Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe o apetite e ajuda a emagrecer

Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) revelou a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica, pode ser uma aliada para quem quer perder peso. Os pesquisadores constaram que ela libera uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa toma o suco e come bem menos na próxima refeição.
 
Os testes foram feitos com sucos frescos e industrializados no laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. Nos dois casos, o resultado foi o mesmo. Quarenta voluntários tomaram a bebida durante um ano e depois tiveram o sangue analisado.
 
Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.
 
Um copo da bebida tem, em média, 120 calorias, mas a pesquisadora garante que o suco pode mesmo ajudar a emagrecer. “Ao invés de se consumir alimentos com muito mais caloria e menos nutrientes e que não causem saciedade, como por exemplo, os refrigerantes e as bebidas adoçadas com açúcar, se você consumir o suco de laranja, vai ter o benefício não só dos nutrientes, mas também de um aumento da saciedade. Vai engordar menos e pode ajudar na manutenção do peso corporal”, explicou a professora de nutrição e saúde Unesp de Araraquara Thaís Borges Cesar.
 

Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe o apetite e ajuda a emagrecer (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV
Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe apetite e ajuda
 a emagrecer
Comprovação
Um voluntário que participou da pesquisa comprovou a diferença. Ele tomou o suco pelo menos uma vez a cada 15 dias e disse que ficou um bom tempo sem fome. “Eu ficava de duas a três horas saciado quando eu tomava um copo de 300ml de suco. Ou então, quando tomava um copo de suco e esperava uns 30 minutos para tomar o café da manhã, eu passei a perceber que eu comia menos porque eu não tinha tanta fome se eu tivesse direto do jejum para o café da manhã”, relatou.
 
Depois da experiência, a rotina dele mudou. “Já emagreci dois quilos, então tem um resultado na saúde. Claro, associando a um exercício físico, não é só o suco que vai fazer milagre”, disse o voluntário que atualmente toma pelo menos um copo de suco de laranja por dia.
 
Sem açúcar
Para que a bebida tenha esse efeito, entretanto, é preciso tomá-la sem adoçar porque se for colocado açúcar no suco, o resultado pode ser o inverso, já que ele é rapidamente absorvido pelo organismo, causando a sensação de fome e não de saciedade. A dose recomendada é de dois copos por dia.
 
Mais saciedade
Assim como o suco de laranja, existem outros alimentos que conseguem enganar a fome. Entre eles está a aveia. Os farelos se expandem no estômago e fazem a pessoa se sentir com a barriga cheia.
 
A cenoura crua é outra aliada da balança. Ela tem uma textura firme que obriga a pessoa a mastigar mais. O cérebro entende que há muito alimento sendo consumido e avisa que está na hora de parar de comer.
 
As fibras do abacaxi mantêm o estômago ocupado na digestão por mais tempo do que outros alimentos. Além disso, as vitaminas e minerais ajudam no equilíbrio do organismo. E um corpo saudável corre menos risco do cair na gula.
 
Outro alimento que também ajuda a dar sensação de saciedade é a chia, uma semente com muitas fibras, assim como a aveia. A chia pode ser consumida junto com o suco de laranja, uma hora antes das refeições.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário