uma vez naqueles que não se enquadram nesses grupos. Com a detecção precoce, afirma o especialista, é possível encontrar melhores resultados terapêuticos, cuidar para não transmitir a infecção aos parceiros e até mesmo conseguir melhores prognósticos, podendo inclusive impedir uma manifestação grave da doença. O teste é rápido e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e seu médico pode fazer o pedido do exame se você expressar essa vontade na consulta. Caso você ainda não se sinta confortável para conversar sobre esse assunto no consultório, e ainda sim quer fazer o exame, experimente doar sangue - antes da doação, seu sangue é testado para diversas doenças que podem ser transmitidas pelo sangue, incluindo a presença do HIV.
 
transfusão de sangue - Foto: Getty ImagesHepatite C
De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde. O infectologista Paulo Roberto Ferreira, do Hospital Bandeirantes, conta que as formas crônicas das hepatites B e C raramente apresentam sintomas fortes. "Depois do início, não há sintomas por 20 a 30 anos, até que apareça cirrose ou câncer de fígado. Esse é o grande problema da doença, que é silenciosa por muito tempo", afirma. De acordo com o fundo da ONU, as pessoas nascidas entre 1945 e 1965 devem fazer o teste da hepatite C pelo menos uma vez na vida, pois têm cinco vezes mais chances de estarem contaminadas. Isso porque a doença é transmitida pelo sangue, como transfusões, sexo sem proteção, compartilhamento de agulhas e etc - e nesse período os cuidados com a higiene e a sorologia para verificar a existência do vírus no sangue doado ainda não tinha sido desenvolvida. O exame é importante para a prevenção de uma doença mais grave, pois uma vez identificado o vírus, é possível controlá-lo e impedir complicações.
 
coração e estetoscópio - Foto: Getty ImagesColesterol alto
Esse é outro exame de sangue simples de fazer, o de colesterol e frações. "Ele possibilita ao médico avaliar índices importantes como o colesterol (tanto o LDL, o colesterol ruim, quanto o HDL, conhecido como bom colesterol) e o perfil lipídico, que revela se há ou não risco para aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial", explica o geriatra Clóvis Cechinel, do laboratório Pasteur, em Brasília. Esse é um exame que pode ser feito em qualquer época da vida, uma vez que o colesterol também não apresenta sintomas, podendo se manifestar já na forma de uma doença mais grave, como o infarto. A recomendação se intensifica para pessoas com mais de 40 anos ou então aqueles que possuem histórico de doenças cardiovasculares.
 
médica examinando a tireoide de paciente - Foto: Getty ImagesDistúrbios da tireoide
Enquanto o colesterol alto, a hepatite e a Aids não apresentam sintomas antes de atingirem gravidade, as desordens da tireoide enganam pela simplicidade e variedade de sinais. Cansaço, calor excessivo e insônia são algumas das manifestações de problemas com esse órgão - e quem não se identifica com pelo menos um desses sintomas? Por isso é comum que pessoas com problemas na tireoide suspeitem de outras doenças, demorando a pesquisar o problema corretamente. Segundo a endocrinologista Gisah Amaral de Carvalho, do departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os hormônios da tireoide são responsáveis pelo nosso metabolismo basal: eles estimulam nossas células a trabalharem e garantem que tudo funcione corretamente em nosso corpo. Quando produzimos esses hormônios em excesso (hipertireoidismo), o metabolismo passará a funcionar de forma acelerada. É como se o organismo fosse uma máquina a vapor que está recebendo mais carvão que o normal, passando a trabalhar rapidamente. "Quando a tireoide não está produzindo quantidade suficiente de hormônios (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento", diz a especialista. Devido a essa dificuldade no diagnóstico, o exame de TSH é importante para verificar se há alguma alteração significativa no funcionamento da tireoide que precise de tratamento. "Com a análise clínica do médico com base no perfil do paciente, é possível entender se algumas das dificuldades são causadas pela tireoide", explica o patologista Gustavo. Os distúrbios da tireoide são mais comuns em mulheres e ficam mais incidentes com o passar da idade, por isso, se você tem mais de 50 anos, é bom considerar fazer esse exame.
 
exame de sangue - Foto: Getty ImagesAlterações na próstata
Nesse caso, existem dois exames muito importantes para identificar possíveis problemas no órgão, incluindo o câncer de próstata. Existe a dosagem de PSA, que analisa a proteína de mesmo nome. "Uma próstata normal produz essa proteína normalmente, mas uma pessoa que tem um tumor pode produzir em maior quantidade", afirma o patologista Gustavo. Entretanto, apenas o exame de PSA não é conclusivo para o diagnóstico de câncer de próstata, uma vez que ele pode ser falho. "De 24 a 40% dos tumores não apresentam altas dosagens da proteína PSA, não sendo detectados pelo exame", afirma o oncologista Fabio Kater, coordenador do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho. Outro cenário é quando o exame apresenta resultado anormal, mas a alteração na próstata em si não representa um problema e, portanto, não irá necessitar de tratamento.

Por isso o exame de toque também deve ser feito preferencialmente, e se possível em conjunto com o PSA. "O exame de toque retal nos dá informações adicionais sobre a próstata, mesmo que não relacionado à doença maligna, como a hiperplasia prostática benigna", afirma o urologista Ravendra Moniz, do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano, em São Paulo. Além disso, o exame de toque também possibilita encontrar pólipos e fazer retirada de pele para biópsia.

Os homens precisam fazer o exame de toque anualmente a partir dos 50 anos, pois é a partir dessa idade que a incidência de alterações aumenta. "Antes desta idade o exame pode ser recomendado pelo médico para pessoas sintomáticas ou pessoas de alto risco para a doença, como obesidade e parentes de primeiro grau com o diagnóstico da doença", ressalta o oncologista Fabio. A recomendação atual da Associação Americana de Urologia é de que homens entre 40 e 54 anos sejam submetidos a avaliação prostática com PSA e toque retal se apresentarem fatores de risco para o câncer de próstata, caso contrário, a avaliação prostática de rotina deverá ser realizada em homens a partir dos 50 anos. Entretanto, homens em idade muito avançada - expectativa de vida abaixo dos 10 anos - que não apresentam sintomas e nunca tiveram diagnóstico para câncer de próstata podem receber dispensa do exame pelo médico, sob a justificativa de que o diagnóstico nessa idade pode não beneficiar o paciente, pois o tratamento poderá ser muito exaustivo e pouco efetivo para alguém cuja expectativa de vida já está baixa. Um exemplo: um homem que já tem 90 ou 95 anos não se beneficia tanto do diagnóstico quanto um homem mais jovem, pois o tratamento para o câncer pode ser debilitante. Entretanto, tudo deve ser conversado adequadamente com um médico.
 
mulher com dor na região dos rins - Foto: Getty ImagesDoenças renais
As doenças renais também podem demorar anos para apresentar algum sintoma, quando já atingem certa gravidade. "Por isso, o exame de creatinina é importante para avaliar a função dos rins, uma vez que quanto maiores são os níveis de creatinina, menos eficiente está o rim", explica o patologista Gustavo. A creatinina é uma substância serve de suporte para fazer o cálculo da taxa de quanto o rim consegue filtrar das impurezas que estão passando ali. Pacientes com hipertensão, obesidade e diabetes estão em maior risco para lesões e infecções nos rins, bem como a insuficiência renal. Outras indicações para o exame de creatinina incluem histórico familiar de doença renal, pedra nos rins ou infecção urinária.
 
tubo de sangue - Foto: Getty ImagesDoenças do sangue
O primeiro nome que vem à cabeça é anemia ferropriva, ou deficiência de ferro, quando se fala em doenças que afetam o sangue. Entretanto, existe uma série de doenças que podem ser identificadas pelo sangue ou interferir em seu metabolismo de alguma forma. "Um exemplo é a hemocromatose, que é uma hiperabsorção de ferro pelo organismo, podendo afetar diversos órgão do corpo, como o fígado", lembra o patologista clínico Gustavo. Para identificar esses problemas, você pode pedir ao seu médico para fazer o hemograma, incluindo saturação de transferrina, ferritina e ferro.

Além disso, o sangue também abriga outras substâncias que, quando em quantidades alteradas, podem sinalizar a presença de uma doença, como alguns tipos de câncer. Nesse caso, a pedida é a eletroforese de proteínas, um método que permite separar as proteínas do plasma humano em frações, podendo assim mensurar suas possíveis alterações. Pessoas acima dos 40 anos são mais indicadas para fazer esses exames, ou então pessoas que tenham sintomas ou fatores de risco para a anemia, por exemplo.
 
Minha Vida

Nove exercícios ideais para praticar no verão

Vôlei de praia - Foto: Getty ImagesPreparo físico é essencial para evitar lesões e outros transtornos
 
Com a chegada da estação quente, muitos esportes ganham adeptos por terem a cara do verão.
 
Bolas, raquetes, bicicletas, pranchas entram em cena, principalmente ao ar livre.

Porém, o calor exige alguns cuidados redobrados na hora de praticar exercícios.
 
 Alimentação leve e balanceada, preparo físico para treinos mais pesados e proteção solar são algumas das recomendações.
 
Confira nove sugestões de esportes e aulas que vão agitar as suas férias e turbinar sua saúde
 
Hidro Kick Boxer - Foto: Getty ImagesHidro Kick Boxer - Boxe na água
O que ela faz por seu corpo: a modalidade utiliza a resistência da água para intensificar os movimentos, promovendo a tonificação dos músculos e secando as gordurinhas.

Calorias perdidas por aula (50 minutos): 500 Kcal.

Cuidados: "A resistência que a água oferece provoca a queima calórica e a contração da musculatura para vencer o obstáculo, porém, é preciso uma alimentação saudável, já que as aulas são puxadas", aponta o professor Antônio Aboarrage, da academia Estação do Corpo, do Rio de Janeiro.
 
Caminhada - Foto: Getty ImagesCaminhadas
 
Caminhada na rua
O que ela faz por seu corpo: previne problemas cardiovasculares e ajuda a emagrecer. Procure não caminhar em locais irregulares, para não prejudicar a coluna e o tornozelo. É fundamental o uso de tênis e meia para deixar o pé mais confortável.
Calorias perdidas em 30 minutos: 276 kcal.

Caminhada na areia
O que ela faz por seu corpo: para deixar pernas e o bumbum durinho caminhe na areia molhada na beira do mar. Para quem está começando, é interessante realizar a caminhada com a água até o tornozelo. Mas se você já é praticante, essa altura pode ser até o joelho. A água refresca e proporciona uma sensação agradável.

Calorias perdidas em 30 minutos: 270 kcal
 
Cuidados de ambas: "o ideal é fazer uma avaliação física antes de começar a praticar e não fazer um esforço maior que a sua capacidade física habitual para evitar problemas no coração", afirma o presidente da Regional Marília da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Paulo Moreira.
 
HidrocycleHidrocycle: Bicicleta na água
O que ela faz pelo seu corpo: emagrece e favorece o condicionamento físico.

Calorias perdidas: 500 calorias por aula.

Cuidados: "A água protege as articulações contra o impacto e evita lesões", diz o professor Ivan Nichinoro, professor da academia Top Spin & Big Ball.
 
Kayak Trainning - Foto: Getty ImagesKayak Trainning
O que ele faz por seu corpo: a atividade, que simula movimentos do rafting (canoagem), reúne entre seus benefícios a melhora do sistema cardiorespiratório, da coordenação motora, do equilíbrio, da força, além de queimar a gordura corporal e tonificar os músculos

Calorias perdidas em 30 minutos: 100 Kcal

Cuidados: "A maioria dos exercícios aeróbicos, como esteira, bicicleta e mini-trampolim, trabalham, principalmente, os músculos inferiores, das pernas e glúteos. Por isso, os alunos devem ir com calma para não sofrer lesões ou distensões musculares", explica o professor Rafael Andrade, bicampeão mundial de rafting.
 
Natação - Foto: Getty ImagesNatação
O que ela faz por seu corpo: promove um grande gasto calórico, trabalha os membros superiores e ajuda a melhorar a respiração

Calorias perdidas em 30 minutos do exercício: 260 kcal

Cuidados: para o preparador físico Rodrigo Taddei, da Limiar Assessoria, a natação é capaz de aumentar a queima de gordura e auxiliar o emagrecimento, porém, alongamento, alimentação adequada e horas de descanso são importantes para não ficar com câimbras e dores musculares", explica.
 
Vôlei de praia - Foto: Getty ImagesVôlei de praia
O que ele faz por seu corpo: melhora o condicionamento físico, aumenta a agilidade, trabalha a coordenação motora e fortalece os músculos.

Calorias perdidas em 30 minutos de aula: 150 kcal

Cuidados: "preste atenção no impacto sofrido pelos joelhos. Se for treinar nas ruas, escolha bem o tênis. Se for à praia, fique na areia dura, perto da água, pois ela é mais apropriada para correr, assimilando melhor o impacto. Já o piso fofo deve ser evitado, porque causa uma sobrecarga maior nas articulações", sugere o professor da Runner, Thiago da Silva Amorim.
 
Frescobol - Foto: Getty ImagesFrescobol
O que ele faz por seu corpo: melhorar a coordenação motora é o mais importante benefício desse esporte superdivertido.

Calorias perdidas em 30 minutos: 190 kcal

Cuidados: "evite o período de Sol forte que vai das 10h às 16h. Além disso, use protetor solar e mantenha-se hidratado", explica o fisiologista João Pinheiro.
 
Bicicleta - Foto: Getty ImagesBicicleta
O que ela faz por seu corpo: enrijece o bumbum e as pernas, além de ajudar a queimar gordura abdominal. -Seja em ciclovia ou na areia da praia, o passeio de bicicleta ajuda a eliminar bastante calorias além de enrijecer os músculos das coxas. Procure pedalar em linha reta e a cada semana intensificar a prática aumentando o percurso.

Calorias perdidas em 30 minutos: 126 kcal

Cuidados: "É sempre bom usar roupas leves e beber muita água, afinal, a bicicleta exige força e disposição do seu corpo", explica o personal da Runner, Thiago da Silva Amorim.
 
Surf - Foto: Getty ImagesSurf
O que ele faz pelo seu corpo: praticando esse esporte você aumenta em até 85% a capacidade cardiorrespiratória e fortalece os músculos do braço e tórax. Isso sem falar numa supermelhora do equilíbrio.

Calorias perdidas: até 600 por hora.

Cuidados: "É importante saber nadar bem para não correr riscos em alto mar e não comer nada pesado antes das aulas", explica o professor Daniel Nunes, da Escola DN Surf, em Nova Hamburgo, RS.
 
Minha Vida

Estudo mostra as reações do corpo humano a cada tipo de emoção

'Mapa' mostra temperatura do corpo de acordo com o sentimento. Pesquisa foi feita com pessoas de diferentes regiões e culturas
 
Um estudo finlandês publicado nesta semana desenhou um “mapa das sensações corporais”. O esquema traz várias figuras humanas, destacando a temperatura de cada parte do corpo, de acordo com a emoção que a pessoa está sentindo no momento.
 
Mapa mostra reações do corpo a cada emoção (Foto: Lauri Nummenmaa, Enrico Glerean, Riitta Hari e Jari Hietanen/Divulgação)
Foto: Lauri Nummenmaa, Enrico Glerean, Riitta Hari e Jari Hietanen/Divulgação
Mapa mostra reações do corpo a cada emoção
 
O esquema é o resultado de cinco experiências feitas com 701 participantes de diferentes regiões do mundo -- e de diversas culturas --, que apontaram as alterações fisiológicas associadas a cada sentimento. Para a equipe de Lauri Nummenmaa, da Universidade de Aalto, a pesquisa sugere que as emoções são culturalmente universais, e mudanças nesse mapa poderiam indicar distúrbios emocionais.
 
A imagem abaixo mostra os resultados da pesquisa, sendo que as partes em amarelo são as mais quentes, e as em azul, as mais frias. O estudo foi publicado pela “PNAS”, revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

G1

Planos são obrigados a partir desta quinta a cobrir 87 procedimentos

Cobertura abrange 37 remédios contra câncer, cirurgias e tratamentos. Medida da ANS e Ministério da Saúde foi divulgada em outubro passado
 
A partir desta quinta-feira (2), os planos de saúde no Brasil passam a cobrir o custo de 87 procedimentos, incluindo 37 medicamentos orais contra o câncer (veja lista) e 50 procedimentos relacionados ao tratamento de outras doenças (veja lista).
 
A medida foi anunciada em outubro pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
De acordo com o governo, a principal vantagem da garantia dos remédios via oral para o câncer é que parte dos pacientes poderá ser tratada em casa, sem ter de ir a clínicas e hospitais, minimizando riscos e infecções.
 
Esta é a primeira vez que os planos de saúde terão de cobrir o custo de medicamentos usados de forma oral no combate ao câncer.
 
Os remédios que terão de ser assegurados aos clientes das operadoras de saúde servem para 54 indicações de tratamentos contra a doença – o remédio Vinorelbina, por exemplo, é indicado para o tratamento do câncer de mama e de pulmão.
 
Quem já recebe o remédio ou tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) poderá escolher em continuar com o governo ou optar a ser coberto pelo plano.
 
Outros procedimentos
Além dos remédios para o câncer, outros 50 novos procedimentos relacionados ao tratamento de outras doenças entram para a lista de cobertura obrigatória.
 
Na nova cobertura, estão incluídos, por exemplo, 28 cirurgias por videolaparoscopia, radiofrequência para tratar dores crônicas nas costas, o uso de medicina nuclear para tratar tumores neuroendócrinos, uma nova técnica de radioterapia para tumores de cabeça e pescoço e o implante de esfíncter artificial para conter incontinências urinárias de homens que tiveram de retirar a próstata.
 
A iniciativa vai beneficiar cerca de 42,5 milhões de pessoas que contrataram planos de saúde e assistência médica depois do dia 1º de janeiro de 1999 e os beneficiários de adaptações à Lei 9.656/98, segundo o governo.
 
Quem tem plano odontológico (aproximadamente 18,7 milhões de consumidores no país) também vai ser beneficiado com a inclusão de procedimentos da área.
 
A obrigatoriedade da adição dessas novas ações no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, sob responsabilidade da ANS, vai ser publicada no "Diário Oficial da União" nesta terça (22) na forma de uma resolução normativa.
 
Outros 44 procedimentos já presentes na obrigatoriedade de cobertura pelas operadoras serão ampliados. Um é o "pet scan", espécie de tomografia, que poderá ser usado também para detectar nódulo no pulmão solitário, câncer de mama metastático, de cabeça e pescoço, de esôfago e melanoma. Antes, o procedimento era permitido apenas para detectar tumor pulmonar para células não-pequenas, linfoma e câncer colorretal.

Planos veem impacto financeiro
Logo após o anúncio do governo, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade que reúne 31 operadoras de planos de saúde,  informou que a medida anunciada pelo ministério e pela ANS provoca "impactos financeiros representativos, que não podem ser medidos previamente, mas apenas com o acompanhamento da execução dos novos procedimentos, principalmente em relação a medidas mais abrangentes, como a inclusão de medicamentos orais contra o câncer para uso em domicílio".
 
De acordo com a federação, com a incorporação de novas coberturas aos planos de saúde a previsão é de "crescimento das despesas assistenciais das operadoras de saúde, e os recursos que mantêm os planos vêm das mensalidades pagas pelos beneficiários".
 
"A inflação médica no Brasil, incrementada pela ampliação das coberturas do Rol, aumenta a distância entre os custos assistenciais das operadoras de saúde e a inflação geral de preços, que serve de referência para o orçamento de famílias e empresas", diz a nota.
 
Segundo o presidente da ANS, André Longo, a medida não deve ter impacto no preço dos planos individuais, familiares e coletivos.
 
A agência controla diretamente os reajustes dos dois primeiros tipos de planos, mas não tem poder sobre o último. Sobre os reajustes coletivos, a agência pode apenas sugeri-los, o que deve acontecer somente no ano que vem.
 
A cada dois anos, a ANS faz uma revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. A última alteração foi em 2012. Ao todo, as medidas anunciadas nesta segunda pelo governo vão atingir 1.090 operadoras no âmbito médico-hospitalar e 407 no odontológico.
 
Atualmente, 246 planos de 26 operadoras estão suspensos por causa de irregularidades ou descumprimentos e negativas de exames e consultas.
 
A revisão para 2014 foi feita a partir de uma consulta pública entre junho e agosto deste ano e recebeu 7.340 contribuições, recorde de participação segundo a ANS.

A Lista dos 37 Medicamentos
Acetato de Abiraterona
Anastrozol
Bicalutamida
Bussulfano
Capecitabina
Ciclofosfamida
Clorambucila
Dasatinibe
Dietiletilbestrol
Cloridrato de Erlotinibe
Etoposídeo
Everolimus
Exemestano
Fludarabina
Flutamida
Gefitinibe
Hidroxiureia
Imatinibe
Ditosilato de Lapatinibe
Letrozol
Acetato de Megestrol
Melfalano
Mercaptopurina
Metotrexato
Mitotano
Nilotinibe
Pazopanibe
Sorafenibe
Malato de Sunitinibe
Citrato de Tamoxifeno
Tegafur - Uracil
Temozolamida
Tioguanina
Cloridrato de Topotecana
Tretinoína (ATRA)
Vemurafenibe
Vinorelbina

Fonte: Ministério da Saúde/ANS
 
G1

Aplicativos para celular ajudam a cumprir as resoluções de Ano Novo

Apps para smartphone colaboram com as promessas para 2014. Veja opções gratuitas para perder peso e parar de fumar
 
Perder peso, parar de fumar, economizar dinheiro e aprender um idioma estão entre as resoluções mais populares de Ano Novo. Embora todas sejam tomadas com muita determinação, na virada do ano, não é incomum serem esquecidas antes mesmo do carnaval.
 
Aplicativos para smartphones também podem ajudar a cumprir as resoluções de ano novo. O G1 selecionou apps que darão aquela força na hora de atingir as metas estabelecidas para 2014. Confira abaixo a lista.
 
Resolução: Perder Peso
O Nutrino é um aplicativo que permite personalizar a dieta alimentar, levando em consideração o estilo de vida e as preferências pessoais.
 
Aplicativo Nutrino permite personalizar a dieta alimentar (Foto: Reprodução/Nutrino)
Aplicativo Nutrino permite personalizar a dieta alimentar

Através do aplicativo é possível obter receitas de alimentação saudável, de restaurantes e criar um relatório de consumo de alimentos (carboidratos, proteínas, fibras e gorduras).
 
Gratuito para o sistema iOS
 
 
Resolução: Parar de Fumar
O Quit Smoking auxilia na conclusão de uma das resoluções de Ano Novo mais populares. Com o aplicativo é possível criar um diário para registrar a quantidade de cigarros consumida e definir uma meta para a redução do seu consumo.
 
Aplicativo QuitSmoking (Foto: Reprodução/QuitSmoking)
Aplicativo Quit Smoking  ajuda a definir meta para
deixar de fumar

É evidente que o aplicativo apresenta a evolução baseada nas informações que o próprio usuário informar. O sucesso do emprego do aplicativo depende diretamente da disciplina em cumprir a meta estipulada.
 
Gratuito para o sistema Android
 

Resolução: Praticar uma atividade física
Com recursos de geolocalização, o aplicativo RunKeeper acompanha o trajeto percorrido pelo usuário durante a atividade física. Ele registra também a distância percorrida, a velocidade, o tempo de duração da atividade e faz uma estimativa de gasto calórico com base no tipo de exercício e nas características físicas do usuário.
 
Aplicativo Run Keeper mostra percurso de corridas (Foto: Reprodução/RunKeeper)
Aplicativo Run Keeper acompanha trajeto percorrido
pelo usuário
 
Também é possível integrá-lo ao aplicativo de execução de músicas do aparelho para controlar a lista de músicas que será executada durante a atividade física.
 
Além de ser muito intuitivo, o RunKeeper permite que o usuário compartilhe informações sobre os seus exercícios com seus contatos no Twitter e Facebook.
 
Gratuito para os sistemas Android
 
 
iOS
 
 
Windows Phone
 
G1

Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) - RJ realiza processo seletivo

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), no estado do Rio de Janeiro, abriu inscrições para os processos seletivos regidos pelos editais 039 e 040/2013. Há sete oportunidades e formação de cadastro reserva para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Oficial de Farmácia, Técnico de Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal. A remuneração é de até R$ 1.285,61.
 
As inscrições serão aceitas no endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br, solicitada no período de 30 de dezembro de 2013 e 12 de janeiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 29 a R$ 40. 
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de Prova Objetiva e Entrevista Técnica. As Provas Objetivas serão aplicadas na data prevista de 19 de janeiro de 2014. 
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data da publicação de primeira classificação após a realização da Primeira Chamada da Entrevista Técnica, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, por decisão do IABAS.

Concurso Prefeitura de Luiziânia - SP

A Prefeitura de Luiziânia, no estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou os editais n° 041/2013, de processo seletivo, e 042/2013, de concurso público, destinados ao preenchimento de 11 vagas mais cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 779,47 a R$ 1.779,04.
 
As oportunidades são para os cargos de Professor de Educação Básica I, Auxiliar de Departamento Pessoal, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Motorista, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Professor de Educação Infantil e Psicólogo. 
 
As inscrições deverão ser efetuadas entre os dias 30 de dezembro de 2013 e 08 de janeiro de 2014, pelo site www.cematconcurso.com.br. As taxas variam de R$ 35 a R$ 50. 
 
Segundo o edital, as provas serão aplicadas na cidade de Luiziânia-SP, na E.M.E.F. “Profº Mário Frota Escobar”, sita à Avenida Francisco Rossani, s/n°, Centro, na data prevista de 19 de janeiro de 2014. A seleção também constará de análise de títulos. 
 
O certames terão validade de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogada por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Concurso Prefeitura de Taiúva - SP

Estão abertas as inscrições para o concurso público nº. 01/2013 da Prefeitura de Taiúva, cidade do Estado de São Paulo com cerca de 5.447 habitantes. São ofertadas 02 vagas para Médicos nas áreas de ginecologista e pediatria, com salário de até R$ 3.196,00 por jornada de trabalho de 12 horas semanais. O certame será realizado pela empresa Conrio Concursos Públicos e Assessoria.
 
Inscrições: As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas exclusivamente através de formulário de inscrição, disponível no site www.conrio.com.br, até às 24hs do dia 20 de janeiro de 2014.
 
Provas: As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014 em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.

Validade: O concurso público será válido por 2 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura de Taiuva.

A Prefeitura de Carmo da Mata, no estado de Minas Gerais, através da empresa Reis & Reis Auditores Associados, abriu edital de processo seletivo n° 01/2013, destinado ao provimento de 68 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.650,00

A Prefeitura de Divisa Alegre, estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo com intuito de prover 67 vagas imediatas na administração municipal. Conforme informações disponibilizadas no edital de abertura, a seleção constará de provas e títulos e o certame será organizado pela empresa JMS Tecnologia. 
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Assistente Social, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Gari, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Recepcionista e Técnico de Enfermagem. Os vencimentos variam de R$ 678 a R$ 3 mil. 
 
Inscrições e Taxas
O candidato deverá realizar sua inscrição exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br/concurso, do dia 20 de janeiro a 06 de fevereiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília-DF.
 
Provas e Validade
As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 16 de março de 2014. Os inscritos no Processo Seletivo farão a Prova Objetiva de Múltipla Escolha em data, local e horário a serem informados através do Cartão definitivo de inscrição, enviados pelos Correios, disponibilizado no Quadro de Avisos de Publicações do município de Divisa Alegre, bem como no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br/concurso
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Carmo da Mata - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Carmo da Mata, no estado de Minas Gerais, através da empresa Reis & Reis Auditores Associados, abriu edital de processo seletivo n° 01/2013, destinado ao provimento de 68 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.650,00

Cargos
- Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Apoio Administrativo - CRAS, Agente de Controle de Chagas, Agente de Endemias, Agente Vigilância Sanitária, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo e Digitador;

- Nível Médio: Assistente Farmacêutico, Auxiliar de Saúde Bucal, Orientador Profissional do ProJovem, Orientador Social do ProJovem Adolescente, Psicólogo do CRAS, Técnico de Enfermagem e Técnico Saúde Bucal;

- Nível Superior: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 6 a 10 de janeiro de 2014, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Virgílio Silveira, nº. 256, centro, das 8h às 11h e das 13h às17h, ou pela internet, através do site www.reisauditores.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O certame constará de prova objetiva de múltipla escolha, contendo 40 questões, com quatro opções cada, para todos os cargos, a ser realizada provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014 às 09:00 horas em local a ser divulgado no dia 20 de janeiro de 2014 às 16:00 horas no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Carmo Mata/MG.

Gabaritos e Resultado
O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de janeiro de 2014. Já o resultado final do processo seletivo será publicado no dia 07 de fevereiro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.reisauditores.com.br.

Validade
O prazo de validade do certame é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Buriticupu - MA

Foi divulgado edital de concurso público n° 001/2013 da Prefeitura de Buriticupu, no estado do Maranhão. O certame oferece 410 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 1.500,00 em carga horária variada de 20 a 40 horas semanais.

O concurso será realizado através da FUNVAPI - Fundação Vale do Piauí. 5% das Vagas destinados a portadores de necessidades especiais consideradas as frações.

Cargos
- Nível Fundamental: Merendeiro e Motorista;

- Nível Médio: Professor Nível I, Agente Administrativo, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Agroecologia e Técnico em Análises Clínicas;

- Nível Superior: Professor Nível II nas disciplinas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Libras e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão recebidas de 6 a 17 de janeiro de 2014 pela internet, no site www.funvapi.com.br. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 70,00.

Provas e Gabaritos
A prova escrita objetiva será aplicadas para todos os cargos na data provável de 16 de fevereiro de 2014, às 8h e às 14h, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito oficial da prova escrita será divulgado pela Fundação Vale do Piauí através do endereço eletrônico www.funvapi.com.br e no site da Prefeitura Municipal de Buriticupu, no endereço eletrônico www.buriticupu.ma.gov.br.

Validade
O concurso terá validade por 01 ano, a contar de sua homologação e pode ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Mampituba - RS

A Prefeitura de Mampituba, estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital 01/2013, de concurso público, destinado ao preenchimento de 69 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 6.950. 
 
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Advogado, Biólogo, Contador, Enfemeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico, Odontólogo, Psicólogo, Agente Administrativo, Agente Ambiental, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Fiscal, Professor I, Recepcionista, Secretário de Escola, Técnico em Contabilidade, Técnico de Enfermagem,  Monitor de Educação, Motorista, Operador de Máquina, Operário, Operário Especializado, Servente e Vigilante. 
 
As inscrições devem ser realizadas até 15 de janeiro de 2014, pelo site www.concursulsc.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 90. As provas objetivas, de títulos e prática serão realizadas provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014. O gabarito da prova objetiva será publicado no mesmo dia da aplicação da avaliação. 
 
O resultado final será anunciado no dia 17 de fevereiro de 2014. 

Concurso Prefeitura de Tuiuti - SP

Com objetivo de prover vagas para a administração municipal, a Prefeitura de Tuiuti, no estado de São Paulo, abriu inscrições por meio dos editais de processo seletivo e concurso público Nº 01/2013. Os vencimentos para os cargos podem chegar a R$ 2.500. 
 
Cargos 
Professo Seletivo: Agente Comunitário de Saúde, Professor de Educação Básica I - Educação Infantil, Professor de Educação Básica I – 1º ao 5º ano, Professor de Educação Básica II – Arte, Professor de Educação Básica II – Português, Professor de Educação Básica II – Ciências, Professor de Educação Básica II – Educação Física, Professor de Educação Básica II – Geografia, Professor de Educação Básica II – História, Professor de Educação Básica II – Inglês, Professor de Educação Básica II – Matemática, Professor de Educação Básica II – Educação Especial, Professor de Informática.
 
Concurso Público: Agente de Saúde, Ajudante Geral, Almoxarife, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Compras, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar Geral Escolar – sexo masculino, Auxiliar de Farmácia, Bibliotecária, Coordenador Pedagógico, Educador Físico, Eletricista de Manutenção de Redes Elétricas, Engenheiro Agrônomo, Gari, Mantenedor de Máquinas e Veículos, Merendeira, Motorista Sênior, Operador de Maquinas Junior, Operador de maquinas Sênior, Pedreiro, Professor de Educação Básica I – Educação Infantil , Professor de Educação Básica I – 1º ao 5º ano, Professor de Educação Básica II – Artes, Professor de Educação Básica II – Educação Física, Professor de Educação Básica II - Educação Especial, Professor de Informática, Psicopedagogo, Recepcionista.
 
Inscrição, Seleção e Validade
A inscrição poderá ser feita por meio da internet, no endereço eletrônico www.rboconcursos.com.br, no período de 06 a 17 de janeiro de 2014. Se o candidato optar em fazer sua inscrição presencial deverá dirigir-se pessoalmente, ou por seu procurador, ao Posto de Inscrição, na Prefeitura do Município de Tuiuti, localizada a Rua Zeferino de Lima, nº 117, Centro. As taxas variam de R$ 20 a R$ 50. 
 
De acordo com o edital, a seleção constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 02 de fevereiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente. Os candidatos também serão avaliados por meio de prova prática ou prova de títulos. 
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano e do concurso público de dois anos, podendo haver prorrogação por igual período.  

Concurso Universidade do Estado do Amapá 2014: Edital e Inscrição

A Universidade do Estado do Amapá divulgou edital n° 044/2013 de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos do Quadro de Pessoal Efetivo de Técnicos Administrativos da UEAP. O concurso público destina-se a preencher 122 vagas para o provimento de cargos de técnico de nível médio e superior.

O vencimento inicial para os cargos de nível médio é de R$ 2.165,75 e dos cargos de nível superior é de R$ 3.609,57. O concurso será realizado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (CS/UFG).

As chances são para as funções de Técnico em Planejamento, Orçamento e Finanças, Técnico em Comunicação, Assistente Social, Técnico de Laboratório, Assistente Jurídico, Biblioteconomista, Analista de Tecnologia de informação, Técnico em Infra-estrutura, Técnico de Apoio Pedagógico, Arquivologista, Psicólogo, Assistente Administrativo, Assistente de Laboratório, Motorista de Veículos, Piloto de Embarcação, Técnico em Informática, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica e demais cargos.

As inscrições serão realizadas no período de 11 de fevereiro a 18 de março de 2014, exclusivamente via internet, no site www.cs.ufg.br.

Os valores das taxas de inscrição, conforme os cargos, são os abaixo determinados:
- Cargos de nível médio: R$ 80,00;
- Cargos de nível superior: R$ 150,00.

As provas serão realizadas na cidade de Macapá-AP, provavelmente,  no dia 20 de abril de 2014, em Etapa Única, com Prova Objetiva para todos os cargos. Os endereços dos locais das provas, assim como a confirmação da data e do horário, constarão do comunicado a ser impresso pelo candidato, a partir do 14 de abril de 2014, por meio do site www.cs.ufg.br. O gabarito preliminar da Prova Objetiva será divulgado no dia 20 de abril de 2014, após o término das provas.

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contado a partir da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso UEAP abre vagas para professores

A Universidade do Estado do Amapá (UEAP) lançou edital n° 043/2013 de concurso público de provas e títulos, destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos do Quadro de Pessoal Efetivo de Docentes da UEAP. Os vencimentos vão até R$ 9.253,44.

O concurso público visa ao provimento de 81 vagas, distribuídas para candidatos pós-graduados lato sensu e stricto sensu portadores de títulos de Especialista (auxiliar), Mestre (assistente) ou Doutor (adjunto).

As inscrições serão realizadas no período de 11 de fevereiro a 18 de março de 2014, exclusivamente pela internet, no site www.cs.ufg.br, observando o horário local (Macapá-AP). O valor da inscrição é de R$ 150,00.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 20 de abril de 2014. O comunicado de confirmação do local, da data e do horário da Prova Escrita será divulgado no site www.cs.ufg.br, no dia 14 de abril de 2014, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta desse local, bem como o comparecimento no horário determinado.

As provas serão realizadas na sede da UEAP, Câmpus I da Universidade, localizado na Avenida Presidente Vargas, n. 650, Centro, Macapá-AP, de acordo com a distribuição das salas
feita pelo Centro de Seleção da UFG.

O prazo de validade do concurso será de 1 ano, contado da publicação da homologação de seu resultado, prorrogável por igual período no interesse e conveniência da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Concurso Prefeitura e SAAE de Lucas do Rio Verde - MT

Com a finalidade de preencher 76 vagas, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no Mato Grosso, abre inscrições para concurso público Nº 001/2013 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A seleção oferece salário que varia entre R$ 846,84 a R$ 10.179,50, dependendo da função ocupada.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Ajudante dministrativo, Almoxarife, Analista Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Biólogo, Bioquímico, Borracheiro, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Saneamento e Saúde Pública, Fiscal de Tributos, Fonoaudiólogo, Lubrificador/lavador, Mecânico, Mecânico Montador, Médico, Merendeira, Monitor Creche/Escola, Motorista de Ambulância, Motorista de Transporte Escolar, Motorista de Transporte Especial, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Motoniveladora, Pedreiro, Professor, Secretária Escolar, Técnico de Enfermagem e Técnico de Saúde Bucal. 
 
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.grupoatame.com.br/concurso, no período compreendido entre 06 e 26 de janeiro de 2014. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 120. 
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 16 de fevereiro de 2014, nos locais e horários publicados oportunamente. A divulgação dos gabaritos das provas escritas será feita no 1º dia útil após a aplicação das provas escritas, no Mural da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, nos sites www.lucasdorioverde.mt.gov.br e www.grupoatame.com.br/concurso e facultativamente em outros órgãos da imprensa. A prova de títulos e a prova prática serão aplicadas somente aos candidatos aprovados na prova objetiva. 
 
O concurso público será válido por 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo do Poder Executivo do Município de Lucas do Rio Verde - MT.

Concurso IF Farroupilha - RS 2014

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, no Rio Grande do Sul, divulgou os editais Nºs 303 e 304/2013, que tornam pública a abertura de inscrições para Concurso Público, destinado ao provimento de cargos Técnico-Administrativos em Educação e de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Quadro de Pessoal Permanente da Instituição. São ofertadas 206 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 8.049,77.
 
As chances são para as funções de Professor, Assistente de Alunos, Auxiliar em Administração, Auxiliar de Biblioteca, Operador de Máquinas Agrícolas, Assistente em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Audiovisual, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Móveis e Esquadrias, Técnico Laboratório nas áreas de Agricultura, Alimentos, Biologia, Cozinha, Edificações e Eletromecânica, Técnico em Tecnologia da Informação e Tradutor. Intérprete de Linguagem de Sinais, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquivista, Auditor, Bibliotecário - Documentalista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Civil, Jornalista, Médico, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Relações Públicas e Técnico em Assuntos Educacionais.
 
As inscrições para o Concurso Público de Técnico-Administrativo em Educação deverão ser realizadas no período de 02 a 30 de janeiro de 2014 e, para o Concurso de Docentes, no período de 08 de janeiro a 04 de fevereiro de 2014, através do site concursos.iffarroupilha.edu.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente nos dias 09 e 16 de março de 2014, e terão duração de 04 (quatro) horas. O gabarito oficial das provas objetivas será disponibilizado no sítio eletrônico do concurso, após as 19 horas dos dias 09 e 16 de março de 2014.

O concurso público terá validade de 01 ano, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada câmpus/cargo/área, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Andirá - PR lança edital de processo seletivo

Publicado edital nº. 02/2013 para a realização de processo seletivo, da Prefeitura de Andirá, no Estado do Paraná. São ofertadas 32 vagas, sendo 12 imediatas e 20 para cadastro reserva, para a função de Agente de Combate às Endemias. A remuneração é de até R$ 743,40 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais. Além de 10% aos candidatos afrodescendentes.
 
As inscrições serão recebidas nos dias 06, 07 e 08 de janeiro de 2014, das 09:00 às 16:00, no hall de entrada do Paço da Prefeitura de Andirá, localizado na Rua Mauro Cardoso de Oliveira, nº. 190, Andirá-PR.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Cópia cédula de identidade e do CPF;
  • Cópia Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Cópia certificado de reservista (sexo masculino);
  • Cópia do Titulo de eleitor (comprovante da última eleição e ou certidão de regularidade);
  • Cópia comprovante de residência;
  • Cópia do comprovante de escolaridade;
  • Cópias dos comprovantes dos títulos.
O processo seletivo será realizado por meio de análise de títulos, de caráter classificatório.
 
O resultado será publicado no Diário Oficial do Município, disponível no site www.andira.pr.gov.br e no átrio do Paço da Prefeitura de Andirá, localizado na Rua Mauro Cardoso de Oliveira, nº. 190, Andirá-PR, no prazo máximo de 10 dias corridos após o término da inscrição.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 31 de dezembro de 2013, pág. 2 a 7.

Concurso Prefeitura de Jucás - CE

A Prefeitura de Jucás, no estado do Ceará, abriu as inscrições do concurso público regido pelo edital nº 01/2013, para o preenchimento de 600 vagas, em todos os níveis escolares. A remuneração varia de R$ 678 a R$ 4.300, em regime de 40 horas semanais. 
 
As vagas são para Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agrônomo, Almoxarife, Assistente Social, Autocadista, Auxiliar Administrativo, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Guarda Municipal, Médico, Magarefe, Maqueiro, Mecânico, Motorista Categoria D, Professor, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Operador, Psicólogo, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico de Higiene Bucal, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Agropecuária, Terapeuta Ocupacional, Topógrafo e Veterinário. 
 
As inscrições serão realizadas até 24 de janeiro de 2014, pelos sites www.neoexitus.com.brwww.funcepe.org.br. As taxas variam de R$ 60 a R$ 120. 
 
Segundo o edital, a seleção constará de prova objetiva, prova discursiva/ produção textual e avaliação de títulos. A prova objetiva será realizada na cidade de Jucás, provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, em local e horário que será divulgados oportunamente. 
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. 

Concurso Prefeitura de Cortês - PE tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Cortês, no estado de Pernambuco, com o apoio organizacional da empresa IDEST, abriu edital de concurso público nº. 001/2013, cuja intenção é preencher 141 vagas, entre os níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 4.200,00, por jornadas de 16, 20, 30 e 40 horas semanais, além de 180 horas-aula.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas e serão recebidas até o dia 12 de janeiro de 2014, pelo site  www.portalidest.com.br. Presencialmente, será possível efetuar a inscrição até 10 de janeiro de 2014, na Rua Coronel José Belarmino, nº. 23, Centro, Cortês - PE, das 8h às 13h. A taxa será de R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 65,00 para médio/técnico e R$ 80,00 para superior.

Cargos

- Nível Fundamental Incompleto: Gari e Auxiliar de Serviços Gerais;

- Nível Fundamental Completo: Operador de Máquina Motoniveladora, Operador de Máquina Retroescavadeira, Mecânico e Guarda Municipal;

- Nível Médio/Técnico: Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório e Secretário Executivo;

- Nível Superior: Professor de Educação Infantil, Professor de educação Física - Fundamental II, Professor de Ensino Fundamenta l, Professor de Matemática Fundamental II, Nutricionista, Bioquímico, Cardiologista, Enfermeiro, Generalista , Pediatra, Psiquiatra, Assistente Social, Psicólogo e Ultrassonografista.

Provas
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva de conhecimentos, prevista para 09 de fevereiro de 2014. Também haverá prova de aptidão física, prova prática, exame psicológico e prova de títulos para colocações específicas. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 10 de fevereiro de 2014.

Validade
O certame valerá por dois anos.

Concurso Prefeitura de Nova Rosalândia - TO

A Prefeitura de Nova Rosalândia, Estado do Tocantins, publicou edital n° 001/2013 de concurso público, destinado ao provimento de vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Este concurso destina-se ao preenchimento de 69 vagas, sendo 41 para provimento imediato e 28 para formação do cadastro reserva.

O concurso será organizado e executado pela  Nova Prospectiva Consultoria e Projetos Ltda-ME. Os salários vão até R$ 7.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Monitor, Motorista, Operador de Máquinas, Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Fiscal de Postura, Edificações e Recursos Naturais Renováveis, Técnico do Controle Interno, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro,  Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista/ Obstetra, Odontólogo, Professor Licenciado e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 06 a 30 de janeiro de 2014, exclusivamente através do endereço eletrônico www.novaprospectiva.com.br.

Taxas
R$ 50,00 para cargos de Nível Fundamental; R$ 80,00 para cargos de Nível Médio e R$ 100,00 para cargos de Nível Superior.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Nova Rosalândia-TO provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, sendo para os cargos de Nível Fundamental e Superior das 08:00 às 12:00 horas e para os cargos de Nível Médio das 14:00 às 18:00 horas. Os gabaritos serão divulgados na data prevista de 25 de fevereiro de 2014.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Pública.

Concurso UFRA 2014

A Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, divulgou edital n° 34/2013 de concurso público para provimento de cargo efetivo de professor da carreira do magistério superior em regime de dedicação exclusiva (DE). O certame oferece 39 vagas para professores (nível superior) com salários de até R$ 8.422,77.

As inscrições estarão abertas no período de 06 a 20 de janeiro de 2014, de segunda à sexta-feira, no horário das 09:00h às 11:30h e das 14:00h às 16:00h. O candidato deverá realizar a sua inscrição pessoalmente ou por meio de procuração autenticada em Cartório, na Divisão de Concurso e Admissão – DCON/PROGEP/UFRA, situada ao lado do Prédio da Reitoria, cujo endereço é Avenida Tancredo Neves nº 2501, bairro da Terra Firme, Belém – Pará, CEP 66077-830. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.

O concurso constará de Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, Prova Didática e Avaliação Curricular, realizada no campus da UFRA em Belém, com todas as provas iniciando as 09:00h. O local das provas será divulgado na data provável do dia 31 de janeiro de 2014, no endereço eletrônico da UFRA www.concursospublicos.ufra.edu.br.

O resultado final do concurso público será divulgado no endereço eletrônico da UFRA www.concursospublicos.ufra.edu.br, na data provável de 21 de março de 2014.

O prazo de validade do concurso será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, após a divulgação do Edital de homologação dos resultados, na forma prevista na Lei nº 8.112/90 e Decreto nº 6.944/09.

Concurso MCTI - CEMADEN 2014

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), disponibilizou os editais 01, 02 e 03/2013 de abertura dos concursos públicos para provimento de cargos efetivos nas carreiras de Pesquisador, Tecnologista e Analista, todas de nível superior.
 
No total, são 20 vagas de Analista em Ciência e Tecnologia (edital 03/2013), 40 de Tecnologista (edital 02/2013) e 15 de Pesquisador (edital 01/2013). Os novos servidores irão atuar em São José dos Campos (SP), Cachoeira Paulista (SP) ou outra cidade brasileira onde o CEMADEN desenvolva atividades.
 
Os vencimentos básicos variam de R$ 4.206,33 a R$ 4.773,04, mas os salários podem chegar a até R$ 10.716,04, com acréscimo de retribuição por titulação, a gratificação de desempenho de atividade de ciência e tecnologia e, em certos casos, adicional noturno.
 
Requisitos e Inscrições
 
Pesquisador: Para concorrer a este cargo, é preciso ter doutorado em áreas como agronomia, biologia, ciências atmosféricas, engenharias e geociências. Os candidatos devem se inscrever de 3 de fevereiro a 14 de março de 2014.
 
Tecnologista: as 40 vagas para este cargo, os candidatos precisam de título de mestre ou três anos de experiência, após a graduação, em atividade de pesquisa e desenvolvimento na área específica. As inscrições ficam abertas de 3 de fevereiro a 11 de março de 2014.

Analista: para disputar uma das vagas, os candidatos devem ter formação nas áreas/especialidades de comunicação social em desastres naturais, gestão e articulação interinstitucional, gestão administrativa, recursos humanos, gestão orçamentária e financeira e administração e serviços de infraestrutura. O período de inscrições começa em 10 de fevereiro e termina em 17 de março de 2014. 

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, por procuração, ou pelos Correios, via SEDEX, ou ainda via Correio Expresso Internacional para inscrições originadas do Exterior, conforme instruções de cada edital. A taxa de inscrição para todos os cargos será de R$ 150,00.
 
Seleção
O concurso compreenderá as etapas de Prova Escrita e Análise de Títulos e Currículo, ambas realizadas em São José dos Campos, interior de São Paulo.
 
As provas estão previstas para os dias 06 de abril (Tecnologista), 13 de abril (Pesquisador) e 27 de abril de 2014 (Analista).
 

Prefeitura de Ilhéus - BA contratará profissionais para a Saúde

A Prefeitura de Ilhéus, na Bahia, abriu processo seletivo simplificado para área de Saúde, regido pelo edital 004/2013. São oferecidas mais de 460 vagas, entre imediatas e formação de cadastro reserva, para diversas áreas profissionais. A seleção tem validade de 12 meses e a remuneração máxima é de R$ 6.000.
 
Há vagas para enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, técnico em enfermagem, terapeuta, educador físico, biomédico, engenheiro de alimentos, protético, auxiliar de prótese dentária e de saúde bucal, veterinário e auxiliar veterinário, zootecnista, técnico e em zootecnia, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e técnico auxiliar de regulação médica.
 
Para profissionais médicos, há chances para as especialidades de: clínica geral, dermatologia, mastologia, oncologia, obstetrícia, proctologia, geriatria, urologia, hematologia, endocrinologia, diabertólogia, otorrinolaringologia, pediatria, reumatologia, psiquiatria, cardiologia, angiologia, cirurgia geral e ginecologia.
 
A seleção também oferece oportunidades para outros profissionais como contador, eletricista, técnico em segurança do trabalho, rádio operador, auxiliar do setor de compras, técnico para sistemas de informações de saúde.
 
As inscrições vão ocorrer nos dias 2, 3 e 6 de janeiro de 2014, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), situada na Rua Vereador Marcus Paiva, nº 291, Cidade Nova, Ilhéus, no período das 13h30 às 17h30, e deve ser realizada pelo candidato interessado ou por meio de procuração pública.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: currículo vitae, devidamente comprovado, inclusive a experiência na área; ficha de inscrição (Anexo II do Edital), preenchida e assinada, de acordo com a tabela do Anexo I; Diploma ou Certificado de nível superior; certificado de conclusão de ensino técnico, de acordo com os requisitos básicos previstos para cada função. É vedada a entrega de documentos que não seja no ato de inscrição e dentro do prazo previsto no edital.
 
Processo seletivo
O processo seletivo será constituído por análise do currículo vitae e entrevista. Os critérios de pontuação serão definidos pela Comissão de Avaliação de Currículos e/ou histórico escolar, constituída para este fim. As entrevistas serão agendadas, de acordo com a ordem de classificação constante das convocações, e realizadas após a avaliação curricular.
 
Demais informações encontram-se à disposição dos interessados na Secretaria de Saúde e no térreo do Anexo das Secretarias (Rua Santos Dumont, s/n, Centro).
 
O edital está disponível na edição de 26/12/2013 da Imprensa Oficial Eletrônica (http://www.ioe.org.br/prefeitura/ilheus/)
 
Com informações da Prefeitura Municipal de Ilhéus (http://www.ilheus.ba.gov.br) e do Edital 04/2013.

Concurso MTE - Ministério do Trabalho e Emprego 2014

O Ministério do Trabalho e Emprego confirmou a abertura do novo e aguardado concurso público, que ofertará 450 vagas para cargos de níveis superior e médio, pertencentes à Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho – CPST. Os salários podem variar entre R$ 1.568,42 e R$ 4.248,62 e a realização do concurso estará sob a responsabilidade do Cespe/UnB. O edital será publicado provavelmente no dia 6 de janeiro de 2014. 
 
Do total de oportunidades, 35 vagas serão para o cargo de Contador (nível superior), com remuneração de até R$ 4.248,62, mas a maioria das vagas (415) será para o cargo de Agente Administrativo, que exige o nível médio e possibilita uma remuneração inicial de até R$ 2.821,22. As provas do concurso serão realizadas em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal.
 
Para o ministro Manoel Dias o “concurso vem em boa hora e objetiva reforçar o quadro de pessoal da carreira administrativa do MTE e é resultado do apoio da presidenta Dilma Rousseff às ações de melhoria e modernização do Ministério, no sentido de melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados à sociedade brasileira, e em especial, aos nossos trabalhadores”.
 
Após a divulgação do edital no Diário Oficial da União, as informações do concurso também estarão disponíveis nos portais do Cespe/UnB e do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
Com informações da Ascom MTE

Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe o apetite e ajuda a emagrecer

Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) revelou a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica, pode ser uma aliada para quem quer perder peso. Os pesquisadores constaram que ela libera uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa toma o suco e come bem menos na próxima refeição.
 
Os testes foram feitos com sucos frescos e industrializados no laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. Nos dois casos, o resultado foi o mesmo. Quarenta voluntários tomaram a bebida durante um ano e depois tiveram o sangue analisado.
 
Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.
 
Um copo da bebida tem, em média, 120 calorias, mas a pesquisadora garante que o suco pode mesmo ajudar a emagrecer. “Ao invés de se consumir alimentos com muito mais caloria e menos nutrientes e que não causem saciedade, como por exemplo, os refrigerantes e as bebidas adoçadas com açúcar, se você consumir o suco de laranja, vai ter o benefício não só dos nutrientes, mas também de um aumento da saciedade. Vai engordar menos e pode ajudar na manutenção do peso corporal”, explicou a professora de nutrição e saúde Unesp de Araraquara Thaís Borges Cesar.
 

Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe o apetite e ajuda a emagrecer (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV
Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe apetite e ajuda
 a emagrecer
Comprovação
Um voluntário que participou da pesquisa comprovou a diferença. Ele tomou o suco pelo menos uma vez a cada 15 dias e disse que ficou um bom tempo sem fome. “Eu ficava de duas a três horas saciado quando eu tomava um copo de 300ml de suco. Ou então, quando tomava um copo de suco e esperava uns 30 minutos para tomar o café da manhã, eu passei a perceber que eu comia menos porque eu não tinha tanta fome se eu tivesse direto do jejum para o café da manhã”, relatou.
 
Depois da experiência, a rotina dele mudou. “Já emagreci dois quilos, então tem um resultado na saúde. Claro, associando a um exercício físico, não é só o suco que vai fazer milagre”, disse o voluntário que atualmente toma pelo menos um copo de suco de laranja por dia.
 
Sem açúcar
Para que a bebida tenha esse efeito, entretanto, é preciso tomá-la sem adoçar porque se for colocado açúcar no suco, o resultado pode ser o inverso, já que ele é rapidamente absorvido pelo organismo, causando a sensação de fome e não de saciedade. A dose recomendada é de dois copos por dia.
 
Mais saciedade
Assim como o suco de laranja, existem outros alimentos que conseguem enganar a fome. Entre eles está a aveia. Os farelos se expandem no estômago e fazem a pessoa se sentir com a barriga cheia.
 
A cenoura crua é outra aliada da balança. Ela tem uma textura firme que obriga a pessoa a mastigar mais. O cérebro entende que há muito alimento sendo consumido e avisa que está na hora de parar de comer.
 
As fibras do abacaxi mantêm o estômago ocupado na digestão por mais tempo do que outros alimentos. Além disso, as vitaminas e minerais ajudam no equilíbrio do organismo. E um corpo saudável corre menos risco do cair na gula.
 
Outro alimento que também ajuda a dar sensação de saciedade é a chia, uma semente com muitas fibras, assim como a aveia. A chia pode ser consumida junto com o suco de laranja, uma hora antes das refeições.
 
G1