Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Você sabe o que é um glioma?

Os gliomas são um problema sério de saúde, podendo causar complicações à saúde do paciente e até mesmo a morte. Por isso é importante que a população conheça a condição e saiba identificá-la.
 
Os gliomas são tumores que ocorrem no cérebro ou na coluna vertebral. Eles recebem o nome por surgirem a partir das glândulas gliais, que dão proteção aos neurônios do cérebro e de outras regiões do sistema nervoso do corpo.
 
Eles podem ser classificados de duas formas quanto à sua intensidade. Aqueles de gliomas de baixo grau são benignos e pouco agressivos, dando prognósticos melhores. Já os gliomas de alto grau são malignos, e por isso mais agressivos e com prognósticos piores.
 
O tratamento dos gliomas é feito com uma combinação de procedimentos cirúrgicos, radioterapia e quimioterapia. A união desses três métodos tem como objetivo prolongar ao máximo a vida do paciente, levando em consideração também a manutenção de uma boa qualidade de vida.
 
No Brasil, os centros médicos geralmente possuem a infraestrutura necessária para a abordagem dos gliomas. Além disso, a troca de informações com médicos de outros países e o contato com as novidades da área fazem com que os profissionais sejam aptos e estejam atualizados com as descobertas recentes. Porém, a pouca quantidade desses centros e dificuldades ao acesso (devido a questões relacionadas ao sistema público de saúde ou à localização do paciente) podem complicar o tratamento.
 
Por isso, é extremamente importante que um médico seja procurado assim que os sintomas apareçam. Deve-se estar atento a manifestações como dores de cabeça, enjôo, convulsões, fraqueza, e alterações no equilíbrio e na visão.
 
Fonte IX NEURÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário