Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de junho de 2013

Deficiência de vitamina D facilita propagação da hepatite B no fígado

Os autores propõem uma investigação mais aprofundada sobre a
vitamina D como uma intervenção terapêutica para controlar o HBV
Pesquisa sugere que a vitamina D pode ser usada como uma intervenção terapêutica para controlar o HBV
 
Deficiência de vitamina D facilita propagação da hepatite B no fígado. É o que mostra estudo de pesquisadores do Johann Wolfgang Goethe University Hospital, na Alemanha.
 
Pesquisa sugere que a vitamina D pode ser usada como uma intervenção terapêutica para controlar o HBV.
 
Os resultados foram publicados na revista Hepatology.
 
"A vitamina D ajuda a manter um sistema imunológico saudável e não há evidência de seu papel na doença hepática inflamatória e metabólica, incluindo a infecção pelo vírus da hepatite C (HCV). No entanto, a relação entre o metabolismo da vitamina D e infecção crônica pelo vírus HBV, da hepatite B permanece desconhecida e é o foco de nosso estudo", explica o investigador principal Christian Lange.
 
Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, a equipe recrutou 203 pacientes com infecção por HBV que não haviam recebido tratamento prévio para a infecção. Níveis de vitamina D foram medidos a partir de cada participante.
 
Os resultados mostraram que 34% dos participantes tinham grave deficiência de vitamina D (menos do que 10 ng / mL), 47% tinham deficiência de vitamina D (entre 10-20 ng / mL) e 19% tinham níveis normais de vitamina D (superior a 20 ng / ml). Outras análises indicam que a concentração de HBV no sangue, conhecida como a carga viral, era um forte indicador de níveis baixos de vitamina D.
 
Os pesquisadores também determinaram que os pacientes com o antígeno da hepatite B (HBeAg) tinham níveis mais baixos de vitamina D que os participantes HBeAg negativos. Flutuações sazonais inversas entre os níveis de vitamina D e de HBV foram observadas, o que sugere também uma relação entre as duas variáveis.
 
"Nossos dados confirmam uma associação entre baixos níveis de vitamina D e altas concentrações de HBV no sangue. Estes resultados diferem de estudos anteriores de pacientes com hepatite C crônica, que não encontraram nenhuma ligação entre os níveis de vitamina D e a concentração de HCV no sangue", afirma Lange.
 
Os autores propõem uma investigação mais aprofundada sobre a vitamina D como uma intervenção terapêutica para controlar o HBV.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário